São muitos os comentários sobre a absolvição do ex-oficial da PM Manoel Cavalcante. 

A defesa explícita é a seguinte: se os mandantes não foram condenados, deve ele ser também solto. 

Pura falácia. Uma sociedade que se preza de verdade e vai à luta, além da postagem de comentários raivosos nos sites, há de cobrar a condenação também dos mandantes – nunca a absolvição dos pistoleiros.

Ambos têm papel fundamental no mesmo ato: a morte da vítima. Não há, portanto, menos culpados nem tampouco “coitadinhos” nos enredos macabros por eles engendrados.

Quando Cavalcante resolveu falar sobre o caso Silvio Viana, por exemplo, o crime já estava prescrito para quem ele acusou como um dos mandantes.

Não agiu assim por acaso. O ex-militar continuou sendo o feliz proprietário de apartamento à beira-mar e sua família foi mantida durante catorze anos por quem tem dinheiro – para pagar seu gatilho e o seu silêncio.

O verdadeiro tesouro da falsa elite
Ao estilo Lessa, Almeida faz rodízio com auxiliares
  • Anderson Cavalcante

    O ex-oficial Manoel Cavalcante deveria ter sido condenado, pois ele era réu confesso e todas as provas o condenavam. Ter pena dele é algo que beira o absurdo, pois o mesmo é um dos maiores “empreiteiro da morte” desse Estado. Pergunta aos filhos, pais, parentes e amigos que tiveram seus entes queridos retirados de si sem nenhuma peninha por este senhor da morte.

  • Valdeck

    Para o crime de mando, o pistoleiro é só a ponta do iceberg, mergulhando mais a fundo nesse mar de sangue, veremos uma base maior do “iceberg”, lá estão os nomes responsáveis pelos crimes e que até hoje aterroriza e barbariza no Estado, tendo seus cargos políticos assegurados, blindados pela imunidade parlamentar,pelo tráfico de influência e pela subserviente omissão do Estado ante os crimes. Voltando ao pistoleiro, ele apesar de ser o boi de piranha, ele tem de pagar pelos crimes que cometeu na cadeia, assim como seus mandantes. Quando a justiça aquiescede ao absolver o ex-cel Cavalcante que é uma figura emblemática pelos casos, e a justiça joga fora a chance de dar um exemplo de firmeza do cumprimento da lei, de mostrar à sociedade que o pacto social não pode ser quebrado, de dar limites à políticos e grandes empresários que rasgam o Código Civil, a Constituição Federal, justo nessa hora, as instituições recuam, fazendo crer que o crime compensa. Desde os anos 20, Alagoas se nutre politicamente com o coronelismo e ainda insiste em permanecer em pleno século XXI, fazendo do voto de cabresto seu caminho seguro e duradouro na política alagoana. Por isso, o Estado permanece com os piores índices em violência, educação, saúde, mortalidade infantil, miserabilidade. Enquanto cedermos à truculência desses párias de colarinho branco, Alagoas não avançará, não acompanhará o desenvolvimento e evolução que outros Estados vem alcançando.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, DE VOLTA, ENFIM… SÔBRE ISTO, HÁ TEMPOS COMENTEI QUE MANOEL CAVALCANTE DENUNCIOU APENAS AQUELES QUE ELE PÓDERIA DENUNCIAR. NA OPORTUNIDADE, SUGERI QUE “OUTROS” MAIS PODEROSOS E MAIS MORTAIS NUNCA SERIAM OBJETO DE DENÚNCIAS E MUITO MENOS DELE, CAVALCANTE. ÊLE , CLARO, NÃO É UM COITADINHO DA SILVA. À PROPÓSITO, OS QUE ELE DENUNCIOU NÃO PAGAM SUAS DÍVIDAS. ENTÃO, MESTRE, QUEM PAGA ? ACHO QUE VOLTO PRÁ MINAS. EU, HEIM ????

  • sergio

    Ricardo, a sociedade vive sob o regime da corrupção e do medo. O corpo de jurado que optou pela absolvição do culpado não o fez inconsciente, eles tinham consciencia do que faziam, estavam salvando suas vidas e de seus familiares. Por acaso você duvida? O juiz tirou um grande peso das costas, que era ter que ditar a sentença, ele também estava com medo, se assim não fosse ele anulava o julgamento por suspeição do juri, que agia assim não por desonestidade, mas por medo.
    A imprensa tem um papel importante na omissão da sociedade, ela faz um estardalhaço quando do ocorrido e depois se cala e volta a falar quando o caso faz aniversário. A imprensa precisa acompanhar os casos até o final. Veja os casos dos ministros que se envolveram em corrupção, foi tornado público graças a imprensa, mas depois que ele sai a imprensa não toca mais no assunto, não cobra punições e a sociedade esquece.

