Em mais uma boa iniciativa, o secretário de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Comunitária de Maceió, Pedro Montenegro, pediu que o Ministério da Justiça mande a PF participar das investigações sobre os assassinatos dos moradores de rua da capital – sem excluir a  ação da polícia local. 

São trinta casos, registra Montenegro no requerimento encaminhado ao Ministério.  Na verdade, ele encaminhou um estudo detalhado sobre o quadro de terror vivido por moradores de rua em Maceió. 

No relato, o secretário aponta:

– 52% dos homicídios foram cometidos com arma de fogo;

– 34% com paus, pedras e materiais de construção;

– 14% com arma branca (faca, punhal etc.)

Em outro requerimento, Pedro Montenegro sugere ao Ministério Público Estadual, também na investigação, que solicite à Secretaria Nacional de Direitos Humanos o envio de peritos treinados na Inglaterra e que podem contribuir para a elucidação das mortes.

É, de fato, uma situação inaceitável. Não apenas pela ampla divulgação da mídia, independentemente do processo eleitoral em curso, nós não podemos perder a dimensão do que é – ou deve ser – humano.

O massacre de miseráveis já tem até alguns suspeitos, mas é preciso dar uma resposta clara e rápida à sociedade. Denunciá-los, se há provas, é importante até mesmo para inibir a ação de criminosos de aluguel, ou de pessoas que se consideram donas da vida e da morte – principalmente dos pobres, alvo preferencial e exclusivo dos “justiceiros”. Aliás, uma palavra imprópria: eles são assassinos e devem ser excluídos do convívio da sociedade.

Partidos montam seus exércitos de fiscais (não confundir com bandidos eleitorais)
E o debate na TV?
  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, EMBORA ATENTO, NÃO TIVE NOTICIAS DAS DUAS TESTEMUNHAS SEM EIRA NEM BEIRA, QUE SERIAM MUNIDAS DE TODOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA DEIXAREM DE SER FANTASMAS E PUDESSEM SER OUVIDAS PARA O QUE DE INTERESSANTE PUDESSEM CONTAR. E QUE SEM OS DITOS DOCUMENTOS NÃO PODIAM SER OUVIDAS NEM PROTEGIDAS. E EU PERGUNTO : COMO É QUE FICOU ÊSSE NEGÓCIO ? COM A PALAVRA OS DRS FLAVIO E PEDRO MONTENEGRO. COM CERTEZA AMBOS LÊEM O SEU BLOG E PODEM RESPONDER POR AQUI MESMO. SE NÃO, ALGUÉM AÍ ME DÊ OS TELEFONES DE AMBOS, POIS VOU COBRAR COM INSISTÊNCIA !

  • observador

    O PEDRO MONTENEGRO GOSTA DE HOLOFOTES E QUE O CASO SE TORNE NOTICIA INTERNACIONAL, PARA ELE APARECER. NÃO HÁ GRUPO DE EXTERMINIO.CONCORDO COM O RUBIM. SÃO CRIMES FRUTOS DO DESPOLICIAMENTO E DA OUSADIA DOS BANDIDOS QUE MATAM A QUALQUER HORA. GRUPO DE EXTERMINIO COM 34% COM PAU, PEDRAS E MATERIAL DE CONSTRUÇÃO…kkkSÓ NA CABEÇA DELE.

  • Valmir

    AGORA TEM DIREITOS, HUMANOS, PARA
    QUEM MERECEM. ATÉ O MOMENTO, ERA SÓ PARA: BANDIDOS,/ LADRÕES /,TRAFICANTE
    DESORDEIRO / ESTUPRADOR /
    O QUE, NÃO SE EM TENDE: É COMO O SR.
    PEDRO MONTEIRO, AINDA NÃO LEVOU A BANDIDAGEM, PARA SUA CASA.
    .
    O QUE DIZ, O CIÇO; HÁ OS MORADORES DE RUAS, NÃO TEM TÍTULOS…

  • kleber

    caro amigo ricardo mota ainda bem que tem ministerio publico estadual pq no meu caso só tem o gecoc na pessoa do dr alfredo gaspa este sim foi a unica pessoa que mim deu a vida devolta pq tem um prefeito acima da lei em alagoasw manda bate e manda mata só não morrie ainda pq estou fora do estado e graças a dr alfredo gaspa que mandou eu sai pq se não eu morro sim posso diz isso com toda certeza que se volta morro pq o rei de rio largo toninho lins junto com seus padrinhos mandam em alagoas meu deus sei que vcs não tem nada a ver com isso mais só vc ricardo mota e quem eu tenho para perdi pra mostra a verdade pra alagoas sei que vou morre mais ele toninho lins vai ter muita coisa pra explica pra pf e ministerio publico federal sobre a merenda de rio largo e verbas federais tb eita mais eu acho que não vou ter tempo pra ver pq hoje estou vivo mais amanha não sei fiquem com deus pq eu estou já..

  • pedro santos

    este pedro monte negro deveria ser ator para aparecer. De direitos humanos nao entende nada.

  • De Olho!

