A frase é de um experiente integrante dos quadros da Polícia Federal em Alagoas e demonstra bem quais são os efeitos da crise financeira pela qual passa a instituição em todo o Brasil. O blog omite a fonte, a pedido, já que só o superintendente da PF está autorizado a falar sobre o assunto. 

Com os cortes no orçamento, o Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades da PF, Funapol, sofreu um corte de 35% em relação ao ano passado, que já havia sido de dificuldades orçamentárias. Em 2010, foram gastos R$ 89,8 milhões com o pagamento de transporte, alimentação, hospedagem e diárias com os policiais em operação – é exatamente esta a destinação dos recursos do Funapol.

“Os trabalhos estão praticamente todos parados”, afirma o integrante da PF local, lamentando o quadro “que atinge todo o país. Não há condições nem mesmo de realizar investigações. Não existe dinheiro para o pagamento de diárias ao pessoal”.

Sobre as ações de combate à corrupção, que deram grande popularidade à PF, ele observa que “elas têm um caráter pedagógico, e numa situação como esta, de cortes no orçamento, a turma aproveita para fazer a festa”, observa indignado. E concordou com o blog: o prejuízo financeiro para o Brasil é maior sem uma atuação mais efetiva da PF no combate ao roubo do dinheiro público do que a economia de recursos gastos nas operações policiais.

Ele garante, entretanto, que a disposição da corporação é continuar fazendo o máximo possível para que a população não seja ainda mais prejudicada: “Só não podemos fazer milagres”.

JL e Almeida tomam café da manhã com Kassab em São Paulo
TC suspende concurso em Messias por "risco de grave lesão ao erário"
  • CARLOS ALBERTO

    RICARDO GOSTARIA DE PARABENIZAR A VOCÊ POR TUDO O QUE NOS MOSTRA COM NOTICIAS E MAIS NOTICIAS , SÓ QUE EM NOSSO ESTADO SÓ TEM LADRAO. GOSTARIA QUE EXISTISSE 10 RICARDO MOTA EM ALAGOAS . CARLOS ALBERTO FRANÇA

  • bruno

    Isso nao eh so na PF, tenho um amigo na ANATEL que diz que a instituicao tbm SOFREU um corte gigantesco no seu financeiro, onde nao ha mais fiscalizacao de radios pirata no interior, ta tudo no BANDA VUOOU…

  • Marcelo souza

    Caro Ricardo!!!!!ou o povo acorda e começa a exigir mais responsabilidade da classe política ou seremos consumidos rapidamente por suas armações para inibir quaisquer tipo de investigação e em alguns casos, condenação.

  • cláudio

    Já está na hora de se criar um conselho com integrantes da sociedade civil organizada,que possa dizer onde se deve gastar o dinheiro dos impostos,onde se deve cortar e o que é prioridade,ora,se os prejudicados com as ações da PF, são os mesmos que aprovam e desaprovam, eles querem mesmo é ver esse importante órgão sucateado.Sem condições de trabalho, eles fazem a festa.O gato ta doente, os ratos fazem a festa.Não basta a ingerencia política,eles querem mais é acabar e que os ladroes fiquem à solta, façam a festa.

  • ARTUR

    RICARDO,OS MANDATÁRIOS DA POLITICA NO BRASIL HOJE TEM INTERESSE DE NEUTRALIZAR A PF E FICAREM LIVRES PARA ATUAREM E AO MESMO TEMPO DISTANCIA DA OPINIÃO PÚBLICA QUE TANTO CONFIA NA PF. É SO OBSERVAR QUANTOS SENADORES QUE HOJE MANDAM E DESMANDAM, FORAM INVESTICADOS E ACUSADOS DE TANTAS IMORALIDADES QUE NO FINAL NÃO DEU EM NADA. ESSES POLITICOS COM O APOIO DO PT O QUE PUDEREM FAZER PARA NEUTRALIZAR E APAGAR A PF ELES FAZEM. FICAMOS DESAMPARADOS E NA ESPERANÇA DE NEUTRALIZAR AS FALCATRUAS QUE AÍ VEMOS.

  • Welitom

    ASSINO ABAIXO AMIGO:

    O PT “PARTIDO DOS NÃO TRABALHADORES” SÓ BOCUDOS” ASSUMIRAM A SEMED:
    TODOS OS CARROS OFICIAIS PARADOS POR FALTA DE EMPLACAMENTO; OS PRESTADORES DA TOQUE VILE 2 MESES QUE NÃO RECEBEM; UM ÔNIBUBOS CHEIO DE COMPOTADORES PARADOS A 4 ANOS, QUE SERVERIA AS ESCOLAS RURAIS DISTANTES COM: SANTO ANTONIO (CACHEIRA DE MERIM, ABONDONADA AS CRIASNÇAS SE ESTIMULO E FLORIANO PEIXOTO, IPIOCA. O SALÁRIO DE UM MOTORISTAS CATEGORIA D e E, É O MÍNIMO, NO CAIC UFAL TEM 30 COMPUTADORES AMONTUADOS QUE VEI DO MEC SE USO ISSO É CRIME.
    PARTIDO QUE DESTROI NÃO É DOS TRABALHADORES…
    UMA VERGONHA!!!

