Um caso especial na nova equipe de Vilela é o de Alexandre Toledo, escalado para comandar a Secretaria de Saúde. Entre todos os futuros colegas, ele é o único sem o direito ao mínimo erro.

A pasta da Saúde, como sói acontecer nos Estados mais pobres – e ricos também – vive em permanente crise. E a cada dificuldade (no HGE, na Santa Mônica), Toledo há de ouvir: “Também, escalar um agrônomo para Saúde só podia dar nisso”.

Mais do que um desafio, o ex-prefeito de Penedo vai ter de carregar um fardo. Com um detalhe: mesmo que mostre ser – como fez na Agricultura – um bom gestor, ele não conseguirá resolver o problema crônico – que se agrava de quando em vez – no setor e terá de ouvir a mesma “acusação”: a de ser alguém de fora da área de Saúde (o tucanato ressalta sempre o exemplo de José Serra, no Ministério da Saúde, mas a História teima em não se repetir).

Que ele tenha muita sorte – porque vai precisar dela.

Alexandre Toledo, aliás, é um dos mais leais aliados políticos do governador – ele está na cota pessoal de Vilela. Deixou a prefeitura de Penedo, este ano, a pedido do governador. Seria candidato a vice ou ao Senado. Não foi o que aconteceu.

De última hora, entrou na briga por uma das nove vagas na Câmara Federal, e mesmo contando com o apoio explícito de Vilela não conseguiu êxito.

E só desembarcou na Saúde, agora, por exclusão. É uma secretaria de peso político e administrativo, mas pode representar uma tragédia na trajetória política de seus titulares – e são vários que já passaram por isso. Tomara que não seja este o seu caminho.

Para fechar: ainda falta encontrar uma vaga na equipe para Heberth Motta, que deixa a Saúde, e Régis Cavalcante, que dificilmente se manterá na Secretaria do Trabalho.

Se vai haver, de novo, uma arrumação? A resposta será dada em breve, muito breve.

Destino de Sextafeira só será decidido em 2011
Governo Vilela 2: uma análise do "novo" secretariado
  • Kekulé

    Para ser secretário de saúde, não precisa ser médico, o que precisa é ser um bom gestor.

    O problema como sempre esta no corporativismo, seja ele de médicos, enfermeiros e demais servidores da saúde.

    O que muita gente precisa enterder que a saúde hoje, passa por um problema econômico: Oferta X Demanda.

    Se o secretario conseguir, ajustar essa equação, é só correr par a galera!!!!

    Mas por que ninguem fez isso antes?
    Porque não é facil, é preciso contrariar muita gente.

    1°) O estado precisa de no minímo mais 2 hospitais gerais.
    2°) Os hospitais, precisam instalar urgentemente o leitor de digital de ponto dos funcionarios, pois é sabido que muita gente, vai trabalhar quando quer.
    3°) Como a saúde é dividida, entre alta complexidade(governo federal), média complexidade (estados) e baixa complexidade (municipios), ora, não dá mais para prefeitos do interior e da capital, colocarem os seus doentes numa ambulância e jogarem no HGE, se isso ocorre, tem que ser cobrando dos municipios o pagamento, por seus pacientes.
    4°) com relação aos planos de saúde, que cobram uma fortuna, a na maioria dos casos de urgência e emergência, como acidente de automóvel, jogam nas costas do HGE.
    5°) Pagar um salário justo aos médicos e enfermeiros, que dão a vida pela saúde no estado de Alagoas.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, POIS TÁ AÍ. VOTO NO HOMEM. AS VEZES, OU NA MAIORIA DAS VEZES, O PROBLEMA É DE GESTÃO. ATÉ AS SEREIAS DO VELHO CHICO SABEM QUE ELE É BOM NISSO. AGORA, QUE VAI TER UMA CIUMEIRA DANADA, ISSO VAI. E VAI PARTIR DE ONDE ? A SIL SABE, MAS NÃO DIZ !

  • tucanato

    A verdade é que a historia mostra tambem, que foram médicos, os piores secretarios da saúde. A indicação de Alexandre Toledo é a prova cabal, que Teotonio Vilela Filho sabe reconhecer lealdade. O melhor emprego do mundo é ser prefeito de uma cidade de porte médio, muito mais ainda quando essa cidade é Penedo. Terra de elevada cultura e de povo bairrista.
    A candidatura de Alexandre foi estratégica na vitoria de Téo. Ele equilibrou o eleitorado em toda região. Foi leal, recebe agora lealdade.
    A indicação tambem contempla, o vice-governador Zé Thomás Nonô, seu dileto amigo e eleitor-vice e versa.
    Penedo teve um secretario de saude que marcou historia – o Dr. Helio Lopes, agora vai mostrar, que um agronomo, bom gestor, bom carater e honesto, vai honrar a terra.
    Teotonio veio para mudar, e só torço agora para que ele não deixe o Hebert Mota de fora do governo. Esse joga nas onze. Não seria novidade vê-lo no segundo escalão, com cara de primeiro: DETRAN.

