Conheci o ex-oficial Manoel Cavalcante aí pelo início dos anos de 1980. Ele era tenente da Polícia Militar, conhecido como um profissional de rara coragem. Lembro-me de que comandou a segurança do Fórum em um dos julgamentos do Cabo Henrique, personagem que fez história em Alagoas. 

Tempos depois, Cavalcante já assumia a condição de chefe da gangue fardada, que aterrorizou Alagoas, matando e roubando impunemente.

Numa conversa mais reservada, um oficial da PM, contemporâneo de Cavalcante, me contou – na década de 1990 – que ele comandava um “exército” de 80 homens, a grande maioria formada por militares da corporação.

Teve poder dentro do Palácio dos Martírios e só foi preso quando quis assumir, ele próprio, o comando do Crime Organizadoem Alagoas. Potencialcandidato a deputado estadual, foi “descoberto” como bandido perigoso.

A operação que o prendeu foi necessária, mas não o seria se ele, o já tenente-coronel Manoel Cavalcante não tivesse acumulado força e poder ao longo dos anos. Tinha “amigos” na Assembleia, para quem, segundo ele mesmo contou, prestou vários serviços macabros.

Assassino de Silvio Vianna, o ex-militar passou catorze anos na prisão e conseguiu, atrás das grades, sustentar a sua família. Como? Eis um “buraco” na sua biografia – quem será que vai desvendar tal “mistério”?

No fundamental, o depoimento público de Cavalcante, ontem, deixa claro que foi essa mistura trágica entre política e polícia que resultou em tantas mortes (há os anônimos, e não menos importantes, que ficaram pelo meio do caminho).

Ele afirmou, por exemplo, que os militares que vão servir na Assembleia – e não só lá – são seduzidos por uma vida mais confortável para o próprio e seus familiares, que são aquinhoados com empregos e pequenas vantagens pecuniárias.

Terminam por enveredam pelo mundo do crime – uma pequena parcelo, felizmente. A dívida de gratidão para com a autoridade, que ajuda o militar com o dinheiro público, é paga com a morte dos adversários e inimigos destes.

O seu depoimento – fica aqui a sugestão – deveria ser lido em uma sessão especial do Conselho Estadual de Segurança Pública. Pode ser um passo importante para iniciativas que venham a impedir que seja o Estado, ao final, quem financia o crime de mando em Alagoas.

E que isso não pareça apenas uma mancha no nosso passado: o assassinato do vereador e médico Luiz Ferreira, a se confirmar a versão da polícia sobre o crime, terá sido mais uma consequência da relação promíscua entre polícia e política. E o Estado, mais uma vez, terá financiado a pistolagem.

Advogado de Manoel Cavalcante trabalhou de graça
Júri diz que Cavalcante é "culpado", mas decide absolvê-lo
  • PêCê

    BEM-VINDO AO PIOR ESTADO DA NAÇÃO, NÃO É Â TÔA QUE ALAGOAS É CONSIDERADA LÍDER EM CRIMINALIDADES E SEM PUNIÇÃO, HEIN…
    ENQUANTO HOUVER A IMPUNIDADE, SEMPRE HAVERÁ CRIMINALIDADES…
    TEMOS UM JUDICIÁRIO CONIVENTE COM TODOS OS CRIMES SEM PUNIÇÃO, UM JUDICIÁRIO CORROMPIDO DIANTE DE TANTOS MILHÕES, DINHEIRO PÚBLICO, DESVIADOS POR POLÍTICOS QUE SE INTITULAM CORONÉIS ALAGOANOS E QUE NÓS, CIDADÃOS COMUNS É QUE SOFREMOS, POIS OS MILHÕES ROUBADOS É QUE FAZEM FALTA À SEGURANÇA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, MORADIA E MUITO MAIS…
    REALMENTE, RICARDO… “NINGUÉM AGUENTA MAIS”, MESMO…