    Caro Ricardo. Não sei pq os holofotes de assassinatos de moradores de rua fica apenas com a Secretaria de Direitos Humanos? Pq o que há na verdade é uma propagação em nível de Maceió de “Despolítica Pública”, é o caso do que acontece em Maceió neste caso e em diversos outros. A responsabilidade tb é da assistência social (leia-se) SEMAS, que além de ter por obrigação atender esse público em vulnerabilidade social, tem um montante grande de recursos federais que esse ano ainda não foi sequer mexido esse ano, e olhe que o Ministério do Desenvolvimento Social fez uma pesquisa em Maceió com ajuda da Secretaria de Assistência do Estado (SEADES), bom, então pesquisa tem, recurso financeiro tb tem, equipe de trabalho tb tem, falta o que? Resposta: Competência e Vontade Política apenas. Apenas em Maceió só tem o serviço de albergue pra promover o que para essa população, se de dia o povo volta pra rua? Deveriam fazer um grande projeto de intervenção. Cadê o Ministério Público que não vê isso? Talvez o MP federal veja mais cedo ou mais tarde, pq o que há é falta de investimento municipal, pq recurso financeiro tem e as contas estão repletas de din-din e sem mexer… kkk. Incompetência é pouco pra esse secretário atual.

  • Silva

    Concordo com “De olho”, quem conhece a SEMAS, sabe que dinheiro pra fazer pela população de rua TEM, o que falta é gestão. péssima escolha de secretário viu Senhor Prefeito

  • Kiry

    Deixa o Pedro aparecer um pouquinho minha gente, mais quem tb tem que ser indagado pelo GECOC e MP/AL são os responsáveis pela SEMAS, Secretaria Municipal de Assistência Social. Uma coisa eu sei… dinheiro tem… e é federal… sem mexer por incompetência política do gestor da pasta. Tb acho que não é grupo de extermínio, acho que pode ser brigas entre eles próprios e outros usuários de substâncias entorpecentes… de repente até tem esse tal grupo de extermínio, milícias… sei não…

  • ZEQUINHA

    O recurso financeiro federal na SEMAS, de fato existe e é cerca de 20.000,00 mês, só aplicado em c/c, sem investir em proteção social para moradores de rua, tem sobra de recurso de 2009 e 10 meses de 2010. como diz o Bóris: ISTO É UMA VERGONHA!!!

  • fred

    ESSE SENHOR PEDRITO GOSTA DE APARECER E NADA MAIS, DIGA QUAL FOI A COISA DE BOM QUE ELE TROUXE PARA ALAGOAS, MIM DIGA UMA. LE ERA DO MINISTERIO DA JUSTIÇA E NADA CONSEGUIU PARA MELHORAR OS SALARIOS DOS POLICIAIS TANTO CIVIS COMO MILITAR, PEDRITO VOÇE GOSTA É DE HOLOFOTES E NÃO RESOLVE NADA, PEÇA PRA´IR AO BANHEIRO E DESAPAREÇA. ATÉ NUNCA PEDRITO.

  • realista de plantão!

    Grupo de extermínio matando a pedrada?? Esses especialístas estão de brincadeira? É p/ justificar o salário….só pode ser. Os direitos humanos deveriam se preocupar com políticos que matam gerações de fome, falta de educação, e deixam milhares de “sem chance na vida” a mercer de disputas em meio a miserabilidade…fala sério!!

  • aremilton fernandes

    Dr. pedro montenegro estar certo, poliçia e para combater crimes dessa natureza e outros, nao querer aparecer nos meios politico e isso que a poliçia federal ta fazendo hoje estar perdendo a credibilidade com o povo acorda PF.

  • João Porto Ferreira

    Também acho que essa pessoa (Pedro Montenegro) quer aparecer. Pq ele não faz o trabalho que lhe cabe e tira essas pessoas da rua? Resposta: não dá notícia, não dá voto.

  • DUILYA

    OS ACUSADOS SÓ PODEM DESPREZAR A EXISTÊNCIA DIVINA.

    HÁ, PERGUNTAR AINDA NÃO OFENDE:

    E A TROCA DO COMANDO DA PM NÃO ERA PARA DIMINUIR ESSES ÍNDICES?

  • JOBSON

    Tenho um amigo, que empregou um morador de rua em sua chácara,com agua, luz e morada,após trita dias, quando recebeu o salário mínimo ele falou ao patrão, vou embora, por que na rua ganho dinheiro e roupa sem trabalhar.

  • Maria Motta

    Deveria investigar o descaso do governador e secretário da defesa social que apreciam a violência do Estado de camarote! PF neles!

  • NETO BARROS

    O MP DEVERIA APURAR AS CONSEQUÊNCIA QUE EXISTE COM FAMÍLIAS QUE SOFREM NO DIA-A-DIA POR CAUSA DESSES IRRESPONSÁVEIS QUE ROUBAM E MATAM SEM PERDÃO, PEDRO MONTENEGRO TEM QUE OLHAR QUE A REASOCIALIZAÇÃO SEM A JUSTIÇA FAZER O SEU DEVIDO PAPEL, NÃO VAI ADIANTAR DE NADA, OU É PRECISO QUE ENTRE UM REGIME DITATORIAL PARA SE TOMAR AS MEDIDAS MAIS HUMANAS. DAR ARREPIO AOS QUE NÃO GOSTAM DE PERDER AS BOQUINHAS QUE O “direito humano” PROPORCIONA.OU TEREMOS SÉRIAS DAS CAUSAS OU VIVEREMOS TERRORES CAUSADOS POR MAQUIADORES SOCIAIS.VAMOS DEIXAR DE HIPOCRISIA.

  • …

    Politiqueiros bahhhhh…, querem mais é que o povo se exploda e seus gordos salários estejam na conta no dia 30…