É compreensível que a primeira entrevista do neoconselheiro do Tribunal de Contas, Anselmo Brito, tenha sido com o objetivo de ser bem aceito pelos seus pares. 

Se ele será diferente – “independente”, como disse sobre o TC -, só o tempo dirá.

Com o currículo que possui, entretanto, e a convivência na própria “corte de contas”, há de saber que a história não recomenda a condução dos seus colegas ao cargo que ele agora ocupa.

São eles:

– Isnaldo Bulhões – nomeado pelo irmão dele, Geraldo Bulhões, quando este era governador. Foi secretário de Educação com passagem pífia no cargo. É pai do deputado Isnaldo Bulhões Júnior, indiciado na Operação Taturana (e sogro de Devis Portela de Melo Filho). 

– Otávio Lessa – nomeado pelo irmão dele, Ronaldo Lessa, quando este era governador. Também foi secretário de Kátia Born e do primeiro-irmão, que poderia (e deveria) ter feito diferente, seguindo o discurso de sempre dos progressistas: nomear um técnico para o cargo.

– Cícero Amélio – vasto currículo. Um dos indiciados na Operação Taturana. Foi secretário da Assembleia na Era Celso Luiz, um dos chefes da ORCRIM – Organização Criminosa -, que segundo a PF, desviou R$ 302 milhões dos cofres públicos.

– Cleide Beserra (Cláudia Brandão) – foi, também, indiciada na Operação Taturana, mesmo não tendo comparecido ao depoimento marcado pela PF sobre a investigação. É esposa do mesmo Celso Luiz.

– Rosa Albuquerque – irmã do deputado Antônio Albuquerque, segundo a PF, o outro chefe da ORCRIM desbaratada pela Operação Taturana. Passou pela sabatina que, segundo gravação em poder da TV Pajuçara, havia sido combinada. Tirou nota 12.

– Luiz Eustáquio Tolêdo – presidente do TC pela terceira vez, já foi condenado por homicídio, permanecedendo no honroso e poderoso cargo.

Portanto, se a população “não conhece” o Tribunal de Contas e a sua “independência”, o que foi dito pelo neoconselheiro, pode não ser uma boa idéia tirá-la desta ignorância.

Boa sorte, conselheiro Anselmo Brito ( e aos que virão no futuro) – respeitando os servidores da casa, aqueles que trabalham e não merecem passar por esta humilhação.

Por que temer o inevitável?
Operação Rodoleiro: "O que é isso, negão?"
  • marcos

    Olha os sobrenones desses conselheiros, kkkkkkkk

  • Fernando Carvalho

    Sem comentários!!!

  • carlos lima

    Parabéns p/ corajoso artigo. Independente é você, grande jornalista

  • Alagoano

    Parabéns Ricardo Mota!!!!!!!
    Você é o ÚNICO jornalista em Alagoas que tem coragem de falar abertamente.
    Cadê a imprensa de ALAGOAS?
    Nunca vi uma imprensa tão fraca. Parece que só tem o jornal EXTRA E RICARDO MOTA com coragem. Jornalistas reajam. A sociedade precisa de vcs.
    Cadê o Ministério Público de Alagoas?
    Cadê o Poder Judiciário de Alagoas?
    Cadê a Polícia Civil de Alagoas?
    Estamos órfãos de instituições.
    Ainda bem que ainda existe a Polícia Federal.
    Tenho VERGONHA de ser brasileiro e principalmente alagoano. Pense numa terra de gente “sabido” que gosta de luxar com o dinheiro dos otários. Sim somos todos otários pq trabalhamos o mês para ganhar um salário miserável, enquanto aqueles que desfrutam de nossas riquezas, riem da nossa cara ao gastar mais de 01 salário mínimo com uma garrafa de whisky ou uma massagem com uma prostituta. A sociedade precisa ir as ruas, não agüentamos + tanta corrupção.
    Isso não pode mais acontecer. Era melhor no tempo da monarquia, porque só a nobreza era quem luxava, hoje em Alagoas as “putas” e os seu filhos é quem luxam com o nosso dinheiro. Acordaaaaa ALAGOAS!!!!!

  • Fernandes

    Todas essas “figuras” se caracterizam por maneiras ridiculamente solenes e ditos pomposos, de aparente sabedoria. Verdadeiros aproveitadores do patrimônio e dinheiro publico e, que se não existissem, ninguém notaria sua falta, a não ser os mais próximos que igualmente exploram o Estado causando sofrimento aos mais pobres e aumentando a dor e a miseria
    alheia.

  • Roberto Bastos Costa

    Lembrar certos fatos é muito bom para que o eleitor não justifique a mancada ao eleger o seu candidato. A história pesa. Os exemplos são atuais tanto bons como maus. Vejam e analisem todo o nosso legislativo em todas as esferas.

  • Fernandes

    Pergunta de um cidadão indignado para um conselheiro do t.c. : O que o senhor tem a dizer sobre o mais recente escândalo no tribunal que o senhor trabalha?
    Resposta do Conselheiro: Quarto de milha é uma raça de cavalo que iniciou a formar-se em 1611 pelo cruzamento dos cavalos trazidos pelos ingleses, cavalos trazidos pelos espanhóis e cavalos de indígenas (mustangues), tambem de ascendência ibérica. Posteriormente, dezessete garanhões e éguas, originalmente thoroughbreds ingleses, foram levados para os Estados Unidos. Entre os thoroughbreds importados figura Janus [1], um filho de Godolphin Barb.
    Com o tempo surgiu um equino compacto e bastante musculoso, capaz de correr distâncias curtas em grande velocidade. O primeiro Stud Book com registro genealogico da raca iniciou em 1941, no Texas. O registro para cavalo quarto de milha ainda aceita a inclusão de thoroughbreds, ou seja, são aceitos cruzamentos QM x QM ou thoroughbred x QM.

