As reações internas  ao “surpreendente movimento de filiação em massa de personalidades políticas” ao PT , como está na nota da DS, corrente que tem como principal líder o secretário municipal de Educação Beltrão, prometem novos e acalorados debates.

Há um incômodo muito grande com as declarações do presidente do partido em Alagoas, Joaquim Brito, que afirmou que apenas os “dinossauros sem votos” seriam contrários à filiação do presidente da Câmara de Vereadores, Galba Novaes.

A frase foi dita a mim pelo próprio Brito e por mais de uma vez. Ele afirmou também que fez o convite ao vereador para ingressar na legenda.

A nota da Democracia Socialista, postada abaixo, mostra bem a reação às novas filiações. Que não param por aí.

Também a filha da vereadora Fátima Santiago, Bárbara Santiago, teve a ficha de filiação ao PT abonada por um assessor do deputado Judson Cabral.

Resultado: o Diretório Municipal do PT prenuncia o veto ao pacote de novos petistas.

Eis a nota:

NOTA DA DEMOCRACIA SOCIALISTA DIRIGIDA AOS FILIADOS DO PT, COM POSIÇÃO POLÍTICA DE SUA PLENÁR IA. 

 

EM DEFESA DO PT

O Partido dos Trabalhadores concluiu recentemente seu 4º Congresso Nacional (02 a04 de setembro de 2011), onde definiu uma reforma estatutária com o objetivo de aperfeiçoar a democracia interna, e por isto criou regras mais claras para que o Partido continue sendo dirigido a partir das suas bases populares – movimentos sociais, movimento de mulheres, movimento sindical, movimento estudantil, movimento anti-racista, militância progressista dos movimentos religiosos, movimentos por direitos humanos – entre tantos que organizam a sociedade brasileira, mobilizam e lutam para sua transformação democrática e socialista.

Ao mesmo tempo, à medida que cresceu e conquistou espaços de governo, o PT aprendeu a fazer alianças políticas para levar adiante o projeto democrático-popular de reformas e mudanças na sociedade brasileira, dialogando com um leque mais amplo de forças políticas.

O amadurecimento político do PT – expresso em seu 4ºCongresso – nos leva a manter o partido aberto à militância dos movimentos populares, assim como realizar alianças políticas para a sustentação de um projeto político-social que tem objetivos estratégicos de longo prazo.

Por isto, chamamos a atenção de toda a militância política do PT Maceió para um surpreendente movimento de filiação em massa de personalidades políticas sem tradição no pensamento político da esquerda alagoana, com o objetivo de ceder a legenda para várias candidaturas às eleições de 2012, sob a alegação simplista de que compõem o campo de aliados nacionais.

Este é um erro grave, que demonstra a falta de alinhamento político da corrente majoritária da Direção Estadual com as definições do 4º. Congresso do PT. É lamentável que o debate tenha sido levado a público antes da definição das instâncias partidárias decisórias, com discursos despolitizados e exposição pública do Partido e de aliados, pois o que está em questão não é a avaliação sobre nomes de personalidades políticas.

O que está em questão é o perfil do PT – um partido de esquerda, vinculado aos anseios dos setores populares e dos mais oprimidos de nossa sociedade. Um partido comprometido com transformações profundas nas relações de poder na sociedade.

Esse processo de filiação, fora dos padrões partidários, descaracteriza o perfil político do PT, desconstrói a tática eleitoral que está em debate no coletivo, desrespeita os filiados históricos, fragiliza o Partido.

Por isto, conclamamos a militância petista a participar ativamente desse debate, para que os anseios da maioria reflitam sobre a Direção do Diretório Estadual, e que este reverta o encaminhamento incorreto que está em curso nos últimos dias.

Maceió, 29 de setembro de 2011.

Democracia Socialista – corrente interna do PT.

Almeida versus Palmeira

A confusão não se restringe aos petistas. O prefeito Cícero Almeida não quer mais a presidência do Diretório Municipal do PP, de Benedito de Lira.

Motivo: a filiação de Marcelo Palmeira, Secretário Estadual de Ação Social e nome preferido do senador  Benedito de Lira para uma disputa no próximo ano – provavelmente como vice de uma chapa do Palácio República dos Palmares.

Palmeira e Almeida não se bicam: o secretário foi um dos responsáveis pela cassação do mandato de Nery Almeida – acusado de compra de votos -, ele que era o “escolhido” pelo prefeito na eleição da Câmara de Vereadores, em 2008.

Mosart e Calheiros 

Como havíamos dito, aqui mesmo, Mosart Amaral se filiou ao PMDB dentro de um acordão: ele preside o Diretório Municipal de Maceió, mas não será candidato em 2012 (majoritário, pelo menos).

