O Tribunal de Justiça decidiu hoje afastar do cargo o juiz José Netto, titular do Juizado Especial Cível e  Criminal de União dos Palmares, um dos mais polêmicos personagens do Judiciário alagoano. Os desembargadores também decidiram que ele será submetido a uma sindicância, que, ao final, pode definir outra punição para o magistrado. 

Segundo o relatório apresentado ao TJ pela Corregedoria-geral de Justiça, o juiz José Lopes da Silva Netto determinou o bloqueio de uma conta bancária no Rio de Janeiro, há seis meses, no valor de R$ 3,5  milhões em uma Ação totalmente forjada. O executado já havia falecido há cerca de cinco anos, e a conta bloqueada fazia parte, já, do inventário do morto. 

Para complicar ainda mais o quadro, o advogado do exequente nunca atuou em Alagoas, mora em Feira de Santana e disse aos juízes da corregedoria que não sabia da Ação. E mais: o endereço do escritório do advogado – que aparece no processo – é o mesmo de uma casa em ruínas na Rua Barão de Atalaia, em Maceió. O suposto autor da Ação não foi localizado em Alagoas, apesar de ter apresentado um endereço – fictício, segundo o que foi apurado –  em União dos Palmares e outro em Maceió, onde os magistrados da corregedoria encontraram um bar, no Conjunto Santos Dumont. 

O afastamento deve durar, inicialmente, noventa dias. O juiz José Netto responde a outros procedimentos Corregedoria-geral de Justiça.

Coronel Dário César muda comando da PM na capital
Advogado pede vistas do processo - julgamento de Lessa no TSE só deve acontecer na próxima semana
  • Cláudio

    Porque as escolas não dão mais aulas de educação moral e cívica?cheguei a estudar no primário essa matéria(e olhe, nao sou tão velho assim),as escolas deveriam voltar a ensinar isso.O teste da OAB,além dos conhecimentos inerente a profissão também poderia fazer um teste de ” bom caráter”, (com toda essa tecnologia,pode ser possível,vai saber),tambem ensinar uma matéria especíca sobre ética,os concursos públicos idem,mas o que as escolas, faculdades e universadiades deveriam ensinar mesmo,ou ao menos,tentar fazer despertar no homem um raciocínio lógico,ter uma visão do que é a vida no sentido mais sublime,ter fé em Deus,(não uma fé cega, mas racional)para que possamos encontrar a felicidade na conciencia tranquila, e saber que a felicidade encontramos no bem que fazemos ao próximo.

  • Cidadão de União

    Já era tempo de tomarem alguma providência. Não é de hoje que esse Juiz comete as maiores atrocidades jurídicas. É o rei da cidade, manda em todo mundo e faz o que quer no seu juizado. Agora pelo jeito não vai mais.
    Justiça.

  • observador

    observando bem, eu acho que o juiz não fez nada demais, tudo dentro da legalidade, na ótica dele, é claro…que vergonha…faça-se justiça.

  • FERNANDO

    QUERO TRANQUILIZAR TODA A POPULAÇÃO QUE A JUSTIÇA IRÁ JULGAR O CASO E O JUIZ SERÁ PUNIDO COMO DETERMINA A LEI. ELE VAI SER APOSENTADO.

  • Julio Verne da Silva

    Esse juiz deve receber a TERRÍVEL punição de ser aposentado compulsoriamente, é mole ?Apronta,apronta e vai viver na boa vida as nossas custas…que país é esse ?

  • alexandre gomes de barros

    isso é uma injustiça afastar!

  • Prometheus

    A complacência e indolência, bem como a certeza da impunidade, por parte do TJ – AL; gera esse tipo de magistrado.
    Até quando teremos que aturar magistrados como esse?
    É necessário que se institua um controle do judiciário, também pela sociedade civil organizada, onde nos possamos solicitar o afastamento sumario de um magistrado má conduta.

  • luiz souza da silva

    É extremamente preocupante e vergonhoso, a MAGISTRATURA ALAGOANA, POSSUIR MEMBROS do quilate desse rapaz.Todo o Estado de Alagoas e em especial o Municipio de União dos Palmares, sÃO SABEDORES das TRANQUINAGENS e da INFELIZ conduta como o mesmo se comporta perante a sociedade Palmarina.É arrepiante como um JULGADOR, que deveria dar bons exemplos aos jurisdicionados, comporta-se como um JURUPARI, perante aqueles que clamam por JUSTIÇA em União dos Palmares. QUE VERGONHA!!!

