Acontece nesta sexta-feira, às 16h30, na Igreja do Menino Jesus de Praga (Pinheiro), a missa de 7º dia da morte do seu Mário Gomes de Barros, pai do jornalista e procurador Flávio Gomes de Barros – é dele o texto abaixo. 

“Obrigado, pai

Flávio Gomes de Barros

Quando assumiu a Prefeitura de Joaquim Gomes, em janeiro de 1969, papai tinha como prioridade três metas: ampliar as ações na Educação, implantar o abastecimento d’água e pavimentar as vias principais (a cidade não tinha uma única rua calçada).

Era a síntese do que desejava a comunidade.

Na Educação, abriu escolas, adquiriu equipamentos e capacitou pessoal. Quanto às outras metas, encontrou dificuldades. Mesmo assim, no final do mandato conseguiu adquirir paralelepípedos, colocou meio-fio em algumas ruas, mas não fez a pavimentação.

Eu, então com 17 anos, via aquele monte de pedras amontoadas, próximas à Prefeitura, e ousei sugerir: “Pai, coloque o calçamento. Pelo menos terá feito a pavimentação. A água o futuro prefeito coloca.”

A resposta foi dura: “Se eu calçar agora, quando forem colocar água vão ter de quebrar tudo, para fazer de novo. Aí, a prefeitura irá gastar duas vezes. Seria irresponsabilidade e desperdício da minha parte gastar agora com calçamento. Isso eu não faço.”

Um exemplo que carrego para o resto da vida.

Poucos sabem desse episódio, no único mandato político exercido por papai. E muitos devem estar surpreendidos, ao saberem disso, pela sua maneira de ser.

Dou esse testemunho agora, após a sua morte, para mostrar que aquele sujeito bonachão, brincalhão, solidário, alegre, muitas vezes irresponsável com ele mesmo, era um cidadão decente.

Movido pelas circunstâncias, certamente falhou algumas vezes, algo inerente ao ser humano. Mas, na essência, Mário Calheiros Gomes de Barros, filho de Dona Linda e Seu Zé Gomes, era um homem bom, com um jeito bem peculiar de ser e de amar.

Do mesmo modo que era enfático ao enaltecer quem qualificava como “um homem de bem” era implacável com quem considerava “cabra safado”. Nada com ódio, apenas com rigor, para estabelecer a distinção entre o bem e o mal, dentro dos seus critérios.

O principal, na sua trajetória terrena, é que viveu a vida intensamente, amou, foi amado, praticou o bem e deixa uma saudade enorme entre os que com ele conviveram.

De minha parte, a manifestação maior é a constatação dos seus netos e bisnetos, meus filhos e netos, de que nunca me tinham visto chorar. E tenho chorado muito, para surpresa deles.

Todo o meu sentimento só pode se resumir numa expressão: obrigado, pai.”

PS.: Deixo ao Flávio e família o meu mais sincero abraço de solidariedade e o agradecimento pelos ótimos papos com seu Marô.

Metade dos assassinatos de 2010 em Alagoas ocorreu em Maceió
Voz da oposição, Olavo Calheiros lidera bancada de governistas
  • José Carlos Fernandes Neto

    Deve ser por isso que você é assim. Admiro você Flavio. Nas poucas vezes que tive contato, vi o quanto é grande o seu carater. Muita Luz companheiro.

  • Valéria Hora Barros

    Não pude conhecer o Seu Maru, mas o grande patrimônio, o que sinto pelo que conheço, foi um amor incondicional à vida e principalmente aos que conviveram perto dele. Seus filhos, sem nenhuma exceção, são o reflexo das qualidades colocadas no texto acima. Parabéns pelo pai maravilhoso que vocês tiveram. A forma de perpetuar esse amor é fazendo o que sempre fizeram: vivendo com muito amor ao próximo. Meus sentimentos à família enlutada.

  • Elmanuel de Freitas Machado

    Meu caro jornalista Ricardo Mota,
    Confesso que não conheci o Sr. Mário G. de Barros. Mas, pelo pouco que conheço seu filho, Flávio, comentários estão plenamente dispensados; pois, este é pessoa dotada de extrema capacidade de superação das adversidades e, principalmente, detentor do mais alto brilho pessoal e profissional. É o que penso!!!
    No mais, lhe desejo sucesso em suas “empreitadas”. Conte comigo!!!
    Abraços!!!
    Elmanuel Machado

  • pardal

    Ricardo mota,por favor,olhe por Mata Grande,o Prefeito da cidade é filho de Hélio Brandão,cassado,e de cristina,cassada em Joaqim Gomes lembra-se,aqui o rateio do FUNDEB tá sendo pago na prefeitura,os professores assinando folha em branco,uma verdadeira vergonha.da ou não dá uma boa matéria?

