O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, anulou a sentença de prisão para o governador Ronaldo Lessa. A decisão era da 1ª Vara Federal de Alagoas, já transitada em julgado.

O colegiado, entretanto, considerou que Lessa não teve direito à defesa na condenação por crime de calúnia e difamação contra o juiz Celyrio Adamastor. A manisfestação do ex-governador deverá ser apresentada agora, para que uma nova decisão seja tomada em primeira instância.

O trânsito em julgado havia ocorrido porque os advogados de Ronaldo Lessa haviam perdido o prazo para apresentação de recurso à decisão  – que acabou em janeiro. O novo advogado contratado para o caso, José Fragoso, impetrou HC junto ao TRF pedindo a anulação da sentença do juiz Guilherme Hirato, o que conseguiu agora. O processo volta a tramitar na 1ª Vara Federal de Alagoas.

Uma 51 para a Câmara de Vereadores

Não é por causa de dinheiro – mais dinheiro – que os vereadores de Maceió querem aumentar o número de cadeiras no pleno da Casa de Mário Guimarães. 

Não há nobreza, também, no projeto que amplia de 21 para 31 as vagas na Câmara.

A operação aritmética é simples como água. Crescem, com a provável mudança, as chances de reeleição dos que lá já estão.

Serão mais dez cadeiras disponíveis, facilitando a vida dos que já são detentores de mandato no Legislativo mirim. Um terço, praticamente, a mais de chances de se manter na Câmara Municipal de Maceió.

O argumento de que a mudança é amparada na Constituição procede. Também pode ser verdadeira a reiterada afirmativa de que a ampliação do número de vereadores não vai aumentar o duodécimo da Câmara.

Até porque não precisa. Ele já suficientemente excessivo, assim demonstrou o Ministério Público Estadual quando deu entrada em Ação Civil Pública denunciando o uso e abuso da Verba de Gabinete.

Se alguém tiver de perder alguma grana com a mudança serão os servidores – comissionados ou não. Os vereadores manterão os seus subsídios, que, aliás, serão majorados no próximo ano – com validade para 2013 (não fizeram isso agora, em 2011, porque a vigilante promotora Fernanda Moreira apontou a ilegalidade – e a Casa voltou atrás).

Fica claro, portanto, que há um imenso interesse dos atuais vereadores, na sua grande maioria, em aumentar o número de vagas no Legislativo de Maceió e por um motivo absolutamente utilitaristas: eles ganham 30% de chances a mais de conseguir a reeleição.

Se a população é contra? Que importa? Os legisladores são eles e ponto final.

A chamar a atenção: ninguém assume a paternidade do projeto, que já contaria com 17 assinaturas (o número varia de acordo com a fonte). 

Paulo Corintho (PDT), segundo eu apurei, foi o primeiro a assiná-lo, mas nega de pés juntos que seja o pai da criança. E, ao que parece, não há exame de DNA que possa determinar quem é o criador da criatura.

Rio Largo em festa

O polêmico prefeito Toninho Lins está em clima de total alegria, com as festas na cidade que administra.

Para o Concurso de Quadrilhas, agora, ele destinou R$ 55 mil. O Evento Miss Gay de Rio Largo vai receber R$ 38 mil para a sua realização com sucesso.

A última de Almeida: Galba para prefeito e Mosart, vice
Caso Giovanna: contradições mudam depoimento de caminhoneiro
  • PEDRO JORGE

    O Paulo Corintho sabe quem foi. Se assinou primeiro temos duas linhas: ou foi ele ou quem passou pra ele. MAs ele vai dizer que não…

  • RIOLARGUENSE

    ESSA INFORMAÇÃO DE CONCURSO DE QUADRILHA JUNINA EM RIO LARGO ESTA FURADA. SÓ SE FOR OUTRO TIPO DE QUADRILHA.
    COMO É BOM RIR DA POPULAÇÃO…

  • Flávio Alves

    O interessante de tudo isso é porque não fazem um plebiscito para sentirem a opinião da população.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, NÃO SEI SE É DA IDADE. MAS DE UNS TEMPOS PRÁ CÁ ESTOU MUITO MUQUIRANA. DISCORDO DE TUDO. DE VEREADORES, PREFEITOS FESTEIROS UNS, TRAIÇOEIROS OUTROS, DEPUTADOS, COMO DIREI… ASSIM, ASSIM. TREZENTOS E ALGUNS MILHÕES. JUDICIÁRIO ALFORRIADO POR FERIADOS PROLONGADOS, MEU GOVERNADOR COM “AQUELA” QUE LEVOU TANCREDO.EU QUERIA FICAR NÔVO, DE NÔVO. OU ENTÃO PENDURAR NO PESCOÇO UM BELO DUM CRACHÁ. CRACHÁ DÁ UMA BAITA AUTORIDADE. CÊ JÁ VIU ?

