Até agora – e sabe-se lá até quando – o julgamento do recurso do ex-governador Ronaldo Lessa no TSE está indefinido. O ministro Aldir Passarinho pediu vistas da matéria depois que o ministro Hamilton Carvalhido, relator da matéria, proferiu o seu voto em favor do recurso apresentado pelo chapão.

O argumento de Carvalhido foi de que a Lei da Ficha Limpa, no caso, retroagiria para prejudicar o ex-governador de Alagoas.

O ministro, entretanto, ignorou o recurso do candidato a vice-governador do chapão, Joaquim Brito. Faltaria uma procuração a ser apresentada junto ao TRE. Segundo o advogado Daniel Brabo, houve apenas um problema burocrático – nesta quarta-feira a procuração será juntada aos autos, a exemplo do que se encontra ao TRE.

Faltou o Tony Cloves
TRE decide que Tony Cloves deve ser convidado a participar do debate da TV Gazeta hoje à noite
  • Ricardo

    É um pais democratico o melhor julgamento é o das urnas,já escolhi é LESSA 12!! contra as elites,os poderosos…é 12

  • ANDRADE

    Convocação Geral: É a hora de a onça beber água! Vamos fazer a corrente do bem! VOTE SOMENTE EM QUEM TEM A FICHA LIMPA!
    É TÉO 45! – ALAGOAS NO RUMO CERTO!

  • abilio

    Já imaginarão como seria interessante o palácio de vidro assim chamado, com dois gabinete de Governador um aprovando leis e o outro anulando e vise versa. kkkkkkkkkkk seria cômico se não fosse trágico pra nós alagoanos.

  • Josivan souza de lima

    O que estes candidatos fazem para o bem de todos, até agora não consegui entender o significado deles serem nossos representantes, será que este dinheiro que é usado nas eleições não seria a solução para, a saúde a educação e outros béns que sejam benéficas. queria a resposta urgente! é muito engraçado, todos são melhores do que o outro, na teoria, mais até hoje nunca vi na prática, o que mais vejo é desvio de dinheiro público, rombo de muitos milhões, operação gabirú, e não dar em nada todos são inocentes e santos deveriam usar aurelas de anjo.

  • luiz paulo sodre

    Caro Ricardo,em outro site,a informação é que o ministro,passarinho só pediu vistas após o voto da ministra Carmem lúcia que se posicionou como anteriormente,ou seja pelas regras da lei do ficha limpa,como um requisito consequentemente pela manutencão da inpugnação,o que torna o placar 1×1.

  • Assim é

    Assim é, nunca vi senhor do bom começo. O q espera por lessa é uma lapada no TSE. O senhor do bomfim será para o povo de Alagoas, q não terá esse ficha suja disputando mais nada nos próximos 8 anos. Vamos esperar pra v. Quinta 30, o caldo engrossa pro lado dele. Mas o fato é q com ou sem lessa, COLLOR 14 SERÁ O NOVO GOVERNADOR DE ALAGOAS.

  • Cacau Morais

    O povo alagoano está indignado, absolver Lessa é uma falta de respeito enorme com o nosso povo, isso é demais! basta de injustiças, agora vamos ter que aturar candidadtos corruptos e provados no nosso eleitorado, isso é barberagem, anarquia, isso tem que dar cadeia, fora Lessa. Alagoas quer mudança, alagoas que ter cores, alagoas vai mudar com Collor no governo, isso é fato! E vamos em frente.

  • Julio marinho

    FORA LESSAAAAAAAA!VAMOS COLLORIR ALAGOASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!! O

  • Alexandro Martins

    Vamos juntos Ronaldo Lessa ganhar essa vitória,pois Alagoas precisa de você,e Ronaldo do INSS 13000.

  • Luciana Malta

    A vitória está começando. Lessa é ficha limpa, sim!!!

  • ARTUR

    RICARDO, SABEMOS QUE O TSE TOMA A DECISÃO DE AFASTAR O FICHA SUJA; O FICHA SUJA RECORRE, O TSE SE DIVIDE EM COMO BATER O MARTELO, NO FINAL, FICAMOS COM A ESPERANÇA DA MORALIDADE NAS MÃOS DE INTERESSES PESSOAIS E DE GRUPOS. PARA INVERTER O PROBLEMA É SÓ VOTAR CORRETAMENTE. É SÓ OS PARTIDOS EXCLUIREM OS FICHA SUJA. OU A JUSTIÇA ANULAR AS CANDIDATURAS DE MARGINAIS E CRIMINOSOS etc.

