Em decisão monocrática, a conselheira Rosa Albuquerque atendeu à Representação impetrada pelo Ministério Público de Contas e suspendeu o concurso que a prefeitura de Messias iria realizar no próximo domingo. 

Entre as razões apresentadas: “o risco de grave lesão ao erário”. A empresa contratada para fazer o certame – a Select Consultoria e Assessoria Ltda. -, segundo apuraram os procuradores do TC, integraria o que já ficou conhecido em Pernambuco como “a máfia dos concursos”.

Esta é a primeira ação importante dos procuradores nomeados no mês passado – eles foram aprovados em concurso no ano de 2008. Após realizarem uma breve investigação, eles solicitaram o apoio do TC de Pernambuco, que há havia detectado fraudes em concursos realizados em Ribeirão e Gameleira, no interior do estado, pelo mesmo grupo.

A decisão é cautelar, valendo até uma posição final da Justiça sobre o concurso, que oferecia vagas para várias funções – de gari a procurador do Município. De qualquer forma, as provas marcadas para primeiro de maio foram canceladas.

"Eu nunca vi uma situação tão calamitosa na PF"
Prefeitura de Maceió vai lançar edital de licitação dos ônibus "em 10 ou 15 dias"
  • FERNANDO AMORIM

    EM OPORTUNO – Caro Ricardo Mota e internautas assíduos deste Blog, estão IMPERDÍVEIS de se vê dois artigos do conceituado jornalista e colunista REINALDO AZEVEDO em veja.abril.com.br, referindo-se a Lula. São eles: 1º) Lula precisa de um antimicótico moral e 2º) Lula refuga e não aceita confronto com FHC. Que pena!. Ah! Não deixem também de ler os comentários postados.

  • FERNANDO AMORIM

    E se não fossem eles – os novos procuradores aprovados no concurso de 2008 – que identificassem a manobra ESCABROSA, certamente, a prática da SAFADEZA com o dinheiro público não seria impedida por nenhum dos conselheiros que foram produtos de indicações políticas, inclusive, a própria ROSA ALBUQUERQUE, irmã do semi-deus ANTÔNIO ALBUQUERQUE.

  • João Porto Junior

    Agora, com a atuação dos procuradores de contas no TCE/AL pode ser que alguma coisa mude. Esses conselheiros, todos incompetentes e a mando de algum político, serão compelidos a fazer alguma coisa. Mas, tenham cuidado procuradores, pois se mexerem demais, eles vão já tentar prejudicar vcs. Ou alguém duvida que o Prefeito de Messias tem relacionamento com algum conselheiro?

  • SONIA

    Meu carissimo, espero que essa ordem seja cumprida. Meu caro RICARDO, a violência aumentando e vejo, leio e até escrevo sobre o fato e voçe não, espero que voçe, que tem a palavras facil de escreve com mais brilhatismo, por favor vamos falar sobre essas duas cúpulas, pois veja bem os resultado até agora não veio. O que mim deixa triste e que quando levou minhas filhas para assistir aula na UFAL, vejo aquele quadro com os números de homicidios, e números crescentes, e pasmem vemos os silencio dos mortos e também da nossa sociedade, que nada cobra e não se movimenta para cobrar dos nossos politicos.

  • atento

    bom saber que alguem tem vergonha na cara e responsabilidade moral e profissional no tribunal de contas de alagoas.

  • Roberto Cavalcanti

    Prezado Ricardo Mota, boa noite.

    Nos meus dez anos em que fui servidor do Tribunal de Contas de Alagoas, nunca houve uma decisão dessas tomadas por um procurador da casa recomendando aos conselheiros do referido órgão que adotassem uma providência no sentido de, em caráter emergencial, impedir a realização de um concurso público em face de haver um “o risco de grave lesão ao erário”.

    espero que esses procuradores conscientizem esses conselheiros para que eles acordem de vez para a necessidade de se combater a corrupção, o desvio de verbas públicas e as fraudes envolvendo prefeitos do Estado.

  • Roberto Cavalcanti

    Prezado Ricardo Mota, boa noite.

    Nos meus dez anos em que fui servidor do Tribunal de Contas de Alagoas, nunca houve uma decisão dessas tomada por um procurador da casa recomendando aos conselheiros do referido órgão que adotassem uma providência no sentido de, em caráter emergencial, impedir a realização de um concurso público em face de haver um “o risco de grave lesão ao erário”.

