As coligações que disputam o segundo turno das eleições em Alagoas estão envolvidas em uma tarefa árdua e fundamental: montar os seus exércitos de fiscais (ou para atuar, disfarçados, no trabalho de boca de urna. Se pacífico, faz parte do jogo democrático). 

Na periferia das maiores cidades e no interior do estado, principalmente em alguns municípios “carimbados” (pelos personagens que sujam a imagem da cidade), a atenção deve ser redobrada. O que vale não apenas para partidos que brigam pelo Palácio República dos Palmares. 

As polícias estaduais e a PF também montaram suas estratégias de ação – até o domingo – com a determinação de coibir, tanto quanto possível a compra de votos.

Ou seja: as primeiras prisões devem acontecer muito em breve, pelos informes que têm chegado às instituições policiais. E, cá pra nós, tem gente que pode amargar a segunda prisão nas eleições deste ano. É esperar.

A população pode, sim, dar uma grande contribuição aos órgãos fiscalizadores, ajudando a limpar a eleição e superando a baixa qualidade da campanha do segundo turno.

Há, ainda, notícias de bastidores quanto uma possível ação de bandos, no domingo. Não só persuadindo o eleitor das áreas mais pobres, mas metendo medo nas pessoas. Coisas do crime organizado, ainda tão enraizado em Alagoas. É dessa turma que a polícia tem de cuidar rapidinho. Cadeia e consequente processo para aqueles que não sabem atuar no jogo democrático.

No mais, é muita calma nessa hora. Não se deixe envolver pelo clima de ódio da campanha. Dê à eleição a importância que de fato ela tem – nem menos, nem mais.

Com a alma dos mansos e o coração dos bravos
Pedro Montenegro pede ao Ministério da Justiça que PF apure morte de moradores de rua
  • Valmir

    1)Primeiro; os humildes fiscais, já
    estão recebendo 50 reais,seguido de uma boa dose de ameaça. Resta os humildes,
    fiscais,fazer a sua parte, e deixar que
    eles se matem; digo ( TEL/RONALDO ).
    .
    DOMINGO:
    .
    PINTO DE LUNA / GOVERNO
    MARCÍLIO BARTENCO / CHEF.GER.DE PLÍCIA.

  • Victor Daniel

    Vou comentar reproduzindo o que li de um grande amigo (por sinal, é uma pessoa muito culta): “a propaganda eleitoral de Lessa passou da desfaçatez para a fraude. O uso cínico da imagem, e voz, do Téo (fora do contexto), é tática kamikaze. É apostar na imbecilidade humana.Todo mundo sabe que é montagem! Todo mundo sabe que aquele apoio de Téo a Lessa foi antes de Téo (e toda a Alagoas) saber do “rombo” que Ronaldo deixou no Estado de Alagoas. Agora, um raciocínio: se essa fraude pode “colar” em alguma pessoa desinformada, não poderá gerar em outras pessoas exatamente a rejeição?! Conheço amigos “lessistas” que estão decepcionados com a postura de Ronaldo. Estão cansados do jeito destemperado dele (com eLLe ao lado). A verdade é que (tal tática: de montagens, uso de voz e vídeos do Téo em 2005 e 2006) é uma proposta desesperada. A falta de argumentos de Lessa, de propostas, e de votos, leva Lessa ao excesso de impostura”.

  • Nanda Rocha

    Lamento como o povo alagoano pode ser enganado pelas mentiras de Lessa. Ontem no debate ele disse “acabei com o acordo dos Usineiros!”. Mentira!

    Pelo contrário: ele fez o NOVO ACORDO DOS USINEIROS. O que significa acordo? Significa transação. Vejam no Diário Oficial do Estado de Alagoas, datado de 11 de janeiro de 2005, página 5. Quem era o Governador? Ronaldo Lessa.

