É, no mínimo, inusitada a decisão da Corregedoria Nacional do Ministério Público. A segunda, aliás, envolvendo o polêmico promotor Luiz Tenório, qua atua em várias cidades do Sertão. E é exatamente na região que ele não pode mais permanecer, segundo a Corregedoria do MP, atendendo à representação do prefeito de Olho d’Água das Flores, Carlos André dos Anjos, o Nem. Detalhe: o promotor já havia sido transferido para São José da Tapera, em maio deste ano, seguindo recomendação do órgão nacional do Ministério Público. Mas isso, diz a nova decisão, não basta. 

O embate começou em setembro do ano passado, com a Operação Primavera, realizada pelo Ministério Público estadual, em Olho d’Água das Flores. Com ordem dos juízes da 17ª Vara Criminal da Capital, nove pessoas foram presas, inclusive a mulher do prefeito, que ocupava uma secretaria municipal, por suposto desvio de dinheiro público. Todos foram soltos, e o processo está em grau de recurso no Tribunal de Justiça. E se no TJ está tudo parado, o mesmo não aconteceu na Corregedoria Nacional do Ministério Público. Primeiramente, veio a transferência “a pedido” para São José Tapera. Mas o prefeito Nem não se conformou e insistiu que o promotor deveria sair da região – agora, conseguiu.

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares Mendes, disse que a nova mudança ainda deve demorar. Vai ser aberto um novo processo na Corregedoria local do MP para definir se acata – ou não – a decisão nacional. Ele defende, porém, que o melhor caminho, agora, é apaziguar os ânimos. Na região, sabe-se, tudo pode acontecer. É a história quem nos alerta.

Futuro presidente do TC garante que vai nomear procurador aprovado em concurso
Inácio Loiola: "Só disputo a presidência da Assembleia com o apoio do governador"
  • marta lima

    ho…ho.. ho.. é natal presente de papai noel para os coroneis do sertão alagoano!!!
    Salvem a Justiça ela esta na UTI!!! e o povo no IML.As familias tendo seus filhos dizimados, e a nossa JUSTIÇA É A DIVINA.Porque a dos homens essa envergonha e desonra nossa população.

  • kleber

    O Ano do Rei
    O Ano do Rei
    Neste ano que está terminando, houve muitos problemas para o município de Rio Largo. iniciamos praticamente o ano de 2010, com quatro atentados misteriosos( pessoas foram espancadas por homens misteriosos), dos quais duas pessoas acusaram formalmente o prefeito Antonio Lins Filho, como mandante( processo 0001509-30.2010.8.02.0051-3ª vara criminal de Rio Largo).
    Também tivemos a enchente, que causou varias perdas e gerou muitas dificuldades para a população, e até esta data, não existe uma providência efetiva da prefeitura para recuperar os danos causados (mas na segunda semana após a enchente, Rio Largo recebeu CINCO MILHÕES DE REAIS, para as despesas emergenciais), pois o lixo está nas ruas, os veículos tem dificuldades para circular com tantos buracos, e até água potável para o consumo dos estudantes da Escola Gustavo Paiva esta faltando (a escola está funcionando em um prédio alugado na forene, que até vinte dias atrás, estava com o aluguel atrasado.)
    Além disso, Rio Largo recebeu até o mês de outubro deste ano R$ 37. 572.682,92(TRINTA E SETE MILHÕES, QUINHENTOS E SETENTA E DOIS MIL SEISSENTOS E OITENTA E DOIS REAIS E NOVENTA E DOIS CENTAVOS; para saúde, educação, ação social e outros fins. Que podem ser consultados em http://WWW.TRANSPARENCIA.GOV.BR), mas a aplicação de fato não estamos vendo, e que deveria ser fiscalizada pela Câmara de Vereadores, que permanece, calada, omissa e conivente com esse prefeito incompetente e inconseqüente, apenas dizendo sim para as vontades do Rei.
    Será que esse silêncio é por causa do repasse para as despesas da câmara?(que está entre cento e oitenta e duzentos mil reais).Será que algum vereador tem imóvel ou veículos alugados ao município?( o qual e ilegal).Será que alguns vereadores tem apadriados nomeados em cargos na prefeitura?, Por que será?.
    É verdade, são tantas as duvidas, que às vezes não sei, se este prefeito é incompetente ou pensa que é Rei.

  • jose antonio dos santos

    O que os componentes deste CONSELHO NACIONAL DO MP conhece da realidade de Alagoas?. Respondo nada. Interferir aqui é no mínimo uma besteira.

  • Feliz

    Deus é PAI!!! Eu sei o que eu já passei por causa desse homem, “tão correto, tão honesto e muito dono da verdade”. Quem o conhece sabe como ele usa da sua autoridade pra conseguir as “coisas”.

  • PAULO JAKSON

    proximo a sair de colonia será o DR JORGE BEZERRA, ele quer mandar em tudo,
    a corregedoria tem que procurar saber aqui em colonia, 75% da população pede por isso.