  • robson

    Alagoas não tem solução pacífica que irá dá jeito! O setor público está sitiado, não tem solução… O povo de Alagoas,vem ao longo dos anos sendo escravizado pelos NEO-ESCRAVOCRATAS que tomaram o poder a algumas décadas. Mudanças, só com uma revolução vindo do povo! não vejo outro jeito. Liberdade Alagoas !!!

  • SANTANENSE

    FALTOU ACRESCENTAR NO ISNALDO BULHOES:
    VENDEU CADERNOS SUPERFETURADO A PREFEITOS, CONFORME AMPLA REPORTAGEM A REVISTA VEJA. TRAQUINO…

  • cris elis

    Ricardo vc. é f… mesmo como sempre sem rabo preso com ninguém, e totalmente independente, só temo por vc. por que aqui em Alagoas cão que ladra as vezes morde e essa mordida é covarde e muitas vezes fatal!

  • ARTUR

    RICARDO, NÓS ALAGOANOS DO BEM DEVEMOS NOS ORGULHAR DE TERMOS EM ALAGOAS UM JORNALISTA COM A CORAGEM E A INDEPENDENCIA, QUE COMENTA OS BASTIDORES DO LADO PODRE DOS POLITICOS COISA QUE SABEMOS E NÃO CORRIGIMOS NEM ATRAVÉS DO VOTO. POUCOS TEM A CORAGEM DE COMENTAR E MOSTRAR OS NOMES DOS POLITICOS COMPROMETIDOS COM ROUBOS E CRIMES PARA NÃO SOFREREM AMEAÇAS DE MORTE E NEM PERSEGUIÇÃO DOS ARAPONGAS DA VIDA. SUA CONDUTA FAZ COM QUE VOCÊ APROXIME-SE DE CADA ALAGOANO DE BEM TORNANDO-SE UM FAMILIAR PARA CADA UM DE NÓS, E QUE VOCÊ SEMPRE ESTEJA PRESENTE NAS NOSSAS ORAÇÕES PARA EVITAR QUE O PIOR VENHA ACONTECER.

  • Nelma C. Ferreira

    Diante do fato descrito, qual a moral que possui esse TC de afastar um prefeito por irregularidade, se eu fosse um prefeito desonesto e tivesse as minhas falcatruas descobertas pelo TC para mim seria normal por que eles fazem muito pior, kkkkkkk.

  • FERNANDO AMORIM

    Artigo CORAJOSO, VERDADEIRO e INDEPENDENTE (isso sim que é independência), parabéns MAIS UMA VEZ. P.S.: Quem com MARGINAL se mistura, MARGINAL se torna; espero e torço para que o novo conselheiro ANSELMO BRITO, concursado e nomeado pelo governador TEOTÔNIO VILELA possa não se contaminar nesse ANTRO DE CORRUPÇÃO que é o Tribunal de Contas de Alagoas sendo imune a essa assertiva. Viva a PF e viva a imprensa LIVRE.

  • OBSERVADOR

    JÁ DISSE VÁRIAS VEZES. O POVO DEVERIA MARCHAR PARA A FERNANDES LIMA, INVADIR O PALÁCIO DE VIDRO E FECHAR AS PORTAS DAQUELE TRIBUNAL DE FAZ DE CONTAS. É UMA VERGONHA. NÃO IRIA FAZER FALTA NEM AQUI E EM TODO O BRASIL. É DESPERDÍCIO DE DINHEIRO.

  • atento

    kkkkkk, não poderia ser mais completo esse relatorio dos bacanas do TC faz de contas.Poderia tb complementar chamando o neoconselheiro de pinoquio por dizer que o tc é independente em suas ações.Alagoas merece isso?

  • Arthur

    Puts! O presídio Bangu 01 no RJ perde de goleada! Nesse Tribunal faz de conta só tem fera! Só por esses nomes, Isnaldo, Otávio e Amélio, não precisamos dizer mais nada, lamentável. Agora cadeia para essa corja é pouco, precisamos da indisponibilidade e apreensão dos bens destes maltrapilhos do dinheiro público!

  • paulo

    RICARDO MORA, VOCÊ É O CARA, ESSE DEVIS MELO, ARRUMOU UM EMPREGO DE GENRO DO INSNALDO BULHÕES, E SEMPRE VIVEU MAMANDO NAS TETAS DO ESTADO, DESDE SEU PAI, COM MESMO NOME, Q FOI SECRETÁRIO DO GAB CIVIL, SEU AVÓIS TAMBÉM JÁ VIVIAM DO ESTADO, É TRADIÇÃO DE MAMATA. POBRE ALAGOAS.

  • Prof. Eduardo Sampaio

    Ricardo, quando estou em um ambiente público (um restaurante, por exemplo) e deparo com qualquer uma dessas figuras ou com aquelas outras que infestam nossa Assembleia Legislativa, imediatamente tenho vontade de me retirar em protesto. Confesso que algumas vezes já o fiz. Esse povo nos dá NOJO!

  • Teodorico Paraguassu

    Sua nobre “independência” lhe impede de citar quem nomeou Cícero Amélio, Cláudia Brandão, Rosa Albuquerque, assim como fez com Otávio Lessa?

    Pois ai vai: os 3 TAURANAS integrantes da OCRIM foram nomeados pelo “parceiro” Teo “Gautama” Vilela.

  • MS

    Todos od Estados Brasileiros tem problemas….Mas, Alagoas DIANTEIRAMENTE O PIOR!!!! DAR VERGONHA SER ALAGOANO!!!!

  • janson macena costa

    TRISTE ALAGOAS. O CANCER ESTÁ INSTALADO. SÓ MESMO UMA REVOLUÇÃO ECONOMICA E EDUCACIONAL PARA NOS SALVAR, QUE SERIA A LONGO PRAZO. MAS, AINDA BEM QUE TEMOS RICARDO MOTA PARA DESMASCARAR ESSES FASCÍNORAS QUE ROUBAM NOSSO SUADO DINHEIRO. É IMPORTANTE SEMPRE RICARDO, VC LEMBRAR QUEM SAO OS ALAGOANOS QUE NOS ENVERGONHAM.