  • O sertanejo

    A QUESTÃOS NO TSE E NO STF AGORA É ENTENDIMENTO, PARA DETERMINADO CANDIDATO O ENTENDIMENTO É DE UMA MANEIRA, PARA OUTROS CANDIDATOS O ENTENDIMENTO É OUTRO. É UMA GRANDE BRINCADEIRA AQUI NO BRASIL. KA.. KA..KA..KA…..A POPULAÇÃO ALAGOANA VENDO TUDO ISSO, ALAGOAS COMO SOFRE!

  • RONALDO VIEIRA DA SILVA

    Acho que isto é mais um retrocesso para o nosso país, não podemos ficar em cima do muro, ou a ficha é limpa ou suja; acho que este candidato, o Ronaldo Lessa, deveria ser candidato em um país com mandato vitalício, um ou dois mandatos é pouco para ele. Seus afilhados aguardam ansiosamente pela sua vitória, pois são extremamente dependentes, atenção.

  • Cristovão Augusto da Silva

    O recurso de Ronaldo Lessa deveria ser julgado antes das eleições, pois muitos eleitores esperam uma conclusaõ do caso para que possam definir seu candidato ao governo do Estado e votarem com segurança, sabendo que seu escolhido assumirá o Gorverno.

  • fernando melo

    Se o Ronaldo Lessa for para o segundo turno,ele não perde pra ninguêm,quem quizer apostar por favor entre em contato deixando uma mensagem pra mim!

  • Belinha Jacinto da Silva

    E o eleitor que se exploda. Tudo certo. Vamos dizer o que? Fazer o que?
    Votar e votar certo. Eu sou 45(Teo).
    Todas as eleições são sempre a mesma coisa. Denúncias,fraudes, compra de votos, cestas, dinheiro, mortes, assaltos, bandidagem, lavagem de dinheiro…….. homens trabalhando, ajudando, doando fazendo composições, querendo cargos, favores etc…

  • Ricardo

    Caro Ricardo, parece que “Passarinho quer encher o papo”. É muito estranho esse pedido de vistas do Ministro. Ora, depois de tantos debates jurídicos, o Ministro fica em dúvidas. Passarinho tá com fome.

  • marli vasconcelos

    Essa notícia foi dada também pelo RONALDO LESSA durante o debate de ontem na TV. Por falar em debate, é lamentável como os candidatos assassinaram a gramática pátria em vários momentos. Seria interessante que fizessem um curso rápido de regras gramaticais elementares. Não é por acaso que o índice de analfabetismo é tão vergonhoso em Alagoas.

  • Cintia Gomes

    Marli Vasconcelos…não é por acaso que o PT tem o maior indice na pesquisa de aprovacão aqui no nordeste, onde o analfabetismo é o maior do país.

  • TRIBUTINO

    SERÁ MESMO PRECISO UMA LEI PARA BARRAR MAUS POLÍTICOS? SERÁ QUE NÃO PODERÍAMOS AFASTÁ-LOS SIMPLESMMENTE ATRAVÉS DO VOTO? A LEI DA FICHA LIMPA NÃO SUBSTITUI A VONTADE POPULAR, AINDA QUE ESTA ESTEJA ERRADA? CERTA VEZ, O MAIS FAMOSO JOGADOR DE FUTEBOL FOI RIDICULARIZADO PORQUE AFIRMOU QUE O BRASILEIRO NÃO SABIA VOTAR. A LEI DA FICHA LIMPA VEIO PROVAR QUE O JOGADOR ESTAVA CERTO.

  • Alagoano

    Só se fala em ficha limpa, é engraçado.
    todos são limpos, só LESSA é sujo.
    deputados desviam dinheiro da assem-
    bleia, governador é apontado em opera-
    ção navalha,outros em sanguissugas, e por aí vai. Nosso querido estado e nosso povo é quem paga tudo, por causa
    desses corruptos e enganadores do povo.
    POR ISSO AINDA PODEMOS DIZER: É LESSA
    12.Pelos concursos sérios. EMPREGO É DIGNIDADE.Pense nisso.