  • kelsen

    Estudei também Educação Moral e Cívica na escola, contudo, foi retirada da grade curricular por ser um “resquício da ditadura”.Atualmente, a garotada mal sabe balbuciar trechos do hino nacional, quiçá conhecer em detalhes os símbolos da República, mas caráter não se adquire na escola, e sim na família, no berço da sociedade, algo, aliás, que vem se degenerando no tempo e nas gerações que se sucedem, pois as famílias não impõem limites aos seus filhos, a tendência é que as coisas só piorem ainda mais.

  • geraldo francisco

    boa cicero é isso que alagoas precisa agora só falta o collor ser caçado se a denuncia da ex-mulher for comprovada e adeus coisa ruim do meio de nosssa gente confio que o teo ganahrá ….

  • Flavio de Melo Júnior

    Pena que o Desembatgador Corregedor não explicou porque está aberto procedimento contra ele no CNJ sobre contratos na CEAL. O blog tem o dever de apurar isso também.

  • João

    Tem mais coisa para apurar.Fala-se muito (e mal) desse juiz, que é mais um fruto daqueles “concursos” elaborados pelo Tribunal de Justiça, que espalhou pelo Estado de Alagoas alguns juízes que não passariam em concurso sério em nenhum lugar do Brasil.Um crime contra a sociedade alagoana, que nunca foi apurado.Será que não dá para fazer nada contra os organizadores ?

  • Kelson

    Isso é sem fundamento, todos sabem que ele mandou apurar tudo e suspender o bloqueio. Qualquer juiz está sujeito a isso, porque não pedem cópias de identidade dos advogados como fazem na justiça federal. É mais que claro que se trata de uma perseguição. Tem gente lá, que ele negou pedidos, e que agora tem o poder de investigar. Investiguem quem se diz dono do dinheiro também. Como é que uma pessoa que ganha pouco e o pai foi pobre, tem tanto dinheiro como herança. Cadê a ALMAGIS para defender os juizes? Só aparece para puxar saco.

  • MARIA

    FINALMENTE FOI FEITA “JUSTIÇA” EM NOSSA CIDADE !!!

  • ANDRÉ

    Preliminarmente devemos aguardar as conclusões da Corregedoria. Pois é ato corriqueiro julgar-mos pela primeira notícia. Juiz não cria um processo dessa forma. Tem que ter um Advogado que entrou com às petições e os demais procedimentos, houve audiências, a executada foi notificada e deve ter feito a sua defesa, quer dizer: Um processo para chegar a execução tem que ter todos os tramites legais. Afinal, não foi pobre que foi executado. Até que provem ao contrário, o Juiz está certo.

  • mari elizabeth saade

    Esse “juiz” ganhou o cargo do sogro desembargador(hoje aposentado) e é cunhado de outro juiz(famoso em um caso em Atalaia), não tem competencia pra exercer o cargo. Parabéns a Corregedoria do TJ. Se a ele couber a aposentadoria como prêmio, é ainda melhor do que ele na “ativa”. Deverá ter vergonha quando passear no calçadão da orla de Maceió.

  • Por justiça

    Estive presente à sessão do Pleno e pude observar o seguinte:
    1) O Magistrado teve quatro votos favoráveis, dos nove votantes;
    2) Está em férias e não poderia ser afastado;
    3) Mesmo que não estivesse em férias, não há razões para o afastamento temporário, pois tal medida tem como objetivo evitar que o investigado ponha obstáculos ao procedimento;
    4)Ficou comprovado que o Juiz evitou, quando percebeu que havia irregularidade, qualquer prejuízo à parte executada.

  • Praneto

    Um homem como esse pode julgar alguém? Lembrem-se que foi aprovado uma Lei que os magistrados agora não pode se aposentar a bem da disciplina. Ele tem é que perder o cargo e também, morar na cadeia com os marginais que ele meteu o martelo para atras das grades. Cadeia nesse ….Já estou vomitando.

