O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE ALAGOAS, através de seu órgão Pleno, bem como o Ministério Público Eleitoral, através do Procurador Regional Eleitoral, e 

CONSIDERANDO o que decidido na Petição de nº 2231-88.2010, apresentada pela Coligação Frente Popular por Alagoas, apreciada na sessão do dia 27.10.10;

CONSIDERANDO a obrigação de zelar pela lisura das Eleições, bem como pela legitimidade do pleito, normalidade e legalidade do certame eleitoral;

CONSIDERANDO a imperiosa necessidade de a Justiça Eleitoral atuar com transparência junto à sociedade e ao eleitorado alagoanos, no planejamento e realização das Eleições de 2010, vem a público informar:

1)     Que recebeu, no último dia 26 de outubro, pedido de providências assinado pelo representante da Coligação “Frente Popular por Alagoas”, no qual alegou que, no 1º Turno das Eleições 2010, teriam sido encontradas irregularidades em 1065 sessões eleitorais, sugerindo que os mesários votaram em lugar dos reais eleitores, sob a alegação de “votos rápidos” no final da votação.

2)     Que, apreciando o pedido de providências, o TRE-AL decidiu pela inexistência de fatos ou provas capazes de dar mínimo lastro de veracidade a tais afirmações e que é obrigação dos candidatos, partidos e coligações fiscalizar todos os atos do processo eleitoral, não havendo a Coligação em questão apresentado qualquer impugnação ou notícia de irregularidade nas sessões eleitorais que citou, seja quanto ao trabalho dos mesários, seja quanto à identificação dos eleitores.

3)     Que os 4260 mesários postos sob suspeita sem a mínima prova foram escolhidos e convocados conforme prevê a legislação eleitoral e não sofreram, na fase própria, qualquer impugnação.

4)     Que a amplitude e a dimensão dadas pela imprensa a este fato exigem esclarecimento imediato e firme da Justiça Eleitoral, conforme decidido em sessão plenária, de modo a enfatizar a normalidade observada no 1º Turno, bem como reiterar total confiança no trabalho sério e isento dos mesários a serviço da Justiça Eleitoral.

5)     Que, considerando todo o exposto, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas decidiu pelo arquivamento do pedido de providências, pelo envio de cópia dos autos ao Ministério Público Eleitoral (para adotar as medidas que entender cabíveis) e pela publicação da presente nota de esclarecimento.

Maceió, 28 de outubro de 2010.

Des. ESTÁCIO LUIZ GAMA DE LIMA – Presidente

Des. SEBASTIÃO COSTA FILHO – Vice-Presidente

Juiz RAIMUNDO ALVES DE CAMPOS JÚNIOR – Corregedor Regional

Juíza ANA FLORINDA MENDONÇA DA SILVA DANTAS

Juiz MANOEL CAVALCANTE DE LIMA NETO

Juiz LUCIANO GUIMARÃES MATA

Juiz ANTÔNIO CARLOS FREITAS MELRO DE GOUVEIA

RODRIGO ANTÔNIO TENÓRIO CORREIA DA SILVA

 Procurador Regional Eleitoral

Para o bem e para o mal, Renan Calheiros é "o cara" do segundo turno
TRE quer investigação por "denunciação caluniosa" no caso do voto rápido
  • dermeval araújo de lacerda

    Saiba os levantadores de suspeitas que o TRE ainda é uma das instituições mais sérias e com crédito para nós alagoanos.Não queiram chafurdar a lama que vcs políticos vivem, respingando em coisa séria.As pessoas de bem desse Estado darão uma resposta domingo.

  • Tiago

    UHAEUAHEU, SE FERROU LESSA! Mais 1x ;s
    Você ainda deve muito meu filho, se ligue nnn!

  • cláudio

    E a lama continua respingando.
    Ta na hora de “cair a ficha”, é melhor procurar uma saída honrosa.
    Essa historia me lembra uma frase, muito comum dos filmes americanos, quando o policial prende um suspeito e diz:”tudo que você disser poderá ser usado contra você”.
    Qualquer semelhança terá sido mera Coincidência.

  • Edaurda Castro

    Não acho que foi calúnia.Lessa chegará lá com ou sem fraude.

  • Hélio

    A que ponto chegamos!! Questionar o trabalho dos mesários e à Justiça Eleitoral sem a mínima prova, é no mínimo uma atitude inconsequente. Lembro-me nesse momento das palavras de Rui Barbosa: “- De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)”. Ou será que eu também estou errado e o certo é o PDT? A resposta será dada nas urnas do segundo turno.