  • Leo

    É 12!!!É Lessa!!!

  • Cintia Gomes

    Dois fichas sujas….Lessa e Brito(uma simpatia de vice, carismaaaaatico).Não duvidem que esses ministros vão deixar passar os dois sujos, mas vamos mostrar nas urnas quem merece ser governador. 45

  • MARCELO SOUZA

    Dona Cintia; vcs não podem ignorar a soberania do povo que quer Ronaldo de volta ao governo de alagoas, por isso, não adianta ficar atirando farpa para todos os lados tentando atingir a idoneidade moral do citado candidato. Acredito, que a senhora deve ser uma das patricinhas desse atual governo……contente-se.

  • bjgbarbosa

    Como é bom ser político no Brasil e em Alagoas. Como é bom ser corrupto de colarinho branco em Alagoas. Porém, seria muito melhor se ouvissemos e seguissemos a palavra do Ministro Chefe da Controladoria-Geral da União Jorge Hage: “O Brasil é um dos países, em todo mundo, que fornece as maiores possibilidades de protelações das ações, o que leva à ineficácia da Justiça e alimenta a sensação de impunidade”. Portanto, cabe a nós elegermos ma bancada federal (Câmara Federal e Senado da República) em sintonia com os anseios do povo do nosso Estado. Em sintonia, também, com as reformas da legislação eleitoral e penal que, não dêem tanta garantias a políticos corruptos de colarinho branco. Fazendo isso, a população (eleitor em geral), não precisaria eleger Senadores engenheiro/obreiro, dono de bois de ouro e nem dançarino de quinta categoria. Os recursos viriam naturalmente sem intermediários. Eles (recursos) seriam carreados via ORÇAMENTO, através de emendas coletivas. Não precisamos de despachantes de luxo, pagos com dinheiro público. Avante Alagoas! Vamos votar certo.

  • vera lucia guedes

    Que seja feita JUSTIÇA!!!!!!!!!!!!! LESSA 12 MEU GOVERNADOR!!!!!! DEUS NOS LIVRE DA MALDIÇÃO COLLORIDA!!!!!!!!!
    03 DE OUTUBRO CONFIRME LESSA 12.

  • Ricardo Sá

    O crime pelo qual Lessa foi declarado culpado pelo TRE-AL: ter declarado, em um evento de campanha de Alberto Sextafeira, no Dia dos Professores, o aumento que o Governo deu à categoria. Não roubou, não prevaricou.
    O crime pelo qual Teotônio foi acusado pelo Ministério Público, na Operação Navalha (e que só não foi denunciado porque a Assembléia Legislativa de Alagoas, onde ele tem a maioria, sentou em cima do processo): Chefe de quadrilha e recebimento de R$ 500 mil em propina.

    O voto do ministro Hamilton Carvalhido, que é a favor da Lei da Ficha Limpa, inclusive da sua retroatividade, mostra o que todos nós já sabíamos: RONALDO LESSA TEM A FICHA LIMPA.

    E mais: o povo de Alagoas já deixou claro que não quer mais esse Governo, tanto que Teotônio só aparece em terceiro lugar EM TODAS AS PESQUISAS. Porque o povo o elegeu para ser o sucessor de Ronaldo Lessa e assim dar continuidade a um Governo que havia tirado Alagoas das mãos dos poderosos. Como isso não aconteceu, o povo quer alguém que novamente governe para todos. Por isso vai votar, no dia 3, RONALDO LESSA GOVERNADOR 12.

    E eu acho é tomeeeeeeeeeeeeeee!!!

  • Álvaro Calheiros

    Queria saber o que esse Sr. Ricardo Sá bebeu! Ou será que ele cheirou?

    Teotônio na operação Navalha?!? Só se for piada mesmo! E o cara falar que o Ronaldo Lessa tirou o governo da mão dos poderosos só pode estar de brincadeira! Teo jamais poderia ser o sucessor de Ronaldo porque Teo não é ladrão! Teotônio é o melhor governador que AL teve desde que me entendo por gente!

