O senador Fernando Collor continua sendo personagem de destaque no segundo turno da eleição – para presidente e para governador.

Ontem, no debate entre os presidenciáveis na TV Record, o ex-presidente foi citado pelo menos três vezes pelo tucano José Serra, uma das quais falando sobre a influência de Collor na definição de cargos na BR Distribuidora, uma empresa vinculada à Petrobrás e que teve um lucro líquido de quase R$ 1,5 bilhão no ano passado. 

O debate não foi lá de alto nível, o que já era esperado, principalmente pela troca de acusações entre os candidatos, o que vem dominando a disputa do segundo turno.

A ex-ministra Dilma Rousseff, é claro, ignorou sempre às referências ao seu aliado em Alagoas – um dos motivos, sabe-se, que fizeram com que ela não aparecesse no nosso estado durante toda a campanha eleitoral. Não veio no primeiro turno, não virá no segundo.

O silêncio da candidata petista – favorita nas eleições do próximo domingo – se deu no mesmo dia em que o ex-presidente Collor fez sua estreia no guia eleitoral do segundo turno. Em manifestação em defesa do candidato Ronaldo Lessa, com que fechou aliança. Aliás, uma das justificativas  apresentadas pelo senador do PTB foi o apoio comum – dele e de Lessa – à ex-ministra Dilma Rousseff.

E quem duvidava que Collor fosse se engajar para valer na campanha do segundo turno – eu me incluo entre estes – errou feio. O senador do PTB tem ajudado e muito ao chapão, levando seus aliados – inclusive os mais emblemáticos – a trabalharem nos seus redutos em favor de Lessa.

Por exemplo: os vereadores Dudu Holanda e Cabo Luiz Pedro – que já anunciou apoio público ao chapão, em nome da “mudança” – estão encarregados formar grupos de cabos eleitorais – e fiscais, no domingo -, nas área onde têm presença marcante. Há, também, Galba Novaes, que foi seu vice – mas tem perfil um tanto diferente.

O Collor da TV – no guia eleitoral -, de fala mansa e pausada, não tem sido o mesmo dos discursos nas manifestações públicas de que tem participado.

No velho estilo da “munhecada no espinhaço”, o ex-presidente repete suas falas contundentes do primeiro turno, em que chegou a chamar o atual governador de “maior bandido do Estado de Alagoas”, num discurso na cidade de Teotônio Vilela.

Nada aponta que ele vá mudar nesta reta final de campanha: é a sua essência, que permanece inalterada. Para quem tem dúvidas sobre quem é o verdadeiro senador Fernando Collor – o dos comícios ou do guia eleitoral, a resposta é fácil: os dois.

Almeida protesta, e coordenação de campanha de Vilela volta a priorizar Maceió
De novo! PM pede, mas TC e Assembléia não cedem militares para o trabalho de segurança da eleição
  • gfhf

    collorido,nao sabe a onde vai meter a mão e um pombo sujo mesmo viu

  • NETO BARROS

    Claro que Collor só vem a cada dia se desgastando politicamente,saiu comentários sobre ele no debate mais alagoas só perde quando sai o seu nome.É alvo de crítica destrutiva.acabou seu reinado.De inteligente e fenômeno não tem nada, ficou comprovado isso, ou alguém tem dúvida?

  • josé santana sobrinho

    O meu amigo jornalista decencia nos indecentes, honestidade nos desonestos, educaçao nos maleducados. Se o Brasil fosse um país sério o ex-presidente e o mais recente com o mensalao estavam aonde.

  • NETO BARROS

    Infelizmente, alagoas tem criado políticos de pessima qualidade, se alguém quer sujar o nome do estado fale em política, se quer aprender como ganhar dinheiro desonesto junte-se a eles.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, A MULHER NÃO VEM PORQUE NÃO É BESTA. SÓ IRIA ATRAPALHAR. E MESMO QUE IMAGINASSE DE LONGE, EM VIR, LULA-LÁ NÃO DEIXARIA, QUE ÊLE TAMBÉM NÃO É BOBO NEM NADA…QUANTO AO SENADOR, CONCORDO COM VOCÊ. A ESSÊNCIA DELE É IGUAL À DO ESCORPIÃO, NAS COSTAS DO SAPO. MORRE AFOGADO, MAS DÁ A PICADA.

  • Valmir

    1)Bom,a turma do inerior,(políticos),tem
    rabo-preso, com collor;esta é a hora de
    lhe pagar.

    2)Visita,de DILMA/SERRA/,à AL,é;amigo
    nosso estado,não está no mapa.