  • Marcos b

    P ser esta sociedade,q se preza, muitos conceitos deverão ser mudados; pq esta mesma sociedade q esbraveja é a mesma q entranha perpertuando nossos representantes na ALE, q vira as costa qdo. o cadáver um pobre e q dá ênfase qdo. é rico ou poderoso;q qdo. estam ao lado dos poderosos massacram os mais fracos;será q todos nós ñ deveriamos ser codenados homicídio…, pq? “por matar os valores morais,éticos da nossa sociedade” a carapuça cai na cabeça de quem deve!!!! e q são muitos, aos homens de bem desta socidade meus parabéns

  • observador

    Porque que o gilberto irineu,não se pronunciou em defesa da familia do cabo morto, medo,covardia,ou não da ibope,com a palavra o irineu.

  • Maria Cristina da Silva

    É sempre bom saber/ler que por aqui ainda há quem não comunga com a bandalheira, não reforça decisões medíocres, pseudo cristãs, tampouco bebe do pote da omissão. Homens de coragem, valor, e saber que enchem seus conterraneos (cidadãos de bem)de orgulho ao opinar sobre fatos ocorridos e que dizem respeito a toda sociedade.

  • ELIEZER DE AZEVEDO FALCÃO

    NO BRASIL NÃO DÁ EM NADA, OS MANDANTES E PISTOLEIROS QUE ASSASSINARAM A MISSIONÁRIA CATÓLICA ESTADUNIDENSE, QUE VIVIA NA SELVA AMAZÔNICA, COMBATENDO OS PODEROSOS CRIMINOSOS, INVASORES E LADRÕES, A JUSTIÇA DEU LIBERDADE A TODOS. OS QUE COMETEM CRIMES AMBIENTAIS, COMO A DESTRUIÇÃO DAS FLORESTAS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL, NÃO SÃO PUNIDOS, PRENDEM APENAS O POBRE EMPREGADO, O TRABALHADOR QUE ESTÁ COM UMA MOTO-SERRA. A “ESQUERDA” ALAGOANA SE OMITE, NÃO SE MANIFESTA SOBRE ESSE ASSUNTO DO TEXTO ACIMA. PRINCIPALMENTE ÀQUELES QUE EXERCEM SEUS MANDATOS, NÃO CRITICAM OS SEUS PARES POLÍTICOS, NEM DE FORMA CONSTRUTIVA. NÃO SEI SE É TEMOR OU CONIVÊNCIA, ATÉ UMA QUE FOI SENADORA, NÃO CRITICOU EM SUA CAMPANHA ELEITORAL, O SEU CONCORRENTE, QUE A IMPRENSA DIVULGOU QUE ELE COMETEU UM CRIME DE DESVIO DO ERÁRIO, A FAMOSA CPI DAS AMBULÂNCIAS, QUE FOI EXTINTA. E ESSA MULHER QUE É POLÍTICA DA “ESQUERDA” DENTRE OS DEMAIS COLEGAS TAMBÉM DA “ESQUERDA” QUE SÃO DEPUTADOS E/ OU VEREADORES, ATÉ HOJE NÃO FIZERAM NENHUM PRONUNCIAMENTO SOBRE AS AÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL, TATURANAS, GUABIRÚS, ETC. SERIA MEDO OU CONIVÊNCIA. SOU LEIGO EM POLÍTICA. QUEM SOUBER RESPONDA-ME POR OBSÉQUIO. ESSE BLOG DEVERIA SOLICITAR QUE COLOCASSEM O E-MAIL REAL, E QUE AS PESSOAS SE IDENTIFIQUEM, POIS MUITOS NÃO SE IDENTIFICAM. COLOCAM SEUS E-MAIL’S E NOMES FICTÍCIOS.

  • Lucia Mello

    A OAB , coitadinha, fez ouvido de mouco nessa história do Cavalcante…ficou caladinha e fraquinha.

  • luis silva

    Cavalcante sempre foi impiedoso e gostava d mostrar isso era cruel cm suas vitimas .. as mortes tinham requinte d crueldade essa era umas d suas marcas .. a quem matou tanto e roubou cm latrocinios..qm se lembra do corretor d imoveis q ele matou roubou seus bens e a familia foi humilhada por esse periculoso bandido sangue frio… quando absolveram cavalcante conderam a sociedade

  • tania

    ISSO MESMO, A FAMILIA DO EX CORONEL CONTINUOU MORANDO NA ORLA DA PONTA VERDE, NUM BOM APE E O CORONEL PERDEU SEU SALARIO AO SER EXONERADO DA PM, COMO JUSTIFICA NE? ALGUNS ESTÃO POR TRAS, QUEM, RICARDO? RSS… SABEMOS, MAS EH MELHOR FAZER Q NEM O CORONEL, CALAR RSSS

  • Robson Farias

    MAGNATA DA ESCRITA! PERFEITA COLOCAÇÃO.SE A RECEITA FEDERAL FUNCIONASSE, O EX-CORONEL NÃO SERIA PROPRIETÁRIO DE NENHUM APT À BEIRA- MAR.

  • antonio vieira marinho

    Qualquer um que pratique um crime é um delinquente, por mais que tente justificar sua conduta não exclui do rol de marginal, há porém aqueles (não são doidos) que pela ganancia e poder embrenham nos caminhos do mal. Agora esses figurões do crime, a arma deles é intimidar os opositores, quem se arrisca fazer o que eles mandam é aquele ditado quem acompanha morcego, dorme com a cabeça pra baixo.