Seria uma campanha eleitoral, esta, para não ser lembrada? Pelo contrário: não podemos nem devemos esquecê-la. O tanto de ódio que ela espalhou entre os adeptos dos dois candidatos há servir de alerta para o futuro. 

Numa sociedade cada dia mais agressiva, uma disputa política com tal teor de pólvora pode se transformar em algo de que podemos nos arrepender no futuro.

Não defendo, aqui, “as flores vencendo o canhão” – não é o caso. Mas o que espalharam pelo ar em nada contribuiu para que aprendêssemos o difícil caminho da tolerância.

Não houve debates. Quando muito, aconteceu algo próximo das disputas (verbais, ainda bem) entre hordas de bárbaros, que imaginávamos já ter superado.

Numa das melhores definições que conheço sobre o tema, o escritor argelino Albert Camus afirma que “a guerra é feita por pessoas que não se conhecem e se matam, em benefício de pessoas que se conhecem e não se matam”.

Onde estaríamos nós na frase do autor de “O estrangeiro” e “A peste”?

Escolha o seu preferido – ou menos indesejado – e vote. Com a alma dos mansos, mas com o coração dos bravos. Algo além disso terá sido apenas desperdício dos seus sentimentos mais extremos. Guarde-os: um dia você há de precisar deles.

Collor aparece na TV Gazeta pedindo votos para Lessa - TRE já recebeu a denúncia
Partidos montam seus exércitos de fiscais (não confundir com bandidos eleitorais)
  • Rose Mary de Araújo

    É difícil numa disputa como esta escondermos nossos sentimentos.Ora de nojo, ora de revolta por tantas mentiras e jogo de máscaras, como se todos fôssemos tolos, analfabetos políticos ou funcionários públicos. O Estado de Alagoas é bem maior do que as desavenças entre candidatos que amanhã,talvez unidos, queiram o mesmo bem para Alagoas.É a dança dos sem escrúpulos que,momentaneamente brigam e depois se amam,conforme o jogo do poder.E quem perde? Alagoas atrasado, analfabeto,com fome,deseducado, paupérrimo,infeliz,mas turísticamente viável. Luciferando, espumando pelos cantos da boca, o LLessado perderá esta para o futuro de Alagoas.

  • Jorge Galvão

    RICARDO, JÁ ESCOLHI. É TÉO 45, POIS NÃO TEMOS OUTRA OPÇÃO.

  • dermeval araújo de lacerda

    Ricardo vc escreveu uma das mais belas frases do nosso blog (que arrogância).Creio que foi o pior dos debates que já acompanhei.Ronaldo Lessa
    ao se defender das falcatruas cometidas no seu desgoverno,acusa de todas as mazelas alguém que não pode se defender,e acho que mesmo podendo não o faria pela dignidade que existia na sua alma,hoje em outro mundo.Falo do nosso colega e amigo LUIZ ABÍLIO.Como é que um engenheiro vai acusar outro, indevidamente, por atos praticados pelo mesmo acusador?Ronaldo isso no nosso sagrado juramento,ao nos formarmos,é uma completa e rasteira falta de ÉTICA.Mas,pelos seus pronunciamentos,já poderíamos imaginar que viesse a acontecer.Luiz Abílio,foi um brilhante presidente do CREA-Al.Quando entrou para a política era um peixe fora d água. Êla jamais o denunciou pelos desvios praticados no seu desgoverno.Não por ser conivente mas, por ser conveniente à manutenção do chefe do poder.E ontem V.Excia. ou melhor, vc. o chama à responsabilidade total das mazelas acontecidas no seu governo?Ronaldo êle não pode se defender mas,nós como engenheiros podemos fazê-lo.
    O Dr.Teotônio Vilela Filho,deve ter uma declaração do MD Sr.Presidente da República,quando falou este ano no centro de convenções,em que vc. estava presente,ao lado dele e do outro lado o governador Téo,falou:”Querido amigo Teotônio V.Filho,nos primeiros quatro anos do meu governo,Alagoas era o ESTADO BRASILEIRO que mais desviava verbas FEDERAIS.VC.TÉO arrumou o ESTADO e hoje recebe verbas federais e internacionais”.Essas palavras eu ouvi pois, eu estava lá.Se o Téo usasse essa declaração ao vivo e a cores do Presidente o que seria da sua campanha?Mas, ele não as usou para não comprometer o amigo LULA.ISSO É DIGNIDADE,É ÉTICA,coisa que vc nunca teve.Por isso o Sindicato dos Engenheiros de Alagoas está com o Governador Téo Villela Filho.

