Demorou, mas aconteceu o que já era esperado (veja nota abaixo).

Várias correntes do PT de Alagoas se uniram contra a filiação da família Galba Novaes à legenda lulista. 

Hoje, eles elaboraram uma nota – de circulação interna –

defendendo “o caráter criterioso nas filiações ao partido”, deixando claro que não aceitarão o ingresso do presidente da Câmara de Vereadores de Maceió e do filho dele, Galba Novaes Neto.

E vão além – não na nota, mas na discussão interna -: a Executiva Municipal do PT de Maceió vai se reunir no próximo sábado e, por maioria de votos, deve rejeitar a filiação de Galba Neto, cuja ficha partidária – assinada – chegou ontem ao Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores.

Resultado: obrigaria a Executiva Regional a mudar a provável decisão, com as consequências previsíveis.

A nota é assinada pelas seguintes correntes partidárias:

– Mensagem ao partido (que engloba, hoje, a DS – Democracia Socialista, de Tomaz Beltrão e Lenilda Lima)

– Articulação de Esquerda

– O Trabalho

– E a novata Inaugurar um novo período

O documento – repito, de circulação interna – é dirigido aos militantes e comandantes da CNB – Construindo Um Novo Brasil -, que agrega Joaquim Brito, Paulão e Ronaldo do INSS, suas principais estrelas.

Há motivações – digamos – ideológicas entre os manifestantes contrários à filiação dos “Galbas”, mas há, também, uma questão pragmática: os petistas acreditam que conseguirão fazer dois vereadores em Maceió, no próximo ano.

Um delas seria de quem? De Galba Novaes Neto.

Diga-se de passagem, os autores da nota demonstram preocupação com o constrangimento a que o presidente da Câmara de Vereadores e o filho passam, em função do debate interno – que vai se aprofundando -, o que pode tomar contorno de crise pública.

Eles pedem que os militantes da CNB que se manifestem contrariamente às novas filiações, dadas como certo por Joaquim Brito, presidente do PT de Alagoas.

E mais: querem que eles façam os dirigentes petistas voltarem atrás.

Não sei se será mais possível.

Lá em Brasília, Galba Novaes conversou, ontem, com o seu “guru” político, senador Fernando Collor de Mello. Uma conversa que teria tido a participação do próprio Brito e do senador Renan Calheiros – que não quer Galba como candidato a prefeito de Maceió, muito menos pelo PT.

Se ele – Calheiros – disse isto a Collor? Duvido.

Mas a “turma do contra” (“dinossauros sem voto”, como disse Brito?) decidiu que vai levar o embate até o final. Seja ele qual for.

CARTA AOS MILITANTES E FILIADOS DO PT QUE PARTICIPAM DA CNB

 

Nos últimos dias, em Alagoas, o Partido dos Trabalhadores tem aparecido com destaque na mídia por dois motivos: a prisão da prefeita Sânia Tereza, de Anadia, acusada de ser a mandante do assassinato do vereador Luiz Ferreira, e as declarações do presidente do diretório Estadual do partido, Joaquim Brito, anunciando que convidou o vereador Galba Novaes (PRB) e seu filho, Galba Novaes Neto, para se filiarem à legenda com a perspectiva de disputarem mandatos. Os dois fatos provocaram reuniões da Executiva Estadual do partido. 

No caso da prefeita Sânia Tereza, a direção do PT resolveu suspender a sua filiação como demonstração de que o partido quer a apuração do crime. Sobre a filiação do vereador Galba Novaes (PRB) e do seu filho, a Executiva Estadual resolveu remeter a questão para o Diretório Municipal de Maceió, que até o momento ainda não se reuniu. O cuidado com que os dirigentes têm tratado a questão se deve ao modo responsável de agir com o pedido de filiação de uma personalidade pública, com quem temos convivido de forma respeitosa. Não interessa um debate público que possa provocar desgaste aos envolvidos. 

Para surpresa de muitos dirigentes partidários, os jornais estampam o anúncio, feito pelo presidente do PT no estado, Joaquim Brito, de que as filiações eram fatos consumados e que somente uma minoria de “dinossauros”, sem votos, é que estava contra a filiação. Essa surpreendente atitude foi acompanhada do envio da ficha de filiação de Galba Novaes Neto ao Diretório Municipal de Maceió, demonstrando claramente ser essa uma prática de desrespeito às instâncias partidárias e irresponsabilidade para com imagem do vereador e do seu filho. A iniciativa de forçar a barra da filiação, inevitavelmente, vai provocar um debate público, que estava sendo evitado. Uma negativa de filiação não engrandece o currículo de ninguém. 

