O senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, continua sendo um dos nomes mais “queridos” da grande imprensa nacional. Bastou ele ser indicado para compor a Conselho de Estética, digo, de Ética do Senado, que virou notícia em todos os principais veículos de comunicação do país – é assim desde ontem. 

A Folha de São Paulo, a mais impiedosa, estampou como manchete principal – de capa: “Ex-investigado, Renan Calheiros vai cuidar da ética no Senado”. 

Um exagero! Afinal, o tal Conselho, que tem também o notório senador Romero Jucá, não faz medo a ninguém. Já fez e faz tempo: ajudou a cassar Luiz Estevão, levou à renúncia do então poderoso ACM, de Jader Barbalho e José Roberto Arruda, que deu a volta por baixo – e continua solto.

O próprio Calheiros cuidou de desmoralizar de vez o tal colegiado: respondeu a cinco processos por quebra do decoro parlamentar e se manteve no mandato, continua tocando o gado em frente (isto é uma metáfora, gente) . Mansaro que, aliás, foi renovado pelo povo alagoano.

Sarney, que é da mesma facção de Calheiros no PMDB, foi ainda mais longe: respondeu a onze processos por lá. Noves fora? Nada. 

A máxima popular aqui se aplica com perfeição: “Se Conselho fosse bom não se dava, se vendia”.  

Sagrado Carimbão

Candidatíssimo a prefeito de Maceió, Givaldo Carimbão diz que espera contar com o apoio até do PT, num acordão que viesse lá de Brasília, goela abaixo dos petistas locais – não teria sido a primeira vez.

Sobre Rui Palmeira, nome tucano para a disputa, afirmou que “ele é jovem, pode esperar”. Pode estar certo, apesar de que a idade nem sempre melhora as pessoas e criaturas.

Finalmente! Câmara oficializa ao MP que não vai mais aumentar salários dos vereadores
MP cobra de Galba lei que autoriza licitação dos ônibus - ele diz que decisão é de Almeida
  • jurista

    náo sou fã,do trabalho do senador renam calheiros.mas a imprensa paulista sempre estampa contra politicos do nordeste.por que nao vi o mesmo tratamento com a indicação de paulo maluf,pra compor os deputados que vão cuidar da reforma politica? esses paulistas so olham pro proprio umbigo.

  • Dany cavalcante

    Renan e um senador a…tuante

  • COM CARIMBÃO

    SOU PETISTA, E TOPO COM CARIMBÃO.

  • Humberto

    Não votei no Renan, mas discordo de todas essas besteiras que os jornais divulgam sobre Renan. Os tais jornais foram até investigar os negócios do Renan, e o mais divulgado foi a venda dos tais bois que não tinham notas fiscais. Com exceção de empresas (jurídicas), mostrem um fazendeiro no Brasil que vende gado com NOTA FISCAL ou mesmo UM SIMPLES RECIBO. Renan pode ter seus erros, atire a primeira pedra aquele jornal, revista e outros que nunca cometeram erros e continuam errando.
    “ESPERO RESPOSTA”

  • Carlos Henrrique

    Recadinho para Carimbão…

    “Amigo carimbão, melhor 10 garotos sem experiencia, porém, com muita vontade de mudar essa palhaçada…,do que os 300 lobos que temos espalhados na nossa política, viciados em se aproveitar da coisa pública como se fosse a cada da mãe joana.”

    Por favor para de usar o nome de Deus ou de fazer algo com uma mão esperando receber algo em troca…quem faz de coração não precisa estar diretamente ligado a política…temos muitos exemplos de irmãos que na luta do dia a dia sempre dão algo para quem precisa sem esperar nada em troca…

  • Frederico Farias

    Ensina-nos Houaiss: ética é o “conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade”.
    Coronel calheiros compondo o conselho de ética do senado, trata-se do homem certo no lugar certo.
    INCITATUS não seria melhor.
    Alguma dúvida????