  • Mylena Abreu

    Enfim, as eleições estão acabando…o disse mim disse…o sujo ou muito sujo…Agradeço ao meu Deus por não ter saido mortes, porque era o que faltava acontecer nessas eleições…a política no Estado Alagoano chegou num nível baixo, o respeito pelo eleito ficou de lado…o amor ao Estado tbm…. as cidades ficaram sujas..o interesse pessoal sobrepôs aos demais..Muito dinheiro jogado fora????Agora fico querendo saber como eles irão fazer para recuperar o INVESTIMENTO feito na política…kkkkkk …Quem será que vai sair melhor…o Sujo ou o Muito sujo..kkk…cenas dos próximos capítulos…

  • LUCIANO BELO

    No dia que a sociedade repudiar de forma definitiva essa forma de campanha, o nível vai melhorar. Quando os candidatos perceberem que a sociedade repudia, mudarão de etratégia e passarão a discutir os reais problemas de nosso Estado. No dia que as emissoras que promovem debates mudarem o formato que incentiva a arena romana, algo muito bom será visto em nossos debates. No dia que a justiça eleitoral agir com rigor sobre o denuncismo deliberado, nossas eleições, a maior festa da democracia Brasileira, e a mais segura do mundo agradecerá.

  • Atenta!

    Adorei o texto Ricardo, suas reflexões são sempre muito lúcidas e pertinentes.Quem sabe um dia…. o que é determinado por estas escolhas, todos os alagoanos possam ter alcance para interpretar este texto.

  • ARTUR

    RICARDO, NÃO ADIANTA: LAMENTAR, CHORAR
    ,RECLAMAR etc. QUE OS ELEITORES ALFABETIZADOS POLITICAMENTE É UMA MINORIA EM SE TRATANDO DE BRASIL.
    VOTAREMOS NO MENOS RUIM, PORQUE O BOM, UM LIDER VERDADEIRO, ESTA PARA NESCER.
    TEMOS HOJE, GRUPOS QUE SE UNEM NÃO IMPORTANDO SE FICHA SUJA, SEM FICHA, CRIMINOSO DE MANDO etc. PARA CONTINUAREM NO PODER.
    BOA SORTE MESMO ASSIM POVO BRASILEIRO.

  • Fernando

    “A guerra é um massacre de homens que não se conhecem em benefício de outros que se conhecem mas não se massacram.” (Paul Valéry)

  • Paulo Petuba

    Realmente lamentável o nível degradante dos debates(xingamentos). No entanto, como manter a calma dinate de tantas mentiras jogadas ao vento. Basta ver no último pleito foram àqueles planfletos pretos com o “Não perca o seu voto” e amanhã será que vai ser: “Fulano tá preso na PF”. Ora, se queremos vencer que vençamos com argumentos e aç~çoes de trabalho, respeito e participação social.

  • Democracia é o Caminho

    Não acho legal estimular o tom de acirramento estre as torcidas nessa campanha. Particularmente não vi diferença de outras, onde dois candidatos chegam ao final com chances de vencer.
    Cada eleitor busca convencer os indecisos com os recursos que dispõe: oratória, escritos, argumentos, informações, estratégias, disponibilidade… e isso depende do nível de educação de cada um. Sabemos que até a postura de cada eleitor dos candidatos, está sendo observada por quem ainda não decidiu, buscando identidade com os estilos postos.
    Com base nisso, a responsabilidade de quem vota conscientemente só aumenta, porque cada atitude impensada, poderá ser um voto a menos a ser conquistado.
    Por isso tenho tentado defender meu candidato Teo Vilela de forma respeitosa, porque vencer a qualquer preço, pode deixar um gosto amargo de ressaca moral, que certamente não valerá a pena.
    A democracia se constrói assim, aos poucos, num misto de firmeza e mansidão, e todos precisamos dela, para ser grandes e construir o país dos nossos sonhos.
    Alagoas e o povo alagoano, merecem respeito e paz, no momento em que fazem sua escolha política.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, ATÉ AGORA, ENTRE MORTOS E FERIDOS, ESCAPARAM TODOS. OU FALTOU ALGUÉM ? ACREDITO QUE NÃO. E VAI CONTINUAR ASSIM, PODE ACREDITAR.

