A excelente repórter Sílvia Freire, da Folha de São Paulo, traz uma informação importante, hoje, sobre a Operação Mascotch, realizada ontem pela Polícia Federal em Alagoas – de novo, denunciando um suposto esquema de roubo do dinheiro da merenda escolar, recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional. 

A informação? A de que a PF pediu a prisão dos prefeitos dos municípios envolvidos no possível esquema criminoso, que está sendo investigado desde o ano passado.

Diz o texto do jornal:

 
“Na força-tarefa que apura os supostos desvios, houve pedidos de prisão temporária de oito prefeitos em Alagoas, todos negados pela Justiça.
Estão sendo investigados os prefeitos de Poço das Trincheiras, José Gildo Rodrigues Silva (PSC); Estrela de Alagoas, José Almerino da Silva (PP); Senador Rui Palmeira, Siloé de Oliveira Moura (PSC); Belo Monte, Antônio Avânio Feitosa (PP); Limoeiro de Anadia, James Marlan Ferreira Barbosa (PP); Lagoa da Canoa, Jair Lira Soares (PSC); Traipu, Marcos Antonio dos Santos (PTB); e Craíbas, Edielson Barbosa Lima (PT do B).
Segundo a PF, não há indícios de ligação do prefeito de Girau do Ponciano, David Ramos de Barros (PTB), com o esquema”. 
 

 

A Assessoria de Comunicação da PF não negou a informação. Disse apenas que ela não havia sido dada pela Superintendência de Alagoas.

Até porque o pedido de prisão dos prefeitos – se aconteceu – foi junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife (eles também tem foro privilegiado).

Mas tem sentido: se primeira-dama é presa por suposto malfeito, imagina-se que não seja à revelia do dono da chave do cofre.

Silêncio profundo

A Assembleia realizou sessão, ontem. Mas entre os dez deputados presentes, nem uma só palavra sobre Operação da PF.

Viva a Estrela! Viva o TC

No mesmo dia em que a PF apontava o malfeito com o dinheiro da merenda escolar, os conselheiros do TC aprovavam as contas da prefeitura de Estrela de Alagoas, referentes a 2008.

Talvez seja este o motivo do riso largo apresentado pela ex-prefeita Ângela Garrote ao ser presa, ontem , pela PF.

Ufa! Depois de 15 anos, TC aprova contas de Ronaldo Lessa na prefeitura de Maceió
Conflito entre Conselho de Segurança e Defesa Social complica Reforma Administrativa
  • SERVIDOR PUBLICO MUNICIPAL

    A JUSTIÇA E SEMPRE ASSIM , SO SOBRA PARA OS PEQUENOS , PARA MIM ISTO NAO E NOVIDADE , CABE OS ELEITORES NO DIA DA ELEIÇAO NAO VENDEREM O VOTO , AQUI MESMO EM MACEIO TEREMOS QUE DA A RESPOSTA NAS ELEIÇOES DE 2012 A ESTA CAMARA DE VEREADORES OMISSA , ELES ENTERRAMAM A CEI DO LIXO DO CICERO ALMEIDA , ELES JA PENSAM EM COLOCAR NO LUGAR DELES SEUS FILHINHOS , PRESTEM A ATENÇAO COM O NOME E SOBRENOME DESTES , TEREMOS QUE MUDAR ESTA CAMARA EM 99,9% COM SANGUE NOVO NA POLITICA , SE OS QUE ENTRAREM NAO FASEREM O QUE A POPULAÇAO QUER RUA NELES , ISTO SIM QUE E DEMOCRACIA

  • Marcelo souza

    Já que as instituições rsponsáveis pelo erário público estão todas corrumpidas, só nos resta irmos às ruas protestar contra essa sacanagem……..fora deputados ladrões,conselheiros canalhas e prefeitos monstros.

