O Ministério Público Eleitoral decidiu investigar as pesquisas eleitorais divulgadas ontem pelas empresas da Organização Arnon de Mello. O tema foi provocado pelo juiz Manoel Cavalcante, na sessão de hoje, que ressaltou a disparidade entre os resultados apresentados. A mesma preocupação foi manifestada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Estácio Gama. Considerando, então, que as pesquisas eleitorais podem ser instrumentos de campanha, o procurador Regional Eleitoral, Rodrigo Tenório, anunciou que já está adotando as providências. Vai solitcitar todas as informações necessárias ao Ibope e ao Gape, baseando os procedimentos nas áreas eleitoral e criminal.

O fato é que todos os que acompanham o dia a dia da política local estão perplexos com os resultados absolutamente distintos noticiados pela imprensa.

Justiça afasta vereador acusado de comprar carros com dinheiro da Câmara e depois revendê-los
Ibope: números da aprovação ao governo Vilela surpreendem até os tucanos
  • eva quintela brandão do amaral

    De oficina macânica a empresa de pesquisa,a sua credibilidade depende da postura do seu dono…

  • L.de Oliveira

    Parabens TEOTONIO,voto em vc,Célia rocha,Alves Correia, DILMA,HELOISA e ZÉ costa!!!

  • Ricardo

    Excelente notícia Ricardo. Parabéns ao Dr.º Manuel.

  • Ricardo

    Só pra corrigir. Parabéns ao Dr.º Manoel.

  • abilio

    E o fantasma da cassação parece não ter sido exorcizado da vida do ex-presidente Collor será que mas uma vez, ele vai se vitima de sua própria impaciência, deu o tiro no próprio pé?.

  • carapintada atento

    Ih, seu doutor!
    E peça explicações mesmo que atrasadas, como foi que o GAPE ou gafe, em 1998, apontava Collor com 60% dos votos, faltando 45 dias para a eleição e o Lessa ganhou com folga delle, para governador?
    E pergunte tambem, e essa é pior, porque o GAPE, em 2006, depois de sucessivas pesquisas, que dava João Lyra – aliado de Collor -, com mais de 30% de diferença, a frente do Téo Vilela, chegou um dia antes da eleição(30/09/06) e deu TÉO 40% e JL 37%, ou seja, empate técnico. Como foi que dia depois, antes de terminar a eleição, a pesquisa de “boca de urna” do mesmo GAPE, já dava TÉO 55% e JL 33%? aproximadamente 300 mil votos de diferença, em apenas 24 horas? Ou seja, tentativa deslavada de roubar o mandato de Téo Vilela, em 2006!
    *lembro aqui que o IBRAPE, é laranja do GAPE, e que a intenção desta fraude era atingir o atual governador Téo Vilela, de novo!
    Esperamos apuração! E agora no mínimo, PROIBIÇÃO, enquanto não mostrar o “método”, se é que podemos, assim chamar.

  • Karlos Malta

    Caro Ricardo,

    Li um comentário de um cidadão revoltado com as exigências financeiras de certos policiais na rodovia de Flexeiras. Não poderia perder a oportunidade de me queixar também do assalto praticado por policiais militares e os chumbetas do DER na Al 101 sul, uma verdadeira quadrilha, cadê o serviço de inteligência da PM ?

  • márcio Mota

    Não adiante perseguir é collor 14 dia 03 de outubro!juntos alagoas vai mudar o descaso em que vivemos!vamos colocar no governo realmente quem sabe administrar o estado…é collor na cabeça!

  • Está dito

    Quando se fala em driblar números, automaticamente, podemos fazer uma retrospectiva ao ano de 2006 e tentar descobrir o que aconteceu naquela eleição ?.Quem foi o “senhor dos números” naquele ano ???

