A execução do plano para matar o vereador Luiz Ferreira, de Anadia, foi decidida em reunião ocorrida em Arapiraca, ainda no mês de agosto, segundo apuraram os delegados Ana Luiza Nogueira, Kelmman Vieira e Maurício Henrique Duarte, responsáveis pelas investigações.

Uma testemunha – que espera ingressar no Provita, Programa de Proteção de Testemunha do Ministério da Justiça – relatou que, neste encontro em Arapiraca, estavam presentes, entre outros, o policial militar Cláudio Magalhães e Wallemberb Wanderson Torres Silva, que está foragido.

Eles compõem o que a Polícia Civil denominou de “núcleo de Arapiraca”, um dos braços da quadrilha que teria assassinado o vereador.

Há um outro grupo, denominado de “núcleo de São Miguel dos Campos”, que é composto pelo vigia Adeilton Ferreira, preso na sexta-feira passada e mais duas outras pessoas, que estão foragidas – embora já tenham a prisão decretada.

No total, sete pessoas, incluindo os mandantes, são acusadas pela PC no covarde homicídio.

A articulação 

Foram mais de 50 dias de investigação, com ênfase na busca de provas técnicas, notadamente as que se basearam na análise detalhada do “tráfico de ERBS’ – a localização de celulares, nos dias e horas que antecederam o crime, principalmente.

Foi assim, que os delegados chegaram a um chip de celular que o marido da prefeita, Alessander Leal, teria utilizado nos dias que imediatamente anteriores à execução do assassinato – de 30 de agosto a 2 de setembro –, com o qual fez contatos (quase que exclusivamente) com os demais integrantes do grupo e, também, com a mulher dele, a prefeita Sânia Tereza.

O chip não está no nome dele, Alessander Leal – foi adquirido em nome de outra pessoa, da família da prefeita (que não é suspeita de fazer parte do grupo).

Aliás, ele não teria sido o único a agir assim. O vigia Adeilton Ferreira também utilizou um chip de celular comprado em nome de outra pessoa, com quem não tem qualquer relação, segundo apurou a polícia.

No caso de Wallemberb Wanderson Torres Silva, que conseguiu fugir, também um chip de celular foi decisivo para que a polícia concluísse que ele teve participação direta no crime.

Detalhe fundamental: o chip foi apreendido na casa dele, em Arapiraca, na semana passada.

O rastreamento do celular do acusado demonstrou que ele se dirigiu de Arapiraca a Maribondo, no horário do crime.  A polícia está convencida de que foi Wallemberg Wanderson  quem seguiu o vereador Luiz Ferreira até o local –  a rodovia – em que ele foi executado.

O vasto relatório dos delegados mostra o cruzamento das ligações entre todos os envolvidos no crime nos dias que antecederam a morte de Luiz Ferreira e até, praticamente, o momento em que o fato trágico aconteceu.

Há detalhes também considerados fundamentais para a conclusão dos delegados quanto ao envolvimento do casal Sânia Tereza-Alessander Leal no assassinato (além dos contatos telefônicos entre eles e com os acusados de serem os autores materiais). 

Nos longos depoimentos prestados por ambos há, de acordo com delegados, contradições importantes. Por exemplo: a negativa da prefeita de que tivesse conversado com Cláudio Magalhães – o pm – dias antes do crime. Entretanto, o chip do celular dela foi localizado na mesma área em que mora o policial, em Arapiraca, na véspera do assassinato.

Esta é primeira fase. 

Seguem: a análise do Ministério Público Estadual e, na seqüência, a posição da Justiça, pela pronúncia ou não dos acusados.

É tudo, em verdade, uma história lamentável, que vitimou um personagem conhecido pelas qualidades profissionais e humanas.

A motivação – a se confirmar a investigação policial – não podia ser mais torpe: política.

 

De tanto ver mulheres apanhando dos maridos, promotor faz libelo em cordel
Além da prefeita de Anadia, mais seis têm preventiva decretada pela Justiça
  • simone sampaio

    Cada vez mais estarrecida de ver tanta articulação para o mal, para eliminar um cidadão de bem. A polícia está de parabéns pelo trabalho eficaz que devenvolveu, parabéns aos 3 delegados e a toda equipe envolvida, agora só nos resta esperar que a justiça seja feita. Ninguém merece uma morte assim, muito menos um médico honrado e dedicado como Luiz Ferreira, nós perdemos nosso amado irmãos e perderam também aqueles a quem ele assistia como médico. Aguardamos esperançosos a Justiça!

