Quem quiser que brinque. O senador Fernando Collor, do PTB, continua disposto a mostrar “quem manda”.

Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o ex-presidente não atendeu aos apelos do ministro do Gabinete Civil, Antônio Palocci, porta-voz da presidenta Dilma Roussef.

Ela queria sancionar na próxima terça-feira, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o projeto que acaba com o sigilo eterno de documentos oficiais. O máximo permitido, pela matéria em mãos de Collor, é um prazo de 50 anos – período de 25 anos renovável apenas uma vez.

A matéria é fundamental para o avanço democrático no Brasil – há documentos da Guerra do Paraguai ainda inacessíveis a historiadores.

O senador de Alagoas deve encaminhar a matéria para votação na próxima semana, mas é possível que a presidenta Dilma Rousseff não consiga marcar a data como queria.

O que aconteceu? No mínimo, Collor quer ser tratado como ex-presidente, assim como Sarney. Só que elle não entra na disputa pelos cargos federais em Alagoas: o negócio do senador do PTB é com a Petrobras Distribuidora – coisa fina – onde tem cargos na diretoria.

Será?

E depois de tanto tempo, senador Renan Calheiros corre o risco ficar sem a direção da Funasa em Alagoas. É verdade, correria risco maior se o PT de Alagoas tivesse algum peso político em Brasília. Não é o caso.

Mas o seu PMDB perdeu para os petistas a direção nacional da Funasa. E não é qualquer besteira, não. O orçamento do órgão para este ano é de R$ 5 bi, o dobro do Ministério da Justiça (ver aqui matéria sobre a pindaíba em que se encontra a Polícia federal).

Com um detalhe fundamental: a Funasa comanda obras em várias cidades do interior.

Diretor dos Correios em Alagoas é exonerado - interventor assume na próxima segunda-feira
JL e Almeida tomam café da manhã com Kassab em São Paulo
  • kleber malaquias de oliveira

    eita por isso que as coisas não anda em alagoas collor manda em brasilia imagine em alagoas aonde a justiça segura tudo contra toninho lins pq tem padrinhos como collor de mello e outras figuras do estado por isso ele faz e desfaz em rio largo mais a pf esta de olho..

  • Pedro Neto

    Ô RICARDO, ENTÃO TÁ EXPLICADO O PORQUE DA NÃO INSTALAÇÃO DO ESTALEIRO EISA EM CORURIPE, HÉIN?
    COLLOR… PETROBRÁS… RENAN… FUNASA…
    SERÁ QUE ESTOU EQUIVOCADO?
    SERÁ???

  • Carlinhos do Pontal

    Renan ta perdendo tudo, começou pela Policia Rodoviária Federal, que nao é lá grande coisa, mas era indicação dele. Exoneraram e ele parece que nem sabia…

  • ARTUR

    RICARDO! COLLOR, PALOCCI, SARNEI, RENAN, DIMA, PT, PMDB, E OUTROS Bs E Ts DA VIDA SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO. DUVIDA QUE ESTÃO TODOS DE ACORDO PARA ESSA ATITUDA? SO CONFIU NA DILMA QUANDO ELE COLOCAR ESSA TURMA NO SEU DEVIDO LUGAR. 0(ZERO) A ESQUERDA.

  • delanio

    Eu só queria que o povo tivesse um pouco de conciência, principalmente o alagoano, mais lamentavelmente quando alguem se arruma e/ou consegue seus objetivos não importando a maneira pela qual conseguiu, ai vêm o silêncio,diga-se de passagem que as pessoas que me refiro são justamentes essas que sempre aproveitaram-se do dinheiro público.

  • Sandro Melo

    Espero mesmo, que a Lei de Imprensa seja mesmo sancionada pela Dilma.Com certeza, essa matéria é de pleno interesse público para historiadores, jornalistas e a Sociedade brasileira para sabermos as atrocidades que Brasil, Argentina e Uruguai fizeram na Guerra do Paraguai.

  • Zé Maria

    Elle, sempre queimando o filme de Alagoas. Sempre causando vergonha a gente. Sempre pensando mais no próprio umbigo do que no cumprimento do dever. Mas é só até 2014. Depois, vai para o esquecimento, com Renan Governador e Téo no Senado.

  • FERNANDO AMORIM

    Cuidar dos índios é mais importante do que cuidar dos CRIMINOSOS de COLARINHO BRANCO, dos MAFIOSOS e do TRÁFICO de DROGAS, para o governo dos PETRALHAS. E quanto ao COLLOR, elle não se cança; elle ainda quer ser presidente; elle foi, e sempre será SINÔNIMO de CORRUPÇÃO; Sarney e Renan juntos, são “fichinhas” perto dele.