Entretanto, como a situação é pública e a decisão tem que ser tomada com brevidade, as correntes políticas do PT, abaixo assinadas, conclamam os militantes e filiados, que se alinham com o campo político da Construindo um Novo Brasil (CNB), a cobrarem dos seus dirigentes que respeitem as instâncias partidárias e preservem o caráter criterioso nas filiações ao partido. A prática petista de debater os seus problemas políticos para se tentar construir consensos está sendo atropelada. Dá forma açodada como foram conduzidas essas filiações, só nos resta tomar a decisão de não aceitá-las. Lamentamos pelo desgaste que essa atitude venha a provocar aos interessados. Temos a plena consciência que tentamos evitá-lo. 

Outrossim, lembramos que as correntes políticas abaixo assinadas e seus militantes têm contribuído historicamente com a construção do PT, merecendo, portanto, um tratamento mais respeitoso por parte do presidente Joaquim Brito, que insistentemente tem se referido aos que não concordam com as suas posições como sendo dinossauros sem votos. Repudiamos qualquer atitude de intimidação dos dirigentes petistas. Essa não é a conduta ética preconizada nos nossos estatutos. Defendemos, ainda, a unidade partidária como principio de ação, principalmente num momento em que várias categorias estão em greve ou em mobilização (correios, bancários, petroleiros, etc.). É nossa responsabilidade estarmos unidos para apoiarmos a luta dos trabalhadores. Essa é a história do PT. 

MENSAGEM AO PARTIDO

INAUGURAR UM NOVO PERÍODO NO PT

ARTICULAÇÃO DE ESQUERDA

O TRABALHO

 

 

 

Candidato a vereador, Pinto de Luna decide ficar no PT
Assembleia quer R$ 150 milhões; Governo oferece R$135 milhões
  • Obronio

    ME FAZ LEMBRAR O QUADRO DO ZORRA TOTAL: VALÉRIA E JANETE. “CALA A BOCA LESADA, TÚ NÃO TÁ EM CONDIÇÕES DE REJEITAR NADA, PEGA O PRIMEIRO QUE APARECER E FICA CALADA QUE O RESTO É LUCRO”.

  • Fernando R.D

    Até parace que o PT não é um partido prostituto. Apoiar Collor e Renan não macula a imagem (!?) do partido? Sai pra lá, PTralhas!

  • Amigos da Rotary

    Quem são esses dirigentes do PT … que não querem o GALBA NOVAES e aceitaram o Marquinos Madeira… e hoje é Dep. Estadual …

    GALBA NOVAES no PT … o pai … Prefeito de Maceió … e o Filho Vereador…

    Acredito que se o GALBA NOVAES (Pai) for Vereador pelo PT … o PT terá 5 ou 6 Vereadores …

  • fred

    ESSA TURMA DO PT NÃO APRENDE MESMO. POIS É ASSIM: BOLSO ESQUERDO E BOLSO DIREITO, LEMBRAM DO NOSSO MENSALÃO, AI SIM DAVA PARA QUALQUER BOLSO.

  • OS BISPOS NOVOS PETRALHAS…

    OS DINOSSAUROS SEM VOTOS BEM QUE PODERIAM VOMITAR A CARNIÇA QUE COMEM DA MESA DOS NOVOS CORRUPTOS NÉCIOS BISPOS – CNB – PETRALHAS.QUANTO MAIS REXEM NO ESTERCO DE SUAS AÇÕES, MAS CHAFURDAM NA VERGONHA… SOCIALISTAS DE M…

  • jorge oliveira

    O Galba é da direita militarista, como seu pai sargento EB Galbão.
    O pai não enxergava um palmo, além do voto comprado.
    Alagoas e Maceió, precisa de memória. Onde estão os jornalistas de verdade?
    A família Novaes sempre foi uma máquina vergonhosa de comprar votos.
    Fora o magro soldo militar do Galbão, não tem um ferrolho na porta desses caras que não foi da política vil.
    O Galba vai prejudicar a legenda, que já está muito desmoralizada aqui e no Brasil.
    Agora ele Galba querer se passar por progressista é demais. Tem apenas o discurso de “cerca lourenço” mentiroso. É rancoroso e vingativo. Isso prá mim são defeitos, sempre.
    OU O PT OU O GALBA, VÃO PASSAR POR CONSTRANGIMENTOS.
    Acho mesmo que nem o PSDB, que tem foco no Estado Desenvolvimentista, aceitaria Galba, pelos vícios que tem.
    Lembram do Diogo Gaia direitista? Tomou uma vaga da esquerda, em 2004.

