Dois dias antes da eleição, o PDT deu entrara na Procuradoria Geral Eleitoral, em Brasília, contra o delegado Felipe Vasconcelos, da PF, que indiciou o ex-governador Ronaldo Lessa e mais cinco pessoas em uma inquérito que invesrugou uma obra da famigerada Construtora Gautama. Além de Lessa foram indiciados o ex-governador Manoel Gomes de Barros, o empresário Zuleido Veras e mais cinco pessoas.

” Neste excepcional momento o seu ato adquiriu dimensões impróprias e indevidas e pode vir a ser decisivo no resultado de uma eleição”, diz o documento do partido, para quem o  delegado “incorreu em abuso de autoridade. Seu ato se afastou da esfera jurídica para fazer parte, de forma inequívoca e significativa, da esfera política local”.

O relatório do inquérito foi encaminhado, no dia 27, ao Ministério Público Federal,  que vai dar seu parecer sobre o indiciamento antes de encaminhá-lo à 2ª Vara da Justiça Federal. A peça policial trata da obra da macrodrenagem do Tabuleiro, onde o delegado aponta a existência  de um superfaturamento na ordem de R$ 14 milhões, além de crime ambiental.

O indiciamento foi indireto – sem a presença dos acusados – porque os ex-governadores e o empresário, dono da Gautama (da Operação Navalha), não compareceram aos depoimentos marcados pelo delegado que presidiu o inquérito. Como, ao que parece, existe a convicção da participação dos acusados nos crimes apontados, o delegado Felipe Vasconcelos Correia decidiu pelo indiciamento, atendendo, também, ao prazo limite para a entrega do relatório.

No caso de Lessa, seus advogados afirmam que ele foi intimado a depor nos dias 2 e 28 de setembro, mas negam qualquer comunicação oficial em relação ao depoimento que aconteceria no último dia 19. Ele assinou um aditivo ao contrato com a Gautama, em 2005, para a obra da macrodrenagem do Tabuleiro, que foi licitada e iniciada no governo de Manoel Gomes de Barros.

Situação e oposição na Assembleia só serão conhecidas depois do "almoço"
Célia Rocha se consolida como maior liderança política do Agreste
  • João

    Ricardo. Você disse no 12 e 10 que ~muitos que não votaram no Teo o fizerem porque não gostaram do seu governo. Não é bem assim. Muitos dos votos para o Lessa vieram da força do pedido do Lula, a quem os pobres estão idolatrando por causa do bolsa família.Mesmo que alguns eleitores achassem o governo do Teo bom, não votariam nele porque entre ele e o “são Lula”, de origem pobre igual a eles, prefeririam o segundo.Você não considerou esse fator em sua análise.

  • José C. S. Neto

    Votei no Lessa, mas parece que ele não reconheceu a derrota. Perdemos e, pronto! Acabou! Todavia, parece que ele não aprendeu os truques do poder. Usá-lo ao seu favor. O Téo aprendeu a lição e contou com a ajuda do feriadão e de muitos trabalhadores da Educação, que esqueceram de Lessa, preferiram “sombra e água fresca”.

  • wellington

    Pode até ser legal, todavia, causou muita estranhesa o candidato Ronaldo Lessa ser indiciado as vespera da eleição. Todos nós conhecemos os bastidores de Brasília, de lá pode sair tudo, inclusive nada.

  • Lá vem o PDT

    Lá vem o PDT… O indiciamento de que tanto reclamam não tem efeito processual nenhum. Só existe ação penal se o Ministério Público, o único titular da ação penal, resolver denunciar Lessa. Ricardo, o MP não oferece parecer em inquérito, ele apresenta denúncia usando as provas do inquérito. O inquérito é destinado ao Ministério Público, pode perguntar a qualquer advogado penalista ou promotor. Se o Procurador quiser, ele arquiva o caso ou manda a polícia investigar mais. Se essa reclamação fosse séria, o PDT teria que ter apresentado isso ao Dr. Rodrigo Tenório, o Procurador Regional Eleitoral, que tem atribuição para fiscalizar a polícia federal em alagoas, e não ao Procurador Geral Eleitoral, que só vai poder remeter a Dr. Rodrigo essa representação. Mas o PDT anda meio temeroso do sério Dr. Rodrigo, por que será? Será que tem a ver com a ridícula alegação de fraude rechaçada pelo procurador ou com o fato do PRE e o TRE, juntos, no último domingo, terem detonado as tentativas bizonhas dos advogados deles dizerem que as eleições eram fraudulentas?