  • Oliveira

    OBSERVADOR,

    A prevalescer essa decisão, a garantia constitucional da inamovibilidade dos membros do ministério público (assim como os da magistratura) estará jogada as favas.

    O MP e o judiciário são os últimos refúgios da sociedade.

  • wellington

    Como disse Drummond, e agora Jose

    E agora, José?
    A festa acabou,
    a luz apagou,
    o povo sumiu,
    a noite esfriou,
    e agora, José?
    e agora, você?
    você que é sem nome,
    que zomba dos outros,
    você que faz versos,
    que ama protesta,
    e agora, José?

  • wellington

    Está sem mulher,
    está sem discurso,
    está sem carinho,
    já não pode beber,
    já não pode fumar,
    cuspir já não pode,
    a noite esfriou,
    o dia não veio,
    o bonde não veio,
    o riso não veio,
    não veio a utopia
    e tudo acabou
    e tudo fugiu
    e tudo mofou,
    e agora, José?

  • wellington

    E agora, José?
    Sua doce palavra,
    seu instante de febre,
    sua gula e jejum,
    sua biblioteca,
    sua lavra de ouro,

    seu terno de vidro, sua incoerência,
    seu ódio – e agora?

  • wellington

    Com a chave na mão
    quer abrir a porta,
    não existe porta;
    quer morrer no mar,
    mas o mar secou;
    quer ir para Minas,
    Minas não há mais.
    José, e agora?

    Se você gritasse,
    se você gemesse,
    se você tocasse
    a valsa vienense,

  • wellington

    se você dormisse,
    se você cansasse,
    se você morresse…
    Mas você não morre,
    você é duro, José!

    Sozinho no escuro
    qual bicho-do-mato,
    sem teogonia,
    sem parede nua
    para se encostar,
    sem cavalo preto
    que fuja a galope,
    você marcha, José!
    José, pra onde?

  • Valdemir

    O Promotor Luiz Tenório é um homem de bem. Se 10% dos membros do MP tivessem a sua coragem, o seu espírito combativo, a sua vontade agir, creio que a promoção da justiça e da seriedade nas ações públicas teria outro rumo em nosso Estado pobre.

    Parabéns Dr. Luiz Tenório, não mude a sua postura.

    Lugar de corrupto é na cadeia (condomínio de bandidos)

  • O manda chuva

    Lamento Situações desta natureza acontecer no nosso estado, porém e bom salientar que alguns representantes do MP não se preocupam e nenhum momento na exatidão e responsabilidade de suas ações, tornando-las inúmerosos brinquedos do seu SUPER-EGO, o autoritarismo o abuso do poder e a falta de etica tem sido uma constante para representantes que adoram se destacar como o salvador da patria usando o senssassionalismo como ferramenta mestra.

  • Givanildo

    Eita Luiz Atônio! Tá vendo seu maluco beleza! vai dar um de doido agora é toma maluco. Vc é um Promotor de Justiça e não um Delegado de Polícia que fica fazendo blitz nas cidades onde vc atua. Tomara que o CNMP aperte vc pois, só assim vc poderá se aposentar e fazer um concurso para Delegado de Políca. Quém sabe da ITERPOL!!!!!!!!!!

  • PEDRO JORGE

    Não conheço o processo, mas pelo que acompanho no noticiário esse promotor é bastante atuante, onde vem exercendo seu mister com louvor e coragem. Não dúvido que os promotores de União dos Palmares que denunciaram o JUIZ PEDÓFILO sejam também REMOVIDOS A PEDIDO. Calar a boca do MP é CALAR A SOCIEDADE. Que O MP, OAB, dentre outros órgãos se pronunciem, pois do contrário Alagoas nunca avançará.

  • Célio Henrique

    senhor Ricardo, o prefeito Nem é um dos políticos mais competentes e horandos que já conheci, e o que houve na cidade foi uma perseguição anunciada do promotor baderneiro, todas as pessoas de bem do município sabem que este promotor passou 8 anos caladinho, sem fazer nada, por motivos muito suspeitos e fáceis de imaginar, porém com a nova administração ele virou um leão feroz, talvez querendo algo que perdeu, ou seja, mamar nas tetas do governo…respeito muito a opinião de jornalistas e da impressa, mas muitas vezes nem sempre eles estão com a razão….

  • Antônio Pedro

    Essas pessoas de Olho d’Água das Flores são verdadeiramente doentes. O dr. Luiz tenório é uma das pessas mais íntegras que conhecemos e um excelente profissional. Basta que se veja o resultado do seu trabalho no Sertão. Se Olho d’Água das Flores prefere viver com o cinismo, com a falta de vergonha, com ladrões e na hipocrisia, que viva. Mas, não atrapalhe o bem estar de São José da Tapera. Aqui, nós sabemos o bem que esse Promotor tem nos trazido e reconhecemos o seu trabalho.

