O texto foi até elegante, mas não deixou de apontar a “perplexidade” do procurador-geral de Justiça em exercício, Sérgio Jucá, com os ofícios que recebeu da juíza de Taquarana, Clarissa Oliveira Mascarenhas. 

A magistrada, pelo que se deduz, comunicou ao MP o sorteio de jurados no município para a formação do Conselho de Sentença.

Tudo bem? Não, diz Jucá, considerando “estranha e descabida” a comunicação ao chefe do MP sobre a matéria.

Para ele, a juíza esqueceu “a básica distinção entalhada na Lei Orgânica do MP” do que seria atribuição do procurador-geral ou da promotoria de Justiça (da comarca).

Ele ensina o caminho a ser seguido e arremata afirmando, “compreensivo”, que a magistrada assinou “os precipitados ofícios sem tê-los, de fato, elaborado”.

O texto do procurador está publicado, na íntegra, no Diário Oficial.

Collor sinaliza para a disputa da prefeitura de Maceió
TC terá novo auditor concursado
  • Educação

    O fino trato nas relações da vida, principalmente nas institucionais, deve ser o norte de quem ocupa determinados cargos públicos. O conplexo de inferioridade não pode ser tamponado com atitudes, deselegantes, por parte daqueles que exercem de forma normal ou eventualmente determinados cargos. Parabéns à magistrada, aprovada em concurso de seriedade inquestionável, sem nódoa de apadrinhamento.

  • eduardo

    Desnecessário a saia justa. Embora muitos magistrados gostem de expor e ridicularizar erros de advogados, eles também cometem erros, enganos e falhas e até com certa frequência. Aliás, todos cometem falhas, erros e enganos. O nome da magistrada foi exposta, ficou a insinuação de incompetência e até mesmo, ao publicar na íntegra o despacho, o que não é comum nestes casos, expôs o seu erro para todo o meio jurídico. Apesar do Dr. Sérgio Jucá ser um verdadeiro lorde, neste faroeste sem lei que é Alagoas, e um grande jurista, acredito que pisou na bola e foi deselegante. Até porque ele não está livre de cometer deslize, embora seja difícil.

  • PAULO

    TALVEZ, O DESTINATARIO ESTEJA CORRETO, POIS O PROMOTOR DE JUSTIÇA, PELO Q ME DISSERAM CERTA VEZ, N EH MUITO ASSIDUO. EH BOM VE DIREITO, CARO MOTA.
    A DRA. EH MUITO CUIDADOSA, MAS PODE TB TER SIDO LEVADA A ERRO, LEMBRE-SE Q TAQUARANA EH A COMARCA DA FAMILIA MONTEIRO, OU SEJA, TEM MAIS MONTEIRO NO FORUM DO QUE NA CIDADE KKK, AH, E RECENTEMENTE FORAM AFASTADA DO SERVIÇO POR DETERMINAÇÃO DA CORREGEDORIA, POR FALTA DE COMPETENCIA, ISSO MESMO.

  • Marta maria dos santos

    Olá Ricardo gostaria de saber alguma coisa soubre a pré-candidatura da então primeira Dama de Campo Grande q se lançou candidata a prefeitura de Olho D´agua Grande, mas segundos comentarios é q o então prefeito Antonio lima entrou com pedido contra a candidatura dela pois ela alem de ser a Primeira dama de Campo grande á provas como ela rezide em campo G, apenas alugaram uma casa, passando a conta de agua e luz do imovél em seu nome, mas nunca passou nem se quer uma noite lá, aí eu te faço uma pergunta se a lei obriga o recadastramento dos titulos p/q o eleitor vote no lugar onde rezide, e como uma pessoa q é primeira dama por dois mandatos conxecultivo pode chegar simplismente em uma cidade alugar um imovél e passar o papel de agua e luz no seu nome e pronto e já está tudo certo é achar q o povo come capim né.

  • francisco

    POR QUE O DR. JUCÁ NÃO CORRIGE PRIMEIRO OS PROMOTORES QUE JUGAM E DIVUGAM SUAS AÇÕES ANTES DE TERMINAR AS INVERTIGAÇOES E O JULGAMENTO DO MÉRITO.

  • ALBERTO

    Que exagero do Dr. Jucá. Houve um mero equívoco burocrático, possível de ocorrer com qualquer profissional.Não havia razão para expor uma juíza dedicada e culta.

  • MARIA

    Você está certo Francisco, o MP faz mais zuada do que ações eficazes.

  • Elenice

    Marta, em Alagoas tudo pode, vai ficar igual a São Luiz de Quitunde/Matriz de Camaragibe, e haja capim pra esse povo todo.

  • Maria das Dores

    Ricardo ele agora diz que é o Barão da Justiça.(pobre povo).

  • Francisco José Tenório Magalhães

    Tem tanta coisa séria e errada acontecendo em Taquarana e o Ministério Público vem se preocupar com algo tão inexpressivo. É demais! Quanto à juíza, só tenho que parabenizá-la por ter sido aprovada em um concurso justo e honesto. Siga em frente doutora e acostume-se por que em Alagoas quem consegue algo por méritos próprios não pode errar, mesmo que o erro seja insignificante.

  • O Ouvidor môco

    O Ministério Público, na qualidade de fiscal dos interesses da sociedade, deveria manter o mesmo zelo e afinco no tocante ao combate à corrupção política que assola nosso pobre rico Estado.

    Por ser dotado de autonomia administrativa, garantias e atribuições funcionais legalmente constituídas, o MP é a instituição que possui plenas condições de atuar no combate à corrupção orquestrada pelas oligarquias alagoanas há décadas. A sociedade cobra isso.

  • Nado

    Dr. Sergio significa um ícone da austeridade num estado tao pobre de gente desse quilate. Parabéns voce e uma referencia de homem publico, continue assim.

  • SIMONE CARVALHO

    Se essa Juiza, aprovada em concurso por seus méritos, cometeu deslize dessa natureza, imagine as topeiras que entraram pela janela do TJ, sob as bênçãos dos “doutos” Desembargadores!