A direção regional do PSOL vai se reunir na próxima semana para discutir a situação do vereador Ricardo Barbosa, que já é alvo de um processo no Conselho de Ética (nacional), por causa dos gastos irregulares com a Verba de Gabinete da Câmara Municipal de Maceió, o que foi denunciado pelo Ministério Público Estadual, no ano passado. 

Sabe-se que o embate interno entre o grupo do vereador e a direção regional, onde é maior a presença de aliados de Heloísa Helena, é cada vez mais intenso. 

O presidente do PSoL em Alagoas, Mário Agra – que foi candidato a governador – defende a suspensão de Barbosa da legenda antes mesmo da conclusão do processo em curso, em razão da polêmica em torno da natimorta CEI do Lixo, da Câmara Municipal de Maceió.

Defensores 

Vinte e quatro novos defensores públicos serão nomeados, na próxima semana, pelo governador Teotonio Vilela Filho.

Um deles vai atuar exclusivamente na Vara Agrária. Atualmente são trinta defensores de carreira – aqueles que foram aprovados em concurso específico.

Os novos defensores foram aprovados no foi realizado no passado. O orçamento da Defensoria Pública, que passou a ter duodécimo no ano passado – ou seja, autonomia financeira – cresceu mais de 100% este ano. Foi o maior aumento verificado entre as instituições que recebem duodécimo.

Ibama, Correios e Ministério da Agricultura devem iniciar mudanças de cargos federais em Alagoas
Metade dos assassinatos de 2010 em Alagoas ocorreu em Maceió
  • SERVIDOR PUBLICO MUNICIPAL

    COLOQUEM ESTE INDIVIDO PARA FORA DO PARTIDO ATRAVES DO CONSELHO DE ETICA DO PARTIDO,PARA QUE O POVO PASSE A ACREDITAR MAIS NO PSOL

  • alonso santana dos santos

    partido político psol não tem que discutir a situação do vereador Ricardo Barbosa ele já declarou que é um traidor para seus eleitores que votou neles são 500 votos pedido, vou deixa um recado muito importante para os internauta que não é filiado a partido político deixe seu comentário posito, não precisa chamar ele de ladrão, der o recados para todos os partidos político e vereadores e prefeito que o dia da resposta é em outubro de 2012 vamos vota em branco

  • TÚLIO

    SUSPENDE?TEM QUE COLOCA ESSE SUJEITINHO É PRA FORA.ELE QUE VÁ PROCURA OUTRO PARTIDO PRA SE ENCOSTA.QUERO VÊ SE NÃO TIVE HELOÍSA HELENA NA LEGENDA SE ESSA FIGURA NÃO GRATA SE ELEGE.O BRASIL PRECISA URGENTE REALIZA A TAL REFORMA POLITICA PRA ACABA COM ESSA ANOMALIA DE UM CANDITADO PORQUE TEVE MUITOS VOTOS LEVA A TIRACOLO UM QUE SÓ OBTEVE 500 VOTOS E ACONTECE O QUE AC ONTECEU NA CÂMARA.JÁ QUE COMO ESSE BARBOSA NÃO FOI ELEITO FOI EMPURADO GOELA ABAIXO DO ELEITOR QUE COMPROMISSO TINHA COM NÓS ELEITORES.BOTA PRA FORA JÁ!!

  • Mauro

    Estou curioso para saber porque não foi a “combativa” Heloísa Helena a ficar na frente do CEI…

  • Edivânia Santana

    Olha aí, Rêmora Barbosa… tua batata tá assando, ou melhor, tua barbatana! kkkk

  • Ruta graviolens

    ESTE RAPAZ JÁ DEVERIA TER SIDO EXPULSO DO PSOL.É BOM QUE SE FRISE JAMAIS ESTE MOÇO SERÁ ELEITO SEM A AJUDA DE HELOISA HELENA.

  • PSOL, entrei no amanhã, saí no ontem.

    Quando tomei conhecimento que o vereador Ricardo Barbosa tinha gastos irregulares com a Verba de Gabinete na Câmara Municipal de Maceió, através de denúncias do Mistério Público pelo site “Tudo na Hora”, de imediato solicitei ao presidente do Diretório Regional de Alagoas, engº Mário Agra, o afastamento do vereador Ricardo Barbosa, Presidente Diretório Municipal de Maceió e sua expulsão do PSOL, mas que antes fosse criada uma comissão no partido, ou seja lá o que for para averiguar as procedências das denúncias da vereadora Heloísa Helena, quanto ao uso indevido de tais verbas. Decorridos mais de 30 dias, nada me foi comunicado, não me restando a não ser o meu imediato desligamento do PSOL. Está aí como se entra no amanhã em um partido político e se sai no ontem.
    P/Arabutan.