  • Edinaldo Marques

    Caro Ricardo, posso demonstrar que a visão de um agrônomo, ou qualquer outro profissional, ocupar a pasta da saúde “ser errada”, por não ser um médico, é EQUIVOCADA. O que vale para o governo e, principalmente, a população serão os RESULTADOS. Saúde, como qualquer outra secretaria, se o titular tiver capacidade de LIDERANÇA VERDADEIRA e conhecer MÉTODOS DE GESTÃO EFICAZES, isto será decisivo. Quer um exemplo: José Serra, candidato derrotado a presidência, foi ministro da saúde e fez uma gestão muito boa, considerada por muitos, como o melhor ministro da pasta em todos os tempos. É lógico que o ideal seria CAPACIDADE GERENCIAL + CAPACIDADE TÉCNICA. Mas, o principal, são as práticas de liderança do gestor. Com o tempo, poderemos avaliar o indicado para a pasta, Alexandre Toledo.
    Quanto aos erros, se for um gestor profissional, poderá até errar, mas a tendência é acertar.
    A secretaria de saúde é realmente complexa e vai exigir visão sistêmica, holística, além de várias habilidades.
    Edinaldo Marques
    http://www.twitter.com/edinaldomarques

  • Alberto Ferreira Silva

    Concordo com vc Ricardo Mota e assim como o José Serra o Secretario tem quem montar uma boa equipe técnica para auxilia-lo. Acredito que a gestão dele será exitosa pois a Saude necessita de um gestor.

  • Alagoano

    HERBERT MOTTA MONTOU PALANQUE PARA O TEO, ENQUANTO O CHAPÃO ESTAVA DEFININDO O SEU CANDIDATO. FOI UM INJUSTIÇA,O POVO ALAGOANO NÃO PODE ACEITAR UM AGRICULTOR NA SAÚDE. PRINCIPALMENTE, O PARTIDO COMO PSDB.

  • Alagoano

    CICERO ALMEIDA, HERBERT MOTTA É MELHOR DO QUE ESSE TEU SECRETARIO.

  • Vivo

    Mota, cá estou eu de novo!

    Nem smpre o gestor necessita saber linha por linha do traçado; basta ter bom senso e saber escolher a sua equipe técnica, sem a influência de forças políticas, que por certo terminam por indicar algum apadrinhado incompetente.

    Creio que o Alexandre Toledo, a exemplo do José Serra e de outros gestores públicos, se sairá muito bem numa tarefa nada fácil: cuidar da saúde combalida do Estado das Alagoas.

    Herbert Mota foi bem; mas muita coisa vem errada de muito tempo e não conseguiu, dentro de suas possibilidades, consertar alguns equívocos.

    A construção de hospitais, mais dois pelo menos, é super ultra mega urgente.

    Não se pode contemplar uma política municipal de saúde no interior, que consiste apenas em comprar ambulâncias e mandar o povo se “tratar na capitar”. Pode ser uma simples dor de barriga ou uma vítima de ferimento à bala; mas tudo vai para o HGE.

    Em suma, não importa se o “homem” é da área ou não. O que vai importar mesmo é se ele terá competência e “suporte financeiro suficiente” para tirar a saúde de nosso Estado da UTI.

    E tenho dito…

  • Marcos Vinícius Machado

    Todo mundo fala em Penedo quando faz referência a Toledo mas esquecem como ele deixou a cidade: quebrada, falida, segundo as palavras do seu vice-substituto. Sua bandeira de campanha de prefeito foi a saúde e a saúde em Penedo ele deixou pior do que era, com 2 milhões de débitos na praça, além de outros 3 milhões em outros setores. Em 2009 aumentou a folha em 10 milhões de reais e o abacaxi ficou para a cidade que perdeu recursos para a reforma do Aeroporto, o PAC das cidades históricas, etc…Esse ex-prefeito tem apenas um projeto de poder pessoal, sem compromisso com o povo.
    A verdade ainda virá à tona para muitos alagoanos, mas o governador sabe disso e com essa atitude, coloca em risco a vida dos alagoanos pobres.

  • Daniel Dantas

    Caro Ricardo, além de todos esse problemas que você citou, ainda existe um no qual entra secretário e saí secretário e ele vai sendo levado com a barriga: o descaso com o servidor da saúde. Enquanto a maioria dos servidores de outras pastas recebem seus aumentos, e com o devido direito, nós estamos aqui a mingua, sem direito a receber um salário digno. É hora de olhar para os servidores da saúde já!!!

  • TANIA

    A SAUDE DO ESTADO ESTÁ SUCATEADA… ALEM DOS BAIXOS SALARIOS, TEM MUITO CARDO COMISSIONADO SEM FAZER NADA, TEM MUITO SERVIDOR COM GRATIFICAÇÃO QUE AO TRABALHO NÃO COMPARECE, TEM MUITOS APADEINHADOS DE DEPUTADOS QUE ESTÃO LÁ SO PRA ENCHER OS BOLSOS E O SERVIDOR QUE TRABALHA FICA A VER NAVIOS….FAXINA JÁ NOS COMISSIONADOS!!!

  • CICERO VIEIRA

    CARO, Ednaldo, no meu ponto de vista em parte concordo contigo, é mais um arrumadinho para os agregados na politica.Será que nao existe administrador hospitalar?
    LUGAR DE Prof. é em sala de aula
    LUGAR DE Médico é atender pacientes quero dizer, sao bons na atividade fins, mas péssimo como administradores.