    Espero que esses procuradores conscientizem esses conselheiros para que eles a partie de agora combatam com rigor a corrupção, o desvio de verbas públicas e as fraudes envolvendo prefeitos do Estado.

  • Karla Tavares

    É com muita tristeza que vejo essa notícia, pois além de manchar o nome do Estado de Alagoas com essas falcatruas, o TC vê o “risco de grave lesão ao erário”, porém ninguém se questiona a respeito do dinheiro dos inscritos, do tempo de estudos que os candidatos dedicaram para lograr êxito na prova, muito menos com relação ao estado psicológico de cada um…. Sou totalmente contra aos concursos que são feitos com “arrumadinhos políticos”, mas tenho a convicção de quem realmente estuda não tem o que temer com relação a lisura do certame.

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    Pra´que essa celeuma? Quando foi que se
    realizou um concurso com lisura e decên-
    cia aqui em Appalloosa? Quando? Qual?
    Aonde? Faça fuleiragem não,rapaz ! ÔMI !

  • CATARINA

    Fiquei feliz agora com essa notícia, pelo jeito com esses novos procuradores o os concursos passarão a ser realizados de forma séria, sem carta marcada

  • JOSÉ CARLOS VIANA

    Eu sabia que a bomba um dia ia estourar. O Secretário de Administração de Messias já está começando a botar as mangas de fora. Ele será o candidato a Prefeitura do referido município. Que vergonha. Família minha não faz concursos, pela falta de respeito e vergonha desses vagabundos. Queremos que a população messienses dêem o troco na próxima eleição. pelo menos tenham vergonha na cara, cabada. vocês são culpados d tudo isto.

  • Petronio

    quem quiser saber se uma empresa carrega na sua bagagem safadeza.basta antes de se inscrever. visita o google e colocar (Nome da Empresa, fraude, irregularidade. Dica do MP

  • kleber malaquias de oliveira

    AMIGOS DO BLOG DO RICARDO MOTA VEJA A BAIXO UMA AÇÃO POPULAR AONDE A SR PROMOTORA JUNTO COM O PREFEITO E O EX SECRETARIO DE FINANÇAS SÃO DENUNCIADOS PRO IMPROPRIDADE ADMINISTRATIVA NO FORUM DE RIO LARGO AONDE TEM UM CONTRATO SEM LICITAÇÃO NO VALOR DE 526 MIL REAIS AONDE NENHUM PROCURADO ASSINA AINDA POR CIMA NÃO TEVE LICITAÇÃO E FOI FEITO MESMO ASIM MAIS EM OUTRAS GESTÕES A SR PROMOTORA POR TÃO POUCO ABRIL PROCESSO CONTRA OS EX GESTORES E POR CIMA PERDIU AFASTAMENTO E PRISÕES DOS MESMO PQ NO CASO A BAIXO ELA A SR PROMOTORA NÃO O FAZ PQ ELA PROPRIA E REU NO PROCESSO POR NÃO FAZER NADA VAMOS ESPARA PRA VER O QUE ACONTECE EM BREVE NO CNMP AONDE TEM DUAS REPRESENTAÇÕES CONTRA A SR PROMOTORA A COISA ETA FEIA EM RIO LARGO EM ESPECIAL NO FORUM DE RIO LARGO TJ-AL FIQUEM DE OLHO E MPE TB PQ A POLICIA FEDERAL ESTA ATENTA A TUDO E O MPF TB ..

    Processo: 0000594-44.2011.8.02.0051

    Classe: Ação Popular

    Área: Cível

    Assunto: Domínio Público
    Local Físico: 25/04/2011 11:00 – Sem local físico definido
    Distribuição: Sorteio – 19/04/2011 às 12:34
    2ª Vara de Rio Largo / Cível – Foro de Rio Largo
    Valor da ação: R$ 600,00

    Exibindo todas as partes. >>Exibir somente as partes principais. Partes do Processo

    Requerente: Francisco Jose da Rocha
    Advogado: Ezequias Pereira de Oliveira Segundo
    Requerido: Antônio Lins de Souza Filho
    Requerente: Francisco Jose da Rocha
    Advogado: Ezequias Pereira de Oliveira Segundo
    Requerido: Antônio Lins de Souza Filho
    Requerido: Marcos Andre Malta Buyers
    Requerida: Amélia Adriana de Carvalho Campelo

    Movimentações

    Data Movimento

    25/04/2011 Remetidos os Autos para destino.