  • Edinaldo Marques

    Ricardo, o pior é saber que existem inúmeras “quadrilhas” organizadas para desviar recursos públicos por todos os lados. Não é só na merenda, no transporte escolar, na saúde, nas obras, fornecimento de materiais de consumo, de equipamentos permanentes… Se as auditorias fossem técnicas, além de contábeis, iriam detectar muito mais…

  • Lucio Antonio Vieira da Rocha (BOLINHO)

    Ricardo, com aquele nome horrivel, GUABIRU, a operação não rendeu nada imagine com este nome bonito, MASCOTCH,como a garrote, todos estão dando risadas acompanhados de um legitimo Scotch.
    Com o incentivo -provocação- de um deputado presidente e de um diretor não sei do que a carnificina será grande no próximo sábado: duelo entre comando x mancha. Muito sangue correrá. Depredação nem se fala, saudades daqueles tempos de mutange e pajuçara. Abraços

  • micnes neto

    ESSA ASSEMBLÉIA VAI FALAR O QUE? ELES TAMBÉM BEBEM DO MESMO ÚISQUE.

  • cláudio

    Questães importantes:
    1-Poque a PF local, não divulgou?

    2-Porque nenhum dos prefeitos foram presos?

    3- Devemos rechaçar qualquer idéia de que esses órgãos estejam tendo interferências políticas,pois sendo assim, o roubo da merenda escolar e outros, vão ficar “legalizados” em nosso pobre e sofrido estado,onde haveria em futuro próximo apenas duas classes; a dos políticos e a dos miséraveis.

  • Dominício Souto

    Caro Ricardo, já passou da hora da sociedade civil organizada iniciar um movimento contra os “contas sujas”, assim como fez contra os “fichas sujas”. Urge uma reforma constitucional para que os órgãos de contas sejam compostos por membros da sociedade, que não tenham parentes políticos até o 3º grau. Nossas contas públicas sujas de sangue merecem um tratamento de choque, de civilidade… Quanto à aprovação das contas de Estrela, não merece comentários.

  • Ruta graviolens

    VEJAM QUE SITUAÇÃO ESTÁ O TRIBUNAL FAZ DE CONTAS DE ALAGOAS,APROVANDO AS CONTAS DE UMA PREFEITURA QUE OS SEUS GESTORES RETIRAM O PÃO DA BOCA DAS CRIANÇAS.AFINAL PARA QUE SERVE O TRIBUNAL DE CONTAS DE ALAGOAS?

  • sergio

    Ricardo, diga-me com sinceridade, você acredita no nosso Tribunal de Contas? Nem eu. Você acredita na punição desses assassinos? Nem eu.

    Acredita em nosso Judiciário? Com raríssimas exceções, eu também não acredito.

  • Ruslan Queiroz

    Prezados!
    .
    Enquanto o CORPORATIVISMO de Prefeitos e EX, existir esta OPERAÇÕES, na minha OPINIÃO, são NULAS, eles são DETIDOS, vão ao IML com Sorriso Estampados no rosto.
    .
    Eles sabem que não vai dar em NADA é tudo JOGO de CENA pra INGLES vera PF trabalhando em outras FRENTES, e não sendo a Policia Política do PT ( GESTAPO a BRASILEIRA), apenas isso.
    .

    UMA OPERAÇÃO DE VERDADE, SERIA:
    PF + PC + PM, PARA O COMBATE AO TRAFICO, de MANEIRA OBJETIVA, PROVOCAR UM PREJUÍZO FINANCEIRO A ELES.

    .
    MAS NÃO SE FAZ, “NÃO SE MATA A GALINHA DOS OVOS DE OURO” NÃO É VERDADE? E POR QUE FAZER ISSO PRA QUEM FAZER ISSO?
    .
    FORÇA NACIONAL E A PF, ESTÃO AQUI PRA FAZER NUMERO, LOTAR SERVIDORES E FAZER APRESENTAÇÕES EM AMBIENTE CONTROLADO.
    .
    E PENSAR Q MEUS IMPOSTOS ALIMENTAM ESTE CENÁRIO.
    .
    E O TRAFICO MAIS PODEROSO, CADA VEZ MAIS CORRUPTÍVEL, MAS AGENTES DE ESTADO NA “FOLHA DELES”, CUJA MISSÃO É RESPONDER, MAS NÃO SE FAZ QUE NÃO SE VÊR.
    .
    A “SOLUÇÃO ALAGOANA” NA SEDS… NEM FOI FALA MAIS…. POR HOJE!