  • chico lopes

    esse gafe deveria ser punido e fechado
    para sempre

  • Graciliano Ramos

    As mentiras já estão circulando na rede: a de que Collor ganha as eleições em Alagoas. O dito cujo é “dono” da mente e da moral dos alagoanos pobres e analfabetos, ou dos ricos, corruptos e maus cidadãos. Não é tarde para lembrar da frase, salvo engano foi dita por Jô Soares que, errar é humano, permanecer no erro é alagoano. Depois de todos os desastres que esse infeliz “político” fez contra nossa vida social, ele parece ainda se manter de pé na política do estado mais pobre e mais atrasado da federação. Aqui é o único ninho que aceita uma ave de rapina tão desprezível. Seu séquito de seguidores compõe-se na figura-comum de bajuladores e candidatos a corruptos. Estamos em um estado onde as pessoas adoram e apoiam corruptos e assassinos para cargos públicos, não seria diferente dizer publicamente que votará em Collor apesar de este está em débito com a justiça (mas esconde-se em mandatos políticos para não ser julgado). Os alagoanos, sem educação e sem futuro, apegam-se a figuras sujas como numa situação de sadomasoquismo. Já que somos a escória, quem mais deveríamos apoiar senão ladrões, bandidos, assassinos e corruptos para fazer nossas leis, manter a desordem pública, esvaziar nosso futuro e mandar o dinheiro público para uma conta secreta em um paraíso fiscal? Se assim desejam os alagoanos, porque não acabar logo com isso que chamamos de Alagoas? Se não estamos à altura de fazer nossa própria revolução política – descartando os políticos desonestos – nunca seremos uma sociedade de verdade. Isso aqui está mais para uma senzala comandada por gente vil. Nossa cidadania é uma farsa e os alagoanos são uma identidade de vassalagem e subalternidade

  • Graciliano Ramos

    A REVOLUÇÃO SILENCIOSA

    *Diego Casagrande, jornalista – Porto Alegre/RS*

    Não espere tanques, fuzis e estado de sítio.
    Não espere campos de concentração e emissoras de rádio, tevês e redações ocupadas pelos agentes da supressão das liberdades.
    Não espere tanques nas ruas.
    Não espere os oficiais do regime com uniformes verdes e estrelinha vermelha circulando nas cidades.
    Não espere nada diferente do que estamos vendo há pelo menos duas décadas.
    Não espere porque você não vai encontrar, ao menos por enquanto. A revolução comunista no Brasil já começou e não tem a face historicamente conhecida.
    Ela é bem diferente.
    É hoje silenciosa e sorrateira.
    Sua meta é o subdesenvolvimento.
    Sua meta é que não possamos decolar.
    Age na degradação dos princípios e do pensar das pessoas.
    Corrói a valoração do trabalho honesto, da pesquisa e da ordem.
    Para seus líderes, sociedade onde é preciso ser ordeiro não é democrática.
    Para seus pregadores, país onde há mais deveres do que direitos não serve.
    Tem que ser o contrário para que mais parasitas se nutram do Estado e de suas indenizações.
    Essa revolução impede as pessoas de sonharem com uma vida econômica melhor, porque quem cresce na vida, quem começa a ter mais, deixa de ser “humano” e passa a ser um capitalista safado e explorador dos outros.
    Ter é incompatível com o ser. Esse é o princípio que estamos presenciando.
    Todos têm de acreditar nesses valores deturpados que só impedem a evolução das pessoas e, por conseqüência, o despertar de um país e de um povo que deveriam estar lá na frente.

    Vai ser triste ver o uso político-ideológico que as escolas brasileiras farão das disciplinas de filosofia e sociologia, tornadas obrigatórias no ensino médio a partir do ano que vem.

    A decisão é do ministério da Educação, onde não são poucos os adoradores do regime cubano mantido com dinheiro público. Quando a norma entrar em vigor, será uma farra para aqueles que sonham com uma sociedade cada vez menos livre, mais estatizada e onde o moderno é circular com a camiseta de um idiota totalitário como Che Guevara.

    A constatação que faço é simples.

    Hoje, mesmo sem essa malfadada determinação governamental – que é óbvio faz parte da revolução silenciosa – as crianças brasileiras já sofrem um bombardeio ideológico diário.
    Elas vêm sendo submetidas ao lixo pedagógico do socialismo, do mofo, do atraso, que vê no coletivismo econômico a saída para todos os males.

    E pouco importa que este modelo não tenha produzido uma única nação onde suas práticas melhoraram a vida da maioria da população. Ao contrário, ele sempre descamba para o genocídio ou a pobreza absoluta para quase todos.

    No Brasil, são as escolas os principais agentes do serviço sujo.

    São elas as donas da lavagem cerebral da revolução silenciosa.

    Há exceções, é claro, que se perdem na bruma dos simpatizantes vermelhos.

    Perdi a conta de quantas vezes já denunciei nos espaços que ocupo no rádio, tevê e internet, escolas caras de Porto Alegre recebendo freis Betos e mantendo professores que ensinam às cabecinhas em formação que o bandido não é o que invade e destrói a produção, e sim o invadido, um facínora que “tem” e é “dono” de algo, enquanto outros nada têm. Como se houvesse relação de causa e efeito.