  • patricia lopes

    Sinceramente o Sr. ronaldo Lessa deveria ter humildade em aceitar a derrota e não ficar procurando moda. Vc perdeu se conforme!

  • andersom silva

    porque oe delegados federais tiveran tanta pressa de indiciar ronaldo lessa e os crimes eleitorais nas proporcionais nem sairam do papel,veja no nome nelito gomes de barros quantos crimes eleitorais e ninguem fafa nada

  • JOBSON

    So o Lessa não sabe desses processos, o retante da população de Alagoas tem conhecimento,quanta inocência.

  • Francisco José Barros

    Concordo com o senhor, mas o chapão conseguiu derrotar Heloisa Helena, uma das principais inimigas do Presidente Lula, e eleger o Biu, que não vai dar trabalho ao governo da presidente eleita Dilma Roussef.

  • Zaneli Malta Prata

    Não sei se Ronaldo Lessa deveria ser ou não indiciado, mas que a oportunidade do indiciamento lança dúvidas sobre a real intenção do ato praticado pelo delegado eu não duvido. Uma instituição pública deve se comportar igual à mulher de César, ou seja, não basta ser honesta tem que parecer honesta.
    Ademais, a polícia federal teve quase cinco anos para investigar e ouvir os prováveis responsáveis pelo dito superfaturamento. Ao contrário, “optou” por quedar-se inerte durante todo o período apontado,só intimando os supostos responsáveis às vésperas de um disputado e indefinido 2º turno eleitoral.
    Não resta dúvida, portanto, que o indiciamento de Ronaldo Lessa na reta final da campanha favoreceu a reeleição de Téo, sendo legítimo que o PDT peça investigação sobre a conduta do delegado. Nunca é demais lembrar que a PF local, sob o silêncio obsequioso do bloqueiro, é comandada pelo delegado Amaro Vieira, o mesmo que perseguiu ferozmente o também delegado Protógenes Queiroz, responsável pela famosa Operação Satiagraha que prendeu o banqueiro Daniel Dantas.

  • marcos F. Oliveira

    Esse delegado agiu de má fé e de forma intencional, se esse episodio aconteceu a mais de 10 anos não haveria nenhum problema em esperar um pouquinho mais para investigar esse caso, a forma que isso foi conduzida pela pf demosntra o abuso cometido contra o candidato lessa e violou todo principio da imparcialidade praticada pela pf, delegado, sua atitude manchou a instituição e da pra perceber por suas ações para quem o sr. trabalhou nessas eleições….

  • Walmart,…

    …determine ao Bompreço da Ponta Verde que mande ligar a iluminação de uma das duas ruas principais do supermercado, as quais são Avs. Sandoval Arroxelas e Vital Barbosa, a 2ª o atual gerente mandou desligar a iluminação lateral do Bompreço, nem o letreiro escapou, é tudo no ESCURO. Resultado, os clientes que faziam compras a noite não vão mais, pq. a escuridão é tamanha que faz medo dos assaltos constantes. Atenção Mister Americano Walmart, manda fazer reciclagem a nível de gerência, já voltei a comprar no Palato, pq. o padrão de atendimento não caiu!
    Não só tem o Bompreço pnta Verde, temos o palato que não caiu o padrão de atendimento e respeito ao Cliente.

  • ari abilio

    todo mundo já sabia menos o Lessa, a historia do coxinha e doquinha tem duas partes na 1° ele fala bem na 2° fala mal, colocaram a 1° parte e a 2°?, sobre a derrota do Lessa é verdade ele foi derrotado e EU dei uma forcinha(votei no téo) pra isso kkkkkk.