  • bjgbalboa

    Ou se restauram a moralidade ou locupletemos-nos todos(Stanislaw Ponte Preta). Que saudade dos militares no poder. Ainda existem ex-lambe-botas de militares que ousam falar de ditadura militar. Cuidado com o atual frágil estado democrático conquistado arduamente. Alagoas pode ruir de podre como o antigo Império Romano.

  • Pedro Neto

    É COMO COSTUMO A DIZER:
    ENQUANTO HOUVER IMPUNIDADE OU MESMO IMUNIDADE, SEMPRE HAVERÁ CRIMINALIDADE.
    Ô RICARDO, EXISTE UM MEIO DE NÓS, CIDADÃOS, VÍTIMAS DESSAS ROUBALHEIRAS, TER COMO PROCESSAR A JUSTIÇA POR COMETER TANTAS INJUSTIÇAS? rsrsrsrsrsrsrs
    JÁ É DE PRAXE DIZER QUE:
    A POLÍCIA TRABALHA E A JUSTIÇA ATRAPALHA, NÃO VALORIZANDO O TRABALHO DA POLÍCIA.
    HÁ ANOS QUE A POLÍCIA PRENDE O CRIMINOSO E NÃO EXISTEM NENHUM DELES ATRÁS DAS GRADES.
    NÃO AGUENTAMOS MAIS TANTAS INJUSTIÇAS EM ALAGOAS.
    C H E G A.

  • csar

    Caros eleitores esses ladrões do dinheir publico roubam porque todos estão preparados para ficarem presos só durante 5 dias. os filhos deles são avisados de tal efeito. esses não se envergonham pois sabem q daqui a pouco ninguém se lembra mais do acontecido e continuam roubando.Isso é o chamado ROUBO LEGAL NA FORMA DA LEI. valeu constutiução Brasileira.

  • JOSE DOS SANTOS

    ESTÃO ESQUECENDO DE CAMPO ALEGRE,AQUI TÃO COMENDO TUDO, É UM TUSSUNAME DUPLO VEM VER PARA ACREDITAR……

  • Fábio

    Só a REVOLUÇÃO.

  • Tenho nojo

    Caro Ricardo,
    Foi por uma dessas coisas que,formado em Ciências Jurídicas fiz uma fogueira de livros e materiais de Direito, coloquei o diploma em cima e toquei fogo. Nunca me arrependi.

  • manoel messias de sousa

    os assasinos sociais continuam certos de impunidade…

  • Márcio Farias

    Não esqueçam que ano que vem tem eleição municipal. Vcs acham que alguém quer colocar a mão na cumbuca?

  • eaikdfdlfeki

    quem nunca errou q atire a primeira pedra. vcs so sabem falar mas se tivessem la fariam o mesmo

  • NETO BARROS

    DITADURA NÃO É, E NUCA FOI TORTURA FÍSICA SOMENTE. DITADFURA É O POVO ENGOLIR TODAS ESSAS ROUBALHEIRAS A LUZ DO DIA. SÃO CARTÉIS E TANTOS OUTROS MEIOS..
    FOI E É VERGONHOSO A IMPRENSA DAR VEZ AOS CANALHAS CONGRESISTAS, A FALAR DO QUE REPRESENTA UM ESTADISTA BRIOSO COMO JOSE DE ALANCAR, COISA DE DÁ NOJO. SERÁ QUE NÃO SE TEM OUTRA LINHA DE ELEVAR A IMPRENSA AO QUE REALMENTE DEVE ESTAR? TANTOS JORNALISTAS BONS ESPALHADOS POR ESSE BRASIL AFORA? ESPERO QUE COMO CIDADÃO EU POSSA ASSISTIR LER E ACOMPANHAR COISAS QUE DIGNIFIQUE A PROFISSÃO. PARABENS A TODOS QUE ORGULHA A CLASSE.

