A promotora Fernanda Moreira já cobrou, oficialmente, à Câmara de Vereadores uma posição sobre o Projeto de Lei que regulamenta o transporte coletivo urbano de Maceió. 

A matéria foi encaminhada à Casa de Mário Guimarães em novembro do ano passado, e como todo o processo de licitação dos ônibus da capital, vem caminhando a passos de tartaruga tetraplégica. Um horror! 

Ela enviou ofício ao presidente da Câmara, Galba Novaes, em 13 de abril, mas até hoje não obteve resposta.

A questão da licitação do transporte coletivo urbano é um enredo de uma tragédia, cuja vítima é a população de Maceió.

Após provocação insistente do MP, o juiz Antônio Emanuel Dória, da 14ª Vara Cível da Capital, determinou que a prefeitura realizasse a licitação imediatamente – isso foi em 2009.

O Município recorreu e obteve uma outra decisão do Tribunal de Justiça, garantindo às empresas que fazem o péssimo serviço, que continuassem a fazê-lo até dezembro do ano passado. Acabou o prazo e nada.

Se quiser, a Câmara Municipal pode, finalmente, fazer com que ande o processo. A prefeitura diz que depende “apenas” da decisão dos vereadores para lançar o edital de licitação.

Em tempo:

Galba Novaes, em sessão da Casa, disse que a licitação independe da decisão dos vereadores sobre o Projeto de Lei. Por que não faz? Pois é, por quê?

"Ética" traz Renan Calheiros de volta às manchetes nacionais
TJ nega HC a João Beltrão, que continua foragido
  • junior

    Ricardo, concordo com a realização da licitação. Entretanto, em paralelo, deve haver uma preocupação para a viabilidade do transporte dos ônibus, como, corredores exclusivos, terminais eficientes, dentre outros pontos. Não adianta apenas a licitação sem infra estrutura. Repito, deve ocorrer em paralelo esses procedimentos

  • José

    A promotora Dra.FERNANDA MOREIRA,DEVERIA E DEVE SOLICITAR DOS VEREADORES QUE OS MESMOS CONVIDACE A SEC.MARCILENE COSTA PARA EXPLICAR DA ONDE VEIO TANTO DINHEIRO PARA O SEU INVEJAVEL PATRIMONIO DE UM DIA PARA O OUTRO.DRA.FAÇA ESSE FAVOR PARA NÓS QUE SOMOS FUCIONARIO PUPBLICO,É UMA VERGANHA,SOCORRO MP.

  • Emerson Henrique Arruda Pereira

    Pago para vê o dia em que Maceió terá ônibus de qualidade. Já se vão quase 8 anos de mandato do prefeito Almeida e até agora nada mudou em relação ao péssimo atendimento que a população tem em relação ao tranporte público. O que mais me admira é de vê que os vereadores não fazem nada. Muito estranho tudo isso. $$$$$$

  • roberto santos

    Será que ha algum vereador na camara municipal interessado em lançar este edital para uma melhoria no transporte urbano… Acho que nao, tambem nenhum deles dependem de onibus… Acorda Camara, Acorda MP… promotara, és a nossa voz nesta luta.

  • Cyro

    Quem dar mais,ao prefeito ou presidente da camara ganha a licitação, alguem quer apostar?

  • Ruslan Queiroz

    Pronto! o LOBBY PROFISSIONAL Começou!.
    .
    Não há a menor pressa neste EDITAL e muito menos na LICITAÇÃO.
    .
    Como eles são FIÉIS DOADORES de Campanha, vão RELEMBRAR a AJUDA, isso funciona .
    .
    Se vc tem duvida da PENETRAÇÃO destes Lobbystas, veja o q vai acontecer nos próximos dias.
    .
    A máfia do lixo perdeu tempo e ficou exposta, já este TIME sabe jogar de maneira PROFISA (PROFISSIONAL).
    ===
    CABE A VC CIDADÃO, FALAR COM SEU VEREADOR, AQLE Q FOI A SUA PORTA, TE BEIJAR E PEDIR VOTO:
    .
    ” QUEREMOS UM TRANSPORTE JUSTO NESTA VALOR “ABSURDO” DE R$ 2,10″
    .
    E VEM AUMENTO POR AI, CRISE DO ÁLCOOL E PETRÓLEO ELES ESTÃO ESPUMANDO POR UM REAJUSTE, COM ISSO UMA POSSÍVEL GREVE CRIA O CENÁRIO PREFEITO PARA O AUMENTO.

