Não há sinais de que a crise vivida pelo Hospital do Açúcar possa vir a ser debelada em breve. 

Pelo contrário – o que é lamentável. 

Ontem à noite, depois das 19h, uma reunião da equipe médica que comanda a UTI do hospital decidiu fechá-la a partir de primeiro de outubro.

Um documento assinado por todos os sócios do serviço –que é autônomo, como vários outros do Hospital do Açúcar (o que é comum em outras unidades hospitalares de Alagoas e demais estados brasileiros) – vai ser entregue, em primeiro de setembro, à direção-geral comunicando o afastamento de toda a equipe médica da UTI trinta dias depois. 

Neste prazo, os pacientes internados devem ser transferidos para outras unidades.

É um desfecho terrível para a população, que já sofre – e cada vez mais – com a falta de leitos hospitalares. Mas já era previsível, nos últimos meses, pelos acontecimentos que já são de conhecimento público: greves, cancelamentos de internações etc.

Os médicos da Unidade de Terapia Intensiva, uma equipe das mais qualificadas, apontam as razões da decisão: a direção do Hospital do Açúcar não vem cumprindo os acordos contratuais com os sócios da UTI.

Há problemas, também, com a falta de pessoal de apoio e com a evasão de outros profissionais – médicos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, entre outros.

Participaram da reunião decisiva de ontem à noite, os médicos: José Pinto, Eliel Morais, Paulo Alencar, Ubiracy Mello e Alexandre Mendes.

Eles também vão encaminhar um documento ao Conselho Regional de Medicina, explicando as razões de uma decisão tão extrema.

Tomara que ainda apareça uma alternativa viável para evitar que um caos maior se estabeleça.

O Hospital do Açúcar, com mais de 50 anos de existência, já foi a grande referênciaem Alagoas. Administradodurante muitos anos pelo médico Ib Gatto Falcão, cresceu e se modernizou.

Depois da saída dele, traumática, o Hospital teve sucessivas direções desastrosas, chegando ao estágio atual.

Bancada do "não" vai à Justiça se pedido de anulação de votação na Câmara não for atendido
Ex-desembagador pode disputar eleição em Branquinha
  • Adriano Silva

    Todo mundo sabe que o grande problema do hospital do açúcar é de gestão…porque não afastar a diretoria financeira e fazer uma auditoria….ta na hora de passar a vassoura…AH! que saudade do JANIOS QUADROS…

  • jobson

    Essa situação ja vem a mais de um ano e meio, os médicos sem receber, porém o Antunes sempre nega. Esse senhor, ja faliu a potência da Cooperativa canavieira, agora deseja fechar o Hospital. Onde estão as autoridades deste Estado? Cadê os valentes deputados? e os vereadores? Não desejamos que seja fechado um grande hospital em favor de uma pequena pessoa.

  • LUIZ CAMPOS

    É lamentável isso ocorrer em um estado onde tem carência de hospitais e além do mais com tecnologia inferior a quase todos os estado da nação. Alagoas, para variar, tem hopsitais ruins comparados aqui no nordeste aos vizinhos PE, BA, SE
    Tomara que um grupo de fora vem para montar um hospital digno da população e principalmente dos médicos que sofrem com esses hospitais precários

  • Daniel Damasceno

    Com a palavra a Promotoria especializada em Fundações – Dra Failde Mendonça.

  • manoel silva dos santos

    Isso não pode acontecer com um dos maiores hospitais de alagoas onde muitas pessoas dependem deste para amenizar o caos que é a saúde, existem também muitos funcionários que irão ficar desempregados; tudo isso por causa de um bando de ladrão que está hoje administrando aquele Hospital.

