O presidente da OAB, Omar Coêlho de Mello, não questiona a legalidade da Emenda à Lei Orgânica do Município que altera o número de vereadores da capital. Mas bate pesado na alteração prevista:

– Esse acréscimo é imoral.

Para o dirigente da Ordem, “infelizmente, a Câmara tem oferecido muito pouco à sociedade. E não é por falta de vereador. O número é claramente suficiente, não havendo motivo para aumento”.

Ele adiantou que a entidade vai se manifestar oficialmente sobre o tema, mas adiantou que posição não será diferente da que foi manifestada, agora, a este blog.

Omar Coelho de Mello contou que foi avisado por alguns vereadores de que seria convidado a participar de debate na Câmara sobre o assunto, “mas isso nunca se confirmou” – completou.

Apreensão de droga pode render até R$ 3.200,00 de bônus para policial - projeto está na Assembleia
Prefeita cassada de São Miguel deve entregar documentos e contas ao MP antes de Clemente assumir
  • sertanejo cagota

    Eu concordo que aumente o número de vereadores para 50, mas com uma condição: trabalhem em horário comercial com ponto eletrônico e recebam salário mínimo… Que acha Ricardo?

  • Luis Alberto

    Ricardo,é muito engraçado atirar nas vagas dos vereadores, dizer que é imoral, e os advogados do precatório que so deixa os servidores receber 10% é imoral Dr Omar Coelho….

  • Roberto Campus

    Griffo: “infelizmente, a Câmara tem oferecido muito pouco à sociedade. E não é por falta de vereador. ”
    .
    Muito POUCO mesmo!, A cidade estar Atrasada nas questões de Transporte coletivo, Ciclovia, Lixo.
    .
    O que uma Parcela faz?
    .
    Apenas pensar nos DOADORES de CAMPANHA pra Próxima Eleição, eles AMAM Lobbystas e se fazem de “ROGADO” qdo a Imprensa Aponta Tão Relação Conflituosa.
    ===
    Eleitor, se seu candidato não cumpriu 20% do que ele prometeu…na eleição passada.. DESISTA dele e VOTE em OUTRO.
    ===

  • bem informada

    É realmente existe muita coisa imoral na nossa terra.

  • Uma alagoana

    Deveria ter 5 vereadores na capital, e 3 vereadores no interior,iria sobrar muito dinheiro que seria usado p/ o bem da população.P/quê tanto vereador? Só ocupando espaço,porque trabalhar que é bom? Só assim trabalhariam como nós cidadãos comuns,com a mesma carga horária.

  • josé lopes de lima

    Quem ousar a questionar o posicionamento da camera de vereadores será descartado Sr Omar Coelho. esse lider galba novaes é pau mandado de grandes figurões dessa política Alagoana
    deveriam fazer era uma auditoria nas receitas do municipio de maceió para trazer para a realidade do duodecimo da casa…

  • Valdeck

    Que a cidade de Maceió tem crescido, todos concordamos. Que a demanda da população tem aumentado, todos estamos de acordo. Que a cidade precisa avançar, modernizar-se, é fato. Destafeita, os vereadores, em tese, teriam mais trabalho, responsabilidades, contudo, o que tem ocorrido é o distanciamento com a população, causa fim de sua existência. Antes de uma proposta absurda, deveriam arregassar as mangas, trabalhar, mostrar resultados, assim talvez a população discutisse tal proposta, não para já, mas para um futuro assim como o projeto de VLT na Fernandes Lima. Como se vê, num futuro bem longínquo.

  • André

    Eu acho arretado tudo isso,tem vereador perdendo o soninho porque na proxima eleição tchau mandato…kkkkkkkkkkkk
    eu acho é bom!!!!

  • jal

    tudo bem mais dr.Omar è aquele tereninho de 20 milhões doado pelo gorvernador e o que?

  • ricardo .

    Xará,eu perguntei a 216 pessoas de todas as religiões,cor e etc….ninguém quer aumentar o número de vereadores,ao contrário,pasmem,diminuir!