  • roberto cardoso

    Se fosse mesario, entraria com uma ção contra o PDT(PARTIDO DOS TRABIQUEIROS)!!!

  • Wellington

    Eu sou obrigado a trabalhar pra eleger esses PICARETAS, passo o dia todo ouvindo reclamações de eleitores, muitas vezes colocando em risco a própria integridade física, não ganho nada com isso, deixo de estar com minha família num feriado prolongado como esse, e no final recebo isso. Um dia viveremos uma democracia verdadeira.

  • ricardo

    O negócio do Lessa é falar que todo mundo é contra elle,elle está com os poderosos,Collor,Renan,JL e etc…vá descansar,prá depois tirar uns anos de cadeia,56 processos,tá danado!!

  • É 12 minha gente

    Eitha esse é tudo na hora!!kkkk!! É a mesma coja!!!

  • É 1 2, É 1 2, É 1 2!!

    Quem pegar a denuncia, foi 1060 urnas, não os mesarios.

    Como na eleição passada pra governador, o que estava em questão foi as urnas e não os mesarios.

    Ricardo Mota, o judiciario de Alagoas nunca gostou mesmo de Ronaldo, então vão fazer de tudo pra derrubar, ainda bem que existe um tribunal superior, se não ja tinham tirado o Ronaldo da disputa! O Ronaldo só falou do judiciario o que 99% da população queria falar!

    Ninguem tira do povo, ele quer mais respeito!

    Esse governador não tem respeito nem com os presos, como materia publicada nesse site. VEJAM A DELEGACIA. Algue consegue pelo menos trabalhar la!

    VOTO 12 DEZ VEZES

  • Claudia

    O que esse candidato mais gosta de fazer é atacar e ofender a dignidade das pessoas… Parabéns aos mésarios pelo trabalhao gratuito e voluntário em prol da democracia!!! Quanto a voce Lessa, respeite os trabalhadores!!!

  • José

    O q o desespero para se ganhar uma eleição não faz! Parabéns à Justiça Eleitoral Alagoana:um dos únicos órgãos que não foi comprado pela política esquizofrênica alagoana
    e seus partidos abarrotados de lixo humano.

  • ARTUR

    ALAGOANOS DO BEM, APOIA E ASSINA A NOTA EM APOIO AO TRE.
    FICHA SUJA NUNCA MAIS.

  • A verdade

    A denuncia feita foi contra os mesários que teriam votado pelos eleitores faltosos; Se informe melhor você que se denomina “é 12”, ou então fale a verdade.

    Pergnuto: se realmente isto aconteceu, onde estavam os fiscais da coligação que ninguem em nenhuma das mais de mil seções viu nada de anormal.

    Isso é conversa de perdedor. Querendo justificar a derrota passada e a futura.

    Pare de distorcer a verdade e admita a derrota, seja horando senhor Ronaldo Lessa.

  • pedro

    Não votei e me nego a votar nessas quadrilhas organizadas, tenho dó de quem se sujeita a trabalhar para por esses calhordas no poder.

  • Fernando Lessa

    “no qual alegou que, no 1º Turno das Eleições 2010, teriam sido encontradas irregularidades em 1065 sessões eleitorais, sugerindo que os mesários votaram em lugar dos reais eleitores, sob a alegação de “votos rápidos” no final da votação.”

    Não acusou os mesários não, acusou o Papa de vir a terras alagoanas e fazer com que as urnas computassem votos por providência divina.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE,NÃO QUERIA, MAS VOU DIZER:”VELA SÓ ARDE ENQUANTO TEM CERA”. É NÃO FALAR NELE NEM DELE QUE ÊLE MORRE.

  • josé carlos da silva

    NA VERDADE ELLES QUEREM É TUMUTUAR O PROCESSO E COLOCAR EM CHEQUE A CAMPANHA DO TEO QUE É UMA CAMPANHA LIMPA,SEM A PRESENÇA DE NEM UMA ALMA SEBOSA DESTAS AI!ALAGOANAOS DE BOM SENSO,TRABALHADORES DESTE ESTADO,FUNCIONARIOS PUBLICOS QUE HONRRAM SEUS EMPREGOS E QUEREM O BEM DO NOSSO ESTADO VOTEM EM TEO 45,RONALDO QUANDO FOI GOVERNADOR COLOCOU MAIS DE 3.000 CARGOS COMISSIONADOS,INCHOU A MAQUINA,E PRA
    DAR AUMENTO,TOMOU DINHEIRO DAS PREFEITURAS,DO INSS,DOS EMPRESTIMOS
    CONSIGNADOS,QUEBROU O IPASEAL,
    DEIXOU UM ROMBO DE 480 MILHOES.
    TEO AGE COM A RAZAO E RONALDO COM
    A EMOÇAO DE UM DESEQUILIBRADO.