  • MARCONY

    CARO RICARDO MOTA, INCRIVELMENTE EU TENHO A FOTO DESSE SEU RELATO INICIAL. A FOTO DO JULGAMENTO DO CABO HENRIQUE OND VC JORNALISTA, COM CABELOS LONGOS, ESTAVA PRESENCIANDO O JUIR E O ADVOGADO, QUE FOI MORTO TOBIAS GRANJA, ESTAVA NA TRIBUNA DEFENDENDO O CABO HENRIQUE E O TENENTE CAVALCANTE ESTAVA NA ESCOLTA DO CABO HENRIQUE. ESSA FOTO FOI AGRACIADA PELO MARIDO DE MINHA VÓ QUE JÁ FALECEU.SE DESEJAS UMA VIA TENHO PARA TE ENTREGAR. ABRAÇO.

  • SERVIDOR PUBLICO MUNICIPAL

    O QUE ESTA FALTANDO E QUE OS VENDEDORES DO VOTO MUDEM DE OPINIAO , OU NAO VENDAM O SEU VOTO OU DENUNCIEM QUEM ESTA COMPRANDO,SO TEREMOS SAUDE , SEGURANÇA,EDUCAÇAO,TRASPORTE PUBLICO,LAZER,MORADIA , INFRAESTRUTURA DE BOA QUALIDADE MUDANDO ESTA CONSEPÇAO DO VENDEDOR DE VOTO , ISTO SE CHAMA CORRUPÇAO , TANTO DE QUEM VENDE E DE QUEM COMPRA

  • ARTUR

    ENQUANTO EXISTIR POLITICO COM AUTORIDADE DE COMANDO NAS POLICIAS, CONTINUARÁ ASSIM, OS ¨SEGURANÇAS¨ SERVINDO O REI ATÉ PARA MATAR. TEM QUE MUDAR ESSA FORMA DE MANTER SEGURANÇA FARDADA NA ALE, TC E TJ. SO EM CASOS ESPECIAIS E COM OS SEGURANÇAS
    COMANDADOS PELAS POLICIAS EM REGIME DE ESCALA PARA NÃO CRIAR VINCULO E FAVORES DA AUTORIDADE SERVIDA.

  • eleitor

    Pelo o que a maioria dos alagoanos observam, ninguém aqui nesse estado das Alagoas tem coragem de prender o cidadão João Beltrão e outros que cometem crimes. João Beltrão ficou sem mandato durante um bom tempo e “foragido” e fingiram que não sabiam onde ele estava,o mesmo acontecendo com o tal de Cícero Ferro.Aqui é complicado…

  • barros

    Está na hora eleitores de ter vergonha na cara,se vendem po 10 reais e eles passam mais 4 anos matando o povo.

  • luis siva

    vejam quem vizitavam o Cavalcante na prisao deputados delegados e ex policiais …veja onde ele mora na pajuçara e qual origem de seus bens.. ainda continua xefiando e bem atuante mesmo preso e condenado ainda manda e mata…

  • M. Almeida

    Quero externar minha indignação com a absolvição do famigerado ex-corenel Cavalcante. No momento em que representantes da sociedade têm oportunidade de manifestar sua indignação e mandar uma mensagem de alerta aos criminosos de plantão, falham covardemente. Assim fazem nas urnas, assim fazem no dia-a-dia e os valores que tanto clamamos, como cidadania e justiça , são enterrados na lama. Lamento concordar com o comentário de um internauta em relação ao texto anterior: “Alagoas é um cabaré!”

  • Pauline Gomes

    Ricardo,
    Vamos deixar de girar a roda e a mesmice?
    Se quem assume o governo é um político!
    Se a polícia é subordinada ao governo que é comandado por um político!
    Como separa polícia de política?
    Onde acontece essa separação?