  • Robinho

    Ricardo, como é vergonhoso o comportamento salafrário desse vereador de 500 votos que tem o nome de RICARDO BARBOSA. Ontem, se entregou, aos abraços e beijos (todos que estavam no Baile Municipal podem comprovar) ao nosso prefeito Cícero Almeida. Eu pergunto: qual a atitude do PSOL da Heloisa diante do comportamento dessa “figura”?
    Parabéns ao Prefeito que conseguiu mostrar a verdade face desse sujeito.

  • Robinho

    digo, verdadeira face desse marginal.

  • cesar

    calma gente eu tenho fé que o psol vai expulsar este cidadão do partido todos veram que o psol é diferente dos outrso,e parem de cobrar atitudes da heloisa pq ela nao é mais presidente do partido,na hora de votar nela ninguem quer,mas cobrar…é rapidão!

  • Paulo Roberto

    Não é para discutir só a situação do Vereador Ricardo Barbosa, é para discutir a situação do Psol em Maceió, se é governo ou oposição, durante três anos de mandato os vereadores da legenda não provocaram nada, não foscalizaram nada, com tantos absurdos acontecendo na cidade a começar pela farra das empresas de ônibus que manipulam a Câmara e o Prefeito e não permitem que haja licitação, o escândalo do lixo, e tantos outros contratos que enriquecem aqueles que estão no poder nesta cidade, Vereadores do Psol vcs estão com medo de quê? ou de quem? fiscalizem esse éo dever de vcs.

  • jonas

    300.000

  • Ruslan Queiroz

    O PSOL, sofre do mal dos Outro PARTIDOS ( mesmo q ELES, BATEM TANTO NOS OUTROS …), Acho q o Ricardo Barbosa, se expressou MAL ( acho…)
    .
    Mas o pior disso não é o PSOL ou o Ricardo Barbosa, e sim o FIM da CEI um verdadeiro TRABALHO de PROFISSIONAL o “LOBBYSTA” que DESENCORAJOU os VEREADORES que tinha ASSINADOS.
    ============================
    Não mudem o FOCO, ha documentos que provam o DESVIO de CONDUTA com VALORES ” VUTUOSOS”, no REPASSE é isso que I-M-P-O-R-T-A este episódio esta com cara de FUMAÇA, pra tirar de CENA a MORTE da CEI.
    =======================
    .
    NÃO FAÇAM O JOGOS DELES, os LOBBYSTAS SABIAM QUE IA DAR NISSO, E VC´S DO PSOL ENGOLIRAM A “ISCA”.
    .
    ———————–
    Agora vem a “Máfia dos Transportes Coletivos”, coisa de fazer Giulio Andreotti (Italiano), sorrir.

  • Matheus dos Santos

    Conheço o Mario Agra da época do PCdoB e do PT, é uma víbora controlada por controle remoto pela sua eterna companheira, Heloísa Helena, essa desmoralização do Ricardo já tava programada por ele para espusá-lo.

  • Ruslan Queiroz

    Se, somente SE… Houver EXPULSÃO… que SEGREDOS… RICARDO BARBOSA… tem pra nos CONTAR?
    .
    Excluido, Queimado, o que lhe resta?; Hora de FALAR RICARDO BARBOSA..
    .

  • sou eu

    Bota esse cabra para fora! ou o partido vai ficar manchado e sem moral!

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    TIREM ESSE SERVIÇAL DE PERTO DE MIM –
    bradaria injuriado, com aquele olhar,o
    ARTISTA, se fosse ele o presidente da
    República(ops), do PSOL. ÔMI !

  • Vivo

    Mota, boa noite!

    Ante-véspera de Carnaval e temos ante nossos olhos esse espetáculo de falsidade e infidelidade eleitoral.

    Esse rapaz nunca me enganou; desde a época em que se candidatou a Governador do Estado de Alagoas: carinha de cabra ; discursinho pobre e na escola da HH, com revolta e indignação.

