Que pena ter de começar a semana falando de coisas tão antigas como a prática do coronelismo político em Alagoas!

Mas, parece, é inevitável que a sociedade alagoana se mantenha atenta, para que não tenhamos novos mártires – nossa História já registra a dor de tantas famílias enlutadas. 

O episódio ocorrido no último sábado, envolvendo o prefeito Marcelo Beltrão, de Jequiá da Praia, demonstra apenas que os nossos possíveis – mas disuctíveis – avanços culturais não foram suficientes, até agora, para banir da vida pública o comportamento truculento que, infelizmente, ainda caracteriza a atividade política em nosso estado. 

Ao ameaçar incendiar o jornalista Kelmenn Freitas e a sede da TV Pajuçara, o prefeito mencionado revela a face de um Torquemada “moderno”, que acredita que a eliminação do outro pelas labaredas do terror é o caminho a ser seguido por qualquer poderoso quando contrariado. 

Diz mais, ainda: os “novos” coronéis têm acesso a educação, conhecem e convivem nos grande centros urbanos, parecem ter saído dos seus “feudos naturais”, mas esses feudos não saíram deles.

Felizmente ainda há, com todas as suas falhas e desencontros, os caminhos da Justiça.

Estaleiro Eisa: Ibama ainda não mandou técnicos a Alagoas
A dor e a delícia de ser único
  • oficial d PM

    Há muito tempo que o título de Coronel era dado para alguns fzendeiros. Conhecemos Coronéis formads em Academia militar. pedimos a imprensa respeito aos oficiais. Senão pq não dizer Prefeito-jornalista??

  • José Antônio Silva

    Marcelo o que? Beltrão? ahhhh tá.

  • carlos

    Ainda bem que contamos com a presença do brabo e aguerrido jornalista RICARDO MOTA, pois diante de um fato tão grave a imprensa alagoana não deu a atenção que merece. Este prefeito, como é de costume os Beltrão, com raras exceções, são arrogantes e fazem politica ameaçando a população que não tem a quem recorrer. Espero que a Justiça, a policia e a sociedade organizada possam punir este “cidadão” que se acha acima de tudo e de todos.

  • Norberto S.Ferreira

    Infelizmente ainda temos que conviver com este tipo de pessoas que pregam a violência enquanto a humanidade está tão carente de Paz e Harmonia.
    Vamos deixar em aberto para que essas pessoas possam se conscientizar que nada que a brutalidade humana possa realizar terá nenhum beneficio para ninguém.
    Que Deus possa realizar um milagre no coração deste prefeito.
    MD
    29 11 2010.

  • Maria

    Para que comentar se o Ricardo não vai publicar?

  • Ruslan Queiroz

    Por tras disso tudo, que tal uma VISITA do Tribunal de Contas ( ou de faz de conta?) do MP-AL, pra ver a ultimas Licitações.

    Esta papo de olhar contas no FIM do MANDATO é dúbio e omisso.

    Esta brabeza tda não cola mais aqui em Alagoas

  • Norberto S.Ferreira

    Podemos sim responder a este homem que a violencia gera violencia. Que o mundo é uma seara que precisa ter homens mais conscientes, e façam dos cargos publicos que exercem, sendo eleitos pelo cidadão, contribuinte, eleitor, um palco de benesses para compensar os altos tributos que pagamos, dos quais também saem os salarios dele, e não podemos aceitar ser agredidos por esses “seres humanos”
    MD 29 11 2010.

  • Paulo

    Tem jornalistas e jornalistas… Aproveitar um veiculo de comunicação pra dar uma de vitima é muito fácil.

  • Hagá

    DNA + Impunidade = Alagoas com o pior IDH do Brasil.

  • Sérgio Carvalho

    É Ricardo essa familia Beltrão se acha dono do litoral sul e que pode fazer o que bem quiser.

  • thiago cesar

    ISSO NUNCA VAI ACABAR PORQUE JA TA NO SANGUE DO ALAGOANO IGNORANTE,ESSAS PESSOAS SÃO FANS DESSES CARAS E VOTAM NELE COM MAIOR ORGULHO!
    ISSO NUNCA VAI MUNDAR!!!O ESTADO NUNCA VAI [email protected]!!