  • marcelo mendes

    De quem foi a emenda, em Brasília, que destinou recurso para uso tão nobre?
    Vamos saber quem faz seus eleitores de otário.

  • PEDRO SOARES DOS SANTOS

    GOSTARIA DE SABER QUANTO O PREFEITO DESTINOU PARA AJUDAR OS DESABRIGADOS QUE CONTINUAM SOFRENDO EM SEU MUNICIPIO?

  • Evaldo santos

    Isso pode se tornar um tiro no pé desses vereadores caso a imprensa séria e a sociedade continue acompanhando o caso. Lhes garanto que o MEU voto nenhum desses que aí estão vai poder contar…nem seu filhos, sobrinhos, esposas… parentes nenhum.

    Quanto a rio largo alegra-me ver que o governo do municipio cuida tão bem da cultura do seu povo!!

  • Zé

    Essas festas dão a impressão de lavagem de dinheiro, caixa 2. Tem muita coisa melhor para aplicar o dinheiro. Por exemplo, o pessoal que perdeu tudo com as chuvas do ano passado, posto de saúde, escola. Mas no fundo o povo é que é safado, porque gosta de sofrê.

  • Junior

    quanto à decisão judicial contra o Lessa ter sido anulada pelo TRF, só nos provoca mais vergonha desse Judiciário. Ou trabalha mal ou tem algo pior acontecendo. Ou os juizes daqui vivem errando ou os do TRF são sabidões, ou têm mais contatos com os advogados. Toda hora mudam as coisas e o Lessa rindo.

  • aldo soares

    É bom nossos políticos,os desonestos, ir pondo as barbas de molho: Olhem o exemplo da Grécia,na Europa,Portugal e Espanha; o desemprego, o povo revoltado quebrando tudo. Uma guerra contra desmandos com dinheiro público.E, olha, que lá quase não se fala em peculato,prevaricação , abuso de poder econômico, (lobistas) e tráfico de influência. Vejam bem quem caiu e está preso e de dia pra noite, rápido,vejam como lá a justiça não é cega: aqui é; o todo poderoso diretor-gerente do FMI, Domin..klaus. Essa repercussão é mundial e nós cidadãos estamos fartos de políticos cabeça-de-bagre, analfa,parasitos, fazendo o que bem entendem sem o aval da população.(Fui até elegante usei o eufemismo): mas o povo está é puto da vida,inflando, por mais humilde que o cidadão seja ele entende que há muito os político lhe devem. A imprensa falada e escrita é heroína só ela nos protege o resto ´balela conversinha….

  • aldo soares

    Claro! o diretor do FMI, não foi por corrupção; devia estar estressado de tanto contar dinheiro que terminou agarrando a camareira: assim dizem.

  • MICHELLE

    ENGRAÇADO ESSAS NOTÍCIAS QUE ALGUNS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PUBLICAM, PARECE ATE QUE TEM ESPIÕES DENTRO DOS SETORES PÚBLICOS. DEIXA PARA LÁ, ESCREVE QUEM PODE E ACREDITA QUEM “NÃO” TEM JUÍZO.

  • ANTUNES

    “Devemos orar pelos políticos, pelos administradores da vida pública. A tentação do poder é muito grande. Eu não gostaria de estar no lugar de nenhum deles. A omissão de quem pode e não auxilia o povo, é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira. Tenho visto muitos espíritos dos que foram homens públicos na Terra em lastimável situação na Vida Espiritual…”.
    ChiCO Xavier.

