Desde o início da noite de ontem, dia 20, que estava estampado neste site que o juiz Marcelo Tadeu havia decretado a prisão de três secretários municipais de Santana do Mundaú. 

Hoje pela manhã (SURPRESA!!!!!), a PF montou uma operação para prendê-los, mas (SURPRESA!!!!) eles haviam fugido. Uma péssima piada, gente. 

O decreto de prisão foi entregue à Polícia Federal na última sexta-feira. A minúscula e devastada Santana do Mundaú não deve ter lá um território tão grande ou tantos imóveis, ruas, becos etc. a ponto de exigir um detalhado trabalho de inteligência para cumprir a ordem judicial. 

Quando a matéria foi postada neste blog, até os habitantes dos anéis de Saturno já sabiam da decisão do juiz Marcelo Tadeu. Eu a colhi, sem dificuldades, de duas fontes distintas. Falar que o vazamento atrapalhou a operação não é uma declaração à altura de uma instituição que conquistou a confiança da população brasileira nos últimos anos – e como nenhuma outra.

Há que se observar: desde a saída do ministro Tarso Genro, da Justiça, a PF não é mais a mesma. Sem grana, sem pessoal, com pouca ou nenhuma ação que justifique o grande conceito que alcançou.

Talvez volte a ser a mesma PF altiva e de combate que vimos há pouco tempo atrás. Mas, ao que parece, só depois das eleições.

Prefeitura se une ao vereador Paulo Corintho para cobrar prestação de contas da Câmara Municipal
Quem será o nosso Tiririca?
  • Alagoas está reagindo!!

    Parabéns!!! Só falta a PF dizer que a culpa foi do juiz, desde sexta feira teve a determinação das prisões e o mandado não foi cumprido no sabado,no domingo,na segunda,ora aí tem, a culpa é da PF e houve prevaricação!!!

  • VEJAM A DIFERENÇA

    ColoqueI no google e comparei:

    Benedito de Lira + Corrupção
    Heloisa Helena + Corrupção

    Vejam a diferença

    Enquanto achei isso de HH:
    20/02/2010 – 12:20 – Tudo Global com Correio Braziliense
    A corrupção passiva e ativa pode tornar-se crime hediondo, com pena de reclusão de dez a 25 anos, conforme projeto de lei que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve votar em reunião na quarta-feira (24), às 10h. Apresentado em março de 2006 pela então senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), a proposta torna mais rigorosa a punição de quem oferece e de quem recebe vantagem indevida de “grande proporção”, capaz de ocasionar grave dano individual ou coletivo.

    De Biu, li isso:
    O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Gilmar Mendes, autorizou nesta segunda-feira o Ministério Público Federal e a Polícia Federal a investigarem 15 deputados federais acusados de envolvimento com a “máfia dos sanguessugas”. Os parlamentares, que poderão responder por crimes de corrupção passiva, ativa e contra a administração pública, são suspeitos de desvio de dinheiro público por meio da venda de ambulâncias superfaturadas.
    Embora os nomes dos acusados tenham sido mantidos em sigilo, dentre os investigados devem estar o 2º secretário da Mesa da Câmara, Nilton Capixaba (PTB-RO), o ex-líder do PP Pedro Henry (MT), Dr. Benedito Dias (PP-AP) e Benedito Lira (PP-AL). Os nomes de todos eles, bem como os de outros parlamentares, aparecem associados a cifras financeiras no livro-caixa da Planam, com a rubrica “cifras a pagar”.
    http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1033727-EI306,00.html

    Para quem está desinformado e acredita em tudo que se fala no horário eleitoral, quando dizem que Heloísa Helena não faz nada, é só pesquisar diretamente na fonte:
    http://www.senado.gov.br/atividade/materia/Consulta_parl.asp?Tipo_Cons=15&p_cod_senador=923

  • Basta de Corrupção

    Alagoas não merece tantos corruptos. Você tem que fazer sua parte. Vote com consciência. Antes de votar veja os políticos Alagoanos envolvidos em corrupção. NÃO VOTE NELES!
    Pesquise no google. Coloque “NOME DO CANDIDATO + corrupção”