  • M. Almeida

    É EXATAMENTE O QUE DISSE O INTERNAUTA NELSON: LESSA MUDOU PARA PIOR. O QUE EU OBSERVO É QUE EXISTEM PESSOAS DE BEM APOIANDO SUA CANDIDATURA, MAS, UMA CORJA DE BANDIDOS QUE O APOIA ESTÁ SE BABANDO PELO PODER. SÃO HOMENS DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR (OS MAUS POLICIAIS), POLÍTICOS ASSASSINOS, SERVIDORES PÚBLICOS QUE SO VEEM O PRÓPRIO UMBIGO E IMBECÍS QUE ACREDITAM EM TUDO O QUE LULA DIZ. TOMEMOS VERGONHA NA CARA! TÉO NÃO É NENHUM SANTO, MAS, É A MELHOR OPÇÃO NESSE MOMENTO! A SITUAÇÃO DE ALAGOAS REALMENTE MUDOU PRA MELHOR E PODE MELHORAR AINDA MAIS. REPITO: “QUEM COM PORCOS SE MISTURA, FARELO COME”.

  • Reinaldo Oliveira

    O triste é que o nosso futuro é reflexo do nosso passado.E, nisso, por longos anos vem se avolumando por meio de vários atores desse sistema corrupto.Infelizmente, temos que escolher amargamente entre dois péssimos representantes de um povo sofrido por inúmeras mazelas.E, por final, o pobre é manipulado por tantos meios, anulando assim essa consciencia de mansidão e bravura tão necessária para os nossos dias.

  • José Luciano

    Nobre Ricardo, concordo com você.Mas, gostaria de acrescentar que nessa “batalha verbal” nós os simples soldados estamos servindo de escudo.Atrás das falácias sobrevive um povo sofrido e amargurado num invisível campo de concentração.A democracia nos impõe a determinar nossa sentença.E em se tratando do nosso estado; somos réus condenados e respingados de sangue, suor e lágrimas dos nosso irmãos.

  • cristiano magalhães araujo

    VOTO 12, devido ao descaso do atual governo com o funcionalismo publico(exemplo: impos uma PPP na CASAL), descaso com a segurança publica, descaso com os concursos publicos,…

    No 1º turno votei:
    judson cabral;
    pinto de luna;
    heloísa helena;
    eduardo bomfim;
    mario agra;
    marina silva;

    agora não tenho opções já que tenho ojeriza ao PSDB(mesmo sabendo que tem bons nomes no partido como Rui Palmeira).

    Lessa 12;
    Dilma 13;

  • Cláudio

    Olhem todos, estão vendo!,há uma nuvem densa , escura e pesada no ar, o vento está forte!que bom, esta nuvem esta indo embora,a pscosfera por essas bandas ainda está pesada, mas o bem prevalecerá , espero que seja a partir de já.Não é possível que a prática de fazer as coisas de forma cruel, covarde, prevaleça, a maladrangem . A forma antiga de se fazer política haverá de dá espaço para o diferente,para o novo.A vida humana deve ser respeitada, as Instituições também. Avante Téo.
    Para o bem de Alagoas meu voto é 45.

  • JOBSON

    Realmente, é preocupante, a área de SEGURANÇA DO ESTADO não pode ser entregue a mal caráter travestido de autoridade,as demais secretarias de estado, também.Se isso acontecer, a população é quem vai pagar caro pelos desmantelo da máquina pública.Voto em Teotonio Vilela, porque estou sentindo que o estado estar cada dia melhor.O própio Lula, falou.

  • carlos

    Todos vocês querem algo. Parem de falar que todos são ruins. E por que não votam nulo? Isso sim seria sério. Mas dizer que nenhum presta e ainda votar em algum deles é ser conivente com a miséria do povo.

  • Valmir

    É, caro, Ricardo Mota;
    .
    FICA, + PARA OS QUE SE CONHECEM E SE MATAM.
    .
    RESUMO: ESTA ELEIÇÃO:
    .
    DEBATES,CAMPANHAS,IBOPE,PESQUISAS,
    PRISÕES,TRE-AL,COLIGAÇÕES,ACORDOS POLÍTICOS, FORAM, UMA NOGEIRA, UMA IMUNDICE, EM ALAGOAS, NOTA:
    ( 1 ), PODENDO MUDAR SE HOUVER MORTE.
    .
    O POVO SE DIZ CULPADO, + NÃO RECEBERAM ESCOLAS. AS AUTORIDADES, QUE ESTUDARAM MUITO, SÓ SERVE PARA INOCENTAR LADRÕES DOS COFRES PÚBLICOS.
    .
    PINTO DE LUNA / GOVERNADOR
    MARCÍLIO BARENCO / CHEF.GER.DE POLÍCIA.