  • Valdeck

    Que os políticos que aí estão, todos sabemos, estão longe de ser santos, e certamente não foram eleitos para esse fim. Mas, daí a usar da prerrogativa do cargo para cometer crimes, é o fim da política estadual e nacional. É preciso reeducar nossas crianças com lições de ética, moral e cidadania, pois tendo isso como premissa, poderão até cometer delitos, mas saberão os riscos que correrão, e talvez se colocará no lugar do outro. Porque os políticos que aí estão, foram crianças um dia e não tiveram a oportunidade de ser educado com tais lições, por isso pagamos o pato pela pífia educação familiar e escolar desses párias. Essa é a educação que Alagoas promove.

  • Antônio Carlos Barbosa

    Prezado Mota, sua visão perfeita da separação entre políticos e polícia, tem que ser concretizada. Os exemplos são os piores possíveis. Toda a sociedade tem que abraçar esta causa Pelo fim dos gabinetes militares, e de Policiais Militares sendo serviçais dos políticos.

  • FRED

    No nosso querido BRASIL, esse poder de policia com o poder politico sempre andaram juntos, isso vem desde os nossos primordios, veja bem qual é o politico de nosso estado, tanto prefeito como deputado ou vereador que anda sem um policial ao seu lado, todos andam acompanhado de um verdadeiro grupo de policiais que os defendem com unhas e dentes.

  • FRED

    Meu carissimo RICARDO, em nosso estado a violencia ainda não diminuiu por que os nossos governantes ainda não tomaram atitudes de enfrentamento, pois aqui se voçe analisar bem, veja em que lado esta os acusados de crime, de roubo e de sonegação sempre ao lado do poder, isso ao lado de quem ganha.

  • Roberta

    Ricardo Mota, essa mencionada “relação de gratidão” não interessa à sociedade. Eis o motivo pelo qual as pessoas de bem desse Estado defendem o fim das ASSESSORIAS MILITARES em todas as esferas públicas. Lugar de policial militar é trabalhando na vigilância das ruas dando segurança à população. Os órgãos públicos que contratem empresas de segurança para guarda de seus prédios, como fazem a maioria dos órgãos federais, inclusive a própria Polícia Federal tem seu prédio guardado por empresa de segurança (o que é mais coerente).
    Não canso de repetir: AS PESSOAS DE BEM DE ALAGOAS CLAMAM PELO FIM DAS ASSESSORIAS MILITARES. Ricardo Mota, abrace essa campanha para fazer valer a vontade da população alagoana e que o Conselho Estadual de Segurança use suas atribuições para por fim às Assessorias Militares.

  • Aptº na orla!

    O Cavalcante preso há 14 anos, tem um apartamento em um dos edifícios mais luxuosos da orla de Maceió. Recentemente estava ele na varanda e se pergunta, foi neste apartamento que foi preso pela primeira vez? Foi. Como ele desempregado, preso pode ter um apartamento de mais de R$ 1.000.000,00 na área mais nobre de Maceió. Só a Receita Federal e a Polícia Federal pode saber se de fato é do Calvacante ou em nome de laranjas, se foi com dinheiro da morte de Sílvio Viana.

  • Vivo

    Mota, boa tarde …

    Tudo como dantes, no quartel de Abrantes …

    Não tem mais crime de mando … até parece.

    Alagoas vive outros tempos … me engana que eu gosto.

    “Só quem conhece de perto, sabe que AA é amigo de todas as horas” … Teo Vilella em cima do trio, na campanha passada … agora eu acredito.

    Você quer o que??

    Simples assim …

  • Traipuense

    E Marcos Santos de Traipu continua foragido…

    Sera que ele esta tao escondido assim?!

  • dalton de lara stella

    Aqui os governadores,prefeitos,deputados,senadores me lembram os corsários e os juizes,advogados,desembargadores,comandos de polícia,até os pés-de-china dos cargos comissionados me lembram os bucaneiros,todos habitando Alagoas,a ILHA DE TORTUGA onde a lei é a falta delas e da ordem.

  • Luiz José

    A tormenta e a infelicidade,serão as companheiras do major; pra século sem fim;AMÈM

  • IMAGINEM SÓ!

