Os números são absurdamente impressionantes e dão uma dimensão próxima da tragédia vivida pela população de Alagoas no que se refere à violência.

Vejamos. Em 2010, proporcionalmente, Alagoas registrou sete vezes mais assassinatos do que São Paulo. Quase três vezes mais, também, do que o Rio de Janeiro.

Foram 2.226 homicídios no ano, segundo os dados disponíveis na Secretaria de Defesa Social. O cálculo que define o ranking de violência nos estados foi  feito pelo blog – com a ajuda de especilistas em números –  com base no número de mortes por cada cem mil habitantes, seguindo a que estabelece a OMS, Organização Mundial de Saúde.

São Paulo registrou, em 2010, 10,47 homicídios por cada cem mil habitantes. O Rio de Janeiro, 29,8 assassinatos. Alagoas – impressionante! – alcançou a estrondosa cifra de 71,34 mortes por cada cem mil habitantes. (O número tolerável, para a OMS, é de 10 crimes por cem mil habitantes.)

“É uma situação absurda, inaceitável! É esse o novo desafio: mudar essa realidade cruel de campeão de nacional de violência. Eu só aceitei o cargo de secretário porque acredito que nós, alagoanos, podemos estancar essa violência”. A declaração é do secretário de Defesa Social, Dário César, a quem ouvimos sobre os números aqui apresentados.

Para demonstrar a gravidade ainda maior da situação, é importante ressaltar que há uma tendência de queda no número de homicídios em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em Alagoas, entretanto, ano a ano há um crescimento consistente no número der assassinatos. Veja o quadro abaixo:

– 2008 – 1.831 homicídios

– 2009 – 1.984

– 2010 – 2.226

 Os dados são da própria Secretaria de defesa Social.

 Não dá pra ser feliz.

Sem mandato, Francisco Tenório deve ser indiciado pela PF na Taturana
Por prisão de Tenório, SDS, Gecoc e 17ª Vara fazem reunião permanente
  • alan daniel f. lopes

    HONESTAMENTE GOVERNADOR NUNCA SE MATOU TANTO.

  • Eraldo Basilio

    Esse número irá diminuir e muito com a prisão das três bestas feras de Alagoas. O povo alagoano dormirá mais tranquilo sabendo que esses ex-deputados estão enjaulados. Sim enjaulados, pois monstros não ficam presos e sim em jaulas. Mas continuo afirmando que o maior receio desses bandidos não é a justiça, essa eles compram, mas sim a queima de arquivo, pois os mesmos são verdadeiros arquivos vivos no que se refere a assaltos a bancos, roubos de cargas e pistolagem. Quantos já tombaram crivados de balas a mando desses assassinos? Thay Guedes 2012 – Vereadora de Maceió. A tua glória promana/Desses teus filhos audazes/Cujo alto valor se irmana/Aos dos heróis mais capazes

  • Roberto da Silva

    Enquanto a impunidade imperar entre os gestores públicos (executivo, legislativo e judiciário) a corrupção desenfreada será hábito comum destas autoridades, não poderemos esperar outro tipo de situação (a barbárie está próxima). Esse caos em que vivemos todos sabem qual a causa (falta de educação, saúde, moradia e trabalho).

  • Thiago de OLiveira

    Você ricardo como interlocutor entre o governo e a sociaedade deveria cobrar em seu programa de radio a realização do concurso da PC, que o ultimo foi realizado em 2001 e PM também.

    A cada dia que passa mais policias dexam a atividade e nada desse governador agir… Meu Deus isso é uma vergonha.
    Nosso estado é uma piada, pricipalmente em termos de realização de concurso público.
    Agora em criação de secretaria para colocar tio, primo, irmão, amigo e etc, somos os grandes campeões.

  • noélia costa -´fórum permanente de combate ás drogas

    Triste essa realidade de Alagoas,ás drogas toma conta e isso é muito preocupante,devemos ter um olhar diferenciado no combate para mudarmos essa situação.A Prevanção é a palavra Chave.