    Veja alguns exemplos:

    http://terceiromundo.spaceblog.com.br/916883/Lista-de-Politicos-Corruptos-Em-quem-nao-votar-Tire-sua-conclusao/

    http://corruptoseconiventes.blogspot.com (Veja: denunciados na operação Sanguessuga: João Caldas e Benedito de Lira (BIU), denunciados na operação Taturana: Antônio Albuquerque, Artur Lira, Cícero Ferro, etc, e mais: Renan Calheiros, Fernando Collor, e outros)

    Passe esta idéia adiante. Vamos fazer uma faxina geral.

  • Jerônimo

    Santana do Mundaú: se não bastasse o sofrimento na vida das pessoas pelas perdas, seus escombros oferecem abrigo aos ratos, que ali se proliferam completando o cenário da destruição.

  • Jerônimo

    Santana do Mundaú: se não bastasse o sofrimento na vida das pessoas pelas perdas, seus escombros oferecem abrigo aos ratos, que ali se proliferam, completando o cenário da destruição.

  • Luiz Eduardo

    na próxima eleição esses aí de Santana do Mundaú aparecem no guia eleitoral, afirmando que “conseguiu´´construir 500 casas. Pois é, o povo gosta de gente assim: taturanas, sanguessugas, navalhas, gabirus e outras operações. Aí acusam algum candidado decente de não ter projeto, como o acusam a Helena.

  • Marcio

    Sucatear a PF foi a forma que o governo encontrou de desarticular suas ações.

  • Me Engana Que Eu Gosto

    Constrangedora a atuação desta Polícia Federal. Tivemos em um passado recente um Procurador Geral da União conhecido com “Engavetador Geral da União”. Será que agora vamos ter de acostumar com uma polícia de faz de contas. Pode apostar! Tem apenas um delegado e uma equipe combatendo a corrupção eleitoral. Ou alguém já ouviu falar de outro delegado que não o Dr. Políbio.

  • Antonio

    Ricardo Mota, parabens pelo seu trabalho, e ratifico aqui, o alagoano querer votar em um candidato que meteu a mao no erario publico, amanha nao pode ficar reclamando de nada, pois informaçao e tudo, Alagoas tem que aproveitar o cavalo selado passando, para ter credibilidade no Senado Federal, so com Heloisa Helena la, e passa a regua.

  • Marcelo Silva

    Sinceramente Ricardo Mota sua admiração pela PF espetaculosa é doentia, quantas pessoas foram presas injustamente nessas operações espetaculosas da PF, mas se você gosta de um Estado Policial que prende antes de efetuar uma investigação profunda e criteriosa sobre o crime, tudo bem!

  • José Carlos

    O proprio dono do blog que vazou a operação não foi? dizendo que por uma conversa telefônica com o juiz marcelo tadeu, ele decretou a prisão dos três secretários, e ai ainda tem duvidas de quem vazou a operação?

  • Dermeval Araújo de Lacerda

    Por que motivo motivo saístes do comando da PF,grande guardião dos alagoanos, Dr. Luna? Que fostes fazer na política grande homem.Antes de decidir devias procurar se lá encontrarias alguém como tu. Vê se encontras grandes juristas,grandes médicos,grandes, grandes.Não,só tem nanicos.As exceções são tão raras e,elas existem para ser regra, mas é difícil encontrá-los.Volta.

  • abilio

    Será que a PF vai voltar a ser aquela velha PF que era motivo de chacota para as PFs do resto do paz?. Pelo jeito parece que sim.

