O novo superintendente da SMTT, delegado federal José Pinto de Luna, tem a oportunidade de montar uma equipe com técnicos da área de transporte e trânsito, sem – ao que parece – interferências políticas. 

Hoje, o prefeito Cícero Almeida exonerou “a pedido”, além do coronel Coutinho, mais quatro diretores do órgão. Da área financeira ao setor de transportes não ficou ninguém com poder de mando. Agora é com Luna. 

O maior desafio do ex-superintendente da Polícia Federal é manter a imagem que construiu a partir de 2007, quando chegou a Alagoas. Ele assume o cargo sob imensa expectativa, assim como aconteceu com o desembargador Antônio Sapucaia no Detran. Os inimigos a combater, agora, serão outros, muito menos palpáveis do que os bandidos sem ou com colarinho branco.

Uma cidade em meio ao caos no trânsito, um transporte coletivo de massa que piora a cada dia – eis o quadro que já está pintado em cores fortes.

Luna sabe que sempre será cobrado pelo fato de que seu novo chefe, Cícero Almeida, é um dos indiciados na Operação Taturana, que lhe deu popularidade e credibilidade. A situação é outra, está claro, mas o seu compromisso – repete – é o mesmo: zelar pelo bem público.

Boa sorte!

Empresários de ônibus pedem a deputado do PT que abra canal com Luna
Governadores do PSDB defendem Estaleiro Eisa em Carta de Maceió
  • jurista

    meu caro blogueiro,por que nao vi nem uma notinha sobre o indiciamento pela policia federal do senador collor e do prefeito de limoeiro de anadia marlam ferreira nesse blog?foram indiciados por compra de voto.

  • Hércules

    Finalmente uma decisão excelente do Prefeito Cícero Almeida. Espero que agora ele realize a LICITAÇÃO DAS CONCESSÕES DE ÔNIBUS URBANOS DE MACEIÓ, CUMPRINDO A CONSTITUIÇÃO, AS LEIS, A DECISÃO JUDICIAL E PRINCIPALMENTE ATENDENDO ÀS CRESCENTES RECLAMAÇÕES DA POPULAÇÃO! Ficaremos no pé do novo superintendente, sem dúvida uma substituição que traz esperanças ao Povo de Maceió. Do jeito que estava é que não dava mesmo. Era muita incompetência.

  • Joana

    Precisa-se fazer abrigos de vergonha para os usuarios, educar e capacitar os motoristas, fiscalizar se eles estão parando nos pontos, colocar uma linha telefonica com atendimento de 08:00 as 18:00 hs e que realmente funcione para os usuario reclamar dos motoristas e empresas, fazer pesquisa nos pontos de ônibus para saber o que a população acha do transporte e das linhas que ela utiliza, multar em quantias altas os ônibus que quebram deixando os usuarios na mão, melhorar a frota que circula durante os domingos para que possa atender melhor os usuarios e diminuir o tempo de espera nos pontos que geralmente são esquisitos e assim diminiu a incidencia de assaltos.
    exigir que as empresas coloquem cameras dentro dos coletivos para que almente a segurança, e toda vez que acontecer um evento danoso ou assalto a empresa entregar as gravações em no maximo 24 horas, pois tem empresas que coloca cameras mais não funciona, coloca apenas para intimidar os cobradores de particar ilicito contra as empresas, isso não pode, todas as cameras tem que estar funcionando para que a policia veja as imagens e começe a monitorar os meliantes.
    colocar pardais nos semafaros para pegar os infratores que queimam sinal vermelho assim evitando atropelamentos e colisões e até mesmo para servir como prova da infração, só que é contra os pardais são os infratores pois esse sistema funciona corretamente, basta programa-lo corretamente para punir na hora certa.

  • simone

    Espero que o prefeito de Maceió, reveja a “retirada dos pardais”. A cidade de Maceió está uma “zona”. Ninguem se arrisca a atravesar com o sinal fechado.
    Aracaju, cidade modelo, primeiro lugar em qualidade de vida, tem mais de 120 pardais, e um dos menores indices de acidentes do País.
    O prefeito acerta em cheio, mas precisa deixar de dar palpite. A SMTT deve-se afastar da politica comum, para se dedica a politica da ordem e boa convivencia.
    A isso eu chamo o “EFEITO SAPUCAIA”. A politica foi banida do DETRAN e até hoje continua assim.
    Espero sucesso ao super-delegado Luna e fico contente em vê-lo integrado ao convivio da nossa sociedade.
    O Luna é mais alagoano que muito dos “alagoanos fajutos” que conheço.
    É a hora da virada prefeito!