    Pra que? Pra nada … o PSOL é a mesma coisa dos outros … em matéria de partido, no Brasil a coisa não muda muito, pois o quemanda é o din-din…

    HH já mostrou na eleição passada que faz parte de um partido do futuro, com ações e pensamento retrógrado do passado … inclusive as ações.

    Coitados de nós … à mercê dessa raça de gente sem escrúpulos … e ainda tem secretário municipal que posa de bonzinho(a) … metido(a) a honesto(a) … em raras oportunidades se salva um …

  • nivaldo melo

    esse ricardo barbosa quer aparecer,ele foi eleito pelas sobra de votos de heloisa.
    ele é um vereador de 500 votos

  • nivaldo melo

    o ricardo barbosa não sabe ser grato pela oportunidade de ser vereador,deve tudo a heloisa.

  • RCESAR

    Bichinho com tanta “moral”, mas é um ratão!!

  • vanio dos santos

    ÊSSE NÃO ERA CANDIDATO A GOV. EM 2006
    ACHACOALHANDO J.LIRA , TÉO VILELA E ETC NO DEBATE.
    ÊSSE , É + UM PICARETA QUE ESTÁ P.SOL AMENTE FAZENDO PARTE DESSA TURMA DE
    VEREADORES TIRANDO SANGUE DO CIÇO.
    BOM MESMO ERA TIRÁ OS SALARIO DE TODOS DE VEREADOR A PRESIDENTE

  • Helena Alencar

    Enfim, Ricardo, uma notícia auspiciosa em nosso sofrido Estado. A chegada desses novos defensores certamente trará mais cidadania a parcela mais castigada da nossa gente. A Defensoria, se fortalecida, pode auxiliar muito nessa luta pela melhora de nossos índices sociais. “O povo que tem consciência dos seus direitos, é um povo mais livre”.

  • Italo

    Os segredos de Heloísa são muitos…
    Podem esperar…

  • alexsandro alves

    seu fim esta perto como vereador

  • Ruslan Queiroz

    ===================================
    PARA PSOL,HELOISA HELENA E OUTROS
    ===================================
    .
    Olhem a sua volta, não caiam na “ISCA”, ha um Estragema CHINES ( 36 Estratagemas Chines), que fala sobre isso.
    .
    ESTRATAGEMA V
    SAQUEAR A CASA EM CHAMAS…
    .
    O adversário com “PROBLEMAS INTERNOS”, está maduro para ser conquistado ou abatido. – Os ADVERSÁRIOS QUE JÁ TÊM PROBLEMAS “INTERNOS” “SÃO MAIS FÁCEIS DE VENCER “que os que não têm tais DISTRAÇÕES e muitas vezes os INTERESSADOS tendem a aumentar os problemas do OUTRO ( PSOL), para debilitar mais ainda o ponto frágil e desmoralizá-lo.
    .
    Se preparem pra NOVA CEI do “TRANSPORTE COLETIVO”, o INTERE$$E que estar em JOGO É MAIOR$, Ciço anda FERIDO, a cada epsodio ele sai Sangrando…
    .
    Ruslan

  • ROBSON FARIAS

    SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO! TODOS RATOS.O RICARDO JÁ GARANTIU O PÉ DE MEIA ATÉ A 3 GERAÇÃO.

  • frafrancisco paulino dos santos

    eu vejo essa materia com nojo ja que a veradora heloisa a quem adiro prega tanto que pt é cupto fundou o psol como um partido santo esquecendo a mesmo que esse partido é formado por homens iguais ao dos demais partidos