  • Sandra Maria

    Com certeza alguns comentários são de pessoas que tem cargo comissionado e com salário maior do que fez concurso, mas vou declarar meu voto, é para um candidato que limpou o nome de Alagoas(onde nos locais de vendas dizia não vendemos a func. do Estado), pagou os salárioa em dia(fiquei 8 meses com outro gov. trabalhando sem receber)reconheceu as perdas salariais,fez concunso público(pois eu e meus 2 filhos somos concursados-temos cada um 2faculdades,merecemos(não tenho padrinho governador)logo entendo que meus direitos foram respeitados,já sabe quem foi esse governo(nem preciso dizer o nome, mas todos descobrem fácil)por que ele respeita ,trabalha,se preoculpa com os fracos e oprimidos.Abram os olhos,são 4 anos que vem pela frente e nem JESUS agradou a todos,a verdade doi mas é precisa.

  • DESCONFIADO

    QUE TAL QUE, A BEM DA VERDADE E PARA ” zelar pela lisura das Eleições, bem como pela legitimidade do pleito, normalidade e legalidade do certame eleitoral”, DAR SÓ UMA INVESTIGADINHA. NÃO MATA NINGUÉM E O GOVERNADOR NÃO VAI FICAR COM RAIVA. VAI LÁ GENTE INVESTIGA, QUEM SABE………

  • jose carlos dias

    ta certo em denunciar sim.o tre q apure se procede ou não.

  • Mariana

    O cara passa dois domingos trabalhando pra esses ladrões e ainda leva dessa. Fala sério! ficha suja nunca mais!

  • Cristiane

    Na condição de mesária me sinto ofendida com essa imputação. Passamos um domingo inteiro trabalhando de graça para o bem da democracia e vem um candidato irresponsável fazer acusações levianas e infundadas! Cala a boca Lessa!

  • Detector de Mentiras

    Goebells( ministro da propaganda de Hitler) morreu mas deixou a lição: ” Uma mentira muitas vezes repetidas, acaba virando verdade”. Ainda bem que só foi falada em duas eleições: a 1ª por João Lira e a 2ª pela coligação de Ronalldo Collor( ou LLessa). Trata-se de um desrespeito não só aos mesários mas, também, ao povo alagoano, ainda que o mesmo não se deixe levar por tipo de enganação.Ainda que seja fruto de desespero, não justifica tão condenável atitude.

  • Picole Caico

    Se o Ronaldo Ganhar, vai ter um caminhão de picole Gratis na Praia.
    Isso eu prometo!!

  • Marcos Vinícius Machado

    Para a internauta Cristiane: Não se sinta ofendida. Existem grandes alagoanos prestando serviço ao estado e ao país, no entanto,há também aqueles que por paixão ou por dinheiro são capazes de tudo. Tudo mesmo. É uma pena que as investigações atendam sempre aos interesses dos preferidos pelos que investigam. Exemplos não faltam no estado.

  • JOBSON

    Não compareceram porque não tem provas, estão suspeitando inclusive dos seus fiscais?.O que Collor, Renan e Lessa falam não levem a sério é tapiação.

  • Marcos/Capela

    Fiquei indignado como mesario de ser acusado de de votar no lugar de eleitores faltosos.Lessa e PDT deveriam ser punidos contra essas acusacoes para com os mesarios.

  • thiago(bananola )

    vamos votar em quem tenhe honestidade história politicas

  • EL LOCO

    E QUEM ACREDITA NAS INTITUIÇÕES JURIDICAS ALAGOANAS? POIS SABEMOS QUE HÁ UMA RELAÇÃO SIMBIÓTICA ENTRE OS PODERES LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO, EM QUE UM FAVORECE A OUTRO. ENTÃO NÃO VEJO MEIO DE ACREDITAR NESSE PODERES ALAGOANOS.

  • Eliane Santos

    Todo ladrão é desconfiado, acha que todo mundo também é ladrão, fui mesário e sou honesto de bem não dependo de politicos sou profissional e pago as minhas contas sem precisar de ninguém.A partir de hoje nunca mais votarei em candidatos desse partido.

  • João Paulo Alves

    Lessa chegou ao cúmulo, basta olhar seus amigos politicos e ver se encontra algum cidadão de bem no meio, ai entra aquela velha frase biblica, Me diga com quem tú andás, que te direi quem és.