As investigações da Polícia Civil sobre a chacina da Serraria levaram a pistas consistentes sobre a atuação de “milícias”  na parte alta da cidade. Segundo um dirigente da Segurança Pública, os grupos organizados agem exatamente como nos morros do Rio de Janeiro: praticam o achaque, a extorsão, aos moradores e principalmente comerciantes da região, sob pena de serem as próximas vítimas dos pequenos bandidos e traficantes. 

Esses grupos, entretanto, podem ter no comando – é o que a polícia suspeita, hoje – políticos com mandato em Alagoas. Dois nomes já estão sendo investigados. Seriam eles os beneficiários a ação das milícias – a exemplo, também do que ocorre no Rio de Janeiro.

Os milicianos cobram pela segurança de residências ou  de estabelecimento comercial e/ou de serviço. O pagamento deve ser feito com regularidade, caso contrário os bandidos que circulam na área são liberados para atuar livremente contra os “devedores”.

Como era de se esperar, o medo fez morada na região, a mais violenta da cidade de Maceió. Segundo a mesma fonte da SDS, as milícias já cometeram vários assassinatos na área do Tabuleiro, principalmente. E com um detalhe fundamental: policiais civis e militares fazem parte desses grupos criminosos.

O inócuo show do Supremo
Coligações já dividem as nove vagas de deputado federal
  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, ATÉ QUE ENFIM, O FIO DA MEADA ! É SÓ PUXAR QUE NA OUTRA PONTA TEM. O QUE NÃO PODE É PARAR DE PUXAR. VAMOS PAGAR PRÁ VER.

  • Basta de Corrupção

    Temos que banir com nosso voto os políticos envolvidos em corrupção.

    NÃO VOTEM NELES!

    http://corruptoseconiventes.blogspot.com
    denunciados na operação Sanguessuga:
    BENEDITO DE LIRA
    JOÃO CALDAS

    denunciados na operação Taturana:
    Antônio Albuquerque, Artur Lira, Cícero Ferro, Edval Gaia, Maurício Tavares, Marcos Ferreira, João Beltrão, Nelito, Dudu Albuquerque, Isnaldo Bulhões.

    Passe esta idéia adiante. Vamos fazer uma faxina geral.

  • GUTEMBERG LÓCIO

    Entendo que as milícias não devem existir,entendo também que o cidadão tem o direito de viver em paz,ir e vir a qualquer hora do dia,ter seu comércio e assim prover sua família,ter bens que suas condições financeiras possam comprar,mas o que se vê hoje é a sociedade acuada,morando atrás das grades,aflita e pedindo socorro,e quem tem o dever nos socorrer?
    O obeso e dispendioso Estado há muito não exerce esse papel e é aí que se criam monstrengos iguais a ele, a finalidade dos milicianos é obter lucro de suas atividades ilegais,tal e qual nosso governantes,que não se preocupam em gerir a coisa pública em benefício de todos,basta ver alguns políticos alagoanos que enriquecem da noite pro dia sem que se justifique tal façanha,rios de dinheiro correm por vales do executivo,legislativo e para nossa imensa desgraça e tristeza,também pelo judiciário.
    O jogo é esse e as regras são essas!
    Pobre povo Brasileiro.

  • Fabio Ferreira

    🙂 Hum. É um belo sintoma do que uma sociedade liberal e um estado fraco podem acarretar. Estamos formando estados dentro de outros estados: são polícias PRÓPRIAS (as mílicias ou traficantes), com suas PRÓPRIAS leis (sem nenhuma proporcionalidade ou prudência). É um verdadeiro contrato social: vc me dá segurança, e eu te dou o poder. Até onde vai esse poder? EIS A QUESTÃO? Essas “comunidades-estados” vão experimentar uma torpe legitimidade de poder. E quando acontecer algum fato inescrupuloso (como essa chacina) desses “coronéis” ou “milicianos”, essas mesmas pessoas que legitimaram e apoiaram o seu poder e sua liderança, serão AS MESMAS que pedirão SOCORRO ao ESTADO-TRADICIONAL brasileiro, “ainda lerdo”, de legitimidade RACIONAL (de leis proporcionais, com instituições democráticas) a salvá-los. É SEMPRE ASSIM – HÁ TEMPOS!!

