Não se pode negar coerência ao deputado João Beltrão, quando critica a Segurança Públicaem Alagoas. Desdeo governo Lessa, o seu discurso tem sido de uma contundência além do imaginável para um detentor de mandato parlamentar. 

Os números da violência falam por si só, e o alagoano já não consegue mais vislumbrar o que é paz. O problema, entretanto, está no remédio proposto por Beltrão: a dosagem, me parece, é puro veneno, porque fatal. 

Em maio de 2006, revoltado com a insegurança já crescente, o deputado fez um discurso em uma solenidade ocorrida em Coruripe, e que foi transmitido por uma emissora de rádio, em que defendeu o uso do “método João Beltrão” para conter a violência. Como se manifestou o ex-prefeito do município? 

– Se o governo não manda a polícia prender os ladrões, vou usar o método João Beltrão que vocês conhecem.

E para que não houvesse dúvidas quanto ao método proposto, o parlamentar foi além:

– Remédio de ladrão é espingarda.

O Ministério Público Estadual, através do então procurador-geral de Justiça, Coaracy Fonseca, entendeu o recado. Pediu ao TJ a abertura de processo contra Beltrão, por “incitar a prática de homicídio” (está nos arquivos do MP).

Em novembro do mesmo ano, entretanto, o Tribunal de Justiça arquivou a Ação por seis votos a três, contrariando a posição dos desembargadores José Carlos Malta, Antônio Sapucaia e Elizabeth Carvalho.

Ontem, ao apontar a evidente ineficiência da Segurança Pública e os números assustadores da violência, o parlamentar lembrou outro método, mais famoso, internacionalmente, do que o primeiro por ele citado: “Saddam Hussein” – ressaltando que nem este daria jeito em Alagoas.

O ex-presidente do Iraque ficou conhecido pela truculência, pelo assassinato de seus oposicionistas e pela tentativa de extermínio – a chamada limpeza étnica – dos curdos, um povo que vive na fronteira do país.

Deste método, parece, nos livramos. Mas ficou a pergunta: quem seriam, aqui em Alagoas, os curdos de Saddam?

SIMA terá de anular concorrência e lançar outro edital para iluminação pública
Edital de licitação dos ônibus não sai e Almeida fica "contrariado"
  • Antonia Cirte

    Muito engraçado logo essa pessoa falando em violência, como se ele fosse a Madre Tereza.Os bandidos estão a solta e todo mundo sabe onde né deputado?Onde o senhor dá expediente mesmo?Quem é o diretor da SMTT de Coruripe?O contemplado com o cargo é nada mais nada menos que jesse james,um anjo de candura.

  • Antonia Cirte

    Obs:Escrevi o nome do tal com letras minúsculas pra demonstrar a importâcia da pessoa.

  • Antonia Cirte

    Correção:Importância.

  • Robson Farias

    Magnata da Escrita! Lendo o texto parece brincadeira. O sujo falando do mal lavado.Pobre ALAGOAS.

  • Herbert

    agora to voando! método João Beltrão ou método Saddam? os dois método não é a mesma coisa?

  • enrique

    nós alagoanos estamos apavorados com a violência,mas o que nos deixa abismado é a velocidade que o criminoso sai da cadeia, chega-se a pensar que o crime compensa. acho que o problema do aumento da criminalidade esta na sensação de impunidade e não de gestão.

  • João do Valle

    Ele esquece que, sob o método João Betrão ou método Saddam Hussein, ele mesmo pode ser a primeira vítima. Ou seja, está autorizando ou assinando a própria pena de morte.

  • ariel fernandes duarte

    outro dia eu estava num evento politico e o renan calheiros estava discursando sobre seus 3 mandatos (24 anos) A IMPORTANCIA de um senador para o estado depois falou dos indisses sociais negativos. ai pergunto, o que o dep jb e o sen. renan estão fazendopor por nosso estado?

