O advogado Marcelo Brabo, assessor do presidente da Câmara, Galba Novaes, é enfático: “Maceió já tem vereador suficiente para o trabalho existente hoje. Não há necessidade de aumentar o número de integrantes da Câmara”. 

Ele falou ao blog quando estava a caminho da Casa de Mário Guimarães para uma reunião com os vereadores – para discutir o tema. 

Brabo enfatiza que a situação “é a mesma em todos os municípios alagoanos. Já tem vereador demais”. 

O advogado, especialistaem Direito Eleitoral, garante também que a polêmica em torno do “oito ou oitenta é falsa” (a discussão de que o aumento de vereadores só poderia ser de 21 para 31 vereadores).

“A Constituição afirma que uma cidade como Maceió pode ter até 31 vereadores. E só”.

A conveniência da mudança, observa, é dos atuais vereadores, mas ele, Brabo, é “radicalmente contra o aumento”.

TJ manda juiz julgar legalidade do contrato do lixo
PTB e PMDB entram na briga pelo DNIT em Alagoas - PR deve sair do governo Dilma
  • Marco Toledo

    O nobre advogado em comento, esquece que de acordo com o que prescreve o art. 22, I da CF ” compete privativamente a União legislar sobre Direito Eleitoral”. E ainda de acordo com o art. 29,IV,L,CF Maceió terá 31 vereadores em 2013. Isto será aplicado segundo o que prescreve o art. 105 da lei das eleiçõs ou seja , até o dia 05 de março do ano da eleição o TSE vai expedir as instruções.

  • PêCê

    SÊ TEM TODA RAZÃO, BRABO…
    SE AUMENTAR, O PAU VAI QUEBRAR, PORQUE “NINGUÉM AGUENTA MAIS” TANTA ROUBALHEIRA.

  • Celso Tavares

    Uma qualidade de vida desgraçada e vêm com essas propostas!!!!!!!! Hoje, ouvi numa fila alguem pregando contra o Legislativo … . ´É entendível, pois alguns (?) dos seus membros são os maiores inimigos da Democracia.

  • André

    Tudo isso é medo do vereador Paulo corinto perder o mandato..ali é ruim de voto.nem com os 31 ele ganha a eleição. apareça no mutange vereador com seus assessores..uma liderança

  • Roberto Campus

    E NÃO PRECISO MESMOOOO!

    COMO DISSE AGORA UM AMIGO LOBBYSTA.
    .
    – QUANTO MAIS… FICA MAIS CARO O LOBBY, E ANO QUE VEM AJUDAR NAS CAMPANHAS… A COISA NÃO ANDA BOA NÃO, CAMPUS!

    COM A PALAVRA OS DOADORES DE CAMPANHA!

  • JOSÉ DA SILVA.

    MACEIÓ ESTÁ PRECISANDO DE MAIS VEREADORES,NOMES COMO:LOBÃO,GALEGO DO VENENO,PALHAÇO PIRULITO,J.ANDRADE ENTRE OUTROS NÃO PODEM FICAR DE FORA.

  • Lis Silva

    Precisamos de qualidade e não quantidade,nenhuma cidade do estado de Alagoas,precisa de mais vereadores,p/ocupar mais lugar no espaço.A quantidade de políticos já nos envergonha,para que mais?

  • KARLOS MALTA

    Caro Ricardo,

    Exite uma grande cortina de fumaça vendando os olhos da imprensa e dos incautos

  • Simplicio

    Até que enfim temos um advogado com bom senso em nosso estado, e que realmente não precisamos de mais Vereador em nenhuma cidade do estado, chega de falcatruas com o dinheiro público.

  • PERSIVALDO FIGUEIRÔA

    MACEIÓ E ALAGOAS PRECISA CRIAR VERGONHA E TER CORAGEM DE COLOCAR PRA CORRER ESSAS FIGURAS QUE AÍ ESTÃO E NÃO DEIXAR VINGAR OS FILHOS DE TANTOS POLÍTICOS CORRUPTOS QUE RESOLVERAM TOMAR O LUGAR DOS PAIS.SER POLÍTICO AQUI E EM QUALQUER LUGAR PASSOU A SER A MANEIRA MAIS FÁCIL DE ALGUÉM ENRIQUECER…E QUEM PAGA A CONTA???