  • Celso Tavares

    É amoral gastar-se tanto com os Poderes Públicos e deixar a população ao léu. Parece que vivemos numa aristrocacia, onde os condes, duques, principes et caterva sugam tudo o que podem dos contribuintes.
    Como será a nossa Bastilha?
    Em tempo: isso inclui as festas, inclusive as financiadas pelo Ministério do Turismo,nas quais gastam-se indevidamente quantias astronômicas. Enquanto isso, as crianças têm uma educação ridícula ou perambulam pelas ruas e ai de quem se meter a besta e adoeça.

  • Celso Tavares

    Ah, esqueci: espero que a Câmara seja digna do título de cidadão honorário de Maceió que me concedeu.

  • Paulo Sérgio

    O aumento no número de vereadores pode até ter o respaldo da lei. Mas, como já comentei anteriormente, tudo é uma questão de interpretação do nosso idioma. Quando a lei diz que “até 31 vereadores”, isso deixa bem claro que o aumento não é obrigatório. Pelo jeito teve gente que faltou às aulas de Português, e com certeza não fui eu.

  • HEYDERPEREIRACAMPOS

    MESTRE, HOUVE MESMO ESSE TAL DE DEBATE ? SEI NÃO, MAS EU ACHO QUE A GENTE PRECISA DE IR MAIS A ESSA CASA DO POVO. SÓ PRÁ VER O QUE ÊSSES CARAS ANDAM APRONTANDO. COBRAR DE VEREADOR NÃO DÁ CADEIA, NÉ ? OU DÁ ? E SE APARECER POLÍCIA LÁ, QUEM DEVE SER PRESO ? OLHA MESTRE, ESTOU VOLTANDO MAIS MINEIRO DO QUE NUNCA. VOU PRÁ OPOSIÇÃO, AQUELA, SABE ?

  • Rodrigues silva

    maceió precisa de mais médicos,professores e policiais.De vereadores já basta oque tem e quase nada
    faz por nossa cidade

  • lamartine lins

    O maceiense esta carente é de edis de qualidade e não de quantidade… parabéns Ricardo pelo enfoque do assunto…

  • Maceioense ligado!

    Realmente é um desrespeito para com o povo essa maneira imoral de legislar em causa própria, ou seja, para o enriquecimentos dos partido políticos. Todo mundo sabe disso. Acorda Maceió. Vamos as ruas protestar o inchaço da Câmara de vereadores. Quem paga os salários deles somos nós.Basta!

  • Narciso de Portela Matos

    Apesar dos Alagoanos merecerem, eu sou a exceção. Mais onze parasitas não!

  • pontes

    E nada para vista das coisas que acontecem na assembléia legislativa isso aqui é alagoas aguenta mais essa eleitores.

  • Tania

    Precisa REDUZIR o número de vereadores, reduzir o gasto desnecessário já que não produzem nada que seja significativo em prol da população.

  • Pela Igualdade

    Aumentar o número de vereadores antes de mais nada é inicialmente diminuir o salário desses supostos parasitas. Como se não bastasse diminuir os salários desses supostos parasitas, estaríamos ainda ampliando a base de assessores, distribuindo assim mais empregos. Aumentando a base, em tese, reduzimos a importância de cada um dele. Um vereador com 21000 votos representa quem ou o quem foi que fêz. Não receber verba gabinete deve significar que todas suas despesas são pagas com o próprio salário, que realmente dá pra pagar tudo. Ideal seria a representação por bairros, mais próximo da população. Ou até quanto mais vereadores menos assessores. Quanto mais próximo estivermos do poder menor a possibilidade de corrupção, a não ser que sejamos nós os corruptos e/ou corruptores. Se o duodécimo está alto, que nos mobilizemos para diminuí-lo. Quanto mais representantes melhor a participação do povo. Nossa democracia é representativa. Agora a OAB tem suas obrigações ou tá virando uma CASTA com essa prova que ninguem mais passa. O MP também seus compromissos com grande número de comarcas sem defensor público. A Justiça de igual forma com comarcas ainda sem juizes. Se ficarmos sem vereador seria bom para o prefeito mas quanto mais vereadores melhor para nós. Oi, sabe de uma coisa, vou querer também ser vereador, vamos também vocês todos.