  • Emanuelle

    ora, é muito facil pra quem não reside em penedo alegar que alexandre deixou a cidade quebrada ainda mais usando o nome do vice prefeito,que jamais afirmou tamanha calunia, e disparate contra seu aliado politico. Alexandre pode não ser o melhor prefeito que a cidade de penedo ja teve (o melhor foi raimundo marinho e todos na cidade sabem disso de cor), mas segurou as contas da cidade e fez penedo andar. Claro que falta muito a ser feito por penedo, mas não duvido da capacidade de Alexandre como bom gestor. No meu entender isso é discurso de gente de visão minimalista ou no minino de coloio com os Beltrão que sonham em voltar a prefeitura da cidade e detonarem com os recurso financeiros, saude e beleza da cidade como fizeram na gestão passada e jogaram pra cima do prefeito eleito.

  • Emanuelle

    A proposito as reformas do aeroporto e do PAC estão em andamento, faça um visitinha a cidade e aproveite que o Bom Jesus está esperando de braços abertos!!!

  • kleber

    O Ano do Rei
    O Ano do Rei
    Neste ano que está terminando, houve muitos problemas para o município de Rio Largo. iniciamos praticamente o ano de 2010, com quatro atentados misteriosos( pessoas foram espancadas por homens misteriosos), dos quais duas pessoas acusaram formalmente o prefeito Antonio Lins Filho, como mandante( processo 0001509-30.2010.8.02.0051-3ª vara criminal de Rio Largo).
    Também tivemos a enchente, que causou varias perdas e gerou muitas dificuldades para a população, e até esta data, não existe uma providência efetiva da prefeitura para recuperar os danos causados (mas na segunda semana após a enchente, Rio Largo recebeu CINCO MILHÕES DE REAIS, para as despesas emergenciais), pois o lixo está nas ruas, os veículos tem dificuldades para circular com tantos buracos, e até água potável para o consumo dos estudantes da Escola Gustavo Paiva esta faltando (a escola está funcionando em um prédio alugado na forene, que até vinte dias atrás, estava com o aluguel atrasado.)
    Além disso, Rio Largo recebeu até o mês de outubro deste ano R$ 37. 572.682,92(TRINTA E SETE MILHÕES, QUINHENTOS E SETENTA E DOIS MIL SEISSENTOS E OITENTA E DOIS REAIS E NOVENTA E DOIS CENTAVOS; para saúde, educação, ação social e outros fins. Que podem ser consultados em http://WWW.TRANSPARENCIA.GOV.BR), mas a aplicação de fato não estamos vendo, e que deveria ser fiscalizada pela Câmara de Vereadores, que permanece, calada, omissa e conivente com esse prefeito incompetente e inconseqüente, apenas dizendo sim para as vontades do Rei.
    Será que esse silêncio é por causa do repasse para as despesas da câmara?(que está entre cento e oitenta e duzentos mil reais).Será que algum vereador tem imóvel ou veículos alugados ao município?( o qual e ilegal).Será que alguns vereadores tem apadriados nomeados em cargos na prefeitura?, Por que será?.
    É verdade, são tantas as duvidas, que às vezes não sei, se este prefeito é incompetente ou pensa que é Rei.

  • PRETO PARIPUEIRA

    Téo, não é porque é seu último mandato como governador que você pode fazer o que quer não, peça opinião a alguém que entende do assunto, não faça besteiras como essa que está fazendo não é porque você é preguiçoso que não pode parar um pouco e pensar na merda que está prestes a fazer, ele não é da área da medicina DR. WANDERLEY é da área, faça a nomeação dele.

  • Edinaldo Marques

    Assisti ao Ponto Crítico de hoje (20), quando você – Ricardo, comentou o secretariado. O fato de ser mais técnico ou mais político não importa. O que vai interessar mesmo serão os resultados alcançados. E estes, estão basicamente ligados a três fatores: CAPACIDADE DE LIDERAR, COMPETÊNCIA DE GESTÃO e COMPROMETIMENTO. Além, é claro, da integridade do titular e de seus assessores.
    Portanto, a questão é saber: QUEM REALMENTE CONHECE MÉTODOS EFICAZES DE GESTÃO DE PROCESSOS E DE PESSOAS? QUEM TEM CAPACIDADE DE NEGOCIAÇÃO? A resposta virá em pouco tempo…

  • Clara

    Para os desinformados…Dr. Wanderley foi convidado pelo gov. Teotonio para assumir a secretaria de saúde, mas ele não aceitou. Antes de comentar bobagem procurem se informar.

  • Sobrevivente do HGE

    Temos que acreditar no Alexandre Toledo, talvez não sendo médico tenha uma visão diferênciada, dê autonomia ao dirigente do HGE de executar o que se planeja, pois todas as decisões tomadas para o hospital saem da sesau o pacote pronto, direção não passa de executor de tarefas. Recursos Humanos da sesau é quem manda no hospital. NUNCA vimos isto Alexandre e Ricardo. Existe um diretor administrativo meramente decorativo que desconhece os principios do SUS, um diretor geral que coloca a esposa para coordenar uma ala de de modo que ela que é enfermeira, prescreve e o marido assina (diretor geral).