  • CARLOS DOS SANTOS

    ESSA É IMAGEM QUE TEMOS DE UM ESTADO ONDE SE DIZ QUE TUDO ESTÁ EM PERFEITAS CONDIÇÕES. UM HOSPITAL COM MAIS DE MEIO SÉCULO, AFUNDANDO, DEIXANDO DE DAR ASSISTÊNCIA A POPULAÇÃO POR MOTIVOS ADMINISTRATIVOS…ISSO TEM QUE MUDAR, E COM URGÊNCIA, A FINAL DE CONTAS A POPULAÇÃO NÃO TEM CULPA DESSA IMBECILIDADE ADMINISTRATIVA QUE VEM SE AGRAVANDO A CADA DIA, SEM FALAR NOS PROFISSIONAIS QUE LA TRABALHAM E QUE ESTÃO EM FALTA COM SEUS COMPROMISSOS ECONOMICOS POR FALTA DE PAGAMENTOS SALARIAIS.ACORDA ALAGOAS ESTÁ NA HORA DE REAGIR TEMOS QUE DEIXAR DE SERMOS PASSIFICOS E LUTAR PELO QUE É DE DIREITO NOSSO. O FHAIA É UM PATRIMONIO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA SAÚDE DA POPULAÇÃO ALAGOANA NÃO PODE FECHAR AS PORTAS.

  • Pablo Hernandez

    Esta decisão extrema não pode se limitar, simplesmente, ao Conselho de Sócios, na verdade o impacto que será causado com esta decisão extrapola os limites do muro do Hospital.O Governador deveria se posicionar, junto com MPE e o Conselho Regional de Medicina.
    Isto é uma vergonha!

  • Jose Carlos

    Será que na seria a hora do estado assumir este hospital e fazer um hospital geral do estado en vez de construir um novo? Já tem uma boa estrutura, equipamentos, é só mordernizar e entragar para uso da população. Precisa o poder público se unirem agora e propor esta saída para o Hospital do Açúcar, a populaçao carente que precisa agradeceria muito.

  • Revoltado

    Com relação ao Hospital do Açucar, o que me chama a atenção é que o Ministério Públicom está calado,pois a institução é o Fiscal das Fundações e o H.dos Usineiros, é uma fundação e lá no MP tem a Promotoria de fundações. Será que todo o mundo está envolvido com as falcatruas do hospital ?

  • Paulo Lima

    Enquanto não tivermos políticos sérios os serviços de saúde pública ficarão sem rumo? Pobre Alagoas!

  • emanoel martins

    o bom de bola- como todo bom conhecedor, nao é novidade q essa casa iria entrar em crise, e foi tirado um dos maiores responsaveis dessa crise(o dirotor financeiro)causador de toda essa desgraça, ficando o homem q quebrou a asplana(pode?)quem ganha é quem nomeou esse kara pra o cargo, vai quebrar o hospital tambem, cabide de emprego, sim, nao pode pagar os funcionarios q ja estavam, e contratando mais gente, nao seria mais autorizado nepotismo, mas é igual ao senado federal.q existe nepotismo existe, eles q querem assim, os q soa sangue nao tem valor, esse kara sabe so maltratar os funcionarios das fazendas dele, mas nada, e mais ja tem processo.vergonha geral, funcionarios escurraça esse homem do poder.

  • sertanejo cagota

    Se houvesse uma lei obrigando os políticos e seus familiares a usarem a educação e a saúde pública as coisas iriam mudar com certeza…

  • ALAGOANA

    VAMOS TÉO A HORA É ESSA VAMOS TRANSFORMAR ESSE HOSPITAL NO HOSPITAL GERAL DO ESTADO NÃO É POSSIVEL DEIXAR A POPULAÇÃO SEM ASSISTENCIA PODENDO RESOLVER AGORA.