  • Sandra Lima

    Quanta hipocrisia e injustiça existe no nosso Estado. Alagoas é o único lugar onde os ladrões do dinheiro público são beneficiados por decisões como essa e o promotor de Justiça que descobriu o rombo e desmascarou um bando de ladrões é punido. A bem da verdade, se Alagoas tivesse pelo menos mais dez Promotores de Justiça que nem esse, com certeza estaríamos em situação bem melhor. É uma pena que aqui, embora tenhamos acabado com os coronéis das armas, ainda existem alguns coronéis da caneta que, apadrinhados por políticos corruptos, conseguem se proteger no manto da impunidade e continuam a mandar e desmandar no nosso Estado. Mas, um dioa é da caça e o outro é do caçador. O dia deles vai chegar. Ah se vai.

  • Marcos Parreco

    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos homens, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” ( Rui Barbosa )

  • José Ricardo

    Rapaz!!! Li e não acho que não entendi direito. Essa corregedoria deveria vir em Olho d’Água das Flores e ver de perto o trabalho do dr. Luiz Tenório. Desde que esse homem saiu daqui, os bandidos passaram a mandar na cidade. Chegarm a matar até um filho de um grande empresário numa tentativa de assalto. Em toda esquina existe um ponto de drogas e o Prefeito e sua turma, agora, sem freios, fazem da nossa terra um curral de sua propriedade. Enquanto isso, São José da Tapera está rindo a toa, pois, ali, os indices de criminalidade que eram altíssimos, caíram praticamente a zero. Em Santana do Ipanema, com a atuação do dr. Luiz tenório, as quadrilhas foram dizimadas. Aliás, não só em Santana do Ipanema, mas, em toda a região. Agora, pergunto: onde está o Ministério Público que assiste a todas essas injustiças e não faz nada? Coloquem uma porteira no Sertão, entreguem as chaves a Nem de Humberto e sua turma e não falem mais em justiça na nossa Região.

  • Ana Paula

    Meu Deus. Logo agora que estava vendo a difereça que faz termos justiça na nossa terra. Quantas quadrilhas acabadas, quantos bandidos estão presos ou foragidos, quantos crimes praticados por poderosos estão sendo investigados e apurados, quantas mentiras descobrimos que nos eram ditas, em quantos ladrões acreditamos. A cada dia que nasce, rezo pelo senhor dr. Luiz. Que Deus o abençoe, ilumine e proteja pois São José da Tapera precisa muito do senhor. Lute, valente Promotor. São Jorge, o santo guerreiro, estará sempre ao seu lado e o povo também.

  • Pedro Souza

    Ricardo, o promotor não é santo, mas incomoda gente demais porque exige o cumprimento da lei numa região onde a legislação é jogada na latrina de muito gabinete oficial.Podemos afirmar que Luiz é o promotor mais atuante de todo o Sertão.Muitos de nossos fiscais da lei são coniventes com as malandragens praticadas por muitos gestores. Aliás, há promotor que nem mora na cidade onde atua.Se colocássemos o LUiz numa balança, esta penderia muito mais para o lado do cumprimento da obrigação funcional. O prefeito Nem é gente boa, mas é igual à maioria dos gestores: precisa não ter promotor por perto.

  • carlos

    Luiz Tenório,apresenta-se como se tivesse resolvendo questões pessoais dizendo quem manda aqui sou eu.No meu vê no fundo ou melhor no raso ele gostaria de ser político e age com emoção sem anlalisar a razão.Se o conselho nacional toma um decisão desta certamente deve tê indícios.Certa vez este promotor apareceu numa entrevista armado até os dentes.

  • Márcio Farias

    Necessário se faz tornar público quais os motivos que levaram a Conselho Nacional a pedir a transferência do Promotor Luiz Tenório. Embora não o conheça pessoalmente, lembro-me no período em que trabalhei no Sertão, de sua atuação firme e destacada no combate ao crime organizado. Se ocorreram abusos ou desvio de conduta de sua parte, cabe ao MP esclarecer. Agora, o que não pode acontecer é intimidação da instituição por políticos corruptos.

  • joao

    As informações chegam as pessoas da capital de forma mascarada, em meio a uma neblina que cega os que não querem enxergar.
    O senhor Luis Tenório recebia, como recebe atualmente em São José da Tapera, algumas vantagens da mesma classe política que diz fiscalizar. Não é verdade que pessoas próximas a ele exerciam cargos na prefeitura de Olho D’agua? Não é verdade que ele costuma receber visitas ilustres onde reside(Santana do Ipanema), inclusive dos Prefeitos das cidades em que atua hoje como promotor(Tapera,Senador e Carneiros)! Como fiscalizar se mantenho um laço até afetivo com tais personagens? A verdade é que enquanto Promotores são noticia afastando prefeitos por irregularidades e permanecem nas localidades de atuação, esse denuncia e é afastado, muito curioso, não é? A imprensa deveria, caro Ricardo Mota, deslocar-se a essas comunidades e comprovar a quantidade de irregularidades que acontecem sob a vista desse senhor e que ele só irá denunciar quando for contrariado, ficando a comunidade dependendo dessa situação! Posso exemplificar o que digo, procurem saber se assessores do Luis recebem cotas de combustível da Prefeitura de São José da Tapera?
    Gostaria muito que esse comentário fosse publicado e que outros tivessem a mesma coragem de falar o que é verdade e o que de fato acontece no nosso sertão!