  • Guilherme PEreira

    Prezado Ricardo, seria de grande valia a quem vai votar no dia 03, saber quem são os assassinos que pretendem ludibriar mais uma vez a população. Tens alguma pista para nós?

  • Suphia

    Pelo amor a DEUS não votem em Taturaaaaaanicos!!!

  • Suphia

    Passe essa idéia a diante e vamos fazer valer a FICHA LIMPA okkkkk.

  • Antônio Carlos de Almeida Barbosa

    Como sempre Ricardo Mota, suas colocações são voltadas para o interesse da coletividade pobre, explorada e esquecida de Maceió. Lamentável é que os exploradores são autoridades. Sorte de Alagoas que tem você como jornalista.

  • Helenilda

    Uma boa pista é saber para quem o capitão da PM que foi preso presta serviços ou à disposição de qual político está. Isso tem que ser muito bem apurado e esclarecido, sobretudo porque rolando dinheiro durante campanha eleitoral o negócio é ainda mais grave.

  • pedro

    Em vários conjuntos no Tabuleiro existem cabines de fibra de vidro onde se abrigam os milicianos, exigem pagamento dos moradores e postam avisos nas casas indicando que estão protegidas, como exemplo veja no Conjunto Morada do Bosque, por trás dos Armazens de Açucar, os milicianos circulam de moto e todo sábado fazem a cobrança, quem não pagar está roubado!

  • Profeta do Óbvio

    Se investigarem fundo vão encontrar fortes indicios de gabirús e taturanas na podridão.

  • augusto

    Creio que é notório, que na retaguarda dos motoqueiros apitadores tinha gente grande.Como tem tráfico no meio e quem sabe armas pesadas, seria interessante a PF entrar em campo, por competência formal, auxiliando a civil.

  • sebastiãoiguatemyrcadenacordeiro

    Ô POVO BRUTO ! Vou repetir as regras
    simples porém eficazes de se evitar que
    Appallosa fique ainda pior: NUNCA!JAMAIS
    !(como diz o policial aposentado Mizael
    Bispo,do caso Mercia Nakajima) DAR UM
    VOTO A POLICIAIS OU DELEGADOS.JAMAIS
    DAR UM VOTO A POLÍTICOS PROFISSIONAIS
    OU SEUS FAMILIARES.O TERCEIRO ITEM RE-
    QUER MAIS DISCERNIMENTO:NÁO VOTAR EM
    NENHUM SOBRENOME ILUSTRE DE ALAGOAS.ÔMI!

  • João do Tabuleiro

    Fora os Taturanas,
    Fura os Sanguessugas,
    também fora os menbros do Sindicato do Crime de Alagoas, que tem assendo em cadeira permanente na Assembéia Legislativa de Alagoas.
    Não venda seu coto, tenha vergonha na cara, Eleitor.

  • FICHA LIMPA

    ELEIÇÃO DOS “SONHOS” PARA QUALQUER ALAGOANO ESCLARECIDO:

    – Um governo Sem Collor e Ronaldo Lessa.

    – Uma Assembleia sem Antônio Albuquerque, Artur Lira, Cícero Ferro, Edval Gaia, Maurício Tavares, Marcos Ferreira, João Beltrão, Nelito, Dudu Albuquerque, Isnaldo Bulhões e Luiz Pedro.

    – Um senado sem Renan e Benedito de Lira

  • a.silva

    Vamos investigar o irmão do capitão? O policial civíl.

  • Paulo Bispo

    É de domínio público que a violência, bandidagem, pistolagem e tráfico de drogas tem seu braço armado nas forças policiais de Alagoas. Impossível num Estado tão pequeno, tanta gente andar armada, ocorrerem tantos homicídios e ninguém ser preso. Só quem não quer ver, não admite que temos uma estrutura viciada e altamente contaminada. Reflexo da impunidade e dos desmandos políticos, que garantem a perpetuação desses bandidos “oficiais”.

