Praticamente a metade dos assassinatos registrados em Alagoas, no ano passado, ocorreu em Maceió. Segundo os dados do setor de estatística do IML – Instituto Médico Legal -, foram 1.093 homicídios ocorridos em 2010, na capital mais violenta do Brasil, segundo o Mapa da Violência divulgado ontem pelo Ministério da Justiça. 

De acordo com o IML, em Alagoas foram notificados 2.226 assassinatos durante todo o ano passado. A concentração das mortes por arma de fogo, arma branca e espancamento acontece na capital, que possui menos de um terço da população alagoana. 

Outro dado preocupante: na pesquisa divulgada ontem, que causou grande perplexidade, o número de homicídios em Maceió – referente a 2008 – foi de 107,1 para cada cem mil habitantes. Em 2010, o número (trágico) subiu para 119,2 assassinatos por cada cem mil habitantes. 

Uma lamentável tendência de alta, o que exige ações em todas as áreas de atuação do Estado. Com um detalhe: sem a maciça ajuda do governo federal, como ocorre hoje no Rio de Janeiro, não há nada que indique que podemos ser otimistas.

Diretório Regional do PSoL vai discutir situação de Ricardo Barbosa
Seu Marô, por Flávio Gomes de Barros
  • wilson

    Sabe qual é o problema amigo Ricardo mota,é que a grande maioria das vitimas de homicidios são pessoas envolvidas com algum ilicito,assaltos,homicidios,drogas etc,e não é por falta de oportunidade e sim por falta de interesse,preferem o facil ao se esforçarem para obter algo.só encontram o que procuram.

  • claúdio

    É um problema de fácil solução:

    1) Educação em horário integral à todos aos jovens e crianças.

    2) Investimento sério em educação.

    3) Investimento maior em segurança por parte do governo estadual.

    4) Atuação da força nacional por tempo indeterminado.

    5) Repensar as condições de distribuição de renda do governo federal,pois muitos jovens e adultos não estão com uma ocupação remunerada ( livre das ruas e das drogas) para que a família não perca os benefícios.

    Isso irá reduzir:

    Agora para reduzir ainda mais,teríamos que ter um poder legislativo que se preocupasse realmente com a população, com o crescimento do estado,com a educação e a segurança, eu não vejo isso, vejo apenas uma preocupação para aumentar o duodécimo desse poder , é lamentável, e o objetivo é saquear o erário como restou provado pela operaçao da Polícia Federal.Não ha transparencia naquela casa, não haverá, enquanto o MP não tomar uma postura : tolerancia zero.

    Para que serve àquela casa?

  • Carlos Ribeiro Macedo

    Olha, Ricardo daqui a pouco vão assinar carteira de bendidos com direito a férias e décino terceiro.
    Os bandidos são protegidos pelos direitos humanos que em breve irão reinvidicar isso prá eles.
    parabens, vc é o melhor reporter do Estado de Alagoas e um dos melhores do Brasil.
    Parabéns por sua isenção ao tecer seus comentários na rádio.

  • ITAMAR D OLIVEIRA SIMOES

    Sou Itamar e vivo hoje fora do estado, como executivo de um grande empresa do interior de São Paulo
    Lamento, essa noticia, levado a publico nesses dias, dando conta que o estado de Alagoas, é o mais violento, naturalmente proporcionalmente ao numero de habitantes, precisamos de comprometimento,dos politicos, por que o estado de Sergipe, não sai nas manchetes ?,é vizinho é menor e teria tudo para seguir o estado de Alagoas , mais os politicos são e estão comprometidos com o bem estar do povo, a criminalidade é baixa, o PIB é mais alto que o estado de Alagoas, o nivil de vida é melhor,e o parque Industrial é enumericamente maior,falta ação,o povo precisa cobrar,não basta criticar, por criticar

  • kelsen

    A tendência é o agravamento neste estudo desenvolvido pelo Ministério da Justiça, e creio que não haverá mudanças no atual governo do Estado.Muito pelo contrário,pois não haverá investimentos sociais, econômicos e políticos, aqui reina o total e absoluto caos social.Vamos esperar pela mudança de governo, daqui a quatro anos, para aí quem sabe, existir uma fagulha de esperança.Até lá, algumas centenas de alagoanos morrerão na mãos dos facínoras, malfeitores que se multiplicam aos montes em Alagoas, que se diga de passagem, é uma terra sem lei, há décadas.