  • LUIZ DO PT

    AO POVO ALAGOANO

    O NOSSO PARTIDO ESTÁ ULTRAPASSANDO TODOS OS LIMITES DE NOSSA PACIENCIA.
    CASO SE CONCRETIZE MAIS ESSE ESCANDALO, IREMOS INICIAR UM MOVIMENTO DE DESVILIAÇÃO.
    LUIZ

  • celso

    Quém é Galba Novais? É a cria do FERNANDO COLLOR que foi banido da Presidência.

  • ARTUR

    QUAL A DIFERANÇA DO GALBA E FAMILIA, DO MARCO MADEIRA E DO RONALDO DO INSS PARA RENAN, SARNEI E COLLOR? TODOS SÃO IGUAIS E JA ERA O PT.
    QUANDO RENAN E COLLOR SE REUNIREM COM O PT EM BRASILIA O NEGOCIO MUDA. É SÓ AGUARDAR.

  • Milton

    Risível a nota. O PT falar em caráter criterioso na filiação….Galba e PT se merecem…assim como se merecem PT e RENAN, PT e COllor, Sarney, Romero Jucá, Cícero Almeida, Marquinhos Madeira, Ronaldo do INSS….

  • Frederico Farias

    Essa carta não passa de pura pirotecnia, coisa pra inglês ver. Por que? Respondo com uma pergunta: desde quando alguém que se apresenta com aliados “históricos” como os coronéis Calheiros e Collor (a dupla CaCo) tem estatura moral para rechaçar a dupla filiação de “meu pai-pai” e “meu garoto”?
    Alguma dúvida??

  • otoniel

    É assim é se eu quiser me filiar ao PT eu tenho de falar com Renan e Collor porque eu quando me filiei ao PT de S. Paulo eu não falei com Jose Serra nem com Paulo Maluf eu falei com o pessoal do PT.
    Eu quero me filiar ao PT de alagoas mais se for preciso falar com Collor e Renan
    vou desistir. Agora estou entendendo porque Roseana Beltrão não deu à minima para esse Joaquim Brito as pessoas inteligente do PT deve passar muita raiva desse presidente do PT de alagoas porque pelo o que vi nesses 4 anos que estou aqui em alagoas é esse Joaquim Brito na sombra do Renan e do Collor.

  • rogerio barboza

    A realidade partidária do Brasil é uma grande piada(DE GOSTO DUVIDOSO), imagine que se o glorioso PT é “IDEOLÓGICO”, quem seriam os “FISIOLÓGICOS” outros? Como diria o comandante em chefe da esquadra Lulista em Alagoas: é uma verdadeira DIARRÉIA.

  • marcio antonio santos

    O PT de alagoas acabou desde quando Heloisa Helena saiu .agora td mundo quer ser pt tambem estar no governo tudo mundo quer comer uma fatia do bolo eu sou petista a 15 anos mas estou saindo fora,prq.agora é marquinhos,ronaldo do inss e outros mas cd o nosso partido.

  • maria da gloria santos

    porque vcs apagam as mensagem.

  • Ruslan Queiroz

    Dinosauros( Os que ainda sonham com a ALBÂNIA NORDESTINA…);
    .
    Galba Novais, é uma Questão Menor… diante dos seus problemas Internos…
    .
    Olhem pra seus Pares:
    .
    Paulão ( Ele vai sim pra VALA-COMUM, não tem JEITO)
    .
    Medeiros e Marcos ( Novatos sem força, atrapalhando os que tem História)
    .
    ISSO SIM, esta Confusão é pra O FUSCAR a LAMA que se Aproxima,mas não cola comigo.
    .

  • PRB

    GALBA Novaes é amigo, Galba Novaes é do povo…eu quero galba denovo, seja no PRB ou no PT,carater e capacidade ele tem pra os dois.