    3)DUDU H.será que vai está encarregado,
    d e que? faltou chamar o MAURICIO QUINTELA, eles arrazaram,na
    mangabeiras…

    DIA 31 VOTO EM:

    PINTO DE LUNA
    MARCÍLIO BARENCO
    RUI PALMEIRA
    RUBIM
    Qeur + ??

  • Zé

    O filho de Collor comanda a propraganda de Serra.

  • Andrei

    As urnas vão dar a resposta a LessaCollor, aguardemos.

  • Luiz Carlos

    Ricardo, veja os erros gramaticais antes de publicar, a saber:
    Por exemplo: os vereadores Dudu Holanda e Cabo Luiz Pedro – que já anunciou (ANUNCIARAM) apoio público ao chapão, em nome da “mudança” – estão encarregados formar grupos de cabos eleitorais – e fiscais, no domingo -, nas área onde têm presença marcante. Há, também, Galba Novaes, que foi seu vice – mas tem perfil um tanto diferente.

    Quero apenas ajudá-lo.

    Luiz, seu leitor e admirador do seu trabalho.

    Resposta
    Meu caro Luiz Carlos:

    Agradeço a colaboração, mas esclareço: o travessão foi posto porque a referência era exclusivamente ao vereador Cabo Luiz Pedro. Não fosse o caso, colocaria vírgula (se a referência fosse aos dois).

    Mais uma vez, agradeço a sua gentil colaboração. Espero que continue atento.

    Grande abraço.

    Ricardo Mota

  • sueli moema

    Ricardo,
    O ex-presidente Collor é citado nacionalmente de forma pejorativa. Lembra? “Joga pedra na Geni, joga merda na Geni, maldita Geni…” Pois é, elle é a nossa GENI. Nosso Estado não precisa mais disto! Nada fez e é só bravata!
    Quanto a inserção delle na PETROBRAS Distribuidora, logo teremos novidades, pois o MPE e a PF é a mesma.
    Será mais uma dor de cabeça para Dilma e no caso do Serra, voa no outro dia.
    Collorido ou collorida é adjetivo chulo, como se fosse asqueroso ou deliquente.
    Me dsculpe, mais seu comentario, está capenga.
    Quanto a Maceió, eu estou absolutamente tranquila quanto ao resultado.
    O Galba está mesmo “peitando” o prefeito Cícero Almeida?
    Se tá ele vai perder seus quases sem cargos e correr para queimar as fitas elogiando o prefeito.
    Uma coisa já é certa, ele jamais será o indicado a Prefeitura pelo grupo do Cícero.
    Quanto ao Cabo Luiz Pedro, uma prisão em flagante por aliciamento de votos, dentro de suas proprias hostes, não pegaria mal.
    Já o Dudu Holanda, esse não pode fazer muito, pois seu coração é Téo, todos sabem.
    Já o time de Teo Vilela Maceió, terá o comando do prefeito Cícero Almeida, mas com o reforço do Biu de Lira, Zé Wanderley, Carimbão, Rui Palmeira, Jorge Sexto, Thais Guedes, Marcos Barbosa, Temoteo Correia, Silvano Barbosa, Berg Holanda, Arnaldo Fontan, Oscar de Melo, Jeferson Morais, Pastor João Luiz, e outras estrelas.
    O pessoal da coordenação e dos comitês estão nos cascos!
    Vamos que vamos! É a onda Azul chegando!

  • augusto

    FOI A MELHOR COISA QUE TEVE NESSE SEGUNDO TURNO.TODOS SABEMOS DA IMPORTANCIA DO COLLOR NA ELEIÇÃO,MESMO OS QUE NAO GOSTAM DELE,MAIS SABE DO SEU PODER COM O POVÃO.MUITOS PENSAM QUE ELE ESTA PREJUDICANDO O LESSA,MAIS VEJA NAS RUAS,GROTAS,FAVELAS,SITIOS PARA VER O AMOR DO POVO POR ELE E VOTO DE CONFIANÇA QUE DARÁ A LESSA.NA MINHA OPINIAO A DISPUTA ESTA EMPATADA,GRAÇAS AO ESFORÇO DOS SENADORES COLLOR E RENAN,POR MAIS QUE CRITIQUEM OS DOIS,MAIS ELES PUXAM VOTOS PARA OA ALIADOS.VOTEI COLLOR E AGORA VOTO LESSA POR QUERER MUDANÇA PARA O ESTADO,TODOS SABEMOS QUE DOIS MANDATOS NAO É BOM,VEJA SO O PREFEITO NESSE MANDATO,ESTA ACOMODADO,POR ISSO QUE SEMPRE MUDO.NA MINHA CIDADE É COLLOR (1) LESSA (2) E O GOVERNADOR (3).VAMOS LA.