  • Joao Gomes

    Eu sou a favor de Maceió ter uns 100 vereadores. Explico: como o duodécimo seria o mesmo, o dinheiro repassado por vereador seria “pouco”. Assim os que estão lá só para roubar não iriam mais se candidatar pq seria um “mal negócio”.

  • Paulo Sérgio Bandeira

    O problema é que eles parecem não entender o nosso idioma. Quando se diz que pode ter “até 31 vereadores”, isso não não quer dizer que obrigatoriamente teremos de ter essa quantidade. O que a nossa cidade, ou melhor, o nosso país não precisa é criar mais cargos para políticos. O que precisamos é mais vagas nas escolas públicas, mais leitos nos hospitais, mais policiais, …, etc.

  • F GOMES

    FALTA DE TUDO NESTA CIDADE, POR IMCOMPETÊNCIA DE TODOS OS POLÍTICOS. NÃO PRECISAMOS DE MAIS VEREADORES.

  • Umberto Melo

    Concordo plenamente com o advogado. Os que estão aí é que tem que trabalhar. Abraços

  • Maria Elena

    Sr. Marco Toledo pra que serve vereador?? Até hj me faço esta pergunta, pois o que todos veem é esses vereadores não fazerem absolutamente nada, ou melhor, só constroem patrimonio com o dinheiro público. Cade a CEi do lixo?? Ganharam qto pra não ir adiante? Devia era diminuir o número de vereadores, aumentar nunca.

  • sergio

    Sr. Marco Toledo, veja os comentários aqui, é o reflexo do que pensa todo cidadão alagoano, se pudesse diminuir a quantidade desses “não faz nada (vereadores)” aí sim, a população concordaria, mas aumentar? Para quê? Para mais falcatruas? Mais corrupção? Mais desrespeito ao trabalhador alagoano? Acho que quem defende o aumento é um tremendo cara de pau. Não pensa um só momento no povo ou no país, estado ou município. Quer uma boca pRa se dar bem. Quando li a matéria pensei que não ia aparecer ninguém para defender o aumento, mas enganei-me, tem gente para tudo.

  • Raphael Ricci Netto

    Maceió não precisa mais de vereado-
    res, Maceió carece de hospitais que
    funcionem.

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    Na minha opinião,dessa cambada que se
    encontra alojada nas entranhas da VIUVA,
    cerca de quatro podem ser reaproveitados
    como vereadores e adicionados a futura
    Câmara de sete parlamentares,que decerto
    estará de bom tamanho. 4 + 3 = 7. Mais
    do que isso, torna-se um absurdo! Uma
    ignomínia. Uma vilania . Um acinte . Um
    desperdício. ÔMI !

  • Ariele

    Este tal de BRABO, deveria se canidatar a vereador se eleger, para ai sim, dar opinião politica sobre a representação politica em Maceió. E o colunista quer porquer que seja feito o que ele quer. O definição do numero de vereadores é atribuição dos vereadores de acordo com a Constiuição. Mota, tu não tem voto nenhum, deixa de querer condicionar a opinião publica para o que vc quer, cara..

  • Luiz Claudio Santos

    O Brasileiro deveria criar vergonha na cara e exigir moralidade e honestidade desses saláfrarios que desviam nosso pobre dinheirinho. Quando a população pega um coitado roubando uma bolsa na rua, espanca e lincha, deveria fazer parecido com esses “senhores” que desviam milhões dos cofres públicos e deixam-nos sem escola digna, sem policiamento, sem saúde e outras necessidades básicas de obrigação dos governos.
    Quando chegar um desses corruptos nas ruas, praças, estádios e outros logradouros públicos devemos dar uma grande vaia e chamá-los de ladrões, recusar um aperto de mão (mãos sujas de patifes), não deixá-los afagar nossas crianças e virar o rosto para esses safados.

  • Muda Maceió

    O que disse o amigo Joao Gomes é a realidade dessa história. O nobre advogado defende o lider da camara e clara que os vereadores como ele não vão defender o almento pois o dinheiro sera o mesmo porem agora dividido para 30 ou seja 10 a mais.Assim o duodecimo que não irá aumentar será dividido dando prejuizo para os atuais eu sou a favor de 250 veradores para Maceió. A logica é esta gente. Muda Maceió 2012.

