A Maternidade Santa Mônica tem tudo para ser fonte de problemas: é a única que atende gestantes de alto risco e termina por atender as demais grávidas, que não têm para onde ir.

As ambulâncias, em regra, continuam sendo o serviço público de saúde oferecido por grande parte das prefeituras do interior – e da capital, também.

Mas a Santa Mônica cuida de criar seus próprios problemas. A falta de roupas para uso no centro cirúrgico não pode ter outra explicação que não uma inaceitável falha de gestão – seja no nível que for.

Onde está o problema: no Palácio? Na Uncisal? Na própria maternidade?

O fato é que alguém deixou de fazer o que deveria.

Uma lástima!

 

Chico Tenório será julgado pela morte do Cabo Gonçalves
Operação Pesca Bagre: juiz condena 7 no Pilar por Improbidade - veja nomes e penas
  • Kekulé

    Ricardo,
    Veja como esta frase pode mudar de sentido e o sentido das coisas.

    1) Cada povo tem o governo que merece.
    2) Cada povo tem o governo que merece?
    3) Cada povo tem o governo que merece!

    No problema da Santa Mónica, a frase acima pode ter muito sentido.

    O então presidente José Sarney certa vez fez o seguinte comentário: 80% das decisões tomadas no palácio do planalto, não chegavam a quem deveria chegar.

    É o caso da Santa Mónica e de tantas outras unidades de saúde, nesse país.Para ser diretor de uma unidade de saúde não precisa necessariamente ser médico, mas se o for que entenda um pouco de gestão. No mundo atual,na iniciativa privada (empresas privadas) não aceitável, que para a linha de produção, perca uma venda, ou deixe de executar o serviço, simplemente porque faltou o produto/mercadoria/ferramenta principal. E isso é que nos entristece, porque o que faltou não foi do outro mundo mas o material do dia a dia.

    O problema é que como o serviço é público, vai ficar por isso mesmo, e como que procura a Santa Mónica, são basicamente famílias pobres, vai cair no esquecimento.

    Abraço..

  • vanildo freire

    Caro Ricardo o problema da maternidade santa mônica é simplesmente de gestão, pois lá falta de tudo, e os funcionários se viram nos trinta dar o minimo de dignidade as pacientes que lá entram. sabendo que mensalmente o ministerio da saude manda verba para ela, alem da outra parte que deve vir do estado. como você diz: com a palavra a UNCISAL que administra a referida verba e o Ministerio Público que assiste a tudo imóvel.

  • marizete neves

    É evidente que o problema está na falta de gestão competente nos setores municipais, estaduais e federais, os nomeados não estão tendo a minima responsabilidade com o trabalho e com os problemas da população pobre, que na realidade é quem move os orgãos públicos e são a fonte mais facil de votos.

  • marizete neves

    Explicando quem move os hospitais públicos, são os pobres, pois quem tem condições financeiras procura atendimento particular e ou outros Estados.

  • pedro

    Os Governos tem que assimilar que para administrar hopitais tem que ser pessoas com formação em administração hospitalar, essa pessoa estudou para ter uma visão macro do hospital. “CADA MACACO NO SEU GALHO”, fora a ingerência política.

  • Edinaldo Marques

    Problemas como esse são muito comuns no serviço público e em todas as áreas. A falta de profissionalismo na gestão junto com integridade são as principais causas. Os gestores tentam aprender com o erro. Não criam, antecipadamente, sistemas de gestão eficazes. O motivo é o AMADORISMO que impera em todas as áreas. Enquanto se achar que qualquer um pode ADMINISTRAR, os resultados serão esses. É preciso ter paradigmas corretos, conhecer métodos de liderança e de gestão eficazes, além de foco na execução. Caso contrário, não esperem resultados positivos…

  • Carlos Martins

    ATENÇÃO A PESSOA NÃO IDENTIFICADA QUE FEZ O PRIMEIRO COMENTÁRIO.
    Você está falando de barriga cheia, seu babaca, creio que você tenha a memória fraca e não recorda quando o nobre governador Lessa estava na vigência de sua gestão? A Santa Mônica não atendia nem metade dos pacientes que hoje são atendidos, você não recorda que havia mortandades e lá era um horror, ou você está esquecido?
    Lembre-se que Lessa subtraia merenda escolar das criancinhas e os medicamentos das parturientes, (mulheres gestantes) da Santa Mônica ou vocês estão esquecidos disso?

  • Lairson de macedo souza

    Caro Ricardo, muitas pessoas falam o que não sabem, o motivo dessa trapalhada toda é que o governo terceirizou todo serviço de rouparia do estado e não vem pagando regularmente as empresas, o que vem acarretando atraso na entrega da roupa para os hospitais, infelizmente o diretor não pode fazer nada é só o governo pagar as empresas que tudo se resolve.

  • marizete neves

    Gente parem de querer defender A e B eu tenho 47 anos, e nunca ví a saúde pública atender como manda a constituição, direitos iguais, e saúde para todos, nem aqui no Estado, nem no paíz, Se algum governante diminuiu a mortandade, e fez chegar merenda nas escolas fez só sua obrigação, as verbas que recebem é para prestar o melhor atendimento ao povo, pois se não fossem os desvios tudo seria bem diferente.

  • Kekulé

    EM RESPOSTA A CARLOS MARTINS.

    Em meu comentário, em momento tentei atingir qualquer que fosse o governador, para é indiferente, se é Téo, Lessa, Mano, Suruagy, GB, Moacir Andrade dentre tantos que passaram nesse estado.

    Como diss o Ricardo Mota, a Santa Monica, sempre esteve no noticiário.
    Com relação ao Governador Lessa, nunca disse que aprovei o seu governo, ou que era seu eleitor, pelo contrário, sempre fui um critico.

    Um outro detalhe é que eu não sou funcionário público, portanto tenho total indepência, não crítico porque deixei de receber aumento salarial, pelo contrário, critico muito pela falta de investimento pricado, sem o qual o estada, não irá superar o marasmo ao que nós somos submetidos.

    Peço desculpa se de alguma forma, o contrariei..
    Um Abraço..