  • Eleitora

    Sim a PF poderia ter indiciado o Ronaldo antes, mas o Ronaldo também passou o tempo da propaganda eleitoral carimbando o Téo como mentiroso e isso o PDT achou correto, o TRE deveria ter proibido isto,o TRE deixou esta campanha virar uma baixaria e muitas pessoas de bem não gostaram e não votaram no Ronaldo e também porque ele se juntou ao Collor e ao Renan, turminha do mau.

  • FERNANDO AMORIM

    A questão de ter sido antes ou depois é deveras IRRELEVANTE. O que é fato, é que Lessa na condição de indiciado, é réu no processo da famigerada operação NAVALHA (que ele tanto disse que o Téo era o envolvido) e, como as provas são CONTUDENTES e ROBUSTAS, não restou outra alternativa ao Del. que não o seu indiciamento, além de ter Lessa, faltado a duas convoções feitas anteriormente. Fica claro, mediante a tramitação do processo, que falta muito pouco para Lessa e parar atrás das grades como formador de quadrilha (só para citar um exemplo tipificação penal).

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    A utilização da Instituição Polícia Federal, Órgão de Estado, e não Órgão de Governo, sendo utilizada em questões político-partidárias em âmbito estadual, deve sim, em qualquer momento de tão mau uso, ser investigada sim. O Delegado responsável, se errou merece ser exemplarmente punido. Se usou a máquina em favor do Téo Vilela, pior ainda: é claro indício de abuso do poder.

  • andersom silva

    perguntar não ofende porque os cadastros,a compra de votos,os crimes eleitorais e ninguem fala nada,se apressaram em indiciar ronaldo sera que os crimes eleitorais dos senhores compraderes de votos vai de morar 10 anos

  • Derivaldo Targino Junior

    Ronaldo você perdeu, o povo de alagoas não lhe quer no governo, se conforme com a derrota, procure um bom advogado e vá cuida de provar sua inocência junto a justiça, pois sua situação ao meu ver não anda nada boa. Deixa o téo trabalhar. Olha, vai falar com Dilma, quem sabe ela não te emprega lá em Brasília num ministério daquele.

  • Cláudio

    Espero que o PDT, também lembre de investigar, o Ibope,o Ibrape,o Gape,(por motivos óbvios), a TV Gazeta e Senador Collor por sua aparição no dia 30, pedindo voto para O Ronaldo.O Sewnador Renan por abuso de Poder economico

  • LUIS PHILLIP LINS

    O PDT,TEM Q PEDIR INVESTIGAÇÃO,NAS ORGANIZAÇÕES GAZETA,E INVESTIGAÇÃO A ONDE FOI PARAR O DINHEIRO DOS GINÁSIOS DE ESPORTE,NA ERA LESSA,O LESSA PENSA QUE O POVO ESQUECEU O ROMBO QUE ELE DEIXOU NA EDUCAÇÃO!LESSA NUNCA MAIS!!!!!

  • ARTUR

    RICARDO, É A ÚNICA MANEIRA DE LESSA CHAMAR ATENÇAO DA DILMA PARA ARRANJAR UM CALABOCA EM ALGUM MINISTÉRIO.
    LESSA, ERA ISSO QUE VOCÊ PROCUROU.
    1º- PERDEU UMA VAGA NO SENADO PARA AJUDAR O RENAN.
    2º- JUNTOU-SE A O QUE TEM DE PIOR NA POLITICA ALAGOANA.
    3º- LESSA, COM A CARA MAIS LISA FICOU AMIGO ÍNTIMO DE COLLOR, JOÃO LIRA, CIÇO FERRO, JOÃO BELTRÃO,FRANCISCO TENÓRIO, E O DESCONHECIDO BRITO.
    4º- OS ALAGOANOS CONHECEM TODOS OS MOVIMENTOS DO LESSA E SUA INGRATIDÃO COM OS AMIGOS.
    5º- SO RESTOU A DERROTA E A ESPERANÇA DE ARRANJAR UM BICO JUNTO AO GOVERNO FEDERAL.