  • FERNANDO AMORIM

    Quando RENAN tomar conhecimento, por intermédio de seus ASSÉCLAS, do conteúdo deste artigo, rirá de todos nós, acreditando que somos todos imbecis, pois para elle, TRANSGREDIR as leis, ESTORQUIR e AMEAÇAR com dôssies seus opositores, cometer TRÁFICO de influências e APOIAR e DEFENDER QUADRILHEIROS em praça pública, COMPENSA neste país, pois aquela máxima antiga que diz: “Que o CRIME não compensa”, só vale para países sérios, vigiados por uma justiça HONRADA e CÉLIRE.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, CONSELHO, É ? DE ÉTICA, HEIM ? RENAN CALHEIROS, É ? ENTÃO TÁ ! CARIMBÃO, CARIMBÃO… ÊSSE NOME NÃO ME É ESTRANHO. NÃO É AQUELE QUE ESPERA VIR UMA ORDEM DE BRASÍLIA PRÁ ELE SER CANDIDATO DO PT TAMBÉM A PREFEITO DE MACEIÓ ? SE FOR ÊSSE MESMO, TUDO BEM, NADA CONTRA ! EM NOME DO PADRE …

  • Joao Vital

    RICARDO

    NO CONVERSA DO BOTEQUIM COM PLINIO LINS CARIMBAO DEU UM SHOW , E ESTÁ REALMENTE PREPARADO PARA SER O PREFEITO DE MACEIÓ , ESTÁ LOTADO , E ENTRE AS PESSOAS IMPORTANTES ESTAVA MARCOS FIREMAN , ROGERIO TEOFILO , OSWALDO VIEGAS , TODOS SECRETARIOS DO THEO , SERÁ UM INDICATIVO ? VARIOS POLITICOS E EMPRESARIOS FORAM PRESTIGIAR O FUTURO PREFEITO DE MACEIÓ . COM A IDA DE MARCOS FIREMAN FICOU CLARO A PREFERENCIA DO PSDB POR CARIMBAO , TODOS ASSESSORES DE BIU DE LIRA ESTAVA LÁ TAMBÉM . FOI UM SUCESSO , SEGUNDO PLINIO LINS PELO NUMERO DE PESSOAS IMPORTANTES SENTIU FIRMEZA NA CANDIDATURA DE CARIMBAO .

  • João

    Refaça urgentemente a chamada, senhor jornalista.A ética não pode levar o Renão, derrotado pelo impoluto Biu de Lira, a lugar algum. Simplesmente porque ela, a ética, jamais andou com ele de braços dados, nem com a nefasta turma de cupinchas dele, da qual o símbolo-mor responde pela nobilíssima alcunha de Ciço de las Cachorras.

  • Marcos Cardoso

    Sr. Ricardo,

    È uma pena ver como os valores mudaram durante os últimos anos, ter esse cidadão(R.C.) no conselho de ética é uma piada de mal gosto. Que lástima.

  • geraldo augusto de almeida rizzo

    Não adianta chorar, parte do povo alagoano que votou e vota nos políticos, acostumados a usar a religião, a miséria do povo para fazer meio de vida enchendo seus bolsos de dinheiro fácil, não tem que reclamar, tem o governo que merece.
    COMO DIZ O CHICO ANÍSIO , CALADO!!!

  • gildevan firmino

    Ética, que ética! Renan é um mestre merece tudo de gados a votos. quase um milhão. nós merecemos.

  • Vivo

    Mota, bom dia!

    Acordado desde às 2 da madrugada de hoje, resolvi ler sua coluna diária e não surpreso, me deparei com essa nova notícia do Senador Renan Calheiros e por outro lado, bem oposto, do Carimbão.

    Concordo com alguns comentários acima, sobre a questão relacionada com a imprensa paulista, no seu tratamento dispensado ao Nordeste e mais exatamente, à nossa Alagoas.

    Não sou “votante” de Renan; mas por outro lado, há que se convir que o Senador é uma força dentro do cenário político nacional. Se conseguiu se defender de acusações dentro do C.E., vários outros assim também o fizeram, porque na casa de Mãe Joana que é o Congresso Nacional, tudo pode, até tomar gravador e ameaçar jornalista de porrada.

    Se levarmos em consideração as verbas destinadas e conseguidas por ele para Alagoas (mesmo sem sabermos qual o manejo delas), leia-se canal do sertão, viadutos, ampliação e duplicação da AL 101 Sul, duplicação da BR 101 no trecho alagoano, dentre outras “benesses”, pode ser que seja uma utilidade tê-lo eleito e “lutando pelo Estado natal”.