  • manoel farias

    o ex conselheiro edval gaia será a próxima vítima eleitoral do ex prefeito de igaci PETRÚCIO BARBOSA na disputa da prefeitura de Palmeira dos Indios.

  • Flávia

    Caro RICARDO!

    Parabéns pela matéria, mas infelizmente cada dia que passa sinto que a maioria das pessoas não estão “nem aí” mais para nada, não sei se já estão cansadas e descrentes ou “mamam” de alguma forma nas testas do erário como eles.

  • Popeye

    O novo conselheiro, em recente entrevista, disse que o POVO desconhece as funções do TC e rebateu a fama de Tribunal Faz de Contas. As sanguessugas que de lá se locupletam ratificaram sua fala: como pode o POVO conhecer o TC se seus próprios integrantes não sabem o que ali ocorre? Ou será que eles “se acham” e nem integrantes do POVO são? Vai com calma, Anselmo: “Passarinho que se junta com morcego dorme de bunda pra cima”.

  • palmeirense filho

    xÔ james xÔ edival gaia aposentado não fez nada por Palmeira vamos renovar com Petrúcio Barbosa.

  • Victor Paes Lima

    Dá-lhe Ricardo! E por isso que não vejo a hora de passar em um concurso e deixar esse lugar!!! Amo demais minha terra, minha família e meu Estado, só que crescer em Alagoas, infelizmente é complicado demais. Só quem consegue as coisas são os chumbetas e nossa população sempre reelege esses fdp!!! Essas famílias sempre no poder, cada vez mais sugando e enriquecendo. Nossa população cada vez mais pobre e a violência nem se fala! Meu Deus qdo será q essa situação vai melhorar? Vamos reagir Alagoas!!!!!

  • Fernando Sérgio T. de Amorim

    Prezado Ricardo. Parabenizo-o, também, pelo artigo. As Cortes de Contas deveriam ser o extrato moral da sociedade que representam.

  • Herbert

    além de não ter serventia boa para o Estado, esse “tribunal faz de conta” é um mau para o país, pois ele é umas das portas de entrada da corrupção, da da pobreza, da falta de recursos para o Estado. Os donos desse tribunal (donos porque não é público, más suga o dinheiro público), que estão aí presos, não devem assumir tudo sozinhos! porque sabemos que os responsáves por esses esquemas inimaginaveis de desvios, continuam soltos e com certeza mandandando informações para os presos assumirem tudo sozinhos! para tentar fazer acabar a investigação! más a PF junto com a sonolenta justiça não devem aceitar isso! pois nem eu que poderia ser um dos mais ingênuos aceito, eles aceitarão? os grandões ainda estão soltos e com certeza chantageando os que estão presos a fazer eles assumirem tudo!

  • cris elis

    E uma pena que essa erva daninha da corrupção esteja diseminada em todo mundo, más mesmo assim existem limites de sua atuação no resto do mundo, aqui no Brasil e especialmente em Alagoas acontece totalmente fora de controle e passa pela inversão de valores, hoje é normal tirar proveito do alheio está na gênesi do Brasileiro, é endêmica!

  • Madrugador

    Nem o filme mais assustador de terror dá mais medo que essa lista…

    Eu mesmo não tenho coragem de entrar ali!!!

  • Felipe

    Fiquei impressionado com a divulgação que a mídia local deu para a operação da PF. Alguns canais televisivos divulgaram apenas que a PF prendeu três pessoas, sem citar os nomes já amplamente divulgados na internet. É uma vergonha! Essa operação Rodoleiro é tão grave quanto à Taturana. E a imprensa “imparcial” ficou caladinha. Parabéns, Ricardo. É um orgulho tê-lo como jornalista em nossa terra.

  • Josias Acreano

    kkkkkk, Ricado, aprove esse meu cometário:
    “Puta Véia”, veja aí seus futuros colegas de trabalho no Palácio de vidro da Fernandes Lima….kkkk
    Vais ter uma independência pra trabalhar hein…….
    Que situação!!!!!!!

  • Carlos O Chacal

    Esses conselheiros constituem a “nata” da
    sociedade alagoana. Onde estão os homens de bem de Alagoas? Por que os pilantras são os que sobressaem?

  • Ricardo Moura

    Certa vez vi um catador da lata de refrigerantes e cerveja amassando-as para ser entregue no depósito, daí tudo bem se não fosse um pequeno detalhe: ele coloca um pedrinha dentro das latas.
    Que alcance tem a picaretagem, pois vai de todas as esferas do poder às ruas.

  • wal

    1)RICARDO MOTA, cabra da peste,limpo
    até o rasto, é o que se chama de ficha limpa.
    .
    2)Agora, informe a formação da turma do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL / SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA,lá da capital da roubalheira;( Brasília),por inocentar esta cambada,os curriculuns, deles não deve ser diferente.
    .
    CABRA DA PESTE,NOTA 10.(RICARDO MOTA).

  • INDIGNADO

    Ricardo,
    Diante de tantas mazelas,onde anda o Ministério Público ? Em vez de se preocupar com tamanha vergonha, sua maior preocupação agora é contra os condomínios fechados que unicamente visam a segurança de seus moradores negada pela própria CF/88. PODE ???

  • Profeta do Óbvio

    Uma pergunta a quem souber responder: Essas “pessoas” juntas não dá um processo por formação de quadrilha?

  • Marcos

    Alagoas, Líbia Brasileira!

  • DUODÉCIMO

    Lado positivo: O governador pode reduzir 20 milhões de reais, anuais, do duodécimo do TC, vai funcionar do mesmo jeito e, se algum conselheiro reclamar chama a Policia Federal que ele tava fazendo parte do roubo.