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    EU QUERIA VER O ARTISTA PEITAR ERA A
    CLAUDIA PETUBA . AÍ EU DIRIA QUE ELE ERA
    MESMO PEITUDO. OU ENTÃO PEITAR OS REBEL-
    DES PROCURADORES DO ESTADO QUE VÃO DEI-
    TAR E ROLAR NA PULSILAMINIDADE DESTE DES
    GOVERNO. ÔMI ! ÔMI ! ÔMI !

  • João

    Elle que se meta com a delicada, meiga e doce Dilma…

  • HÉLIO DE MORAES

    Collor não peita ninguém, apenas tenta covardemente impedir uma Lei que mais cedo ou tarde desmascarará os desmandos da “república das alagoas”, como ficou conhecido o seu sujo mandato falsamente collorido! E aí sobrará para Renan, João Lyra, Sarney e outras lástimas…

  • wal

    Bem; é anunciado, milhões, milhões, bilhões, bilhões; para os orgão públicos. Agora porque, o nosso estado, não tem nada que preste????
    na funciona ??, na verdade estas granas,são diretamente para os bolsos, de seus gestores…
    FALA SÉRIO…

  • Joao Junior

    Collor fica se fingindo de morto, mas não para de agir, sempre tramando contra Alagoas e a favor de seus interesses. Se colidirem com os do PT, já que ambos querem tudo, o Poder, bye bye Alagoas, estaleiro etc.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, É TÃO FÁCIL APARAR AS ASAS DESSES CARAS… EU ACHO QUE DONA DILMA TÁ FAZENDO ASSIM. TIRA UM TIQUINHO HOJE (VEJA RENAN), TIRA UM TIQUINHO AMANHÃ. COMO NÓS, LÁ DE MINAS. COMENDO PELAS BEIRADAS. ELLE VAI TER O TRÔCO. PODE ESPERAR.

  • kleber malaquias de oliveira

    alagoas paraiso dos larabios pq a justiça não faz nada e alagoas em especial em rio largo-al

  • Joao Vital

    A FUNASA NA MAO DO RENAN , FALIU ! QUEBROU , FOI O MAIOR NIVEL DE CORRUPÇAO DA HISTORIA , TANTO É , QUE A FUNASA TÁ PARADA HÁ TRES ANOS , SEM PROJETOS , SEM OBRAS , SEM TECNICOS , SEM NADA , E PIOR , OS TECNICOS COM MEDO DA TURMA DO RENAM COLOCAM MIL OBSTACULOS E EXIGENCIAS ABSURDAS PARA JUSTAMENTE NAO LIBERAR RECURSO PARA OS MUNICIPIOS , COM MEDO .

  • fred

    CONTINUA O MESMO, NO ESTILO BATEU LEVOU, COM RELAÇÃO AO SENHOR COLLOR ELE ESTA JÁ ESTAR SE PREPARANDO PARA AS PROXIMAS ELEIÇÕES, E PELO ANDAR DE TEO VILELA , E QUE TEO ESTAR SEGUINDO O MESMO CAMINHO DE RONALDO LESSA, TUDO LEVA A CRER QUE COLLOR VAI GANHAR DE NOVO. UM LEMBRETE: FUNCIONARIO PÚBLICO NÃO ELEGE SOZINHO, MAIS AJUDA E MUITO A DERRUBAR QUELQUE UM QUE ESTAR NO PODER.

  • Thiago Carvalho Nascimento

    São todos psicopatas;Collor,Dilma e a cabroeira desse governo de holigofrênicos!

  • Ruslan Queiroz

    O PT local, Não tem e Nunca teve Voz em Brasilia, só CAPA e muito MIGUÉ.
    .
    Tbem com um Ex-deputado que sempre diz o mesmo jargão e nada faz.
    “VAMOS ABIR A DISCUSSÃO …”
    .
    PT de Alagoas e um risco N´AGUA É a MESMA COISA.

  • cláudio manoel ferreira dos santos

    EU PARTICULARMENTE FICO REVOLTADO COM MATÉRIAS DESTE TIPO.
    SERÁ Q UM DIA O POVO ALAGOANAO VAI TOMAR VERGONHA?

    UM DIA A VERGONHA BATERÁ A PORTA DO:
    (ELEITOR ALAGOANO!)