  • ARTUR

    RICARDO, A PF DEVIA INVESTIGAR E PRENDER TODOS OS CONIVENTES E TODOS QUE JA PARTICIPARAM DE MARACUTAIA NA AL E HOJE ESTÃO NO TC INVESTIGANDO OS COLEGAS LADRÕES. PODE UMA COISA DESSA? SO NO BRASIL MESMO.

  • Marcos Araújo

    E tanque d’arca?

  • eduardo

    A Líbia levou 42 anos para acordar. E Alagoas? Será que vamos continuar lichando ladrão de galinha? Enchendo o Baldomero da ralé, que não tem dinheiro. Ninguém espere nada do judiciário alagoano, muito menos do Estadual. A Itália para enfrentar a máfia foi preciso mobilizar o povo. A máfia brasileira, nordestina e alagoana, está intocada, sofrendo eventualmente sustos.

  • TANIA LUCIA

    Com um TCE composto pelas “figuras”, o que podemos esperar?e haja contas de prefeituras aprovadas…..

  • Oliveira

    Ta na hora da policia Federal Investigar se o tribunal de Contas de Alagoas e Excelentimente Conivente ou imcopetente. Eta Alagoas Só.

  • Luiz

    Alagoas estado sem futuro, imagine:
    Executivo que paga as contas…
    Legislativo que cria a lei para benefício proprio.
    Judiciario, escravo dos acima citados, como vai ter justiça nesse pais de firula, quem vai punir quem, acredito que só criando estado de sitio, fechando o congresso, a camara dos deputados e varrer o judiciario, assim vamos poder exercer a nossa cidadania.

  • Ari Fernando Felizardo

    ALagoas é uma piAda!!!
    Eles dão rizada da nossa cara embebedados com uma porcaria de uísque 12 anos…
    Só não me venham dizer que somos um estado com uma tradição política e blá blá blá…
    A tradição política é esta que sempre vimos e sempre veremos nesta terra maldita por aí, de povo sofrido e de natureza exuberante…

  • claudio da silva faleiro

    palestina. A JUSTIÇA DE ALAGOAS É UMA VERGONHA.É POR ISSO QUE OS CARAS FALAM QUANTO MAIS PROCESSO + COMPRO CAÇAMBAS…

  • SERVIDOR PUBLICO MUNICIPAL

    SENHOR EAIKDFDLFEKI VOCE NAO JULGUE TODAS AS PESSOAS PORQUE EU MESMO NAO MIM ENQUADRO NESTA ESTATISTICA QUE VOCE FALA EU MESMO TENHO MORAL SOU RESPONSAVEL E NAO CONCORDO COM SUA OPINIAO , LUGAR DE BANDIDO E NA CHAVE LONGE DA SOCIEDADE , SO SE PRENDE NESTE PAIS SO POBRE PRETO E PUTA , NAO DEFENDA BANDIDO PORQUE QUEM DEFENDE BANDIDO E BANDIDO TAMBEM

  • Davi

    ESSA É A VERDADEIRA VIOLÊNCIA DE ALAGOAS. O RESTO É CONSEQUÊNCIA.

  • Feliz

    Infelizmente à justiça e às leis brasileiras são fomentadoras da impunidade de gestores públicos e seus asseclas. O TCE/AL é um covil de políticos corruptos, assim, dele nada se pode esperar, exceto acobertar seus iguais. A ALE/AL é uma feira do rato e lá nascem ou se criam os “conselheiros” do tribunal do faz de conta e outros corruptos que infestam a política alagoana.

