O desembargador Washington Luis Damasceno de Freitas está prenhe de razão quando afirma que ninguém suporta mais a violência em Alagoas – e de há muito tempo. 

A situação de Piranhas, sua cidade, não é diferente daquela vivenciada por tantas outras do interior do estado. Lembrando que na capital o quadro é dantesco. 

E se ele acerta no diagnóstico – pelo menos em parte, a que trata da falta de policiamento –, erra na indicação do remédio. Por não ser um cidadão comum, e ele não é, jamais poderia aventar publicamente a possibilidade de contratação de uma “milícia” para fazer a “segurança” de Piranhas. 

Sabemos que este sempre foi o instrumento usado pelos velhos coronéis, donos da vida e da morte, inclusive no Sertão, para a sua segurança pessoal e do seu grupo. É verdade que, tantas vezes, os que eram pagos pelo Estado se colocavam a serviço dos donos do lugar, cumprindo este papel ilegal.

E quantos tombaram em território alagoano vítimas das balas dos “milicianos” a serviço dos coronéis?

Não creio que o desembargador, mesmo sendo um homem de intensa e conhecida atividade política, estivesse fazendo referência a essas milícias, que, infelizmente, ainda sobrevivem pontualmente em alguns municípios caetés.

Estou certo, também, que o magistrado não pretendia defender a existência das milícias no modelo que o Rio de Janeiro exportou para o resto do país, nos tempos de hoje.

A palavra (milícia), entretanto, é, em tudo infeliz.

O desabafo do desembargador é não apenas a manifestação do líder político que defende o seu território da marginalidade. É, também, a reação do pai que vê a cidade administrada pela filha sob risco de ser o alvo indefeso de bandidos de toda espécie.

Porém, repito: ele não é um homem comum. E em sendo do principal colegiado que representa a Justiça em Alagoas, o TJ, não pode apelar para alternativas fora da lei para combater a violência. 

Que cobre, com a autoridade que possui, do governador, do secretário de Defesa Social, dos dirigentes das polícias, a segurança de que tanto precisamos e não temos. Que lidere uma ampla mobilização da sociedade com este objetivo e dentro da legalidade.

Milícias, porém, nunca mais!

Relatório reservado aponta nome de empresa interessada em comprar a ex-Ceal
Braskem: procurador diz que "foco é o risco que corre a população"
  • Carlos Alberto Moliterno

    Lamentável. É decretar a falência do Estado e do poder judiciário de que ele faz parte.

  • M. Almeida

    O problema da violência é nacional e o que o desembargador faz é política mesquinha, pois, ele deveria saber que o judiciário tem grande parcela de culpa nesse estado de coisas. Por que ele não fala da corrupção no judiciário alagoano?

  • Paulo Rodrigues

    MANDA ELE CHAMAR O TEN ISRAEL E SUA TURMA.

  • Pedro Antunes Guedes

    Ricardo eu acho que já assiti esse filme!! Não é aquele de comédia!? OLHA QUEM ESTÁ FALANDO!! kkkkkkkkkk

  • ariel fernandes

    minha opinião é que o principal culpado dessa situação é o judiciario comprometido com o sistema podre e nçao tem autoridade pra cobrar do executivo e do legialativo as aplicações dos recursos. e cade o ministerio publico? precisa atuar mais.

  • José Claudio

    O nobre Desembargador está pouco se preocupando com o povo de Piranhas, a sua preocupação e a de que a sua filha seja manchada com essa onda de violência. sua única preocupação é a reeleição de sua filha no proximo ano. O resto ( o povo ) é simplismente resto.

  • bjgbalboa

    Está começando aquilo que ninguem gostaria que acontecesse. O feitiço está virando contra o feiticeiro. Agora poderemos ter um rasgo de esperança no combate à criminalidade. A violência já começa a incomodar àqueles que a deveria combater com maior rigor. Lojas de luxo em bairros chiques já começam a sofrer arrastões. Sabem quem as frequentam? Esposas e familiares de deputados, juízes, promotores, procuradores, comerciantes, industriais etc…

  • Marcos Santos

    Agora não tenho mais dúvidas. Se ferramos!!!!!!!!!!!!!!

  • Roland Freire

    O desembargador tem direito a uma opinião, como qualquer cidadão, mesmo não sendo um cidadão qualquer… Más essa de malícia, digo milícia, é tentar tapar o sol com a peneira.