  • alonso

    Ricardo
    Existe um parlamentar do meio-sertão alagoano, que está atuando fortemente nas grotas de Maceió, em conluio com presidentes de associações, que são coniventes com o tráfico, distribuem drogas, oferecem segurança e cooptam o voto. Tudo fiscalizado por seguranças deste deputado, alcaguetes e policiais militares milicianos subservientes.
    Dou como exemplo, as pinturas do nome desse “benfeitor” nas casas simples da Grota da Moenda, Rafael, Moreira e em toda região do Tabuleiro. É só a policia investigar os contatos.
    O mais triste é que o candidato do “espinhaço” se benefecia desta associação criminosa e investe dinheiro nestas áreas.
    Governador acabe com isso. Não há o que investigar, todos sabem. É ameaças. É exterminio. É tráfico que mata nossos jovens. No dia da eleição e antes, determine que a policia ocupe estas áreas.

  • Justiça Cega

    É inaceitável o envolvimento do policiais em grupo de extermínio, agindo como justiceiros ou melhor, “JAGUNÇOS” de políticos bandido, os quais querem permanecer no poder, acobertado pelo manto da imunidade. O lamentável é que todos nós sabemos quem são esses políticos bonzinhos que para se defender, usam como argumentos os trabalhos sociais,o qual “dizem que realizar”.
    Não adianta prender apenas os executores.
    Que a jusiça seja feita.

  • Eduardo

    DU VI DE O DÓ aparecer o IMUNIDADE PARLAMENTAR.

  • J.Monteiro

    Que beleza de comentário fez o Fábio Ferreira. Então há de se perguntar: com instituições falidas moralmente, a quem os menos favorecidos podem recorrer em busca de proteção, e de seus direitos? Os donos do poder tem suas milícias particulares, pagas com nossos impostos, e o povão fica assim: a mercê dos bandidos de colarinhos brancos, pretos, azuis… Perceberam? Não temos saída. “Tá dominado, tá tudo dominado”.

  • Alagoano do bem

    Enquanto isso, o presidente do supremo se acovarda e não vota para liberar ou barrar de uma vez os fichas sujas!

    A democracia se vê diminuída ou deslegitimada quando cidadãos ímprobos se tornam representantes do povo. Min. Joaquim Barbosa.
    Analise e vote consciente, a Lei da Ficha Limpa veio pra ficar, então vamos fazer valer no voto!

  • Mariano Correia Paredes

    ESTIMADO RICARDO,
    HOJE ALAGOAS É UM ESTADO DE CRIMINOSOS NO PODER. SÓ HÁ UMA MANEIRA DE REVERTERMOS ESTA CALAMIDADE: VOTANDO COM O DELEGADO PINTO DE LUNA! NÃO DIGO ISSO PARA FAZER A CAMPANHA DELE. DIGO COMO UM CIDADÃO QUE SÓ TEM DOIS CAMINHOS: OU VOTA EM HOMENS DE HONRA E DE CORAGEM COMO O DR. LUNA, OU VAI EMBORA DE ALAGOAS. ALAGOANOS DE HONRA E DE CORAGEM, “FEDERAL NELES”!
    SUCESSO, SE OS CRIMINOSOS DEIXAREM!
    MARIANO C. PAREDES

  • Mirna

    Ótima análise Gutemberg,triste realidade.Ficha limpa, isso seria um grande sonho realizado,mas infelizmente isso é algo difícil de acontecer.Já estou arrumando as minhas malas aqui não fico mais,quero um lugar onde eu me sinta tranquila,em paz,sem tanta praga cara de pau mentindo descaradamente,isso dentro da minha casa sem ter sido convidado invadindo a minha tv,Suiça lá vou eu….

  • Camaleão

    Cadê o téo Ciço?!! Cadê as politicas públicas na área de segurança? Por isso que aumenta o numero de milícias o povo quer segurança e não tem!!! Fala com o téo que nós pagamos impostos Ciço!! Vai trabalhar Ciço!! nós não merecemos isso Ciço!! ” no caminho do bem?”

  • Roberto Parente

    Segurança pública é dever do estado! Nós pagamos impostos para isso! Votei no Téo em sua primeira campanha por que disse que iria botar 1000 policias por ano, não botou! por isso a violência aumenta cada vez mais sem controle. Ele mentiu! Não voto nele nunca mais!

