“Quem não está mais entendendo nada sou eu”. A afirmação é do advogado do ex-deputado Cícero Ferro, Welton Roberto. 

A confusão foi provocada pela decisão do juiz Bruno Acioli, de Mata Grande, que se considerou incompetente para julgar o caso envolvendo o ex-parlamentar, que está foragido da Justiça alagoana desde o início do ano – acusado na morte do vereador Fernando Aldo, de Delmiro Gouveia. 

A competência seria, diz o juiz em seu despacho, seria da 17ª Vara Criminal de Capital. Acontece que a prisão de Ferro havia sido decretada em março pela então magistrada da comarca de Mata Grande, Danielle Cristhine Burichell.

Detalhe: Welton Roberto defende que a competência é do juiz do município do Sertão alagoano.

Para o advogado só há uma certeza, agora: “Não existe mais qualquer decreto de prisão contra Cícero Ferro”. Ou seja: ele, em tese, pode retornar a Alagoas – o que eu acho muito difícil.

Só este ano, o ex-deputado (e primeiro suplente da sua coligação) já teve dois decretos de prisão, e pela mesma acusação: ser o mandante do assassinato de Fernando Aldo, em outubro de 2007.

O primeiro, em 31 de janeiro, quando Ferro ainda era deputado, foi de autoria do desembargador Orlando Manso (que depois enviou o processo para Mata Grande). Mas da ministra do STJ, Maria Thereza de Assis Moura, concedeu liminar ao pedido de HC apresentado pelo advogado. 

Logo em seguida, em 21de março, a então juíza de Mata Grande decretou, de novo, a prisão do ex-deputado, que continuou como estava – foragido.

Com a nova decisão do juiz Bruno Acioli – considerando-se incompetente para julgar o caso – o processo volta à 17ª Vara Criminal da Capital, onde já esteve quando Ferro exercia o mandato. 

O juiz Maurício Breda, que integra o colegiado diz que vai aguardar o retorno do processo para decidir – em conjunto com os demais magistrados da Vara especial, que decisão vai tomar.

Ele concorda, entretanto, que o caso é mesmo de competência da 17ª Vara Criminal da Capital.

A expectativa é de que o processo chegue ao colegiado ainda esta semana.

O advogado Welton Roberto afirmou, ainda, que vai levar a decisão do juiz Bruno Acioli para o STJ. Segundo ele, “para pôr uma pá de cal” no caso – pelo menos no que se refere à prisão do seu cliente.

Ronaldo Lessa diz que DRT de Alagoas continuará com o PDT
Sem Portal da Transparência, oito prefeitos podem responder por Ação de Improbidade
  • mauricio

    EU ACHO MUITO IMPRESSIONANTE COMO ESSAS PESSOAS CONSEGUEM TÃO FACILMENTE LIVRAREM-SE DA DOS RIGORES IMPOSTOS PELA LEI. POR QUE SERÁ? CERTA FEITA VI E OUVI UMA ENTREVISTA DE UMA “FAMOSA DESEMBARGADORA” ALAGOANA A QUAL AFIRMAVA QUE POLITICO EM ALAGOAS QUER SER SEMI-dEUS. MAIS UMA VEZ PERGUNTO, POR QUE SERÁ, HEIM?

  • sergio

    E A IMPUNIDADE CONTINUA, ACOBERTADA PELO JUDICIÁRIO.

  • sertanejo cagota

    É isso aí fizeram justiça. Ele tá mais limpo que pau de galinheiro… A justiça é cega, não enxerga no escuro, no claro, em lugar nenhum e ainda é manca, surda, muda.

  • Geraldo da Silva Furtunato Júnior

    Quero chamar a atenção do Senhor Governador, que desde de 2007 prometeu chamar os aprovados do concurso da SEE até agora nada cadê o ministério público que não toma nenhuma atitude sobre isso. tem um ano que o meu processo está parado e ninguém fala nada. nós não somos palhaço. me ajuden….