  • Funcionário da prefeitura da capital

    Ricardo Mota, com todo e verdadeiro respeito, o Gecoc tem excelentes equipamentos de investigação, mas só faz operação para pegar piaba. Por que não atua em Maceió investigando o esquema do transporte público, do lixo, iluminação, Secretaria de finanças, saúde etc., ou seja, investiga esses grandes empresários e políticos tubarões envolvidos em grandes falcatruas? Só vai nesses interiorzinhos, nas camarazinhas de interior pegar vereadores nanicos e prefeitos nanicos e empresários insignificantes. Será que só o Gecoc nao sabe que o patrimônio do Cicero Almeida é totalmente incompatível com seu histórico de vida profissional? E os vereadores de Maceió? Ora, com os equipamentos que tem, o Gecoc poderia/deveria aprofundar e ir até a medula do esquema na Capital Alagoana, mas… só interior; só piaba. Por que? Sinceramente Ricardo Mota, não é possível que a imprensa não perceba isso. Ora, se um só promotor desvendou sozinho parte do esquema do lixo, imagine o que o Gecoc não poderia fazer, se tivesse disposição, interesse e coragem?

  • bjgbarbosa

    Concordo com a Marta Lima em número, gênero e grau. Porém, não opino sobre o assunto, porque quero viver 102 anos. Falar mal de coronéis, mexer com a mulher alheia e brigar sobre questões de terra em Alagoas, é abreviar a vida, a maior dádiva que DEUS nos concedeu. Pobre Alagoas!

  • Ademir Sales

    NÃO CONSTRUÇÃO DE GINÁSIO DE ESPORTES PENALISA MILHARES DE JOVENS DA REGIÃO MAIS CARENTE DA CIDADE DE MACEIÓ

    QUEREMOS O GINÁSIO DE ESPORTES
    ESCOLA MARIA IVONE RUA JOSÉ AUGUSTO LESSA – CONJUNTO INOCOOP -BAIRRO CID.UNIVERSITÁRIAMACEIÓ – ALAGOAS
    Há mais de 10 (dez) anos, a secretaria de educação do estado de Alagoas colocou a seguinte placa: “CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO. ALVORADA III – VALOR R$ 1.430.000,00 – PRAZO 270 DIAS- CONVÊNIO MEC/SEMTEC/GOV.EST. AL“. Os motivos desse atraso de 270 dias para mais de 10 dez anos e a não construção do ginásio de esportes deve ter uma explicação: Se houve desvio de dinheiro recursos públicos que estavam sob a responsabilidade do Sr ex-governador Ronaldo Lessa,que preste contas devidamente acompanhado pelos competetes,sempre vigilantes,otimamente assalariados funcionário públicos dos tribunais de contas ,controladorias, ministério público federal e estadual, e todos os outros responsáveis pela aplicação de recursos públicos. O projeto ALVORADA foi criado numa ação coordenada de vários ministérios e órgãos públicos federais, utilizando recursos exclusivos do Tesouro Nacional, tendo como missão reforçar e intensificar o gerenciamento de ações para reduzir as desigualdades regionais por meio da melhoria das condições de vida da população dos estados que apresentavam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior a 0,5.

    Foram beneficiados os estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.O projeto previu investimentos em construção, reforma e ampliação de escolas de ensino médio, aquisição de equipamentos, mobiliários e material didático, além da capacitação de docentes, cujas metas compreendem o atendimento a 1,5 milhão de alunos de escolas públicas dos estados participantes.
    Infelizmente o Sr. atual Governador, não tomou conhecimento da irregularidade, após dois anos de governo não tomou nenhuma medida para a construção do ginásio. Simplesmente promoveu festiva e concorrida FESTA DE INAUGURAÇÃO da escola desprezando totalmente o que continha no projeto inicialmente não dando o menor valor as reenvidicações da comunidade. Também não cumpriu que determinam o projeto e normas do MEC, onde expõe claramente a construção obrigatória de GINÁSIO DESPORTIVO.
    Destaco que a área destinada à construção deste Ginásio, anexa à Escola, encontra-se, hoje, ocupada por lixo, totalmente abandonada, conforme foto.
    Convidamos todos os alunos, pais , professores e comunidade em geral para iniciarmos mais esta campanha: ” QUEREMOS O GINÁSIO DE ESPORTES “. Vamos convidar os meios de comunicações: rádio, jornal e televisão para nos ajudar. Só assim, contando também com a sua participação alcançaremos esta conquista.
    http://www.ademirsalesfalacomunidade.blogspot.com.

  • CAIPIRA ALOPRADO

    São fatos como estes que nos leva a seguinte conclusão:

    “Alagoas berço da corrupção”

  • carlos algusto martins

    Eita agora virou uma grande bagunça, a justiça e os politicos todos corruptos, quem é mais corrupto a justiça ou os Politicos, e a mesma coisa quem nasceu 1º o ovo ou a galinha, Exercito Tome conta desse pais denovo, nao adianta ter direito a se expressar e nao faler…..

