Hoje pela manhã, o prefeito Cícero Almeida recebeu do Ministério Público Estadual (promotora Fernanda Moreira) – e do MP de Contas (procurador Pedro Barbosa Neto) o edital “corrigido” para a licitação dos ônibus de Maceió.

Falar em “correção”, no caso, é até subestimar o trabalho feito pelas duas instituições, que têm realizado uma “dobradinha” importante para a fiscalização do uso do dinheiro público.

A decisão de adotar as sugestões de “mudanças profundas” será única e exclusivamente de Almeida.

Mas é importante ressaltar: Fernanda Moreira e Pedro Barbosa Neto se debruçaram por dias a fio – fins de semana e feriados, inclusive -, tentando desvendar os mistérios embutidos na peça elaborada pela Prefeitura de Maceió.

Foram mais longe: contaram, a pedido, com o “auxílio luxuoso” do procurador-geral do Ministério Público de Contas de Minas Gerais (que atua junto ao TC de lá), Glaydson Massaria, considerado o maior especialista da matéria no país.   

É claro que a responsabilidade, no final – repito e reitero -, será exclusivamente do prefeito Cícero Almeida, que decidirá o texto que será publicado para a licitação.

O trabalho exaustivo e detalhado do MP Estadual e MP de Contas, no entanto, aponta para dois pontos fundamentais para a população:

A ampla competitividade e a modicidade de tarifa (justeza dos preços a serem cobrados).

A partir daí, a voz definitiva será de Almeida, prefeito de Maceió, que terá a responsabilidade histórica de realizar a primeira licitação de ônibus da capital.

Futuro do prefeito Marcos Santos será decidido pela Justiça de Alagoas
Collor sinaliza para a disputa da prefeitura de Maceió
  • LUIZ

    Tomara que essa licitação saia com a melhor oferta pública possível para os ônibus de Maceió, e que nossas autoridades, conviventes com subornos empresariais, conduzam com primor a máquina pública.

  • Josias Acreano

    kkkkkkkkkkkkkkkk,
    Ricardo, vc acha mesmo que a prefeitura irá fazer essa licitação???? kkkkk
    Nosso EFICIENTE E ULTRA RÁPIDO Parquet já vai dando aí uns 15 de prazo pra expedição desse edital!!! Isso que eu me lembre…….salvo engano o ilustre magistrado onde tá o processo dessa licitação já concedeu vários prazos, todos não cumpridos, e com isso desmoralizando o judiciário, e nada dadica de nada foi feito.

  • professor

    Em que pese admirar o trabalho realizado pelo competente jornalista Ricardo Mota, fico preocupado em saber que o inteligente profissional tenta muitas vezes desvirtuar o foco dos fatos por ele divulgado. No caso presente, diferentemente do noticiado em seu blog, o MP fez algumas sugestões das quais não tem nada de “mudanças profundas”, e sim no intuito de aprimorar o competente trabalho realizado por diversos servidores do Município de Maceió que trabalham diuturnamente, inclusive finais de semana e feriados, no intuito de prestar um bom serviço a Administração. Lamentavelmente, alguns profissionais, mesmo que sem intenção, com a divulgação de noticias inverídica, terminam denegrindo a imagem de pessoas sérias comprometidas com a mais alta capacidade técnica e de bom caráter, pois na administração municipal temos diversos servidores efetivos e comissionados altamente preparados que jamais admitiriam quaisquer influências política no desenvolver de suas funções e decisões.

  • eduardo

    Acho que a sociedade deve colocar uma lupa nesse processo, pois lixo e ônibus tem sido uma dobradinha frequente para escândalos de corrupção. Veja o PT de São Paulo, se enfronhou até a alma nos esquemas de lixo e até mortes já ocorreu. E depois da estória mal contada do lixo…… muito cuidado é pouco.

  • Gilvan

    Prezado “professor”, sem querer defender o Ricardo Mota, até porque o mesmo não carece de nenhuma defesa, sugiro que seus esforços se concentrem em defender o Sr. Cícero Almeida, esse “anjo de candura e inocência” na gestão pública da nossa capital. Afinal, quem responde a diversos processos na justiça e possui um cabeludo currículum de coisas mal feitas e histórias mal contadas é o Prefeito – seu ídolo. Sim, todos sabemos que existem muitos servidores decentes, mas quem lhe presta assessoria nessas tarefas são os comissionados, que lhe devem a cabeça, o corpo inteiro, e nessas horas ficam muito sujeitos às obediências cegas, pecaminosas… Portanto, menos “professor”, menos… Parabéns ao MP, e que fiquem de olhos bem abertos. Tudo é possível!

  • Betsy

    Não acredito em nada disso! ah! pela segunda vez encontro várias baratinhas andando pelos cantinhos do onibus da linha VELEIRO. De quem será essa linha VELEIRO?

  • Anti-Corrupto

    Eu acho que professor deve está falando de outra prefeitura,não a de Maceió,que vive no mar de denuncias de desvios de recursos.