Já há uma denúncia formal, do Gecoc – Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas do MP Estadual – contra o ex-deputado estadual Zé Maria Tenório, preso desde o último sábado. 

Ele é acusado de integrar a quadrilha que assaltou a agência do Banco do Brasil em Boca da Mata. O assalto aconteceu em 26 de outubro de 2007.

Foram presos vários integrantes do bando, alguns já com condenações na Justiça. Dois dos réus, segundo a denúncia ofertada pelo Ministério Público à 17ª Vara Criminal da Capital, acusam o ex-parlamentar, que é irmão do delegado Francisco Tenório, também preso – de ser um dos líderes da quadrilha.

Aliás, no inquérito realizado pela Polícia Civil, consta que a mesma organização criminosa cometeu outro assalto, pelo menos, uma semana depois: na agência do Banco do Brasil de Quebrangulo (houve, inclusive, tiroteio com a polícia), em 5 de novembro daquele ano.

O inquérito envolvendo Zé Maria Tenório foi aberto ainda em 2008, mas naquele ano ele assumiu o mandato de deputado estadual – com o afastamento dos chamados taturanas.

O relatório foi encaminhado  ao Gecoc, que apresentou a denúncia formal contra Tenório à 17ªVara Criminal da Capital há cerca de duas semanas.

Um dado interessante: o decreto de prisão, assinado por todos os magistrados do colegiado, é de quarta-feira da semana passada.

No dia seguinte, no entanto, um advogado já teria tido conhecimento do documento, chegando a comentar a decisão da Justiça no Fórum de Maceió.

Em combinação com o Gecoc e os magistrados da 17ª Vara, a polícia aguardou o melhor momento para cumprir o decreto de prisão – exatamente no sábado, quando Zé Maria Tenório visitava o irmão dele, ex-deputado federal Francisco Tenório, que está preso desde o dia 2 de fevereiro.

O decreto é de prisão preventiva, e em dez dias, Zé Maria Tenório deve apresentar a sua defesa à Justiça.

 Ferro

 E, finalmente, chegou à 17ª Vara Criminal da Capital o processo contra o ex-deputado Cícero Ferro, no caso Fernando Aldo. 

Detalhe importante: não há, hoje, qualquer mandado de prisão contra o ex-parlamentar (filiado ao PMN, assim como os dois irmãos Tenório).

O caso esteve na comarca de Mata Grande, mas o magistrado titular considerou que o processo deveria ser devolvido à 17ª Vara.

E aí, uma questão pode impedir que o colegiado decrete uma nova prisão para Ferro – que era considerado, não é mais, foragido da Justiça: a Vara especial, que atua nos crimes envolvendo organizações criminosas, tem um “salvo conduto” concedido a Ferro pela ministra Maria Tereza, do Superior Tribunal de Justiça.

A prisão dele, pelo menos por enquanto, só poderia ocorrer se surgir um fato novo envolvendo o inquérito sobre a morte de Fernando Aldo, crime ocorrido em outubro de 2007.

CNJ apresenta em julho relatório sobre nova correição no TJ de Alagoas
Os mistérios do Professor Valério (INSS)
  • Eraldo Basilio

    Uma pergunta ao pessoal do Gecoc: porque em Coruripe eletroeletrônicos são mais baratos que em qualquer cidade do Brasil? Rui Palmeira une o jovem e o idoso, o trabalhador e o empregador por uma Maceió com mais emprego e dignidade.

  • sertanejo cagota

    É só tirar as IMUNDICIDADES PARLAMENTARES deles que caem tudinho…

  • Pedro

    Essas pessoas se acham intocaveis,pode demorar, mas um dia a casa cai.

  • Ricardo Moura

    Será a confirmação de uma velha suspeita de que haveria um braço político nas quadrilhas de assalto a banco?
    Aracaju, lá vou eu.

  • Rosana Rocha

    Parabéns ao GECOC e ao Governo que muito tem feito por Alagoas.

  • Rosana Rocha

    Se a polícia procurar vai ter muita gente grande neste mesmo patamar que vergonha que eu tenho destes deputados que roubam na ALE e ainda se envolvem nestes bandos criminoso.

  • esclarecimento

    Processo de 2007 e inquerito de 2008 porque so agora que veio agora a tona e outra ele nunca foi interrogado e chamado a esclarecer sera que num incompetencia do gecoc ou perseguiçao a familia TENORIO.

  • celia cavalcante de lucca

    esta claro a perseguição contra a familia tenorio, basta ver a situação na qual se encontra toda alagoas independentemente das prisões dos irmãos
    Tenorio.

  • FERNANDO AMORIM

    Faz-se mister também, ivestigar a participação de policiais nos episódios de roubo a banco. Lembra-se caro Ricardo, quando da greve, digo MOBILIZAÇÃO de DESORDEIROS, que as assossiações dos PM’s e o sindicato dos policiais civis “pediram as cabeças” do Cel. DÁRIO CÉSAR e do Del. BARENCO, lembra-se? Está explicado. É chegada a hora de se fazer uma ASSEPSIA nas duas polícias, pois a BANDA PODRE, continua arraigada como se um câncer fosse, necessitando ser EXTIRPADO para o bem da sociedade. Parabéns à 17ª VARA, ao Cel. DÁRIO CÉSAR, ao Del. MARCÍLIO BARENCO e ao governador TÉO VILELA por chancelar as ações destes.