  • Humberto Jorge

    Alexandre Toledo poderá ser o melhor secretário de Saúde de Alagoas ou mesmo do Brasil, precisa apenas ter vontade de servir aos mais carentes ou seja, aqueles que precisam da rede pública de saúde. Vai uma dica para ser o melhor gestor na Saúde:
    1º – acabar com as filas em qualquer tipo de atendimento;
    2º – consultas deverão ser marcadas por telefone;
    3º exames marcar um prazo máximo de 48h e em caso de urgência, realizar imediatamente;
    4º – toda e qualquer cirurgia deve ser realizada e no menor prazo possível;
    6º – criar um centro de recuperação que possa abrigar todos os enfermos e espaço para acompanhantes;
    7º – QUALIDADE TOTAL PARA TODA ÁREA DE SAÚDE, capacitar, qualificar, pois 90% da podridão na saúde é a falta desses ítens para o pessoal da área.
    8º – fiscalizar os matadouros das cidades do interior, digo, HOSPITAIS das cidades do interior.

    Só procura médicos, consultas, exames, internamentos, cirurgias e outros serviços na saúde, quem está precisando, não acreditamos que exista pessoas que fique brincando de realizar cirurgias etc. Sou petista e desejo boa sorte ao futuro secretário.

  • Linda

    Estamos livre daquela assessora Nnoélia que além de humilhar tratava todos com grosseria, gostariamos que ela fizesse uma reflexão e visse como foi terrivel a passagem dela naquele gabinete. Valeu a saida por conta dessa pessoa que ninguém aguentava mais conviver com ela.

  • Marisa

    As pessoas precisam entender que para se obter SAÚDE é necessário determinados condicionantes tais como: moradia, saneamento, emprego, alimentação,lazer, qualidade de vida,dentre outros, apenas dessa forma chegaremos a verdadeira saúde que não se trata apenas de ausência de doença, mas um completo estado de bem estar físico, mental e social. Destarte, não é a construção de mais hospitais que vai garantir uma saúde melhor para a populção, esse modelo assistencialista dominante no país, não contribui para promoção da saúde. Precisamos que os gestores municipais trabalhem de forma mais eficaz na atenção primária, assim combateremos os problemas em sua raiz, a exemplo dos Programas de Saúde na familia(PSF)que vem dando bons resultados, e não na construção de hospitais que já estão em outro nivel de atenção e requerem mais recursos da sociedade. Não é construindo hospitais que vamos melhorar a saúde do Estado ou do País. Acorda Alagoas!!!Uma remuneação justa para todos os profissionais de saúde, que dedicam seus cuidados aos pacientes necesitados de saúde é um bom começo para mudarmos a história da saúde pública do País de modo a permitir que os servidores não precisem correr de um emprego para outro para garantir um salário digno, que muitas vezes acarreta um atendimento de má qualidade para a populção de Alagoas, que já sofre com a forte desiguldade social. Quanto a indicação política faço votos que faça uma excelente gestão, bem melhor do que o ex-secretário que deixou muito a desejar no que se refere a saúde pública do Estado.

  • servidora da saúde

    Caro Ricardo, Os hospitais, precisam instalar urgentemente é uma central de segurança para seus funcionários e não apenas o leitor digital de ponto dos funcionarios,como diz o internauta KEKULÉ pois é sabido que muitos usuários do SISTEMA SUS, agride gratuitamente os funcionários ameaçando-os com palavras baixas e não temos segurança nehuma.Não temos culpa por não termos hospitais nem pessoal disponível para atender a demanda do SUS que é muito, muito grande.Somos mal remunerados e nem por isso deixamos de trabalhar no dia a dia atendendo e salvando vidas.
    Quanto ao fato do novo secretário não ser MÉDICO, não quer dizer que ele não seja CAPAZ de ocupar a pasta da saúde. Vamos aguardar os RESULTADOS. A Saúde, precisa de um secretário com LIDERANÇA e conhecedor de MÉTODOS DE GESTÃO EFICAZ,com visão sistêmica,holística e muita SORTE para enfrentar o caos que encontra-se nossa SAÚDE.
    Seja bem vindo ALEXANDRE TOLEDO.
    Kekulé, os funcionários estão dispostos a atendê-lo,caso vc precise,mas torça para que nossas condições de atendê-lo melhore.Cobre novos hospitais, concursos e salários que valham o nosso sacrifico, para não termos que trabalhar e 2 ou 3 lugares para sobrevivermos.

  • Marcelo

    Ricardo na Moita, e o repasse extra de 7,4 milhões para ALE. KKKK

  • lUIZ PAULO SODRE

    Caro Ricardo,acho que comete um equívoco quando se refere a Alexandre Toledo,um agrônomo, na saúde,um artista nem sempre se dá bem na cultura,é tudo uma questão de gestão,senão vejamos!Fernando Henrique Cardoso,um siciólogo,se deu muito bem na economia,José Serra, um economista se tornou um grande ministro da saúde de,até mesmo Antônio Palocci,um médico,se saiu muito bem no Ministério da Fazenda,agora você está só olhando pelo lado da acomodação política,e não existe política sem acordos,e mais no ponto crítico você falou que ele vai precisar de muita sorte,discordo,acho que ele vai precisar de muita competência,ademais,o governador é o dono da cadeira,e nesse caso estou me referindo ao ilustre vereador Marcelo Palmeira,que voce também citou,nesse caso acho que não dura um ano,o governador já demonstrou isso,no mais acho que o Teotonio Vilela se consagrará como um dos melhores governadores das últimas décadas,assim espero.