  • G L SANTOS

    Precisamos urgente de homens sábios, prudentes e honestos que cumpram e façam cumprir o que estar prescrito no código penal e sejam capazes de transformar nossa lei cheia de brejas em uma lei sem lascas,onde todos infratores possam ter justa punição.                                                                                                                                                                               

  • maria jose silva

    DEUS É FIEL ! A JUSTIÇA DE DEUS NUNCA FALHA. POIS ESTE ILUSTRISSIMO DOUTOR JUIZ JOSE NETO, ENVERGONHA UM SIMPLES CIDADÃO,QUANTO MAIS A MAGISTRATURA ALAGOANA. ESTE SOBERBO HUMILHOU E ABUSOU DOS DIREITOS DE LEIGOS CIDADÃOS COMUM DESTA TERRA PALMARINA.
    LAMENTÁVELMENTE ESTE HOMEM NÃO PODE SER ORGULHO PARA A FAMÍLIA DELE.ESPERO QUE OS MAGISTRADOS TOMEM A POSIÇÃO CORRETA,PARA QUE NÓS ALAGOANOS SINTA-NOS PROTEGIDOS PELA LEÍ E CONFIANTES NA JUSTIÇA DA TERRA.
    UM DIA É DA CAÇA OUTRO DO CAÇADOR.
    JOSÉ NETO. DEUS NUNCA ME ABANDONOU,VOCÊ TINHA QUE PAGAR AQUI NA TERRA, A INJUSTIÇA QUE VOCÊ COMETEU EM 2008 COM MINHA FAMÍLIA.
    MUITO OBRIGADO MEU DEUS!

  • Fernando Morais

    o juiz simplesmente fez o que faz o STF rsrsrsrsr

  • jôse de paula

    Eu sabia que um dia a “casa iria cair” e caiu, graças a Deus! Lamenta-se, todavia que no Judiciário alagoano tenha membros mau carater que dá péssimo exemplo a sociedade e consequentemente nos envergonha. Pelo amor de Deus senhores Jízes corregedores, atuem com rigor nestes casos não permitam jamais que “magistrados” desse quilate enlameie o Poder JUD de nosso Estado, aposentadoria compulsória neles!!! É o mínimo que podem fazer…Obg.

  • Gean Sandes

    Poxa Geraldo, tomara que você fale pela boca de um anjo. Para desinfetar este estado temos que defenestrar Collor, fruto de eleitores mal intencionados e mal educados(ignorantes). Quem sabe ventos de bons agouros soprarão por esta terra ressequida e sedenta de moral, ética e boa vontade.

  • eu

    pega fogo cabaré

  • lajense

    GENTE QUE BOA NOTICIA JA EATAR BEM PERTO DA MINHA SÃO JOSÉ DA LAJE SERA QUE DÁ PARA O TJ VIR AVERIGUAR O JUIZ DAQUI?????ELE E MEIO ESPERTO DEMAIS DIGAMOS ASSIM…..AI QUE BOM SERIA QUE O DAQUI TAMBEM FOSSE DESCOBERTO SERIA UMA BENÇÃO DO CEU….

  • cicero santos silva

    De parabens o Judíciário Alagoano, pelo afastamento do Juiz, seria também importante, após a apuração e se ele for culpado, não afastá-lo e sim excluí-lo definitivamente da magistatura alagoana, pois Juiz é par dar bons exemplo, que moral esse juiz tem para julgar a pessoa comum.

  • Leopoldo

    Por que vcs não publicam msg que defendeu o Juiz?

  • Merielle Brandão

    O pique-esconde dos ladrões de minha cidade esconde absurdos como esse. Fico pasma, nas Alagoas, é a lei do espertinho, do burrinho, do sacana que vigora. ISSO É FALTA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE que dê direcionamento a crianças e mostrem que ESTUDAR com dignidade traz bons frutos e faz deles homens e mulheres mais honestos. Hoje em dia comprasse diplomas nas esquinas de tudo, principalmente de cursos que estão “bombando”, como o “Direito”. Filosofia lapida a moral, sabiam?