  • ESTROBÁFYO

    Ricardo! Pensei que os crimes de mando e pistolagem em nosso estado estava decaíndo, infelizmente os números provam o contrário, mais triste ainda é saber que o filho de um ilustre profissional da Lei (Wallemberb Wanderson Torres Silva), esteja envolvida neste crime de tamanha selvageria e covardia. Nem sempre os gens são transmitidos aos nossos filhos em toda sua plenitude. Desejo força e coragem ao Pai Dr. WW para superar esse horrendo obstáculo.

  • Narciso de Portela Matos

    Caro Ricardo Mota,como este espaço éw o único de que dispo-mos para demonstrar nossa indgnação, aproveito para criticar a medida tomada pelo prefeito Cícero Almeida. Ora o IPU é calculado sobre área construída, agora jáestão debitande melhorias para aumenta-lo.

  • sergio

    O politico “honesto” perde a honestidade quando pode comer “carpachio” “caviar” “rodizio grupal” com o dinheiro público, seja ele da esquerda ou da direita. Lula e seus aliados, como Sâmia petista, afirmam a regra.
    De parabens a nova policia alagoana. Antes era o “pau-de-arara”, inclusive para inocentes. Hoje, a tecnologia.
    A resolução desse crime representa um marco na policia alagoana.
    Na campanha, o governador disse que a conivencia do Estado, com este tipo banal de crime acabaria.
    Está cumprindo.

  • PAULO

    E AGORA ANADIA, OU ALGUMAS PESSOAS DE ANADIA, VCS AINDA TEM DÚVIDAS????? A PROVA PODE N TER SIDO PUBLICADA, MAS ELA EXISTE TANTO EH Q A PREFEITA AFASTADA FICARÁ PRESA DURANTE TODO O PROCESSO OU SEJA NO MÍNIMO 90 DIAS.

  • edson

    Bem…..a policia estar perdida! alguém tem de pagar…vcs não pensam…mas quanto politicos matam e ficam por isso mesmo?? quantos roubam? por que essa mulher ainda estar presa? num instante acharam os mandantes?? acho que nesse mato tem coelho…a verdade num é bem essa….quem matou estar dando guargalhada,Ricardo…. essa é mesmo azarada, sem padinho, sem dinheiro e mal paga…lascou-se…pobre mizeravel…num teve padinho vai morrer pagã

  • JUSTIÇA

    A polícia fez a sua parte. O Governo tem feito o que está ao seu alcance para reduzir a criminalidade. Neste dia 01/11 serão entregues mais viaturas e equipamentos aos órgãos de segurança. Infelizmente ainda existem, em nosso Estado, aqueles que se acham acima de tudo e de todos. Esperamos que a Justiça faça a sua parte.

  • João Sapucaia de Araújo Neto

    A família se encontra ainda sob o torpor do acontecimento, não se justifica o assassinado de Luiz ferreira de Souza em nenhum ângulo, ao povo de Anadia, cidade onde todos nós temos raízes, hoje, deveram os incrédulos ficarem convencidos de quem mandou matar o medico da cidade, o sonho de Luiz não pode mais ser realizado, o de um dia ser prefeito, a esposa Rita e os filhos Diogo, Pedro e Mariana, sentem cada vez mais a falta do pai e do esposo, em todo caso a família confia na justiça e mantém o seu afastamento não dando declarações, quem indica os autores do assassinato é a policia, e seria muito suspeito se a própria policia estivesse errada em um caso tão serio, agradecemos a compreensão da sociedade e especialmente dos anadienses quanto ao afastamento dos familiares de Luiz não dando declarações, é que a dor é muito forte, imensa, todos ainda choram pela morte de Luiz ferreira.

  • Robson Farias

    MAGNATA DA ESCRITA! LAMENTÁVEL SERÁ ,SE DEPOIS DESSE BRILHANTE TRABALHO POLICIAL. APARECER ALGUM FIGURÃO DA NOSSA GLORIOSA”JUSTIÇA OU IN ALAGOANA” E ENTENDER QUE TUDO NÃO PASSOU DE UMA GRANDE CONFUSÃO DE ERBS.

  • anadiense revoltado

    VERGONHA VERGONHA VERGONHA E O QUE NÓS ANADIENSES ESTAMOS SENTINDO PELO HORROR DESTE CRIME.E AGORA ?

