Governo Vilela 2: uma análise do "novo" secretariado
O futuro secretariado do governador Teotonio Vilela Filho reflete a nova correlação de forças dentro do grupo governista. O que não significa que será melhor.
É uma equipe formada a partir das alianças estabelecidas – fortalecidas ou enfraquecidas – nos últimos dois anos de governo, mas que não se anuncia como algo novo na política local.
Quem mais cresceu na montagem do futuro secretariado foi o neosenador Benedito de Lira. Não é público, ainda, mas a pasta da Educação é dele. Rogério Teófilo fica como titular, até 2012, sabendo que as demais indicações de cargos na pasta serão feitas pelo deputado e presidente do PP de Alagoas.
Fato mais do que cristralino: De Lira não tem, em seu entorno, quadros de peso, a quem possa indicar ou apontar para um cargo de primeiro escalão (que ainda assim se considera importante).
O nome do vereador Marcelo Palmeira, seu enteado, representa um “investimento” político. Assumindo a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, que vinha sendo tocada com seriedade e competência por Solange Jurema, Palmeira visa se projetar na carreira que pretende seguir – será um político novo-velho numa área essencial para um estado tão pobre quanto Alagoas.
Ele não traz, obviamente, um currículo que o credencie a assumir a pasta – a não ser a relação familiar com De Lira. Vai ter de provar que é mais do que isso.
O futuro senador ainda terá um pedaço da Secretaria de Comunicação, cujo titular, Rui França (ex-Born e Alberto Sextafeira) chega com a missão de desenvolver uma política para um setor em que Vilela nunca se deu bem nos quatro primeiros anos de governo. O estilo Rui França já é conhecido no meio – e ele deve levá-lo para o governo do Estado.
LOG
Saem fortalecidos, também: Luis Otávio Gomes, que ocupará a Supersecretaria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Econômico, vitorioso na sua velha e conhecida quebra de braço com Sérgio Moreira, que rejeitou a pasta de Ciência e Tecnologia – reforçada pelo Ensino Superior.
Detalhe: Gomes cresceu no governo por mérito próprios, no que diz respeito, principalmente às dificuldades enfrentadas quando da enchente de junho. Ele assumiu o comando das ações do governo – mostrou a cara e autoridade para tocar a missão.
Fireman
Marco Fireman, da Seinfra é outro nome que ganhou musculatura para o governo Vilela 2. A secretaria que ele comanda deve crescer, inclusive na estrutura, segundo o previsto em futura lei delegada.
Só resta ao alagoano torcer que a nova equipe de governo seja composta por pessoas que saibam como dar as respostas, que tanto a população necessita e cobra. Vão depender das práticas de liderança e gestão eficazes, que forem postas no dia-a-dia por cada dirigente. Além é claro, de vontade política. Recursos existem. Podem não ser tão abundantes, mas são suficientes. Outros poderão ser obtidos com PROJETOS COMPETENTES e PERSISTÊNCIA. Uma coisa importante: COMPROMETIMENTO COM A COISA PÚBLICA E NÃO COM O INTERESSE PARTICULAR.
Edinaldo Marques
http://www.twitter.com/edinaldomarques
Pobre do Álvaro Machado, que com a saída de Sérgio Moreira, será a pedra que o LOG (Luis Otávio Gomes) vai querer tirar do caminho dele. Álvaro e Moreira faziam a dupla da inteligência e respeito à coisa pública. Estão agora como João Paulo & Daniel (ex-dupla serteneja). Ficou apenas o Daniel, que sofrerá pressões muito mais que o da dupla sertaneja. Sucesso ao Governador!
Ricardo, e o Max trindade vai para qual órgão ?
SR. EDNALDO, BRILHANTE COMENTARIO! POSSO IMAGINAR O FUTURO DE ALAGOAS, COM O SECRETARIADO DA GESTAO 2, VAMOS MORRER NA PRAIA…ACORDA TEO!!!!!
Mais de 30 prefeiturasalagoanas fraudam licitações
Esquema é avalizado pela falta de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado e dos legisladores locais
O dirigente do Fórum de Controle de Contas Públicas de Alagoas (FCOP/AL), Paulo Bomfim, falou em entrevista ao jornal Extra dos inúmeros ilícitos praticados pelos chefes dos executivos municipais, através do processo licitatório ou da falta dele. Segundo o dirigente do Fórum, mais de 30 municípios já foram detectados cometendo irregularidades.
Para Paulo Bomfim, o esquema é feito em conjunto com os vereadores locais, que também fraudam, desviam recursos e com o aval dos prefeitos que sabem de tudo. “Todos os parlamentares sabem disso. São eles que fixam as despesas e depois julgam a prestação de contas. Em um dizer mais suave, omitem-se”, diz.
Há vários anos o Fórum vem denunciando os esquemas que são firmados para beneficiar as autoridades munícipes. Para Bomfim, poucas promotorias agem de forma concreta. “Sinceramente, essa morosidade do TCE e do MPE é fundamental para a permanência da impunidade”, contou. Veja a entrevista com Paulo Bomfim:
Jornal Extra – Quantos municípios estão com suas licitações irregulares?
Paulo Bomfim – Praticamente todos eles apresentam algum tipo de problema. Concretamente, podemos citar em torno de 33, onde informais comissões de cidadania locais tiveram ou tentaram ter acesso aos procedimentos licitatórios e não conseguiram. Os relatórios das fiscalizações da Controladoria Geral da União (CGU) também informam sobre as irregularidades.
Solange não merecia essa rasteira. Foi feio!
Ricardo,rapaz,estarei de camarote assis-
tindo ao espetáculo abominável de incom-
petência,descaso,prevaricação,crimes do
colarinho branco,desmandos,promiscuida-
de crescente e irreversível entre os po-
deres,iniquidades em escala quilométrica
e outras tragédias mais, envolvendo as
“AUTORIDADES” e as “ALMAS SEBOSAS” que
parasitam esta terra sem lei e sem jus-
tiça. A cada escândalo,bradarei: Ô COISA BOOOOOOOOOOOOOAAAAAAAAAAAA! ÔMI!
Olha como é a saúde em Alagoas. Um amigo meu que fez transplante de fígado recebeu medicamento para 30 dias em 01/12/2010, e, o atendente incompetente indicou em seu cartão o retorno para apanhar novos medicamentos em 04/01/2011, ou seja, 35 dias depois. Logo o paciente transplantado irá passar 05 dias sem tomar medicação. Quanta incompetência! É A SAÚDE EM ALAGOAS! Acorda GOVERNADOR.
Espero que o povo alagoano atente para a palhaçada que começou a entrar em ação nesse governo de mentira. Como se dá uma rasteira numa mulher séria e competente como a senhora Solange, simplesmente para atender aos caprichos do senhor Biu de Lira colocando seu enteado como Secretário de Ação Social, diga-se de passagem: uma verdadeira berração já que esse rapaz( Marcelo Palmeira) entrou no cenário político pela janela e nunca sentiu na pele os devaneeios da pobreza. Eu acho é tome…..
Agora só falta o governador beberrão nomear o jardineiro do Biu de Lira para a Secretária De Assuntos Familiares.