  • Dakson Pereira

    O Judiciário fica desmoralizado cada vez que aplica a pena máxima a um de seus membros, a chamada aposentadoria compulsória.
    Aliás, não é uma pena, é um incentivo a quem já tem a índole da cafagestice.

    Precisamos de Leis mais duras.

  • servidor publico

    Quando um funcionário público comete qualquer ato ilícito é punido com a desligamento, isto é, colocado no olha da rua, diferente com os magistrados, é aposentado, queria eu ser aposentado com 26 anos de profissão ganhando 4.000,00. 4mil:30X 26= 3.466,66, ainda um bom salario imagina o salario do magistrado que de 22.000,00, fora ausilio palito, alimentação, etc, What a shame.

  • Dakson Pereira

    No meu comentário: onde lê-se “cafagestice”, leia-se “cafajestice”.

  • servidor publico

    ricardo mota sou seu eleitor, acredito eu que vc seria um bom governador, meu voto é seu, esta candidato a alguma coisa esse ano. garanto que pior não seria

  • FREDERICO FREIRE CAVALCANTI

    E A PUNIÇÃO PARA ESSE JUIZINHO SERÁ UMA BOA APOSENTADORIA COMPULSORIA, ENQUANTO ISSO OS NOSSOS PROFESSORES ESTÃO A MÍNGUA COM UM SALÁRIO DE MISÉRIA.

  • Advogado

    Pergunto: Onde está a OAB/AL.? que também não faz parte desse tipo de acontecimento, já que existe uma suposta “comissão de fiscalização da da profissão”, pois como dito acima, existe pessoas(rábulas) que estão se passando por advogado sem ser e ainda prejudicando um advogado que provavelmente exerce a profissão com dignidade.

  • Thiago

    Na verdade, foi uma questão interna mais do que jurídica. Todos sabem que esse juiz é apenas mais um dos “Malas sem alça” que destroem o judiciário, esperaram apenas uma brecha, para detoná-lo de uma vez. Já pensou se a moda pega??? Quantas “malas sem alça” serão defenestradas????

  • Carlos

    Vai pra casa,sr. quase Deus,com o seu afastamento definitivo se assim,quando terminar este inquerito,que só passou a tê mais valor depóis que o conselho nacional de justiça passou atuar neste casos de juízes fichas sujas. Mesmo sendo condenado vai se aposentar com uma bargatela de mais de 25 miln reais no bolso todos os meses certinho.Bem este tem uma constituição que o protege,já os cidadões comuns do dia,dia,aí tome a lei com braço pesado.

  • Analista Judiciário

    Esse juiz é um bossal mal educado, gosta de tratar os serventuários com desprezo e arrogância!

  • Carlinha Leite

    Será que a Corregedoria é feita de homens que nunca erraram? no caso deste juiz, não existem provas contra ele, é perseguição. Olha o que aconteceu no pleno:
    O Magistrado teve quatro votos favoráveis, dos nove votantes;
    Está em férias e não poderia ser afastado;
    Mesmo que não estivesse em férias, não há razões para o afastamento temporário, pois tal medida tem como objetivo evitar que o investigado ponha obstáculos ao procedimento;
    Ficou comprovado que o Juiz evitou, quando percebeu que havia irregularidade, qualquer prejuízo à parte executada.

  • jose

    Precisa-se URGENTEMENTE,acabar com essa mamata de aposenadoria compulsória da magistratura. ERROU, tem que ser colocado no olho da RUA, igualmente ao trabalhador brasleiro. NÃO, podemos acreditar mais na JUSTIÇA. JUSTIÇA só de DEUS.

  • Jaurez Teixeira

    Não acredito que tenha havido má-fé por parte do magistrado, sei que é uma pessoa muito prestativa, mas, jamais desonesto, acho que ele foi ingênuo, foi induzido a erro como qualquer julgador poderia sê-lo, até porque, o juiz não tem obrigação de fazer nenhum levantamento prévio acerca dos juridicionados, agora, se houve qualquer desonestidade por parte de quem propôs a Açâo, ou, de advogados inescrupulosos, esses, sim, devem ser responsabilizados pelos crimes cometidos. Entendo, entretanto, que ao magistrado não é dado o direito de ingenuidade na prática processual, porém, todo ser humano é passível de experimentar o erro. Agora, quem nunca errou que atire a 1ª pedra.

