O estilo da presidenta Dilma Roussef tem levado os deputados e senadores da base aliada a uma nova adaptação no que se refere às nomeações dos cargos federais nos estados.

A expectativa, segundo líder da bancada de Alagoas, Joaquim Beltrão, é de que as definições só aconteçam no segundo semestre.

Ele não quis entrar em detalhes sobre quem vai comandar o que em Alagoas, mas um outro parlamentar federal aceitou falar ao blog sobre o que já está acertado entre senadores e deputados, desde que tenha a sua identidade preservada.

O que disse ele: o Ibama deve continuar sendo comandado por Sandra Menezes, que chegou ao posto por indicação do ex-deputado Francisco Tenório. Entretanto, explicou o parlamentar, a suplente (de Collor) de senadora Ada Melo foi quem deu o aval para a indicação da presidenta do PV em Alagoas.

Resultado: de novo, Ada Melo pediu por Sandra Menezes, que deve ficar onde está na “cota do senador Collor”, ressaltou.

Aliás, quem já tem afilhado nos órgãos federais está na vantagem: Maurício Quintela, no Denit e Givaldo Carimbão, na Codevasf, devem continuar mandando por lá.

A Funasa, que era objeto do desejo da deputada Célia Rocha, do PTB, vai permanecer com Roosevelt Patriota, indicado pela família Calheiros – Renan à frente. A deputada vai ficar com a Conab, na futura indicação. 

Joaquim Beltrão, líder da bancada, deve indicar o novo delegado do Ministério da Agricultura, hoje sob o comando – ainda – de Carlos Alberto Canuto. 

Uma briga que se anuncia é pela direção da Delegacia Regional do Trabalho, que está nas mãos do PDT, com Heth César, mas que virou alvo de vários integrantes da bancada, inclusive Jl e Arthur Lira. 

O problema é que a presidenta tem sido econômica nas nomeações e mais rigorosa nos critérios de seleção. O que significa que nem sempre os indicados serão os escolhidos por ela. O caso Rosiana Beltrão, do Porto de Maceió, é uma bela amostra da mudança – a escolha foi da própria presidenta.

Esquecido pelo governo, Sextafeira volta a dar aulas no antigo Cefet
Elionaldo Magalhães deve assumir Educação do Estado, mas só em 2012
  • jose antonio dos santos

    E uma vergonha essas negociatas de cargos público, o gestor deveria ter o critério da capacidade, e fim de papo. É por essas e outras razões que o país continua atolado em corrupção, todo dia tem desfiles de ladrões em viaturas policiais. Na certeza da impunidade a maioria se metem a roubar!. Até quando…

  • jose antonio dos santos

    Caro Ricardo Mota, o tratamento legal é a Presidente, acabe com esta bobagem de Presidenta!.

  • alguem

    é incrivel como há pessoas que vão envelhecer ganhando dinheiro fácil.Deve ser incompetentes quw precisam de um cargo para prover seu sustento. gente ainda boa de trabalhar…mas quem não quer viver de brisa ou de verde?

  • breno klinger

    Que péssima notícia. O Ibama continuará inerte e mais uma vez mal administrado.

  • PEDRO JORGE

    Ricardo,
    a presidenta Dilma deveria conhecer um pouco das perseguições do senhor Heth Cesár a frente da Delegacia do Trabalho. Ele queria a todo custo prejudicar a ex-servidora Stela (portadora de deficiência). Não conseguiu, pois graças ao estudo da mesma e ao bom Deus, foi aprovada e hoje encontra-se no TRT-GO. Fora outras “cousas”. Mas quem manda é a “mulé”…

  • Maria Silva

    KKKKKKKKKK Muito bom o CQC dessas duas últimas semanas…

  • Fernanda

    O PV DE ALAGOAS É O PARTIDO DA BOQUINHA E DA MAMATA , UM BALAIO DE GATO QUE NAO TEM LEGITIMINADE NEM AUTORIDADE PRA FALAR EM MEIO AMBIENTE. GOZAM DO REPÚDIO POPULAR