  • rosa

    JESUS não poderia dar de presente no NATAL, este presente:” A transferência do Promotor para longe das imediações de Olho d’Água”. Ricardo você não conhece a história de de Olho d’Água e do Promotor. Mas a cidade sofreu muito com atuação do Promotor. Não poderíamos ter presente maior neste NATAL. Feliz Natal e Um Ano Novo de Paz para todos nós e especialmente aos OLHODAGUENSES!!!!

  • BACHAREL DA PALMEIRA DE FORA

    Esse CNMP, tal qual o CNJ, vêm sobrepujando as ações do Judiciário e do Ministério Público, passando por cima como um verdadeiro trator. Desembargadores, Juízes, Procuradores de Justiça e Promotores, de uma para outra viram suas garantias fundamentais serem afrontadas, sem que até o presente as entidades representativas das referidas classes tenham se rebelado e procurador garantir os direitos fundamentais, constitucionais dos seus!

  • FCOP-AL

    FÓRUM DE CONTROLE DE CONTAS PÚBLICAS EM ALAGOAS
    FCOP-AL
    Rua São Paulo, 150-E, Centro, CEP 57.275-000, São Sebastião, Alagoas
    Imeio: [email protected] – Blogue: http://fcopal.blogspot.com
    Articulado em dezenove de maio de 2006