    Fico a imaginar se o governador fosse Lessa, época de impunidade total, atrocidades administrativas e roubalheiras, a violência subiu 100%, ao passo que no governo ATUAL PELO MENOS ESTÁ ESTÁVEL, IMAGINEM SÓ!

  • QUE COISA HEIN?

    No desgoverno Lessa que responde a 300 processos, a única coisa que ele fez pela segurança foi comprar ARMAS ITALIANAS, seus coleguinhas delegados sumiram com o dinheiro e com armas até hoje! Que coisa hein?

  • DE QUE É A CULPA?

    Nossa polícia hoje, faz seu papel, prende os culpados, sabem quantos crimes eram apurados no desgoverno de Lessa? 12%, hoje todos são investigados e mais de 70% deles são elucidados, o problema fica por conta do Poder Judiciário que solta todos, de quem é a culpa?

  • DE QUE É A CULPA?

    É fácil saber por que essa celeuma toda, é que os desesperados dos lessistas e dos PTralhas que apoiaram e apóiam a pior desgraça que ocorreu neste estado, que foi LESSA, esse maus alagoanos vislumbra a esperança de ele retornar para desmanchar tudo o que foi feito de bom em Alagoas. Essa eu quero ver!

  • Haja dementes em Alagoas!

    Imagine um militar p/cada cidadão, eu abomino a ridícula idéia, mas quem fala mal da “Ronda Cidadã”, deseja um policial para cada membro de sua família, seria assim: a esposa dele dormiria no meio, ele de um lado e o policial do outro, a filha, dormiria com outro policial, o filho com outro, etc.

  • É PRECISO SABER LER PARA PODER FAZER COMENTÁRIOS, SABIAM?

    Esses supostos internautas que jamais conseguirão ser internautas, pois além de serem acéfalos, são desprovidos de total conhecimento das causas, pois o texto refere-se ao estado como entidade democraticamente constituída pelos três poderes e ainda por cima, refere-se aos governos anteriores, dentre eles o mais recente LESSA QUE TEVE SUA HERÓICA PARTICIPAÇÃO NO INCREMENTO DA CRIMINALIDADE NO ESTADO DE ALAGOAS, 100%, SEGUNDO DADOS OFICIAIS E PUBLICADO NESTE MESMO SITE: TUDO NA HORA.

  • Que absurdo!

    Gostaria muito de saber o que se passa na cabeça oca desses desastrados aprendizes de internautas que não sabem o propósito da rede social, aliás eles deturpam até as matérias que são publicadas com outro propósito, eles são mesmo do contra tudo e contra todos, seriam capazes de falar até da própria genitora para simplesmente aparecer na rede. Mal sabem eles que isso não é vantagem alguma e que isso só podemos atribuir aos integrantes das famosas “FORÇAS DO ATRASO” que já passaram por esse estado e fizeram o maior estrago, foi escândalos em todas as secretarias e desmandos administrativos foi o maior forte do desgoverno Lessa.

  • INTERNAUTAS INSANOS

    A quase totalidade dos internautas, infelizmente utiliza esse fantástico meio de comunicação de forma equivocada. Comentários feitos para ridicularizar, esculachar e deturpar verdades. Faltam-lhe coerência e o que fazer, sobra-lhe impropério no afã de satisfazer o perverso e maldoso ego.

  • mEtRaLhAdOrA MaLuCa

    Com um gatilho hiper sensível e uma metralhadora giratória ultramoderna, insanidade total, com inverdades, desprovidos de atributos e recheados de malícias, disparam contra tudo e contra todos que à sua frente surge. Cenário da maioria dos posts desqualificados que, infelizmente temos que conviver!

  • BANDO DE URUBU

    São como aves de rapina de plumagem preta, aquelas que apesar de nascerem cobertos de penas brancas, terminam ficando pretas, estes “URUBUS DE PLANTÕES”, assim como as aves de rapina se alimentam da mais podre das carniças, eles se alimentam das mais podres e insuportáveis acusações!