  • NEFASTO

    É incontestável e nefasto o comportamento de certos políticos de nossa Alagoas: além de fazerem mau uso do dinheiro público em falcatruas várias ainda o utilizam para mancomunar a morte de pessoas inocentes ou que lutam para elidir tais práticas. Cadeia e justiça neles.

  • LUKAS

    PARA QUE TANTA “ZUADA” SE MATAR OU MANDAR MATAR VEREADOR EM ALAGOAS VIROU MAIS UMA ATRIBUIÇÃO DE PREFEITOS CORRUPTOS? O QUE A JUSTIÇA TEM A DIZER SOBRE A MORTE DO FERNANDO ALDO? O QUE ACONTECEU COM O CABELEIRA? ALAGOANOS DE BEM, SETEM VERGONHA DE VIVER E CONTRIBUIR COM SEUS IMPOSTOS PARA A PERPETUAÇÃO DO CRIME MAIS QUE ORGANIZADO DE ALAGOAS.SOMOS A VERGONHA NACIONAL.CABELEIRA, CÍCERO FERRO, AA,JB E TANTOS OUTROS CONTINUARÃO INCENTIVANDO OS ASSASSINATOS NESTE PEDAÇO DE CHÃO SEM LEI. QUE DEUS NOS GUARDE DA IRA DESTES INFELIZES E DA FALTA DA APLICAÇÃO DA LEI.

  • Muitos Elementos

    Da forma que foi conduzido o inquérito fica evidente quem seriam os culpados, resta saber se realmente são. A justiça vai avaliar, e avaliar se as provas são lícitas. O vídeo não foi, o vigilante ao que parece também não é. Quem sabe o WW foragido ou o 8o. elemento apareça pra esclarecer alguma coisa.

  • wanda

    SOU A MÃE DO WOLLEMBERG, ESTOU MAIS INDIGUINADA DE QUE QUALQUER PESSOA, POIS MEU FILHO NUNCA LHE FALTOU NADA,DINHEIRO NUNCA VI ELE COM NENHUM CENTAVO QUE NÃO FOSSE O PAI DELE QUE DESSE,MAIS ANDAVA COM MÁS COMPANHIA E EU COMO MÃE JA TINHA PERCEBIDO E VIVIA RECLAMANDO E TIRANDO ELE DE JUNTO DESSAS COMPANHIAS, MAIS QUERO SABER SE ELE TEVE ALGUM ENVOLVIMENTO , E O QUANTO FOI ESTE ENVOLVIMENTO, POIS EU SEREI A PRIMEIRA A TOMAR AS PROVIDÊNCIAS, SÓ NÃO QUERO QUE ELE PAGUE POR ESTA PREFEITA QUE LOGO VAI SAIR DA CADEIA, E SEJA MAIS UM A SER PRESO NO LUGAR DOS PODEROSOS AQUI DE ALAGOAS.SOLTAMOS BANDIDOS SIM. PORQUE NINGUÉM SABE O DIA DE AMANHÃ , AMANHÁ O BANDIDO PODE SER SEU FILHO E OU SEU PARENTE, VAMOS CONTINUAR TRABALHADO MAIS AINDA, SE DEUS QUISER ,POIS NÃO TEMOS NADA A VER COM ISTO, GRAÇAS A DEUS TRABALHAMOS MUITO PARA CONSEGUIR SOBREVIVER.

  • PROFICIÊNCIA:

    Trabalhos exitosos desse quilate ou similares, dos órgãos de segurança, não são veiculados nem dão manchete nos jornais, mas independente disso o Governo vem procurando redobrar sua proficiência.

  • anthony

    Só não conseguiram(porque não quiseram) desvendar quem foram os envolvidos na morte do estudante Fábio Acioly.É uma pena

  • wanda

    muitos elementos. bandido é vc que não tem o que fazer, deve ser um frustado na vida ,e com inveja quer soltar seu veneno, pois o WW não esta foragido não imbecil, pai e mãe não sabe o que filho anda aprontando fora de casa n/ao ,vá cuidar de sua família amanhã pode ser vc ou algume de sua famíla que esteja foragido.