  • Nivaldo Mota

    Caríssimo Ricardo Mota, boa noite!
    A bem da verdade, esta campanha contra o Ricardo Barbosa, é fruto da luta interna dentro do PSOL, que vem desde o ano passado, durante as eleições. Como bem falou Ricardo Barbosa na entrevista, foi ele sim que pediu a Comissão de Ética para apurar tudo dentro do partido, inclusive as alianças por fora do partido, com gente da direita. É bom frisar, que nós que fazemos parte do grupo politico liderado por Ricardo Barbosa, foi o que apoiou a candidatura de Plínio de Arruda Sampaio, que era a candidatura do PSOL, contrariando quem acha que é dono (a) do partido, que preferiu apoiar Marina Silva do PV, a famosa “eco capitalista”. Foi este vereador que se posicionou de forma firme contra a administração do Cícero Almeida, se colocando como a verdadeira oposição, e isso incomoda, todas as ações do Ricardo foram à esquerda, principista e consequente, tudo o que o Psol defende, e agora querem fazer dele o bode expiatório para maquiar a luta interna, com medo de perderem o controle do partido aqui em Alagoas. Você sabe, desde o vazamento do Documento que questionava todos estes posicionamentos da “ala ligada a Heloísa Helena”, que se desencadearam todos estes problemas políticos. Uma certeza nós temos, não temos nenhum comprometimento com este vazamento para a imprensa, infelizmente alguém de forma desavisada deixou vazar, mas não houve nenhuma intensão de nossa parte. O que é a fato, é que a partir deste episódio, vieram à tona de forma irresponsáveis, sempre ditas por militantes, ou que se diz militante, de denúncias totalmente infundadas com relação ao Ricardo Barbosa, tudo para garantir uma suposta maioria. Este documento de análise politica das Eleições/2010, nós conseguimos mais de cem assinaturas, a maioria dos Diretórios Municipais, na quase totalidade de seus membros dirigentes assinaram o documento sobre o balanço eleitoral. Estranha agora que alguns membros do partido venham querer denegrir a imagem do companheiro, que lutou dentro da Câmara Municipal, contra as OSCIPES, CONTRA O MONOPÓLIO DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS, QUE CRIOU A CEI, E AGORA TENTA APROVAR O PERCENTUAL DE DEZ POR CENTO O REMANEJAMENTO DO PREFEITO EM CIMA DO ORÇAMENTO. De qual lado quer ficar o PSOL? Vamos votar a favor de 10% ou 25%, ou no caso de surgir uma terceira emenda, bancada pelo próprio prefeito de 15%.
    Sobre a Verba de Gabinete, que dizem ser irregular, será mesmo, então manda o partido todo suspender a verba de todos os parlamentares do PSOL pelo Brasil afora, por que todos recebem!
    Nivaldo Mota- Secretário Geral do PSOL em Maceió.
    Secretário Sindical do PSOL em Alagoas.

  • Nivaldo Mota

    “Eu não entendo porque o partido questiona a minha conduta que sempre foi combativa e de luta dentro da Câmara Municipal de Maceió. Desde o início do mandato eu cumpri o papel fiscalizador, denunciando esquemas de Oscips, da máfia do lixo e propus a redução do remanejamento percentual do orçamento de 10%, que é um valor menor inclusive do que o que é defendido por Heloísa Helena”, colocou ainda Ricardo Barbosa. Segundo ele, as conversas de bastidores de que ele teria sido favorecido para enterrar a CEI “são mentiras absurdas”.
    Ricardo Barbosa ainda coloca: “É estranho que de uma hora para outra eu vire o pior vereador de Maceió para o partido. Eu acho estranho. Isto vai ser objeto para que se questione a conduta do PSOL. O partido é contra a CEI? Contra a redução do percentual de remanejamento? Se houve de fato esta reunião para questionar a minha conduta e pedir uma possível suspensão, eu estranho, pois eu sempre agi dentro do campo da oposição e de fiscalização dos atos do prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP)”.
    Barbosa lembrou que foi ele inclusive que pediu esclarecimentos em relação às irregularidades da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito e que foi um dos que encampou a bandeira da licitação do transporte público. “Se estas condutas não correspondem ao que o PSOL quer e pensa, eu não sei o que dizer”. Quanto ao processo que responde na Comissão de Ética, Ricardo Barbosa disse que quem propôs a investigação interna foi ele mesmo.
    “Foi uma proposição minha. Fiz um documento político em relação à falta de empenho do partido quanto à candidatura á presidência do Plínio Arruda em Alagoas e fui contra a vinda do Padre Eraldo para a legenda, que fez campanha aberta para Luiz Dantas (PMDB) e Renan Calheiros (PMDB) no interior do Estado de Alagoas. Não entendo agora, porque eu sou o culpado. Quero que a comissão me investigue, mas que também investigue o papel do PSOL em Alagoas”, sentenciou. Ricardo Barbosa finalizou a entrevista destacado que fica no PSOL e só sai se for expulso.
    “Eu fico no partido porque a minha trajetória me credencia a isto. Ela é compatível com a história e o papel do PSOL”, colocou o vereador. O PSOL – após os últimos acontecimentos na Câmara Municipal de Maceió – possui uma crise interna para administrar que só será resolvida com a Comissão de Ética.