  • Fernando Antônio

    De péssimo gosto a tentativa do autor do blog de justificar a sua fonte. O fato de a cidade de Santana do Mundaú ser minúscula não justifica o raciocínio que a Polícia Federal tinha a obrigação de receber uma ordem de prisão numa sexta feira e parar todo trabalho que estivesse fazendo para cumpri-la no mesmo dia, senão a língua do juiz ia coçar e ele não ia aguentar passar o final de semana sem contar para ninguém. Ridículo. Ninguém acusou o jornalista Ricardo Mota de vazar uma operação. Você é o veículo, não a fonte. Você é jornalista, seu compromisso é com a informação e com o público. Quem tinha obrigação de manter o sigilo era o juiz (Se nem ele consegue cumprir o seu dever e manter o sigilo necessário à eficácia, por que você deveria?) Só não venha tentar defender o indefensável, por mais que o nobre magistrado seja seu amigo e lhe encha de “furos” (nesse caso, uma “furada” mesmo).
    P.S.: As duas fontes pelas quais você soube da notícia (depois confirmada com o juiz, por telefone), souberam dela pela mesma fonte. E não foi nas ruas da cidade de Santana do Mundaú, com suas pequenas ruas, se é que você me entende, pois a decisão que decretou a prisão não foi tomada num banco de praça, nem tampouco na cidade de Santana do Mundaú. Além disso, as decisões judiciais não circulam pelas ruas (a não ser quando publicadas).

  • jose ferreira da costa

    me ajudem a entender. que democracia e essa que vivemos.pagamos 40% de impostos por tudo que consumimos,para sustentar uma turma de espertalhoes que a cada quatro anos saem milionarios.q analfabeto vota ,mais nao pode ser votado.parece piada ne. os funcionarios publicos em todos os niveis, cobram indenisacoes astronimicas de planos breceis,precatorios e outros mais que mesmo trabalhando a vida inteira jamais receberiam nem um terço de valor requisitado.os partidos politicos tem donos.sao de pai para filhos como a musica de luis gonzaga, o funcionario se trabalhar recebe se nao, recebe do mesmo jeito dai quando voce precisa dos serviços publicos e aquela belesa.o ensino publico e outra maravilha,nunca se conclue o ano letivo dentro do mesmo ano.na saude chega ser covardia .quando se consegue faser uma consulta,nao se pode retornar mais ao medico pois nao consegue faser os exames pois as maquinqas so vivem quebradas.a segurança,virou piada virou chacota de bandidos que passaram atacar viaturas e ate delegacias.tenho uns pontos comerciais que jaforam asaltados umas sete veses. breve ninguem vai mais querer alugar,ai se vai um complemento da minha aposentadoria que imaginei,os politicos que estao ai .ai estao a mais de vinte anos. nada ou pouco fiseram.antigamente quando tinha esquerda e direita. a esquerda pregava que o governo nao dava educaçao ao povo . pra que os mesmos nao cobrasem seus direitos.eu achava que era comfersa de perdedores, hoje vejo que era verdade.que democracia e essa, que se fala de tudo mundo.nao da en nada se acusa de roubo , ninguem vai preso. quando vai e por pouco tempo. o dinheiro diti roubado nunca aparece e nos e que pagamos a conta.segundo o sr. jose costa um senador deve receber por ano mais de um milhao de reais.agora bote,todos os poderes juntos.haja impostos para sustentar tanta gente.

  • aecio

    para prender pé de chinelo é rapido, 5 dias para prender e não coseguiram? de maceió à mundaú são 100km. até de jegue dava tempo de chegar!

  • Camaleão

    Sempre tive respeito e admiração pela Polícia Federal, não vai ser este fato que fará eu mudar de ideia, lá tem homens e mulheres honradas e atuantes que enfrentam os piores bandidos, os mais covardes que prejudicam uma multidão com uma só canetada!