Lembrando que o secretário é ligado ao senador Renan Calheiros muito antes de conhecer o prefeito Almeida.

E para quem não sabe: os porteiros do PMDB continuam sendo Toroca e Antônio Holanda – eles decidem quem o partido vai lançar como candidatos à Casa de Mário Guimarães, no próximo ano.

Sabem muito sobre o que estão fazendo.

Um mensagem de protesto da vereadora Tereza Nelma
"Intervenção branca" do governo evita fechamento da UTI do Hospital do Açúcar
  • Frederico Farias

    “…o PT aprendeu a fazer alianças políticas para levar adiante o projeto democrático-popular de reformas e mudanças na sociedade brasileira, dialogando com um leque mais amplo de forças políticas”.

    O amadurecimento político do PT… nos leva a …realizar alianças políticas para a sustentação de um projeto político-social …”.

    ALIANÇAS?? COM QUEM?? COM CALHEIROS?? COM COLLOR??

    SUSTENTAÇÃO DE UM PROJETO POLÍTICO-SOCIAL COM ESSES DOIS ELEMENTOS??

    ESSES CARAS DO PT SÃO MESMO UNS BRINCALHÕES.
    É MUITA CARA DE PAU.

  • Herbert

    É… o PT ta perdendo sua identidade a cada eleição, desde que o LULA ganhou as eleições para presidente. Anterior aquela época, o povo andava desesperançado, insatisfeito com os modelos governamentais anteriores. O povo tinha medo do modelo Lula, más isso não foi suficiente pois, a vontade do povo por um país melhor, sem exploração ou venda do país (privatizações) que vinham acontecendo descaradamente, enriquecendo o setor privado e empobrecendo o Brasil, e o povo principalmente, que dependiam do que era público. Em se tratar do PT ser da causa sindical, o povo se sentiu seguro em votar porque aí teriam a certeza que esses crimes (privatizações criminosas) não seriam mais feitas e que o Brasil não seria mais explorado dessa forma suja de enriquecer uma minoria e empobrecer cada vez mais os necessitados que é o povo como um todo. O que vejo hoje me dá medo novamente, porque vejo o PT perdendo sua identidade, chego a pensar que já seria a hora de criar um novo partido, para quando o PT perder a noção de sua identidade, estarmos seguros mais uma vez e votar nesse novo partido. O que acontece é que quando o PT ganhou, ele estava cercado desses sanguessugas que não se conformava, más foram obrigados a engolir e continuaram tentando minar a característica do partido. Lula foi eleito esmagando seus adversários nas urnas, não pela pessoa “Lula” mas sim pelas suas idéias de governar. Era bom lembrar que o povo todo estará sempre a favor do público e não a favor do privado, pois mesmo esses poderosos que defendem o privado, nunca serão mais fortes que a opinião pública. Caso o PT perca sua identidade, com certeza escolherão outro partido para substituí-lo com o que o povo quer. Será que o PT (Partido dos Trabalhadores) passará a ser Partido da força privada?

  • rogerio barboza

    O PT em Alagoas vive uma situação delicada nesse momento pós processo de desmoralização ideológica. Efetivamente perdeu o rumo, se é que já o teve algum dia. O seu presidente local envolveu-se num proceso “promíscuo”, onde a legenda está “disponível” aos neo aliados, sabe-se lá a que preço. A nota da corrente “Democracia Socialista” é uma pérola, senão vejamos; 1- Fala que o PT é um partido de esquerda, como se isso hoje fosse uma credencial de moralidade e bons propósitos, o que convenhamos não é o caso, basta ver a prática politica da agremiação. 2. Que a legenda é comprometida com os anseios populares da maioria. Perderam-se na leitura de “o Príncipe”, pois os meios corromperam os fins e os transformaram em mera retórica de um discurso vazio e fisiológico, bem ao estilo venezuelano de ser. 3. Partido comprometido com transformações profundas nas relações de poder na sociedade. Ora, nesses quase 10 anos de PT no poder, as transformações que ocorreram foram mais em função da conjuntura global do que fruto de um projeto nacional. Pois os anseios básicos como saúde de qualidade, educação, segurança e infraestrutura não apresentaram significativas mudanças, basta considerarmos o processo de mercantilização da saúde, os pessímos indicadores da educação acentuando as desigualdades regionais. A luta continua COMPANHEIROS.

  • Vitor

    Caro Ricardo, a julgar pelos poucos comentários sobre as novas filiações de hoje,é certo que não serão estas as peças importantes no próximo pleito. O “filho” postiço do Biu, e o “esqueleto” do armário do prefeito não encantam e não desencantam. O nome não estará nesses, nem pra vice, pode apostar. Quanto a responsabilidade pela cassação do Neri, isso só se deve a estupidez do próprio, pois foi flagrado no dia da eleição pela PF, era só uma questão de tempo.