  • Desocupados: lero-lero ou ti-ti-ti

    Vocês são um bando de desocupados, ficam falando as maiores asneiras, tipo: foi mentira, outro responde foi não, um outro foi sim, já outro eu vi, ora! Isso não é lugar de fofoca nem lero-lero ou ti-ti-ti, vocês não estão nas novelas da globo não, aqui é lugar de gente séria, bando de babacas!

  • Pedro Luiz Gouveia

    Por quê o Estado têm que pagar policiais militares para segurança de deputados e outros seres desprezíveis. Roubam, com todo o gosto, o nosso dinheiro e ainda pagamos seus guardas costas? Algo de muito errado nessa triste realidade.

  • Diarréia Cerebral

    Está mais que na hora de acabar com essa MARICAGEM desses babacas que ocupam a rede para falar atrocidades e coisas que só acontecem na imaginação dessas cabeças-ocas de QI de ameba, semoventes desnorteados.Não tem saco que aguente tanta diarréia cerebral, se pensa = flatulência, se fala = feses!

  • SALA VIRTUAL

    Isto é uma sala virtual de bate-papo para as pessoas fazerem seus comentários dentro de um assunto que foi exposto pelo blogueiro, mas com coerência e sem insolência, mas aparece cada comentário que nada se aproveite, será que vocês acham que isso muda alguma coisa?

  • Que Achas?

    Quando não paga um salário digno a seus policiais. Isso ninguém enxerga.

  • Resultado Zero

    É como se um grupo de determinada empresa se reunisse para encontrar a solução de um problema importante que surgiu de repente, mas todos na reunião começam a desclassificar o assunto em pauta e cada um diverge só para aparecer sem apresentar solução. O que acontece? Resultado zero!

  • PILANTRAGEM

    Será que alguém em sua sã consciência, que seja do bem, mesmo tendo pouca inteligência, seria capaz de fazer comentários irresponsáveis e insolentes, sem a menor compostura, apenas para aparecer ou participar? Isso é pilantragem, pois está ocupando um espaço que não lhe cabe!

  • Fácil dizer, difícil é ser

    Penso que se utilizarmos bem esse espaço magnífico, criado com muita sabedoria para difundir as boas obras e os bons pensamentos, todos sairão ganhando, mas se o inverso ocorre, como está ocorrendo, só teremos perdedores. É muito fácil dizer irresponsavelmente, difícil é ser coerente e responsável!

  • eduardo

    Daqui a 50 anos, quando alguém tiver coragem de contar o que foi Alagoas de meados do Século passado até o presente, esse povo, dito “pacato” e “pacífico” viveu décadas sob estruturas mafiosas, criminosas e corruptas que saem constantemente nas colunas sociais, são padrinhos e paranifos de futuros doutores, recebem comendas e são apontados como paradigmas de conduta pública. Graças a Deus, nossos filhos dormem em paz, acreditando na “Estrela Radiosa” que fulgura no céu do Brasil. Pois se levantassem a tampa do lixo, o fedor espantaria e enojaria a todos.

  • Agente da Lei

    Caro Ricardo Mota, estou muito preocupado, com relação a conclusão do inquérito que investiga o bárbaro e covarde assassinato do Dr.Luiz Ferreira (homem muito honrado).Ontem, a equipe de delegados divulgou pela internet, uma foto do suposto executor (Wallemberg Wanderson) do nobre vereador por Anadia, e um vídeo, que segundo a PC,seria a prova inconteste do seu envolvimento com o PM Cláudio Magalhães, e portanto com o crime praticado.
    Hoje,27/10, quando acessei um outro site alagoano,fiquei muito assustado e preocupado com que eu li e me dei conta, que os valorosos delegados não tiveram a velha e boa cautela (talvez competência)de simplesmente; checar com eficiência e profissionalismo, a “bomba internética” que implodiu e sapecou toda a cúpula da PC alagoana, além da irresponsabilidade que se praticou contra este rapaz,que inclusive teve a sua prisão decretada e que segundo o site, não tem relação com o crime. Com a palavra os senhores delegados e a senhora delegada e claro, o Sr. Barenco.