  • Douglas

    Essa é a composição do tribunal de contas? Tá mais para formação de quadrilha. De assassinos a larápios do dinheiro público. Tem bandido para todos os gostos.

  • Rodrigo

    Essa lista é de procurados pela polícia é?

  • Roberto Campus

    ==
    Ricardo,
    .
    Com estes Currículos (Ou FICHA CRIMINAL), parece que estou na Itália, onde CONSIGLIERE é o CONSELHEIRO da Máfia que deu Suporte aos TATURÂNICOS…

    Repito a Pergunta feita:
    .
    Cadê o Ministério Público de Alagoas?
    Cadê o Poder Judiciário de Alagoas?
    Cadê a Polícia Civil de Alagoas?

    em ESPECIAL:
    Cadê o COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras?
    .
    Será que esta MÁFIA ALAGOANA “LOTEOU” os PODERES q pra Não haja “CHOQUE de JURISDIÇÃO MAFIOSA”, os CITADOS acima, não Tomam providência mesmo SABENDO?
    .
    No MP-AL ha denuncias de promotores envolvidos com Fundações / institutos, e Nada ACONTECEU,se colocou 2 Promotores…
    .
    No TJ-AL… o Sr´s sabem MUITO bem…
    .
    Na Policia Civil, a Corregedoria esta Abarrotada de processos…
    .
    A quem devemos Recorrer?
    ==

  • Alex Ferro

    Parabéns pelas colocações, o problema é que todos sabem que são corruptos e continuamos alimentando o TC com novos corruptos eleitos na ALE, que é de lá que sai a maioria dos ladrões para levar uma vida de mamata no TCE.
    “ALAGOANO” falar em imprensa independente e colocar o “EXTRA” como referência é não conhecer o antro de extorsão que é aquele jornal, maioria das matérias são compradas ou fruto de extorsão não concretizada.

  • PALMARINO DA gEMA

    esse jornalista sempre serar o orgulho dos alagoanos de vergonha, so faltou noticiar o indiciamento do ex.governado mano pela justica de uniao dos palmares.

  • Gregório de Matos

    Os irmãos SERTANEJOS, “proprietários”/laranjas da suntuosa loja de informática, situada na Av. Fernandes Lima, “Steve Jobs e Bill Gates” (outrora, pobres de marré derci), oriundos da cidade de SANTANA DO IPANEMA, SERVOS LEAIS ao clãn dos BULHÕES, tornaram-se MILIONÁRIOS do dia para noite ou quase que num piscar de olhos (coisa para o livro dos recordes), adquiriram dois imóveis vizinhos ao citado estabelecimento a peso de ouro (metro quadrado mais caro de Maceió). Tornar-se rico com o dinheiro ALHEIO, é FÁCIL e BOM DEMAIS. Que tal a Receita e a PF fazerem uma visitinha a essa mega-loja e analisar a sua contabilidade.

  • Maria José Santos

    O Santanense está certo quando fala dos cadernos superfaturados.Em Palmeira dosÍndios, na gestão de Cordeiro. foram comprados cadernos do Isnaldo Bulhões todos sabiam, teve fiscalização do FUNDEF na época pelo Tribunal de Faz de Conta e não fizeram nada ou melhor não viram o estrago.

  • Batistinha

    Assim como dizia a letra da música da banda Legião Urbana, “Que País é Este”, uso a palavra Estado em lugar de país para expressar minha profunda indignação.Que Alagoas é esta?

  • Filomena da SILVA

    PARABÉNS CARO RICARDO MOTA! VC SEMPRE INDEPENDENTE, NÃO TEM RABO DE PALHA PRESO…. O QUE MAIS ME ESTRANHA É A PF NA COLETIVA INOCENTAR OS “ILUSTRES CONSELHEIROS” , ELA ESTÁ COBERTA DE RAZÃO: COM CERTEZA ELES ESTAVAM “MALHANDO” NA ACADEMIA TOP OU “CAVALGANDO” NO RANCHO SANTANA EM ATALAIA, PORTANTO NÃO SABIAM DE NADO DO QUE ESTAVA ACONTECENDO NO PALÁCIO DE CRISTAL DA FERNANDES LIMA…

  • JOSÉ DA SILVA.

    CAROS AMIGOS(AS) DE ALAGOAS,TODOS NÓS SABEMOS QUE O TRIBUNAL DE CONTAS É UMA VERGONHA.PARA QUE TUDO ISSO DIMINUA(PORQUE ACABAR SERÁ MUITO DIFÍCIL),A MUDANÇA TEM QUE ACONTECER PRIMEIRO NA HORA DE ESCOLHERMOS OS NOSSOS REPRESENTANTES, E PRINCIPALMENTE DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES.

  • JOSÉ DA SILVA.

    INFELIZMENTE NÃO VISLUMBRO A CURTO E MÉDIO PRAZO MELHORAS SIGNIFICATIVAS EM ALAGOAS, VEJAMOS: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA; NÃO FISCALIZA O GOVERNO,LEGISLA EM CAUSA PRÓPRIA (O POVO QUE SE VIRE COMO PUDER),VÁRIOS DEPUTADOS PROCESSADOS POR DIVERSOS TIPOS DE CRIMES INCLUSIVE HOMICÍDIOS.

  • JOSÉ DA SILVA.

    GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS “LAVOU AS MÃOS) DEIXOU O POVO A MERCÊ DA PRÓPRIA SORTE, VEJAMOS: NUNCA FEZ UM ÚNICO CONCURSO PÚBLICO, PELO MENOS DEVERIA FAZER PARA AS ÁREAS MAIS NECESSITADAS DO NOSSO QUERIDO ESTADO QUE SÃO A SEGURANÇA PÚBLICA, SAÚDE E EDUCAÇÃO, MAS INFELIZMENTE NUNCA O FEZ.