  • Valmir

    1)UTILIZAMOS ESTE PÁGINA, PARA COMENTAR ASSUNTOS; ABORDADOS, OU
    PARA DISCUTIR ERROS PORTUGUÊS ??

    2)DEVEMOS UTILIZAR A NOSSA INTELIGÊNCIA, NA HORA DO VOTO…
    O QUE MUITOS, NÃO FIZERAM.

  • Ana

    Enquanto isso os cirurgiões da UE do Agreste pediram demissão.

    Sinceramente nunk se descuidou tanto do Estado como agora.

    O coxinha q tá certo, voto nele 12vezes.

    é 12 nelles.

  • Victor Daniel

    Queridos leitores, plagiarei um amigo meu (por favor, leiam tudo):

    “Neste momento, acho que temos que analisar pontos! Por exemplo: foi divulgado (tendo como base o IBGE) no Jornal da Globo nesta semana (salvo engano dia 21/10) o seguinte: Alagoas foi o Estado que mais gerou empregos nos meses de agosto/setembro de 2010, superando a melhor marca (que foi em 1992). E a pesquisa colocava que dos 20 municípios do Brasil que mais geraram empregos, 05 (cinco) estão em Alagoas. Analiso o Governo Téo a partir da constatação que existe uma equipe técnica de secretários (em sua maioria), e eles estão no caminho certo, com prudência. Vão na Defensoria Pública: vejam o quanto Teotônio é querido e faz um trabalho honrado, decente, prudente!

    No mais, saibam que não sou funcionário estadual/municipal, nem comissionado. Trabalho na iniciativa privada (na indústria) e essa minha análise é profissional. Quero mais empresas em Alagoas, pois aumenta a oportunidade de mais empregos, concordam? A mesma coisa para engenheiros, arquitetos, médicos, advogados, empresários, comerciantes, etc. Todos nós (profissionais) temos que pensar nisso, na circulação e geração de renda. Téo vem fazendo isso!!! Veja quantas indústrias ele trouxe…

    No mais, Ronaldo com Collor não dá. Eca! Rejeição total…

    Lessa está vendido até o último átomo da alma! Fico preocupado com o seguinte: quem fará parte do quadro de secretários de Lessa (caso ele vença), já que ele está vendido, comprometido, até a alma, com Collor, Renan Calheiros, Augusto Farias, etc., etc., etc.????. Não é porque é ao Renan, nem ao Collor, etc. (isoladamente), mas a TODOS eles juntos, numa junção que nós já sabemos “os fins”. Essa junção, essa combinação, tudo dentro de um liquidificador: Collor, Renan, Lessa, Joaquim Brito, Augusto Farias e “outros”, não vai dar certo… Quem perderá seremos nós, alagoanos.

    Por isso, voto em Téo. Vote 45 (Téo) você também!

  • ADAILTON

    SÓ IDIOTAS DE AL Q AINDA ACHAM ALGUN VALOR NESSE COLLOR.QUEM SE ALIA A UMA PESSOA DESSA PROMETENDO A METADE DO GOVERNO N MERECE NENHUMA CREDIBILIDADE.Q S JUNTA AOS PORCOS FARELO COME. LESSA FEZZ UMA MA ESCOLHA. VAI PERDER.

  • sueli moema

    Para Augusto:
    Com todo o respeito, claro!
    Não diga por aí, que dois mandatos não é bom. Assim você está afirmando que o segundo mandato do Lessa foi péssimo, como de fato foi. Mas deixa eu dizer, que não votei nele.
    Agora se dois mandatos não “é bom”, imagine TRÊS!!!!
    Deixe eu lhe avivar a memória:
    O Lula do PT, no seu segundo mandato foi o melhor.
    Aécio fez um segundo mandato, pelo PSDB, de ouro, em Minas – se elegeu com 80% dos votos e ainda, trouxe de volta o Itamar para o Senado!
    O primeiro mandato de Téo, vale pelos dois de Lessa.
    É SÓ COMPARAR! Lembra?
    Obrigada.