  • Roberto Campus

    Ricardo,
    .
    Este EDITAL e por tabela a LICITAÇÃO, esta cercada de “FORÇAS OCULTAS”, e tem uma MANDINGA de caminhar para trás,respeitando a vontade de ALGUÉM que tira proveito.
    .
    ESTUDANTES (CADê UESA e a UNE?), TRABALHADORES e CIDADÃOS podem e devem COBRAR a Licitação.
    .
    Tda vez q se fala, Se PINTA o ÔNIBUS,TROCA-SE PNEUS, AR CONDICIONADO sem VAZAR água, depois… tdo ao NORMAL ou seja o PÉSSIMO SERVIÇO.
    .
    Como falou Ruslan Queiroz, eles sabem, com quem falam para usar tdos os prazos possíveis e não possíveis para LUCRAREM, com esta demora.
    .

  • BENEDITO BENTES

    HÁ, HÁ, HÁ… CONTA OUTRA, QUERO RIR MIAS…

  • TÔ DE OLHO Ô

    SRS.VEREADORES DE TODOS OS PARTIDOS POLÍTICOS DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ DO ESTADO DE ALAGOAS A RESPOSTA ESTA MARCADA PARA ELEIÇÃO EM OUTUBRO DE 2012. VAMOS VOTAR EM BRANCO USUARIO DE ÔNIBUS DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ ESTADO DE ALAGOAS, VAMOS TER VERGONHA NA CARA

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, LICITAÇÃO, LOBBY, GRANA, CONVENIÊNCIA, LUCRO,CAMPANHA, ETC SÃO PALAVRAS E NÃO ME SÃO MUITO ESTRANHAS NÃO. SE ATÉ AQUELE ACORDO COM A ENTÃO PRESIDENTE DO TJ DEU EM NADA, QUE MAIS PODEMOS ESPERAR ? AÇÃO DE VEREADORES,DE PREFEITO ? NECA, MEU MESTRE, NECA DE PITIBIRIBA . . .

  • Carlos Alberto Moliterno

    Essa questão dos ônibus é a mais explícita demonstração da existência de verdadeiras máfias que juntam, num bolo só, executivo, legislativo e esses ditos “empresários”, fazendo com que os maceioenses continuem a ser transportados feito gado – e olhe que por aí tem gado mais bem tratado. Sou usuário desse transporte e não me canso de me assustar com as verdadeiras arapucas que são postas para “atender” à população da capital. Isso sem falar na espera de horas em determinados bairros mais miseravelmente “servidos” pelo péssimo transporte urbano ofertado.

  • Maria

    RICARDO,FALANDO NO PREFEITO ONTEM LI UMA NOTICIA SOBRE O ACORDO DESTE COM O SINDICATOS SOBRE O REAJUSTE SALARIAL DE 2011/2012 ATÉ AI TUDO CERTO,MAIS DESTACANDO QUE O PREFEITO CÍCERO ALMEIDA AFIRMOU QUE EM 2012 REALIZARIA CONCURSO COM DUAS MIL VAGAS PRA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL SE REALMENTE ACONTECE PARABÉNS PRA ALMEIDA.SÓ QUE EM 2008 ELE REALIZOU UM CONCURSO EDUCAÇÃO/SAÚDE QUE PODERIA NOMEAR MUITOS APROVADOS ALÉM DAS VAGAS OFERTADAS,MAS DEVIDO AOS SERVIÇOS PRESTADOS VIA OSCIPS ESSE NÓ NÃO DESATA NUNCA.EU PASSEI PARA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE PARA UMA ÁREA ENORME E SEI QUE MACEIÓ PRECISA DE FORMA EQUIPES DE SAÚDE PRA ATENDER UMA POPULAÇÃO QUE JÁ ULTRAPASSA MAIS DE UM MILHÃO DE HABITANTES.SÓ QUE MACEIÓ NÃO TEM NEM POSTOS DE SAÚDE SUFICIENTES PRA POPULAÇÃO,NEM MEDICAMENTOS,NEM EQUIPAMENTOS MODERNOS E MUITO MENOS UM HOSPITAL MUNICIPAL PRA NOS LIVRA DO CAOS CHAMANDO HGE,IMAGINA SE O PREFEITO VAI PREOCUPA-SE COM FORMAÇÃO DE EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA.ANTES DELE A COBERTURA DO PSF JÁ ERA 27% E PELO VISTO DURANTE E DEPOIS DELE CONTINUARÁ COBERTURA DE PSF 27%.AI ME PERGUNTO ESSE CONCURSO ANUNCIADO PRA 2012 ANO ELEITORAL SERÁ FEITO NÃO TENHO DÚVIDAS,MAS QUEM NOMEARÁ OS APROVADOS SERÁ O PRÓXIMO PREFEITO(A)?E ESSE FARÁ COMO TEOTÔNIO VILELA QUE SÓ NOMEOU ALGUNS NA BASE DA PRESSÃO ELEITORAL OU DA JUSTIÇA?PORQUE O DE 2008 JÁ FOI PRORROGADO POR MAIS DOIS ANOS E VEM NOMEANDO A CONTA GOTA E POR SINAL ANO QUE VEM(2012)PERDE A VALIDADE E FICAMOS NA MESMA ESPERANDO DECISÃO STF.

