Ao ser indagado sobre a sua maior obra como governador do Distrito Federal, o senador Cristovam Buarque foi tão surpreendente quanto primoroso na resposta: 

– Foi ter conseguido fazer com que as pessoas passassem a respeitar a faixa de pedestre. Isto significa uma mudança de cultura, sem dúvida a obra mais difícil para um dirigente público.

Considerado como político de um discurso só – o da defesa da Educação -, o ex-reitor da UNB deu-nos uma belíssima lição. Penso nela, neste momento, quando me deparo com os dolorosos índices de violência no Brasil e, particularmente, em Alagoas.

Uma das representações coletivas que alimentamos durante décadas é a de que somos um povo alegre, festeiro e pacífico. Os dados mostram que não: o Brasil é o quinto país mais violento do mundo, o primeiro em número de mortes por arma de fogo, tem índices de assassinatos de jovens três vezes maiores do que a média internacional. Que triste!

Há, nisso, além de tudo que já mencionaram estudiosos da área – sem que eu pretenda ser original –, um componente cultural. Existe, sim, no nosso país uma cultura da violência, com presença histórica no “Brasil profundo”, nos nossos sertões, que migrou com força e definitivamente para os centros urbanos, que já abrigam a maior parte da população brasileira.

O senador Cristovam, que parece um idealista do século 19, nos mostrou que é possível mudar uma cultura. Foram quatro anos para que a população de Brasília aprendesse que respeitar a faixa de pedestre é respeitar o outro, respeitar a vida.

A nossa tarefa é mais árdua, e suas consequências não deverão ser sentidas pela geração que tem por obrigação assumi-la. Mas o que deve nos mover é o nosso compromisso com a espécie.

O filósofo do riso
Ibama, Correios e Ministério da Agricultura devem iniciar mudanças de cargos federais em Alagoas
  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    ÔMI,tirem do ar esse canastrão do PDT ou
    vou deixar de assistir à Rede Record(a
    melhor do país na atualidade). A todo
    instante esse indivíduo entra no ar,cooptando a incauta e alienada juven-
    tude deste país,para se filiarem ao par-
    tido que ele representa.
    CALA ESSA BOCA LUPINA,ÔMI !

  • fred

    Meu carissimo RICARDO MOTA, pensar em ALAGOAS, e relembrar que fomos uma divisão de uma capitania, e lembre-se que, foi uma das que mais prosperaram, só que esse lado que estamos, é o pior de todos. E isso advem de muito tempo, pois a cultura da violência vem desde nosso nascimento, e que mostra que os nossos governantes vindo das chaminéis das usinas de açúcar, nada produziram para o nosso crescimento. E meu caro aindo vejo o nosso povo em plena eleição sair de casa e vender, mais vender mesmo o seu voto. Gente o que espera de uma população em que os nossos governantes vivi torcendo para que o nosso povo continue na miséria.

  • Pedro Costa

    Caro Ricardo,
    O senador Cristovam Buarque guarda laços de parentesco com as Alagoas, o tronco de sua familia vem do município de Porto Calvo. Brilhante, inteligente e de uma sensibilidade para o social. Seu discurso impressiona não pela forma, mas pelo conteúdo. Doutor, pela Sorbone, mas sem a soberba de FHC, pontua pela qualidade de suas observações pertinentes.

  • Pedro Costa

    Quando ao comentário do sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro, nada tem haver com o artigo. Posto que Cristovam Buarque é muito diferente de Lupi, identificação apenas partidária.
    A sigla criada por Brizola, grande nacionalista, seria maior na liderança de uma figurar singular como Cristovam.

  • Pedro Costa

    Cristovam Buarque foi nomeado ministro da Educação por Lula, no dia 1º de janeiro de 2003, mas foi demitido do ministério no início de 2004 via telefone por Lula – com o envolvimento do então ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu. Sobre sua saída do PT, declarou: “Eu não sai do PT, foi o PT que saiu de mim. Este é o grande crime do PT. O partido é de gente honesta, mas acomodada. A corrupção é de alguns petistas.”
    Após cogitar sua permanência no senado como “independente”, decidiu ingressar no PDT, com o qual tem afinidades antigas, tendo participado da campanha de Leonel Brizola à presidência em 1989.
    Sua proposta de transformar a educação em grande prioridade nacional é uma continuidade das ideias de Darcy Ribeiro, que foi um importante formulador das políticas educacionais do PDT.