  • cláudio

    No slongan do Governo Federal, “Brasil um país de todos”, é só para inglês ver.O governo Federal em troca de apoio de projetos vende nossas riquezas,é tanta gente ficando rica do dia pra noite, é muita gente ficando sócia de grandes empresas, Pré- sal, Petrobrás , Oi, OGX,onde vamos parar.. aos miséraveis uma bolsa-miséria, aos amigos e poderosos ,a fortuna, onde vamos parar? BRASIL UM PAÍS PARA POUCOS, talvez esse fosse o melhor slongan para esse momento.

  • Eleitor

    Ter Collor como aliado é uma grande “furada”.Só fez atrapalhar o Lessa.Eu acho é TOME!!!

  • Cintia Gomes

    augusto..o poder do colorido é com o povo menos esclarecido e com os pcos aliados que ele tem, como vc, o resto do Brasil não quer ouvir nem falar dele, tanto que somos ridicularizados em outros estados por essa figura asquerosa que se chama collor.

  • André

    o slogan “Brasil um país de todos” é sim uma grande referência ao governo Lula, pois tenho até em minha família vários exemplos de pessoas muito pobres, que hoje, não passar mais dificuldades. Não posso deixar de frizar também, o quanto os funcionários públicos estaduais principalmente da educação, o que sofrem com o rapaz que esta ai no comando.

  • Cintia Gomes

    A mais nova pérola do molusco:
    Um carro será produzido com
    plástico de etanol:LOGO LOGO VAMOS
    TER O PRIMEIRO CARRO VERDE.QDO VC
    ENTRAR NO CARRO AO INVÉS DE PASSAR
    UM PANO VAI PASSAR A LÍNGUA E SENTE O CHEIRO DO ETANOL. O sapo não consegue esconder o pinguço que é, esse vocabuário de botequim. Isso ele falou sóbrio (acho), imagina qdo ele toma tdas…..rsss

  • ana

    Amo o Collor e voto mnele aré para presidente de bairro. Pena que muitas pessoas não entendem aquele cérebro esplendido .voto 12 e daí?

  • augusto

    Eu acho engraçado é povo votar nesse governador.Com toda a educação,o que foi que ele fez pelo Estado,me digam? Ninguem me convence que ele trabalhou.A violencia aumentou em todo o pais,mais aqui DOBROU,o desemprego caiu no país,mais aqui AUMENTOU,a saude e educação avançaram,mais aqui PIOROU,o esporte é um meio de tirar o jovem da droga,o que foi que o governador fez? NADA.A droga tomou conta de Alagoas e ele nada fez.Fala que o Estado é pobre,nao tenho dinheiro, e essa campanha MILIONARIA dele,vem de onde o cascalho.EU SOU DO BEM E NÃO VOTO NO 45.

  • ari abilio

    Vixi! Ricardo Você esta em alta, tem até colunista atento no que Você escreve, se até o superior tribunal de justiça erra em textos, imagina nós pobres mortais.
    Agora o Cabo Luiz Pedro não Foi desencabado?, vamos colocar outro nome nele o “Homem da capa preta” seria legal. Kkkkkkkkkkkk engraçado Você digitou Vereador Dudu Holanda, esta certo enquanto não tomar posse ele é vereador ,do jeito que anda a Região de minador de negrão é bom os eleitos da casa de Tavares Bastos terem multo CUIDADO. Aqui pra nós as coisas por lá anda a FERRO E FOGO.

  • Josefa

    A melhor opção é Dilma 13 e Teo 45. Não há contradição: a gente vota sempre no menos ruim.

  • zeca

    SOU FUNCIONARIO PÚBLICO E ESTOU COM O SALÁRIO SEM REAJUSTE, ESPERO QUE O GOV ATUALIZE.mAS NÃO SOU DESMEMORIADO NEM TÃO POUCO BURRO PARA VOTAR EM RONALDO E ESSA GANGUE QUE CIRCULAVA PELO ESTADO EXIBINDO CINICAMENTE OS FRUTOS DO ASSALTO AOS COFRES PÚBLICOS.