  • Máximo

    O MP tem certeza que necessita dessa lei municipal? É coisa de MP – MERO PALPITEIRO.

  • Ruslan Queiroz

    XIII! JOGO DE CENA E DE EMPURRA,assim vai ficar CARO este LOBBY!
    .
    Não DIFICULTEM os LOBBYSTA dos TRANSPORTE COLETIVO, ano que vem tem ELEIÇÃO e as DOAÇÕES podem ser “MINGUADAS” por MAL-COMPORTAMENTO.
    .
    Quem avisa…

  • marcelo

    Meu caro Ricardo Mota, todos sabemos que a licitação só sai do papel se rolar bastante (BASTANTE)dinheiro.

  • Vivo

    Mota,

    Fazia um bom tempo que não me servia do transporte coletivo da cidade de Maceió. Por necessidade, passei a usá-lo de forma corriqueira e tenho que concordar com tudo o que é dito e comentado a este respeito.

    O preço é caro, muito caro. Em algumas oportunidades você paga R$ 2,10 para andar menos que 10 minutos de ônibus e, mesmo sem ser um profissional da matemática, calculo que uma boa parcela dos usuários fazem este mesmo tipo de percurso.

    Mesmo que existam as gratuidades e meias-passagens para estudantes, ganha-se muitíssimo neste setor da prestação de serviços.

    Os veículos, vixe … alguns bons; outros mais ou menos e a maioria péssimos. Sujos e mau cuidados, fedem mesmo (é só pegar qualquer deles que faz a linha mercado). A demora é excessiva; a linha Forene via Cambuci tem apenas dois ônibus e em qualquer que seja a situação difícil (trânsito ou quebra), a penalização vem a galope: 1 ou 1,5 horas de espera.

    UFAL/Ipióca é uma questão de paciência; talvez seja melhor um vôo transatlântico em direção à Europa, que fazer todo o trajeto origem/destino, para aqueles que tem apenas esta linha para se locomover.

    Enfim: péssima prestação de serviço x custo elevado.

    E com o possível aumento de combustível (que em Maceió é artigo de luxo para poucos e bons), seguramente virá algum tipo de ajuste de tarifa. As planilhas de custo das empresas são iguais a pés de cobra:quem ver, morre …

    E tenho dito ..

  • Carlinhos do Pontal

    Fernanda, esses vereadores vão dar nó em voce. Esse negocio de ônibus é o lanche de todo mundo.

  • Aluisio Marques

    Esta lei ainda vai demorar, pois enquanto o prefeito poder segurar, vai fazer, só que não é a vontade dele que vai prevalecer, e sim da lei, pois para haver a licitação, tem que haver a lei, e Maceió infelizmente não tem.
    Todo mundo sabe que na epoca de campanha as empresas de onibus botam muito dinheiro na mão de políticos, são pequenas doações, mas a lei vai sair sim, aguardem.

  • Nelma Barros

    Caro Ricardo, muito oportuno seu comentário sobre a licitação dos ônibus, mas como já esta provado, o prefeito ciço se esqueceu que chegou em Maceió, com a mão na frente e outra atrás, dormindo em saco de cimento, e outras mazelas por ele vividas, em comícios, para se eleger e melhorar a vida dos maceioenses…rsrsrrs, pois é, a vida dele melhorou muito, somente anda de carro importado e nós que dane, nos ônibus velhos, superlotados, etc. ciço você NUNCA MAIS TERÁ OS VOTOS DA MINHA FAMÍLIA.

  • BENEDITO BENTES

    CADA UM EMPURRA COM A BARRIGA, E O POVO ESPRIMIDO NO MEIO, ATÉ QUANDO?