  • Celio

    Tem muitos alagoanos que dizem ter vergonha de ser “alagoano”, eu tenho orgulho de morar nesse estado maravilhoso, so que nosso politicos e que trazem toda essa miseria e atrazo pro nosso estado, o fator de existir milicias nos bairros e a total falta de governante, hoje eu pago no meu comercio segurança particular e na minha residencia a noite tem segurança particular tambem, pago meus impostos das mercadorias que compra e no fim tem isso de retorno um sistema viciado a onde se voce na participar e roubado, continuem votando em politicos do tipo que ai estao, nossas vidas so ira piorar !!!

  • sueli moema

    É idiota quem pensa que Segurança Pública, é só caso de policia. Parece negócio de gente, que tem a visão policial da sociedade.O Téo ajudou 14 comunidades terapeuticas! É a primeira vez que isso acontece em Alagoas. Tem que ser com está. Policia sem politica!

  • ALAGOANO DE VERDADE

    TODOS DE ALAGOAS JA SABEM DE QUAIS PARLAMENTARES SE TRATAM , MAS O COLLO FALOU QUE SUA MAO FORTE VAI PEZAR NAS COSTAS DOS BANDIDECOS

  • Viçosense-AL

    Não só em Maceió existe esse tipo de coisa, no interior também tem! Sempre tem um bando aqui e acolá que não trabalha e anda de carrão, paredão de som, farrando a vontade, etc… Tudo isto às custas de roubo de cargas, tráfico e até pistolagem! Tudo isso acobertado por algum ou alguns DEPUTADOS q até se dizem DEFENSORES DA SEGURANÇA EM NOSSO ESTADO! Vamos mudar o voto desta vez! NÃO VOTEM NOS TATURANAS, SANGUESSUGAS E AFINS… Vamos começar a mudar nossa realidade assim!!!
    ACORDA ALAGOAS!!!

  • Edson Filho

    Qualquer cidadão de média inteligência e com senso de observação, sabe que boa parte das polícias, especialmente às estaduais, vivem parcialmente, às custas de políticos corruptos, traficantes, bicheiros e outros animais da espécie. É isto uma das razões do aumento da criminalidade em geral. Para combater este fato, necessário se faz uma seleção melhor do pessoal, salários dignos, exclusão do poder político nas forças policiais e o não corporativismo das polícias. Sem isto, o cáos será cada vez maior.

  • Manoel

    Ai,povinho alagoano vocês tem que
    Criar vergonha na cara, dia 03 de
    Outubro está chegando,não votem
    Nesses políticos Rabugentos, eles
    São muitos cara de pau e sínicos

  • Manoel

    Esses políticos dizem que vão trazer empregos para alagoas,está o exemplo
    O estaleiro tá chegando,mais eles deveriam já está tomando providência de dá qualificação aos alagoano,como
    Soldador especial
    Ocurso custava aproximadamente 2000,00
    As entidade de curso almentaram para
    3000,00 só porquer o estaleiro está chegando,e ninguem ver isso

  • ARTUR

    JA SEI O RESULTADO: VÃO COLOCAR NA PASTA DE ARQUIVO DA ELUCIDAÇÃO DO CRIME, DO FABIO ACIOLE.

  • marioinacio

    Nenhum corpo ocupa o mesmo lugar ao mesmo tempo. Toda essa barbárie, dá-se, por conta da ausência do estado, com as tais políticas públicas, tão faladas, em ano eleitoral e, nunca aplicadas. E, termina a sociedade, como saída, embora desumana, fazendo justiça com as próprias mãos. O governo quem deveria ser responsabilizado! Cadê a dinheirama vinda do gov. federal, tanto propalada, no horário político? E o município de Maceió, qual sua politica social?

  • souza

    NO COMPLEXO GRACILIANO RAMOS NAO E DIFERENTE A POLICIA SO CUIDA DOS ESTABELECIMENTO COMERCIAIS(PIZZARIA, SUPERMERCADO RODA VIVA,

  • Jonas Neves

    Cadê o policiamento senhor teo vilela.