  • Gilson Joaquim de Lima

    Em Coruripe também tem Odorico Paraguassu, não por acaso é da familia, que humilha toda essa região, mais 2012, é o ano pra colocar esse feudo abaixo é só ter coragem que aos alguns venhe tendo nessas ultimas eleições temos visto que a casa um dia cai. A propósito porque nunca houve fiscalização do TCU,nesta Cidade, pois tem obra federal que a mais de 20 anos começada e nunca terminada.

  • Cláudio

    Tomás de Torquemada das Alagoas, mais essa!, Acorda cidadão.No passado alguns livros tambem foram queimados,as idéias e esclarecimentos contidos nos livros NÃO deixaram de avançar!Acorda.Por acaso irá queimar todos os jornalistas que não concordam com seu ponto de vista e idéias,ou queimará a sede das empresas que denunciar alguma irregularidade que por ventura venha a acontecer?

  • Ricardo Santos de Almeida

    Não acredito que só descobriu isso hoje, Ricardo.
    O que está acontecendo é uma transformação mais dolorosa para reafirmar esse poder, e não é apenas nesta cidade.

  • Stive

    Acho que o alagoano não é tão burro, em 2012 o troco será dado.Acorda povo!!!

  • junior palmeira

    prefeito jamais ligaria.tem interesses por trás disso.deixem de ser inocentes jornalistas!!!!!!

  • nero

    Essa coisa de incendiar jornalista e prédio da imprensa me lembra o fato da Roma antiga, onde Nero mandou tocar fogo e tocou sua arpa.

  • SdPM

    Temos que aguentar coronéis se achando os donos do mundo e dos soldados… não estou dizendo que este prefeito esta certo… estão todos errados… pedimos mais atenção da mídia para ajudar os soldados que são oprimidos dentro dos quartéis. Principalmente por conta de oficiais que são formados em academia. Quando eu entrei na políca achava que meus inimigos estariam fora dos quartéis, mas eu estava muit enganado. Assédio moral e profissional é crime!!!

  • JOBSON

    Mais um, que quer aparecer, este, estar perdido no tempo. Conheci um cara, que era tão brabo, que tomou veneno, porque achava que não daria em nada.

  • Terra de Santa Cruz

    Agraças a Deus, temos Jonalistas aqui nesse estado como Ricardo que tem a coragem de falar sobre essas pessoas, que fazem o que querem aqui nesse estado, esse tipo pessoa tem que ser banido da sociedade, hoje fazem isso e não damos a importancia, pq é algo banal do ser humano, mais fato como esse e o de João Mendes, é uma tristeza para o desenvolvimento da população, são esse além de terrivél como ser humano são politicos, triste situação, mais parabéns Ricardo Mota você estar fazendo muito bem seu papel a nossa sociadade precisa de pessoas como vc “cara”, muita coragem só lhe peço lapide mais futuro jonalistas com a sua ideia para que ter alguem que grite por nós. E o problema de alguns leitores são a falta de interpretação de texto e comprensão, que pena por isso não sabe o que fala.

  • Klemerssón Bezerra

    Quem brinca com fogo termina se queimando! O barão não toma posse, o império está ruindo. Será que um novo “cel.”está surgindo?Pore jequiá!