  • Laylla Karine Brandão de Souza

    Enquanto se tem jogos de cintura e poder, o mais importante nesse caso todo foi “embora” por politicagem.
    A saudade aperta a casa vez que vemos uma noticia assim, da desgosto a qualquer cidadão. Quem bem precisar da justiça alagoana nunca vai ter!
    E o tempo voa, enquanto não se tem mais quem foi e ainda é tão importante pra nós.
    Saudade tem nome: Fernando Aldo

  • silvio

    QUANDO SE TRATA DE POLITICOS,SEMPRE SE ACHA SOLUÇÃO PARA ENGAVETA PROCESSSOS,NUNCA SE RESOLVE NADA,FICA IMPUNE COMO SEMPRE,JUSTIÇA SÓ PRA POBRE

  • joao batista dos santos

    ISSO NAO E NOVIDADE POS JA DEVE TER PASADO NO MINIMO 500,000,000 PRA ESSA JUTIÇA PODRE QUE AJENTE TEM EM ALAGOAS SO FALTA SOLTA CHICO TENORIO POS O BICHINHO TA PAGANDO INOCENTE MENTE

  • eleitor

    Pra esses deputados tanto faz ter mandato ou nao…eles não vão preso mesmo…

  • paulo cesar a s

    Se a autoridade copetente corre do problema talvez por medo, imagina o humilde desdes interiores chamado curral. Come na mão deste cidadões de bem kkk

  • Márcio

    Bom, a única notícia boa é que, segundo seu advogado, ele não voltará mais a Alagoas. Motivo pra comemoração…menos um bandido!

  • marioinacio

    Em nosso estado, cadeia só é para:pobre, preto e prostituta; já estamos cansados de saber!!!!!!!!!!!!

  • Vivo

    Mota, boa noite!

    A “incompetência” para o julgamento tem um motivo: medo.

    Julgar culpado uma pessoa “poderosa” no Estado das Alagoas, é pedir uma antecipação de audiência com São Pedro, São João e São Paulo, juntos.

    Quando CF, AA, CT e outras abreviações forem julgados e jogados numa cadeia pública, acreditarei veementemente em duendes, gnomos, elfos, bruxas, fadas, unicórnios, ogros, faunos e outras figuras da fauna e flora mística.

    Enquanto isto, nas plagas alagoanas … forrozão pé de serra lascado nas festas juninas e o povão se entregando nos braços dos patronos do interiorzão … livres, levas e SOLTOS.

  • Gusmão de Oliveira

    Deixa o Ferro responder em Liberdade, em Alagoas até traficante, membro do comando vermelho, ligado a Beira Mar com 24 processos e 4 condenações, fica livre em Alagoas, Isso é segurança Públçica de Primeiro Mundo.

  • barakinalama

    ROUBO DA ALE: 350 milhões
    TATURANAS: 10 deputados (incluindo-se, é claro, o CF).
    VAMOS FAZER AS CONTAS:
    350 milhões dividido por 10 = 35 milhões para cada.
    COM ESSE DINHEIRO, NÃO É PRECISO COMPRAR A JUSTIÇA. ELA PRÓPRIA SE VENDE!

  • sergio

    “Agora foi feita a JUSTIÇA. Um homem honesto, digno, trabalhador, respeitador dos direitos dos outros ser mandado para a prisão! Os dois magistrados que tiveram o descaramento de expedir a ordem é que deveriam ser presos. Esse advogado fica cada vez mais rico defendendo esses inocentes!” SE NÃO FOSSE ASSIM NÃO SERIA ALAGOAS, NÃO SERIA BRASIL.

  • china

    Seria bom que todos os jornalistas serios de Alagoas(pelo jeito só tem um)fizesse um protesto com a seguinte frase”PUBLICAR PRA QUE”.Pois só serve para dar publicidade a esse bando de Bandidos travestidos de Politicos.Infelismente a falta de vergonha está no três poderes,e o pior é o Judiciario.Imaginem quando aquele bando de “juizes” (mais de setenta) que entraram por baixo da saia de seus pais Juizes chegarem a desembargadores.Saiam deste Estado enquanto é tempo!

  • O SERTANEJO

    Ricardo Mota, o problema da violência está na Lei brasileira, feita só para pobres.
    Olha o caso do jorlista de São Paulo que matou a namorada a tiros, 10 anos depois foi para a cadeia e vai passar 1 ano e sete meses preso.
    Aque interessa não mudar a lei?

  • O SERTANEJO

    Caro Ricardo Mota,
    A QUEM NÃO É INTERESSANTE MUDAR A LEI?
    RESPONDA RICARDO MOTA.

  • Marcelo Souza

    Senhores do judiciário, vcs ainda têm a capacidade de perseguirem um ex governador simplesmente pq falou a verdade a vossos respeito?
    Tudo o que ele falou é a mais pura verdade, olha aí a incompetencia e a connivencia de vcs.

  • delmirense

    volte pra al.fi da peste,agora seja omi venha sozinho cachorro quero ver s tu tem coragem