A Prefeitura de Maceió, através da SLUM, assinou dois novos aditivos aos contratos firmados com as empresas Viva Ambiental e Limpel, ambas acusadas de integrar o “esquema do lixo”, denunciado pelo Ministério Público Estadual. 

Pelos aditivos assinados, as empresas poderão permanecer na coleta do lixo de Maceió por até mais um ano, já que a SLUM não conseguiu concluir o processo de licitação para o serviço. 

Parece que tem gente querendo brincar com fogo (ou será com lixo?). 

Em novembro do ano passado, o promotor Marcus Rômulo denunciou o prefeito Cícero Almeida e mais 15 pessoas por suposta fraude no processo licitatório, realizado pela Prefeitura de Maceió em 20062, para a milionária coleta do lixo. 

Na mesma Ação por Ato de Improbidade, o integrante da Promotoria Coletiva da Fazenda Municipal apontou pagamentos ilegais às empresas. No total, considerando os contratos firmados em 2006, o valor chegaria a mais de R$ 200 milhões (obviamente, há o serviço realizado, o que reduziria o montante).

Já este ano, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares Mendes, denunciou penalmente Almeida e mais quatro pessoas pela fraude apontada por Marcus Rômulo.

A Ação Penal está em mãos do desembargador José Carlos Malta.

Detalhe: ainda esta semana, o promotor Marcus Rômulo enviou à Prefeitura a solicitação de informações sobre uma possível prorrogação do contrato da SLUM com as duas empresas: Viva Ambiental e Limpel.

A resposta está no Diário Oficial de hoje. E com um possível agravante na história: é o segundo termo aditivo firmado pela SLUM com as duas empresas denunciadas.

Agora, pelo menos, o prefeito Cícero Almeida não pode dizer que nada sabia. Ou pode?

2012: PMDB vai de Sanguinetti e Délio Almeida para vereador em Maceió
Renan queria que Dilma viesse dia 5 - presidenta manteve data
  • Maria do socorro santos piedade

    como pode caro Ricardo, a filha do Eduardo Tavares, procurador geral é cargo em comissão da prefeitura .

  • M. Almeida

    É o cúmulo da safadeza, da desmoralização e da corrupção. Será mesmo verdadeira essa notícia? Não duvido do nobre jornalista, mas, é difícil entender que depois de tanto alvoroço em torno das denúncias o prefeito “Ciço do Lixo” ainda tenha a cara de pau de insistir na prática desse crime.

    Resposta:

    Meu caro, está no D.O. do Município de hoje, página 5.

    Abraços de perplexidade,

    Ricardo Mota

  • Roberto Jorge A. Santos

    Não tem terra melhor pra se roubar do que a terra dos marechais, aquí se rouba, se mata, e nada acontece com os ladrões do dinheiro Público, com raríssimas exceções quase todas as Instituições Públicas estão mergulhadas no mar da corrupção, onde iremos parar ? PF aperta o Ciço.

  • carlos

    eles nao tem um tico de medo da justiça e com razão , nao da em nada mesmo porque para e negocio e ficar rico ne prefeito, eita brasil desmoralisado

  • PêCê

    ALGUÉM AINDA DUVIDA QUE A IMPUNIDADE É UMA GRANDE AVENIDA PRA CRIMINALIDADE?
    Ô RICARDO, HOJE NÃO PODEMOS DIZER QUE SOMOS VÍTIMAS DOS CRIMES E CRIMINOSOS, SOMOS É VÍTIMAS DESSE JUDICIÁRIO FALHO E ARCAICO QUE DISTRIBUI HABEAS CORPUS, LIMINARES, FIANÇA E OUTROS BENEFÍCIOS QUE IMPEDE QUE CRIMINOSOS CUMPRAM SUAS PENAS EM REGIME FECHADO, SENDO REINCIDENTES NOS MESMOS CRIMES.

  • Roberto Simoes

    A certeza da impunidade e um Judiciário ausente (TJ,MP) e omisso resulta nisso. MEDO DE QUE RiCARDO!

  • eduardo

    Ciço pode ser tudo, menos doido para rasgar dinheiro. Afinal, ele tem muitos compromissos e apadrinhados, com algumas eleições para vencer, principalmente em 2012. Daí que o lixo é um luxo necessário.