  • Joana

    A questão não é se ele entende, e sim se ele quer mudar esse transito e transporte coletivo que um lixo, pois eu pergunto aos senhores blogueiros, se uma pessoa ocupa tal cargo e não entende ela pode contratar quem entende para lhe dar esplicações ou até traçar planos, no caso cito como exemplo, o plano Real, que FHC lançou, ele não era econimista mais sentou com economistas de nome e de reputação e mandou eles traçarem um plano para salvar a economia e acabar com a inflação do Brasil, dai surgiu o plano real, pois digo uma coisa, Ivan Vilela é engenheiro e conhecia da engenharia de transporte e trânsito, o que ele fez? nada, por isso digo, se ele quer fazer as mudanças e o prefeito o altorizar sem dar ouvidos a seus aliados e sem ouvir os chumbeta dos empresários é comtratar uma pessoa competente que o diga como mudar esse transito e transporte coletivo, o Pinto é como um de nós que compra um terreno e contrat um engenheiro e um Arquiteto e diz como quer que seja a sua casa e no final dar tudo certo, ou será que estou enganado, pois se fosse assim só quem morava em castelo, mansões e palacetes era engenheiros. para que um administrador possa mudar a mentalidade das pessoas tambem devem mudar, vamos ser otimista e acreditar, e se não der certo não vamos culpar por ele não entender a coisa e sim o porque que não foi feito e quem foi que não autorizou ou colocou impensilhos pois nós sabemos que a tarefa não vai ser facil.

  • Carlos

    Só lembrando ao novo secretário da necessidade de se pintar as faixas de pedestres da Fernandes Lima.

  • Gilvan

    2 x 0 para o Sr. Prefeito. Continue assim. Não tenha reacaída, não se arrependa, seja verdadeiro. Nunca é tarde para se recuperar. Deixe o Pinto trabalhar…

  • ARTUR

    APESAR DO PREFEITO SER INDICIADO NO CASO TATURANA, APROVO A IDA DO PINTO DE LUNA PARA A DESACREDITADA SMTT. O PINTO DE LUNA, TEM E MERECE A CONFIANÇA DOS ALAGOANOS E TENHO CERTEZA QUE OS MALANDROS DO SETOR E OS QUE PRESTAM SERVIÇOS DE MÁ QUALIDADE NO MUNICIPIO NÃO TERÃO MORAL NEM CORAGEM DE TENTAR DOBRAR O VELHO DELEGADO. PARABENS PREFEITO CIÇO, ACERTOU EM CHEIO, AGORA É SÓ ESPERAR MELHORAS NA CIDADE.

  • manoel coelho

    Ricardo, o Pinto de Luna, passou de Pinto para Ovo, KKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  • juninho do tabuleiro

    Parabéns Prefeito! Agora bota o Sapucaia na SMCCU e resolve e moraliza tudo na Administração Publica bombardeada pelos apoios políticos que o Sr. optou de forma coerente para o governo do estado, indo de encontro aos coronéis desse Estado! não se abale com as versões infundadas sobre o lixão. O povo está contigo! Vamos construir corredores de transportes, bloquear e fiscalizar os clandestinos que assolaram a cidade, os taxis lotação, bem como fiscalizar e regulamentar o tranporte de massa. Boa sorte!

  • Paulo Barros

    Agora será que sai a LICITAÇÃO DAS CONCESSÕES DE ÔNIBUS URBANOS DE MACEIÓ ? A turma é da pesada.

  • Uma luz no fim do Tunel

    Espero que com essa nova gerência da SMTT Maceió volte para uma terra de alguém, pois a PRIMEIRA MEDIDA QUE SE DEVE TOMAR é a questão do TRANSPORTE CLANDESTINO como taxi lotação, moto-taxi, vans que entram na cidade e param nas paradas de ônibus pegando passageiros… Para as empresas de ônibus só sobram os estudantes (que pagam meia), os idosos e gratuidades. Não tem como competir com esses ai que fazem o caminho que querem e param onde convém, já os ônibus tem horarios e intinerários a cumprir. Porque você não fala que em Maceió tem mais de 3000 placas de taxi, sendo que já existem pesquisas q para uma cidade do tamanho de Maceió só precisa de 1200 taxis, a maioria está na clandestinidade, e pior eles não contribuem, não pagam impostos, não tem seguro no caso de acidentes com os passageiros, como sempre aqui em Maceió quem anda dentro da lei toma ferro, e ainda é julgado como o causador do mal. A licitação irá acontecer mesmo sem o Pinto de Luna mexer um dedo, mas esse caos dos clandestinos terá que ser tratado de forma energética!