  • kleber

    caro amigo ricardo mota por isso quer orei de rio largo manda bate e niguem da justiça de alagoas faz nada em especial toda a unica quer faz algo e no gecoc o dr alfredo gaspa e amilton e edelzilton este sim mim ajudaram a vive estou vivo pq estes homem de bem mim salvaram da morte pq orei de rio largo quer minha morte sera que niguem vai fazer nada contra ele já são 4 pessoas que apanha a mando dele pelo amo de deus kd a pf kd mpf empe de alagoas sera que tenho que ser morto pra vcs fazerem algo em rio largo em quanto isso ele faz e desfaz o que ele quer pq tem seu padrinho pai deste prefeito que ameaça contra este jornalista do tudo na hora ai eu venho aqui e nada ainda bem que este jornalista amigo ricardo mota colocar no blog vc e um homem de bem que não tem medo de coroneis de alagoas que pensa que manda na justiça e nas pessoas como eu e vc amigo ricardo mota e ainda eles pensam que não tem gente com força de vontade pra colocar na cadeia estes que querem fazer mal e ele compra voto na campanha de 2008 este prefeito e muito poderoso mesmo que ningue tem força pra tira ele ou sera que seus padrinho senadores estão segurando ele no poder meu deus alagoas e alagoas mesmo um dia tem jeito quando eu morre vai aparecer muita gente pra falar que estava fazendo isso e aquilo mas a unicas pessoas que fizeram foi os doutores do gecoc este sim fizeram e faz e ajuda quem procura eles..

  • josé carlos dias

    procure apurar melhor os fatos,pq o marcelo é um cara de bem.ricardo tem jornalistas q nao prestam procure saber a historia antes de julgar, agora coloque meu comentario duvido…

  • Valmir

    Caro, Ricardo Mota; se brincar ele vai mandar prender as autoridades deste estado, não duvido nada…
    Ele deve, ainda se juntar com os outros, Beltrões…quem ?????
    .
    Parabens a TV PAJUÇARA,tem que levar à tona os comportamentos destes homens da vida pública, se bem que os outros jornais, não mostra estes acontecimentos,já por medo, incompetência…

  • tania mara

    O coronelismo está ainda presente em varios segmentos da sociedade civil, infelizmente tem os que se submetem aos coroneis por medo, necessidade e aqueles que gostam de se sentir protegidos… ao proteger os coroneis se enchem de armas e acham que estão sob qualquer suspeita… haja visto como alguns deputados andam rodeados de seguranças… o maior coronelismo está na CASA DE TAVARES BASTOS, TCE, JUDUCIARIO E POR AI VAI, PREFEITURA TBEM!!!!

  • Kléverson Levy

    Não se pode denigrir a imagem de uma pessoa pública dessa forma. Tenho a plena certeza – desde que conheço a pessoa de Marcelo Beltrão – que esta ameaça não partiu do próprio e, muito menos,que ele tenha essa iamgem de violento. É só chegar na cidade de Coruripe, onde ele foi Secretário de Educação, e perguntar quem é Marcelo Beltrão político e/ou Marcelo Beltrão pessoa. Falo aqui como o amigo e não como o Assessor De Imprensa. Portanto, a verdade aparecerá e chegaremos aos verdadeiros culpados por essa truculenta situação. O povo de Jequiá da Praia merece respeito!!!

  • Arthur Miranda

    Esse prefeito é Beltrão. Está explicado gente.

  • ARTUR

    RICARDO, É IGUAL A CANTIGA DA PIRUA, NÃO DA EM NADA. AUTORIDADES ALAGOANAS
    ESTÃO DEMORANDO MUITO EM CHAMAR O VALENTÃO PELO MENOS PARA SE EXPLICAR E
    COM ISSO NOS ENGANAR.

  • Sérgio Bittencourt Novaes

    Esse Kléverson Levy é um lambe botas. Nem sabia (ou não sabe) onde Jequiá se situa no mapa. Esse Marcelo é truculento mesmo. Dá a impressão, quando o tal Kleverson fala do Secretário de Educação que esse Marcelo foi, que Coruripe é um exemplo em Educação. Veja o salário dos professores e a manipulação de números para sair bem na foto. O grupo da TV Pajuçara tem a obrigação de ir à Justiça. Ricardo, em respeito ao povo de Jequiá, não chame o JB de Barão de Jequiá. O Barão de jequiá foi um homem de bem e o povo de Jequiá destesta essa denominação que você dá a esse JB. Faz isso não. Chame de Barão de Araruna.

  • pedro

    Tipico dessa familia!!!! Coronelismo mesmo!Um dia isso mudar!!!Vamos derrotar eles nas urnas!!
    PS: O que se diz oficial que fez um comentarios idiota! Vai procurar o que fazer! Tem muto trabalho pra vcs na rua!!