  • jobson

    Sugestão:1°- Aprovar prisão perpetua para traficantes e sequestradores.
    2ª- Deslocar policiais da Assembléia, Palácio, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas, para trabalhar nas ruas.
    3ª Ruzir os duodécimos e aplicar mais recursos na, educação, segurança e saúde.
    4ª-Através do Sebrae, capacitar pessoas para trabalhar com : confecções,redes,bones e roupa de praia.SÓ ISSO, É UM GRANDE COMEÇO.

  • Perito Alagoano

    Prezado Ricardo Mota,

    Sou funcionário da SEDS e trabalho diretamente com casos de homicídios. Aproveito este espaço para dizer, com o risco de parecer ridículo, que estamos entrando em colapso. São muitas ocorrências durante os plantões, principalmente homicídios. Parece que estamos em guerra civil…

  • Kekulé

    Caro Ricardo Mota,
    Há uma relação diretamente proporcional entre o numero de Homicidios e a quantidade de pobres no estado.
    O que parece obvio é o que a população a comentar, é que a culpa é do atual governo, e não deixa de ser, pois, se não é ele diretamente culpado, de alguma forma colaborou para o estágio em que nós estamos.

    A verdade é que são anos de atraso econômico, quantas empresas nas ultimas decadas deixaram de se instalar em Alagoas, quantos hoteis fechara as portas bem ali diante dos nossos olhos, na praia da avenida, creio que seis ou sete, vimos também uma ciderurgica do Grupo Guerdau, situiada em uma cidade do interior do estado fechar as portas, porque como ela dependia de uma alto consumo de energia elétrica para continuar operando, precisava de redução na alíquota de icms, e foi negado pelo governador de plantão, isso dentre tanta outras aberrações.

    Se você ver a diferença entre a contratação de mão de obra entre Pernambuco e Alagoas em 2010, é assustador, ou seja, descontado o entra e sai de empregado da cana de açucar. Enquanto Alagoas empregou em 2010 cerca de 20.000 pessoas em Pernambuco foi 120.000, e diga de passagem, Recife e Salvador no Nordeste, não são uma maravilha em termo de segurança pública, pois morei em Recife, em 1986, e lá já era comum, batedor de carteira em cima daquelas pontes sobre o Rio Capibaribe.

    Os agentes geradores da violência em Alagoas tem vaários nomes, por exemplo:
    1) Pra que serviu o estatudo do desarmamento, que era festejado como sendo a solução do problemas de morte no país, que indicadores podemos observar dos efeitos dele? Creio que aconteceu o contrário. Serviu apenas como propaganda politica.
    2) Não sei se é uma constatação minha, mas me parece, que a Policia Civil, desapareceu. Antes existia a tal da OPLIT (na orla, para Inglês ver), mas agora nem isso, ou seja, não há prevenção,a investigação é resumida, só se investiga casos polêmicos, mesmo assim, são poucos os casos resolvidos.
    3) A policia Militar também não fica atrás, infelizmente tenho que fazer essa pergunta: Você vê algum oficial na rua, quando vê é um tenente récem formado. E no final de semana, ai sim a coisa pega, é dificil até encontrar um sargento, imagine um oficial, fazendo ronda,nem pensar. Se os marginais vendo a policia na rua já não tem medo, imagine quando não vê.

    4)E a educação, nem falar. Sabe de uma Ricardo, o sindicato da edeucação propõe a greve, ai meio mundo de jovens deixam as salas de aula. Quando retornam porque a greve foi declarada ilegal, ai eles são obrigados a fazer reposição dos idas parados ou da carga horária. Ai ao invés de aumentar a carga horária por dia, e colocar aula aos sabados, els fazem o seguinte, adiam o temino do ano letivo por três meses. eu tenho um sobrinho que vai terminar, o ano letivo de 2010 em Agosto de 2011. Ai você se menino gosta de estudar, se tem interresse pelos estudos. Como em Alagoas 90% dos jovens estudam em escolas publicas. ai fica difícil. Tem que se encontrar um formula de resolver esse problema, mas o sindicato some, e os pais de familia, ficam com o prejuizo.