  • Moreira

    A polícia federal tá deixando a desejar nos ultimos dias. Pouco efetivo, que até policiais militares estão sendo empregados na PF para apurar irregularidades eleitorais no Estado. E a PM, sem efetivo também, ainda se passa para doar seus policiais a PF. Que vergonha. Governador acorda! Comandante apure isso…

  • Felipe Pedrosa

    É uma pena a PF agora é cabo eleitoral da Dilma,é uma pena as instituições que devia manter sua intregridade acima dos das suas convições politicas,está,não virou central de campanha do PT,quando o Luna sair do PT e for para o PSOL é o primeiro a ser preso a mando do novo filiado e amigo do Paulão desde a infancia o Renan…porque o povo Brasileiro é tão omisso,se vendem por Bolsas e engana bestas..Acorda Brasil.
    Faltam muitos para ser presos neste Brasil,é uma bem verdade que o Lula,ele mesmo que antes dizia que democracia se tem atraves da imprensa,agora ela deve ser instinta e passamos a ler o lembrete dos sindicatos ou material dizendo que ele é Deus,até a Dilma disse que nem DEUS tira está eleição dela,vamos orando que ele é bem maoir que estes mussoline,temos varios candidato que tem respeito por ele,como Marina,Emael….há tb o serra…
    Não esqueçamos de lembrar que a Venezuela é um pais(DEMOcratico) vizinho que nossos terroristas que vá embora…..

  • jair rodrigues

    É até constrangedor falar-se, neste momento, em discutir-se o papel social da imprensa, quando a manipulação da informação com objetivos eleitoreiros – notadamente pelo jornal Gazeta de Alagoas – salta aos olhos, sob a complacência da Justiça Eleitoral. Longe de mim duvidar da credibilidade de um jornalista como o Ricardo Mota, que tão relevantes serviços tem prestado à sociedade brasileira. O que não queremos é que se reviva a história de Andrea Michael, que teve sua prisão solicitada pela PF após um vazamento na Satiagraha.

  • AAraujosilva

    Realmente!!! Realmente, é muito difícil, bota difícil nisso, descobir
    como esse vazamento ‘Se-assucedeu-Se’.
    Nem juntando PF, CIA, SY, chegariam ao
    celerado ‘office-boy’ que implodiu a dita cuja operação. Aff, Maria !!!

  • José Durval

    Seria bom se as pessoas só falassem daquilo que entendem. Em primeiro lugar, a Polícia Federal não é um setor de desocupados, que fica tomando cafezinho esperando chegar um mandado de prisão para cumprir na mesma hora. Todo mundo trabalha na condução de diversas investigações, cada delegado tem mais de 200 inquéritos para analisar. Esse negócio de policial que cuida apenas de um crime só existe no cinema. Quem acha que o único trabalho da polícia é cumprir mandado de prisão, e que o policial tem que parar tudo que está fazendo na mesma hora para sair pra rua não sabe o que diz.

    Em segundo lugar, é absolutamente errado o raciocínio de que as prisões poderiam ter sido feitas no fim de semana só porque Santana do Mundaú é uma cidade pequena. Por acaso o jornalista tem bola de cristal para saber se todos os investigados estavam na cidade no fim de semana? Ou seria algo estranho dizer que a maior parte dos secretários de pequenos municípios (e até prefeitos, vereadores) somente costumam estar na cidade durante a semana, e viajam nos finais de semana para a capital ou para outros lugares?

    Seria muito bom mesmo que as pessoas só falassem daquilo que entendem. Todo trabalho demanda preparação, inclusive o jornalístico. Quem faz o seu trabalho de improviso, sem preparação, termina fazendo besteira.

    O jornalista deveria fazer maior justiça à Polícia e reconhecer que não houve falha no trabalho trabalho da PF, quem estragou foi quem não tem capacidade profissional para guardar segredo.

  • Marcelo

    Ideia melhor que devemos passar adiante é que Alagoas precisa de recursos para o progresso chegar mais rapido. Isso só acontece com COLLOR 14. RENAN 151, BUI 111, ARTUR 1111 e CICERO FERRO 33333. COM A MARATACA Ñ VAMOS CONSEGUIR NADA DE MELHORIA PARA O NOSSO ESTADO. SO ESCULHAMBACAO, BRIGA E FALTA DE RESPEITO COM O PROXIMO. ISSO NAO TRAZ EMPREGO, N TRAZ RESPEITO, N TRAZ RECURSOS PARA O ESTADO DESENVOLVER.PRECISAMOS PENSAR E NO FUTURO. COLLOR 14.