  • salatiel

    Tem outro método para os alagoanos se livrarem de bandidos.
    É o metodo JESUS. Jesus coloca uma doença no cara. Ele fica revoltado, falando asneiras, desrespeitando os homens de bem. Aí a doença se agrava dia-a-dia e ele viaja, sem deixar saudades.
    A segurança pública somos todos nós, não apenas o governo.
    O cara tem uma loja e não coloca sequer câmeras. Sabe onde tem um bandido vendendo drogas e não avisa ao disque-denúncia. Não toma cuidados com suas atitudes e segurança pessoal e é assaltado.
    Logo, toma na cabeça.
    Também não quero politico envolvido com policia. Não gosto de “poderosos” com o dinheiro público.
    Para isso votei nesse governo.

  • RODRIGO

    ÊPAAAA ! ”REMÉDIO DE LADRÃO É ESPINGARDA” . JÁ VIU ESSA : ”QUEM FAZ AQUI,PAGA AQUI MESMO”. A VIOLÊNCIA DE HOJE É FRUTO PLANTADO DE POLÍTICOS COMO VOCÊ. AGORA SOFRA NA PRÓPRIA PELE !

  • Teodorico Paraguassu

    Sutil a sua citação ao Lessa, quem não defende esse desgoverno com unhas e dentes não deixaria de perceber sua tentativa de desagravo.

  • FAAMORIM

    Concordo com o Deputado! Pensando bem qual era a melhor epoca que tinhamos a viver em ALAGOAS? RES: Quando existia a GUANGUE FARDADA, pois nao existia vagabundos em nosso ESTADO. mas agora temos todos os tipos de Marginais a soltas pela ruas infernizando nossas familias.

  • MAURÍCIO

    O MÉTODO PARA ESTE DEPUTADO DOS ALAGOANOS NÃO IMPORTA, AGORA A PERGUNTA É INTERESSANTE QUEM SÃO SEUS CURDOS?RESPONDA QUEM SOUBER, AGORA O QUÊ O DEPUTADO E O SENADOR TEM EM COMUM PARA ALAGOAS É MUITA FALTA DE VERGONHA!!!!

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR PMAL

    R Mota, malgrado o sugerido e a despeito de NÃO concordar, aceitar ou comungar com nenhum dos dois “métodos” citados, fato é que AL está agonizando (contra fatos NÃO há argumentos) e URGE uma medida imediata que a SALVE (salvem-nos, nós todos, os alagoanos e os que aqui sobrevivem) perante, diante e ante a INÉRCIA dos paliativos das ASPIRINAS ministradas com “pensadas rondas” inermes, inóxias, ineficientes e ineficazes enquanto permanecemos em primeiríssimo lugar de MAIS VIOLENTO DO MUNDO INTEIRO DE HOMICÍDIOS VIOLENTOS, CRUÉIS e BRUTAIS a ceifar vidas e mais vidas de jovens, adultos, velhos, de todos os gêneros, sem contar os assaltos, sequestros, roubos, furtos, estupros, lesões corporais e invasões do antes “asilo inviolável”: A CASA.
    O lar passou a ser terra de ninguém!
    Chega!
    Dê-se um basta nesta INOPERÂNCIA, INERTE, INCOMPETENTE, INEXISTENTE e NULA SEGURANÇA PÚBLICA!
    CHEGA DE INAÇÃO, urge uma medida imediata senão de AÇÃO ao menos de REAÇÃO, de INDIGNAÇÃO GERAL DE TODOS OS SETORES DO CHAMADO PODER PÚBLICO E A CHAMADA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, porque o CRIME está por demais mais que ORGANIZADO.
    Saiamos do marasmo, já!
    Informe-nos quantos HOMICÍDIOS até hoje, cite-os!

  • SE FICAR O BICHO BEGA

    SE FICAR O BICHO PEGVA, SE CORRER O BICHO COME. A VIOLÊNCIA EM ALAGOAS NÃO PAIRA CRESCER, PURA IMCOMPETÊNCIA DE QUEM TEM A OBRIGAÇÃO DE RESOLVER, GOVERNADOR, SEC DE SEGURANÇA, DIRETOR DE POLÍCIA, COMANDANTE E PREFEITO DA CAPITAL. SE NÃO SE FALA É RUIM, SE FALA TAMBÉM NÃO PRESTA.NÃO CONCORDO COM MÉTODO JB, NEM SADAN, NEM COM ESSE TIPO DE CRÍTICA. VAMOS TRABALHAR PELA PAZ.