  • bjgbalboa

    Prefiro o Senador de uma nota só (EDUCAÇÃO), do que os senadores “trazedô de ricursos”. Pois, a EDUCAÇÃO melhoraria todos os níveis sociais e econômicos do país , enquanto, os ricursos vocês sabem para onde vão. É por essas e outras que a nossa Alagoas é um “paraíso” para os diversos clãs (cerca de 30 famílias) alagoanos. É uma pena, mas é a triste realidade.

  • Cláudio

    Eu gosto do Cristovam,ele é um homem sério,suas idéias são boas.Acredito que a educação tambem seja a base de todas as coisas, com uma boa educação(e aqui refiro-me à educação, não só como conhecimento científico,mas a educação no sentido amplo, de respeitar o próximo)provavelmente haveria menos corruptos no país,as instituições seriam representadas por homens melhores,que respeitassem seus semelhantes, dando exemplo à todos os outros.Há uma regrinha básica que se observada por todos os homens,o mundo seria bem melhor,foi ensinada há mais de dois mil anos por Jesus: Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você.É curioso observar tantos políticos no nosso país ,que dizem-se cristãos,e, esquecem de todos os Seus ensinamentos, querem apenas amontoar dinheiro, e o pior, de forma ilícita.
    Jesus ensinou sobre a vida futura, dizendo que seu reino não é deste mundo, tambem não procurou os endinheirados,procurou os pescadores.Tambem não criou Igreja,para tirar dinheiro de ninguem.

  • Humberto Jorge

    Veja Ricardo Mota, enquanto você está mencionando sobre uma belíssima lição de um político que o Brasil conhece por sua briga em prol de nossa educação, vem um comentário de pura ignorância, esse é o motivo de tanta violência em nosso País. É preciso civilizar os brasileiros, participando de cursos, palestras, trabalhos em comunidades e quem sabe ao final ser reconhecido e receber uma carteirinha de civilizado, educado, podendo viver em sociedade.

  • FERNANDO ARAGÃO

    Ricardo,esse não é o Senador que foi do PT,ministro da educação do Lula demitido por telefone,mudou para o PDT ,passou o resto do mandato criticando o governo e para se reeleger,se juntou de novo com o PT e apoiou com unhas e dentes a Dilma?Para mim será sempre um fraco e zero a esquerda,sem moral!!!!

  • José Nelito Ferreira

    Ricardo, os urbanistas dizem que Brasília foi uma Cidade projetada p/ o automóvel. O que significa um erro, segundo os especialista em mobilidade espacial urbana. A Cidade ideal é a que prioriza o transporte coletivo. Pois bem, o projeto do eminente Cristóvam Buarque ganha maior relevância justamente, porque conseguiu transformar uma Cidade desumana(de trânsito selvagem, o que era Brasília,antes)em uma Cidade humanizada, como no primeiro mundo. Diga-se, mais precisamente, as Cidades européias.

  • severino feijó de mendonça

    Meu amigo Ricardo Mota,aqui em Alagoas terra de imensa beleza,é muito difícil educar o povo,sabe lá os oito anos que passei em Brasília,trabalhando na construção cívil,era vida muito dura e a noite ainda estudava em escola pública.Vejam que naquela época de 1970 a 1978 deslocava-me aos pontos de ônibus e ás cinco da manhã já existia uma fila no ponto, sem abrigo,mas o povo tinha uma coisa muito interressante mesclado com os do Sul do país e os Nordestinos no meio;Alagoas não ficava de fora mais absorveu a denominação importantissima chamada educação.
    Aqui no nosso estado,estamos no ano de 2011,e certamente está atrasado 100 anos em relação aos outros.Nota-se que o povo Alagoano,não sabem adotar a palavra educar,até mesmo no trânsito,aonde uns não respeitam os direitos dos outros
    Os que usam o transporte coletivo é muito fácil e com pouca curiosidade se observa a falta de sensibilidade dos usuários,para com as mulheres grávidas e idosos nos pontos de embarque,aonde a palavra primeiro eu,segundo eu,terceiro eu e assim vai o povão,sem nenhum respeito ao ser humano.Alagoas será sempre desta maneira, um estado sem educação,segurança,desemvolvimento,e colocada em primeiro lugar em tudo quanto é ruim ou péssimo,e desta maneira seguirá a nossa gente até quando; só o criador saberá e os politicos corrutos tomarem vergonha.
    AVANÇA ALAGOAS.