  • joão

    PSOL EXPULSA LOGO ESSA CARA DE PAU, PARTIDO NENHUM MERECE UM MALA DESSA, MUITO MENOS UM PARTIDO DE ESQUERDA, PESSOAS QUE TIVEVERAM MAIS VOTOS QUE ESSE MALA, FICARAM DE FORA,HOMENS DE BEM QUE NEM DIZ A HELOISA HELENA.NO MINIMO ESSE RICARDO BARBOSA GANHO UM VIDRO DE OLEO DE PEROBA PARA PASSAR NA CARA DE PAU DELE QUANDO FOR EXPLICAR O INEXPLICAVEL.

  • Italo

    Não vale nem a pena entrar nessa polêmica caro Nivaldo Mota, sabemos que os comentários aqui em quase toda sua totalidade são de pessoas ligadas a Mario Agra e Heloísa Helena, que até escrevem com um português tosco e analfabeto achando que vão disfarçar.
    Coisa mais feia esse grupelho de esconder atrás de e-mails para colocar para fora todas as suas invejas e frustações.

  • Carlos Manoel da Silva

    Palanque!Para Heloisa
    Trabalhos sociais estão em forte crescimento: mais é preciso que o ministério público do trabalho faça um acompanhamento preciso junto às instituições como: ADEFAL / SÃO JOSÉ DA LARGE, ADEFAL MARIBONDO /ADEFAL UNIÃO DOS PALMARES E OUTRAS; PESTALOSI /TAQUARANA, PESTALOSI /GRCILIANO, PESTALOSI JAQUEIRA alguns fazem de forma correta e outros se utilizam para fazer “político partidária” colocando pessoas / profissionais como: fisioterapeutas, fonodiológo, psicólogo, professores e outros profissionais, com salário de esmola na grande maioria clandestino com 12 doze horas de trabalho diário. Cadê o ministério público???????????????????????

  • Carlos Manoel da Silva

    Palanque! Você sabia? Tem gente já proto para ser vereador beneficente. Aalagoas é assim….
    Trabalhos sociais estão em forte crescimento: mais é preciso que o ministério público do trabalho faça um acompanhamento preciso junto às instituições como: ADEFAL / SÃO JOSÉ DA LARGE, ADEFAL MARIBONDO /ADEFAL UNIÃO DOS PALMARES E OUTRAS; PESTALOSI /TAQUARANA, PESTALOSI /GRCILIANO, PESTALOSI JAQUEIRA alguns fazem de forma correta e outros se utilizam para fazer “político partidária” colocando pessoas / profissionais como: fisioterapeutas, fonodiológo, psicólogo, professores e outros profissionais, com salário de esmola na grande maioria clandestino com 12 doze horas de trabalho diário. Cadê o ministério público???????????????????????

  • Ruslan Queiroz

    ==
    QUEM ESTAR FELIZ COM ESTA “CONTENDA” DENTRO DO PSOL?
    ==
    Estratégia 9 **
    .
    OBSERVAR OS INCÊNDIOS QUE ARDEM DO OUTRO LADO DO RIO.
    .
    “SENTA-SE NO ALTO DA MONTANHA E OBSERVA COMO LUTAM OS TIGRES
    ENTRE SI”.(Provérbio chinês).
    .
    “Consiste em deixar que os inimigos
    se destruam entre eles.”
    .
    .** AS 36 ESTRATÉGIAS CHINESAS.
    .
    SINAIS CLAROS DE UMA CONTENDA… MAS O PSOL NÃO VÊR.

  • ROBERTO CAMPUS

    CEI DO LIXO – ESTA CEI FOI UM “LIXO” PRA MACEIÓ!
    .
    “ENQUANTO HOUVER MISÉRIA E FOME, PODEMOS TER CERTEZA QUE HÁ CORRUPTOS, LADRÕES, IMORAIS, ENTRE OUTROS ABUTRES QUE VIVEM DA DESGRAÇA ALHEIA.”

  • pauloJosé da S. neto

    Esse vereador caroneiro está aproveitando os estertores do mandadato que sem nenhum mérito alcançou. “Todo pardo de noite é gato” – estava com a razão Millôr Fernandes, esse rapaz que pousava de moço honesto em recentes debates, recebeu asas do PSOL e na sombra de HH foi carreado à vereador.