  • Iremar Marinho

    Os dois juízes afastados vinham agindo, em União dos Palmares, como agiam os antigos chefes políticos, que estão sendo aposentados, e eram motivos de muitas queixas, na cidade. O Tribunal de Justiça e o CNJ devem concluir as investigações e, em caso positivo, punir os dois juízes com a pena prevista no Código Penal, incluindo a perda do cargo público, e não aposentar os culpados com o gordo salário de juiz.

  • Davi

    Mas que mentira do internauta “Por Justiça”. A votação para o afastamento é que foi por maioria, mas houve unanimidade quanto a abertura do processo administrativo contra o magistrado.

  • Por justiça

    Vc está certo,Davi. porém quatro votos foram contra o afastamento

  • CRIS

    QUERIDA CARLINHA LEITE!

    ACREDITO QUE VOCÊ SEJA ÍNTIMA AMIGA DO ACUSADO,PORÉM SAIBA QUE SE APURAREM MAIS ENCONTRARAM MUITO MAIS TAMBÉM,ESTE MERITISSIMO É CONHECEDOR DE CADA NOTA AZUL DO BANCO CENTRAL. NÃO É NENHUM LEIGO. INDUZIDO OLHA QUE PALAVRA BONITA PARA QUEM FAZ MARACUTAIAS.KKKKKKKKKKKK

  • J.Monteiro

    Ricardo, se você se encontrar com esse juiz, não se surpreenda, pois o mesmo estará mostrando um largo sorriso, por estar muito preocupado com a punição que seus pares, em nome da lei, em preservação aos bons costumes lhe infrigirão: Será aposentado, e como castigo, quem sabe, terá que morar no Aldebaran, ou em um apartamento de luxo na Ponta Verde, não andará de ônibus, mas sim em uma Pajero de vidros escuros, e como penitência, frequentará os lugares mais chiques da capital Alagoana.

  • maria antonia brandao

    Ricardo, Porque sera que so este juiz esta sendo investigado? Sei de um montao de juiz que precisaria explicar a receita federal o padrao de vida altissimo que leva! Quando estes nao sao desonestos (a maioria) , sao prepotentes, arrogante…verdadeiros Deuses.Gracas a Deus , a minha cidade se livou de um juiz que estava a servico de uma turma que comprava votos, destribuia brindes, caluniava o opositor com telao denegrindo a sua imagem (detalhe, patrocinada por um filho de uma pessoa importante e picareta do judiciario) este muito amigo do juiz. Gracas a Deus nos livramos desta figura tao nociva a sociedade, que em momento algum cumpriu verdadeiramente com seu papel de fazer justica!
    Gostaria de ver todos sendo julgados pelos seus atos..como qualquer cidadao!CHEGA DE CORPORATIVISMO!!!!!!

  • Jailson (Boca)

    Antes de atirar pedras é preciso aguardar o resultado da investigação. Ninguem pode ser execrado antes de ser condenado, é preciso aguardar o desenrolar dos fatos. Acredito no Dr. Zé Neto e sei que o mesmo fez muita coisa boa em União dos Palmares…

  • Alberto Carlos

    A maioria de vocês gostam de postar com nomes falsos, emails falsos e ficam falando asneiras a respeito de pessoas que vocês nem conhecem.
    Não é porque há alguns desonestos na classe que todos sao.
    Entao pensem a respeito e esperem o procedimento ser totalmente resolvido, que vocês verão que não houve nenhuma fraude, e sim, como disseram acima, o meretissimo foi induzido ao erro, como todos podem ser.

    Cuidado com as palavras.

    Alberto

  • Carlinha Leite

    VOCÊS LERAM O JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE DE HOJE, DIA 2 DE SETEMBRO DE 2010.
    A CORREGEDORIA DESMENTE O TEOR DAS RAZÕES DO AFASTAMENTO DO JUIZ.
    ENTENDA?
    AINDA ACHO QUE É PERSEGUIÇÃO.

  • Leandro Lima

    Saia justa para o Tj. O CNJ determinou o retorno imediato do Magistrado, entendendo que o ato foi irregular e arbitrário.

  • edgar silva

    parabens a justicça alagoana realmente fazendo justiça.