  • Dr. José Pinto

    Caro amigo Ricardo,

    Gostaria de agradecer a reconhecida e permanente preocupação com as questões que são do interesse do nosso povo. No caso em tela, reporto-me às informações divulgadas pelo ilustre e respeitado jornalista, poeta e homem de letras, e poderia acrescentar também, o craque de bola, relembrando as peladas do “Areião” e os bons tempos da praia da Avenida, à época chamada da Paz. Eras então um guri no meio dos marmanjos; entre os últimos, eu lá me incluía. Enternece-me também a lembrança que aflorastes deste gigante, hoje digno integrante da galeria dos grandes filhos desta terra das Alagoas, o professor Ib Gato Falcão. Que bom seria se sempre houvesse espaço para cultuar a memória dos que hoje fazem parte do panteão da nossa História.
    Retornando ao fulcro da questão abordada hoje na mídia, UTI-G do Hospital do Açúcar, ressalvamos que a nossa luta não é para fechá-la, mas para preservar a sua capacidade de resolutividade, mantendo os seus profissionais médicos e demais servidores motivados, salvando vidas, pondo em prática os ensinamentos dos pioneiros médicos visionários que construíram, em meio ao verde, um gigante branco voltado para “aliviar a dor quase sempre, curar quando possível e consolar sempre” palavras do seu pórtico, que temos o sagrado dever de honrar.
    Nós, médicos e servidores, continuamos a enxergar na luminescência de uma pequena vela, representação figurada da nossa UTI-G, o brilho e a flama de uma tocha, a qual haveremos de carregar, enquanto nos guiar o compromisso dogmático com a Medicina e o amor pela causa chamada Hospital do Açúcar.
    O Hospital vive um momento de extrema dificuldade. Contudo, a sua importância é vital para a saúde do nosso Estado, e deixa de ser uma questão apenas dos gestores para ser uma questão plural, não havendo como substituir a sua prestação de serviço no curto e médio prazo. A carência de leitos em todo o Estado, salvo engano, totaliza 50.000 leitos multidisciplinares. Tenho a firme convicção que a resolução da questão perpassa o HOSPITAL e passa a merecer uma firme participação do ESTADO.
    Agradecemos pelo apoio que sabemos permanente, desde que a causa seja justa. E esta o é, e não me refiro aqui à UTI-G, que é insignificante diante da magnitude que representa o HOSPITAL DO ACÚCAR para a saúde do nosso ESTADO.
    Do amigo e admirador.
    Pinto.

  • Rafael Alencar

    Existem 4 funcionários para uma função, enquanto 1 trabalha outros 3 ficam olhando. Muitos fornecedores, funcionários e prestadores de serviços estão sem faz muito tempo!

  • FUNCIONÁRIA DO HOSPITAL

    HOSPITAL DO AÇÚCAR, UM DESASTRE TOTAL, NOSSO ATENDIMENTO NÃO VALE NEM UM REAL….

  • alagoano

    Até onde vai esse sofrimento?
    Paga, não paga, sindicato chega vai embora e o trabalhador continua sem receber (três meses)
    Isto não é uma empresa privada, aliás se fosse os poderes já teriam feito alguma coisa.
    MP, MPT, SECRETARIA DA SAÚDE, INSS, DRT esses orgãos estão fazendo seu trabalho?
    é muito triste.

  • Celso Tavares

    Ricardo, tive oportunidade de trabalhar com o Dr. Ib na SES e, posteriormente, usufrui da sua cultura universal durante a elaboração de uma dissertação (Do xingamento à ameaça: a peste em Alagoas). Respeitando-o, só posso lamentar por tudo o que lhe fizeram e estão fazendo com o seu legado.
    Em tempo: o hospital que recebe o seu nome, em Rio Largo, é tudo o que ele não gostaria que fosse. Haja ingratidão.

  • Periscópio

    O que está faltando p/ o Estado tomar conta de vez deste Hospital, já temos leito do SUS lá que nunca são ocupados, a dívida c/ o Estado e fornecedores e imensa. Este Hospital sairia de graça e o povo teria mais opção na saúde. Governador, marque a sua passagem no governo e adquira algo para a população. Os Empresários já ganharam demais… Privatizar não é a solução do planeta. Já está provado que serviços básicos os governos tem q bancar, vê nos USA… Esse marasmo é que acaba o povo alagoano.

  • Carlos Cardoso

    DR. PINTO, o sr. está sendo a única esperança deste hospital, acho que a última. Este hospital precisa de uma limpeza geral: cortar horas extras desnecessárias, médicos preguiçosos, func. aposentados, pessoas sem compromisso e está direção, gerentes que NÃO FAZEM NADA!!! Dr. Pinto, primeiramente Deus, depois só o sr. para SALVA ESTE HOSPITAL.