  • Ruta graveolens (ALIVIA DOR E SOFRIMENTO)

    APROVEITO O GLOG DO RM,PARA DENUNCIAR QUE O TRT19, É UMA VERDADEIRA ESCOLA DE DIREITO; AONDE OS VERDADEIROS DIREITOS DO TRABALHADOR JAMAIS SERÃO CUMPRIDOS.

  • KOBA

    Obrigado, este ESPAÇO DEMOCRÁTICO BARROU NOVAMENTE O MEU COMENTÁRIO!

  • Ricardo Omena

    Omar imoral é a anuidade da OAB/Al mais cara que Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Imoral são os honorários que os servidores pagam aos escritórios de advocacia que vc bem sabe quais são. Imoral é receber um terreno de 20 milhões para calar-se diante do governo téo. E isso é só o começo da imoralidade que lhe passa perto. preste contas aos advogados do dinheiro que a tua OAB arrecada para depois falar dos outros.

  • Edr

    Parasitas

  • alberto

    É moral receber do Governo, um terreno patrimônio do povo, em benefício de uma categoria previlegiada, nada carente, para construir uma sede, quando esta mesma categoria poderia comprar, em detrimento da miséria; da falta de saúde; da falta de educação do povo alagoano? Com a palavra os sensatos da OAB…

  • tyrone

    QUE PENA ALAGOAS ANTIGAMENTE TERRA DOS MARECHAIS HOJE LA FORA CONHECIDA COMO TERRA DA IMPUNIDADE E DOS POLITICOS MAIS CORRUPTOS DO BRASIL

  • carlos

    Bom,não concordo com o aumento do número de vereadores como argumento de que as coisas vai melhorar e sim vai piorar que é mais gente trás de cargo em comissão para seus familiares entre outras coisitas com o aumento do duodécimo tendo como o ceu como limite.A OAB,diz é vergonhoso é,sim como é vergonhoso eles só defenderem a classe como os melhores salários do Brasil,deixando o resto na amargura.OAB,puro cooperativismo,onde seus membros não deviam fazer parte de diretoria se tivesse vínculo trabalista com o governo Federal,Estadual e municipal.

  • josé inacio dos santos

    Dr. Omar concordo plenamente com V.sª, em alegar que é ilegal o aumento de vagas para o Legislativo municipal, más o exame de ordem que arrecada milhões e não presta conta a sociedade é legal?

  • sergio

    Só os maus intencionados podem concordar com essa imoralidade, que é o aumento do número de vereadores. Verdadeiros parasitas, só nos envergonham e nos dão trabalho, pois temos que ir às urnas votar nessa cambada, que após eleitos tornam-se nossos inimigos, só nos prejudicam, pessoas que conseguem dormir tranquilas apesar de mamarem o dinheiro da saúde, da educação e da segurança, não pensam em quantas crianças contribuem para que morram. Pode até ser engano meu, mas não conheço um só vereador que seja digno, honesto e trabalhador, que mereça um voto para reeleição. Essa história que não vai aumentar o duodécimo, só crê quem acredita em coelhinho da páscoa e em papai noel, eles agora falam isso, mas depois de eleitos vão OBRIGAR o município a aumentar o repasse, caso contrário, tudo parado. Serão mais parasitas com imunidades. Será que os vereadores teriam coragem de fazer um plebiscito, consultar os eleitores para aumentar os onze ou para diminuir onze, deixando a vontade popular decidir? pois eles, os políticos, não têm estatura moral para decidir isso.
    Sr. presidente da OAB/AL não fale em moralidade ou imoralidade, já que estas palavras não é do conhecimento dos vereadores, aliás essas como outras: trabalho, honestidade, probidade, isenção, cidadania, ética, civilidade, família (que eles desrespeitam com suas atitudes, principalemnte as suas, o que é que eles passam para filhos e netos? Qual o exemplo? Isso?) e muitas outras.
    Estou começando a sentir saudades da revolução de 1964. Quem se torna político profissional, com certeza, está de má intenção. Antigamente os filhos dos “coronéis” entravam pela janela na faculdade só para ter uma profissão e ser chamado de “dotô”, hoje não se dão ao trabalho de estudar, vão ser políticos com o dinheiro do papai (desviado quando é ou era político).
    A POPULAÇÃO QUE TRABALHA NÃO PODE ACEITAR ISSO!!!