    Se foi eleito, mesmo que em segundo lugar, desbancado por “Biu” de Lyra (hoje Dr. Benedito), tem o reconhecimento de sua base eleitoreira e consequentemente, de uma parcela significativa do colégio eleitoral, em caso contrário, HH haveria sido eleita com os pés nas costas.

    Quanto ao Givaldo, o Carimbão, nada contra; realmente nada. Atuante, tive a oportunidade de conhecê-lo e um pouco de seu trabalho numa reunião da Fecomércio, há dois ou três anos.

    Emendas parlamentares que alavancaram as melhorias no centro da cidade, além de outras que trouxeram verbas para as mais diversas áreas, fazem-no um postulante de peso pela Prefeitura da cidade “quase sorriso”.

    Mas creio que Rui Palmeira representa sim “o novo”. Ele é a grande novidade da política alagoana nos últimos pleitos. Tem “pedrigree político”, além de ser um jovem sério e comprometido; senão, haveria permanecido em Brasília e certamente direcionado a alguma corte suprema ou quase suprema.

    Creio também que muito dificilmente será candidato do PSDB; porque com as filiações que este partido tem localmente, pouco provável será a sua indicação a “candidato ao cargo de candidato” a prefeito.

    Nada contra o Carimbão; muito pelo contrário. Mas gostaria de ver algo realmente novo na Prefeitura, que nos tirasse do marasmo do segundo mandato de “Ciço Almeida”, que desacelerou e muito em relação ao primeiro, mas, vai aí a constatação: o primeiro não teve referência, devido ao desastre Born/6a. Feira. O segundo, teve o seu próprio referencial: as obras e ações públicas do “primeiro do Ciço” e aí, pegou mesmo …

    Um bom dia …

  • Carlinhos do Pontal

    O Renan tá sem prestígio no Governo Federal. Exoneraram o Superintendente da PRF sem que ele nem soubesse. Segundo o sindicato a ingerência política acabou. Quem indica agora é o Tacio, presidente do Sinprf AL

  • LUIZ MIRANDA

    CARO RICARDO, É COM PEZAR QUE ESCREVO ESTE COMENTÁRIO, ONDE CONSTATO QUE CADA DIA QUE SE PASSA O MAL SEMPRE PREVALECE NA MASSACRADA ALAGOAS. O QUE PUDE CONSTATAR ONTEM, AO ASSISTIR,NO PERÍODO DA NOITE, OS TELEJORNAIS DA GAZETA E PAJUÇARA NÃO VI UM COMENTÁRIO SEQUER SOBRE A GREVE DOS POLICIAIS CIVIS, ONDE SE DEDUZ QUE CORREU O FAMOSO “JABA”, COMO SE JÁ NÃO BASTASSE O TJ SUBMISSO AO DESGORVERNO DE ALAGOAS, AGORA TAMBEM PARTE DA IMPRENSA.
    POR FIM,GOSTARIA DE LHE FAZER UM PEDIDO, JÁ QUE VOÇÊ É UM DOS POUCOS JORNALISTAS DE ALAGOAS QUE MERECE RESPEITO E CONSIDERAÇÃO,JUNTAMENTE COM O LADO BOM DA IMPRENSA LOCAL FAÇAM CONTATOS COM A MÍDIA, HONESTA CLARO, NACIONAL PARA QUE SEJAM DESMASCARADOS ESSA COJRA DE ALAGOAS, QUE COMO URUBUS NA CARNIÇA ESTÃO DEVASTANDO O ESTADO DE ALAGOAS, OU NO FUTURU BEM PROXÍMO VAI HAVER UMA VERDADEIRA GUERRA DOS HOMENS DE BEM, CONTRA OS CANALHAS CORRUPTOS QUE SE ACHAM “OTORIDADES”.
    ALAGOAS PEDE SOCORRO.