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, ENFIM POSSO RESPIRAR ALIVIADO.O PREFEITO LIMPOU A ÁREA (LIMPOU MESMO?) E ENTREGOU A COISA PARA O PINTO DE LUNA. SE ELE, PINTO, QUISER VER A COISA ANDAR MAIS DEPRESSA, É SÓ PEDIR UMA AJUDINHA AO NOSSO DEPUTADO JUDSON, QUE CONHECE PACAS AQUILO LÁ. DE PASSAGEM, É NÃO QUERER MUITO PAPO COM EMPRESAS DE ÔNIBUS. É EXIGIR, EU DISSE EXIGIR, QUE PRESTEM UM SERVIÇO DIGNO À POPULAÇÃO. SEM POLITICAGEM, FICA FÁCIL RESOLVER.

  • José Roberto Silva

    Esperamos que com essa mudança, nossa capital possa melhorar significativamente em todos os tópicos que se referem ao setor de transporte público, vários bairros estão desassistidos, faltam abrigos, faltam linhas de ônibus, falta planejamento no controle e fiscalização dos horários, falta ônibus nas linhas. Paga-se tão caro por transporte aqui e não temos um serviço de qualidade, que atenda bem o cidadão. Prefeito, o Sr. fez a mudança, agora dê carta branca para o delegado trabalhar, que ele possa rodear-se de conhecimento específico para melhorar esse sistema lixo que temos em nossa capital. Torço pra que esse setor avançe e evolua, para termos um serviço de qualidade e seja exemplo para as demais cidades brasileiras.

  • Valdemir

    Se eu pudesse, ajudaria este futuro Secretário administrativamente. Ele merece!

  • dermeval araújo de lacerda

    Estamos vendo uma verdadeira procissão de fé nos pronunciamentos aqui nesse blog.V.Excia. tem credibilidade ainda Dr. Luna.Sabemos que a ação contra os taturanas ainda não deu em nada,praticamente, não é vossa culpa.
    A dupla grandeza em um só gesto merece uma reflexão.
    Nosso Prefeito convidar para suas Hostes alguém que para muitos políticos é um ALGOZ.
    O outro,mesmo tendo apontado irregularidades supostamente,cometidas pelo ex-deputado,não renuncia, não se afasta um milímetro do seu dever,mais uma vez, não se sentindo constrangido de dirigir e ser comandado por alguém,que ele teve de acusar.
    Parabéns a ambos pela grandeza desse gesto.
    Nós capitalistas (por que moramos na capital kkk) esperamos as ações tanto
    de apoio pelo Prefeito, como de ações práticas e definitivas pelo Dr. Pinto de Luna, para sanar essa vergonha que se arrasta por tantos
    anos.

  • Carlos Roberto da Silva Cavalcanti

    É verdade que a mudança é sempre bem vinda, agora para mudar precisamos investir, como também oxigenar o corpo técnico pq tem pessoas ali q entra e sai gestão e dali não sai. Sugiro ao nobre companheiro que construa passarelas no sentido de eliminar alguns semáforos para melhor fluir o trânsito. Cito eliminação de semáforos como o da tomás espíndola, pça do centenário entre outros. Boa sorte ao companheiro Luna!
    Roberto

  • noélia costa -´fórum permanente de combate ás drogas

    Minha opinião é ,Dr.Pinto de Luna faça alguma coisa no combate á droga chamada ALCOOL.PARABENS!

  • claudio

    Espero que o Luna faça alguma coisa, porque o Coutinho não fez P… nenhuma.

  • Jesualdo Alencare Ramos

    É momento de fazer mudanças na equipe. A ida do Pinto de Luna para SMTT representa a implantação da moralidade administrativa, curso de formação para os guardas. A população aumentou, há necessidade de aumentar a fronta de ônibus,buscando melhorar a qualidade do serviço público em pro da população. Prefeito, é momento de fazer concurso para a saúde.

  • JOBSON

    Para executar um bom trabalho, não aceite indicação política, use tecnicos na profissão. Dr Pinto de Luna, não é considero indicação político e trabalha com seriedade.

    3 contra 3 milhões, ESTALEIRO Já

  • Eduardo

    O Luna, além de não possuir qualquer conhecimento acerca de engenharia de trânsito (aliás, lamentável o artigo escrito por ele, não deu nenhuma proposta nem solução para o trânsito), em nada deve colaborar com a Prefeitura, uma vez que com a Polícia Federal nada fez, a não ser esbravejar na imprensa. Nada produziu para o Estado e apenas destruiu a PF em Alagoas, que até hoje ainda não consegue ser aquela PF pro-ativa de antes da chegada de Luna. Além disso, o mesmo precisa explicar os laços de amizade que possui ou possuía com policiais federais envolvidos em extorsões e outros crimes no Estado de São Paulo. Inclusive, ele foi ouvido pela Corregedoria de Alagoas e nada explicou.