    Recebi de Bagé, interior do Rio Grande do Sul, o livro “Geografia”, obrigatório na 5ª série do primeiro grau no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora. Os autores são Antonio Aparecido e Hugo Montenegro.

    O Auxiliadora é uma escola tradicional na região, que fica em frente à praça central da cidade e onde muita gente boa se esforça para manter os filhos buscando uma educação de qualidade.

    Através desse livro, as crianças aprendem que propriedades grandes são de “alguns” e que assentamentos e pequenas propriedades familiares “são de todos”.

    Aprendem que “trabalhar livre, sem patrão” é “benefício de toda a comunidade”.

    Aprendem que assentamentos são “uma forma de organização mais solidária… do que nas grandes propriedades rurais”.

    E também aprendem a ler um enorme texto de… adivinhe quem? João Pedro Stédile, o líder do criminoso MST que há pouco tempo sugeriu o assassinato dos produtores rurais brasileiros.
    O mesmo líder que incentiva a invasão, destruição e o roubo do que aos outros pertence. Ele relata como funciona o movimento e se embriaga em palavras ao descrever que “meninos e meninas, a nova geração de assentados… formam filas na frente da escola, cantam o hino do Movimento dos Sem-Terra e assistem ao hasteamento da bandeira do MST”.

    Essa é A revolução silenciosa a que me refiro, que faz um texto lixo dentro de um livro lixo parar na mesa de crianças, cujas consciências em formação deveriam ser respeitadas.

    Nada mais totalitário.

    Nada mais antidemocrático.
    Serviria direitinho em uma escola de inspiração nazi-fascista.
    Tristes são as conseqüências.

    Um grupo de pais está indignado com a escola, mas não consegue se organizar minimamente para protestar e tirar essa porcaria travestida de livro didático do currículo do colégio.

    Alguns até reclamam, mas muitos que se tocaram da podridão travestida de ensino têm vergonha de serem vistos como diferentes. Eles não são minoria, eles não estão errados, mas sentem-se assim.

    A revolução silenciosa avança e o guarda de quarteirão é o medo do que possam pensar deles.
    O antídoto para A revolução silenciosa?

    Botar a boca no trombone, alertar, denunciar, fazer pensar, incomodar os agentes da Stazi silenciosa.

    Não há silêncio que resista ao barulho.

    “EM OUTUBRO LEMBRE-SE: URNA NÃO É LIXEIRA” – “VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQÜÊNCIA”

    “O MAIOR CASTIGO PARA AQUELES QUE NÃO SE INTERESSAM POR POLÍTICA É QUE SERÃO GOVERNADOS PELOS QUE SE INTERESSAM” (Arnold Toynbee)

    __._,_.___

  • J. C. Acioly

    Só temos politicos desonestos porque os eleitores também os sãos. Senão estariamos em outra situação. Já está na hora de tomamos vergonha na cara e deixar de votar em políticos profissionais. Esses, todos são mitirosos e sem vergonhas. Eleitores que vende voto são sem-vergonhas iguais a eles (políticos). Toma vergonha cambada. Procura ver a vida pregressa dessa gente. Veja, por exembro, o que o Lula falava antes de chegar ao poder e o que ele fala agora. Sujeito cínico esse cara. Vamos mudar essa estória, vote certo, para termos um país melhor.

  • Carlos André

    CARO RICARDO, VERDADEIRAMENTE EU NÃO VI NADA ESTRANHO!!!!. EU SOU DONO DE JORNAL, DONO DE REPETIDORA DE TV, DONO DO INSTITUTO DE PESQUISA E SOU CANDIDATO AO GOVERNO, O QUE CUSTA PARA MIM FAZER UMA MANIPULAÇÃO.
    O POVO É QUE VERDADEIRAMENTE ESQUECE OS DESMANDOS QUE OS POLÍTICOS DO PODER FAZEM AO LONGO DE SUAS “VIDAS SECAS”, E SOMOS NÓS, “POVO” QUEM ALIMENTAMOS ESTAS CRIATURAS ESTRANHAS!!!!

  • carllos

    Já deveriam proibir pesquisa feita por empresa local. Será que há alguém tão inocente que não percebeu que emissora do Collor é manipuladora!? Ora, isso não é de hoje! Essas pesquisas deveriam ser feita por um órgão oficial, sob fiscalização da Polícia Federal, em todas as capitais brasileiras!

  • Nelson

    Não é só o GAPE que é tendencioso, os outros meios de comunicação do mesmo grupo seguem a mesma linha, só que mais disfarçados.