  • didier

    UMA VERGONHA.ACORDA SENHORES POLITICOS E POPULAÇÃO PACATA DE ALAGOAS,NAO PODEMOS ACEITAR ISSO CALADOS SEM PROTESTAR

  • Frederico farias

    Ricardo,
    Sugiro uma conta mais simples. Dividindo-se 2226 (assassinatos) por 365 (dias do ano), teremos 6; ou seja, seis assassinatos por dia, número este que nos revela um assombro: da zero hora até a meia noite de hoje, 03 de fevereiro, teremos contabilizado seis assassinatos em Alagoas.
    Numa palavra: O IRAQUE É AQUI.

  • Maxuel Costa

    É uma situação de pânico q nós alagoanos estamos vivendo. Acredito q depois q “beira mar” veio Alagoas trouxe consigo a bandidagem do Sudeste. Claro, encontraram aq um ótimo refúgio de imprudência. coitados de nós q passamos a presenciar a estagnação de nosso povo com incidência de Drogas, assassinatos e prostituição q cada vez mais destaca nas páginas de jornais a crescente e triste realidade da nossa queria Alagoas. Acorda poder público!

  • Roberto Santos

    Ricardo, os alagoanos estão ilhados, reclusos em suas próprias residências que parecem mais um presídio de segurança máxima. São assaltos, homicídios, latrocínios, estupros, ônibus apedrejados, roubos de carros, motos e se comprar uma moto Traxx é tomada de assalto a toda hora do dia. Isso na capital, imaginem os senhores no interior do Estado. Como pode uma capital como Maceió ter apenas uma delegacia funcionando durante o período noturno, e nos finais de semana todas as delegacias fechadas concentrando todas as ocorrências em apenas uma plantonista que é a Central de Polícia, que com um efetivo ínfimo apenas registra os fatos sem nada apurar, visto que são encaminhados na segunda-feira ofícios as delegacias para apuração das ocorrências registradas. O IML só funciona até as 23 horas voltando o médico as suas atividades no dia seguinte às 08:30 hs. Uma Central de Polícia no Prado é o mesmo que excluir moradores das adjacências e parte alta da cidade de ter acesso a plantonista em razão da péssima localização em que foi instalada.Como pode se fazer segurança dessa forma, é um verdadeiro faz de conta patrocinado pelo governo e por aqueles por sinal bem remunerados fazem parte do Conselho de Segurança do Estado. Estamos a deriva e desesperançosos de dias melhores, pois como simples mortais estamos entregues a própria sorte e torcendo que sobrevivamos até um próximo governo levar a sério o caos em que vivemos. Um abraço.

  • Rafael Santos

    RICARDO, SEI QUE ESSE COMENTÁRIO NÃO VAI SAIR, MAS A “GAZETA” PUBLICOU ESSE LEVANTAMENTO DO NÚMERO DE HOMICÍDIOS TEM UMAS DUAS SEMANAS, FOI ATÉ A CHAMADA PRINCIPAL DELES NUMA EDIÇÃO DE DOMINGO. ATÉ ENTÃO NNGUÉM TINHA FALADO SOBRE O BALANÇO DE 2010. ENQUANTO ISSO, O GOVERNO DIZIA QUE OS ÍNDICES ESTAVAM CAINDO. ISSO ATÉ SAIU NA “TRIBUNA INDEPENDENTE”! NÃO SEI, ACHO ESTRANHO QUE AGORA O CORONEL DÁRIO CÉSAR VENHA COM ESSA DECLARAÇÃO PARA O SEU BLOG. BEM, MAS O IMPORTANTE É QUE ALGUMA COISA SEJA FEITA. OBRIGADO.