    MOÇÃO DE APOIO A LUIZ TENÓRIO OLIVEIRA DE ALMEIDA
    Esta entidade, Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas (FCOP-AL), é uma articulação de entidades da sociedade civil que compõem a Rede de Controle Social Alagoana, sem estatuto, apartidária e não confessional voltada à garantia da correta aplicação dos recursos municipais em políticas públicas sociais, através do acompanhamento das leis orçamentárias, em especial a análise e o monitoramento da execução orçamentária, bem como da respectiva prestação de contas de governo e de gestão, em nome de diversas comissões de cidadania que ora representa, em especial as de Palestina, Olivença, Olho d’Água Grande, Delmiro Gouveia, Olho d’Água das Flores, Coruripe, Igreja Nova, Craíbas, Santana do Ipanema, Piaçabuçu, Senador Rui Palmeira, Igaci, Ongue de Olho em São Sebastião, Monteirópolis, Jirau do Ponciano, Carneiros, Lagoa da Canoa, Arapiraca, São José da Tapera e Taquarana, bem como das demais entidades e pessoas físicas que subescrevem, ou vierem a fazê-lo, a presente moção, vem a público solidarizar-se com o Promotor de Justiça Luiz Tenório Oliveira de Almeida, digno representante do Ministério Público do Estado de Alagoas, em razão do apurado pelo douto Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e divulgado pela imprensa alagoana, nos termos abaixo expostos à sociedade.
    Abstraímo-nos de adentrar em aspectos pessoais. No entanto, a decisão do CNMP procura evitar o assassinato do Promotor de Justiça e não puni-lo, como os poderosos da região querem fazer o senso comum entender.
    Compreendemos que nas regiões alagoanas do Médio Sertão e do Alto Sertão, o Promotor de Justiça Luiz Tenório Oliveira de Almeida foi um dos poucos – senão o único – agentes ministeriais a cumprir com as suas obrigações institucionais e funcionais, no âmbito do direito público-administrativo, agindo de ofício ou por provocação da sociedade em geral.
    A determinação e o firme agir do doutor Luiz Tenório levou diversas pessoas, política e economicamente, poderosas nessas regiões, à prisão e a, mesmo em liberdade, responderem a processos judiciais por diversos crimes contra a administração pública, crimes de responsabilidade, atos de improbidade administrativa e infrações político-administrativas, além de crimes comuns, em processo que, como diz uma das matérias na manhã de hoje publicadas, dormitam nos escaninhos de comarcas ou nos do próprio Tribunal de Justiça alagoano.
    Sem, logicamente, esquecer-se de considerar o detalhe de que as falcatruas estão plantadas e espalhadas entre as famílias e grupos que compõem os poderes políticos e as demais instituições alagoanas, construindo a pobreza da população alagoana e impedindo o desenvolvimento estadual, bastando focar os índices socioeconômicos do Estado, que, nas “terras marechais”, são divulgados e comentados como se não houvesse seculares e históricos responsáveis. Conluio que abrange e envergonha a grande parte da nossa suposta intelectualidade, quando não dá nome aos bois, expressão que, aqui, não tem o sentimento de ofender a nenhum dos nossos nobres bovinos.
    A situação concreta que passou a envolver o doutor Luiz Tenório Oliveira de Almeida tem marco temporal sim.
    Passou a existir a partir do instante em que ele, “abaixando a crista de autoridade”, como disse um dos integrantes da Comissão, começou a ouvir os reclamos da pequena sociedade civil organizada dessas regiões e a agir, pessoalmente, com grande destemor e com a certeza de perder as então amizades de gente que, por ação ou omissão, compõe o “entorno da corrupção”, na ampla dimensão desse termo, ao menos em três relevantes aspectos: social, política e juridicamente.
    Juridicamente falando, o martírio – ou melhor, poder-se-ia dizer, as ações, para fugir-se do recente e retomado obscurantismo – começou em 24/04/2008, em Olho d’Água das Flores, quando o então Promotor de Justiça daquela Comarca, Luiz Tenório, acolhendo representação da Comissão de Cidadania daquele Município do Médio Sertão e que naquela data fazia uma popular “Passeata contra a Impunidade e a Corrupção”, com mandado de busca e apreensão ordenado pela 17ª Vara, que até querem com ela acabar, teve acesso e comprovou os diversos “desvios” praticados pelas gestões olhodaguenses.
    Naquela oportunidade, o município de Olho d’Água das Flores e outros da região, como Carneiros, parou. Estava sendo “desbaratada a quadrilha”, que há muito surrupiava o dinheiro dos municípios da região, apesar das gestões executivas e legislativas serem compostas por pessoas muito benquistas pela sociedade local e alagoana, eis que compostas por grandes comerciantes e antigos políticos ou alguns sem compromisso social algum.
    Os comentários gerais eram que aquela ação em nada daria, face às largas influências socioeconômicas e políticas dos envolvidos. O Promotor de Justiça Luiz Tenório não titubeou e, sem tremer, face à possibilidade de morrer, a ninguém disse nada, mas no desenrolar do processo, em 25/09/2008, participou e fez surgir a “Operação Primavera” que culminou com o combate ao nepotismo e a prisão de 11 pessoas, dentre elas a 1ª Dama, Ana Cláudia Gomes Carvalho, então Secretária de Ação Social e que continua, e esposa do Prefeito; o Procurador Municipal, advogado Luciano de Abreu Pacheco, sem manifestação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Alagoas (OAB-AL), até agora e que, após a prisão, pasmem, tornou-se Secretário de Administração; o Contador Municipal, Diogo da Silva Pereira, sem manifestação do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC-AL), até o momento; a Secretária de Finanças, Divone Sales de Alencar Diniz, que lá continua; o Presidente da Comissão Permanente de Licitação Municipal, Clemens Santana Machado e o Secretário de Infraestrutura, Antônio Rodrigues Filho, conhecido por “Toninho”, cunhado do Prefeito Nem do Humberto, que continua, dentre outros servidores de menor expressão.
    Esse agir e essa atitude do Promotor Luiz Tenório, além da Comarca de Olho d’Água das Flores e de seu Termo, Monteirópolis, estendeu-se a outros municípios, especialmente os abrangidos pela Comarca de São José da Tapera, onde vários prefeitos, ex-prefeitos, secretários, servidores municipais etc. foram denunciados à justiça estadual, sem que ainda haja resultado algum. Daí, muitos perguntarem: “Cadê o CNJ?” – Conselho Nacional de Justiça.
    Evitando-se a longuetude que seria necessária para explicar todas as situações, doutor Luiz Tenório Oliveira de Almeida, este Fórum a as entidades que tem a honra de representar, não está preocupado com a sua remoção para qualquer outra região do Estado de Alagoas, até porque tem consciência do perigo de morte que o Senhor corre.
    Mas, ansiosas estão, que n’outra região Vossa Excelência continue a honrar os seus deveres profissionais e institucionais e a promover ações que façam dar credibilidade ao debilitado Ministério Público Estadual, apesar das retóricas, algumas já raivosas e manjadas.
    Concluindo, doutor Luiz Tenório Oliveira de Almeida, está-se bem cônscio de que até quem faz parte dos “podres poderes” ou das “funções essenciais à justiça”, quando disto destoa, corre o forte risco de morrer, imagine nós, os excluídos de autoridade?
    Mas…
    Conte conosco apesar de autoridademente excluídos.
    Enfim, doutor Luiz Tenório Oliveira de Almeida, seja feliz, juntamente com tua sofrida família.
    O simbolismo de Jesus Cristo dá-nos forças no dia-a-dia.
    Amém!
    Felizes Natal e Novo Ano, expressões já socialmente gastas, mas ainda muito simbólicas, religiosamente falando.

    Assinado: Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas (FCOP-AL)

  • Paulo Bispo

    Quem conhece a região, sabe que lá ninguém quer respeitar a Lei. Parece algo da cultura local… Nem os administradores públicos, nem o povo, já viciado na malandragem e safadeza dos coronéis do Sertão… Por isso, o Luiz incomodava tanto e fez tantos inimigos. No Sertão, Promotor bom é que entra mudo e sai calado, trabalha dois dias na semana e concorda com o Juiz, Padre e o Prefeito, tal qual nos folhetins do Ariano Suassuna…Lamentável…

  • Compromisso com a verdade

    Ricardo Mota, você faz o melhor jornalismo de Alagoas e está entre os melhores do Brasil. Disso não tenho dúvidas.
    Agora, preste atenção. Em relação a matéria em comentário, a decisão do CNMP não tem nada de inusitada. Você se equivocou ou foi mal informado. Existe um relatório “local” elaborado por uma comissão de promotores auxiliares da corregedoria (de Alagoas), e neste relatório o citado promotor foi sim responsabilizado, inclusive com sua remoção daquela Comarca dentre outras medidas. Os abusos do citado promotor foram reconhecidos, além de diversas irregularidades perpetradas por ele. Só que, quem manda nao são os promotores auxiliares, mas o (então) Corregedor, que resolveu pôr panos quentes, dar um jeitinho.