  • Rondante

    Só está faltando em Piranhas é um número maior no efetivo Policial Militar e Civil, pois os poucos Policiais ali lotados, estão fazendo o que podem, tanto a Direção da Pm quanto a da Civil sabem disso. Por outra parte, estamos esquecendo do Judiciário, que também deve fazer sua parte para que as Polícia possam trabalhar sem medo de represálias.

  • jobson

    Muito simples resolver, é só liberar os militares que estão adisposição do Legislativo e T.Contas.Lugar de militar é na rua trabalhando para defender a população.

  • Bruno Sena

    O governo finge que está preocupado com a violência,O judiciário finge que cobra,O MP não faz nada,A polícia coitada finge que trabalha,E o povo finge que vota certo,E assim Alagoas vai morrendo aos poucos.

  • Clara

    Ricardo vc como sempre com um texto mto bem escrito, uma avaliação precisa do oportunismo político do “grande desembargador”. Em parte tem ele um pco de razão, mas em pleno século 21 ele falar em milícia…mesmo sabendo que ainda existe, isso não deveria ser dito por um homem público e que tem interesses que sabemos mto bem.

  • Marcelo

    Olá Ricardo! Acho que você foi até bondoso com este desembargador Esta declaração dele deve ser levada para o Conselho Nacional de Justiça para que sofra retratação pública. Se ele, poderoso por estas bandas, vai se utilizar de milícia, como ficamos todos nós cidadãos? A mercê da boa (má) vontade de quem deveria zelar pela segurança e justiça? Cada dia lamento mais e mais em ser alagoano e me ver diante de uma situação desta! Sofrevível, reduzida, pobre de educação e cheia de donos de tudo, mandantes da vida e da morte!

  • Ronaldo

    Excelência o seu julgamento precipitado da greve da PC, atendendo o pedido do governador q não tem compromisso com a segurança pública, contribuiu para isso, eu continuo com sua imagem de cidadão do bem e de bem e não a quero perder contamine seus pares com essa indignação o poder judiciário pode fazer a diferença, precisamos desse apôio!

  • carlos

    GENTE,CALMA FOI SÓ UM LAPSO DE MEMÓRIA DO DESEMBARGADOR.MELHOR DIZENDO ELE FALOU COMO “CIDADÃO” E NÃO COMO AUTORIDADE QUE DEVE ZELAR PELA LEGALIDADE.

  • Eleitor 2

    “MILÍCIA”? O QUE É ISSO DESEMBARGADOR? LOGO VOSSA EXCELÊNCIA QUE É PAGO COM O SOFRIDO DINHEIRO DO ALAGOANO DEFENDER ESSE TIPO DE CRIME…
    DESEMBARGADOR ME RESPONDA POR FAVOR. É COM ESTE TIPO DE RACIOCÍNIO QUE JULGAS NO TRIBUNAL? CREDO EM CRUZ TRÊS VEZES…

  • Adriano Silva

    Essa violencia desenfreada e culpa dos nossos politicos pois botam a mão no dinheiro (roubam/furtam) público e não acontece nada.

  • edson

    Camarada Ricardo.
    Partindo para uma esfera nacional, Gilmar Mendes na época que presidia o STJ, foi acusado pelo ministro Joaquim Barbosa, de ter em suas fazendas grupos de “capangas”.

  • Noelson

    Se o desembargador tivesse o dom divino (até que ele acha que tem),
    poderia resuscitar o bando de lampião lá mesmo em Piranhas.
    Mas caindo na real poderia descer da sua pose de carranca e coordenar
    uma grande mobilização contra todos os desmandos e flagelos que estamos vivendo.

  • Manoel

    O melhor comentário”Agora poderemos ter um rasgo de esperança no combate à criminalidade. A violência já começa a incomodar àqueles que a deveria combater com maior rigor. Lojas de luxo em bairros chiques já começam a sofrer arrastões. Sabem quem as frequentam? Esposas e familiares de deputados, juízes, promotores, procuradores, comerciantes, industriais etc…”

  • Adriano Silva

    Estão blindando o Senador Renan Gado de ouro…

  • Roberto Simoes

    Brincadeira o comentario dele, o judiciario com suas mazelas e a morosidade favorecendo a corrupção e crimes de mando do conhecimento de todos e seus figuroes, culpa de um judiciario precario e corrompido pela politica local o resultado é esse, e não se resume a cidade da filhilha. Ficamos refem sem ter a quem apelar pois somos calados a bala.