    Depois veja o Diário Oficial de 30 de setembro de 2005, página 5 também, e lá estará o 1º Aditivo ao Novo Acordo dos Usineiros, e a assinatura embaixo “Ronaldo Lessa – Governador”. Querem mais? Vejam o Diário Oficial de 09 de novembro de 2005, páginas de 2 a 5, tem lá o 2º Aditivo ao Novo Acordo dos Usineiros. Quem assina como governador? Ronaldo Lessa. Portanto, ele mente!!!

    Cuidado Alagoas! Ele é elitista falsificado e mente dizendo não ser… Quer crescer em cima de um discurso ultrapassado de esquerda, do pobre contra o rico. Mas onde ele mora? Na beira mar da Ponta Verde, num apartamento de luxo. Ronaldo mente. E quem tem a ousadia de dizer que EU estou mentindo neste post? Cuidado alagoanos. Votem pelo BEM de Alagoas

  • Jorge Galvão

    DOMINGO SERÁ A FESTA DA DEMOCRACIA E TODOS NOS TEMOS O DIREITO A VOTAR COM A MAIOR TRANQUILIDADE POSSIVEL, MAS TBEM VIGIANDO E FISCALIZANDO, AJUDANDO A POLICIA A TIRAR OS MAUS DAS RUAS. VAMOS PEDIR A DEUS UM DIA MUITO BOM E DE SOL, COM PESSOAS, CRITERIOSAMENTE, DO BEM, VOTANDO EM GENTE DO BEM…45.

  • cidadão alagoano

    é teo…, é téo…, é téo… estou dizendo o que sinto quem ama alagoas vota no 45.

  • Claudia Lemos

    Chega desse mentiroso desse governo Teotônio, honestamente nunca se fez tanta greve na saúde, na educação, na segurança, 4 anos sem concurso público, sem aumento salarial. Esse governo não fez nada e ainda quer se reeleger tome Vergonha. Agora é Lessa 12, 12 ,12……

  • Nelson

    Votei em Lessa 02 vezes para governador. Tenho certeza que ele mudou. Para Pior. Se juntou ao que há de pior na política alagoana. E como dizia meu avô : ” Quem com porcos se mistura, farelo come”.

  • david cesar

    e teo e teo e teo por uma alagoas melhor que ja vemos que e melhor e que vai melhor mais e muito mais

  • Alagoano

    Prezado Ricardo,

    Concordo plenamente que o clima político aqui em alagoas está muito tenso e pesado, não é para menos, considerando principalmente o nosso histórico de políticos corruptos que pintavam e bordavam na administração pública e sempre se safavam por conta da impunidade parlamentar… então, por essa imunidade, pode-se fazer qualquer coisa…

  • Jorge Galvão

    A SRA. CLAUDIA LEMOS, ESTA COMPLETAMENTE ENGANADA. TEVE OUTROS GOVERNOS, INCLUSIVE O DO LESSA, QUE TEVE MUITO MAIS GREVES. ESTAMOS NÓS DO SINDICATO DOS MÉDICOS EM CONSTANTE NEGOCIAÇÃO COM O GOVERNO, PORTAS ABERTAS NO PALÁCIO, CONVERSAMOS ESTTES QUATRO ANOS. HOUVE MELHORAS NO SALÁRIO, NÃO O QUE DESEJÁVAMOS, MAS HOUVE DIÁLOGO.

  • Jorge Galvão

    COLLOR, LESSA, RENAN, LULA, DILMA, ZÉ DIRCEU, MARCOS VALÉRIO….VIXE….ISSO É FORMAÇÃO DE QUADRILHA…HAJA LADRÃO…

  • Marcelo

    Ja fui eleitor do Lessa mas quando fui parar no SPC/SERASA por conta do não repasse do CONSIGNADO descontado em folha e colegas Servidores Publicos, não podemos esquecer que Lessa tambem lutou pelo FIM DO NOSSO DECIMO TERCEIRO SALARIO esqueceram?
    Já o Profissão? POLITICO, usineiro com
    o mesmo salário que eu percebia em janeiro de 2007 ele encerra seu primeiro mandato para Governador, (provavelmente se reeleja para o segundo e ganhe(-muito dinheiro rolando-),e eu ganhando os meus $ 563,00 reais e ainda tem que descontar IPASEAL que são menos $61,93, ele vai encerrando o seu “belo” mandato.
    Belo para a elite!
    Srs! Já observaram nas ruas que tipo de automóveis são adesivados com propaganda eleitoreira do Sr, Usineiro?
    Sómente carros de luxo.
    Teparem senhores que tenho que sair de minha casa ir até o local de votação para votar em branco, é mole?
    Nenhum destes dois elementos merecem meu voto.

