Seguindo a determinação do Conselho Nacional de Ministério Público, ainda esta semana o promotor Luiz Tenório será transferido “compulsoriamente” da Comarca de São José da Tapera para uma outra, fora do Sertão alagoano. 

A transferência deverá ser formalizada pelo Conselho Superior do Ministério Público Estadual, mas atende a relatório do CNMP. Encerra assim – pelo menos por enquanto –, um embate que se tornou público desde a Operação Primavera, realizada pelo MP, na Prefeitura de Olho d’Água das Flores, em setembro de 2009.

Com base em investigações que apontaram supostas irregularidades na administração do prefeito Carlos André dos Anjos, onze pessoas foram presas, então, inclusive a primeira dama do município.

O prefeito denunciou o promotor ao Conselho Nacional do MP por abuso de poder. Luiz Tenório pediu transferência “voluntária” para São José da Tapera – onde não poderá mais ficar. Irá para outra comarca, mas longe do Sertão – o que parece uma decisão inusitada.

Relatório CNMP

O caso envolvendo o promotor faz parte do relatório que o Conselho Nacional do Ministério Público elaborou, em março do ano passado, sobre a situação do MP local, apontando várias irregularidades.

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares Mendes, garantiu, hoje, que pelo menos 75% dos problemas apontados pelo relatório já foram solucionados. E destacou que não há nenhum item que aponte “desonestidade ou desvio do dinheiro público”. Lembrou que foi o próprio MP de Alagoas quem pediu a inspeção, que resultou nas “recomendações”.

Tavares Mendes confirmou – está no relatório – que havia “dois casos de servidores que estavam desviados de suas funções há quinze anos, o que já foi sanado”.

Amanhã, duas portarias deverão ser publicadas em atendimento ao CNMP: uma delas proíbe que promotores respondam por procuradores no afastamento destes e a outra e diz respeito ao uso de veículos da instituição. E mais: “O Conselho apontou como irregular o pagamento de uma taxa de serviço à empresa fornecedora de combustível, que nós fazemos mas vamos suspender”, garantiu o procurador-geral.

Duas informações importantes dadas por ele: em maio, o MP vai realizar concurso para cobrir os claros entre os servidores da instituição; no meio do ano, disse, abrirá concurso para o preenchimento de 10 vagas de promotor – no interior.

Violência

Amanhã, a juíza federal Taís Shilling, integrante do Conselho Nacional do Ministério Público, faz palestra em Maceió – na sede do MP – sobre violência, tema sobre o qual é especialista.

A magistrada representa o Supremo Tribunal Federal no CNMP.

Em tempo:

A palestra foi adiada para outra data a ser definida.

Rosinha da Adefal pode disputar com Sarney Filho o Ibama de Alagoas
Assembleia segura orçamento - relatório ainda não chegou ao Palácio
  • Antonio Ricardo

    Ricardo Motta,estava mais que na hora desse promotor ser transferido,deveria mesmo ser transferido para um lugar bem distante de Alagoas.

  • Antonio Ricardo

    Guerrilheiro 2:
    Basta fazer uma visita as cidades que Luiz Tenorio trabalhou(Maravilha,Olho d’Água das Flores,Monteiropolis,Senador e Sao Jose da Tapera.POR ONDE ELE PASSA DEIXA SEQÜELAS E DANOS A SOCIEDADE.

  • Marcelo Souza

    Ainda tem gente que irá escutar essa balela?

  • Josias Acreano

    Ricardo, grave bem essa promessa do Sr. PGJ sobre essas 10 vagas de promotor no novo concurso. Vários amigos promotores já afirmaram extraoficialmente, que estão sobrecarregados de processos, e que hoje a disponibilidade financeira para pagar novos promotores seria de 35 novos membros, pois nesses 16 anos sem concurso, muitos se aposentaram e outros tantos faleceram. E todo ano o Parquet Alagoano tem um pequeno aumento no duodécimo, dim dim esse que o PGJ usa para aumentar as diárias e demais benesses pros membros que já estão. Resultado: várias comarcas no interior ficam a ver navios.
    E esse novo concurso tem que ser feito nos moldes do que o TJAL fez (depois de trocentos concursos para os amigos do rei). 100% terceirizado,inclusive a fase oral……
    Vamos acompanhar!!!!!!!

  • sertanejo cagota

    Comete crime e é transferido, é? O correto não seria prendê-lo? Se eu cometer algum crime vou preso, como cidadão, exijo tratamento igual… voto pelo fim da IMUNIDADE, FORO PRIVILEGIADO e qualquer coisa que gere injustiça.

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    Ricardo,rapaz! A “turma” daqui levou
    mesmo a sério e copiou legal o MOTE do
    ACLAMADO E BELÍSSIMO filme,O PODEROSO
    CHEFÃO. Apesar de ser bem mais remota
    do que a CONTUNDENTE película dos anos
    70,a cultura do GANGSTERISMO já era AR-
    RAIGADA nestas plagas. Desde os tempos do CANGAÇO,as ELITES de APPALLOOSA têm
    como patrimônio histórico-cultural, o
    binômio,VIOLÊNCIA e IMPUNIDADE,detonan-

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    do assim o princípio ILUMINISTA ( ILUSIO
    NISTA) de que O CRIME NÃO CONPENSA.
    Aliás,sobre a saga da FAMILIA(aqui tem
    por desgraça)CORLEONE,na continuação do
    primeiro capítulo,O INSPETOR VANUCCI,
    apelidado de MÃO NEGRA,e é merecidamente
    assassinado pelo “mocinho” VITO CORLEONE
    representa a SÍNTESE DO PODER ESTATAL,
    BANDIDO e CORRUPTO. Pelo visto,as “famí-
    lias”deste estado,”DONAS” de nacos de

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    TERRA e PODER(LEGÍTIMAS?),assimilaram e
    modernizaram a FILOSOFIA MAFIOSA daquela
    época e a utilizam abertamente até os
    dias atuais, provando para toda a NAÇÃO
    que o CRIME COMPENSA e seu nefasto poder
    nem o POINTS(medicação antiverrucosa)
    consegue exterminar. POINTS ! POINTS !