  • melo com l so

    Olá Ricardo, parabéns pela matéria!
    Cá pra nós: Eu fico pensando com os meus botões: Já pensou se esses Conselheiros do Tribunal de Conta fossem fiscalizar as prefeituras dos nossos municípios? É por essas e outras que as Prefeituras são “parquinhos de diversões” dos nossos politiqueiros. Vendo o Aras de Atalaia, pensei nas crianças que estudam sem merenda, sem caderno, sem carteiras e sem a mínima estrutura em um Estado como o nosso que é primeiro lugar em tudo o quen não presta. Enquanto isso, aqueles que deveriam fiscalizar e cuidar pelo bom desenvolvimento das ações financiadas pela o Erário, se renderam à corrupção e se tornaram cúmplices do jogo sórdido dos nossos politiqueiros.
    Agora durma com um barulho desses! E acorde com uma boa cara! Acorda povo! Acorda povo!
    Parabéns, Ricardo!

  • JOSÉ DA SILVA.

    O SENHOR GOVERNADOR COM O SEU DISCURSO QUE É UM ENGODO, UMA FARSA E RIDICÚLO CONSEGUIU ENGANAR GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO ALAGOANA,PRINCIPALMENTE A DO INTERIOR.QUERIDO POVO ALAGOANO ME DIGAM POR FAVOR O QUE FOI QUE ESSE GOVERNADOR FEZ NO NOSSO ESTADO? 99% DAS OBRAS EM ANDAMENTO NO NOSSO ESTADO SÃO FEITAS COM RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL.

  • joão

    Numa entrevista do 12 e 10 notícias desta semana, um juiz garantiu que há ilegalidade na negociação dos precatórios, mas na mesma entrevista, confusamente, disse que não são precatórios. Também não disse na entrevista o número da lei foi desobedecida, o que seria o mínimo para um experiente “operador do direito”, como você jornalista chama advogados, juízes etc.Uma coisa é fato: meu pai tem uma ação na justiça trabalhista desde 1988, e mesmo a constituição dizendo que o estado de Alagoas deveria colocar a dívida no orçamento para pagar, isso nunca foi feito. E ninguém, nem o tribunal de justiça, nem a imprensa “independente”, fez nada conta essa injustiça, esse abuso que dura décadas, pois nem Alagoas nem Maceió pagam precatórios.Agora, aparecem os salvadores da pátria, os descobridores do novo mundo, a imprensa “indignada” com a negociação dos precatórios “que não são precatórios”. No mínimo, são todos omissos, prevaricadores ou incompetentes, pois passaram 23 anos, desde a nova constituição, para só agora “levantar a voz”.

  • JOSÉ DA SILVA.

    NÓS HOMENS E MULHERES DE BEM DE ALAGOAS ESTAMOS DANDO MURRO EM PONTA DE FACA, POIS SEGUNDO DADOS DO TREIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL-TSE,73% DOS ELEITORAS DE ALAGOAS SÃO ANALFABETOS, SEMI-ANALFABETOS E ANALFABETOS FUNCIONAIS(SÃO AQUELES QUE SÓ SABEM DESENHAR O PRÓPRIO NOME).

  • Robson Farias

    MAGNATA DA ESCRITA! PARABÉNS! SÓ VC PARA FAZER.AGORA! DON CORLEONE ,COM ESTE TIME NÃO PERDIA P NINGUÉM.

  • sonia

    ESSE SUA DISCRIMINAÇÃO DE CADA NOME É DEMAIS, POIS MOSTRA QUE NA REALIDADE SOMOS BEM SERVIDO DESSE TIPO DE GENTE.

  • Ruslan Queiroz

    Um teclado na Mão, um sentimento de Indignação e testemunha Diária e Ocular da Violência,seja Ela: Política, Policia, Social em Alagoas;
    Este é Ricardo Mota.

    .
    Parabéns em dar o Nomes aos “BOIS” e sua ÁRVORE GENEALÓGICA , vejo que só VOCÊ e um Outro Jornal Mostram como se faz o Jornalismo, o que Inspira as NOVAS GERAÇÕES.
    .
    Alagoas Não, Não pode mais ENGOLIR este “MODUS OPERANDI” do DESVIO, CAIXA 2, Lobby, Eles Não se CONTENTAM com apenas 10%[de PRAXI], pra ELES tem de ser TUDO.
    .
    E ainda se ACHAM com CAPACIDADE de JULGAR “CONTAS”?.
    .
    Como Disso o CAMPUS e GRIFO:
    .
    “Será que esta MÁFIA ALAGOANA “LOTEOU” os PODERES q pra Não haja “CHOQUE de JURISDIÇÃO MAFIOSA”, os CITADOS acima, não Tomam providência mesmo SABENDO?”
    .
    Será?
    .
    Hora de Pensar:
    Eleição de Prefeito e Vereador vem ai:
    .
    OLHE FICHA DO CANDIDATO;
    TIPOS BEIJOQUEIROS, BONACHÃO, MIGULENTO E FAZEDOR DE MILAGRES E PROMESSAS DE EMOÇÃO…
    Não Votem NELES.
    .
    Aos Poucos se MINIMINIZA a QUANTIDADE de pessoas ligadas a esta “COSA NOSTRA ALAGOANA”.
    .
    Pra encerra a Noite vou ver o FILME: Il Divo – A Vida Espectacular de Giulio Andreotti ;
    Você notará Várias Semelhanças como Políticos locais:
    Sinopse:http://tw.gs/56×4
    .
    Saúde e Força, Ricardo!

  • canoense conciente

    Nobre jornalista MOTA,não é atoa que você já batizou esta CORTE de TRIBUNAL DE FAZ DE CONTAS.São apadrinhados de corruptos julgando os próprios padrinhos.Por isso temos tantos MARCOS SANTOS nas prefeituras alagoanas.Inclusive aqui em LAGOA da CANOA,onde o prefeito conseguiu de uma só vez,ser preso pela PF e levar junto sua própria MÃE,IRMÃ e ESPOSA.