  • josé carlos da silva

    REALMENTE RICARDO,OS JAGUNÇOS DA COLIGAÇAO PELO MAL DE ALGOAS ESTAO DE PRONTIDAO,DIZEM A BOCA MIUDA QUE ATÉ DE FORA VIERAM PARA TIRAR DE TODO JEITO A VITORIA DO BEM,MAIS NAO VAI NAO ALEM DE DEUS,NOSSO PAI E SENHOR DA RAZAO,TEMOS A POLICIAS MILITAR,E FEDERAL,QUE ESTAO NA MIRA DESTES ABUTRES DO PODER,ISSO SERVE DE ALERTA PARA COLIGAÇAO PELO DE ALAGOAS,ELLES VAO INTIMIDAR FISCAIS,MESARIOS,VAO PINTAR NESTE DOMINGO,PRINCIPALMENTE AQUI EM MACEIÓ.SE LIGA TEO SE LIGA POVO BOM DE ALAGOAS,SE LIGA POLICIA FEDERAL,SE LIGA DARIO CEZAR,SE LIGA PAULO RUBIN,O CIRCO DO CAO TA ARMADO E SEM LIMITES,ELLES ESTAO COM MUITA SÊDE,FAMINTOS,CAO FEROZES E FAMINTOS,NAO É BRINQUEDO NAO É HUM MILHAO QUE O COLLOR QUER TODO MES.

  • Gercy Roberto Dias Pires

    Bem lembrado.

    é bom a policia cuidar da boca de urna não só da oposição, mas tambem do governo, é proibir a intimidação que ocorre dentro dos orgão estaduais, principalmente na sec. da educação que é proibido se manifestar contra o governo, muito menos votar na oposição é claro…

  • M. Almeida

    É EXATAMENTE O QUE DISSE O INTERNAUTA NELSON: LESSA MUDOU PARA PIOR. O QUE EU OBSERVO É QUE EXISTEM PESSOAS DE BEM APOIANDO SUA CANDIDATURA, MAS, UMA CORJA DE BANDIDOS QUE O APOIA ESTÁ SE BABANDO PELO PODER. SÃO HOMENS DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR (OS MAUS POLICIAIS), POLÍTICOS ASSASSINOS, SERVIDORES PÚBLICOS QUE SO VEEM O PRÓPRIO UMBIGO E IMBECÍS QUE ACREDITAM EM TUDO O QUE LULA DIZ. TOMEMOS VERGONHA NA CARA! TÉO NÃO É NENHUM SANTO, MAS, É A MELHOR OPÇÃO NESSE MOMENTO! A SITUAÇÃO DE ALAGOAS REALMENTE MUDOU PRA MELHOR E PODE MELHORAR AINDA MAIS. REPITO: “QUEM COM PORCOS SE MISTURA, FARELO COME”.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, NÃO OUSARIA, NA MINHA SANTA IGNORÂNCIA, CONTRADIZÊ-LO. TODAVIA, QUERO CRER QUE AS NOTÍCIAS QUE TÊM CHEGADO A VOCÊ, SÃO, NO MÍNIMO, ALARMISTAS. ANDO MUITO POR AÍ, VEJO QUE HÁ ALGUM RANGER DE DENTES, MAS NADA QUE PRENUNCIE A CATÁSTROFE QUE VOCÊ PREVÊ.HÁ SIM, UMA CERTA EXACERBAÇÃO DOS CONTENDORES, MAIS NO ENTÔRNO DÊLES DO QUE NÊLES. NO MAIS, AQUELA BANDIDAGEM QUADRIENAL JÁ ESTÁ IDENTIFICADA E AS POLÍCIAS ESTÃO NAS RUAS.UM OU OUTRO DESAVISADO QUE EXTRAPOLAR, VAI EM CANA CERTAMENTE.
    DESCULPE…