  • jurista

    MEU CARO JORNALISTA,SABEMOS QUE NÃO VAI DAR EM NADA.MAS PELO MENOS QUANDO ERAM PRESOS TINHA A COISA DE SE DIZER OLHA FOI PRESO.PELO VISTO AGORA JUSTIÇA NEM ISSO QUER,AGORA FICOU LIBERAL DE VEZ.VAI LA PRESTA DEPOIMENTO QUANDO QUER,MENTE E FICA POR ISSO MESMO NEM PREOCUPAÇÃO DE SER PRESO MAIS TEM.ASSIM FICA DIFICIL,MELHOR NEM INVESTIGAR.ACABEM COM CGU

  • Manuel

    tenho um filho que estuda na escola do municipio, antes era uma merenda gostosa tinha até sopa, hj é agua com bolacha quando tem, nossas escola tão muito mal conservada…esses senhores doutores da Lei deviam visitar essas cidades e punir com rigor tais prefeitos afinal o dinheiro é nosso vem dos nossos impostos, é por isso que vemos o prefeito e seus familiares andando de L 200 novinha, Hylux e outros carros num municipio que nao tem industria nem comercio forte.. de onde vem esse dinheiro ?

  • izabel critina ne mello

    tenha vergonha dinho confiar tanto na cunhada ser roubado por ela.

  • josé da costa neto

    São uns bandos de corruptos, fasendo farra com o dinheiro daqueles que muitas vezes vão a escola só para comer, tem nada ñ esses vão merendar logo logo no inferno, em alagoas nao tem tc, tem se faz de contas, sobre os deputados eles ficam calados por que os prefeitos os elegeram desveiando dinheiro e comprando voto, era bom que desse um tissuname em macéio só assim tc e assembléia acabaria.

  • bell nununes

    Belo trabalho da PF,mas é uma pena que não vai dar em nada. Lembram-se da operação caça ratazanas(GUABIRÚ)?Tem alguém preso ou foi desapropriado algum bem deles para cobrir os desvios do dinheiro do erário? Meus amigos neste País e principalmente nesse Estado,só vai preso ladrão de galinhas,se algum pobre cometer um roubo famélico, mesmo assim a justiça condena o pobre miserável,já os ladrões de colarinho branco…..voçes já sabem o que acontece.

  • Antonio Barbosa

    Todos nós de uma certa parte temos culpa, os elegemos. Pq nós não nos juntamos e cobramos dos poderes? Pq na verdade temos medo de se expor e no final ainda sairemos perseguidos. A injustiça rola solta. De uma coisa eu sei: Se esses politicos ladrões não tivessem tanta facilidade de se elegerem e de colocarem seus sucessores e etc com certeza os roubos seriam mais cutelosos. A verdade é que:Culpamos a justiça por não puni-los, e a mesma nos culpa por elegermos os mesmos ladrões de sempre!!!!

  • Eronides

    Esta noticia veiculada através do jornal Folha de São Paulo, nos leva a desacreditar ainda mais na Justiça alagoana. É inadmissível que uma cambada de ladrões que roubam até criancinhas fiquem impunes e não possam ser presos. A PF e MPF investigam, apuram, mas a justiça, não cumpre com o seu papel. Até quando a JUSTIÇA, vai continuar CEGA para os erros dos Poderosos? ALAGOAS, pede socorro aos Órgãos da JUSTIÇA FEDERAL(Ministério da Justiça, Supremo Tibunal Federal, etc.), para que intervanham e acabem de vez com a IMPUNIDADE, que reina em Alagoas. Pois, se depender da Justiça de Alagoas, “tudo vai ficar como antes ou até pior”

  • CARLOS EDUARDO SILVA

    O maior problema desse País se chama poder judiciario. Pois é convivente com a robalheira no País.

  • luiz carlos valoes cordeiro

    já esta na hora de se acabar com esse tribunal de faz da contas é só prejuíso para o estado,principalmente quando aprova contas de uma prefeitura que desvia recursos que não lhe pertence,e o porque dos deputados ficarem caldinhos em relação a essa operação?robo prêso ou conuvência.