  • Eraldo Basilio

    Estou pensando em colocar um churrasquinho na porta de casa, será que a Sandra Menezes me concederá a licença ambiental? O que um desqualificado igual ao Stive Garboso que escreveu VOU LEVAR MINHAS 3 PISTOLAS E 8 CARREGADORES TOPADOS, OS TRAIRAS Q DEREM UMA D BESTA E ATRAVESSAREM NA FRENTE VÃO TOMAR, realmente merece de aumento de salario? O que vocês que se acham donos de Alagoas tem a falar sobre esse imbecil? Ciro de sua opinião. Pelo o que o bandido acima escreveu o mesmo é muito macho, pois homem tenho certeza não é. Que tal senhor Stive Garboso o senhor demonstrar sua valentia indo fardado ao Galpão no Vergel ou na Grota do Rafael, pode levar as pistolas. Será que o referido bandido tem essa coragem? Duvido. No dia em que o funcionário público entender que greve só serve para promover presidente de sindicato às negociações entre as duas partes sempre será satisfatório para ambos. Rui Palmeira une o jovem e o idoso, o trabalhador e o empregador por uma Maceió com mais emprego e dignidade.

  • BENEDITO RAMOS

    Presidente ou presidenta?
    (revista Época de 02.11.2010)

    A eleição inédita no Brasil de uma mulher para a Presidência da República lançou uma questão linguística: Dilma Rousseff é “a presidente” ou “a presidenta” do país?

    O tema – qual das duas formas está correta? – passou a ganhar espaço na mídia à medida que o bom desempenho da candidata ia sendo apontado pelas pesquisas de intenção de voto. Jornais, colunas e blogs dedicaram-se a investigar, além do passado da candidata e de seus atributos como postulante ao cargo mais importante da nação, uma suposta tendência de Dilma de usar a palavra “presidenta”, especialmente em seus comícios.

    Com a concretização da vitória, o que era uma dúvida menor torna-se uma questão cotidiana. As referências a Dilma terão de ser precedidas do título que ela conquistou, inclusive em ÉPOCA. Afinal, como Dilma Rousseff deverá ser tratada em seu novo posto? E aqui na revista?

    Em princípio, como ela quiser. Não há norma na língua que defina uma das formas como errada, nem mesmo menos correta. O professor de língua portuguesa e apresentador de TV Pasquale Cipro Neto diz que a terminação “nte” vem do latim e é comum nas línguas neolatinas, como o português, o espanhol e o italiano. Ela indica o executor de uma ação, normalmente tornando a palavra invariável quanto ao gênero. Por isso, dizemos “o gerente” para homens e “a gerente” quando uma mulher ocupa a função. É o que em português chamamos de substantivo de dois gêneros.

    “No caso de ‘presidenta’, talvez pelas conquistas das mulheres em vários territórios, surgiu esse uso, que os dicionários acolheram”, diz Pasquale. “Os três maiores dicionários da língua portuguesa, o Houaiss, o Aurélio e o Aulete, já registram ‘presidenta’ como equivalente de ‘a presidente’, ‘mulher que preside’. As duas formas estão corretas.”

    ÉPOCA apurou que Dilma tem simpatia pela palavra presidenta, apesar de uma sondagem feita pelo PT entre agosto e setembro ter constatado que o termo causou estranheza à maioria dos consultados. É a equipe do cerimonial da Presidência, ainda a ser definida, que determinará a forma de tratamento a constar em documentos e atos oficiais. A definição, portanto, só deverá vir em janeiro, data da posse de Dilma, e, a partir de então, respeitaremos sua decisão nas páginas de ÉPOCA (nesta edição, optamos por usar presidenta apenas nas chamadas principais). Mas, quando o assunto é língua, nem sempre as determinações oficiais são seguidas.

    A língua é construída diariamente, pelo uso que dela fazem aqueles que a falam e escrevem. Se até hoje a forma “a presidente” esteve disseminada na imprensa e na literatura brasileiras e espelhou uma realidade quase sem mulheres, um cenário protagonizado por uma delas pode inaugurar uma tendência, a das presidentas. Como já houve a oportunidade das doutoras, das ministras… “Vai ser o uso que de fato vai definir o termo. Como acontece na Argentina, em que Cristina Kirchner faz questão de ser ‘la presidenta’, não vai haver saída que não seguir a vontade da própria eleita”, diz Pasquale Cipro Neto.