  • Eduardo

    Sinto muito dona Wanda e peço a Deus que te conforte. Porém, se isso se confirmar, aparticipação do seu filho no torpe homicídio, ele deve pagar como manda a lei. Ele pode muito bem ser responsabilizado por seus atos que e de modo desimulado tirou um pai, professor, médico, homem publico e amigo, ou seja, um cidadão de valor inestimavel de nossa sociedade.

    Bem-Aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmo 1.1)

  • Adriano Silva

    Quem conhecem os três delegados, já esperava por esse resultado magnifico:Ana Luiza, zerou os roubos a bancos do estado de Alagoas. Kelmann Vieira, caso solucionado do grilo em Palmeira dos Índios e o excelente trabalho em são Luiz do Quitunde. Mauricio Duarte, caso Professor Paulo Bandeira, Operação Tamaron, caso Mago dos Ovos, ambos em Arapiraca. Querem mais o que?

    Parabéns!!!

  • Fernando Mascarenhas de Britto Filho

    Porque a policial não trabalhou da mesma forma no caso do Fabio Acioly ou trabalhou e está escondendo algo.

  • carlos henrique

    Parabéns! agora temos uma polícia independente e com tecnologia!

  • ewerton

    Ricardo! o os poderosos pinta e borda na justiça do nosso estado! imagina uma decisão que deu prazo para a empresa substituir os terceirizados que ocupam a vaga de aprovados em concurso ta ai o link do seu site: http://tudonahora.uol.com.br/video/jornal-da-pajucara-noite/2011/10/06/justica-obriga-a-eletrobras-contratar-aprovados-em-concurso
    e olha o que a empresa faz quando chega o dia:
    A Eletrobras Distribuição Alagoas informa que protocolou, na última sexta-feira (28), um requerimento ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), com solicitação de audiência para expor o levantamento da real necessidade da distribuidora, em relação aos candidatos que realizaram concurso para formação de cadastro reserva, em 2009. Agora, a concessionária aguarda um agendamento da Justiça.

    quer dizer: ela não quer tirar os terceirizados, ta claro e parece que nem vai tirar, ou seja, a justiça vai perder mais uma vez para a corrupção! para a irregularidade! para os currais eleitorais!!!!

    É UMA VERGONHA O QUE FAZEM COM A JUSTIÇA DO NOSSO ESTADO! MANDA PRENDER LOGO ESSES CARAS QUE FICAM DESTRATANDO A JUSTIÇA!!!!

  • inaldo

    Vamos avisar a prefeita e o marido, que se ela confessar a participação, seram inocentados igual ao cavalcante.Aproveite a moda.

  • WELLINGTON VIEIRA DA COSTA

    SINTO MUITO PELA PERDA DO NOBRE VEREADOR, APESAR DE A FIGURA DO POLÍTICO SER MAU VISTA E POR VEZES DEFENESTRADA PELA POPULAÇÃO, ENTRETANTO A POLÍTICA É UM MAU NECESSÁRIO. SINTO MAIS AINDA QUANTO A FAMÍLIA DO NOBRE DOUTOR WW. HOMEM DE CONDUTA ILIBADA, CONCISA E RESOLUTA, GRANDE PROFISSIONAL QUE FAZ SUCESSO EM TERRAS ALAGOANAS POR SOCORRER DESCAMISADOS E GENTE HUMILDE DE TODA SORTE. DESEJO-LHES SORTE E MUITA FORÇA PARA QUE TUDO ISSO NÃO PASSE DE UM GRANDE SUSTO.

  • jOÃO Nunes

    Quanta eficiência, e quanto ao caso Fábio Acioly

  • MCZ

    Com a verdadeira bagunça em que se encontra o estado de alagoas, em dois tempos, estas figuras estarão nas ruas, sendo eleitos,e aprontando novamente.
    BANG-BANG; BANG-BANG…

  • carlos

    Aqui em alagoas a democracia é a pistola,se o adiversario souber que vai perder, mata, o outro e pronto. Cadeia é pouco ainda.

  • celso

    Ricardo, eu estou impresionado com a eficiência da nossa Polícia Civil, é algo de fazer inveja a qualquer Polícia do Brasil. É por isso que as Polícias dos outros Estados do Nordeste estão querendo seber como a Polícia de Alagoas conseguio praticamente eliminar os ASSALTOS A BANCOS,OS SEQUESTROS, E OS ASSALTOS A CAMINHÃO DE CARGA E ÔNIBUS DE VIAGEM, já que esses assaltos aqui referido aconteciam todos os dias e agora deminuiu de um por mês à um por semestre. PARABÉNS A POLÍCIA ALAGOANA!