  • kleber

    CARO AMIGO RICARDO MOTA COMO ESTA AGORA O REI DE RIO LARGO SEM SUA CORTE?POLITICAMENTE DERROTADO NA CIDADE O QUE SERA DE TONINHO LINS COM SEUS PADRINHOS FORA DO PODER.

  • Josival

    Lessa, “PORQUE CHORAS TANTO”? Conforme-se, faça como o Serra, que reconheceu a derrota e parabenizou a Dilma pela vitória, política é isso. Você não aprendeu ainda? Se você não deve, porque não compareceu a PF para se explicar, afinal foram 03 convocações e você simplesmente viajava para Brasília se negando a depor. Eu acho é TOMEEEEEE !!

  • PF imparcial

    Concordo plenamente com Zaneli Malta. Sou extremamente admirador da PF, porém é indiscutível que existe casos de eleições passadas(inclusive 2008) que foram relegados ao esquecimento, como por exemplo uso de certificado escolar falso para registro de candidatura(comarca de Girau do Ponciano)- que o MP eleitoral mandou investigar e posteriormente foram juntados mais documentos provando a falsidade, leia-se: parecer da Secretaria de Educação de Sergipe, e até agora a sociedade não sabe se existe um relatório indiciando o(s) autore(s). Repise-se de 2008 !! Então porque o caso Lessa cuidaram de encontrar imediatamente uma forma de indiciamento às vesperas da eleição. A PF – instituição de reconhecido relevo-, dada a isenção com que atua, não pode arranhar a sua imagem em situações casuísticas ou se colocando acima do seu dever institucional de investigar imparcialmente, pois o Brasil precisa dela incólume. O indiciamento pode até ter sido dentro da legalidade, mas o momento certamente não o foi.

  • Joseph Mario

    Lessa foi um grande vencedor nessa eleição!!! Todas as forças locais estavam contra ele, a começar pelo TRE-Al e PF. Alem de grande parte da imprensa!! Ele ficou a apenas 5% do teotonio (campanha de 150 milhões). Esses 5% na verdade são 2,5% em uma disputa com apenas 2 candidatos, já que o voto que está em um vai para o outro.

  • Alagoano Justo

    A filosofia de Ronaldo Lessa !

    O fim justifica os meios !

    O filósofo florentino Maquiavel, resumiu numa só obra literária “O Príncipe”, pelos idos do século XVI, todos os recursos imorais, usados pelos inescrupulosos, para obter resultados a seu favor.

    Essa obra serviu de inspiração para os atos anti-éticos, perpetrados por políticos, homens de negócios, e por apaixonados, que não se abalam com nenhum sentimento de compaixão, diante dos gemidos de suas vítimas. Segundo o princípio “maquiavélico”, o que importa é vencer.

    Nada interessa examinar se o método usado se reveste de caráter ético, ou até, se é justo. Para conseguir os resultados almejados, qualquer meio utilizado se justifica por si mesmo. É o recurso usado por milhões, destituídos de escrúpulos.

  • pedro

    Pelo jeito o Delegado é o bandido do filme e o Lessa o artista! O Povo tem que exigir que os políticos exerçam os mandatos PELA CIDADANIA, por amor a Pátria, como os eleitores votam! Exigir que esses vagabundos sejam julgados como os cidadão comuns, que TODOS SEJAM IGUAIS PERANTE A LEI.

  • SERVIDOR PUBLICO MUNICIPAL

    derrotados e frustados procurem um lavado de roupas

  • Karl

    Lessa o tiro saiu pela culatra,jogou pedra no telhado dos outros quando o seu era de vidro.Quem sabe essa pressa de seu indiciamento não tenha vindo do seu amigo de infância Lula,porque é público e notório que ele nem a Dilma lhe apoiaram.A oportunidade que o povo deu a você, Kátia Born e Heloísa Helena vocês jamais teram,pois vocês fizeram acreditar que existia uma esquerda em Alagoas,mas por incompetência entregaram a administra ção do estado nas mãos novamente dos usineiros que tem mostrado que administram melhor do que vocês.Contente-se em ser um lambe botas do poder, porque o povo não se engana mais com o seu discurso chamando usineiro e empresário de forças do atraso que quando bem lhe interessou você esqueceu o povo e juntou com o que tinha de mais podre no estado.