    Chico, neste ensinamento, menciona apenas, “A omissão de quem pode e não auxilia o povo”. Imaginem os que desviam dinheiro, os que tiram da merenda escolar,os que gastam milhões com shows mirabolantes , somas assustadoras,enquanto seus governados passam fome,padecem na miséria, na falta de educação.
    AOS POLÍTICOS ALAGOANOS>
    A NOSSA PASSAGEM POR ESSE ORBI, CHAMADO TERRA, É MUITO CURTA,SEREMOS RESPONSAVÉIS POR NOSSOS ATOS,AO RETOMAR NOSSA CONSCIENCIA NOUTRO PLANO CRIAREMOS NOSSO AMBIENTE, DE ACORDO COM NOSSAS AÇÕES PRATICADAS AQUI.E AINDA QUE OREMOS POR VOCES,NÃO ISSO , NÃO ALIAVIARÁ EM NADA A RESPOSABILIDADE DE CADA UM, POLÍTICOS OU NÃO.SE NA TERRA , HÁ MUITAS “ARRUMAÇÕES”,PERANTE AS LEIS DO UNIVERSO, ISSO NÃO EXISTE. FIQUEMOS ATENTOS.

  • walmir

    Os juízes alagoanos estão sem moral.

  • AAraujosilva

    Aumentar vereadores é um
    procedimento acintoso, é
    mais uma agressão contra
    nossa sofrida população.
    Câmaras, Assembléias e o
    Congresso deveriam ser
    reduzidos, sumariamente,
    à metade. O erário teria
    muito a agradecer …

  • Fábio Poeta e Barafunda

    Sempre republico em meu blog os excelentes e ácidos comentários do grande jornalista músico e poeta de mão cheia Ricardo Mota, e mais uma vez Ronaldo Lessa vence na justiça. Desde já os lunáticos do poder já temem o melhor nome para a prefeitura.

  • Irmão

    Enquanto isso o tabuleiro do pinto estar no abandono total. viva são joão!

  • Lúcia

    Antes tarde do que nunca.Justiça foi feita.Ronaldo Lessa está livre desta ação.Agora seria a hora de toda imprensa dar divulgação ao fato do mesmo jeito que fazem quando querem condená-lo.Parabéns jornalista Ricardo Mota.Mostrou que é imparcial.Ponto para sua folha de serviços prestados como profissional da imprensa.

  • Paulo Barbosa

    Não agoentamos mais ser sangrados. Isso não passa de jogo armado para ganhar mais fácil às eleições. Há um propagandista descarado dessa armação que é o radialista F. Moura. Ele subestima o senso perceptível das pessoas. Fica influindo positivamente o aumento do número de cadeiras na camara, imaginando que o ouvinte não percebe que sua intenção é aumentar suas parcas chances de ser vereador eleito, um dia. Não gosto de quem engana as pessoas de boa fé. Odeio. Olho nele e em quem votar nessa emenda. Espero que o Galba Novaes mostre a força,a sua origem e não comprometa seu futuro, não colocando isso pra frente.

  • Antoniobrasil

    Conversa pra boi dormir ! É lógico que mais vereadores significa mais gastos !

  • jobson

    Basta de vereadores, aumentar número em seguida aumentar o duodécimo e, seguida aumentar IPTU e outros impostos.Vinte e um ja é demais, verdadeiros gastadores do dinheiro público, enquanto falta nas secretarias e envestimento.

  • FERNANDO AMORIM

    LÚCIA & FÁBIO POETA BARAFUNDA e Companhia Limitada, o RTF, apenas, anulou a enteça de prisão, mas, não o absolveu, pois o mérito, ainda, será julgado. Leiam e interpretem melhor os textos para não cometerem esses equívocos. Saudações. P.S.: Ah! Eu ia me esquecendo; se for absolvido nesse caso, AINDA, lhe restarão outros tantos processos para se livrar.

  • melhor seria fechar

    Ao invés de aumentar, melhor seria fechar esta cassa de desocupados. São pessoas que só pensam em ganhar dinheiro fácil – a outra moida é meter a mão. Por isso, se acabassem com estas “casas legislativas”, todas elas, entre as quais, sas de Brsília, seria muito bom, pois estes antros não servem para nada. ereador em Maceió, todos eles – , é flor que sómente fede.

  • wilsinho

    valeu toninho!!!!!!!!!!!!!!
    viva sua administração!