    Creio que já é o bastante,

    Abraços……

  • @iDaybson

    Caro Cláudio, as soluções propostas por você são fantásticas. Tenho certeza de que o Teo Vilela, o Cícero Almeida e até a querídissima Dilma Rousseff sabem disso. Mas diferentemente de você, eles sabem, também, que não é tão fácil assim pô-las em prática. Essa questão necessita de um planejamento a longo prazo, e que este seja resultado de um estudo detalhado feito pelos três poderes nacionais. O que não significa dizer que já não deveria ter sido feito.

    Já para o Wilson, eu apenas digo que é lamentável essa sua postura. Nenhum homicídio será justificado pelo ato ilícito cometido pela vítima daquele. Vc disse também que “não é por falta de oportunidade e sim por falta de interesse”. Meu caro, não sejamos tão infantis. O problema é sim a falta de oportunidade. É sim a não garantia de direitos constitucionais por parte do Estado. É sim a postura de alguns apresentadores de televisão que incentivam a política do “olho por olho, dente por dente” em alguns comentários… Enfim, é muito importante termos uma visão ampla dos fatos, e deixarmos a inocência de lado.

    Sigam-me no twitter! rs

  • ROBSON FARIAS

    A Educação é primordial.Assim,não existia muito POLÍTICO LADRÃO perpetuando-se no PODER até morrer e passar para os filhos.

  • João Hollanda

    Chega de mentiras. Precisamos de ação, e só vejo uma solução: INTERVENÇÃO FEDERAL JÁ!

  • culpa do governo

    O fato de Alagoas – Maceió, em primeiro plano -, ser campeã de homicidios no Brasil é tudo por culpa do governo que não tem programa de coisa nenhuma para livrar os jovens da droga e da criminalidade. Conversa existe, mas só conversa, uma vez que na prática, nada existe de positivo. Se não ataca principalmente à causa social, como o governo pode baixar a velocidade da violencia em Alagoas. O problema vem de algum tempo, No entanto, no momento atual chegou a números realmente extravagantes. Além do problema social, os funcionários da segurança – exceção dos delegados -, recebem salários de fome.

  • Ruta graviolens

    ALAGOAS SEQUIRÁ SEMPRE ASSIM ,ENCRAVADA
    NO SUBDESENVOLVIMENTO,FALTA DE CONDIÇÕES PARA A TURMA JOVENS É BOM QUE COMENTE, ATÉ O MOMENTO NÃO APARECEU NENHUM GOVERNADOR PARA RESOLVER TAL SITUAÇÃO E NÃO SERÁ NESTE Á APARECER A SOLUÇÃO.

  • Culpa do governo federal

    Enquanto a União, concentra a arrecadação de impostos, ao mesmo tempo governa sem divisão equânime das riquezas produzidas, ou seja para os poucos RICOS tudo e para os muitos POBRES migalhas da Cidadania, nada se resolve neste Brasil, muito pelo contrário, a violência é de pior pra ruim mesmo. Vejam, em 1995 a dívida pública era de apenas R$ 60 bilhões, a tripla formada por FHC+Lula+Dilma já pagaram R$ 1,181 trilhão de JUROS e ainda estamos devendo em dez/2010 R$ 2,388 trilhões!!!!!! Agora com Segurança (Ministério da Justiça) o desgoverno Lula gastou só R$ 48,6 bilhões, mas com a dívida Lula pagou o absurdo de R$ 873,8 bilhões de JUROS, + R$ 3,889.7 trilhões de AMORTIZAÇÕES, no Total de R$ 4,763.5 trilhões. Só de novos empréstimos o desgoverno Lula tomou apenas e tão somente R$ 1,743 trilhão e quanto investiu com Cidadania? Nada de nadica e cada brasileiro deve hoje apenas R$ 12.000,00 (Eu, tu, ele, nós, vós eles) e trate de trabalhar pra pagar. Como combater a violência, se toda riqueza produzida vai para a famigerada dívida pública. Violência, se combate com EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO e EDUCAÇÃO.
    P/Arabutan

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    VOCÊS AINDA NÃO VIRAM NADA…A CARNIFI-
    CINA APENAS AFLOROU SUA PARTE VISÍVEL…
    QUERO MAIS É VER A MERDA FAZER BONÉ…
    QUANDO APPALLOOSA SE TORNAR CIUDAD
    JUÀREZ,ESTAREI REALIZADO(SE SOBREVIVER).
    UM DIA A CASA CAIRÁ , O CAOS TOTAL REINA
    RÁ E NINGUEM SERÁ POUPADO. LONGE DE MIM
    A PRETENSÃO DE SER PROFETA,FAÇO MINHAS
    PREVISÕES BASEA
    DO EM EVIDÊNCIAS…ÔMI !

