Terminamos a eleição em que tínhamos tudo para que fôssemos um dos alvos preferenciais dos advogados das coligações do senador Fernando Collor e do governador Ronaldo Lessa. Carregávamos a expectativa do erro, o que seria o pecado de origem.  

O Pajuçara Sistema de Comunicação tem – o que é notório -, entre os seus sócios, o futuro vice-governador de Vilela, o ex-deputado Nonô; um deputado federal eleito pelo PSDB, Rui Palmeira; e um cunhado do governador reeleito, o senador João Tenório.

Não eram poucos os que imaginavam – com absoluta convicção – que as empresas que compõem o grupo se comportassem de forma tendenciosa e, como consequência, sofressem as sanções da lei. Nem um só direito de resposta! Nem uma única punição legal!

Termina a disputa, e por méritos dos que fazem o grupo de comunicação identificado como PSCOM, não há sequer uma condenação que venha arranhar a imagem dos que aqui labutam – ou dos seus proprietários.

Aos valorosos companheiros, eu rendo as minhas homenagens. Quanto ao blog por mim assinado, ao programa que eu dirijo e apresento na Pajuçara FM – o Doze e Dez Notícias – e à coluna que é veiculada nos nossos telejornais (Ponto Crítico), deixo o julgamento para o público. Assumo os erros apontados e aceito com sincera humildade  os eventuais acertos.

Os doze trabalhos de Teotonio Vilela Filho
A paz vale para vencedores e vencidos
  • Mariana

    Parabéns pra todo mundo!!!! Toda a equipe realmente está de parabéns e merece o reconhecimento pelo seu trablho sério!

  • Nelson

    Parabéns ao Sistema Pajuçara pela a isenção nas eleições ao contrário dos outros órgãos de comunicação em especial a Gazeta e O jornal que viraram folhetim de campanha política.

  • jac

    O leitor mais atento pôde perceber que vc discretamente era mais sintoizado com o canditado derrotado Ronaldo Lessa.

  • agasol

    Ricardo…esse seu comentário não é verdadeiro e vc sabe q naum é.Vcs não fizeram como a Gazeta,q trabalhou mt mais para Collor do q para Lessa,mas não precisa ser ,tão inteligente e dar uma olhada nos sites de alagoas para saber se são a favor ou contra o governo.Vcs só pq não colocaram uma foto do Téo aqui significa q são isentos?Qnts veículos de comunicação são isentos nesse páis?
    Um veículo de comunicação peca mt mais pl q ele não diz do q pelo diz.Qnts jornalistas do TudonaHora chegaram ou poderiam chegar com uma reportagem contra o esse governo e foram inibidos de publicá-la?Ou até pensaram em fazer e não o fizeram?
    O resto é conversa.

  • Antonio Carlos

    Parabéns Ricardo Mota, pela divulgação da verdade, que você tão bem coloca acima de qualquer força do mal, mesmo correndo os riscos que somente que ama a verdade, o que é justo, e a humanidade (especialmente o povo de Alagoas). Você velho jornalista, inegavelmente, é o maior guardião da sociedade Alagoana,

  • Eleitor consciente.

    Ricardo Mota eu acredito que hj nenhuma imprenssa trabalha de forma livre e isenta, visto que seus donos, em sua maioria, sao politicos. A pressao sobre suas canetas e cabecas existe e deve incomodar muito, por isso, que devemos olhar sempre o que ha portras da noticia e fazermos nossa opniao sem interferencia de ninguem.

  • willamis vieira souza custodio dos santos

    bem, acho que só faltou um debate do segundo turno para o governo do estado,fora isso para mim e boa parte do meus amigos foi ótimo.

  • eva quintela brandão do amaral

    Caro Ricardo,foi muito oportuno este seu artigo.Prestador de serviço como você é do sistema Pajiçara esta sua liberdade de pensamento é conse^quência dos três donos desta empresa.Três homens,cultos, civilizados e educados no pensamento Democático.A casa de Dr.Rui Palmeira foi o meu maior exwmplo vivo de democracia civilizada,o Jõao Tenório é um cidadão culto democrata e de uma inteligência privilegiada,e o Nonô um dos maiores juristas deste Estado…então o seu lugar é aí,e apostura dos donos fazem a diferença gritante do outro grupo concorrente…POSTURA,CULTURA,e pensamento DEMOCáTICO.PARABéns

  • LUIS PHILLIP LINS

    RICARDO,DE FATO VCS ESTÃO DE PARABÉNS,
    MAIS DEVEMOS APAGAR,DA VIDA DOS ALAGOANOS,O SISTEMA COLLOR DE MELLO DE COMUNUNICAÇÃO,PRINCIPALMENTE O EDITOR,CHEFE DA GAZETA,CÉLIO,POIS CANCELEI MINHA ASSINATURA DA GAZETA,PORQUE NÃO AGUENTAVA MAIS,OS TEXTOS HORRÍVEIS,PRIMEIRO A FAVOR DE COLLOR,DEPOIS A FAVOR DO LESSA!!!