  • JOÃO

    Se reduzirem para dez vereadores,a Câmara funcionará do mesmo jeito,e a cidade de Maceió seguirá a mesma porcaria, afundando a cada dia na sujeira, miséria e desordem urbana.Quem quer apostar ? A questão é de qualidade, e não de quantidade. A primeira (qualidade intelectual e moral), não temos e dificilmente teremos com o nível de instrução da população maceioense. Já a segunda (quantidade de vereadores), temos em excesso e só serve para nos envergonhar.Ouçam a população e sigam o resultado. Ou vereadores não são meros empregados do povo ? Ouçam os patrões e terão o resultado.

  • Antonio Mendes

    E o pagamento de desagio aos escritórios de advogados, dos servidores que querem receber seus precatórios, é o que, Dr. Omar? E a não punição da OAB à advogada Mary Anne, condenada criminalmente por associação ao tráfico não é tb imoral Dr. Omar?

  • Cansado

    Parasitas sanguessugas!!!

  • Vivo

    Apenas corroborando e discordando:

    a. a OAB é uma casta. Fazer parte dela não é para todos, quer pelo exame da ordem, puxadíssimo e não ao alcance de todos os formandos, quer pela segregação feita de forma intestinal. Quem é advogado de carreira e com muito tempo, tem um tratamento; quem não, não é …

    b. a doação do terreno de 20 milhoes realmente é legal; mas não é tao moral assim, haja vistas que este dinheiro bem que poderia ser empregado em outras açoes de governo, como equipar e treinar à exaustão a policia militar.

    c. a câmara municipal (com letra minúscula mesmo) é a bastiã da moral e bons costumes. De um lado HH, que nunca retornou à UFAL, como preconizou por diversas vezes durante a campanha para Presidente e faz-se de guardiã-mor da cidadania.
    do outro lado um apresentador e jornalista esportivo eleito pelo microfone e cameras de tv que, até hoje, não disse ainda a que veio; acompanhado de Galba, Ricardo Traíra do PSOL e outros, que pregam fazer, mas que no fundo, sabemos que não fazem a diferença.
    deveriamos zerar esta câmara municipal nas próximas eleições, mas o din-din do cadastro já está separado e como tem gente na peri da cidade guardando contas e mais contas de luz, água, plano de morte, de vida e dental, para surrupiar grana dos candidatos; esqueçam que nem tão cedo vamos ter novidades no front.

    c. aumento do número de vereadores: sou a favor; deveriam ser pelo menos uns dois mil em Maceió. Onze é um numero acanhado e o município é rico o suficiente para bancar a gastança pública e encobrir as ações não muito publicas do Ciço, o esperto.

    É legal, mas ao mesmo tempo, na visão DELES, é moral e engorda, exceto quando se faz uma cirurgia para redução de estômago …

  • aldo soares

    Sempre estivemos ferrados e mal pagos com a politicalha do país, salvo raríssimas exceções; pois, o mau exemplo começa de cima. senadores, deputados cheios de prerrogativas. fazem as leis e são imunes a elas. Brigam,se matam,fazem “jogo” com empresas, enriquecem ilicitamente como se vê todo dia: e não largam o “osso” (figurado! FILÉ!!)eles são os senhores da ética da moral do PTriotismo. O Sen. Sarney disse que é um sacrifício ser político,vai se aposentar.Concluindo, o que todos sabemos: os de cima são os mestres e os de baixo alunos; seguindo religiosamente seus “sábios”. E meu voto é nulo.

  • eduardo

    É justo os senhores vereadores buscarem o aumento das vagas. Afinal, no ano que vem a concorrência é grande e muitos ficariam de fora, se não houvesse a ampliação. Além do mais, o duodécimo está limitado por lei, eles vão repartir o bolo entre eles mesmos. Além do que, que diferença faz 05 ou 500 vereadores, se deixarem ficar em casa, recebendo sem trabalhar, o município economiza bem mais.

  • Silvano Carnaúba

    Quando o assunto não agrada a OAB ela discorda.
    Quanto ao aumento do número de vereadores alguns come de graça a mais, tanto faz!