  • Vilma

    A matéria não ficou clara. Pelo que li, o Promotor atuou numa operação, que prendeu políticos envolvidos em supostos crimes. Por causa disso, o prefeito reclamou ao CNMP e o promotor foi afastado? Não deveria ser o contrário? Ele não deveria ter sido elogiado por combater o crime organizado? Qual foi o problema?

  • Maivan Maia

    O promotor Luiz Tenório incomodou muita gente no sertão, isto é notório, de traficantes à politicos corruptos, e o crime organizado de uma forma geral, parabens Luiz Tenório,não deixe que lhe intimidem onde quer que vá, continue incomodado este tipo de gente.

  • Maivan Maia

    O promotor Luiz Tenório incomodou muita gente no sertão, traficantes, politicos corruptos, o crime organizado em geral, parabens Luiz tenório, continue a fazer seu trabalho onde quer que vá.

  • jose gomes

    quero dizer que o municipio seja ele qual for vai perder um bom promotor. pois ele sabe trabalhar e fazer o certo.

  • FERNANDO AMORIM

    Os que vibram e comemoram a saída do Dr. LUIZ TENÓRIO do sertão, medida essa – EQUIVOCADA, INJUSTA e RIDÍCULA, tomada pelo CNMP, são os: PREFEITOS PILANTRAS e CORRUPTOS, CRIMINOSOS e ARRUACEIROS. Quem perde com a saída do CORAJOSO, PROBO, HONRADO e COMPETENTE promotor de justiça do sertão: as pessoas de BEM, que anseiam por justiça. A transferência – COMPULSÓRIA – do Dr. LUIZ TENÓRIO, foi um PRÊMIO a BANDIDAGEM. “Parabéns” ao CNMP – uma piada de mau gosto. P.S.: Eita brasilzinho de . . .

  • Edinaldo Marques

    As queixas do Conselho Nacional do Ministério Pùblico em relação ao MP de Alagoas podem ser explicadas pela falta de profissionalismo na gestão. Os procuradores são técnicos na área do Direito, porém gestão é outra coisa. Isto não se aceita nem consegue perceber com clareza. Mas uma coisa é o direito, outra é gestão profissional de estruturas físicas, equipamentos, sistemas de informação e de pessoas.

  • zeca baleiro

    a sertão vai amputar um braço forte e uma mão amiga. não acredito na matéria. ainda acredito no principio da inamovibilidade. quer dizer que foi assassinado o principio da inamovibilidade? caso o fato se consume vou rasgar minha constituição. para os leigos o MP, não prende e nem solta ninguem, mas corrobora nas diligencias. cabe o poder judiciário responder pelo excessos, pois o MP pede e judiciário concede ou não as prisões de supostos bandidos politicos que parecem que possuem o poder moderador do imperio. fazem o que querem e rasgam a CF.

  • Renato Abreu

    Fernando Amorim, realmente é essa imagem que Luiz Tenório tenta transparecer, mas na verdade ele é um promotor FRUSTRADO, todos do sertão sabem que ele sempre quiz ser POLÍTICO, ele se metia em tudo.Resumindo,o sertão vai ganhar muito com a saida dele.

  • Luciano do MPE/AL

    75% dos problemas resolvidos: PIADA.
    E os baixos salários dos servidores?
    E altos valores de diárias pagos a promotores? Puro absurdo!
    Sabe quanto é a diária de um promotor para um pequeno deslocamento?
    E o pior, este promotor viaja com o carro, combustível e motorista da instituição! Pode?
    Quantos litros de combustível os figurões do MPE tem por mês para gastar com combustível? Qtde absurda!
    Divido que as exigências do relatório sejam resolvias!
    Não vai mesmo!
    A Lei existe, mas para os outros, para sim: NÃO!!!!!

  • Feliz

    Ricardo Mota por que será que ele saiu???? Acredito que se ele fosse uma pessoa honesta, correta, honrado e competente como estão falando, por que é que ele iria sair desse jeito??? Acho que o conselho Nacional do MP não iria manda-lo embora do sertão sem mais nem menos. Quem tiver qualquer dúvida vá nas cidades que ele trabalhou para ver e comprovar quem realmente ele é… Garanto que depois de averiguar vcs irão mudar de opinião com relação a essa criatura tão má e tão…

  • Luciano do MPE/AL

    Dr Luiz Tenório é um homem de bem!
    Esta medida arbitrária e injusta poderá esmorecer alguns promotores, pois, aqui em Alagoas, os certos são os errados.
    Todos sabem que em todas as prefeituras, falei todas, sem exceção, há sinais evidentes de corrupção: empresas de fachadas, outrs constituídas por laranjas, outras montadas somente para participar de licitações, consumo excessivo de combustíveis, etc, etc, etc….
    Em todo o Brasil, há corrupção, mas, na nossa querida terra, os sinais de riquezas exteriores são evidentes: vários carros e camionetes de luxo, apartamentos de alto padrão, tudo adquirido pelo fruto da corrupção, do dinheiro roubado.
    Chega!

  • Ricardo Gois Machado

    Um Promotor honesto e corajoso incomoda muita gente.
    Luiz Tenório incomoda muito mais.
    É um GUERREIRO na luta contra o crime em Alagoas.