  • barros

    Para o bem de todos e felicidade geral dos alagoanos, COLLor de mello, começa a despencar nas pesquisas. Vejamos: Na pesquisa do GAPE o mesmo aparece com 38% das Intenções de votos.Num curto espaço de tempo, segundo pesquisa do IBOPE( contratada conforme notícia pela TV Gazeta) ele aparece com apenas 28%; significando uma vertiginosa que de 10 pontos percentuais. A continuar assim, não tem paraquedas que impeça o desastre.
    Parabéns Alagoas.

  • odair flexeirense

    Ja nao era sem tempo, afinal de contas não era nem pra permitir que um orgao que pertense a um candidato sirva de instrumento de pesquisa eleitoral.ainda bem que a justiça está atenta. parabens…

    continua a farra de propina na rodovia que liga flexeiras a sao luiz do quitunde. os policiais militares e os fiscais do D.E.R podem ver uma nota de 5,00 (cinco) reais.senhores responsaveis pelo D.E.R. E POLICICIA MILITAR façam alguma coisa.
    e ao governo um pedido; tenha misericordia e façam a reforma desta rodovia.

  • aluisio

    Parabéns ao MPE pela iniciativa, pois um instituto de pesquisa não tem que ser tendencioso, o objetivo é informar.
    Um instituto de pesquisa que só aparece de quatro em quatro anos, não serve, não tem credibilidade.

  • Ruslan Queiroz

    O Ministério Público Eleitoral(!) , deve aproveitar e dar uma olhada na MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA de “TODOS” os candidatos, e pedir ajuda ao COAF( Conselho de Controle de Atividades Financeiras)

    Isso seria digno de uma investigação para TODOS os candidatos, TODOS.

    Principalmente próximo a eleição e se houver 2 turno

    Isso é ISENÇÃO e CREDIBILIDADE que o POVO espera.

  • Fabiana

    Eu sabia que esse GAPE tava de GAFE pra cima do povo de Alagoas,eu acredito no povo nordestino e sei que não querem um canalha desses no nosso governo então: É TÉO,É TÉO,É TÉO TÔ DIZENDO O QUE SINTO,QUEM VOTA EM ALAGOAS VOTA NO 45….ADORO VCS POVO NORDESTINO É TÉO NELES.

  • OAB. x CORRUPÇÃO

    É nosso sentimento de que a representante da OAB ao dizer que foi infelicidade do Dr. Álvaro Oliveira ter parado justamente para falar e cumprimentar seus colegas do outro MCCE – Movimento Contra a Corrupção Eleitoral, não tem consistência como partidarismo político. Quem o conhece sabe que o Dr. Álvaro Oliveira sempre combateu a corrupção desde infância e que jamais tomou partido por político “A”,”B” ou “C”. Isto não quer dizer que o ex-presidente deposto do Combate a Corrupção pela OAB, tenha ficado contra ou a favor de Fernando Collor, alvo naquele momento político do MCCE, que muito apropriado fazia movimento a um político que já sofreu impeachment e foi destituído do mais alto cargo da Nação, como presidente da República, muito pelo contrário a demissão tempestiva do Dr. Álvaro Oliveira pela OAB, quem perdeu foi a sociedade alagoana, o mesmo tinha coragem de combater a corrupção sem partidarismo. Infelizmente a emenda foi pior do que o soneto, recheiada de desculpas que mostra de fato e de direito quem deu a colorada, se de fato existir.
    Dr. Álvaro Oliveira, a sociedade alagoana agradece pelo muito que fez em pouco tempo no combate a corrupção, temos a certeza de que jamais coloriu ou descoloriu no desempenho do combate a corruptos políticos que envergonham nossa Alagoas e o Brasil.

  • Lobby Eleitoral

    Prezados…

    Seria ESTRANHO se o GAPE mostra-se outro resultado, tipo Collor em desvantagem isso sim seria ESTRANHO, por que o ESPANTO ?.

    Coisa pior ta acontecendo a nivel Nacional, outras MANIPULAÇÕES tipo: CADASTRO DO BOLSA FAMILIA, e ninguem diz nada…

    Como disse este Ruslan, o DERRAME DE DINHEIRO ja fez desta eleição uma das mais CARAS do ESTADO.

    Ao invés de brigar por dados manipulados, olhem envolta a lama q se avizinha.

    Tenho Dito!!