  • jose bezerra

    Vergonha mesmo é esta lei corrupta em bandidos assassinos matam hoje e amanhã estão na rua matando de novo. A polícia serve de palhaço, pois prende e depois vê o bandido solto ameaçando. É esta a tal democracia? Brasil, um país de todos…um país onde assassino tem mais direitos do que punições!

  • Antonio

    Esse Governador Teo diz uma coisa e faz outra. Colocou um policial civil a disposição da Secretaria da Paz e o deixa a disposição da Radio MIlênio em Santana do Ipanema, das 08:00h as 12:00.

  • lima

    Eu tenho uma idéia: PEGA OS PMS QUE TRABALHAM NO TJ PARA TRABALHAR LÁ EM PIRANHAS.

  • Maria José Alves da Silva

    A opinião do senhor desembargador está em perfeita sintonia com sua postura na vida, com sua conduta, com seus interesses, perplexidade nos causaria se ele pensasse diferente, afinal não é ele o mesmo desembargador a quem o CNJ determinou devolvesse alguns milhares de reais recebidos indevidamente. Outra coisa, que história é esta de desembargador, juiz, promotores, procurador, não serem pessoas normais? Por que ´será que no Brasil, muito especialmente no nordeste e mais ainda em Alagoas, tais servidores se esquecem daquilo que são e para o que foram chamados: SÃO SIM PESSOAS NORMAIS, SAO SERVIDORES PÚBLICOS, PAGOS COM DINHEIRO PÚBLICO E O INTERESSE PÚBLICO DEVERIA SER O ALVO.
    A lamentar os fascínoras da Assembléia Estadual, da Câmara de Vereadores da Capital e de municipios outros, exceto uma ou duas exceções, os semi-deuses do TJ, ao menos assim se comportam. Pobre Alagoas! E só para constar, a culpa não é não dos politicos, a culpa é nossa, a culpa é desta sociedade que insiste, em troca de pequenos favores pessoais em tratar como gente de bem, o mesmo lixo humano candidato a cada nova eleição. Outra coisa, tem muita gente aparentando o que não é, cuidado com os falsos perfis. assinado: eu, pessoa normal, cidadã, cumpridora de meus deveres, cônscia de meus direitos. Alguém em busca de e na luta por justiça.

  • jose elivaldo lins bonfim

    oh desembargador a coisa está chegando onde deveria chegar. nos lugares de luxo que vossa excelencia frequenta. Quando a violencia estava atingindo só pobre ninquem falava nada agora como está atingindo quem deveria fazer o melho por alagoas e nunca fez nada fica reclamando.

  • Eduardo Carvalho

    Um matuto me disse assim:
    -Milícias? Aqueles jagunços armados?
    -Sim. Respondi.
    – Menino, isso ele já tem faz é tempo e nunca deixou de ter.
    – É mesmo? Fiquei pasmo. – E a insegurança do Estado? Questionei.
    – Insegurança? Pergunta ao povo do sertão quantos tem medo dele?
    – Alagoas é assim. I

  • sergio

    Isso é que dá juiz se envolver em política, direta ou indiretamente. O judiciário é um dos grandes culpados pelo atual estado de coisas. Quando é para aumento de salário eles sabem provocar o legislativo, seus cúmplices, agora para melhorar as leis não estão nem aí. Esse desembargador deveria ter que se explicar ao CNJ. Que irresponsabilidade essas suas declarações!

  • impunidade

    o desembargador e os q fazem parte do judiciario deveriam apresentar o assassino ou mandante do crime q ceifou a vida do universitario em cruz das almas,no coqueiral e nao apresenta porque?

  • marioinacio

    Pois,é, enquanto não tivermos educação para nosso povo, iremos continuar elegendo “lixos humanos”. Só a educação liberta.
    E, esses falsos profetas, já começam a surgir, pois, temos eleição no próximo ano.

  • Eu acho e tome

    Toda milicia termina se transformando num bando de ladroes e grupo de exeterminio. Perdeu oportunidade de ficar calado. Alguem vai mandar isso pro CNJ?

  • eu gênia?