  • wal

    ANTES: a preocupação com os gastos públicos, associado aos interesses, da população.
    .
    HOJE:,a uma preocupação como vai ser os assaltos aos cofres públicos.
    .
    ANTES: POLÍTICA
    HOJE: POLITICAGEM

  • Viriglio Rodrigues Moraes Filho

    Ricardo Motta,

    Trabalhei na gazeta e la conheci esse HOMEM, Flavio Gomes de Barros, uma pessoa maravilhosa,humilde e de uma idole fora do comum, agora vejo de onde veio toda essa personalidade, Flvio meus pensames, te admiro como pessoa e profissional,abraços.

    Virgilio Moraes

  • Carlos Cabral

    Aos meus queridos amigos da minha juventude, Flavio e Batata um fraterno abraço neste momento de dor pela saudade. Lelo

  • Valdemir

    Ricardo,

    O nosso Governador em exercício foi muito infeliz na entrevista, falando sobre os altos índices de violência em nosso Estado. Esperava-se uma resposta melhor, mas foi decepcionante para um homem experiente politicamente……

  • Simples eleitor

    Caro Mota, veja como eram os politicos da familia Gomes de Barros, homens de bem, horrando os votos recebidos, cumprindo com a palavra empenhada. Hoje o que vemos são os Gomes de Barros trocando o sobrenome pelo de TATURANAS e se orgulhando disso.

  • ARTUR

    MEUS VERDADEIROS SENTIMENTO AO FLAVIO POR ESTA PERDA INEVITÁVEL QUE TODOS NOS PASSAMOS OU IREMOS PASSAR. O QUE FICA COMO HERANÇA CONCRETA SÃO OS ENSINAMENTOS E EXEMPLOS DEIXADOS PELOS NOSSOS PAIS. O FLAVIO SEMPRE FOI ASSIM: CALMO,HUMILDE,INTELIGENTE.
    ABRAÇO FLAVIO.

  • Marcelo Firmino

    Um choro chorado por seu Marô sempre vai lhe fazer bem Flavinho. Isso vale um abraço, companheiro.

  • Antônio Vilela de Castro

    Ricardo, tive a sorte de conviver de perto com Seu Marô e família : D. Rita, Antônio, Flávio, Roberto, Fátima, Raquel e Beatriz. A boa índole e os valores éticos de todos os seus, certamente foram plantadas por Marô !

  • ricardo

    MARÔ,meu amigo querido quantas reuniões fizemos,quantas para melhorar o mundo e a nossa pequena Alagoas……foi muito bom te conhecer juntamente com seus amados filhos,Tonho,Flávio,Batata,Fátima…..tem mais????bjs pra vcs e meus sinceros sentimentos meus queridos…abraços!!!!

  • ricardo de arroxellas costa

    Esqueci de postar o nome todo…vai com DEus querido Marô……

  • Márcio da Cruz Cavalcanti

    Tio Marô: uma das figuras mais engraçadas, brincalhonas e felizes que já conheci. Desde criança me lembro dele com as suas cantorias de fundo cômico, e a contar os “causos” que, por mais que os repetisse, eram sempre engraçados, pois só ele sabia contar com seu jeito irreverente. É verdade, como disse Flávio, tio Marô era severo com quem não andava “na linha”, e certamente foi isso que fez com que ele e minha amantíssima tia Rita Gomes de Barros soubessem a maneira de criar os seus seis filhos (Antônio, Flávio, Roberto, Fátima, Rachel e Beatriz), de quem me orgulho em tê-los como primos, pois são todos íntegros, ainda que ocupando cargos públicos ou tendo participado da política alagoana, postos que, não raras vezes, são ocupados por gente sem ética nem moral. Vivas ao tio Marô, pois, ademais das suas dificuldades humanas, soube formar seres de caráter e com princípios. Esta é minha homenagem a todos os meus primos (e respectivamente a seus filhos) e a minha tia Rita pela passagem do Tio Marô, deste, para o mundo da LUZ. Carinhosamente, Marcinho Cavalcanti

  • Marcos Parreco

    Minhas condolências à familia do Marô.
    Um bom amigo, frequentador das tardes etílicas no Bar do Pelado.
    Um beijo no coração de toda a família.

  • Sérgio Almeida

    Estudei Engenharia e, depois, Direito com a Fátima. Se é verdade o dito “tal pai, tal filho”, seu Marô, a quem não conheci, foi um homem bom e sensível. Um homem de muitas qualidades.

  • Maria Betânia Cotrim Camerino

    Fal,acabei de saber do falecimento de seu pai, meus sinceros sentimentos a você,D.Rita, Antônio, Flávio, Batata, Raquel e Bia.

  • sofia mara oliveira gomes de barros

    ele foi um bom pai,um bom amigo,foi um herois e um grande paizao,ele descanse em paz

  • Yago Gomes de Barros

    Vendo isso só me deixa claro que tenho mais de um exemplo pra seguir na vida, o do meu avô Flávio e do meu bisavô Marô, só tenho a agradecer por essa vida maravilhosa que me proporcionaram. Obrigado vô Marô, por todas as brincadeiras que tirou comigo, e o obrigado doutor Flávio, por ser um pai pra mim .