  • Clau Soares

    Sempre fui fã de do Sistema Pajuçara de Comunicação. Agora, ainda mais. Principalmente, por saber que a equipe é formada por profissionais sérios, muito éticos e com uma visão social rara nos dias de hj.

    Parabéns a cada um que compõe a equipe de jornalismo.

  • sandro

    Ricardo!
    Quantas vezes em casa, eu reclamava do Pajuçara Manhã, do Oscar! Metendo o cassete no governo.
    Aí, diziam o João tenorio brigou com o Téo.
    E hoje compreendo, nem o Téo reclamava, nem a TV cedia.
    PARABENS! desculpe-me, assim é o correto.
    Wilson Junior? esse é c…! eu vou colocar a “imparcialidade” dele e do Canetinha no YOUTUBE!

  • Valmir

    1)RICARDO MOTA,E AS EQUIPES QUE COMPÕE SEUS,TRABALHOS; PARABENS.
    .
    EM OS NOMES ANUNCIADOS, SÓ RUI PALMEIRA
    É HOMEM SÉRIO, O SR. NONO,É 1, PARASITA.
    .
    PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, VAMOS VER SE
    TEM MENOS CRÍTICAS, E + ELOGIOS PARA OS
    NOSSOS REPRESENTANTES.
    .
    DEUS SEJA LOUVADO…

  • Marcus Rômulo

    Quem de nós vigia nesse estranho observatório, para avisar a vinda de novos carrascos?

    Ricardo Mota vigia.

  • Marcus Rômulo

    Parabéns Ricardo. Os alagoanos rendem suas homenagens diariamente, neste espaço, ao seu brilhante trabalho.

  • Pedro Filho

    Enquanto isso, os todos poderosos JL(ojornal) e Collor(gazeta),tanto jornais como os sites foram desmoralizados.Nunca vi, e nem esperava que fossem tão tendenciosos.
    Jornalistas e blogueiros dessas instituições perderam sua credibilidade. Mas não podiam fazer nada pois eram paus mandados dos donos. Que vergonha.

  • FICHA LIMPA

    Que agradecer a publicação dos meus comentários aqui postados. O PSCOM é FICHA LIMPA.

  • Bruno Oliveira

    Parabéns, ao grupo PSCOM, realmente, o único a ser imparcial.

  • Juarez Targino

    RICARDO VC É UM DOS JORNALISTAS MAIS INTELIGENTE QUE JÁ VI. SEI DE SUAS LIMITAÇÕES QUE PODE ACONTECER POR PARTE DOS COMANDANTES DO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO(IMAGINO EU ), MAS VC´É UM PROFISSIONAL QUE SABE O QUE QUER E SABE O QUE DIZ, POR ISSO, MEUS PARABENS A VC E TODA A SUA EQUIPE

  • HENRIQUE MOURA

    Parabéns ao PSCOM pela cobertura isenta do pleito que se encerra. A você Ricardo Motta, apesar de algumas divergências de posições, principalmente no segundo turno, ainda ensejo um grande respeito pelo profissional que você é, a dignidade com que você encara a sua profissão é coisa de gente séria, destemida, altiva! Parabéns a você e a todos que compõem o PSCOM!

  • Alagoas acordou

    Como leitora assídua de seu blog Ricardo, venho parabenizá-lo sim, pela postura ética e livre q tens de fazer comunicação. Se fizermos uma analogia entre a postura do Pajuçara Comunicação,Gazeta Web e Alagoas 24 horas(SBT), a liberdade ética q vcs têm é inconfundível. Cobrir o sol com a peneira não faz parte da postura de vcs. Sabemos as autoridades políticas q fazem parte desses sistemas e a condução tendenciosa maléfica ou construtiva, e a prova está aí, a imparcialidade vivenciada por vcs.Fica uma reflexão aos caciques políticos derrotados q alagoas não é a mesma, funcionando a base de cabrestos. O povo alagoano está crescendo e se tornando libertos…ainda falta muito, mas, chegaremos lá. O bem se sobressai sobre o mal bem como a verdade da mentira,a honestidade comprimindo os desonestos, a justiça da injustiça.Não adiantou a ameaça de q quem não votar em mim, nos meus, viverá a pão e água.Os alagoanos não se intimidaram e escolheram o q no momento se mostrou como melhor opção…e hj podemos gritar…TEMOS ORGULHO DE SERMOS ALAGOANOS! Parabéns! Q Deus os proteja e ilumine!