  • fisioterapeuta

    é verdade, o hospital passa por uma grande crise mas as autoridades do nosso estado faz de conta que nada acontece. Deve haver uma intervenção nesse hospital, pois é de conhecimentos de todos que a direção do hospital usa o mesmo para cabide de emprego. O diretores tem motorista e empregados em sua residências pago pelo hospital.
    As utis (geral e cardíacas) estão funcionando em precárias condições, onde acontece cirurgias de grande portes (cardícas) sem fisioterapeutas no pre e no pos operatório,esse profissional é de fundamental importancia para os pcts.
    Os fisioterapeuta desse hospital recebeu apenas um mes esse ano que foi no dia 15 de abril referente a produção de junho de 2010, nao tendo condições minimas para prestar atendimento de qualidade. Concordo com DR. PINTO quando o mesmo fala que o hospital precisa da ajuda do estado, mas com todo respeito que tenho a esse profissional integro, ético que tanto admiro, nao adianta o estado ajudar se os “ralos”o hospital continuarem abertos.

  • Funcionário Revoltdo

    Ministerio Publico Federal e Estadual os funcionários do Hospital do Açucar pedem Socorro, estamos passando fome, pois ninguem recebeu o mês de julho, nem férias de julho e agosto.

  • tania

    O hospital do açucar não pode fechar… temos poucas opções de atendimento hospitalar e será um caos para os alagoanos….

  • ANTONIO SOUZA

    COMO PARENTE DE FUNCIONÁRIA, ME REVOLTA O DESCASO DA DIRETORIA Q Ñ DÁ SATISFAÇÕES A SEUS COLABORADORES DE TANTOS ANOS, MÉDICOS DE ALTO GABARITO, FUNCIONÁRIOS Q TRABALHAM COM AMOR E DEDICAÇÃO AOS PACIENTES. AO CONTRÁRIO, FICAMOS SABENDO DO ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DE VÁRIOS DIRETORES, QUEBRANDO UM PATRIMÔNIO DE GRANDE RELEVÂNCIA P/ TODO O ESTADO DE ALAGOAS.E AGORA?

  • ex funcionaria-Eliizandra

    sai de ferias,voltar de ferias e nada de dinheiro,absurdo total e as chefe ainda quer exigir dos funcionarios,querem tudo limpinho,foi poriso q eu pedi minha demisao ,ñ queiz ficar mais nenhum dia ,eu estava trabalhando pq precisava,chegava o dia do pagamento e nada de dinheiro,engoli um ano e oito meses por causa da minha mae q tbm quer sair mais tem muito tempo vai perder muito.

  • XXXXXXXXXXXXX

    NÓS FISIOTERAPEUTAS ESTAMOS PEDINDO SOCORRO. FICAMOS SEM RECEBER DE MARÇO DE 2009 A ABRIL DE 2010 O HOSPITAL FEZ UM ACORDO EM 17 PARCELAS SÓ PAGOU UMA. E AGORA ESTAMOS SEM RECEBER DE JULHO DE 2010 A JULHO DE 2011. É TRABALHO ESCRAVO… AINDA QUEREM EXIGIR NOSSO HORÁRIO. PEÇO SOCOORRO AO MINISTÉRIO PÚBLICO AO SINDICATO AO TRIBUNAL DO TRABALHO A DEUS POR FAVOR ALGUÉM NOS ESCUTEM….

  • Médica Indignada

    Estamos em todo o hospital revoltados e indignados com o descaso que esta atual gestao trata o funcionalismo,achando que nós somos seus escravos; e eu não acreditava que algum dia fóssemos que chegar a esta situação caótica:com medicações cada vez mais escassas,desmotivação geral de todos os funcionários,vários meses(não só três meses como foi dito) sem receber;enquanto isso quando vamos a direção somos recebidos por um presidente Dr. Edgar,que nos trata como se fossémos empregados da terras dele,diz que sabe da situação de todos mas que não tem recursos para resolvê-la,porém chega uma hora que nós precisamos tomar uma atitude e procurar uma instituição hospitalar que nos trate com respeito e que nos pague pelas nossas horas trabalhadas,vcs acham que é pedir muito?????????
    Quando olhamos pra trás vemos que foi em vão tanto investimento e trabalhos desempenhados neste hospital e que infelizmente optamos pelo hospital errado para nos dedicarmos por tanto tempo!!!!!!!

