O embate que não houve na disputa pela presidência da Assembleia, em fevereiro, tem tudo para acontecer em janeiro do próximo ano. 

É quando se aposenta, na chamada compulsória, o conselheiro do Tribunal de Contas Isnaldo Bulhões, que presidiu a casa até o final do ano passado. 

A disputa pela vaga, hoje, está entre os deputados Fernando Toledo e Isnaldo Bulhões Júnior, que completa trinta e cinco anos em outubro próximo – é a idade mínima exigida para o posto.

Isnaldo pai, é claro, quer ser sucedido por Isnaldo Júnior, mas Toledo não abre mão da vaga que considera sua, desde 2009, quando a Assembleia o escolheu para substituir o conselheiro Alfredo Mendonça.

Não foi por outro motivo que Toledo “escolheu” para vice-presidente da Assembleia o deputado Antônio Albuquerque, que assumiria a vaga do pretenso futuro conselheiro.

Isnaldo Bulhões Júnior, por outro lado, perdeu fôlego quando não conseguiu viabilizar a candidatura dele para dirigir a Casa de Tavares Bastos – quadro que seria oposto se o governador eleito fosse Ronaldo Lessa.

Já há, porém, uma intensa movimentação interna no TC para garantir que a vaga seja de um dos procuradores do MP junto ao Tribunal de Contas, nomeados recentemente. Eles devem ingressar com uma ação preventiva na Justiça, evitando que a manobra na Assembleia obtenha sucesso.

Toledo em dose dupla

O deputado Fernando Toledo, na verdade, luta em duas frentes para conseguir realizar seu sonho de criança. Além da vaga futura – de Isnaldo pai –, ele ainda espera o julgamento de um recurso no Supremo Tribunal Federal que pede a anulação da decisão do Tribunal de Justiça, estabelecendo que a vaga de Alfredo Mendonça é de um dos auditores e/ou procuradores aprovados em concurso.

Mas eis que há novidade no front: tramita na 16ª Vara Cível da Capital uma Ação pedindo a anulação do concurso para auditor do TC. Coincidência: a Ação é de Saulo Lima Brito, cuja advogada é a mesma que assina o recurso de Toledo no Supremo Tribunal Federal.

Mundo pequeno, o nosso.

Gilvan Barros vence Albuquerque na Comissão de Orçamento
"Alagoas será o laboratório do Brasil para as parcerias do governo federal na Segurança Pública"
  • petrucio

    QUANDO VOCÊ RICARDO AFIRMA: “TRIBUNAL DE FAZ DE CONTAS” DIZ COM MUITA PROPRIEDADE. POIS AQUILO NA VERDADE É UM ANTRO, ASILO, COM HONROSAS E RARÍSSIMAS EXCEÇÕES, CLARO ALGUNS SERVIDORES.

  • ANDRADE

    Essa é a nossa querida Alagoas!! Ninguem é nomeado por competencia, tudo e todos por interesse e troca de favores. Ai eu pergunto, sera que algum desses Toledo e ou Albuquerque fiscalizarao alguma coisa no tribunal de faz de conta?? Sem duvidas o eleitor alagoano tem os politicos que merece.

  • pedro cardoso

    MEU DEUS ! SÓ EM ALAGOAS ACONTECE ISTO , É POR ESTAS COISAS QUE SOMOS O PIOR ESTADO DO BRASIL . É COMO O DELEGADO DA POLICIA FEDERAL DISSE ” ALAGOAS TEM UM CONSORCIO DE LADROES DO PODER PUBLICO ” , COMO PODE ISTO ? SAI O PAI E ENTRA O FILHO ? ISTO NAO EXISTE GENTE , SAO COISAS DO TEMPO DO IMPERIO , DO CORONELISMO , SAI ISNALDO PAI E ENTRA ISNALDO FILHO ? ABSURDO . REPITO , SÓ EM ALAGOAS , TERRA DOS LARAPIOS DO DINHEIRO PUBLICO.

  • Saulo Ramos

    Restou uma dúvida, os concursados pleiteiam 2 vagas? a primeira decorrente do litígio e a segunda que ainda ocorrerá? No mais, lembrei da deputada Cidinha Campos – RJ, no video sobre a disputa no TC carioca, postado na internet: “O que é isso, um fêudo? ja basta o pai, agora o filho também quer ir”

  • sergio

    Se a disputa for esta, o deputado Fernando Toledo já pode ser considerado o próximo conselheiro. Seria 2×0, no incompetente Isnaldinho Bilhões.
    Nesse particular, o deputado Fernando e o governador Teotonio Vilela, não cometem erros. Téo, o mais mineiro dos alagoanos, vence todas, sem bravatas.

  • MARIA

    JÁ BASTOU O ISNALDO BULHÕES PAI, O FILHO SERIA O FIM DO FAMIGERADO TC DE ALAGOAS!VAI TRABALHAR ISNALDINHO E DEIXE DE FARREAR TANTO!!!

  • AAraujosilva

    Pelos justíssimos princípios da
    hereditariedade e ‘nepotismidade’
    vigentes, o cargo de conselheiro
    é de Isnaldinho; e ninguém tasca!
    AAraujosilva, agora, desde o
    interior da Jatiúca em MCZ/AL.

  • marioinacio

    …e assim, o governador, realiza seu tão grande desejo:Ver seu amigão, AA. presidente da ALE.
    Isso é, um afronto á justiça!!!!! Mas, aqui em Alagoas, manda quem pode, ou melhor, quem tem “a chave do cofre”,

  • Carlos Magno

    Um molenga e um preguiço,se fosse so isso tava ok, mas será que os dois tem reputação ilibada???

  • Celso Tavares

    Ricardo, respeitando a minha ignorância, o TC é necessário? Não bastaria um bom grupo de auditores trabalhando contínua e sistematicamente?

  • uma folha corrida

    Nos concursos públicos se exige, após o candidato ser aprovado, toda a documentação. E, a folha corrida (hoje antecendentes) como antigamente se chama, sempre foi exigida. Acho que para altos cargos no Estado, onde concurso não vale, mas sim indicação política, dfeveria ser feita tal tipo de exigencia. Falm muito do deputado de Cajueiro e,também, do de Santana do Ipanema. Uma inverstigação social para os dois seria o mais lógico pois o casrgo que pretendem é vitalício.

  • Victor TTT

    Só existe uma palavra para descrever isso: VERGONHA!!!
    É por isso que as pessoas de bem, estão indo embora de Alagoas. Não tem condições de viver num Estado com tanta desonestidade e com falta de compromisso com o povo e com os servidores.

  • fernando

    so tenho uma coisa a dizer : ALAGOAS É UMA PIADA.

  • sertanejo cagota

    Pelo amor de Deus, não tem mais ninguém?

  • marcelo maia

    Alguém, por favor, me diga: o que é preciso fazer para acabar com essa vergonha?

  • funcionária sofrida

    MEU DEUS QUE ESTADO É ESSE, COLOCAR FERNANDO TOLEDO NO TRIBUNAL DE CONTAS.O POVO NAO VER O QUE ELE ESTA FAZENDO COM A CASA DO POVO,CASA DO QUE? SÓ NAO É DO POVO,É DO PAI DO FILHO DO AVÔ,DA ESPOSA.ISSO É UM CABARÉ…KKKKK