    Este Ricardo Sá deve ser um funcionário público padrão que não faz nada e só vive reclamando! Vai trabalhar rapaz e desce do mundo da Lua!

  • Vera

    A vitória de Ronaldo Lessa começou ontem no STE.O Lessa estará no 2º turno(se não ganhar no 1º).A história dirá.Seus adversários sabem que ele não pode ser julgado duas vezes num mesmo processo.Já cumpriu a pena.O Ministro Relator foi muito claro e incisivo .Não tentem espalhar nenhum PASQUIM no dia da eleição dizendo que votar no Lessa,voto nulo.É mentira.Estamos atentos.E o povo já captou a verdade e não vão entrar neste jogo.É medo de enfrentá-lo nas urnas?Vamos agir com decência.Deixem cada eleitor fazer seu julgamento.E já fizeram.As pesquisas já mostram a tendência do eleitorado.O povo quer Ronaldo de volta.

  • O sertanejo

    Amigos sertanejos,o Ronaldo Lessa deu a vitória ao Collor na disputa para o Senado Federal, e agora em 2010 dará a vitória a Collor para governo do estado, é pena que o PT E DEMAIS PARTIDOS, não tenham entendido a jogada de Collor quando convidou o Lessa para ser candidato a governador, todos sabem que Lessa tira votos de Téo e não do Collor.
    O SOCIALISTA DE BOUTIQUIM DARÁ A VITÓRIA AO COLORIDO.

  • O sertanejo

    Quando foi feita a montagem em Brasília para Lessa sair candidato ao governo do Estado,OS ÚNICOS BENEFICIADOS COM A CANDIDATURA DE LESSA SERIA RENAN BOI DE OURO E O COLORIDO.
    AS PESQUISAS CONFIRMA.
    RENAN BOI DE OURO ESTÁ ELEITO, AGRADEÇA AO SOCIALISTA DE BOUTIQUIM O LESSA.
    E DIGA MAIS, O CHAPÃO DO LESSA BENEFICOU MUITA GENTE QUE NÃO IRIA SE ELEGER.

  • José Roberto Silva

    Tanta falácia, tanta promessa,como sempre o período eleitoral é um circo, não que os profissionais deste sejam preguiçosos, mentirosos, enganadores, trabalham e trabalham muito. É uma vergonha o poder judiciário, como sempre vendendo sentenças e gastando demasiadamente o dinheiro público, o legislativo, é outra corja de interesseiros, corporativistas, egoistas, que como sempre só fazem algo em interesse próprio e de pra seus parceiros, e falar o que do executivo, que proteje os seus, com fins eleitoreiros. A insatisfação com todos esses é geral, nada se tem de esperança, de melhoria, de vivermos no país seguro, limpo,com tanta impunidade, tanta miséria, tanta indiginação. Qual o futuro que terá as próximas gerações? Do povo que necessita realmente, porque a dos políticos em geral estaram bem. Terão onde estudar, comer, dormir, aprederão com seus pais a arte de enganar, ludibriar,sempre ter vantagem,são tantos os exemplos que temos, no Brasil inteiro e principalmente em nossa Alagoas. Quem nos salvará de fato de tanta sujeira? De onde virá essa salvação? Lamentável…

  • J.Monteiro

    Senhores, isso é um jogo de cartas marcadas. Na primeira parte da palhaçada, deu empate: 5×5. Começa então a segunda parte do baile de fantasia,(togas preta) e o ministro (passarinho), pede pra beber água, mas não adianta a ensenação: todos vão dançar conforme a música, dinheiro pra comprar partituras é o que não falta.(entenderam? Pois vejam só: O Lula chefe dos aloprados, tem algum interesse de que os fichas sujas fiquem fora dessa eleição? Será que ele não sabia das suspeições que haviam contra o Ricardo Lessa? O que podemos esperar de um indivíduo que diante de uma grande plateia, e das câmeras de TV, se inclina e beija a mão do Jader Barbalho? Podem acreditar, “tá dominado, tá tudo dominado”.

  • Victor Daniel

    Pessoal, não estou aqui para defender ninguém. Mas acho incrível como algumas pessoas não param um pouco para pensar. Vejam bem: digamos que Lessa tenha, em Brasília (seja no TSE ou no STF), decisão favorável à candidatura.