  • sebastiaoiguatemyrcadenacordeiro

    …E OS OLHOS DA COBRA VERDE…
    HOJE FOI QUE A REPAREI…
    SE REPARASSE HÁ MAIS TEMPO…
    NÃO AMAVA A QUEM AMEI…
    IT´S A LONG WAY…IT´S A LONG WAY…

    Ricardo,rapaz,como vai? Prazer em revê-
    lo…SAUDE E PAZ para você e o punhado
    de HOMENS DE BEM que se manifestam no
    seu BLOG. Para Appallosa,o que MERECE!

  • marta lima

    Quero fazer parte de um Estado com justiça social para grande maioria dos seus habitantes, claro que não sou burra ao ponto de querer para todos. quem vai assumir essa ou aquela pasta, também não interessa, só é bom lembrar que, o Gestor publico , tem que ter a capacidade de enxergar além do obvio, ser naturalmente capaz de vencer desafios, possuir uma alma atleta, é, porque vai precisar dela para compreender os inumeros anseio da população, e colocar em pauta as prioridades, porque são elas que vão nortear sua administração, ser vanguardista, nada de modelos pre fabricados, nem de seguir o que os outros fazem, aprender que o nosso Estado é desigual. Para quem assumir as secretarias de Alagoas, a partir 2011,COMPETENCIA, CORAGEM,DIGNIDADE E MUITO TRABALHO.

  • patricia

    SE ELE CONSEGUIR DIMINUIR QA MORTALIDADE INFANTIL E TIRAR OS DOENTES DO HGE DOS CORREDORES, ELE SERÃO MUTIO BOM, MAS ISSO É MUITO DIFÍCIL PARA UM CARA QUE NÃO ENTENBDE NADA DOS CAMINHOS DAS PEDRAS , E SE TIVER GENTE DO LADO DELE SEM VISÃO E DESASTRADA QUE NEM A SILVANA MEDEIROS , ELE TÁ LACADO, NÃO DURA MUITO TEMPO NÃO, MAS MESMO ASSIM TORÇO PELO SEU SUCESSO, PELO BEM DA SAÚDE DOS ALÇAGOANOS, NÃO PODERIA TORCER CONTRA O POVO!!!

  • Alexandre Leite

    Reintero aqui o que muita gente já explicou, não precisa ser Médico, Enfermeiro, Dentista ou qualquer outro profissional da Saúde para assumir este cargo de Secretário. Temos que parar com essa falsa idéia de que em hospitais somente médicos podem ser os administradores, na agricultura somente agrônomos podem assumir a pasta… ISSO NÃO EXISTE! Necessita sim ser um grande gestor e articulador, escolhendo uma equipe técnica de qualidade e que tenha vontade de trabalhar e realizar melhorias. Boa sorte ao novo secretário.

  • ARTUR

    TODOS PARTIDOS E POLÍTICOS SÃO IGUAIS, SÓ MUDA A GRAVATA. ENQUANTO OS POLÍTICOS FATIAREM OS CARGOS COM ALIADOS NÃO TEREMOS SERIEDADE NO SERVIÇO PÚBLICO.
    EM TODO BRASIL FUNCIONA ASSIM: VETERINÁRIO – SECRETÁRIA EDUCAÇÃO.
    MÉDICO – SECRETÁRIA SEGURANÇA.
    CONTADOR – SECRETÁRIA MEIO TURIS. TUDO CONFORME ENTENDIMENTO POLÍTICO.
    NÃO TEM FUTURO E O POVO CONTINUA VOTANDO NOS MESMOS.

  • Maria Luiza

    O que preocupa não é o fato de um agrônomo na saúde, de uma dentista na secretaria da mulher, etc O problema é: candidatos derrotados que gastaram muito na campanha e vão assumir secretarias apenas pelo fato de terem perdido as eleições. Esse é o critério e eu não concordo!

  • carlos

    Regis Cavalcante,cada dia se distanciando do poder,onde o seu discurso é muito diferente de suas ações quando está no poder.

  • Mané observador

    Para a secretaria de saúde ou qualquer pasta, o que precisa é de um bom gestor! não precisa ele saber qual a dose do antibiótico para tratar meningite e sim que precisa de antibioóticos adequados na rede publica para tratar quem precisa por exemplo.

  • bjgbarbosa

    Saúde em Alagoas não existe. Quem precisar de remédio de alto custo, em função de transplante ou doença grave, tem que se mudar para RECIFE URGENTEMENTE. È uma pena! Pobre Alagoas, em todos os sentidos. Aqui, todas as irregularidades são permitidas, principalmente, quando praticadas pela dita ELITE alagoana.