  • wal

    Esta é a dança dos srs.
    TÉO, BIL, CIÇO.
    Ascelerou é 45; eu acho é tome…

  • servidor concursado

    Então o deputado Olavo Calheiros não estava apenas “com mágoa” do Teo ao se indignar com a inoperância e impotência desse (des)governo na área de segurança pública. Ops, esqueci da dengue, da Educação, dos comissionados do quadro de reserva, dos ilustres conselheiros do TC nomeados pelo Teo, etc, etc, etc.

    Tudo bem prezado jornalista, é seu direito me censurar, mas os números estão ai. Alagoas tá pau-a-pau com o Afeganistão, coisa de 100 cadáveres a menos só. Mas chegaremos lá!!!!!!

  • jose da hora

    para concurso o governo não tem dinheiro agora para os contratados tem. Em 1980 o Estado tinha mais policiais do que em 2011, fato este é que enquanto aumenta o número de bandidos diminui a quantidade de policiais. bandidos estes que também se chamam de ” p o l i t í c o s “!

  • Bruno Marinho

    Caro Ricardo,a situação é difícil,o que tem que fazer é ir pra rua,feito os egípcios estão fazendo,o povo precisa mostrar o descontentamento com todo esse sistema de coisas que ronda o estado.

  • ARTUR

    TAMBEM COM O INCENTIVO QUE TEM DAS LEIS BRASILEIRAS TEM QUE AUMENTAR MESMO. TODO MUNDO TEM O DIREITO DE MATAR PELO MENOS 1 (HUM) GARANTINDO QUE NÃO FICA PRESO. É SÓ TER RESIDENCIA FIXA,EMPREGO E SER PRIMÁRIO. 2º- SE FOR PARLAMENTAR AÍ É QUE PODE MESMO, TEM IMUNIDADE, TEM DINHEIRO, TEM BONS ADVOGADOS, E AMIGOS NA JUSTIÇA.
    3º- QUANDO É CONDENADO SE TEM O NOME DE AUTORIDADE PASSA A CUMPRIR PRISÃO DOMICILIAR, E SE FOR UM RAPA MÉ, TEM DIREITO DE INDULTO NATAL, DIAS DOS PAIS, SEMI ABERTA E POR AÍ VAI…
    QUANDO ACABAREM ESSES PRIVILÉGIOS AÍ A COISA MUDA.

  • João

    O que é que a cana-de-açúcar pode fazer para mudar essa realidade social perversa e concentradora de renda em Alagoas, terra de poucas famílias nos tempos coloniais ? O que sempre fez: nada, pois se fizesse esta terra seria bem melhor.As décadas passam e nada muda.Grande modelo agrário esse.

  • amaral

    Isso só mostra a incompetencia do governador e sua secretaria.Os alagoanos estão preso a lei de resposabilidade fiscal. e viva o teo.

  • Ian Guest

    Acho muito interessante essa coisa do alagoano transferir responsabilidades. Se alagoas está violenta é culpa do alagoano; se os políticos são corruptos quem votou neles? Se o trânsito é violento, desorganizado e cheio de mal educados, quem é essa gente que dirige carros como quem guia cavalos? A culpa é nossa. Só nossa. Não adianta olhar pra fora. É como dizem Brasil a fora: Alagoas é muito bom, pena que tá cheia de alagoano.

  • SEPAZ?

    Esta assim e já pensou se não tivessemos a Secretaria da Paz?
    O que anda fazendo esse secretário? Algum pode me dizer?

