Os elogios da população, ou mesmo do Conselho Nacional de Justiça, não impedem que os juízes que integram a 17ª Vara Criminal da Capital enfrentem problemas dentro do próprio Judiciário alagoano. 

Dos atuais cinco magistrados que compõem o colegiado, quatro respondem a procedimentos administrativos no Tribunal de Justiça. A se destacar: nenhum que ponha em dúvida a honestidade dos juízes. Sem problemas, por enquanto, só mesmo o mais novo integrante do grupo: André Guasti Motta, que substitui Antônio Emanoel Dória, convocada para atuar na Corregedoria-Geral do TC. 

Maurício Breda, Geraldo Amorim, Ana Raquel e Rodolfo Osório não falam sobre o tema – até por causa da proibição estabelecida pela Lei Orgânica da Magistratura. Mas prometem continuar atuando – 24 horas por dia, ressalte-se –”na mesma toada”, definem.

Lembrando: a 17ª Vara Criminal da Capital ainda não se viu livre da Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela OAB no STF.

Pobre cidadania pobre 

Desde ontem, o Ministério Público Estadual está fazendo o cadastramento de pessoas que queiram atuar como agentes comunitários de cidadania, no bairro do Vergel. São trinta vagas, e já havia mais de 300 inscritos até hoje pela manhã.

O programa é do Ministério da Justiça – dentro do Pronasci -, mas está sendo tocado em Alagoas, pioneiramente, pelo Ministério Público Estadual.

Cada agente vai receber uma bolsa de R$ 190,00 por mês e terá como missão mobilizar a comunidade para as atividades educacionais, principalmente, a serem desenvolvidas pelo programa.

Secretaria Metropolitana do Agreste é a "novidade" da Reforma Administrativa
Gilvan Barros vence Albuquerque na Comissão de Orçamento
  • Alexandre Costa Moura

    Olha tudo de novo a nobre magistratura superior do Estado da Fantasia agindo firme novamente, os coitados dos larapios deste estado precisam de alguma proteção vamos ver mais essa fabula em ação. A plebe que se dane. Como a justiça é rapida para resolver “alguns casos” impressiona a agilidade. No Estado da Fantasia é sempre assim um dia totalmente igual ao outro.

  • Marcos Marcelo Machado

    Que pena! Pensava que a 17ª só incomodava os criminosos, principalmente os de colarinho branco ou incardido. Agora vemos que incomoda também parte do TJ.

  • wal

    Há quem se incomode, com boas ações de alguns orgãos. a OAB e o STF, que o diga. Estes componentes 17a vara, incansáveis,é o único orgão que faz de fato o seu trabalho.
    A, OAB e o STF, serve para que, mesmo??? Pouca vergonha…

  • ROBSON FARIAS

    O Dr.Geraldo Amorim, é um homem probo a toda prova.O TJ devia condecora-lo por sua incansável luta pela Justiça no nosso pobre Estado.

  • Laércio Neto

    Continuem firmes e fortes. É triste ver que o tribunal está na contramão.
    Oh,Alagoas!!!
    Dr. Geraldo Amorim, nao se deixe abater. Um homem como o senhor deveria receber prêmio desse tribunal.

  • Sergio Melo

    Cadê a ALMAGIS para publicar nota de repúdio?
    Agora, se fosse um advogado representando os juízes da 17a era nota pública e demonstraçao de valentia.
    kkk
    O boi sabe aonde arromba a cerca
    kkk

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    Será mesmo que esses agentes não terão
    indicação política?Não mesmo? ALELUIA !
    Quanto ao resurgimento da INQUISIÇÃO em
    pleno século 21,será que os CRUZADOS vão
    tambem revistarem as suas VÍSCERAS e ou-
    tras INSTITUIÇÕES que se encontram en-
    fermas há tanto tempo? Boto fé não,véio!

  • Sônia Lucena

    Acho que R$ 190,00 é muito pouco para o Agente Comunitário se locomover, se alimentar e arriscar sua vida nessas comunidades. Que pelo menos seja pago um salário e meio, é o justo.

  • kleber

    KD O MPE EM RIO LARGO E 17 VARA TB..

  • MATILDE SERAFIM GONÇALVES

    Caro Ricardo, os Juízes da 17ª Vara são iguais aos demais Juízes. Não são infalíveis, intocáveis! Se cometerem qualquer ato infracional estão sujeitos sim ao procedimento próprio.