  • karol

    Isso é um absurdo enquanto as crianças choram com fome eles dao risada…

  • Koltt2002

    Meu caro Ricardo, realmente é um absurdo o que a POLÍCIA FEDERAL esta fazendo. Tenta de todos os modos possíveis macular a honra de pessoas com IDONEIDADE MORAL E REPUTAÇÃO ILIBADA.
    Nossa JUSTIÇA Fez O Correto, não deixou que prendessem estes PREFEITOS, volto a repetir de IDONEIDADE MORAL E REPUTAÇÃO ILIBADA que dedicam às “48 horas do dia” a trabalhando pela população sofrida que eles governam. Basta ver meu caro Ricardo os AUTOMÓVEIS USADOS POR ESTES CIDADÕES, são verdadeiras CARROÇAS.
    Vem a eleição e o povo mostrará que tenho razão, reelegendo estes senhores à PERFEITO OU QUEM ELES RESOLVEREM APOIAR. Vai ser a prova maior de que a população destes municípios não só apoiam, mas, aprovam a gestão destes VERDADEIROS HERÓIS.

  • ronaldo nicacío da silva

    VEREADOR.ENQUANTO A JUSTIÇA FAZER “VISTA GROSSA”O QUE SERÁ DE PALESTINA…

  • carlos

    Angela Garrote,é uma estrela que brilha no coração do povo de estrela,fique tranquila,que o tribunal de contas já referendou suas contas ,que é um exemplo nacional dos cuidados do dinheiro público.Bastam vê os conselheiros que habitam aquela casa,homens o senhoras de condutas ilibadas,que tiveram uma sua marca verde quando passaram pela casa de Tavares Bastos.Aprovação de contas deste tribunal é um passaporte de honestidade para qualquer parte do mundo.

  • Maria Elena

    Esse ou essa que coloca uma sopa de letrinhas, não tem coragem nem de colocar o nome vem defender ladrões e ainda dizer que quem estivesse lá faria igual. Deve ser algum deles que está preocupado, devia fazer parte dos esquemas, das maracutaias de roubos, pensa que todos são iguais.E ainda chama de “erros”, qdo na verdade são crimes descarados contra crianças que mtas delas vão a escola e a merenda é sua primeira ou talvez única refeição do dia. São criminosos, bandidos sem escrupulos, que merecem estar na cadeia e devolver tudo que roubou, mas infelizmente a justiça no Brasil não funciona assim, a polícia prende e a justiça solta e o processos fica anos na justiça sem solução.

  • alagoano atento

    e o prefeito de arapiraca.nada nenhuma linha ???????????????????????

  • pedro cardoso

    RICARDO

    TEMOS QUE FALAR TAMBÉM NOS ROUBOS NAS ESCOLAS , PORQUE A PF NAO INVESTIGA DIRETORES , MERENDEIRAS ? A MERENDA CHEGA NAS ESCOLAS MUITAS VEZES E ESTE PESSOAL LEVA A FEIRA PRA CASA E DÁ BOLCHA E SUCO . TEM MUITO ISTO RICARDO , NAO É APENAS DE CIMA NAO , TEM QUE INVESTIGAR EM BAIXO .

  • pedro cardoso

    RICARDO

    PORQUE MACEIO NUNCA ENTRA EM NADA ? SE SOMAR OS DESVIOS DESTES PEQUENOS MUNICIPIOS TENHO CERTEZA QUE NAO É NEM 10% DO QUE É DESVIADO EM MACEIÓ .
    PORQUE A PF NAO INVESTIGA OS GRANDES E MONTA OPERAÇAO PARA OS GRANDES ?

  • Israel

    E o prefeito de Limoeiro de Anadia Hein? Que disse q Limoeiro Tava bem FELIZ? Ahaha! So se for ele a primeira-dama Ne? Afinal, pra quem so tinha um fiesta velho agora andar de Santa fe! Tem mais q Ta feliz mesmo!! Ta fazendo a festa! E quem votou nele, eu acho Eh tomeeee!

  • Israel

    Para os idiotas que votaram no james marlan, so resta a tristeza de ver a festa que o prefeito e a Heloísa andam fazendo com o dinheiro da merenda!!! Kkkkk… Eles todos bebendo SCOTCH (o velho e bom whisky 12 anos) e andando em carrão importado e os ingênuos que votaram nele, bebendo água da torneira poluída e subindo e descendo as ladeiras a pé(no velho e bom PEVETTE)!!! Kkkkkk… Toma bando de otário!!!!