  • celso

    Agora estamos vendo que FERNANDO COLLOR transformou o PT em uma GALINHA VELHA e GORDA para servir de CHOCADEIRA para toda espécie de político do seu PANELÃO de RATÃO e RATAZANA que ele formou nas eleições de 2010.

  • fred

    MEU CARISSIMO RICARDO, O NOSSO POVO TEM QUE LER TUDO SOBRE A HISTÓRIA DA ROMA ANTIGA, E ISSO QUE ESTAR OCORRENDO COM O NOSSO PT, TINHA CASO SEMELHANTE ]. E PASME NADAM MUDOU E NÃO VAI MUDAR.QUANDO ADOLESCENTE TINHA UMA PAIXÃO E CONTINUO TENDO PELA POLITICA, MAIS APRENDI VENDO E OUVINDO ROBERTO JEFERSON, E UMA FRASE DELE MIM SOU NUS OUVIDOS ATÉ HOJE¨AQUI, NÃO TEM NINGUEM NEM MELHOR NEM PIOR DO QUE EU, TODOS SÃO IGUAIS¨.

  • jorge oliveira

    Alguns comentários aqui, do tipo pinga-fogo.
    1)Almeida com raiva do Marcelo Palmeira, por causa do Nery? E era para o Marcelo ficar calado?
    Agora o Almeida entendeu tarde, porque o Marcelo foi para a SEAS.
    Vai disputar eleição majoritária, com o peso do PP.
    2)O Almeida, enquanto for prefeito, será um lider na capital.
    Já Benedito de Lira será um lider regional, por mais 7 anos, no mínimo.
    Veja a mobilização que ele fez hoje, com o PP no Centro de Convenções. Força total.
    3) Que desgaste para os senhores Galba, filho e Galba, neto, hein?
    O Galbão, direitista militante e militar, deve está puto, com tanta burrice. Passar da direita radical e pequeno burguesa, para um partido populista, impunimente, negando o pai?
    4)E essa vai para o Hebert, sobre PRIVATIZAÇÕES:
    Em que País, você vive?
    – Os aeroportos estão sendo privatizados pelo PT, descaradamente.
    – As privatrizações dos portos avançam como o PT tambem. Aqui mesmo em Alagoas, teremos um.
    – A Petrobrás, sob o comando do sindicalismo petista, já tem 70% do seu capital privado e pior estrangeiro(exemplo: ABREU E LIMA, venezuelana).
    – As 10 melhores estradas do Brasil, são as de SP, privatizadas pelo PSDB de São Paulo, e uma pesquisa de opinião, as aprovam esmagadoramente.
    – Porque o PT não estatiza a Vale do Rio Doce e a EMBRAER? Será porque elas são as únicas empresas do Brasil, além da PETROBRÁS, reconhecidas mundialmemte, e quando o Lula ia lá fora, enchia o peito a falar bem delas?
    – E agora foi abolida as LICITAÇÕES.
    FUI.

  • Mário

    Ricardo, não sei o porquê de tanta ira do nosso prefeito em relação a uma pessoa que está galgando sucesso em sua vida pública com os seus próprios méritos e esforços. Não o conheço bem,mas o comentário é que é uma pessoa de bem e tem DEUS no coração. Vá em frente Marcelo Palmeira e continue sendo um homem reto e íntegro.

  • chico lopes

    Hoje o PT de Alagoas, descupe os outros, que não vem na minha na minha memoria no momento,desde seus fundadores locais,não chegam nem aos pés,do sr Thomas Beltão,esse sim,tem propriedade pra falar pelo partido,um homem de bem,honesto e de carater respeitado, por todos, sejam eles politicos de qualquer partido ou pessoas que não tem e nem gostam de politicos,principalmente os falsos moralistas de seu proprio PT,que na verdade vivem brigando e traíndo entre eles mesmo,pura demagogia,caro Thomas esse PT de hoje com os P,J.M,R,etcssss,não é mas o teu partido.

  • funcioanario satisfeito

    Marcelo Palmeira é o melhor secretário que ja passou na assistencia social melhor do que solange,alvaro machado,arnobio entre outros,estamos com vc pro que der e vier.

  • Anti-Corrupto

    Porque esconder o que é real,o PT de hoje é um partido fisiológico igual aos outros,não é estranho as filiações de políticos do tipo de Maquinho Madeira(PTB),de Fernando Collor,João Lira, Ronaldo do INSS(PMDB de RENAN),porquê não Galba Novais, que é de qualquer partido. O PT enterrou o ideal de pureza e aderiu praticas do clientelismo, troca de valores,cargos e dinheiro…e uma PENA!!