  • Antonio Alves

    Vai estudar Ariel, indisses é demais!

  • Gentil

    A história não tão recente de Alagoas mostra o que acontece com a aplicação da “Lei de Talião”. O histórico e os índices de violência devem ser creditados a pessoas e Governos passados que não investiram na área, fazendo da segurança apenas cabide de empregos. O Governo atual está investindo com vistas a minimizar o problema. A colaboração de todos é imprescindível. Só falar não ajuda, é preciso agir.

  • jobson

    O projeto para contratar pessoal na P.M. estar engavetado na Assembleia, porque você não critica essa atitude dos parlamentares e devolvem os militares que estão servindo de abridor de portas?

  • Das Neves

    Só DEUS mesmo por nós. Cara de pau da poxa.

  • otoniel

    ELE ESQUECEU DE DIZE O QUE FAZER COM POLITICO CORRUPTO. QUE NA MINHA OPINIÃO É O PIOR LADRÃO DO ESTADO DE ALAGOAS E DO BRASIL.

  • José Anjos

    Que Deus nos proteja! Cícero ferro e João Beltrão reclamando de segurança e dizendo o que fazer para acabar com a violência é demais! Logo eles que a anos pregam a lei da “póiva” , vem agora querer dar uma de anjos da paz! Polpe-nos desse discaramento deputados, é melhor ficarem exercendo seus mandatos na baixa do que ficarem zombando do povo, aliais, aproveitem seus “m a n d a t o s” de deputado

  • Tadeu Dantas Ferro

    O que o sen. renan, o dep. jb estão fazendo Ariel NADA, mais é pra deixar o povo de alagoas mais lascado e na vista de todo o brasil, um estado que não tem futuro, como infelismente as pessoas de bem que é a maioria de alagoas paga com essa fama, bom pra quem voltou nesse povo se lascar mesmo, e se ronaldo lessa tivesse ganhado pronto, pau mandado dos calheiros. afffffffff

  • Castro

    Caro Ricardo, qual o político de Alagoas que faz alguma coisa pelos menos favorcidos, conta-se nos dedos. Será que a eliminação resolve, e os que virão tambem serão eliminados? Esta semana ouvindo a CBN (RJ)o programa da Lucia Hipólito, ela entrevistou o Secretário de ação social e paz (creio que seja esse o nome) aqui do RJ, ele tinha chegado da Colombia para ver os programas sociais que deram certo e reduziu a violencia lá em Bogotá e Medelim. Os programas são investimentos sociais em larga escala para os jovens. Alagoas pode ter recursos suficientes para essas aplicações, bastando os deputados abrirem mãos de parte da verba que recebem. “Tem um ditado matuto que diz – eu e meu cavalo de bariga cheia o resto que se exploda”. É melhor eliminar.

  • Pablo Hernandez

    Caro Ricardo, se o temível Lampião ainda estivesse vivo, certamente ele não se ariscaria a passar pelas terras dos Marechais, pois com toda essa violência anunciada e com tanto “cabra macho” que se esconde atrás de capangas, policiais e matadores de aluguel, não haveria de correr esse risco.

  • isack l.almeida

    cuidado com o W. bush

  • carlos henrique

    Concordo 100% com o Deputado, remédio para ladrão é espingarda. Quem for contrário ou dos Direitos Humanos, que vá ao Baldomero ou Cyridião e adote algum preso e leve para casa.

  • bruno gama

    haahhahahahahahhahahahhahahahahahahhahahahahhahahahahhahahahahhahahahhahahahhahahahahhaha

  • genivaldo

    O deputado deveria fazer um exame de consciência refleti e acha a conclusão antes de abri a boca para critica o secretario e a segurança ele se esqueceu que tem varios processos de crimes de mando sem esquecer do desvio daquele dinheiro da assemblaia que ele e alguns de seus pares meteram a mão.