  • Luiz Claudio Santos

    O Hospital do Açúcar precisa de ajuda e a população de Alagoas precisa do hospital, mas nem em sonho o hospital passar a ser gerido pelo Estado, não precisamos de mais funcionários públicos e gestão pública, quanto menos Estado melhor.

  • ex func. do hosp.(coronária)

    graças a Deus passei em um concurso publico e sai dali, fico triste pos alguns companheiros q estão passando por isso,agradeço por ter sido o meu primeiro emprego na enfermagem,e ter conquistado varios amigos em especial arluzia,auda,jaqueline,luciene, fica só lembranças dos amigos e lembrar daquele tempo q sim era um hospital de verdade que pagavam em dia. obg açúcar vc fez parte da minha hitória.

  • André

    A vida em Alagoas não vale nada. As autoridades mudas e cegas, lavam as mãos. O Ministério Público omisso não tomou medidas que deveriam ter sido tomadas há anos ele é o mais responsável por ter deixado a situação chegar a esse ponto. O governador é Usineiro. Não se importa, porque se ele adoece, vai para o Sírio Libanês. Finge que não é com ele… mas o Hospital no nome e na estrutura de poder falido é “do Açúcar”!

  • alagoano

    falar do drº pinto é uma honra, lembro-me de quando foi um dos diretores, pois, a unidade andou nos trilhos, porq hoje nao reassume o posto de antes, e faz as familias alagoanas sonhar melhor, vamos pinto, junta aos seus amigos de bem e retoma o seu posto, faz com os funcionarios q derramam o suor por essa causa, viverem melhor, força amigo, sou grato a vc q fez pelo meus pais, sorte ter uma pessoa como vc, honesta, amigo q nao esquece suas raizes, gratidao nao deve ser esquecida jamais, abraços.

  • eduardo

    O Hospital do Açúcar foi no passado referência no Estado, hoje está falido e a direção não solta o osso. Deve ser por ter alguma carne,que só ela está comendo. No faroeste que é Alagoas, só resta rezar.

  • Maria Elena

    Dr. Pinto conhece mto bem o hospital e sabe como chegou a essa situação. MP tem que investigar essa diretoria que acabou com um hospital onde tantos precisam de atendimento. Governador tome alguma providência não abandone a população que tanto precisa daquele hospital que já foi referência no estado.

  • Vivo

    Mota,

    Na verdade transformaram o H.A. em um verdadeiro matadouro. Estive por lá com paciente de minha família (pai e mãe), em duas oportunidades e não foi fácil.

    Atendimento carente, embora os profissionais sejam atenciosos, mas não é fácil pela estrutura defasada, antiga e sem renovação.

    Ícone e referência de saúde há anos atrás, hoje convalesce na própria UTI …

    Lamentável, porém se o Governo do Estado tomá-lo para HGE, conforme acima citado, tenho dó, pois somente irão sobrar os escombros …

    Fui

  • Médico indignado

    ainda não recebi o salario do ANO DE 2010, isso mesmo 2010!!
    Fui embora.. não volto mais!!
    tchau!

  • FUNDAÇÕES – UM PLUS FINANCEIRO

    Acho tão estranha a falta de atuação do MP-Fundações em mais um caso de repercussão, o que está acontecendo? Deve haver falta de tempo pois mestrado em SP é fogo !

  • MS

    ALAGOAS NA UTI

  • jobson

    As reclamações são velhas conhecidas da Procuradoria das Fundações, se não ha nenhuma providência não da para entender. Tenho certeza que a cúlpula do Ministêrio Público não tem conhecimento dessas inrregularidades.