  • Destemido

    Parabéns pra voce RICARDO, Parabéns ao Dr Amaro(Polícia Federal) e Parabéns Dr. Sérgio (juiz Federal).
    Voces sim, são homens de BEM!

  • marcelo peixoto

    Como é que o TC tem por obrigação de verificar as contas das prefeituras, mas quem descobre as safadezas é sempre a PF. Alguém pode me explicar? Outra coisa: Ricardo por favor disponibilize a gravação de seu programa 12 e dez notícias na internet, para que possamos ouvi-lo em qualquer horário. Obg.

  • marcelo peixoto

    Esse internalta que se esconde no pseudônimo de “alagoano”, elogia Ricardo Mota e o Jornal Extra e não tem a mesma coragem de postar seu verdadeiro nome!

  • josé jonatas

    LAÍCO POLITÍCO, AFIRMA O PREÂMBULO DA CONSTITUIÇÃO QUE ELA É PROMONGADA EVIDÊNCIA DA LAICIDADE IMPREGUINADA NA POLITICA. TÃO OBGUA, TÃO CORDIAL, TÃO MALEMOLENTE, TÃO BRASILEIRA.
    COMPANHEIRO, FAZENDO UMA REFERÊNCIA NO QUE DIZ O JORNALISTA ROBERTO POMPEU EM SUA ÚLTIMA EDIÇÃO DA VEJA, ENTENDEMOS QUE O ESTADO NÃO TEM NADA DE LAÍCO OU SEJA,O ESTADO PROMOVE AS SUAS INSTITUIÇÕES A CORPORAÇÃO É TÃO GIGANTESCA QUE ASSUSTA NÓS NORMAIS E NATURAIS. PASSIVO DE MORRER UM DIA DESSES POR CONSEQUÊNCIAS DE NOSSOS POSICIONAMENTO POLITICO, QUERO PARABENIZAR O SEU POSICIONAMENTO,A SUA CRITICA.

  • Pacato cidadao

    Isso explica porque Alagoas tem o pior IDH do pais…….Da nojo viver nessa “provincia”, mas ao mesmo tempo penso: tudo o essa turma deseja e’ que os alagoanos percam a esperanca. Ora, entao por que desistir e deixar o caminho aberto para perpetua¢ao dessa situa¢ao..Passou da hora das pessoas de bem sairem da sua zona de conforto e lutarem, realmente, contra essa vergonha..Nao falo de luta revolucionaria, nao precisamos utilizar meios ilicitos, basta fazer cumprir seriamente a Contitui¢ao e as leis, cobrar e fiscalizar esses agentes pu’blicos. Senao, ficaremos para histo’ria como covardes e omissos.

  • Abacaxi

    O silencio genuflexo da imprensa alagoana – e da maioria dos veículos de comunicação – respalda e fortalece as raposas do Palácio de Vidro da Fernandes Lima, ao tempo em que envergonha e fragilisa a credibilidade – já rasa – dos que, por responsabilidade profissional, deveriam zelar pelo princípio básico da liberdade de expressão no dever do esclarecimento da verdade.

  • kiria

    Excelente reportagem. os comentários são de um povo que não suporta mais tamanha desmoralização nos Órgãos Públicos, no TC e outros.eu me coloco com a mesma indignação a ponto de se envergonhar da cidade e do nosso Estado. Só um ponto a ser observado é do internauta “Alagoano” que usa um termo pejorativo ao se referir as mulheres que vendem seus corpos pra sustentar sua casa e seus filhos. mulheres abandonadas, sem marido, copanheiros etc., que as usam e até as engravidam e as deixam para o mundo mesmo. Uma profissional do sexo, profissão escolhida por falta de escola pública, de família, de mercado de trabalho e de homem honrado para assumir os filhos, leva uma vida muito humilhada e dificil. a unica coisa que elas tem é seu próprio corpo e os vende para sobreviver. Por isto, esta divida social o Estado e o Municipio nunca a resgatará. E, cabe a nós, que nascemos com melhores condições familiar e financeira nos envolver com as Organizações da Sociedade Civil (transparente e honradas, existem ainda) para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas “marginalizadas” assinada: advogada.

  • Frederico Farias

    Isto é que é currículo!

  • ALAGOANO

    CARO RICARDO ! trabalho nesse tribunal , pra variar ganho miseria mal da pro onibus, mas veja o estacionamento daqui so carrao , tudo familia dos conselheiros e o NEPOTISMO onde fica ? o MP e Tribunal de justica acataram o nepotismo por que so aqui isso nao acontece , que poder tem esses conselheiros ? que e acima de tudo e de todos . falo completamente indgnado . obs: esses nao servem pera dar conselhos nem em briga de vizinho

  • cris elis

    Infelizmente tenho que dizer isso, o povo Alagoano merece esses representantes pois toda eleição os reconduzem para seus cargos para continuarem com suas maracutaias e roubando o erário, que povinho o nosso!

  • Helder

    Ricardo, eu já admirava a sua postura e hoje em dia admiro mais ainda. Sua imparcialidade jornalistica e coragem de dar nome aos bois, aos taturanas e aos guabirús são posturas dignas de aplausos. Alagoas está infestada pela corrupção, os órgãos que deveriam fiscalizar e analisar as contas do estado são os primeiros a roubarem verba pública. A corrupção em Alagoas tem nome e sobrenome, mas a impunidade e o coronelismo arcaico permite que vagabundos cretinos continuem roubando e ocupando cargos que requerem reputação ilíbada e honestidade.

  • Décio Torres

    Parabéns Ricardo,

    Precisamos mobilizar a população. Fazer uma Audiencia publica para discutir se o povo que paga a conta desse trem de luxo do TC quer que continue a existir esse órgão. São verdadeiros sangue-sugas do erário e nada fazem pelo povo.