  • jose

    RICARDO MOTA, ESTA MATÉRIA JÁ FORA DIVULGADO DIAS ANTES, PORÉM, NÃO CUSTA NADA MOSTRAR UM ASSUNTO QUE É DEBATIDO POR TODOS NÓS,
    A CÚPULA DA SEGURANÇA PÚBLICA DEVERIA MOSTRAR AO POVO PARA QUE REALMENTE ASSUMIU, ONDE O QUE VEMOS É SIMPLESMENTE AUTO-PROMOÇÃO.
    O QUE ESTÁ SENDO FEITO PELO CEL DÁRIO CÉSAR PARA HONRAR OS COMPROMISSOS FINANCEIROS DEVIDOS AOS POLICIAIS. NOTA-SE UMA POLÍCIA APÁTICA, DESMOTIVADA E REVOLTADA, ONDE A IMPRENSA DIVULGA QUASE SEMANALMENTE SOBRE AS CARGA-HORÁRIAS DESUMANAS.
    O QUE A SOCIEDADE VER É A POLÍCIA DESENCADEANDO UMA OPERAÇÃO PADRÃO EM ANDAMENTO, SEM NENHUMA RESPOSTA AO CHAMADO DO CIDADÃO E QUANDO TEM-SE O ATENDIMENTO, CHEGA COM MUITO TEMPO DEPOIS.
    O RESULTADO NÃO PODERIA SER DIFERENTE, MAIS VIOLÊNCIA, O CIDADÃO CADA VEZ MAIS PRESO EM SUA CASA E AS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS NADA FAZEM, A NÃO SER SE AUTO-PROMOVER..

  • jose de souza

    – Senhores, vamos comparar Alagoas com Sergipe.Sabe qual a diferença? Lá tem Alem de um governador administrador,tem investimento em tudo pelo social.Quem quiser aprender a governar, vá tomar uma aula com o Governador MARCELO DEDA.Esse sabe trabalhar de verdade. Melhor qualidade de vida, chama-se Sergipe.Lá violencia tem pernas curtas.

  • ESCRIVÃO DA PC

    Caro Ricardo, sou escrivão da policia civil e digo que esse numero é muito maior pois em minha delegacia RECEBI DETERMINAÇÃO para enviar relatorio para direçao geral informando os homicidios até meados de DEZEMBRO. Ou seja a maioria das delegacias informaram os numeros de dezembro pela metade.

  • ganhando fácil

    O secretário da PAz, faz parte do esquema dos comissionados do governador. Como secretário, ganha fácil para não fazer nada.

  • EM CIMA DA HORA

    1 mais dois, mais três, mais quatro……………assassinatos, e assim seque alagoas, até o infinito sem fim.Escrevo alagoas no minúsculo,por ser um Estado pequeno em tudo,inclusive no cumprimento das leis.

  • JEFF SILVA

    SERÁ QUE O GEVERNADOR TEM ESSES NÚMEROS? JÁ QUE O DR.PAULO RUBIM AFIRMOU TER A VIOLÊNCIA DIMINUIDO EM ALAGOAS, A CÚPULA TENTA FAZER MÁGICA NAS ESTATÍSTICAS E O GOV. TÉO AFIRMOU: “HOJE EM ALAGOAS PENSA-SE MUITO PARA MATAR ALGUÉM” PENSA-SE EM QUE? NA HORA, NO LOCAL, NA FORMA, NA ARMA USADA. POIS NA PUNIÇÃO, ISSO NIGUÉM PENSA. A IMPUNIDADE É GARANTIDA.

  • Joilson Gouveia Cel RR PMAL

    Ao se chegar aos 889 crimes em 2007 todos todos exigiram a cabeça do general. Mudaram. Rubinizaram ou arruinaram mais ainda e ele ficou, sem nenhuma ação e sem planos e sem projetos, só com jargão de RENOVAÇÃO e OXIGENAÇÃO, mas ficou. Esse é o seu perfil.
    Mata-se mais de 6/dia, até se noticia, mas nada se oficia.
    Pior: nada se cria e nem se copia para sair dessa agonia…Alagoanos se apeguem aos santos do dia e de dia no dia-a-dia senão é covardia, pois o crime nos avilta, espolia e expropria (nossa vida, vida humana, claro! Só aos que querem e podem ver. Mais: e resolver).

  • balela

    Como se as pessoas que morrem são inocentes. Geralmente acontecem três tipos de assassinato: traficante/tráfico, briga nos bares da periferia ou crime de vingança (na periferia).