    25/04/2011 Autos conclusos
    Certidão e Conclusão
    25/04/2011 Recebidos os autos

    19/04/2011 Remetidos os Autos para destino.

    19/04/2011 Distribuído por Sorteio

  • Claudjane da silva

    É até que enfim estão resolvendo isso.Esses arrumadinhos Políticos são uma desmoralização a população.Nunca vi tanta nojeira como estou vendo hoje nessa corrupção e politicagem nojenta dos concursos atuais e principalmente em Messias.Quem já se viu ter concurso e não preencher vagas,nem ter gabarito, e a divulgação dos resultados não sair na data prevista,e pessoas passar e não exercer o cargo,logo se ver,só passa quem eles querem,um absurdo!Se o problema fosse insuficiência de inscrito tudo bem,mas as inscrições ultrapassam o número de vagas.Estou cansada de ver esse reinado que não faz nada em Messias só quebrar e desmoralizar a cidade.

  • DÁRIO DA SILVA PROFÍRIO

    Meu caro Ricardo, tudo bem que esse concurso foi cancelado, mas fico me perguntando! e as pessoas que pagaram, elas serão ressarcidas? Digo isso com bases nos últimos concurso que tentei fazer aqui em nosso estado, o de Joaquim Gomes e o de Rio Largo, anterior ao que aconteceu no ano passado, foram concursos suspensos e o dinheiro nunca foi devolvido, então me pergunto, será que a máfia maior não está também em encher os cofres das prefeituras com o dinheiro dos pobres coitados que querem entrar honestamente em um emprego e são furtados? por que não vejo outro nome para este tipo de manobra, tanto dinheiro arrecadado e que não é devolvido, assim fica fácil pagar contas de prefeituras que não tem dinheiro em caixa, simula-se um concurso, arrecada-se o dinheiro, cancela-se o concurso, diz-se que vai devolver e fica-se a enrolar o povo que não tem quem os defenda, assim vamos rumando e remando neste mar do SE.
    Então vamos pensar que, quem sabe se um dia nossos governantes forem honestos, se, se, se….

  • marcelo

    Quem for da familia Calheiros não será aprovado em concursos em Messias. Ordem do secretário de Administração e candidato declarado à prefeito Luis Emílio Omena.

  • Cidadão

    Graças a Deus, estamos tendo um ínicio de apurações na cidade de Messias, onde a família Omena pratica verdadeiros crimes contra o povo tão sofrido de Messias. Quero parabenizar aos que de maneira nobre começam a desmascarar as faucatruas de um grupo que sonha em se perpetuar no poder (Luiz Emilio, Jarbas Omena seu irmão, sua prima Vânia Omena).
    Sonho que estas palavras de revolta de um cidadão messiense que não pode andar pelas ruas da cidade sem por o pé na lama,que não pode PASSAR NO CONCURSO DA CIDADE, tendo mais competencia que outros que lá usufruem de privilegios devido a arrumações politica possam concientizar ao povo.

  • Cidadão

    Parabéns aos novos Procuradores do Ministério Público do Tribunal de Contas. De fato, a fraude já estava toda “montada”. Esperamos que o Poder Judiciário possa sanar definitivamente essas irregularidades.
    Frise-se que um dos Procuradores Municipais de Messias(o Sr° Euzébio José Barbosa de OMENA – exerce o cargo de forma PRECÁRIA, isto é, sem CONCURSO PÚBLICO) seria um dos beneficiados com a suposta fraude. Pode verificar, ele é um dos inscritos para o mencionado cargo.
    Vale ressaltar, finalmente, a “coincidência” dos sobrenomes(OMENA). A chefe do Executivo Municipal chama-se: Vânia Brandão Maya OMENA.

  • verdade

    e quem sempre se arroba nessas historias são os mais fracos ,fiz a escrição desse maldito concurso, e agora como faço pra pegar meu dinheiro de volta deixei de comer pra tentar a sorte nesse concurso, fiquei com fome e sem o din heiro pra comprar cumida mim ajudem por favor ,, quero meus direitos e o meu dinheiro porfavor!.