    Já em relação ao fato de o Procurador Geral ter informado que ainda vai decidir se acata ou não a decisao nacional, digo o seguinte: duvido que ele não a cumpra, pois se ele nao a cumprir quem vai ser responsabilizado é ele.

    Na quadra atual, o MP tem vivido de muito marketing. As ações de maior envergadura tem surgido pelas mãos de um ou outro promotor. O resto, é só para pegar piaba. O Gecoc que o diga. Penso que o atual procurador geral tem boas intenções, mas deve agir em setores intocáveis da macrocriminalidade, principalmente na Capital alagoana, em sua prefeitura e camara de vereadores. Todos sabem o que acontece por aqui. Sabem quem é quem. Basta querer investigar alguns setores políticos e empresariais.
    É isso aí: bota o Gecoc para trabalhar!

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, GOSTO DE FALAR NÃO, ATÉ PORQUÊ TENHO BONS AMIGOS NA REGIÃO MAS … … … SANTANA, CARNEIROS, OLIVENÇA, TAPERA, ÔLHO DÀGUA DAS FLORES, JUNTANDO TUDO NÃO FICA PARECENDO UMA GRANDE SUCUPIRA, BEM DIVIDIDA, CADA UMA COM SEU ODORICO PARAGUASSU ? CABE A CADA UM PROVAR, NA JUSTIÇA, QUE NADA DEVE. REMOVER PROMOTOR NÃO RESOLVE. MAS NÃO MESMO !

  • marta

    ho…ho.. ho.. é natal presente de papai noel para o sertão alagoano!!!OLHO D’ÁGUA tá feliz adivinhe pq?
    FELIZ NATAL E UM ANO NOVO de mt PAZ para todos olhodaguense!!!!!!!!

  • Fernando

    Se Alagoas tivesse uns dez promotores que nem o Dr. Luiz, quem está rindo com essa notícia estaria atrás das grades. O povo de São José da Tapera está muito triste com tudo isso. Só quem vive aqui é quem sabe o bem que esse homem nos trouxe. Adeus criminosos e quadrilheiros. Agora, se isso acontecer, só Deus sabe. Mas, vamos agradecer a turma de olho d’água das flores por tudo isso. Se querem ir para a lama, vão sozinhos, mas deixe a gente fora disso. NOJO!!! MUITO NOJO!!!! Fui!!!

  • Cavalcante

    Parece que estou vendo. Passa um carro de som e uma voz bem melosa anuncia: povo da minha querida olho d’água das flores, mataram o filho de seu Djaci, roubaram o carro de Divone, roubaram o carro do Quarenta, asaltaram a coca cola, sequestram o filho de Zé Oscar e roubaram seu carro, tem um ponto de venda de drogas em cada esquina, estpraram um monte de garotas, roubaram suas casas, mas, eu desejo a todos um feliz natal e um próspero ano novo. É muita cara de pau. Haja óleo de peroba. Dr. Luiz é um homem de bem. Só quem não gosta dele é bandido.

  • Antônio Carlos

    Não bastasse a turma de Olho d’Água ter acabado com o próprio Município, agora, querem acabar com o nosso também. Senhores, saibam todos que aqui em São José da Tapera estamos dando graças a deus por ele nos ter enviado o Promotor Luiz Tenório. Se vocês não valorizaram o que tinham, problema de vocês.

  • Sandra

    Meu Deus. Logo agora que estavamos vendo a difereça que faz termos justiça na nossa terra. Quantas quadrilhas acabadas, quantos bandidos estão presos ou foragidos, quantos crimes praticados por poderosos estão sendo investigados e apurados, quantas mentiras descobrimos que nos eram ditas, em quantos ladrões acreditamos. A cada dia que nasce, rezo pelo senhor dr. Luiz. Que Deus o abençoe, ilumine e proteja pois São José da Tapera precisa muito do senhor. Lute, valente Promotor. São Jorge, o santo guerreiro, estará sempre ao seu lado e o povo também.

  • Sertanejo

    É isso ai pessoal o prêmio para quem persegue corrupto é esse, mas tenho certeza que as pessoas de bem, que são muitas estão do lado do promotor Luiz Tenório, pois sempre fez um bom trabalho.