  • eduardo

    E a justiça? Bom, daqui que o paquiderme se movimente e grite, as bolsas estarão cheias e aí, é outra história, com bons amestradores, grande quantidade de amendoim e o próprio prazo, pois o bicho não é eterno, prescreve.

  • SERVIDOR PUBLICO MUNICIPAL

    POPULAÇAO DE MACEIO,MINISTERIO PUBLICO VAMOS FICAR DE OLHO ABERTO , PORQUE JA LEVARAM ANTERIORMENTE 200000000,00 , PORQUE A CAMARA DE VEREADORES NAO FISCALIZA NADA DO EXECUTIVO , ESTES PILANTRAS COM EXEÇAO DA VEREADORA HELOISA HELENA,VAMOS DAR A RESPOSTAS AGORA EM 2012,VOCES VEREADORES ESTAO QUERENDO AUMENTAR O NUMERO DE VAGAS DE VEREADOR AGORA PELO MOTIVO DA POPULAÇAO ESTAR DESACREDITADA EM VOCES,ANTES VOCES NAO QUERIAM AUMENTAR,E TAMBEM NAO VENHAM COM OS SEUS FILHOS OU FAMILIARES QUE DAREMOS A MESMA RESPOSTA ,CORDEIROS COM PELE DE LOBO

  • spyderman

    AÍ FICA DIFÍCIL !!!!!!!!!!!!!!!!

  • Ricardo

    Caro Ricardo, por que o Gecoc não atua neste caso? Já imaginou se a 17ª Vara autorizasse escutas telefônicas e ambientais? Desde 2009 o Gecoc não tem uma grande atuação; restringiu sua atuação em pequenos delitos, ou outros que ficam longe de uma Orcrim. É UMA PENA. Uma covardia com a sociedade. Nos pequenos é muito bom bater. Agora, quando aparece um peixe grande.. ah, logo guarda a viola. O mesmo se diga em relação ao transporte público. Muita conversa ilícita está se perdendo por falta, omissao, do Gecoc. É isso.

  • ROBSON CARDOSO

    Cambalache
    Raul Seixas
    Composição: Enrique Santos Discépolo

    Que o mundo foi e será uma porcaria eu já sei
    Em 506 e em 2000 também
    Que sempre houve ladrões, maquiavélicos e safados
    Contentes e frustrados, valores, confusão
    Mas que o século xx é uma praga de maldade e lixo
    Já não há quem negue
    Vivemos atolados na lameira
    E no mesmo lodo todos manuseados
    Hoje em dia dá no mesmo ser direito que traidor
    Ignorante, sábio, besta, pretensioso, afanador
    Tudo é igual, nada é melhor
    É o mesmo um burro que um bom professor
    Sem diferir, é sim senhor
    Tanto no norte ou como no sul
    Se um vive na impostura e outro afana em sua
    Ambição
    Dá no mesmo que seja padre, carvoeiro, rei de paus
    Cara dura ou senador
    Que falta de respeito, que afronta pra razão
    Qualquer um é senhor, qualquer um é ladrão
    Misturam-se beethoven, ringo star e napoleão
    Pio ix e d. joão, john lennon e san martin
    Como igual na frente da vitrine
    Esses bagunceiros se misturam à vida
    Feridos por um sabre já sem ponta
    Por chorar a bíblia junto ao aquecedor

    Século xx “cambalache”, problemático e febril
    O que não chora não mama
    Quem não rouba é um imbecil
    Já não dá mais, força que dá
    Que lá no inferno nos vamos encontrar
    Não penses mais, senta-te ao lado
    Que a ninguém mais importa se nasceste honrado

    Se é o mesmo que trabalha noite e dia como um boi
    Se é o que vive na fartura, se é o que mata, se é o
    Que cura
    Ou mesmo fora-da-lei

  • Arione

    Eu sabia que o Neto Automóveis entendia de carros. O home agora é o financeiro da slum. Como se pode administrar dessa forma, o Superintendente da SLUM é motorista aposentado da extinta TELASA e o neto vendedor de carros. O Prefeito deveria colocar técnicos qualificados num órgão tão importante.