  • Valmir

    Srs.; a pessoa do; Kléverson L. tem razão, esta família são de Santos…
    DEUS, seja louvado…

  • João Manoel Casemiro

    É lamentável Ricardo Mota que poucas pessoas pensam e agem como você.Estas denúncias só engrandecem o nosso estado,por ter um homem sério na imprensa alagoana.Peço ao nosso Jesus que proteja sua caminhada árdua sempre.Esta família citada é violenta porque os eleitores imbecis alagoanos, acada eleição,briga e se humilha para colocá-la no poder. Suportem as consequências. Cada nação com o governante que merece.

  • POVO DELMIRENSE

    Meu Caro Ricardo

    Não faz muito tempo que Delmiro Gouveia deu exemplo da truculência dos “coronéis”que teem todo o direito e podem fazer e acontecer continuam mandando e matando. O que foi feito com o processo do Fernando Aldo? Ou será que tudo o que a polícia apurou e a imprensa divulgou era mentira? Ninguém é punido ao por irresponsavelmente atribuir o assassinato de uma a um inocente? Ou a lei continua sendo rigorosa para os “PPP”s da vida?Em todo caso, é bem melhor que o jornalista tome cuidado para não ter o mesmo fim do vereador delmirense. Chora-se um pouco, indigna-se um pouco e logo cai no esquecimento, o “CARA”torna-se prefeito NOVAMENTE, zomba de todo mundo,faz e acontece e debocha da família enlutada que engole seco sua dor e a falta de JUSTIÇA

  • marta lima

    “Alagoas terra dos Marechais” agora dizer que há coroneis?? sempre existiram não sei porque tanta celeuma agora, aqui tem barão do açucar,rei do gado. Meu caro jornalista nosso linda terra ainda é um feudo.

  • Dostoievsky

    Enquanto o Brasil segue os trilhos do desenvolvimento acompanhando o século XXI, Alagoas permanece em pleno século XIX, com todos os vícios e mazelas pertencentes ao século de outrora. Todo o Estado, é loteado em feudos, garantidos pela miséria humana que é fabricada pela esperteza de políticos nefastos que impõe o medo e o terror à essa população tão humilhada. Como costume de casa vai à praça, esses coronéis acostumados a agir assim em seu reduto, se arvora em ameaçar quem atrapalhar seu caminho fora dele, achando ele que toda a sociedade alagoana tem de calar, amedrontar-se com tal truculência e arrogância. Sonho com uma Alagoas melhor, mas só melhoraremos se educar-mos esse povo que tanto sofre nas mãos desses sem escrúpulos.

  • jequiaense 2

    Valmir o povo de jequia esta muito satisfeito com o prefeito atual,sabe que tudo que esta falando esse jornalista é mentira,todo mundo sabe que existe pessoa por traz disso.

  • breno

    jequiá não merece isso acorda povo

  • alagoano

    Não estou aqui para julgar ninguem ,mas a imprensa brasileira tem o hábito de sempre fazer um pre julgamento , não estou defendendo o prefeito ,mas acho que antes de se divulgar certas noticias tudo deve ser apurado afinal vivemos num estado democratico de direito, onde todo cidadao tem direito a defesa, ao julgarmos por antecipação poderemos estar cometendo uma injustiça e é exatamente o que a sociedade condena ,mas essa mesma sociedade que condena as injustiças pode estar fazendo ao contrario , acho que o mais correto e apurarmos o fato saber de onde saiaram as ligações , ai sim acusarmos e cobrar que sejam punidos os responsaveis.

  • Jequia da praia

    PREFEITO TAAAAAMOS JUNTOS…

  • renato pissara

    olha esse negocio de coronel em alagoas nunca acaba e nunca vai acabar

  • judticeiro

    os meus comentarios estão proibidos quero saber o motivo tenho feitos alguns comentarios e não são divulgados por isto ficarei em silencio

  • eduardo

    Com a devida venia, qual é o prefeito alagoano que não é também um coroné? Quem duvida, vá cantar de galo no curral alheio para ver o que acontece. O HAITI É AQUI…….