  • Edinaldo Marques

    Caro Cicero Vieira, além de engenheiro civil sou professor da Ufal há quase 30 anos. Já ensinei estradas, pavimentação, empreendedorismo, e hoje, ensino ADMINISTRAÇÃO para engenheiros civis, engenheiros químicos e engenheiros ambientais. Posso lhe garantir e PROVAR que o mais importante é a CAPACIDADE DE LIDERANÇA e de GESTÃO EFICAZ do(s) escolhido(s) para os cargos pelo governador. Se é médico, engenheiro, advogado, economista, professor ou qualquer outra coisa, isto é secundário. Agora, se souber como INSPIRAR PESSOAS, COMO NEGOCIAR COM EFICÁCIA, COMO GERENCIAR PESSOAS, COMO GERENCIAR PROCESSOS, TIVER BOM SENSO, DOMINAR MÉTODOS EFICAZES DE GESTÃO, os detalhes específicos de cada área serão facilmente absorvidos. O cargo não é técnico e sim de GESTÃO. Envolve: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO/EXECUÇÃO, CONTROLE e DISCIPLINA, que é a base da administração. Também é fundamental a integridade do gestor (aliás, apesar de não ser assim na prática, isso é um DEVER)
    Edinaldo Marques
    http://www.twitter.com/edinaldomarques

  • Celeste Oliveira Freire

    Meu caro Ricardo, não tem tanto problema ser ou não ser técnico. As vezes ser técnico até atrapalha, pois pra comandar detrminados lugares vc precisa do acesso político, trazer melhorias, recursos principalmente.
    O que o alexandre precisa é de uma boa equipe que irá assessorá-lo. O resto é batata.
    Alexandre escolha bem sua equipe e mande brasa. Não tem bicho de sete cabeças não.

  • Celeste Oliveira Freire

    Essa dança das cadeiras no segundo mandato do governador é esperada. Ele precisa mudar a cara do governo, acomodar aliados que deram apoio. O ruim é que são muitos aliados para poucos cargos no 1º esclão. todo mundo quer brilhar no primeiro escalão. Até porque 2012 está chegando e tem muita gente se preparando e depende dessa vitrine.
    Agora vou cantar uma bola hoje. ALEXANDRE TOLEDO SERÁ O CANDIDATO DO GOVERNADOR A PREFEITO DE MACEIÓ. ESSA IDA DELE PRA SAÚDE É FUNDAMENTADA. CAPACIDADE PRA ISSO ELE TEM, É UM HOMEM SEM MANCHAS. QUEM VIVER VERÁ.

  • carlos

    Quem,sabe com um agrônomo,na saúde a dieta melhore nos hospitais,

  • Joseph Mario

    Prezado Mota,
    Ele já é um ERRO, então o direito a não errar não pertence mais a ele!! O toledo deixou a saúde de Penedo quebrada e sucateada, a de Alagoas já está assim e a probabilidade de piorar é grande!! A secretaria de saúde não pode ser usada como cabide político, assim como a educação e a segurança também não!!! Essas três secretarias são o tripé de sustentação que a população mais carente deseja que funcione.

  • carlos

    Ednaldo Marques,se escrever e falar bonito fosse a solução de tudo e sr.se perpetuava na SMCC.Lá,vai o homem,CAPACIDADE DE LEDERANÇA,GESTÃO EFICAZ,ADMINISTARÇÃO CAPACIDADE DE LIDERANÇA,INSPIRAR PESSOAS,COMO NEGOCIAR COM EFICÁCIA COMO GERENCIAR PESSOAS,PROCESSOS,BOM SENSO,MÉTODOS EFICAZ DE GESTÃO,PALNEJAMENTO,ORGANIZAÇÃO,DIREÇÃO/EXECUÇÃO,CONTROLE E DISCIPLINA.GOVERANDOR CONVOQUE ESTE HOMEM ELE SABE TUDO.

  • Gringo

    O tal do Herbert Motta, que ninguem sabe como apareceu e nào mostrou a que veio, nào vai fazer falta…O Toledo, que levou um belo FUMO nas eleiçòes, pelo menos pode vacinar o povo contra aftosa!!!

  • JOSICLECIA

    A Linda está enganada achando que se livrou daquela assessora de gabinete que comentou. Ela ou não sabe ou tá esquecida de que ela é funcionária efetiva da Secretaria. Acho que voce vai ter que esperar mais alguns anos.

  • JOSICLECIA

    …e ainda lançando um desafio à essas pessoas que falam mal dela se teriam a capacidade e eficiência de assumirem sua função. Acho POUCO provável, hein?!

  • Arthemus Gasparetto

    Liga não minha caríssima assessora alvo de comentários mentirosos e absurdos!!! A inveja quando não mata, ALEIJA! Feliz Ano Novo!