  • bjgbalboa

    E na quota dos nossos palamentares com quem fica a DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL? Aproveitando a dica do Sr. José A. dos Santos que tal a seguinte frase. ” A Presidenta é muito competenta. Quando estudanta era muito eleganta,
    independenta e crenta nos seus ideais, porisso chegou a PRESIDENTA.

  • J.W. Peroba

    Parabens Sandra Menezes. Alem da sua competência, vc é e sempre foi defensora do Meio ambiente. Sucesso e um abraço.

  • Diógenes Paes

    Ricardo Mota, como os camalões do PV mudam de cor rápidamente, com todo respeito esse belissimo animal silvestre. Em Alagoas já virou maron (PMN – Chico Tenório), partilha, agora o verde COLLORIO, quem diria, o cargos são contagiantes e a moedade de troca são os Laudos de ambientais expedidos por “profissionais” a serviço da sustentabilidade capitalista, a exemplo do Estaleiro de Cururipe. A neo verdista Marinha Silva, protestante da ala Opusdey – Direita protestante. Viva o verde, a mata atlântica, amazônica, pantanal ou uma mala de DOLARES.

  • Antonio Carlos

    Prezado Ricardo Mota, imagine o prejuízo para os trabalhadores alagoanos, principalmente os já explorados do grupo JL, que há mais de 04 anos estão com os seus depósitos do FGTS em atraso, mesmo assim consegue o Grupo JL certidão para negociar venda de álcool com a Petrobras(04 anos de forma antecipada, através da dupla JL e Collor e a benção da Dilma, que é quem manda na Petrobras) não repasse do INSS retido, horas extras e etc. com o JL mandando diretamente na Superintência Regional do Trabalho em Alagoas (antiga DRT). Imagine nos desmandos, seria uma retrocesso enorme para os trabalhadores. É o mesmo que colocar a raposa para tomar conta do galinheiro. Grande Dilma, um ótimo presente do PT para os trabalhadores alagoanos. E claro com a defesa do Paulão e do Joaquim Brito.

  • Carlos Gonçalves

    E agora? Alagoas perde, definitivamente, o estaleiro Eiza?

  • Roberto Campus

    CARGOS, CARGOS E MAIS CARGOS….
    .
    SÓ SE FALA NISSO… CADA UM “AJEITANDO” OS SEUS.
    .
    PARA ALAGOAS… MESMO EM “CARGOS CHAVES”, SÓ CHEGA AQUI RECURSOS MINGUADOS… E DEMOOOOOOOOOORAM UMA VIDA PRA SER EXECUTADO.
    .
    QUANDO TEREMOS UMA BANCADA PARLARMENTAR ATUANTE COMO NOS IDOS ANOS 80 EM BRASÍLIA?
    .
    SE DEPENDER DESTA TURMA, SEM EMOÇÕES EM EMBATES POR ALAGOAS UMA LASTIMA.!

  • bjgbalboa

    E ainda têm que os defendam. A deputada federal Luiza Erundina do PPS/SP, convidada pelo vice-presidnte Michel Temer para ingressar no PMDB, disse que poderia até entrar no PMDB do Michel Temer, mas, recusou a troca, por considerar inviável se filiar a um partido que tem os senadores Sarney e Renan. Razão ela deve ter para evitar tais “boas” companhias.

  • Marcelo Souza

    Ai!!!!!que saudade do Lula. Gostaria de saber qual a influencia de votos que essa cidadã Sandra Menezes tem aqui no estado? e o pq dela sempre tá ocupando cargos importantes? com a palavra os donos de alagoas.

  • Paulo Malta

    Caro José Antonio dos Santos deixe de conversa e estude um pouco português.