  • Vivo

    Mota,preclaro Mota!

    Tenho uma solução para toda a espécie de violência em AL: passa um cadeado na frente e outro atrás; fecha pra balanço e entrega de vez à bandidagem.

    Os cidadãos de bem vão embora e a ralé (incluindo os políticos assassinos e ladrões) tomam conta.

    Fecham-se as emissoras de rádio e televisão; instala-se o casos definitivamente e vamos para outro estado, ver de camarote como a coisa vai andar …

  • Vivo

    Corrigindo:

    Instala-se o caos definitivamente …

  • agasol

    E o pior q o Téo já arrumou a solução:
    Vai trazer indústrias pra alagoas.Como?Se a maioria mal saber ler e escrever?
    Quer dizer,Nunca se importaram com a educação e qualificação do povo.
    O tal do estaleiro vai empregar mt gente de fora pq não existe qualificação aqui,mas ainda vai ser bom pq eu quero veh esses usineiros sonegadores ,q pagam um salário ruim pros seus empregados,quebrarem.

  • sertanejo cagota

    A polícia não tem ânimo de trabalhar…

  • wal

    Foi mesmo !!!!!!!!!!??????????
    E agora coroné Lugrudú ???????

  • Ruta graviolens

    ESTE É O GOVERNO DO BEM,PORÉM ATÉ O MOMENTO E DAQUI PARA FRENTE SÓ VEIO PARA COMPARTILHAR COM O MAL.
    POR FALAR EM VIOLÊNCIA,ACONTECEU NA NOITE DE SÁBADO MAIS UM ASSALTO A UM MERCADINHO NO PINHEIRO.E OS ASSASSINATOS CONTINUAM EM ALTA EM ALAGOAS

  • Oliveira

    É Triste Ricardo vê um comentário como o do senhor WILSON. Dizendo que essas pessoas só acharam o que procuravam, Logo se vê que nada entende de Analise Criminal e esta despreparado para discurtir segurança pública, Estamos diante de um regra de três inversamente proporcional, quanto menor a atual do Estado )Governo Theo Vilela e NOno) maior sera a criminalidade e oshomicidios em Alagoas, temos que ter parceria sim, mas temos que fazer o dever de casa também, pois viver eternamente pedindoajuda ao governo Federal, sem ter ocompromisso de LEVA SEGURANÇAPUBLICA A SERIO e melhor pedir uma intervenção geral, pois em Alagoas nada funciona, Educação, Saúde e Segurança sucateadas,profissinais dessitimulados, aumento de Duodécimo da Assembleia.Pagamento de horas extras Irregulars no Judiciário, Escandalos na folha do estado já passou da hora RICARDO?

  • Joilson Gouveia Cel RR PMAL

    RELEMBRANDO: Rubin decretou “estado-de-emergência”, por que e para quê?
    No entanto, está mais que comprovado: sequer há uma POLÍTICA DE ORDEM E SEGURANÇA PÚBLICAS, nem ESTRATÉGIAS, nem TÁTICAS ou OPERAÇÕES e nem planos; projetos; medidas; tomadas de decisão e ações coordenadas e integradas, que busquem minimizar essa onda de violência homicida ou reduzir todas essas mortes ao nível estipulado pela ONU para cada 100 mil habitantes quando o essencial seria evitar e/ou prevenir tudo isso.
    Lembrem-se: Em 2007 tiraram o SEDS com 893 mortes. Seguiu-se em 2008:1831; 2009:1984 e 2010:2226, e o que se fez até agora? Nada! Quantos já foram assassinados este ano e em menos de 60 dias?
    Como há o impostômetro, na Antonio Gouveia, deveriam por um homicidiômetro ao lado, que tal?
    E o mote era RENOVAÇÃO=OXIGENAÇÃO, alguém lembra?
    A atual cúpula da SEDS foi ver como funciona a SEDS de PE e isso é bom e comprova tudo dito acima, afinal
    quem não tem competência para CRIAR tem que ter a coragem de COPIAR, mas AL não é PE, lembrem-se disso.