  • maria

    Meu caro Joseph Mario, não foi “Toledo” que deixou a saúde de Penedo quebrada e sucateada, isso se deve a um longo processo de retrocesso que se sucedeu após a gestão dr Raimundo, a cidade de Penedo acelerou o passo rumo a frente na gestão da referida pessoa, retrocedeu na gestão que o sucedeu e graças ao meu bom Deus esta caminhado novamente.Quando aos acertos dos partidos politicos isso não convém discutir agora, pois é certo que mesmo deixando a prefeitura Alexandre deixou penedo em boas mãos. Visitem Penedo!!! Bom Jesus dos Navegantes é no proximo final de semana. bjos bjos

  • Josi

    A “Linda” que fez comentarios a respeito de uma assessora de gabinete deve estar esquecida de que ela é funcionária efetiva da Secretaria e que acho que não vai se livrar dela tão cedo assim não! e desafio à essas pessoas que falam tanto, se teriam a competência e capacidade de assumir esse cargo…acho POUCO provável Linda.

  • Maria Claudia

    OI LINDA, É INCRIVEL COMO COMPETENCIA, TRABALHO E COMPROMETIMENTO COM O QUE É PUBLICO INCOMODE TANTO! O ESTADO PRECISA DE SERVIDORES COMO ELA. HERBERT MOTTA ESTA DE PARABENS QUANDO A DESCUBRIU NA SESAU E LOGO LOGO FARÁ JUS AO NOME DE SUA PASTA COM A AJUDA DELA E DE SUA EQUIPE COMPETENTE.

  • Noelia Nunes

    Linda, como boa servidora sei que educação não faz mal a ningem, mas para servidor que não honra o salario que recebe dos impostos pagos pela sociedade e acha que o que é publico não tem dono, uns gritos ainda vale mais que exemplo, gratificação e aumento de salario para fazer gente como vc trabalhar.Sinto muito mas não pretendo pedir exoneração, mas se vc quiser a sociedade agradece, SEMPRE É TEMPO.

  • Carla

    Interessante as dicas dadas por muitos aqui de como fazer saúde. Dá entender que vcs sabem do que estão falando conseguem até listar exemplos. Tá fantando o que pra que isso aconteça? seja o secretario medico, agronomo ou veterinário? Vcs pedirem prá sair?

  • Carla

    Estou com pena de quem precisa dos serviços do SUS, A Turma do atraso consegue enrolar até medico quanto mais um agronomo.

    Mais como recomendou um colega aqui, se nada der certo a gente sempre pode se vacinar contra aftosa.

  • Edinaldo Marques

    Ao Sr. Carlos, com respeito, mas também com sinceridade: nunca vi tanta alienação. É por existirem pessoas como você, que Alagoas não sai do buraco. Ninguém pode se perpetuar num cargo, até porque, não lhe pertence. Quem nomeia é quem está no comando do governo. Quanto ao trabalho que desempenhei, quem acompanhou sabe que conseguimos resultados positivos.

  • Arthur

    OH DISCURSO FURADO ESSE QUE SAÚDE É LUGAR PRA QUALQUER PROFISSIONAL. A QUEM INTERESSA ESSA DISCURSO? AO TEO PELA TROCA ABSURDA? OU AOS SERVIDORES QUE DOMINARAM OS MEDICOS INCOPETENTES QUE PASSARAM POR LÁ E PERDERAM O FEUDO COMO SE FOSSE O QUINTAL DA SUA CASA? SE LIGA ALEXANDRE TOLEDO ESSA TURMA SE SENTIA INCOMODADA POR HERBERT MOTTA

  • Edivânia Maria Santana

    Caros Colegas Blogueiros,

    Vejo que há muitas críticas quanto à nomeação do Sr. Alexandre Toledo para a Saúde Estadual, pelo fato de sua formação acadêmica, ser em Agronomia. Ora, vamos dar uma oportunidade de mostrar sua capacidade administrativa/gestorial, pois partindo do princípio de que, até a presente data, temos um torneiro mecânico como Presidente, um radialista e ex-taxista como Prefeito, um Médico-Cirurgião (muito bom, diga-se de passagem)como Vice-Governador, um palhaço (Tiririca) como Deputado Federal,então pessoal, atire a primeira pedra quem acha que a administração pública ou até mesmo privada, devem ficar “bitoladas” à determinadas formações acadêmicas. Está provado por “A + B”, que não é bem assim. Não sou eu quem diz, é a vida, é o conhecimento empírico falando. Enfim, parabenizo o Téo Vilela pela escolha, não só por mérito do Sr. Alexandre, enquanto profissional, mas também por dar o devido reconhecimento a quem o apoiou, e com certeza irá abrilhantar o Secretariado Estadual, com uma equipe técnica gabaritada, para dar qualidade nos serviços de saúde ofertados a nossa população. PARABÉNS PARA TÉO E PARA ALEXANDRE!

  • Edivânia Maria Santana

    Aproveito ainda o ensejo, para lembrar ao Sr. Alexandre Toledo, que tem muita gente boa e competente, para formar uma equipe técnica de peso, pois uma andorinha só não faz verão, o trabalho em equipe, é tudo. Tenho certeza que o Sr. Alexandre, saberá valorizar as pessoas competentes que não foram devidamente reconhecidas em outras gestões, e em outras esferas, para que estas, possam integrar e abrilhantar sua equipe de trabalho. Boa Sorte!