  • Nelson

    A PF está de parabéns ao mostrar as pessoas que ninguém está acima da lei.

  • sandro

    Por tudo de ruim que Lessa fez ao povo alagoano, o calvario de Lessa deve continuar. Sr. Ronaldo, acorda, tu só teve 30% de votos, o resto debite na conta de Renan e Collor! O governo Téo é aprovado por expressiva maioria dos alagoanos, e segundo o IBOPE, chega a 77%. Cuide de arrumar emprego em uma dessas sobras de ministério e reconstrua sua vida, fora da politica!
    O primeiro governo de Téo foi aprovado. O segundo vai enterrar, a oposição irresponsavel respeitosamente!
    NOS REPEITE, QUEREMOS UMA NOVA ALAGOAS!

  • Bianka Seidy

    Foi muita perseguição ao Ronaldo Lessa por isso, ao meu ver, ele foi o grande vitorioso, sem dinheiro lutando contra toda uma máquina do governo e prefeitura. Sem dinheiro Teo jamais se reelegeria pois ele não tem identificação nenhuma com o povo.No fundo o povo queria mesmo MUDANÇA, mas o dinheiro falou mais forte. Uma disputa desleal e desumana.

  • Bianka Seidy

    Joseph Mario concordo com vc. ele perdeu a eleição justamente por causa de Arapiraca e Coruripe. Lessa foi o grande vencedor.

  • Aprender a perder

    Qualquer ser humano q não aceita a derrota, não tem humildade para tal, é digno de pena e de estudo. Em matéria na decadente Gazeta, Lessa afirma q vai recorrer do resultado da eleição. Ao ler a matéria me emocionei! Acho q ele tem q começar por ter pertido em Murici, Arapiraca, Rio Largo, Coruripe e outros q os caciques impunham aos eleitores, funcionários públicos o voto de cabresto. Investigue mesmo, homem frágil, q terás uma supresa! O alagoano está se libertando e se tornando mais politizado ( aliás, o brasileiro) é só analisarmos as derrotas de grandes caciques q passaram anos no poder. Ninguém mente o tempo inteiro sem um dia ser descoberto e cair a máscara. O PDT tem q se manifestar, sim, inclusive para se livrar de uma figura desonesta e quem sabe honrar a memória de Brizola. Chega de hipocrisia pessoal! Será q Lessa acredita mesmo em sua inocência? Então ele tá mais desequilibrado do q se imagina e se mostrou, inclusive nos debates. Essa investigação quero acompanhar de perto.

  • Alagoano consciente

    Joseph mario vc ainda abre a boca para dizer que todas as forças do estado estavam contra Lessa ! vc é louco e Renan, Collor, João Lira tavam do lado de quem ? fora o lula que mesmo a contragosto veio pedir votos pro Ronaldo. e vc vem dizer que a campanha do Rnaldo foi barata ? FAÇA-ME O FAVOR!

  • JD

    AGORA TA EXPLICADO PQ A CONVOCAÇÃO DO LESSA !!!! PIU, PIU ,PIU, BONITO!!!

  • JD

    ASSIM E Q SE FAZ JORNALISMO RICARDO MAIS UMA VEZ OBRIGADO, PELO ESPAÇO PRA OPINAR PQ NO ALAGOAS 45 HORAS TEM FILTRO !!! E MOLE UM ABRAÇO….