  • Raphael Ricci Netto

    Ricardo Mota, vou além do seu comen-
    tário, o serviço público é formado por
    corruptos (c/raríssimas exceções) onde
    o interesse maior e explorar o erário
    público, o TC é o útimo refúgio de um
    político corrupto, aquele mais inteli-
    gente que se perpetua vitalicimamente na teta do governo. Cargo público de-
    veria ser preenchido por concurso e
    pago com salário tabelado, nada de
    “duodécimo” que é uma vergonha. Abaixo o voto obrigatório, fim de imu-
    nidade parlamentar e prestação de con-
    tas para todos os serventuários públicos, acredito que iria miniminazar um pouco a roubalheiro. Não podemos esquecer que o político tem na veia de seus descendentes tudo
    que não prestava no mundo: piratas, prostitutas, escravos e outros. Não
    podemos esperar boa coisa de quem tem
    um pedigree tão nocivo. Parabéns pela
    publicação do nomes dos notáveis…

  • Raphael Ricci Netto

    Ricardo Mota, vou além do seu comen-
    tário, o serviço público é formado por
    corruptos (c/raríssimas exceções) onde
    o interesse maior e explorar o erário
    público, o TC é o útimo refúgio de um
    político corrupto, aquele mais inteli-
    gente que se perpetua vitalicimamente na teta do governo. Cargo público de-
    veria ser preenchido por concurso e
    pago com salário tabelado, nada de
    “duodécimo” que é uma vergonha. Abaixo o voto obrigatório, fim de imu-
    nidade parlamentar e prestação de con-
    tas para todos os serventuários públicos, acredito que iria miniminazar um pouco a roubalheira. Não podemos esquecer que o político tem na veia de seus descendentes tudo
    que não prestava no mundo: piratas, prostitutas, escravos e outros. Não
    podemos esperar boa coisa de quem tem
    um pedigree tão nocivo. Parabéns pela
    publicação do nomes dos notáveis…

  • ELIEZER DE AZEVEDO FALCÃO

    A MÚSICA DIZ: “SE GRITAR PEGA LADRÃO, NÃO FICA UM.”

  • Antônio Carlos Barbosa

    A falta de vergonha impera no tribunal de contas. Todos são cupichas dos políticos desonestos de Alagoas. Os conselheiros aprovam contas das prefeituras Alagoanas, trocando por votos para os seus filhos, maridos e irmãos, é uma vergonha. As contas aprovadas das prefeituras pelos conselheiros, seriam reprovadas por qualquer auditoria independente. Portanto, os conselheiros apoiam, permitem e incentivam toda a corrupção nas prefeituras Alagoanas. O MELHOR É FECHAR O TC E ACABAR COM ESSA POUCA VERGONHA, E CADEIA PARA OS ENVOLVIDOS, não dá para acreditar que os conselheiros não sabiam, pois realmente demonstram TOTAL INCOMPETÊNCIA. o CONSELHEIRO ISNALDO TEM O GENRO E O AMIGO, COMO RESPONSÁVEIS PELO GOLPE, será que vai alegar que não sabia? terá tamanha cara de pau? vamos aguardar. Podre Alagoas que conta com esses miseráveis a dirigirem os nossos destinos.

  • Alagoano

    Em reposta ao internauta Marcelo Peixoto:

    Usei o nome “Alagoano” como forma de indignação.

    Mas se o fato de eu não colocar o meu nome causou mais indignação em vc do que a roubalheira do TC, segue aí o meu verdadeiro nome: Rubens Castro, pois como o GRANDE JORNALISTA RICARDO MOTA, não tenho medo de represálias.

    Se vc não sabe, acho que é meu dever lhe informar que para postar qualquer mensagem é obrigatório colocar o e-mail. Sendo uma forma portanto de identificação.

    Quer saber mais alguma coisa Marcelo Peixoto, se realmente for o seu verdadeiro nome?

  • MARCELLO

    PARABÉNS RICARDO PELO ARTIGO. QUE BELEZA OS CURRÍCULOS DESSES “CONSELHEIROS”. PENA QUE VAI DEMORAR MUITO PARA O POVO, NÃO SÓ ALAGOANOS MAS BRASILEIROS, TENHAM CORAGEM DE IR AS RUAS, COMO ESTÁ ACONTECENDO NA EUROPA E EUA, OU SERIA DA LÍBIA E OUTROS. E DO JEITO QUE SE MANTEM A EDUCAÇÃO NO PAÍS, MAIS TEMPO LEVARÁ. O QUE ACONTECE AI MERECE REVOLTAS COMO A DA LÍBIA PARA QUE SE POSSA DERRUBAR ESSES BANDIDOS DO PODER, ONDE CHEGARAM CONTRA A VONTADE DO POVO.HÁ SEIS MÊSES SAI DE MACEIÓ, MAS ACOMPANHO TODOS OS DIAS PELA NET, INFELISMENTE TRISTES NOTÍCIAS, QUANDO NÃO SÃO OS CRIMES DOS MARGINAIS SÃO CRIMES DOS ENGRAVATADOS. A CADA DIA QUE PASSA TENHO MENOS VONTADE DE VOLTAR.

  • carlos

    Não se pode negar,que o nosso tribunal de contas ou desculpem, deles é uma seleção do que temos do pior em termo da história desta corte,que surgiu só legalizar o que é ilegal.Basta,agente olhar para a cara de um conselheiro deste citados é uma pose falsa de como se fosse homéns de conduta acima de qualquer suspeita.

  • carlos

    Destes,citados time de primeira grandeza,eu particularmente tiro o chapéu,pela sua postura de um íntegro e acima de tudo consciente de que se não fosse ele seria outro que estaria se beneficiando com as factruas.È o conselheiro Cícero Amélio,que não se abala diante destas adversidade,que o cargo lhe proporciona e dando como resposta o silêncio,antes ele do que outro de cabeça quente,que entra em desespero e bate com os dentes.