  • Welitom

    ESPORTE É PRIORIDADE NA EDUCAÇÃO, COMO QUE TRES ESCOLAS DO MUNICIPIO VAM ATERRAREM AS PSICINAS, PORQUE NÃO TEM CLORO PARA COLOCAR NAS MESMAS. PREFEITO A CASAL FORNECE CLORO DE GRAÇA SE QUISER, VC NÃO É PASSEIRA DO TEL, ENCINE SEUS AÇESSORES, FAÇA ALGUMA AÇÃO PARA MELHORÁ A EDUCAÇÃO DAS AS CRIANÇAS DE RUA.
    NOSSA CAPITAL É UMA VERGONHA.

  • DE OLHO

    SABE O QUE É ISSO? HERANÇA DEIXADA PELO “PT” Á COISA NO BRASIL ESTAR CADA DIA PIOR…EU ACHO E POUCO.O QUE OS PETISTAS TEM A EXCLARECER??? OU PREFEREM A FRASE DO EX-PRESINDENTE, NÃO SEI DE NADA, NÃO VI NADA!

  • servidor público

    É… PARECE QUE O BRASIL “MARAVILHA” SE DESCUIDOU, E A MÁSCARA TÁ CAINDO.
    A PF À MINGUA. NO EXERCITO, MUITOS PEDIDOS DE EXONERAÇÃO POR CAUSA DOS BAIXOS SALARIOS, ASSIM COMO TODA AS FORÇAS ARMADAS.
    ISSO NÃO É DE AGORA. JÁ VINHA ESCONDIDO PELA PROPAGANDA ‘LULATICA’.
    AGORA, PERGUNTO? VALEU A ELEIÇÃO DA DILMA?
    O PRESIDENTE CANASTRÃO, TA AÍ, FAZENDO PALESTRAS FANTASMAS, LARANJAS OU ARRUMADAS POR LARANJAS, PARA JUSTIFICAR A DINHEIRAMA QUE EMBOLSOU. QUANTO DECLAROU LULA AO IMPOSTO DE RENDA. SÓ 6 MILHÕES?
    EU, HEIN!

  • Sandro Melo

    Era só o que faltava. Reduzir os gastos da PF.Com isso os Taturanas,Sanguessugas, Gabirus e Mascoths estão babando e desviando o dinheiro público. Algo de podre está por trás dessa decisão, e quem sofre novamente são as crianças, que só contam com a merenda como sua única refeição. É por isso que esse Brasil não vai pra frente.

  • Máximo

    Não sei porque tanto espanto. O Ali-Babá pode ter ido, mas os 40 ainda estão por aí, ou são “mais de trezentos picaretas”?

  • J.Monteiro

    Sabem quando esse desmonte começou? Claro, quando a PF começou a desmascarar os quadrilheiros do PT. Esse partido que há muito tempo perdeu a identidade, e a dignidade, (se é que em algum tempo as teve), veio pra ficar. Anotem o que estou escrevendo. O PT, já lançou seus tentáculos em todas as direções, o Lula passou quatro anos, promovendo essa desordem, essa bagunça generalizada, e assim como deixou a Dilma em seu lugar, deixaria qualquer figurinha similar, porque a oposição no Brasil, ele, o chefe dos aloprados, o maior beneficiário do mensalão, colocou debaixo dos pés, fez o que quis, acobertou todo tipo de safadeza, apoiou e aplaudiu ditadores, assasinos, e verdadeiros crápulas da política mundial, e o que foi que aconteceu? Nada. Então está explicado. A quem interessa o sucateamento, da Polícia Federal?

  • FABIO

    E A SITUAÇAO NA POLÍCIA CIVIL DE ALAGOAS É DE FALENCIA PERMANENTE, VC NÃO FLA ?

  • Antoniobrasil

    Campanha de despedida de Lula custa 20 milhões de reais.(Veja.com em 19/12/2010 )
    Olha o dinheiro fazendo falta…

  • JÚLIO

    Eis a prova que polícia eficiente custa caro. Não funciona sem recursos, salários dignos e todos os seus direitos trabalhistas respeitados. Apesar de cara, uma polícia eficiente gera enconomia, pois combate a corrupção e as demais mazelas da sociedade, que dizimam todo o dinheiro público em falcatruas e gastos com a saúde dos feridos, vítimas da violência.

    A diminuição da violência também reduz o custo de vida de um Estado, pois os empresários que investem em segurança privada repassam estes custos ao consumidor.

    Por que será que boa parte das polícias estaduais estão enfraquecidas, desaparelhadas e mau pagas? Será por falta de verbas? Ou por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal? (risos).

  • anacleto

    Resposta ao Julio:
    Acertou, sem querer. É sim, por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal.
    E mais: O Problema da Policia Civil é nacional. Se não fosse não estariam os policiais do BRASIL inteiro, atrás de uma malfadada “PEC 300”. Aliás PEC que a Dilma sabiamente enterrou. Canto de Sereia. Não sei como lideranças policiais, cairam nesse conto do vigário.
    Procurem saber quanto os policiais civis no Brasil?
    Quanto aos policiais militares é só consultar:(www.salariospm.xpg.com.br/)
    Vocês vão se surpreender. Alagoas é o décimo melhor salario do País.