  • Rita de Cássia Oliveira

    Alagoanos, vamor manter a calma e a disciplina para realizarmos nosso ato democrático de eleger nossos governantes. Não se deixem intimidar pelos COLLOR , LESSA e RENAN, que querem se eleger com agressão, sem a menor postura. Que todos eleitores sejam fiscais, da lisura e da liberdade de expressão, não se deixem abater por essa quadrilha que só quer o Poder, sem se importar com Desenvolvimento, elles não trabalham com ética, mas com Mentiras e Violência. Que DEUS faça com que tudo termine em PAZ. È TEO, È TEO, É TEO!!!!!!!

  • Maria Margarete Malaquias cavalcante

    Q pena! sempre gostei de seu ponto de vista sobre temáticas q despertam interesse do publico mas sinceramente me sinto ofendida porque sou fiscal de Ronaldo Lessa e não me acho bandida e nem percebo que haja necessidade para confusão entre minha função e a função de uma bandida. Por que se colocar tão acima das demais pessoas? será realmente que existe alguém tão perfeito no mundo a ponto de se colocar acima do bem e do mal? sinceramente, será que existe outro perfeito que não seja “Deus”? Sou fiscal, me orgulho e quero respeitada tanto quanto qualquer fiscal, independente de partido. Sou fiscal humana como todos os demais seres humanos, inclusive, vc.

  • clara

    Maria Margarete….pena vc estar do lado do mal, do lado dos corruptos, dos que só querem usar o governo em benefício próprio, dos que roubam o estado, dos que querem enriquecer com o dinheiro público, pensa bem….o lessa e tdos os amigos dele respondem a processos na justiça, até o grande amigo dele Luis Abílio, que já morreu, a famíia tem os bens confiscados, a família teve apoio do9s amigos prá poder fazer o enterro.O lessa teve a desfacatez, o cinismo de colocar a culpa dos roubos no Abílio, foi mto cínico do debate, falta de dignidade, falta de amizade, mas ele não conhece essa palavra…amizade, ele só conhece aliados para usar o poder em benefício próprio.Saia dessa…venha prá o lado de pessoas honestas, sérias, que querem o bem de Alagoas.

  • Roberto

    COMO NO PRIMEIRO TURNO: QUEM TELEFONOU PARA O 190, ESTAVA INDISPONÍVEL APÓS AS 22:30 HS. QUEM FOI PESSOALMENTE RECLAMAR DO BARULHO DE UM TRIO ELÉTRICO PARADO NA AV. ÀLVARO CALHEIROS,FOI INTIMIDADO POR UM CAPANGA (CERTAMENTE UM PM Á PAISANA E ARMADO) DA SEGURANÇA DO THÉO.
    ESPERO, QUE APÓS O RESULTADO,NO MÍNIMO SE RESPEITE O DIREITO DE NÃO SER INCOMODADO PELA BAGUNÇA PROMOVIDA POR ESSES QUE SE DIZEM DO BEM.

  • Gercy Roberto Dias Pires

    Basta vc dar uma volta na orla para ver quem realmente roubou o estado.

    essa gente que critica de forma agressiva ronaldo/dilma, são aqueles que se locumpletaram, roubaram o estado a vida inteira.
    gente que recebe da assembleia a mais de 20 anos, sem ao menos dar um dia so de trabalho, recebe do tribunal de contas, do tribunal de justiça e ou tros orgãos do governo, assim como pessoas tem emprego ou é empresário e recebe o bolsa familia.
    é esse tipo de gente oriunda de familias que sempre tiveram previlégios, saquearam, enganaram, destruiram o estado de alagoas.
    Tem esposa de secretário de estado do governo teo vilela, que recebe a mais de vinte anos da assembleia, e nunca foi la.