  • Ricardo Jorge de Percia name

    Prezado Ricardo ,Meus cumprimentos!Recebí na missa de sétimo dia do vereador Luiz Ferreira ,de um eminente colega médico de Maceió ,o veredicto de que Rita ,viúva de Luiz,minha irmã, estava com Cancer de Mama. Rita já foi operada, na Santa Casa de Maceió e ,inicia amanhã a quimioterapia ,tratamento que será complementado em S.Paulo onde fará Radioterapia.Duplo golpe, de quem quis destruir essa familia honesta ,trabalhadora e outrora muito feliz .O assassinato de LUIZ foi objeto de um excepcional e profissional trabalho da Polícia Civil, que soube nos respeitar e trouxe a Luz ,fatos sordidos e repugnantes próprios de mentes assassinas e doentes.A justiça dos homens parece estar sendo feita.O golpe sofrido foi terrível.A separação e a perda, muito dolorosa,mas a luta pela VIDA tem que continuar e a reconstrução dessa familia a partir da luta de minha irmã, acontecerá ajudada pelos familiares ,filhos e demais menbros da família, alem das pessoas boas ,dignas ,honestas e corajosas que encontramos e que são a maioria, e que estão na imprensa,na academia ,nos orgãos de classe,nos sindicatos, enfin na sociedade como um todo ,que saberá honrar o sanque deste inocente e puro político ,que só tinha um sonho ,mostrar ao país que era possível administrar uma Prefeitura com decencia ,transparencia , competencia e honestidade. Ricardo Name de Volta Redonda ,Sul Fluminense,Rj.

  • NETTO

    PELO MENOS COM RELAÇÃO AO CASO DE ANADIA, A POLICIA CIVIL NA PESSOA DOS DELEGADOS INVESTIGANTES, ESTÁ DE PARABENS. TEMOS UM OUTRO CASO IMPORTANTE,CITADOS PELOS INTERNAUTAS E DE FÁCIL RELATIVAMENTE DE UMA CONCLUSÃO.OS NOMES ESTÃO NA BOCA DO POVO.OS AUTOS DO INQUÉRITO DEVEM INDICAR OU DIRECIONAR PARA ALGUMA POSIÇÃO.VAMOS AGUARDAR.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, SINTO NÃO PODER FAZER CÔRO .. MUITA EFICIÊNCIA NUM CASO … MAS OS OUTROS, TIPO SILVIO VIANA, FABIO ACYOLI… É UMA MOITA DOS DIABOS !

  • Pedro Guedes

    A Policia diz trabalhar com “inteligencia”. Pelo que observo, uma “inteligencia burra”, como é que se faz um trabalho policial e se relata tudo quanto foi feito para chegar aos culpados por um crime? Pois aqui estamos lendo que chegaram aos criminosos porque o telefone deles estavam grampeados, e dão toda informação para que a bandidagem em Alagoas, “não usem aparelhos de telefone celular” pois a policia pode chegar ate voces facilmente. O que interessa é que todos os culpados sejam presos e paguem por seus atos, não interessa a sociedade, como foi feito o trabalho.. assim ser policial dificil.. delegados burros!!!

  • carlos

    Agora,que este crime pareçe que está esclarecido com os atores materiais e intelectuais presos,assim mesmo fica difícil,acabar com esta cultura,que para se perpetuar no poder tem que promover o terror político ,como acontece em outros municípios Alagoanos,onde eleitores,mesmo tomando conhecimento que estes falsos lideres são desonesto e violentos,votam sempre nos mesmos,com a desculpa de sempre.Bom,falam isso deles,mais comigo não fizeram nada e eu,não tenho nada contar eles e ate os achos muitos boníssimo?-O que fazer,já que o povo tem o seu voto e não sabe usar de maneira positiva,este ficam a cargo da justiça!!!!

  • Rafael

    Pedro Guedes, não seja leviano, todos nós sabemos que o trbalho policial bem feito não é o bastante para condenar pessoas com influÊncia. Por isso, é por demais importante o apoio da opnião pública.

  • callos alberto

    Quanta eficiencia dá até pra desconfiar. De repente aparece os fugitivos e prestam esclartecimentos aí eles (os delegados) prendem o oitavo membro, e assim vai a efriciencia e o cambate ao crime em Alagoas, tudo lenga-lenga e enganação.