  • José Maria Tenório

    País imoral, Estado nojento. Justiça inócua e condescendentese. Políticos de mau caráter, bandidos sanguinários do colarinho manchado de sangue (um dia já foi branco). Vivemos num mar de lama, onde tudo é permitido. Absurdo!

  • Alagoano indignado

    O Zé Maria é home de bem. O seu irmão tá preso por motivações políticas. O Chico nunca matou uma mosca. Isso é uma vergonha!

  • Fernando

    Agora o caneco amassou de vez.

  • ALEIDE ALEXANDRINA

    SERÁ QUE A POLÍCIA FEDERAL VAI PRENDER ALGUÉM SEM FUNDAMENTOS????? JÁ PASSOU DA HORA DO POVO ALAGOANO PROTEGER MARGINAL!!!!!

  • fernandez

    desde crianca ouco falar em comentarios,que o cel cavalcante comandava uma tal de gangue fardada,que certo politicos em alagoas financiavam suas respectivas capanhas c/ dinheiro de assaltos e etc…sera mitos ou verdades?

  • jUSTINO

    RICARDO ESSE PESSOAL TA PENSANDO QUE TA NO GOV. DE RONALDO LESSA.TA NAO CAMARADA, E TEO E TEO..E NAO TEM ENGANO NEM EQUIVOCO NAO. E DELAÇAO PREMIADA E MT GRAMPO

  • Alagoano!

    Qualquer coiisa, mas dizer que José Maria é Ladão… Rapaz isso num existe ñ. Um absurdo. Ele vai provar o contrario e depois quem vai ter que responder por calúnia e defamação vai ser o Estado* Quero ver isso, Vamo José Maria tô esperando essa hora.

  • VIANA

    Na minha opinião, o que devemos fazer é esperar para que a justiça descubra com muito clareza sobre o caso, por que até o momento a própria justiça em nosso estado está a desejar. Precimos de pessoas com a ética profissional. Jovens de hoje, a maioria, terminam a faculdade e depois ficam sem conseguir pelo menos um estágio, para começar uma vida dígna. Estado nojento de se viver. O caneco amassado será culpado ou não ?

  • Rômulo Silva

    É lamentável dizer que nada disso é novidade, infelizmente o maior problema do nosso paíz e em especial do nosso estado chama-se POLÍTICA, melhor seria se acabasse, certamente cresceríamos em tudo. tudo isso é muito pouco, um “NOJO”.

  • Paulo Malta

    Ricardo?

    Tem certeza que PMN é a sigla de um partido, creio que está mais para sigla de facção criminosa!!!

  • Geraldo Vitorio Alves

    “Não julges para não ser julgados”por trás dessas acussações tem alguem querendo denegrir e aparecer perante a mídia,aliás este filme já assistir. Ex.Impeachment do Presidente Collor os caras(meladas)mídia,partidos políticos etc.Outro Ex. um cidadão foi acusado de pedofelia depois de tudo que ele passou,a mulher com quem ele vivia inocentou dizendo que foi uma vingança e nada da aquilo que tinha dito foi só uma vingança.Leia meu comentário acima! gva.

  • Curto e Grosso

    Alagoano indignado, vc esta chamando todo miundo de burro?

  • lilika santos

    Mais 10 ladroes para nos roubar…ja na basta os que já temos? coisas de algoas mesmo….terra sem lei, sem dono, sem impunidade, sem governador, sem prefeito…estamos simplesmente fu…e fe…..

  • SGT REVOLTADO

    SÃO TODOS SANTINHOS,QUANDO MORRER VÃO TODOS PARA O CÉU.E CHEGANDO LÁ NÃO TÉM ESSA MORDOMIA DAQUI NÃO.MELHOR PRA QUEM FOI FORMADO NA CASA TAVARES BASTOS,TÉM IMUNIDADE ATÉ NO CÉU…KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.SERÁ?

  • MARIA JOSE DA SILVA

    porque a justiça não faz justiça de verdade e sim pratica mais intiça que justiça uma delas é defamar de ladrão um homem de bem. como essa do sr. josé maria

  • EDILSON JACINTO

    POR GENTILEZA PUBLIQUEM O QUE ESTOU ESCREVENDO – POLICIA INVESTIGUEM A MORTE DO COMERCIANTE JOSIVALDO AMIGO DO Z.MARIA – OLHA O NOME DELE – DA MORTE DO CARA VEIA – INQUERITO NO 5º DP E OUTROS…

  • Elbí Maria Silva

    Sou Alagoana estou morando em São Paulo,fico muito triste quando vejo na tv que Alagoas está em 1lugar na violência.estava pensado em volta para minha cidade de praias bela mais tenho medo principalmente para o bairro que eu tenho minha casa VILAGE CAMPESTRE!UM FORTE ABRAÇO PARA VC RICARDO MOTTA !TE ADMIRO