  • diogo

    concordo com vc matilde, mas vale alertar que nâo se pode cometer erros, tratando de vidas e familias um erro custa todo desequilibrio familiar, uma sentença incorreta pode estruir uma familia toda, por isso devem agir com coerência, com provas concretas, nâo fantasiosas;a justiça atrasada nâo é justiça; se nâo injustiça qualificada e manifesta, a força do direito deve superar o direito da força . como dizia RUI BARBOS;A diferença entre uma democracia e uma ditadura consiste em que numa democracia se pode votar antes de obedecer as ordens.
    Charles Bukowski – Escritor americano

  • diogo

    Leis escritas são como teias de aranha. Pegarão os fracos e os pobres, mas serão despedaçadas pelos ricos e poderosos. Anacársis.ESPERO QUE O DR ANDRÉ GUASTI MOTTA, FAÇA UM BOM TRABALHO . NÃO SE CONTAMINE COM A VAIDADE,Podemos estar enfrentando uma crise de ideologias, mas nunca de ideais, de lutar por justiça social. Povos oprimidos, pessoas perseguidas, todos os gêneros de ditadura são terríveis, de direita ou de esquerda. Ernesto Sábato

  • GUTEMBERG

    Podemos estar enfrentando uma crise de ideologias, mas nunca de ideais, de lutar por justiça social. Povos oprimidos, pessoas perseguidas, todos os gêneros de ditadura são terríveis, de direita ou de esquerda.A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade… Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real.SINTO VERGONHA DE MIM
    Sinto vergonha de mim, por ter sido educador de parte deste povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade, e por ver este povo já chamado varonil, enveredar pelo caminho da desonra.
    Sinto vergonha de mim, por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia, pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da sensatez no julgamento da verdade, a negligência com a família, célula-mater da sociedade, a demasiada preocupação com o ‘eu’ feliz a qualquer custo, buscando a tal ‘felicidade’ em caminhos eivados de desrespeito para com o seu próximo.
    Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos ‘floreios’ para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre ‘contestar’, voltar atrás e mudar o futuro.
    Tenho vergonha de mim, pois faço parte de um povo que não reconheço, enveredando por caminhos que não quero percorrer…
    Tenho vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço. Não tenho para onde ir, pois amo este meu chão, vibro ao ouvir o meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor, ou enrolar o meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade.
    Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo deste mundo!
    ‘De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude. A rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto’.
    Rui Barbosa

  • Lillian Fragoso Guimarães

    É uma vergonha o salário dos nossos simpáticos e trabalhadores secretários de estado de Alagoas e nossos Deputados q trabalham arduamente por este Estado, repleto de miseraveis por toda parte, onde a violência tá se alastrando cada dia mais com força total. O problema não está em trazer a força nacional tem q acabar com a fome a miseria que vcs implantaram neste estado, das Alagoas, com a maior urgência.

  • ALEX

    oda a pessoa é inocente até prova em contrário. Este é um pressuposto que se deve levar muito a sério, para não se cometerem injustiças de maior. Quantas pessoas inocentes não estão presas neste momento, pelo mundo afora, sem terem como provar a sua inocência, por causa de burocracias e de maus advogados e juízes? A inocência deve ter o mesmo peso na balança para todos, sem desequilíbrios nem injustiças. O inocente é aquele que não tem culpa formada e goza de plena liberdade. O inocente é cândido, puro e imaculado, até que se prove o contrário.

    A inocência goza de plenos direitos, que não devem ser ultrapassados de maneira nenhuma. A inocência é cega pois concebe direitos iguais para todos. Deve-se ilibar e não incriminar pessoas por pressupostos mal identificados e julgados. Quando há uma dúvida o inocente deve ser preservado de injustiças e o seu caso deve ser julgado em liberdade, apresentando-se às autoridades periodicamente, provando assim que não tem nada a esconder e é cooperativista. Já houve muitos casos de pessoas que cumpriram penas de prisão, estando inocentes, como se paga uma liberdade roubada injustamente?

    Deve-se rever o sistema presidiário com urgência, para não se cometerem erros de maior monta. Todos nascemos inocentes, livres e com direitos e deveres iguais.
    A inocência é tanto maior como o pretexto que a julga. A inocência deve ser igual para todos e qualquer um, sem se fazer descriminações, de raças ou de credos. Mas o que se vê na nossa justiça é pessoas a serem julgadas, como criminosas, por causa daquilo em que acreditam inocentemente e por direito próprio. O inocente só é culpado quando as provas abonatórias são contraditórias e falsas. Quando assim é o até então inocente, deve ser julgado e culpabilizado.

    Nunca antes pois até se chegar aí a pessoa deve usufruir de plena liberdade, um direito que lhe assiste inteiramente e por completo. O inocente vai na vida tranquilo, mas tem de ter cuidado com as suas acções, não vá ser preterido por casos infames, cometidos por outrem. A inocência é um estado de graça, que todas as pessoas devem gozar, na sua plenitude, devendo estar cientes que o que fazem é usado contra si, sem apelo nem agravo. Infelizmente esta é a sociedade em que vivemos, onde as pessoas passam a vida a olhar por cima do ombro, com medo de ultrapassar os seus limites, direitos e deveres.

    A inocência é a qualidade ou estado de inocente, perante os outros. Ignorância do mal, pureza, simplicidade, ingenuidade e Isenção de culpa. A inocência deve andar de cabeça bem levantada, comprometida com a vida em toda a sua generosidade e honestidade. O inocente é disciplinado e sabe sempre até onde pode ir, na sua demanda pela verdade. A inocência é superlativa e tem boa conduta, que faz questão de demonstrar em cada gesto assumido. O dom da inocência é a sua rectidão, para com a justiça. Não se esconde mas anda precavida contra injustiças que poderão surgir quando menos se espera, sem que haja culpa do indivíduo em causa.FORÇAS MEU IRMÂO