    Maria José Alves da Silva, o seu comentário foi perfeito assino embaixo tudo que você escreveu.

  • Raphael Ricci Netto

    O nobre desembargador Washington Luiz
    que foi agraciado através da política
    com o “status” de desembargador, está
    esquecendo que milícia surgiu no rei-
    na de Lampião, depois veio os “coro-
    néis” e hoje a podre política com a
    imunidade parlamentar, tudo gerando
    a criminalidade em alto nível. O que
    está faltando é vergonha na cara dos
    que legislam e administram as leis
    para acabar com a impunidade…

  • Gilvan

    Des…EMBARGADOR, V. Excia acaba de ser embargado por uma enxurrada de comentários nada elogiosos, uma verdadeira goleada de manifestações que muito bem sintetizam os sentimentos populares. Melhor esquecer o forrogaço, pelo menos por enquanto, e agir em favor da cidadania de forma séria, ética e inteligente, sem milícia é claro, com a inteligência que Deus lhe deu praticando a verdadeira justiça . É um bom recomeço, concorda desembargador? Boa sorte. Ainda há tempo…

  • Rozilene belo Barros santos

    Caro jornalista, acho particularmente, que nós telespectadores que gostamos de nóticias reais e concretas, sofremos irreparavéis perdas, quando deixastes de apresentar o telejornal completo, mas ainda bem que nos o “ponto crítico”.Esse espaço para publicação de opinião é um lugar democrático, que nos possibilita a conhecer as mais variadas opiniões. Mas chega de rasgação de ceda, até porque você não precisa.Penso que Alagoas está mudando,mesmo que seja a pequenos passos.Enquanto nos cidadãos comuns, pagadores de impostos, que propiciamos vida boa ao judiciário, executivo e Legislativo, erámos alvo da violência, não podíamos ter esperança. Mas agora há uma luz no fim do túnel, a violência se faz presente na classe que detêm o poder.
    Ah/ isso é bom ou é ruim?

  • Antonio Faustino

    Muitíssimo pertinente o comentário de Maria José. Não sei onde reside a especialidade desse servidor público. Não entendi o porquê da deferência linguística prestada pelo jornalista ao desembargador. Em virtude de posturas como essa é que certamente juízes e desembargadores se consideram deuses e semi-deuses. Sem ofensas! E obrigado por boicotar a publicação de mais este comentário!

  • marcão

    você combateria a violência, com um salário de um policial no nosso estado? enfrentando bandidos, e além disso ter que prestar contas dos tiros que é dado? Imaginem, quando nossos policiais vão aos tribunais; perguntam; se os bandidos tiveram chance de reação…pois, a lei atual, contribui e muito para o aumento da violência…qual é o mais fácil ser bandido ou polícia?…falar é muito fácil…visitem os quarteis, e as delegacias e vejam; se não existem comissões para olhar se os presos estão sendo bem tratados,…não para verificar o local em que os policiais trabalham….

  • SEBASTIÃOIGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    Arretado! Que idéia mais pertinente.
    Todos os gangsters de Appaloosa recrutan
    do pistoleiros,policiais bandidos,bandi-dos marginais ecléticos não-oficiais,
    formando batalhões mercenários semi-con-cursados,concorrentes em letalidade ,ex-
    terminando aleatóriamente suas eventuais
    ou sorteadas vítimas,até que só restem os submissos escravizados e os outros
    grupos milicianos predadores e rivais.

  • SEBASTIÃOIGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    Aí sim,teriamos a versão moderna dos gla
    diadores do Coliseu Romano,a milícia do
    litoral Norte contra a milícia do litoral Sul,a do Agreste contra a do Sertão e por aí vai. Que legal! Talvez,
    no final deste processo,se aplicasse a
    profecia de que “os mansos(epa)herdarão
    a terra”. Que magnífica matança!Que final feliz para os justos que sobrevive
    rem a este processo de seleção natural… ÔMI !

  • FERNANDO AMORIM

    O que esperar de um desembargador POLÍTICO? Uma sugestão DEMAGÓGICA, DESCABIDA e INFELIZ.

  • Luiz Carlos Junior

    Ele fez isso para chamar a atenção do poilitico Téo “acho que o Téo vai me chamar pra ficar calado” kkkkkk Chamo não posso não minha mulher não deixa não.