  • ARTUR

    TO VENDO QUE O ERRADO SOU EU.
    RICARDO, ESTOU CANSADO DE RECLAMAR, CRITICAR OU MESMO DE TER ESPERANÇA DE MORALIZAR NÃO SO O PAÍS MAS O NOSSO PEDAÇO ALAGOAS. VEJO OS MAL CARATER,OS DESONESTOS,A MAIORIA NOS 3 PODERES DOMINAREM TOTALMENTE TUDO E TODOS COM UMA FORÇA E UM DOMINIO INEXPLICÁVEL, VEJO E SINTO QUE É COMO UM CUPINZEIRO OU UM FORMIGUEIRO QUE ESTOURA EM TODO CANTO E QUANDO VEMOS JA ESTOROU E O ÚNICO VENENO QUE TEMOS É O VOTO, MAS SE COM O VOTO NÃO FUNCIONA ENTÃO PARTICIPAMOS TAMBEM DOS DESONESTOS E DOS SEM CARATER INFELISMENTE VEJO ASSIM. QUE REINE OS CORRUPTOS E VIVA O BRASIL.
    ESSE É MEU SIMPLES PONTO DE VISTA, É O QUE SINTO NA ALMA.

  • FERNANDO AMORIM

    CASO TATURANAS – E a justiça – JUSTIÇA!!! – quando decidirá? “Ei! você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí” …

  • MANOEL

    RENAN NASCEU PARA POLITICA A PROVA DISSO E O TEM QUE ATUA COMO PARLAMENTAR
    TODOS SABEM QUE O POLITICO MAIS INFLUENTE EM ALAGOAS E QUE DA AS CARTAS

  • bjgbalboa

    Senadores romero jucá(RR), renan calheiros(AL), membros da Comissão de Ética do Senado, João Alberto presidente da mesma, todos têm processo(s) ou já responderam à alguns deles no STF. Outras comissões importantes na Câmara e no Senado são constituídas por muitos políticos não muito éticos. Isso é Brasil. Todos esses políticos que não primam pela ética ou não sabem o que ela é, deveriam ser depositados no sistema de armazenamento de lixo de Alagoas que, por sinal é o pior do Brasil e o melhor para eles (maus políticos). O que nos causa estranhesa é o fato de algumas pessoas defenderem esses tipos de péssimos políticos. Os jornais do sudeste e as revistas nacionais/semanais devem noticiar esses fatos de maneira bem insistente, para ver se a divulgação desses fatos lamentáveis vão atingir os analfabetos políticos do Estado de Alagoas.

  • Fernando Sérgio T de Amorim

    É vergonhoso o que faz o Senado da República. A despeito disso, somos responsáveis pelo que ocorre em Brasília. Ninguém chega lá sem apoio popular, legítimo ou não!

  • pensador

    ÉTICA!!! Esse Senado é repugnante.

  • Ademir Cezário

    Rui palmeira pra prefeito de maceió é o melhor. Um dos melhores políticos alagoano. Esse jovem está de parabéns.

  • Fernanda

    RENAN NO CONSELHO DE ÉTICA !
    ISSO É UMA PIADA OU UM TAPA NA CARA DA SOCIEDADE ?

  • Marcelo Souza

    Do jeito que a carroagem anda, com certeza, terei chances reais de disputar voto a voto a prefeitura de Maceií em 2012. “Vcs estão de brincadeira com esses nomes”. Acorda Maceió e povo alagoano.

  • sergio

    Renan é a ÉTICA do PT! Eu jamais pensei que o PT pudesse se transformar em um ARENÃO coligado. Imaginem vocês que ontem, em Brasilia, manifestantes foram conduzidos para um delegacia, sem que tivessem danificado nenhum patrimônio!!!
    Mas nada como um dia atrás do outro. O certo é que ninguem no PT, liga para a ética. Os episódios de Lula, Lulinha e os aluguéis de jatinhos do finado “ético” cremado Zé Alencar, já diz qual é a ética.
    Ontem, cinicamente PRIVATIZARAM 4 aeroportos. Se fosse o PSDB. Uma coisa é certa: seguem a cartilha FHC. Prá quê PSDB?

  • arruda

    INFELIZMENTE A JUSTIÇA BRASILEIRA ESTÁ AO LADO DA CORRUPÇÃO.NO SITE DO TRT19,DATADO EM 27/04/2011 É VISTO A FOTO DE RENAN CALHEIROS SENDO HOMENAGEADO PELA BELISSIMA JUSTIÇA TRABALHISTA DA AVENIDA DA PAZ.E ASSIM SEGUE O BRASIL.