  • sabe tudo

    A nossa presidenta Dilma, precisa ser informada das fichas das pessoas que estão fazendo parte do PT, e de quem deseja se filiar. Pois ela é uma pessoa de bem e não merece ter ervas daninha no seu partido.

  • Ruslan Queiroz

    Prezado -> jorge oliveira, excelente POST, É por ir mesmo.
    .
    CENÁRIO LOCAL, 2012.
    .
    Ciço preciso de maneira “DESESPERADO” de uma MANDATO (IMUNIDADE).Mas porque?
    .
    Fico pensando,depois de TANTO “TIRO no PÉ” ciço TRANSFERE VOTO?.
    .
    As obras que foram executadas, seriam feitas de qualquer forma, não ha nenhuma “D-I-V-I-N-D-A-D-E” em Ciço nisso, como ACREDITAM alguns.
    .
    Acho leviano qualquer um que queira ter “C-O-L-A-D-O” em Suas COSTAS as TRAPALHADAS de Ciço, Olhe lá, esta Herança não a das melhores…ja teve pior, mas isso não é mérito.
    .
    Fico pensando… em breve uma Rebelião de Lobbystas e digo mais:
    .
    ” 2012 promete uma CHUVA de Dossiês tipo: CONTRA E A FAVOR a ciço”
    .
    Só um “Sangue NOVO” na Prefeitura é o que vai me MOTIVAR ano que VEM, os VELHOS CACIQUES locais já Fizeram demais, não desejo ver os Eternos Candidatos: Já não tem APELO, ja deu!
    .
    Eles podem e devem ser Consultados, mas não como candidatos a Prefeito.
    .
    “FIGURINHA REPETIDA, NÃO PREENCHE ÁLBUM.”
    .
    ==
    PRA QUE NUNCA, NUNCA SE ESQUEÇA!:
    http://www.youtube.com/watch?v=1RBW-qdLlDE
    ==
    OS BAIRROS AINDA ESTÃO A PROCURA DELE… POUCA COISA MUDOU…

  • neide silva

    Ideologia das Correntes

    A DS Corrente do Enesto Tomas Beltrão recebeu de braços aberto o vereador Galba Novaes para ser candidato a senador na chapa de Lenilda Lima da DS o dep.judson o mais enesto defedeu a coligação com o PDT para eleje Paulo Corintinho e por debaixo dos pano o enesto judson levou a esposa do dudu albuquerque que foi preso na taturana e agora e bricadeira o chegado ticianelli aquele do pc do b que levou o Fernando Collo nas costa e quem manda no gabinete do dep. judson

  • neide silva

    pt na semed ou DS!

    Caro ricardo todos sabem que Tomas e o Sinteal e quem manda na semed os outros otarios do PT fica so de configuração tomas abilidoso da troba em todos sera porque cico gosta dele mas quem perde e a educação que continua a mesma

  • neide silva

    fofoqueiro do PT

    Eu fico pensado Roseane Beltrão entrou no PT e a DS ficou caladinha ainda foi bate palma Neo Tomas ainda queria coloca DUDU Ronalsa no PT a mais e primo tudo bem

  • neide silva

    Eu não sabia neo Judson Cabral ficou caladinho se Eu conheço este rapaz ele e capaz de bate muita palma no dia alguem duvida

  • Antonio

    Ricardo tanta discussão sobre novas filiações e Nenhuma discussão sobre a posição do PT sobre a PEC 300, Criação de um Piso Salarial para os Servidores Policiais, já que a Presidente Dilma se coloca contraria , seu líder de Governo é contrario, o Presidente da Camara também é contrario, Qual é a Posição do Partido dos Trabalhadores ? NÃO ACREDITO QUE O PT SEJA CONTRARIO, se for, esta jogando no Lixo, toda Sua historia e traindo os trabalhadores Policiais, com a palavra Joaquim Brito.

  • heyder pereira campos

    MESTRE, E DIZER QUE NO PASSADO, A DS ERA O CENTRO DE INTELIGÊNCIA DO PT. MAS ISSO ERA DO PT ANTIGO, QUE NÃO ERA GOVERNO. DEPOIS DA ERA LULA E AGORA NA ERA DILMA INVENTARAM TANTAS CORRENTES E TANTAS DERIVAÇÕES INTERNAS QUE O PT SE DESCARACTERIZOU COMPLETAMENTE. NUNCA GOSTEI DO PT, MAS PREFERIA ELE COMO OPOSIÇÃO. DAVA GOSTO DE VER. COMO BERRAVAM! HOJE, EM NOME DE UMA GOVERNABILIDADE FAJUTA, ESTÃO,(DESCULPE O TERMO) “ABRINDO AS PERNAS”!