  • Marcelo

    Quero parabenizar a RECORD pelo show no debate de ontem, defini o meu voto.O candidato mais preparado, mais educado, mais sereno, equilibrado e experiente é COLLOR 14 VOTO NELLE. Não se envolveu com a baixaria patrocinada pelo grosseiro, despreparodo, mal educado Teo NAVALHA x Lessa ROMBO. OS OUTROS FAZEM PARTE DO POMAR.Analisem bem quanta grosseria e palavras como, LADRAO,ROMBO,CHEFE DE QUADRILHA, NAVALHA TUDO ISSO PATROCINADO POR TEO E LESSA E AINDA QUEREM GOVERNAR O NOSSO ESTDO. ACREDITO QUE ESSAS PESSOAS DEVEM ADMINISTRAR OU FICAR EM OUTRO LUGAR…. PENSE NISSO. VOTE PELA EXPERIENCIA E COMPETENCIA. VOTE COLLOR 14

  • soares

    Entendo que a solução para as policias civis do Brasil está aqui em www. fenapef.org.br, tanto as estaduais quanto a federal precisam sair desse modelo burocrático e cartorário.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, DE VEZ EM QUANDO, ACREDITO QUE MESMO SEM QUERER, VOCÊ TAMBÉM VIRA “ESÔPO”. QUEM MANDOU VOCÊ SER BEM INFORMADO ? QUANDO EU TIVER UM SEGREDINHO BEM GUARDADO VOU COM ÊLE PRÁ PASSARGADARA, POIS LÁ SOU AMIGO DO REI… VEJAM MEU COMENTÁRIO POSTADO A 21/9 AS 12,51.

  • JOSÉ JOÃO DA SILVA

    Matéria publicada neste BLOG,20/09/2010, Quem vazou a matéria?

    Justiça decreta a prisão de três secretários de Santana do Mundaú por crime eleitoral – PF não cumpre
    O juiz eleitoral Marcelo Tadeu decretou a prisão provisória de três secretários municipais e um empresário de Santana do Mundaú – por crime eleitoral e formação de quadrilha. O decreto de prisão foi entregue, segundo o magistrado, ao delegado federal Políbio Brandão na última sexta-feira. O município foi um dos mais atingidos pelas enchentes de junho em Alagoas. Os secretários: José Élcio da Silva, de Administração; Antônio Duarte, da Educação; e José Maciel Félix da Silva, dos Transportes. O empresário: Carlos Eduardo Pedrosa dos Santos.

    Em conversa telefônica, o juiz Marcelo Tadeu disse que o crime ficou caracterizado na semana passada, durante uma carreata do candidato a deputado estadual Nelito Gomes de Barros. A prefeitura do município, afirma, teria assumido a despesa do combustível usado pelos veículos que participaram da manifestação. Detalhe: ele afirmou que até a noite desta segunda-feira não havia sido cumprido o decreto de prisão.

    Hoje pela manhã, o delegado Aamaro Ferreira disse que a informação “vazou” – eis o motivo para que a prisão não fosse feita hoje. Esta matéria está postada desde ontem à noite.

  • João Marcones

    Infelizmente a PF tornou-se uma polícia de Governo, atende a interesses políticos, vide o interrogatório dos “aloprados 2” que quebraram o sigilo fiscal da filha de Serra, o depoimento so teve 5 linhas, o delegado só perguntou se o sujeito tinha alguma coisa a ver com o caso