  • Eliseu Gomes

    Meu caro Dermeval Lacerda,parabens pela defesa do amigo Luis Abilio,atos desa natureza dignifica os delmirenses,engrandese todos os alagoanos.

  • Luiz Carlos

    Parabéns Rose Mary!!!
    Assino em baixo…
    TRISTE ALAGOAS!!!

  • Sergio Ricardo

    Meu caro Ricardo Mota….Política em Alagoas é uma piada ou Filme de terror? O último debate – Lessa: vc é é galtama; Teo: vc roubou o estado; Lessa: vc é ladrão; Teo: me respeite, ladrão é vc; Lessa: vc é bandido; Teo: me respeite, bandido é vc, vou lhe processar!!! Lessa: vc é usineiro e sua usina não paga a ninguem! Teo: não sou usineiro, não! Sou político, mas, vc é corrupto! Lessa: corrupto é vc! Teo: vc é autista…Por aí vai…Isso é piada ou terror? Kkkkkkkk é piada! Buá, buá, buá, é terror…..Por isso que Alagoas não sai dessa…. Dois ridículos, sem propostas p/ alavancar o Estado p/ o crescimento!!! O Nordeste todo cresce….E Alagoas, ainda consegue ser o último em crescimento….Vamos lá moçada, vamos pintar a cara, brigar, dar tiro nos irmãos, carregar bandeiras feito babacas, adesivar os carros….Porque temos dois caminhos, o da piada eo do terror…..

  • ASERJUS

    A ALMA DOS MANSOS É RESERVADA A QUEM PENSA EM DEUS COMO CRIADOR E PAI. E SEGUE, EVIDENTEMENTE, SUAS LEIS. MAS EM ALAGOAS, É COMPLICADO VER ISSO EM PESSOAS QUE ADMINISTRAM O ESTADO NAS ESFFERAS DE PODERES.
    O RICHARD MANSO TÁ CERTO: TEM UM PINÓQUIO A SOLTA!

  • ARTUR

    RICARDO, FICAREI COM O MENOS RUIM PARA ALAGOAS E PARA O BRASIL.
    SERRA – 45 —— TÉO – 45.
    CONTRIBUIREMOS COM 5 VOTOS EM MINHA CASA, PERDENDO OU GANHANDO.
    NÃO AJUDO ELEGER GOVERNO FICHA SUJA.

  • giselda

    TENTEI DE TODAS AS FORMAS ENCONTRAR UM CANDIDATO EM QUE PUDESSE CONFIAR MEU HUMILDE VOTO, MAS DEPOIS DE ASSISTIR AO DEBATE PELA EMISSORA DO COLLORIDO NÃO TEM OPÇÃO DE ESCOLHA. EU VOTO NULO PARA GOVERNADOR DE ALAGOAS.

  • JoséExpedito de Oliveira Júnior

    Ricardo, permita-me discordar. Não há como votar no menos indesejado. Alagoas morre diuturnamente nas mãos dos mesmos de sempre:um cacique político comandado pelos usineiros (os que realmente mandam). A sociedade deveria votar em branco mostrando que não quer participar do festival da compra de votos, pois votar nulo, que é um sinal de protesto nem adianta mais. A saída é a intervenção federal nos moldes da constituição: os três poderes interditados!!!

  • vanio dos santos

    É TÉO , É TÉO , É TÉO
    EU DIGO O QUE SINTO
    QUEM AMA ALAGOAS
    VOTA NO 45.

    Téo, DEUS te abençoe e
    continue no caminho do BEM.