  • wal

    Bem,as leis, não funcionam, os govenantes, nem tuiú, os coroné,são lugrudus, as polícia é desmontada. Resta a alternativa do então peça boa; J. Beltrão

  • Alagoana

    Não sei qual o método, mas que tem que ser feito algo diferente dessa inércia governamental, tem.

  • Antonio Joaquim dos Santos

    O povo e culpado.E so nao v0tar neles e todos vao para a cadeia.

  • JOSÉ DA SILVA.

    primeiro quero chamar a atenção de todas as pessoas de bem de Alagoas.esse Jesse James já está solto? isso é uma vergonha!.

  • JOSÉ DA SILVA.

    os nossos senadores e deputados federais não estão preocupados com a violência, pois se estivessem mudarian esse código penal arcaico.

  • JOSÉ DA SILVA.

    o atual governador já lavou as mãos há muito tempo: Alagoas é campeã em violência no Brasil e o mesmo não faz absolutamente nada.

  • Luiz José

    ¨Quando alguém se dispõe a criticar,censurar,tentar corrigir ou atacar outro alguém que tenha desobedecido a um determinado regulamento ou a umalei, é fundamental que esse primeiro alguém seja um rigoroso obediente desse regulamento ou dessa lei,para que tenha o mínimo de moral e autoridade para exigir obedi~encia dos outros. Caso contrário, além de estar se expondo a uma situaÇao,ridicúla, estará praticando aquilo que jesus apontou como sendo o maior delito que um homem pode praticar:a hipocrisia!!!”(CHICO XAVIER).

  • Eustáquio Silva

    Nem um dos métodos serve, mais do jeito que tá com esses incompetentes, inertes e enganadores de opinião pública, na segurança, é que não dá. São um bando sem rumo tentando levar a segurança pública de alagoas nas coxas, com falso moralismo que não existi.

  • Marcelo Alves

    Lamentável tudo isso!

  • Indignado

    Com que moral ele pode falar em paz!E depende também qual o conceito que ele tem da palavra bandido.
    É demais. Num país sério não seriamos obrigados a ouvir um presidiário (pois nesta condição deveria estar) a falar isto.

  • Victor Paes Lima

    Esse método deveria se chamar: todo castigo para alagoano é pouco! Vocês têm os políticos que merecem. Quem manda votar e eleger Collor, Renan, Teo e cia ltda. As pessoas têm os governantes que merecem e vocês fazer por merecern tudo isso. Me desculpe, mas é a pura verdade!

  • Camilo

    José dq Silva, você está colocando a culpa no Governador, a violencia está em todo paia, vai morar em Pernanbuco, Salvador, essa violencia é fruto dos governantes no geral, ninguem tem interesse em leis mais regidas para quem comete crimes, até porque os maiores criminosos são grande parte dos nossos politicos que roubam de cara limpa e não serão punidos.

    O Jesse James está solto sim, e assumindo cargo de confiança na Prefeitura de Coruripe, aí eu te pergunto, foi o governador que soltou?

  • Dario

    Morar em Maceió ou na cidade mais segura do Mundo, sem Jesus,sem nascer de novo. não faz diferênça.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR PMAL

    R Mota,

    O alagoano perdeu o sentimento, o brio ou a coragem de INDIGNAR-SE com tudo isso que aí está…
    A MORTE DE QUALQUER SER HUMANO, seja matada ou morrida, NÃO MAIS o incomoda, é coisa comum, trivial e BANAL, e ele se tornou INSENSÍVEL, INSENSATO, ALHEIO e EGOÍSTA tal qual o chamado PODER PÚBLICO, que adotou de há muito, desde seu “primeiro governo” aquela teoria da VACA ou do CAVALO em desfile de paradas cívicas ou militares, literalmente.
    É lamentável assistir a tudo isso, e até parece que estamos vencendo o jogo, para não se mexer na equipe, ao menos.
    MEXAM-SE! E ACABEM COM TODA ESSA ATONIA.