  • clara

    jac…avaliação completamente errada, sou eleitora atenta desse blog, admiro mto o jornalista Ricardo Mota, conheço de mtos anos e sei que jamais ele seria eleitor de lessa.Parabens Ricardo pelo trabalho inteligente,sério, continue assim….vc dignifica a classe jornalística.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, ELOGIAR O PSCOM, TÁ CERTO. AGORA O QUE DÁ PARA NOTAR É QUE ESTÃO FAZENDO UMA AVALIAÇÃO DE VOCÊ. COMO SEMPRE UNS A FAVOR, OUTROS CONTRA E AINDA ALGUNS QUE NÃO ESTÃO NEM AÍ. SOU SEU MAIS HUMILDE DISCÍPULO ALÉM DE FÃ INCONDICIONAL. ASSIM SENDO, NUNCA ME ATREVERIA A AVALIÁ-LO NEM CRITICÁ-LO, EMBORA ÀS VEZES …

  • Frederico Farias

    PARABÉNS a todos os que fazem o PSCOM pela lisura e imparcialidade com que analisaram e cobriram as eleições de 2010, sobretudo a nível estadual, comportamento diametralmente oposto àquele assumido, desde o início, pelas organizações que abrigam certo instituto de pesquisa conhecido junto ao eleitorado alagoano como GAFE.
    Mais uma vez, PARABÉNS.

  • Jonas Batinga

    Senhores diretores, jornalistas e trabalhadores do Sistema Pajuçara de Comunicação, estou me manifestdo na condição de ouvinte, telespectador, internauta e cidadão, para dize rque nunca é demais ser fiel a verdade. a responsabilidade dos senhores é imensa e ganha cada vez mais a credibilidade do público.
    Teotonio Vilela ganhou as eleições, a democracia se reafirma em nossa terra. Vejam bem: o governador não usou nem permitiu que as Policias foissem utilizadas para perseguir adversários, obter votos ou assassinar adversários.
    E vocês tmbém foram vitoriosos ao manter o equilibrio na veiculação das noticias.
    Mesmo temndo vários dos seus socios concorrendo a cargos públicos.
    A vitoria é de todos nós.

  • Thiago Ávila

    Não vou comentar sobre imprensa isenta ou não porquê não existe consenso quanto ao tema, mas inegavelmente o PSCOM foi o grupo de imprensa de melhor postura de toda a eleição. Os demais grupos beiraram o rídiculo com um parcialismo (incluindo inverdades) que em nada contribue para o bem do nosso Estado.

    Parabéns PSCOM.

  • Vera

    Prezado Ricardo,
    “ASSUMO OS ERROS APONTADOS”! É isto aí!
    É Hora de voltar a ser o jornalista que admiro e acompanho!
    Infelizmente cometeu alguns equívocos neste período eleitoral.Mas, fazer o que,se o Pajuçara de Comunicações pertence ao grupo que tem o Cunhado do Governador,o candidato a vice da chapa do governador e do eleito deputado federal que é do partido do governador? Sei que seria quase impossível não tomar partido nesta eleição.
    Mas, continuo dando-lhe crédito.Confesso que em alguns momentos fiquei desapontada com você,inclusive muitos comentários meus não publicou,mas agora está na hora de se recuperar diante dos seus seguidores.
    Você nos enriquece com textos maravilhosos, principalmente aos domingos,que não têm conotação política.Sucesso e muita luz !

  • Parabéns pela Isenção

    PARABÉNS sim a TV pajuçara por sua isenção, mesmo tendo os nomes já citados acima envolvidos em uma eleição. Porém o que me deixou mais feliz foi a forma democrática com que foi feito o debate no 1º turno, sem aquela coisa de representação no CN, ou seja, foi daquele debate que tomei minha decisão de voto em favor de TONY CLÓVES.

  • Evaldo Santos

    Durante esse periodo eleitoral sempre tive o cuidado de ver as noticias por diferentes angulos, por isso em meu pc estavam na lista de sites mais (e sempre)visitados os tres principais de Maceio e, hoje constato para minha tristeza que este foi o único que mais se aproximou da realidade, apesar de haver desconfiança da minha parte por motivos citados pelo nobre jornalista.
    Parabéns então a toda equipe.