  • revoltado

    OIA MOÇO, O CIÇO E O MP SÃO UNHA E CARNE, PERGUNTE AP RESIDENTE DA CÃMARA
    SE ELE NUM REVOLVE TUDO, MP É COM ELE MESMO,PERGUNTEAOS SERVIDORES DA CÃMARA,SE ELES TEM FORÇA PRO GALBINHA.
    É ELE E O REI DE BROGODÓ.SE DUVIDA PERGUNTE AO MINISTÉRIO PÚBLICO. SE ELE NUM GOSTAR TÁ LASCADO, PQ TERÁ OS RIGORES DA LEI.

  • kero

    dalhe cico e assim mesmo, ano que vem tem eleicao, tem que ter grana pra eleger o candidato.

  • revoltado, MAS, SERVIDOR!

    PODE PERGUNTAR SE O MP NUM LÊ AS COISAS QUE DIZEM DO REI DE BROGODÓ.SE PASSAR NA CÃMARA DE VEREADORES O PRESIDENTE Ñ DEIXA Q NDA ACONTEÇA. E O CIÇO COM ESSA PROTEÇÃO DUVIDO Q ELE ISSO ACONTECER

  • Ruslan Queiroz

    Ricardo…
    .
    Este ano é dos “ACERTOS” e “ACORDOS”, como este “POVO” vai ter grana pra campanha de 2012?
    .
    O Lobby do Lixo, como já disse em outras postagens, é “Aprendiz!”, mas eles começa a aprender com os “LOBBYSTAS DOS TRANSPORTES COLETIVOS”, a INFLUÊNCIA em alguns setores na Máquina Municipal tem AUMENTADO e LOGO os EMPECILHOS diminuem….
    .
    Onde o PAPEL MOEDA “FALA” todos escutam.
    .
    E o MP-AL o que fará? Por favor NÃO me façam TER PENSAMENTOS… escuso… pelo AMOR de DEUS…
    .
    Aguardamos um POSICIONAMENTO, não APENAS em ” COLETIVAS!” mais q isso.
    .
    E S P E R A M O S !!
    .
    FORÇA MP-AL; FORÇA TJ-AL!

  • cunha

    Ciço mordeu a isca não foi? eu avisei da ratueira.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, VOCÊ INDAGA : “PODE ?” E EU DIGO : PODE !!!

  • jose antonio dos santos

    A assinatura destes aditivos é um tapa na cara do MP/AL, é um deboche sem precentes, é como se em Alagoas a Justiça não merecesse respeito. Onde está o Judiciário de Alagoas para prender este prefeito. Pode até ser legal estes aditivos mas é imoral.

  • Mario

    ÇICO,E SECRETÁRIOS,MOZAR,MARCILENE COSTA,ESSES DOIS SÃO INTOCÁVEIS.SÃO OS LARANJAS COM PODER E MORAL PARA O ÇICO.E POR CIMA OS DOIS ESTÃO RIQUICIMOS,E NÃO VAI DAR EM NADA A GENTE TA AQUI SÓ PARA DESABAFAR.DIZEM QUE A JUSTIÇA,MP E ETC.TODOS COMEM,FAZER O QUE?ME RESPONDE JUSTIÇA.

  • jose antonio dos santos

    Segundo noticias veiculadas numa TV de canal Fechado, o ex- jornalista deste mesmo sistema de comunicação, hoje prefeito de Mal. Deodoro está sendo um corrupto contumaz. Será que é uma praga de radialista, jornalista comungado com o satanáz para roubar dinheiro público?.

  • jose antonio dos santos

    É uma pena que a imprensa de Alagoas não adote uma linha investigativa em suas publicações. Essa questão do lixo mostra de forma clara que se formam verdadeiras quadrilhas para roubar dinheiro público. Os canalhas travestidos de gestores não respeitam, não temem nem a Justiça.Onde vamos parar, apelar a quem?.

  • Carla

    PREFEITO, CUIDE DA SAÚDE DE MACEIÓ UM PSF COM A MENOR COBERTURA ENTRE AS CAPITAIS BRASILEIRA 27% ,ATRÁS ATÉ DE ARACAJÚ E JOÃO PESSOA COM UMA COBERTURA 100%.SIGA O EXEMPLO DE ARAPIRACA QUE A COBERTURA DO PSF ERA DE 44% EM 1999 PARA 73% EM 2005 UM CRESCIMENTO 67% NO PERÍODO.OS DADOS APRESENTADOS PELA SESAU REVELARAM PSF COBREM 70% DE COBERTURA NOS MUNICÍPIOS ALAGOANOS,APENAS MACEIÓ ESTA ABAIXO DESSA MÉDIA COM 27%,O QUE LEVA A MAIORIA DA POPULAÇÃO DA CIDADE DE MACEIÓ A BUSCA OS SERVIÇOS DO HGE.