  • OTÁVIO

    O nobre desembargador Washington Luis Damasceno de Freitas poderia colaborar com a segurança pública, devolvendo os policiais que fazem sua segurança particular, pagos pelo erário público, policiais esses que fazem falta no policiamento ostensivo e investigativo nas ruas de nossa Alagoas. Ajudaria muito se convencesse seus pares no Tribunal de Justiça a fazerem o mesmo. Fico indignado com a cessão de policiais para o TJ, ALE, TC, MP e outros órgãos públicos estaduais e municipais, que utilizam policiais preparados para o combate a criminalidade, para serem porteiros, e até mensageiros nesses órgãos. Esses órgãos precisam seguir o exemplo da Justiça Federal e da própria Polícia Federal, que contratam segurança privada para tomar conta de seus prédios. Para as autoridades segurança máxima… para nós cidadãos comuns, nenhuma segurança.

  • Luis Flores do Rego

    É interessante. Nesse Estado, sempre que se comenta que uma determinada figura passou a representar a força política de uma região, mesmo ainda ascendendo, já forma a sua milícia. Passa a ser um caso de “artoridade”, uma coisa que vem das alturas. No folclore político, comenta-se que uma dessas “artoridades”, antes um homem aparentemente respeitoso as leis e a igreja, mal assumiu o “poder”, tenha feito o seguinte comentário sobre o seu direito delegado de poder fazer: Que poder é esse que a gente não pode mandar dar uma surra, matar um desafeto, empregar os parentes e amigos, gastar uma boa parte do dinheiro público, fazendo umas farrinhas com as meninas com mais de 10 anos, elas gostam e nós também. Deixe ver se alguém vem criar problema, será o primeiro a entrar na 12, comigo e assim. Será uma doença.

  • jobson

    Se teve a intenção de aparecer na mídia ,foi infeliz,talvez no momento não lembrou que é membro do TJ. Os três poderes administram o Estado, T.J. a Assembléia e o Governo do estado, porém V.exa. também participa do onus e bonus, pense nisso.

  • Jose Carlos filho

    Só tem um jeito de acabar com a violencia no sertão, porque o DES. não chama o Cap. Herculano e seu bando da novela CORDEL ENCANTADO, para resolver o problema de Piranhas, Brogodó fica do outro lado do rio.

  • RONALDO SÁ

    Convoque XEPA ou AA,seu cunhado, para ser Secretário de Defesa Social,que de milícias, eles entendem muito sempre viveram rodeados de capangas.
    Vergonha é maneira que agem certos membros do judiciário.

  • Jose Valter Tenorio

    Qual a moral que esta autoridade tem.

  • marioinacio

    Mas, pensando bem, o Desembargador, tem razão, pois, as milícias já existem, vejamos:A maioria dos Deputados, com seus seguranças(pagos por nós, e, na maioria da vezes, policiais, que deveriam está nos defendendo); O presidente do TC, coma as tem! Muitos secretários de estado, prefeitos, vereadores ,e, até ex-políticos, e, assim sucessivamente. E qual a diferença dessa “turma de jagunços, para milícia? Acho que só a terminologia.

  • Alagoano Eleitor Atento

    Data maxima venia aos comentários, entendo que houve graves equívocos de interpretação às supostas declarações que foram apontadas à autoria do digno Magistrado do TJ/AL. Se houve tais afirmações, então apenas foram no sentido de que se não houver segurança pública para os eventos no interior do Estado alusivos ao período festivo junino, então haverá a contratação de empresa, instituição de natureza privada, de vigilância patrimonial. Existem várias dessas empresas no mercado alagoano e que prestam excelentes serviços de segurança e nem por isso são denominados de “milícias”. Daí o equívoco que os comantários causaram. Certamente não se pode atribuir ao magistrado de school do eg. TJ/AL falácias as quais inverídicas imputam chaga de difícil retratação. O respeito à autoridades devem ser exemplo do Estado Democrático de Direitos. Alagoas não pode ser palco para palavras ao vento que impingem máculas e difamações injustas à pessoas públicas que tanto trabalham em prol de Alagoas.

  • Indignado

    Antes de falar em bandidos, deveria ser olhar no espelho primeiro.
    É demais ouvir certas coisas neste país!!!!!
    Todos sabem como se opera a sua atuação no TJ, mas ninguém toma providencias.