  • alexsandro machado dos santos

    Boa tarde,

    E isso que mais me deixa triste em Alagoas, no ano passado vim morar em Natal, hoje moro em Fortaleza e fico abismado com as melhorias dos estados que em população e são igula a nós como Paraiba com seu desenvolvimento, suas industrias, o poder de compra dos seus habitantes, não é perfeita não lá os politicos fazem as mesmas coisas, mais o povo tem emprego tem empresas as politicas funcionam melhores do que ai em Alagoas, o povo tem o que comer e cobra dos politicos respostas, as rodovias são duplicadas, cheias de industrias para empregar ao pai de familia que só quer dar uma vida melhor ao seu filho, o que se dizer de Sergipe com suas mais de 150 industrias gerando emprego e renda para diversas familias, muitos jovens empregados no primeiro emprego, umas das rendas percapitas maiores do brasil, e eles roubam, eles superfaturam, mais fazem alguma coisa pelo povo, eu estou viajando e conhecendo municipios do Ceará aonde ferve a economia, as pessoas não andam de cavalos nem bicicletas, andan de moto, as lojas vendem e recebem, compram e pagam aos fornecedores, e são apenas municipios, tem municipios igual a Murici, atalaia, satuba, palmeira dos indios, até do tamanho de arapiraca que tem industrias, empresas que alimentam as industrias gerando emprego e renda para os que precisam, ai lembro do meu estado sofrido e sobre o julgo da opressão de seus donos como escravos dos coronéis da nossa antiga história, fico triste porque meu filho nascerá aqui porque eu em meu estado não tenho oportunidade de cuidar e lutar por um futuro melhor para minhas crianças.
    Isso é que me deixa indignado, ver tanta criança na rua sem estudo, muitos jovens nas ruas e becos sem empregos se refugiando nas drogas, cade emprego para o pai de familia, cade oportunidade para nossa gente, Tivemos 5 presidentes na historia do Brasil, e não conseguimos mudar nossa historia, os maiores juristas do brasil sairam dai de Alagoas, e aqui é aonde a justiça menos acontece, o cara que criou o dicionário é do nosso estado e não temos o prazer de contar uma historia de vitoria para o nosso povo, até quando Alagoas ficará na mão desta gente, eu amo meu estado, mais fico trite não pela politica porque em todo lugar é assim, e é dificil de mudar, mais nosso voto é a unica maneira de mudarmos a historia do nosso estado para que nossos filhos tenham uma vida melhor que a nossa.
    Devemos não mais reclamar, mais sim como este reporter que admiro desde que morava ai pela sua imparcialideade nos fatos e acontecimentos do nosso estado que vamos nas urnas dar oportunidades a novas caras, novas idéias, novos compromissos e gente comprometida com o povo de bem de Alagoas que tanto clama por ajuda, não sou politico, não gosto de politica, nunca colei um adesivo de politico em meu carro, nunca participei nem de carreata, mais acredito piamente que um povo é mais forte que um grupo, nas urnas vamos colocar esta indignação em nossos dedos e votar, vamos ler, ouvir, entender e não fazer piadas porque nesta hora somos nós que decidimos que futuro queremos para nós, lá fora eles precisam fazer guerra para mudar seus futuros, aqui é tão simples, só precisamos apertar um botão para dar cara nova a nosso estado e pelo nosso povo que é tão batalhador e guerreiro.
    MUDEM COM SEUS DEDOS A NOSSA HISTORIA.

    Que Deus abençõe Alagoas.

    Alexsandro Machado

  • Junior

    O Anselmo começou muito mal! Já tá usando o mesmo discurso dos “conselheiros” antigos. Negar que o TCE não funciona é piada. Dizer q muitos recurso são federais e q cabe ao TCU apurar é mentira. E a Taturana? E a ultima operação da PF em Traipu a envolveu o Fundeb, fundo no qual predominam verbas do Estado e dos municípios ? A merenda e o transporte escolar tb é bancada pelos municípios. Cadê o TCE q nunca apura bada. NUNCA! Só se veêm condenações do TCU, auditorias da CGU e operações da PF. Tce de Alagoas! De lá nunca vem nada q justifique sua existência. ACORDa Anselmo!

  • jefferson de farias ferreira lima

    Sempre se superando caro jornalizta, essa é a verdadeira face do nosso tribunal de faz de contas.

  • Raphael Ricci Netto

    Mota, “permissum venia” usar o seu es-
    paço. O direito de expressão é de li-
    vre arbítreo, fofocar é ato mesquinho
    de gentinha, portanto rogo deixar mi-
    nha família em paz, àquele que estiver
    insatisfeito use o espaço e faça o seu
    comentário, leia com atenção o meu no-
    me e depois usem a faculdade de tecer
    comentários. Mais uma vez, deixem mi-
    nha família em paz!!! Grato e que cada
    incompetente fique na sua insignifi-
    cância que é o lugar adequado dos frustrados e desocupados, aos que ser-
    virem que vistam a carapuça. Minha fa-
    mília não responde pelos meus atos!!!
    Procurem algo para macular o Ricci e
    façam comentários, DUVIDO!!!

  • Ricardo

    Porque nao se divulgam a lista de funcionários. I

  • Marcial Duarte Coelho

    Prezado Ricardo. Parabéns pelo artigo, Alagoas precisa de mais jornalistas (e gente) como você.

  • J.J.

    Ricardo, parabéns novamente; deixe eu falar, voce não comungou com o AI 5. A única coisa de bom desse tribunal de faz de conta é ainda hoje reencontrar antigos jogadores e ex-companheiros do CSA e CRB da década de 60/70 povoando por lá, todos sobrinhos do saudoso presidente Jorge Assunção, se não fosse ele esses brilhantes jogadores, que não tiveram oportunidades de estudar, estariam passando necessidade. Saudade…