  • MARCELO

    Eu nunca me enganei com o PT. Cantei esta pedra do jogo para o Jorge que não conseguia ver um palmo além do nariz sobre o caminho que o PT estava trilhando há muito tempo.
    Agora, terminar obedecendo Renan e Collor, aí é avacalhar mesmo.
    Quando a HH saiu do PT, a coisa já estava começando a feder. Em nome da aliança pela governabilidade, veio o meleiro no lamaçal fétido da carniça do poder.

  • olavo

    PAULÃO, JOAQUIM E RONALDO ESTE É O NOVO PT QUE NÃO É DO TRABALHADOR E SIM DO EMPREGADOR, QUE PENA ALAGOAS NÃO MERECE ESSES LIDERES.

  • PANGARAVE

    E esses febrentos ainda tem coragem de falar de Heloisa Helena.O velho PT já era, ideologia, demagogia, bajulação, tudo no mesmo caçuá…

  • Luciano

    As coisas na politica mudam. O PT não é o mesmo de ontem e não será a mesma coisa amanhã. Qual o critério de filiação no PT? Será que existe. O PT é um partido livre que permite que qualquer pessoa ou trabalhador faça parte desse partido, isso questão que os petistas deve resolver. O que fica claro que cada vez mais o PT em Alagoas fica mais fraco, com suas crises e com comentário infeliz do seu dirigente. Que acaba dando motivo para outras forças internas se manifestarem. Mesmo como ele diz não tem força no partido, que todos sabem que é verdade. Quem controla o partido é CNB, apesar de ela contar com apoio da DS que tendência essa não perde oportunidade quando o assunto refere-se a cargo. As outras forças não tem peso, fala nas plenárias como forma de desabafar. Já que não tem espaço politico para expor suas ideias. O PT nesse momento precisa refletir o que ele que para o futuro dele. Se um Pinto de Luna que pensa individualmente e não coletivamente, o Marquinho Madeira que defende o interesse do seu Pai não do partido ou Ronaldo do INSS que não diz para que veio e ainda com ligações profundas com Renan. PT vá luta pela sua própria sobrevivência e não esqueça o motivo pelo o qual esse partido foi criado.

  • carlos

    Luiz do PT,acorda o carater se foi há muito tempo.O vocês do PT,falam e agem é completamente diferente e não tem coerência nenhuma.Já acreditei,que o PT,era dirente bastou chegar no poder so escândalos é os mesmos só mudaram os personagéns.Tanto faz,tanto fez,você disfiliar ou não nada muda mais em relação que um dia o povo pensou o que ia ser O PT.Já vai tarde e leve o Paulão Taturânico ex-simbolo da moralidade do PT de Alagoas!!!!!

  • carlos jorge

    O que esta por traz!

    circula nos batidores do pt que os principais fatores da não aceitação da filiação dos Galbas e para não gera insatisfação ao prefeito Cicero Almeida na verdade existe o apego de cargo pela ds e demais correntes na Educação e SMTT se o fator e ideologico porque o assessor de Judson Cabral filiou a filha da vereadora fatima santiago

  • Herbert

    eu até entendo a postura do pt de repudiar a candidatura do Galba, pois se o partido teve suas baixas agora em escandalos, colocar o galba, afundaria de vez o partido, porque depois do Ricardo barbosa ter assumido publicamente que era a favor do aumento dos vereadores e que Galba apoio inclusive foi a voto trágico, e que acabou com a imagem daqueles que lá estavam por uma desconfiaça da heloisa e alguns vereadores. E por final retiraram do fundo lá dos anais do baú sei lá de onde, que a votação ja havia sido feita anteriormente e que o povo deveria ser obrigado a aceitar. A imagem que o povo tem, da maioria daqueles vereadores é que são sangue-sugas, por que? porque sangue-suga só faz sugar sangue, não faz nada além dissso, não contribui em nada para população, más caia alguem no seu açude e verá quantos sangue-sugas grudarão em vc.

  • eduardo

    É um aviso para o Galba. Talvez até consiga a filiação, mesmo com o nihil obstat do Renan, no entanto, essa turma não vai largar o pé dele( exceto se ganhar a prefeitura, aí vai ter doce para as crianças ). PT não é para todos, é para iniciados. Mesmo com a torcida de Collor que teria um representante dentro do PT, mesmo com a anuência do REnan. PT Alagoas é para iniciados.