    A tese defendida agora é de que houve COISA JULGADA, ou seja, que Ronaldo Lessa já teria cumprido a pena (a penalidade), a condenãção.

    Gente, se ele um dia cumpriu a pena é porque foi condenado, e se foi condenado é PORQUE NÃO ATUOU CONFORME A LEI, ou seja, não respeitou a coisa pública.

    Com isso, e só por este simples fato, ele já teria infrigido (desobedecido) a alguns dos princípios que devem ser exigidos do governador, que é o da MORALIDADE, que está previsto no art. 37 da Constituição Federal Brasileira.

    Ou seja, por isso (por ter sido condenado, pois ele mesmo assume que já cumpriu a pena), é que ele desrespeita ao PRINCÍPIO DA MORALIDADE para com a COISA PÚBLICA, e não merece nosso voto.

    Por favor, pensem!

  • LUCAS JOSÉ

    Amigão Victor Daniel !! Não adianta chorar agora . nosso vote ja e 12 LESSA na cabeça !!!!!!!!!!!!!! vamos tira este estado das mãos dos usineiros o povão quer mais politicas sociais !!!

  • sergio

    é 12….é Lessa governador de volta, o governo precisa voltar pra o nosso povo….é 12 com toda força…..

  • solrac jc

    “Por 5 votos a 2, o candidato ao governo do Estado, Ronaldo Lessa (PDT), teve a candidatura confirmada nesta quinta-feira, após julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por maioria, os ministros decidiram que Lessa já havia cumprido pena de inelegibilidade.

    Além do ministro Hamilton Carvalhido, que já tinha se posicionado a favor da candidatura de Lessa no início da semana, os ministros Ricardo Lewandoski, Marco Aurélio, Marcelo Ribeiro e Carmen Lúcia, votaram a favor da candidatura de Lessa. Aldir Passarinho e Arnaldo Versiani se posicionaram contra o provimento do recurso.

    Por 4×3, o candidato à vice-governador na chapa de Ronaldo Lessa, Joaquim Brito (PT), também teve o registro de candidatura mantido pelo TSE.

    Em entrevista exclusiva ao Tudo na Hora, o candidato Ronaldo Lessa (PDT) comemorou a decisão e afirmou que o TSE “fez Justiça”. “Quiseram ganhar no tapetão, mas o TSE corrigiu uma injustiça. O pedido saiu melhor do que a encomenda, devolvendo os direitos eleitorais a mim e a Joaquim Brito, que também foi injustiçado”, disse Lessa.

    “Com essa decisão do TSE, nem o Supremo Tribunal Federal poderá tornar o ex-governador inelegível”, disse o advogao de Ronaldo Lessa, Marcelo Brabo, acrescentando que não foi julgada a aplicabilidade da Lei do Ficha Limpa para esse ano, mas sim o fato do ex-governador já ter cumprido a pena da inelegibilidade.”

  • solrac jc

    é luiz paulo sodre, acho que faltou veracidade em sua ultima postagem, mas tudo bem, nós entendemos!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

    agora é LESSA LÁ, kkkkk

  • MÚLTIPLA ESCOLHA

    RONALDO LESSA JÁ FOI ABSOLVIDO PELO TSE,PARA ALIVIO DOS ALAGOANOS,PORTANTO NO DIA 3 VAMOS DE 12

  • joao sapucaia

    Meu povo alagoano se for analisar esses tres ao governo sao todos uma bosta, alguem tem que ganhar …entao dos males os menoresss……Eu penso assim!!! dia 03 é Ronaldo lessaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa….Deixem de ser ignorantesssssss;;… votam em outros pq estao comendo do que ele dão…pq vcs naum estudam para manter seu emprego certo e naum tiram a colera e deixam de ser cachorrinhosssss….sejam democraticoooooooooossssss……………………Infelizmente tem que ser RONALDO lessaaaaa……………………………………………12 nelllesssssss,,,,collor siceramente vc te aspecto de loucoo……..

  • Carolina silva

    Espero que a sociedade alagoana no dia 3 vote consciente pra depois não sofrer as consequências.