  • Luis

    Ao “ilustríssimo” leitor Gringo que postou um comentário digno de pessoas muito mal informadas e que vão às urnas sem saber em quem vota, que diz não saber de onde apareceu ai está: Herbert Motta é especialista em transplante de fígado; mestre em Medicina e Saúde, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorando em gastroenterologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); atuou na Diretoria de Assistência Hospitalar e de Urgência da Sesau; Coordenadoria Geral de Ações Estratégicas; Superintendência de Gestão e da Participação Social. Foi secretário adjunto na gestão de André Valente.

    Atuou, ainda, como coordenador de urgência e emergência do Estado da Paraíba; coordenador do Samu e diretor técnico do Hospital de Emergência e Trauma, ambos em Campina Grande-PB.

  • Luis

    E antes de escrever comentários injuriosos procure, pelo menos, ler mais jornais onde encontrarás por exemplo, a série de ações feitas por Herbert Motta que se concretizaram para melhoria dos serviços de saúde em Alagoas.

  • Isa Figueiredo

    kkkk. Ô Edivânia, tu esqueceu de colocar no currículo do Prefeito, que além de radialista e ex-taxista, ele é cantor de forró, ou pelo menos acha que é,e péssimo,aliás. Quem será que fez ele achar que tinha esse talento, heim? Tem gente que acha que o rídiculo tá na moda… Tá não, viu?

  • Maria Luiza

    As ações de Herbert na saúde dominaram o noticiário. Peguem o diário oficial dos últimos meses e vejam qual secretaria foi mais atuante. Não existem mais aquelas gestantes peregrinando nas maternidades e parindo nas calçadas, como na época de Lessa. O Samu de Alagoas é exemplo para o resto do país, pioneiro na área neonatal e na descentralização. O caos do HGE só diminuirá quando os municípios fizerem sua obrigação. Maceió, capital do Estado, estagnou em termos de saúde nos últimos 6 anos: a cobertura do PSF continua a mesma de 2004, não chega a 23% da população, não existe um hospital do município (precisa sim de hospital, viu?), os postos estão desmoronando, sem material, uma vergonha (trabalho em 1 caindo aos pedaços).

  • alagoano

    Gringo responda ao colega luis que voce realmente não sabia quem era Herbert Motta por que você é gringo e vive no mundo maravilhoso de BOB e se fosse alagoano saberia pois, mesmo sendo paraibano e alagoano de coração ele fez mais pela saúde do que os que se dizem alagoanos preocupados com a saude publica desse estado. Isso é porque foi muita humilhação para os alagoanos não foi? ter que importar um paraibano para a saúde pegar no tranco.

  • SESAU

    Gostaria de lembrar a todos que os servidores da SESAU são os mesmos desde muito há muitos anos e que a equipe do secretario Herbert era composta por servidor e a diferença esteve na liderança, portanto acho quem está em xeque não é o Alexandre Toledo mas sim, nós servidores. Poderemos escolher dar continuidade aos projetos iniciados por nós sob a batuta do secretario ou se vamos inventar a roda só pra despois acusar o governador pelo aumento que nao tivemos usando a desculpa do rapaz ser agronomo

  • Paulo Rodrigues

    O Teo está certo pois para enterrar os corpos precisa de alguém que entende de terra.

  • Mayara

    Gostaria de destacar que após a chegada de Fábio Pacheco na assityência farmacêutica do Estado a DAF, os problemas da falta de medicamentos acabaram. Hoje todos os ambulatorios do estado estão completamente abastecidos, principalmente o HGE. A FARMEX é modelo de farmacia com cem porcento dos medicamentos isso é inedito. Niguem suportava mais a falta dos medicamentos eu mesma quase perdir meu tramsplate de rins em 2007.

    PARABÊNS Herbert Motta em especial para Fábio uma pessoa competente e humana.

    Boa sorte e bom trabalho Alexandre Toledo.

  • andré luis

    gostaria de parabenizar ao trabalho realizado pelo Sr Herbert Motta, pelo trabalho realizado na SESAU, e salientando que em relação ao trabalho realizado na distribuição de medicamentos e abastecimento das unidades tenho presenciado uma grande melhora nas unidades e no HGE, pois ano passado passamos por algumas faltas de absatecimentos e hoje praticamentes todas as unidades estão abastecidas, parabéns pelo trabalho desempenhado pelo sr Fábio Pacheco a frente da Diretoria CAF e DAF e FARMEX, bem como aos gerentes Alexandre e Rosiliene. Onde este ano ajudaram bastante as pessoa que realmente precisaram de ajuda e de uma mão amiga . um abraço e um feliz ano novo a todos!

  • pedro cardoso

    SERRA É ECONOMISTA E FOI O MELHOR MINISTRO DA SAUDE DE TODOS OS TEMPOS , MEDICO , DENTISTA , ENFERMEIRO , NAO ESTUDA EM SUA CARREIRA ACADEMICA ADMINISTRAÇAO , POR ISTO DEVE-SE COLOCAR UM ADMINISTRADOR PUBLICO PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DE GESTAO E NAO DE DOENÇAS , LIDAR COM FOLHA DE PAGAMENTOS , LICITAÇOES , CONTRATOS , PLANILHAS , SETOR PESSOAL , COMPRAS , PAGAMENTOS , ISTO É PARA ADMINISTRADOR E NAO PRA MEDICO .

  • Severino

    No curso de medicina existia uma cadeira de administração, porem era muito mal lencionada.