  • uajs

    Na Constituição os brasileiros tem direito á saúde,educação,segurança e outros direitos,e ninguém está preocupado com isso,más com mordomia para políticos,todos se preocupam.Em especial eles próprios

  • Marcia Santos

    O que deve ser observado é o que a Lei determina e no caso em comento, e de acordo com a população de Maceió que é acima dos 900 mil habitantes deve ser obedecido o artigo 29, IV alínea “l”, ou será que o nobre advogado não observou o que foi estabelecido pela EC 58?

  • paulo cesar coelho neto

    Ricardo,a saúde um caos,educação falida,salários do funcionários uma desgraça,aposentados agonizantes,tudo isso culpados são esses políticos ladrões de conciência.Para que aumentar o número de vagas de mais ladrões.Deveria era acabar com camera de vereadores,congresso nacional e colocar esses larápios para trabalhar.

  • Carlos Gonçalves

    O comentário do Marco Toledo foi muito infeliz.
    Concordo com todos os outros.

  • asdasd

    Se não há mais verba para investir na educação, que é “sabido por todos” que É O ÚNICO CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO, nem tem para a saúde, nem há melhoria nenhuma para o povo… porque é que tá sobrando tanto dinheiro para aumentos de vagas na câmara dos vereadores e aumentos salariais de cargos políticos, conforme vemos claramente acontecendo?
    Será a evolução da falta de vergonha na cara? Por favor, se conformem com os seus já altíssimos e injustos salários e por favor, façam apenas o seu trabalho! É só o que pedimos. Não é nada demais pedir que trabalhem pelo povo pelo menos um pouco. Olhem a míséria e as dificuldades que vocês causam ao povo, direta e indiretamente.

  • flavio lyra

    DIANTE DE TUDO ISSO PERGUNTO: KD O “MP” SERVE PRA QUE ? SER VEREADOR EM MACEIÓ DEVE RENDER ALGO EM TORNO DE 100.000,00 PRA CADA UM VEREADOR QUE NÃO FAZ PARTE DA MESA, E QUEM FOR DA MESA ALGO EM TORNO DE 200.000,00. PERGUNTO PRA QUE SERVE O “MP” EU RESPONDO ! “PRA NADA”.

  • jobson

    vinte e um rereador é o bastante. Essa teoria que não vai aumentar o duodécimo é pura mentira, se aumentar o número será usado como argumento para ampliar o duodécimo. Pagamos IPTU altissimo, quero ver esse dinheiro aplicado em saúde, escola e serviços públicos, em vereado não, em sua maioria são sanguesugas, só sabem mudar nome de rua e titulo de cidadania, como também lesgilar em causa própia. Tô cheio…

  • Alagoana

    Isso é o pensamento de todos… As únicas pessoas que querem o aumento são os beneficiados diretamente: eles próprios e os seu familiares. Alguém duvida?

  • Mauro Santos – jornalista e radialista

    Alagoas com os piores índices de qualidade de vida, só é campeã de homicídio. Não precisamos de nenhum vereador, deputado ou senador a mais e sim de educação,saúde, segurança,melhoria no transporte.

  • aldo soares

    O povo mais humilde anseia sim! por mais: … saúde,escola de qualidade (aqui é sofrível)segurança, ser mais respeitados pelos órgãos públicos, pagar menos impostos; saber onde é aplicado tim-tim por… e chega de políticos querer legislar em causa própria.Já chega o n* de municípios (102! ou tem mais? )deveria ser reduzido ou melhor anexados;ex: Branquinha,jacaré dos homens, jaramataia,satuba etc.. uns 50 estava de bom tamanho O portal do gov.Federal que o diga com os Fpms. haja grana e nunca dá. E meia dúzia de agentes públicos virando fazendeiro de dia pra noite. E ainda tem gente que idolatra a constituição. Segundo ela temos todos nossos direitos assegurados;será que temos? Sabemos que não.

  • antonio junior

    ué, marcelo brabo virou consultor? não sabia……

  • Otacir Roque

    TANTOS VEREADORES, O NÚMERO SÓ NÃO É MAIOR QUE AS FALTAS DESTES SANGUESSUGAS DO PODER PÚBLICO.ACORDA MACEIÓ.