  • Assis

    quero dizer ao sr. felipe pedrosa que a policia federal não é cabo eleitoral de nenhum partido muito menos do pt. e digo que o mesmo está mentindo quando diz que a Dilma falou que nem DEUS tira essa eleição dela. quanto a imprensa ela está agindo como partido politico sim e a favor do PSDB (PARTIDO DA ELITE BRASILEIRA) não gosta de pobres, só dos votos deles. quem não se lembra das atitudes da GLOBO usando a ATRIZ REGINA DUARTE para amedrontar as pessoas principalmente os mais humildes falando que estava com medo que o LULA ganhasse as eleições. A VEJA, JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO.JORNALISTAS COMO REINALDO AZEVEDO E ARNALDO JABOR COM SUAS PIADINHAS SEM GRAÇA NO JORNAL DA GLOBO. TODOS FAZEM PARTE DO PIG(PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA)OS TUCANOS DERAM MAIS UM PRESENTE PARA A GLOBO RECENTEMENTE ASSINANDO UMA REVISTA TERRA DA GENTE DA EDITORA GLOBO, PARA TODAS AS ESCOLAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. JÁ PENSOU QUANTO VAI RENDER EM REAIS. DESDE O ANO PASSADO SERRA ASSINOU CONTRATO COM A EDITORA ABRIL DONA DA VEJA E TAMBEM COM O JORNAL FOLHA E ESTADÃO PARA TODAS AS ESCOLAS DO ESTADO. É MUITA MUFUFA. É POR ISSO QUE ELES NÃO QUEREM O PT NO PODER. QUAL A MORAL QUE FHC TEM PARA FALAR DO LULA? ELE TEM É MUITA INVEJA DE VER UM METALÚRGICO DANDO AULA DE COMO SE GOVERNA.

  • J.Monteiro

    Ricardo, quero congratular-me com o Sr. José Ferreira da Costa, e por tabela com milhares de brasileiros e brasileiras que tem vergonha na cara, e estão sendo ludibriados por esse governo de mentiras, de falcatruas, de escândalos, de roubos e de todos os tipos de safadezas possíveis e imagináveis, mas que o seu mentor e idealizador Lula, chefe dos aloprados, está aí, surfando nas asas da popularidade, graças ao contingente de analfabetos desinformados, aproveitadores, e inocentes úteis, que fingem não ver que a compra de votos nesse país foi oficializada, que às instituições estão falidas moralmente, que saúde, educação e segurança pública foram tratadas com descaso pelo DESgoverno dos PTralhas, e aí está o resultado: milhares de jovens sendo arrastados pelas drogas, a impunidade e o cinísmo sendo usados como a moeda da vez. Infelizmente, diante das evidências, cabe-nos fazer uma pergunta: por quanto tempo mais, teremos de conviver com isso?

  • abilio

    Sres.: Federais errar é humano e persistirem no erro (dizer que estava todo mundo ocupado por 5 dias ) e pura burrice. E dizer quem só pode fala e quem entender, pois bem a maioria aqui entende você falharam no dever de vocês, não venham aqui dar uma de superiores pois somos nós que pagamos os salários de vocês.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE,ESSA MODERNIDADE DA TAL INTERNET TEM HORA QUE ATÉ É BOA. REVI NOTÍCIAS E COMENTÁRIOS SOBRE O CASO DA NÃO PRISÃO DO PESSOAL CITADO AÍ. E LI HOJE, A NOTA DA ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DA PF. QUE ÊLES LÁ DA PF SÃO ALTAMENTE PREPARADOS A GENTE SABE. MAS DAÍ A IMAGINAREM QUE SOMOS UM PAÍS SÓ DE CURIBOCAS, ENTÃO NÃO SÃO TÃO PREPARADOS ASSIM… MEU COMENTÁRIO POSTADO DIA 21 AS 12,51 CONTINUA VALENDO.

  • Miriam Funchal Pontes

    É verdade, Tarso Genro é muito bom no faz e 2011 será o governador do meu estado/RS.Quando era min. da Justiça criou o PRONASCI, graças ao programa Mulheres da Paz (Conoas/RS) a criminalidade caiu sensivelmente.
    Passei por Santana do Mundau em junho, durante as chuvas(indo de Aracaju para Natal), foi muito triste o que aconteceu na cidade.
    Hoje acredito que o mais triste foi o que o prefeito fez.
    Este mes estive no Ceará e o que chamou atenção foi os diversos partidos politícos que concorrem por lá e aqui no RS praticamente não existem.
    Desejo o melhor para este estado, que tanto gosto e quero poder caminhar sem receios pela orla (tão bonita)de
    Maceió.