  • ARAPIRACA

    É, É SEMPRE ASSIM NESSE BRASIL QUANDO ALGUÊM TENTA TRABALHAR HONESTAMENTE VEM ALGUÊM PRA ATRAPALHAR ISSO SÓ VEM A PROVAR QUE SÓ QUEM PODE E DEVE SER INDICIADO POR ALGUM CRIME NESSE PAIS SÃO OS POBRES QUE NÃO TÊM DINHEIRO PARA ÂNGARIAR UM ADVOGADO: DR: FELIPE NÃO SE PREOCULPE PORQUE O POVO ESTA COM VOCÊ E SE O RONALDO LESSA COMETEU UM CRIME ELE DEVE SER RESPONSABILIZADO POR ISSO JUDICIALMENTE E O FATO DO SENHOR TER O INDICIADO POUCOS DIAS ANTES DA ELEIÇÃO ISSO FOI MUITO BOM PORQUE O POVO TÊM O DIREITO DE SABER O QUE NOSSOS REPRESENTANTES PÚBLICOS ANDAM FAZENDO COM O NOSSO DINHEIRO E É ASSIM QUE DECIDIMOS EM QUEM VAMOS E QUEREMOS VOTAR E MAIS UMA VEZ DR: FELIPE NÃO SE INTIMIDE COM NADA NEM NINGUÊM FAÇA SEU TRABALHO E HÔNRRE ESSA CORPORAÇÃO QUE VOCÊ REPRESENTA QUE NÓS SABEMOS QUE É RESPEITADA E TRABALHA SEM TEMER A NINGUÊM.

  • Pedro Filho

    Se preocupou tanto com aqueles quadros ridículos de coxinha/doquinha, e cremilda(essa deu certo com Ciço)onde perdeu preciosos minutos para oferecer propostas. Mas, não, foram murros em ponta de faca.Insistindo que o Téo era réu, quando todos sabiam que o indiciado era ele.E ele queria ganhar,era? com 54 processos?. O povo não é tão besta assim, não. Eu acho é Téeeeeeeoooooo.

  • Paulo Bispo

    Agora é o bandido que investiga a polícia? Pára o mundo eu eu quero descer!

  • Eduardo Costa

    AS PESSOAS PRECISAM SE INFORMAR MAIS,NESSA ELEIÇÃO OUVI MUITOS ELEITORES DIZEREM QUE VOTARIA EM LESSA POR TER LHE DADO UM REJUSTE SALARIAL,ORA,DEU MAS NO SENTIDO DE INVIABILIZAR O GOVERNO TÉO PÔS LESSA SABIA QUE O ESTADO NÃO DISPUNHA DE RECURSOS PARA PAGAR,E COM ISSO PASSARIA QUATRO ANOS SEM PODER REALIZAR NADA.O POVO PRECISA SER MENOS EGOISTA E MAIS INTELIGENTE E PENSAR MAS NO COLETIVO.MESMO VENDO A QUEM LESSA SE ALIOU AS PESSOAS VOTARAM NELES INDEPENDENTE DO QUE ACONTECERIA COM ALAGOS CASO ELLES FOSSEM VITORIOSOS.É SER MUITO EGOITAS E BURROS.

  • José Antônio Silva

    Toma Lessa, podia ter saído candidato a senador, hoje estaria no senado junto com Biu e Renão iria pra Murici cuidar de seus bois de ouro.
    Mas eu sei que o Lessa não está muito preocupado com isso não, colocou 25 milhões no bolso pra desistir da candidatura ao senado e agora o Renão vai arrumar algum “emprego” pra ele em Brasília.

  • Valmir

    PLACAR:
    .
    POLÍCIA FEDERAL…1 ( UM ).
    .
    RONALDO LESSA…..0 ( ZERO ).
    .
    TRE-AL……..( SONECA ).

  • lourdes santos

    Bom, pediu para investigar por que? Que investigue se dever tem que pagar, E o Lessa tem mais é que aceitar as decisões, pois uma pessoa com 54 processos nas costas não é atoa. Chegaaaa das pessoas que deve a justiça ficar mentindo, buscando ajuda nas brechas existentes nas leis e nas amizades que ficam beneficiando A e B , Sabe-se lá porque, FAZER JUSTIÇA, é tão bonita essa frase, pena que as vezes ficam engavetados, arquivados só para não FAZER JUSTIÇA.