  • Ruipalmeirense

    Eu só acredito no que está acontecendo com o Dr. Luiz Tenório porque estou vendo nos sites. Não é possível que o Ministério Público aceite uma aberração dessas. Mataram Daone e outros e, agora, querem escurraçar um Promotor de Justiça. E o GECOC? E a Polícia Federal? Acabem com a farra desses bandidos e coloquem eles na cadeia que é o lugar deles. Coragem, Dr. Luiz. O povo sertanejo está com o senhor e Deus o livrará desses assassinos, ladrões do dinheiro público. Era só o que faltava. Só em Olho d’Água das Flores mesmo.

  • Ana Paula

    O Dr. Luiz Tenório é exceção no MP do Sertão. Infelizmente, a maioria dos Promotores só querem estar em seus gabinetes. Isso, quando vão as suas Comarcas. Outros, são oimissos e totalmente coniventes com as falcatruas dos Poderes Executivo e Legislativo. Esse Promotor faz jus ao salário pago por nós. E é por isso que ele stá passando por esse cavário. Mas, O povo sertanejo torce por ele, pois, sabe que ele trabalha em prol dos desvalidos, dos fracos e dos oprimidos. Quanta podridão. Meus Deus.

  • Celso

    Essa Moção de apoio a Luiz Tenório é bem interessante. Quem a fez, historiou bem e deixou para qualquer um a idéia da dureza da luta. O mais interessante é que deixou bem claro que até as autoridade são perseguidas. Imagine nós, mortais. Daqui, sempre ouvi falar dessa luta em Olho d’Água. Espero que ninguém morra, apenas por exercer o seu direito de exigir dignidade. Parabéns o pessoal de Delmiro. Só que eles precisam atuar mais. Diga em que a gente pode ajudar. Parabéns ao Dr. Luiz Tenório, por não temer os poderosos, os coronéis e fazer o seu trabalho com dignidade, em favor dos excluídos e do povo. Aguente firme Promotor, estamos com o senhor

  • Bulhões

    Aqueles que não querem chorar a morte de um filho, aqueles que não querem ter suas poucas cabeças de gado roubadas, aqueles que não querem ter seus carros e casas roubadas, aqueles que eram explorados por agiotas, aqueles que tiveram seus cartões de benefícios presos por comerciantes aproveitadores, aqueles que não aprovam o roubo do dinheiro público, aqueles que não gostam de assassinos protegidos pelo nome das suas famílias, todos, estão com o senhor Dr. Luiz. O resto é choro de quem foi pego fazendo o que não devia, se apropriando do que não era seu. O que o povo quer saber mesmo é como pode um falido comprar tantas terras, gado e casas e ter revenda de veículos. O que o povo espera é que o MPF e a PF divulgue o nome do laranjal que se espalhou pelo sertão. O que o povo quer saber é onde estão os dois milhoes e meio roubados do Município e os três milhões e meio roubados do governo federal. Parem de falar mal de um homem de bem e respondam o que o povo quer saber. Fui!!

  • Alfredo

    Moro no Sertão desde que me entendo de gente e conheço o Dr. Luiz Tenório há doze anos. Nunca vi um ato de arbitrariedade desse homem. Que ele perseguiu gente, perseguiu, mas, bandidos. Sempre ajudou a todos que o procuraram, até deu dinheiro para o dono de um estabelecimento comercial para que ele não tivesse que fechar as portas e vender o que tinha para pagar suas contas. Por aí, vocês imaginem o coração que tem o Dr. Luiz Tenório. Agora, está pagando o pão que o diabo amassou e, tudo isso, porque flagrou um bando de “poderosos” roubando o dinheiro publico e não se curvou diante das ameaças que sofreu e não aceitou as propinas que queriam lhe dar para que calasse a boca. Todos os que falam mal dele, com certeza, devem à justiça ou são amigos dos corruptos que ele apanhou com a mão na massa. Mas, o povo está ao lado dele, pois, o povo conhece aquele homem, acredita nele e vê nele a sua esperança de dias sem opressão. Creia em Deus Dr. Luiz Tenório, que ele tudo pode.

  • Luiz da Silva

    Constituição Federal garante a inamovibilidade aos promotores e juizes. O resto é bazófia…

  • carlos

    Nao é toa que Rio Largo,importou do Municipio de Coruripe o deputado João Beltrão,Toninho Lins,não mas aquele menino,que todos chamavam cariosamento e sim é agora o Toinho malvadeza.

  • debato

    Interessante essa moção. Seria preciso relatar as histórias de outros municípios.Em carneiros tem prefeito preso e outros sendo processados. em Senador um ex-prefeito é condenado e a filha do atual prefeito e outros funcionários são processados; em monteirópolis e santana do ipanema tem recomendação para o prefeito e a prefeita cumprir a lei.Em verdade, parece é que falta juiz, pois alguns promotores dessa e de outras regiões agem, como o jorge dória, que “pertuba” os poderosos de outra região e mesmo na capital, nas barbas da procuradoria geral parece que a coisa começa a mudar.sobre Palestina tenho aguardado alguma notícia e decisão judicial, que fiscalize a prefeitura e câmara, quando saíra?

  • michel

    vergonha vergonha vergonha