  • Olívia de Cássia Correia de Cequeira

    Belo texto, amigo Ricardo, bela reflexão. É o sentimento que trago no peito. Essa foi uma campanha de ódios, voltamos à Idade Média e nunca vi tanta falta de ética. Vi o último debate e avalio que não contribuiu muito para quem estava indeciso se definir. Quem já se decidiu desde o primeiro turno não vai mudar seu voto, eu não mudei o meu. Acho que os dois têm falhas, mas devemos procurar estabelecer um limite e mensurar quem prejudicou menos o Estado, e quem fez um governo apenas para seus próprios interesses ou para o interesse da população menos favorecida. Que todos sejamos cientes do que faremos amanhã e que seja uma eleição de paz porque é disso que oo mundo precisa. Um abraço. Olívia

  • Abel filho

    “O castigo dos homens capazes,que não têm coragem para entrarem
    na vida pública é viverem subjugados por homens incapazes.” Roberto Duailibi
    ‘De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto’.(Ruy Barbosa)
    Entao:
    Ricardo mota, o Governador de Alagos, URGENTE!!!

  • vanio dos santos

    AQUI OS QUE SE CONHECEM SE MATAM E , ALGUNS COMO FOI O CASO DO SR. LESSA
    MATAM A HONRA DE QUE JÁ MORREU QUANDO
    COLOCOU DE UMA MANEIRA LOUCA E ABSURDA
    O NOME DE SEU GRANDE AMIGO LUIS ABÍLIO
    NA OP. NAVALHA.(ÚLTIMO DEBATE)PRA GANHAR VALE TUDO ? ATÉ ATACAR CONTRA A HONRA DE QUEM FOI O MELHOR AMIGO?
    É DE FAZER NÔJO O QUE ESTE MONSTRO FAZ
    PRA CONSEGUIR O PODER!LAMENTÁVEL…

  • Luciano

    Quem MAMA em Alagoas vota no 45…

  • VERUSKA TORRES

    Vou dizer só uma coisa. Amanhã iremos ver nas urnas a vitória de Téo. E com certeza iremos ver mais uma vez como é vergonhosa as empresas de pesquisas aqui nesse estado. Todo mundo sabe que o dono do IBOPE, deve milhares de favores a Renan, e por isso que foi publicada essa pesquisa hoje. Para os que não podem ter informações , vou dizer : A VERDADEIRA PESQUISA É QUE TÉO SAIU COM 9 PONTOS NA FRENTE, E ISSO SERÁ CONFIMADO AMANHÃ!!!!!!!

  • clara

    ASERJUS….vc é o próprio Richard Manso falando, vc tinha sumido, agora voltou com essa história de pinoquio.O que vc tem contra o governador Teotonio????Amanhã tome um calmante…um tarja preta pq vai ser 45….45

  • Maria Motta

    VAMOS AMANHÃ TIRAR O BRUXO RESPONSÁVEL PELA VIOLÊNCIA EM ALAGOAS téo caicó!

  • beto pacheco

    voto 12 governador lessa……

  • DJAIR FERREIRA DE LIMA

    É MEU CARO,NÓS ESTAMOS MESMO SEM SAIDA,DE UM LADO TEMOS UMA HISTORIA FEIA,DO OUTRO LADO UMA HISTORIA MAIS FEIA AINDA.TUDO QUE DEVEMOS FAZER É VOTAR E EM SEGUIDA REZAR SEM SE IMPORTAR COM O NOME DO SANTO A QUAL VAMOS PEDIR ORACAO.SE DEUS É MESMO BRASILEIRO E MAIS AINDA ALAGOANO COM CERTEZA HA DE NOS LIVRAR DA MALDICAO QUE ACOMETEU NOSSA TERRA.AMANHA NAO VAMOS ESCOLHER,AMANHA VAMOS DECRETAR CONTINUAR NA MISERIA OU MUDAR PARA OUTRO TIPO DE MISERIA.PARA NAO DIZER QUE NAO FALEI DE FLORES,ESTOU TORCENDO DE CORACAO PARA QUE EU ESTEJA ENGANADO.BOM DOMINGO PARA TODOS.

  • ana lima santos

    Amanhã, a VITORIA é do TÉO…45.

  • eva quintela brandão do amaral

    Caro Ricardo,o pior desta campanha vi no último debate,qdo o Ronaldo acosou o Luiz Abílio,caráter,dignidade e amizade são para homens como nosso saudoso ex-governador tapa buraco.Homem de bem aguentou mudo o mundo de falcatruas,demandos e tudo mais em nome de SER AMIGO,Leal e companheiro.Voce Ronaldo esqueceu o que sua digna mãe tem de sobra,Honradez E Caráter esta deslealdade vce não aprendeu com ela…