    Sobre o assunto o Prof. Hélio Consolaro explica:

    A predominância do masculino na língua reflete o machismo. Se houver numa sala 39 mulheres e um homem, o orador deverá usar o masculino na sua invocação: prezados senhores… No máximo, falará: prezadas senhoras e prezado senhor. Ofenderia o macho presente se o orador generalizar pelo feminino e dissesse apenas: prezadas senhoras.Assim, em passado recente, não havia feminino de presidente e nem de hóspede. Agora, depois da luta das mulheres na sociedade, os dicionários já registram e a gramática aceita os femininos: presidenta, hóspeda.

    Paulo Malta

  • Paulo Bispo

    Essa Sra., foi a mesma que que autorizou a destruição do manguezal em área de preservação ambiental da região da Barra Nova, para a construção do condomínio milionário de uma grande costrutora local, né? Altamente comprometida com a causa meio-ambiente..rs

  • PC

    TODOS DEBAIXO DOS PÉS DE DILMA.
    COM ESSES AÍ, ESTAMOS INDO PRA UM GRAU ABAIXO DO DA MISÉRIA E POBREZA.
    E VIVA A DITADURA…

  • Indignado

    Mudanças urgentes tem que ocorrer na Constituição Federal de forma a acabar com estes cargos comissionados, os quais tornam-se uma verdadeira orgia com o dinheiro público,contribuindo para o apadrinhamento e para o preenchimento por pessoas incapazes e totalmente comprometidas por quem as indicou.Outro dia um presidente da Juceal se referiu aos funcionarios da Tecnologia da Informação como chefe do CPD (mostra que está totalmente desatualizado ou é incompetente). Isto faz com que empresário falido, transformado em deputado federal pela força do dinheiro vindo sabe-se lá de onde, se elega, pois as empresas deles estão totalmente falidas, devendo a todo mundo, e continuando a operar como se nada tivesse acontecendo: fazendo reformas no escritório central sem necessidade, mantendo uma empresa áerea somente para seu deleite, mantendo um jornal em nome de terceiros somente para usar contra os adversários,adquirindo uma mercedes bens para uso no seu mandato parlamentar, etc, enquanto isto os seus credores ficando a mingua, não recolhendo inss e nem FGTS de seus empregados.
    Coisas do Brasil Republicano que ainda mantém os mesmos pilares da monarquia: mudamos da monarquia para a república, mas a mamata continua.
    Onde existiam os barões, condes, visconde, hoje existem os deputados, senadores, secretários,etc, mamando do mesmo jeito com o dinheiro público, e ao se elegerem querem angariar cada vez mais as empresas públicas para os interessses.
    Imagine-se um empresário deste tido como autoritário, violente, falido, falando em nome dos trabalhadores?
    Só no Brasil! Realmente a saída é o aeroporto!!!

  • GENTE DA GENTE

    O IBAMA TEM COMO REPRESENTAÇÃO O VERDE MAIS AQUI EM ALAGOAS TUDO MUDA AGORA CONTINUA COM ARCO-IRIS SENDO MANIPULADO PELO COLLORIDO QUE NÃO SE CANSA DE CHAMAR ATENÇÃO. SERÁ QUE TUDO ISSO É PQ NO FUNDO DO POTE DO ARCO-IRIS TEM GENTE REPRIMIDO….

  • Ana Carolina

    Sandra e Collor… quem diria!!!

  • João

    Pobres INSS, IBAMA, DNIT, DELEGACIA DO TRABALHO, INCRA, FUNASA ETC. ETC. ETC. Seguem há décadas sendo comandados, em regra, por puxa-sacos que assumem a direção pela janela da indicação política. Seriedade zero.Negociatas dez.

  • MANOEL

    CARA RICARDO, ESSA MATÉRIA ESQUECEU DE CITAR QUE A CBTU TAMBÊM JÁ TEM SEU NOVO CHEFE, CONTINUA SENDO INDICACÃO DO SENADOR BIU DE LIRA.O SENADOR INDICOU O GENRO, COM ISSO MAIS UM MEMBRO DA BANCADA FEDERAL ESTÁ CONTEMPLADO, RESTA SABER OS DEMAIS.