  • Mario Fragoso

    Nunca antes na historia dessa país, a gente pôde agradecer por tudo isso a um ‘P’ar’T’ido e seus mandatários. Muito obrigado, dentro em breve retroagiremos aos “grandes” dias de caos na economia e na sociedade.

  • FERNANDO AMORIM

    E o ASSISTENCIALISMO do governo do PT – Lula e agora Dilema, digo, Dilama, digo, DILMA), está de vento em popa. A president(a) em seu programa de rádio, falando com a presidenta – MARKINTING dos PETRALHAS – disse que criará um outro benefício, preferiu não chamá-lo de BOLSA, porque aí daria muito na cara, seria o tal programa de ERRADICAÇÃO da MISÉRIA, já que o seu antecessor, o ALOPRADOR MOR – Lula da Silva, não conseguiu exterminá-la. O corte no orçamento da PF tem, a bem da verdade, um outro significado, pois foi justamente a PF que ratificou, através de suas investigações, as denúncias do MENSALÃO, que foram os deputados da base aliada do governo do APEDEUTA que receberam PROPINAS advindas do governo federal, exemplos: PETROBRAS, CORREIOS, PREVI e outras empresas. Ah! Outro escândalo, a ERENICE GUERRA, foi também investigada pela PF e tida como culpada por tráfico de influência e prevaricação, e até hoje não foi punida pelo governo dos PETRALHAS, talvéz venha ser CONDECORADA pelo TRT de Alagoas, assim como o fez, com senadar RENAN CALHEIROS, pelos “relevantes” serviços prestados aos trabalhadores do Brasil. Eita paiszinho de herda, chega dá nojo, acho que vou vomi…

  • RENATO DOS SANTOS ROCHA

    A quem interessa a policia Federal quebrada,parada, desmotivada, só a politicos, ladrões, traficantes. Viva a impunilândia e salve(m) a Brasilândia.

  • João

    Se fosse só na Polícia Federal essa pindaíba, estaria até bom. Mas todos os órgãos federais estão nessa situação decadente, vexatória, sem dinheiro para as despesas mais corriqueiras que se possa imaginar.A culpa agora é da Líbia.Já foi do FHC, do 11 de setembro em Nova York etc.etc.Quer um espelho do descaso e da podridão com que são tratados os servidores ? Veja a situação daquele prédio podre do antigo INAMPS no centro, onde funcionam DNPM e IBGE.Por fora, um nojo (e os servidores nem se mobilizam contra a sujeira).Por dentro, uma espelunca.E o INCRA, naquele edifício Walmap ? Ser servidor público no Brasil, com exceção de legislativo e judiciário, é só trabalhar em pocilga e mendigar reajuste de tempos em tempos.Nem FHC, nem Lula, nem Dilma.A distribuição de cargos continua a mesma, suja e com parceiros do tipo Collor, Sarney, Barbalho e Calheiros.Precisa dizer mais sobre esta zona chamada Brasil ?

  • marcão

    Não sei dizer com certeza, mais, pela proporcionalidade, alguns gestores públicos irão fazer a farra. LEMBREM-SE ANO QUE VEM TEREMOS CAMPANHA PARA PREFEITOS…COITADOS DOS ALUNOS VÃO LANCHAR KI-SUCO COM BOLACHA SECA.

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    CADA POVO TEM O GOVERNO E AS POLICIAS
    QUE MERECE. VIVA A ESCULHAMBAÇÃO ! VIVA
    A FULEIRAGEM ! VIVA O CORDÃO AZUL !
    VIVA AS MUIÉS PELADAS ! VIVA A BADERNA !
    VIVA O GORDO ! VIVA O BRASIL ! ÔMI !

  • Valdemir

    Caro Ricardo,
    Esta pífia visão do Governo, cortando orçamento das instituições que têm maior respaldo público, maior eficiência, é bem comemorada pela massa de corruptos que existe no meio político. Uma PF enfraquecida é uma vitoria dos administradores mal intencionados e uma derrota da sociedade como um todo.
    O mais lamentável é que esta visão não ocorre somente na PF. Aqui em Alagoas, por exemplo, os Governantes não dão a mínima para os Técnico de Controle (Auditores).
    Basta o observar no DOE da metade abril o salário vergonhoso de um Técnico da Controladoria Geral do Estado, R$ 1.400,00.
    No Brasil, e mais ainda em Alagoas, não temos controle, mas apenas um faz de conta.
    A
    Salve Alagoas!!!

  • ROBSON FARIAS

    MAGNATA DA ESCRITA! é óbvio que a classe política, se assim,podemos definir está CORJA.Têm o maior interresse em exterminar a PF,vez que,a PF é o único óbice aos seus planos mafiosos.Ou a Sociedade Organizada reage ou a CORJA acaba com a Nação.

  • mendes kara

    A PF PERTUBA MUITA GENTE,INCLUSIVE O PRÓPRIO GOVERNO.