  • Carlos Monteiro

    Alôôôôôô, Ministério Público, há alguém aí??????? O Ciço do Lixo tá na área outra vez! É por isso q Maceió tem tantos buracos e tantas ruas sem pavimentação.

  • Marcos Parreco

    Ricardo, não podemos achar que todos e tudo está errado, ou tudo tem um que de desonestidade. Não existe como de se fazer um distrato com as empresas que recolhem lixo sem que se leve em consideração, a mobilização de pessoal e de equipamento, isso tem um custo e leva tempo. A nova licitação é complexa, e o edital sendo debatido com a comunidade, inclusive o Ministério Público em audiências públicas, como determina a Lei. Devemos pedir à população que dê-nos um voto de confiança, estamos propugnando em fazer o certo. Todas as falhas e erros existentes no edital de 2006, estão sendo corrigidos. Nossa intensão é de termos em Maceió uma coleta de resíduos sólidos com a qualidade que a nossa população merece.
    A equipe é composta por profissionais de carreia alguns com mais de 35 anos de Prefeitura. Foi nos dada a responsabilidade de fazer diferente, e é isso que estamos fazendo. Obrigado

  • SERVIDOR PUBLICO MUNICIPAL

    FERNANDO CPI COM A ENTIDADE QUE O REPRESENTA , POR FAVOR LEVANTE ESTA BANDEIRA DE MORALIZAÇAO PUBLICA , ENTRE EM CONTATO COM O MP PARA AVERIGUA ESTA IMORALIDADE SE O MP, NAO RESOLVER ENTRE EM CONTATO COM O CONSELHO FEDERAL DOS MINISTERIOS PUBLICOS EM BRASILIA . INSTANCIA SUPERIOR

  • barbosa

    Ciço não é besta nao, sabe quem é o advogado dele? sabe não? houvi falar que ele contratou o Dr. Nabor Bulhões, tu achás que ele está com medo? vai dar em nada.

  • Narciso de Portela Matos

    Esse tem processos na jstiça, não me façam rir, acham que vai dar alguma coisa,KKKKKKKKKKK…

  • ROBERTO SIMOES

    Proximos jingle eleitoral:
    QUEM TEM MEDO DO MP MP MP, QUEM TEM MEDO DO TJ DO TJ DO TJ, SÓ O HOMEM DE BEM.

  • salatiel

    Cuidado aí, prefeitão.
    O despertador tocará na porta ás seis da manha, manão será no relógio da parede. SERÃO TOCS, TOCS, NA PORTA DA SUA CASA. Serão varios “amigos de preto”.E o Renan, amigo leal, correrá, de ti.
    A Dilma já está de olho…nos dois…

  • Vivo

    Amigos comentaristas,

    Manifestemos nosso repúdio á essa ona instalada em Alagoas, mas lembremo-nos de uma coisa: quem elege mesmo, é aquele sujeito que recebe os míseros R$ 50,00 do “cadastro eleitoral”

    Na balada lulista, se a “sociedade organizada” se levantar contra essa e outras mazelas politicas, será a “elite” contra os famintos e até certo ponto, famigerados do cadastro eleitoral.

    Ou vocês acham que o PT chegou ao poder por outro caminho, que não a corrupção deslavada??

    Não adianta GECOC, 17ª Vara, FBI, NCIS, CSI ou qualquer outra sigla, pois o “pobrema” está lá na ponta, no líder comunitário ou religioso inescrupuloso e na massa manobrada que foi acostumada a pedir e vender seu voto, sem o menor constrangimento.

    Ainda vamos ver isso durante muito tempo … aqui em Alagoas, com a raça de políticos que surge todos os anos eleitorais, alguns deles que se valem de microfones e câmeras, outros do poder econômico, é difícil ainda nesta geração e na próxima, ver mudanças … lamentavelmente.