  • S.F

    KKKKKKK

  • pardal

    Renan,Collor,Teo etc…O maior cancer q Alogoas já teve.O poder q esses Homens tem em Brasilia,era P/ Alagoas esta um brinco.Somos primeiro lugar em tudo,criminalidade etc…

  • O REi também da “ética”

    Meus parabéns ao “rei do gado e agora, da ética”.Claro, que ele merece! Em um país onde 99 por cento são enrolados, nada sae espera de bom, de prático. Por isso, os embusteiros tomaram conta da pátria, regida também pelos muitos Sarneys da vida. Um cara que somente não perdeu o mandato pelo favorecimento de outros senadores corruptos, agora mostra para todos os brasileiros que é dígno de um pompa tão “indecente” como a que conquistou recentemente. Salve o rei dos bois, salve o rei da ética. salve o politico nordestino também rei da corrupção. Salve os eleitores que votaram nele. Desus nos salve de tanta rapihagem politica;

  • Tatoca

    So falta agora o Collor se nomeda para fiscalizar a assiduidade no Senado. Segundo O GLOBO ele so perde para o Magno Malta,em numero de faltas

  • Ricardo Soares Melo

    Esses “senhores” não têm vergonha na cara, só pensam em encher os bolsos com o nosso dinheiro e ainda posam de respeitáveis. Quando morre um deles
    faço festa e fico com pena do satanás que fica a desgraça.

  • Paulo

    às vezes fico pensando, o que adianta a impressa alertar sobre a conduta pregressa de políticos, como os que foram citados na reportagem, e na hora do voto, são os mesmos que ganham sempre as eleições, e aí vai velho ditado, todo povo tem os “políticos” que merece.

  • não

    Carimbão!!!! Tá de brincadeira comigo, é? Pergunte a um funcionário dele se ele presta. Em segredo, é claro, senão…

  • FICHA LIMPA Já !

    Ricardo, o senhor pudia tentar responder se foi pra esses politico fazerem tantos escandalos que muitos deram suas vidas,foram torturados,etc
    Democracia é apenas ter direito a votar, mas não ter direito a educação, saúde e salário que dê pra viver com dignidade.Ditadura jamais, mas essa incorência dos representantes viverem bem diferentes do povo que eleje eles,imoralidade, escandalos, mordomia, forum privilegiado, imunidade,falta de ética,etc. Acho que não foi pra isso que tanto se lutou.

  • fernanda

    graças a deus não voto em maceió, PENSE só tem candidato ruim, aff
    kkkkkkk, é piada.

  • José Renaldo Correa de Abreu

    Ricardo Mota, eu não lembro de ter ouvido falar alguma coisa sobre a indicação do Antônio Palocci para ser ministro ou as ordens ou as sugestões de José Dirceu para o Palacio do Planalto, sera que só o Senador Renan Calheiros e ruim, porque é do Nordeste ou eu estou inganado, sabemos que todos os seres humanos tem defeito mais so os nordestinos tem, será que esse pessoal do sul, sudeste e centro oeste são os mais perfeitos da pais, esse pessoal se não sabem procuram saber que a cidade de São Paulo foi todas e exagero mais a sua maior parte foi construida pelas mãos de Nordestino, se não sabia fiquem sabendo e o Nordeste merece respeito, os Nordestino em sua maioria são pessoas trabalhadoras, respeitadora e carismatica, isso pedimos respeito com os nossos representantes tanto na Camara Federal como no Sanado da Replública, isso é vergonhoso para qualquer Nação, pois fazemos para desta gradiosa Republica Federal.

  • André luiz

    Carimbão,mostre aos Maceoences o que consta no seu CPF…assim o povo vota em vc!!!!

  • J.Monteiro

    Meu caro Ricardo, não quero avacalhar a coisa, mas, com os mais de “quatrocentos picaretas” que temos no congresso nacional,(quem disse isso foi o Lula, chefe dos aloprados e maior beneficiário do mensalão), que diferença faz, que seja Renan Calheiros, ou qualquer outro “filho de uma égua”? A ética, o pudor, a honestidade, o senso de respeito pelo povo, e pela coisa pública, passam longe, daquela “casa dos horores”. Afinal de contas, o Brasil não é um páis sério, é? E então?