  • carlos chagas

    Roooooooooooooooooooonaaaaaaaaaaaaaaaaldssssssssssssoooooooooooooonnnnnnnnnnnnn

  • E O INDICE DE REJEIÇÃO

    Mesmo o IBOPE, não esta ou não vi ainda, o indice de rejeição dos candidatos, sem esse dado, fica impossivel medir a preferencia dos alagoas. É só cobrar que alguem de ve mostra..

    Fico aguardando….

  • Marcia

    O CoLlOr,quer ganhar de todo jeito eta bicho danadooooooo.kkkkkkkkkk

  • bjgbarbosa

    Depois do que já vi e ouvi, até agora, na propaganda eleitoral, já tenho a minha chapa completa: Marina Presidente; Téo Governador; Heloísa e José Costa Senadores; Pinto de Luna Deputado Federal e Judson Cabral Deputado Estadual. Um pequeno esclarecimento: sou funcionário público federal aposentado, não devo favor a político nenhum, ou seja, meu voto é limpo e independente. Boa sorte para os que dependem de padrinhos políticos,e,que, infelizmente, os bajulam.

  • Silvio Liz

    Afinal, onde está Wally?

  • Drica Lima

    O collor vai ganhar de qualquer jeito, é de um governador como ele que Alagoas precisa… Vamos COLLORIR NOSSO ESTADO… É COLLOR 14

  • acacio leao

    ricardo o COLLOR já era andarcom pistoleiros,aruaceiros,truculencia,mentiras,só da nisso o ibope ta certissimo.

  • HEYDER PEREIRA CAMPOS

    MESTRE, VOCÊ DISSE : ” SERIA FALTA DE INTELIGÊNCIA “MATAR”UM INSTRUMENTO DE CAMPANHA AGORA …” DISSE MAIS QUE : “ALGUÉM, FORA DE SÍ, ATORDOADAMENTE COMO NUM DELÍRIO DESTRAMBELHADO …” RAPAZ, VOCÊ NÃO É DESTE MUNDO NÃO !!! CRUZ CREDO! VOCÊ SÓ NÃO DISSE O NOME . NA VERDADE, NEM PRECISAVA, NÉ ? SOU SEU FÃ, INCONDICIONAL.

  • barros

    Perquisa GAPE ( 38 % ) X Pesquisa IBOPE ( 28% ). Se tudo que subisse não caisse, o céu estava cheio de taboca de foguetes.O Collor começou a descollorir.

  • Humberto Jorge

    A pesquisa do GAPE foi honesta, depende de quem foi entrevistado e os que foram entrevistados, responderam dessa forma. Vamos votar correto:
    Collor: Governador
    Heloísa: Senadora
    Renan: Senador – pois é um pedido de Lula

  • PUNIÇÃO PARA COLLOR!

    O Collor deveria ser punido por usar seu jornal para fazer propaganda enganosa usando seu instituto fajuto de pesquisas para benficiá-lo. O TRE deveria puní- lo agora, JÁ.Cadê a Justiça Eleitoral?

  • José

    fiquem brigando por política e esqueçam da vida de vcs. O povão não lê jornal e não sabe nem oq eh ficha limpa. Povo q n tem educação vai saber oq o collor, o ronaldo ou téo já fez?! Por favor, né? Agora vcs só se manifestam com comentarioszinhos bobos. Dúvido, qdo houve manifestação na frente da assembleia contra os taturanas, q um de vcs estivessem lá. Os maiores hipócritas da política são vcs “povo” brasileiro. Influênciaveis pela mídia. Na hora “H” vcs só pensam nos bolsos de vcs.

  • marioinacio

    CHAPA PURO SANGUE:
    DEp.Est – 50555
    Dep.Fed – 1300
    Sen: 500
    234
    Pres. 45.
    Governador(O concorrente ao esse Téo, no dia da eleição).
    Pensem, bem, meus conterrâneos alagoanos. Somente, assim, poderemos tirar Alagoas desse marasmo!

  • Marcelo Souza

    Sou motorista do Estado Dr´Téo que trabalha até 12 horas/dia ganho 563,00 e o salario minimo é 510,00. Se tiver hombridade… reflita!

  • gedeao

    bom dia ! serei breve ,uma coisa tenhão certeza o ibope ou gape estão certo téo nunca mais .

  • gedeao

    bom dia ! com todo respeito o seu ricardo mota tambem deverie usar os seus segundos de tv e fama para tambem levar aos alagoanos para o caminho do bem e não só aofinetar, já que ele pensa que é o dono da rasão.

  • jose ailton

    eu voto collor 14 faz Governador
    fala collor voto14 paz Governador tuda
    eu collor gue bom Governador maravilha al