  • luciano

    Na eleição de 2006 eu minha família não tinha opção pra quem votar em governado, a dúvida entre dois usineiros era a minha grande incógnita, mas, resolvemos dá um voto de confiança (ainda de orelha em pé) no candidato Teotônio Vilela, ele se elegeu… primeiros mêses de seu mandato sobreveio em nós um arrependimento por não votar nulo ou branco. Não veio concurso, aumento de salário, o que veio? O bloqueio do empréstimo por consignação, seria um arrependimento ao ponto de ir embora do estado? Não, pois vieram as respostas durante o mandato. O estado falído por antecessor irresponsável, rombos nos cofres, desvios, improbidade administrativa, desvio do dinheiro da merenda, calote e outros. Mesmo assim vi um (enxerguei além do óbvio início) era meu estado dando sinais de recuperação, era o caminho do bem dando jeito, acertos, reajustando, pagando, trazendo confiança aos investidores e ao País. Começa então um alívio, uma esperança e certeza do voto dado, agora mais confiante. Vi a imparcialidade com os poderosos, a bandidagem pela primeira vez comedo, acuada, investigada, indiciada (se não fosse as frestas da Lei) presas. Sonho com o melhor para o meu estado, nasci aqui, vivo aqui (não sou funcionário público, não tenho cargo comissionado e nem cvarteira assinada, mas vivo com dignidade e decência)
    À collor – A dupla personalidade deste “cidadão”, mostra quem realmente ele é – um louco, ou um interessado?
    Vamos dá um basta, é Téo 45 o melhor governador que Alagoas já teve.

  • luciano

    Ao André.
    Se tua família deixou de ser pobre ou veste, come, estuda melhor por causa dos miseráveis reais do bolsa família, coitada de sua família. agora de coração, gostaria que todos de sua família tivesse emprego, melhor saúde e educação, é o desejo do meu coração. Desculpas se fui indelicado, mas, não poderia de opinar sobre. “BRASIL UM PAIZ DE TODOS”

  • Caio Graco

    Alagoanos, o dia 31 se aproxima, vamos votar em Teotônio Vilela pelo bem de alagoas.

  • Jose Abreu

    A onda Azul Celeste, vai amarelar de vez a última esperança COLLORIDA. Sem Lessa na onda o Colorido desbota. Cumpre mais seus 4 aninhos no senado e cháu. Ou eu estou errado? Como apenas 4 anos apagam tantas mágoas entre Collor e Lessa? Ontem suspiravam ódio, hoje multiplicam-se em juras de amor eterno. Como agregar Collor inimigo/amigo de Renan, Augusto Faris,Lessa e o desconhecido Joaquim – PT/colorido? Pensando em AL vamos deixar como está, pintando Alagoas de Azul no próximo domingo.
    45..45…45….45…..45….2X. Pelo Brasil

  • beto pacheco

    dia 31 voteem lessa 12.

  • beto pacheco

    alagoas vamos da aresposta no dia 31 com lessa governador 12……….

  • beto pacheco

    collor e apoi e apoi e importante……vote 12.

  • Ferrinho

    Primeiro q tudo quero agradecer aos companheiros e companheiras q votaram em Collor e quero pedir q em nome da mudança votem em Lessa p ver se Alagoas sai desse buraca cm esse povo q diz ser do BEM so vemos muitas mortes e etc eles dissem q sao do bem mais nao tem nada do bem cm vem acontecendo ai 23 pessoas de rua ja foram mortas onde é q vai parar nosso Estado assim?? roubos e mais roubos a policia dessarmada despreparada sem concurssos isso é uma vergonha p o Estado… agora é Lessa 12 neles e se nao aquentar corra…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quenta Coraçâo!!!

  • tião dos santos

    BOM É ISSO MEU POVO O CARA VEM DE LÁ DO RIO, PARA VIRAR POLÍTICO AQUI, EM ALAGOAS PORQUE ELE NÃO FICOU LÁ. PORQUEO POVO ALAGOANO NÃO ENTENDIA DE CONVERSA FIADA, DE GENTE QUE QUER GANHAR NA CONVERSA SE APOSSAR DE DIREITOS NACIONAIS E GANHAR MUITO DINHEIRO NA VIDA POLÍTICA, QUE SO O POVO ALAGOANO DEU A ELE, MAS AGORA UM POUCO TARDE! O POVO TA VENDO QUEM ELE ÉEEEE REALMENTE.

  • Alguém

    “o ex-presidente repete suas falas contundentes do primeiro turno, em que chegou a chamar o atual governador de “maior bandido do Estado de Alagoas”, num discurso na cidade de Teotônio Vilela.”

    Collor chamando qualquer político de bandido é algo no mínimo engraçado.
    Tem coisas que, verdadeiramente, só acontecem na política alagoana.

  • ANA MARIA

    ONDE IREMOS PARAR COM ESSE GRUPO CHAMADO CHPÃO? SERÁ QUE VOLTAREMOS AO TEMPO DO CURRAL ELEITORAL? IMAGINEM SÓ ,LESSA, COLLOR, LUIZ PEDRO, E OS DEMAIS ISSO QUE É DOMOCRACIA.