  • OSCLÉPYO

    A POBREZA MOTIVACIONAL DO POLÍTICO BRASILEIRO É TAMANHA QUE BEIRA AS RAIAS DO BOM SENSO OU INGENUIDADE EXPLÍCITA. ORA ATÉ HOJE O QUE FIZERAM NOS ADMINISTRANDO EM TODO O PAÍS FOI O MÍNIMO DO MÁXIMO QUE TODO BRASILEIRO MERFEÇE. SE NOSSAS VIDAS DEPENDEM DE RESULTADO É POR ESTE MOTIVO QUE VIVEMOS O RESULTADO DA VIDA QUE TEMOS. O IDH BRASILEIRO QUE O DIGA. A DIFERENÇA ENTRE ADMINISTRAR UMA CIDADE OU UM ESTADO ESTÁ NA PROPOCIONALIDADE, ENTRETANTO QUANDO O GESTOR TUPINIQUIM ADMINISTRA DE FORA PARA DENTRO O RESULTADO É ESTE O SUBDESENVOLVIMENTO PORQUE AS RIQUEZAS DO PAÍS TIVERAM ENDEREÇO CERTO! SEUS BOLSOS SEM FUNDOS.

  • Vilma Josenilda

    O povo de Alagoas é muito violento. E mal educado, por causa do mau exemplo dos políticos e da nossa classe média, que não sabe nem respeitar normas de condomínio. Quanto mais viver em sociedade. Outro dia no meu prédio uma festa foi até meia-noite e ninguém conseguia dormir. Os moradores têm medo de reclamar e levar um tiro ou sofrer agressões. Alagaos: terra sem lei, terra de ninguém. Assim nunca vai para a frente.

  • Luiz Eduardo

    Da educação, ganha-se o mundo. O nosso candidato de uma nota só, mostra que a educação é a base de tudo. A educação é o conhecimento que liberta. Os críticos, maldosos por sua própria natureza, rapidamente conseguiram neutralizar a investida do Senador Cristovam. E ainda hoje continuam maculando a honra daqueles que defendem um desenvolvimento estruturante.

  • Carlos Manoel da Silva

    Palanque! Trabalhos sociais estão em forte crescimento: mais é preciso que o ministério público do trabalho faça um acompanhamento preciso junto às instituições como: ADEFAL / SÃO JOSÉ DA LARGE, ADEFAL MARIBONDO /ADEFAL UNIÃO DOS PALMARES E OUTRAS; PESTALOSI /TAQUARANA, PESTALOSI /GRCILIANO, PESTALOSI JAQUEIRA alguns fazem de forma correta e outros se utilizam para fazer “político partidária” colocando pessoas / profissionais como: fisioterapeutas, fonodiológo, psicólogo, professores e outros profissionais, salário de esmola na grande maioria clandestino com 12 doze horas de trabalho diário. Cadê o ministério público???????????????????????

  • bjgbalboa

    Enquanto os bajuladores dos horríveis senadores alagoanos ladram, a caravana da EDUCAÇÃO do Senador Cristovam Buarque passa. Pena que ela (Caravana) não finque seus tentáculos educativsos na pobre e ignorante Alagoas(grande parte dela). Querer comparar o “modus operandi” da candidatura do nobre Senador por Brasília com os daqui da terrinha, é afrontar com os mais elementares princípios da ética e da moral pública. Obs.: A primeira frase é uma paródia de um provérbio árabe de autor desconhecido, muito citado pelo counista social Ibrahim Sued (já falecido), de O Globo.

  • bjgbalboa

    Em tempo: Onde se lê educativsos, leia-se “educativos”,e, onde se lê counista, leia-se “colunista”.